Sunteți pe pagina 1din 2

ACADEMIIA TREIINO ACADEM A TRE NO

ENTRADA EM ESPAOS CONFINADOS


Formao Terica & Prtica
No desempenho das suas tarefas em contexto laboral (indstria qumica, tratamento de guas residuais, indstria mineira, plataformas offshore e muitas outras) os trabalhadores so frequentemente obrigados a entrar em espaos acrescidos confinados, o que implica riscos acrescidos para a sua sade e segurana.
A entrada neste tipo de ambientes para limpeza, reparao, inspeco ou manuteno dos locais ou dos equipamentos neles encerrados, classificam estas actividades como de elevado risco (DL N 102/09, art. 79). Entende-se por entrada num Espao Confinado, sempre que algum aceda ao seu interior para ali executar um trabalho. A sua arquitectura caracteriza-se pelos seus acessos limitados, ventilao natural deficiente e contaminada ou que pode produzir contaminantes e que no foi prevista para a presena humana em permanncia. Tal condio cumpre-se to logo a cabea da pessoa seja introduzida no seu interior, no s porque no o ambiente natural dos humanos, como tambm porque os processos de produo so suspensos temporariamente, o que potencia um vasto conjunto de perigos. No podem subsistir por isso dvidas em relao necessidade de se desenvolverem programas de treino muito exigentes e sistematizados para sensibilizar os trabalhadores para os riscos existentes e ministrar-lhes a formao necessria para a eleio e uso dos equipamentos correctos e necessrios sua proteco, nomeadamente: instrumentos para deteco de gases, iluminao anti deflagrante, ventilao forada, vesturio de trabalho, proteco respiratria, etc., sendo essa uma obrigao da entidade empregadora que advm do enquadramento legal aplicvel. O treino essencial, para se definir o perfil neurolgico dos trabalhadores e identificar possveis indcios de claustrofobia ou condio fsica ou psicolgica menor que lhes condicione estas prticas, para alm de lhes conferir competncias para resposta adequada e resgate em situao de emergncia.

Meios auxiliares Simulador


Para pr em prtica o ensino das tcnicas para progresso e resgate, assim como tambm para proceder avaliao dos trabalhadores que necessitem de executar trabalhos em espaos confinados, desenvolvemos um simulador de treino, construdo para este tipo de formao em ambiente controlado. Ao cliente cabe a responsabilidade de nos disponibilizar um espao livre com cerca de 100 m2, coberto ou ao ar livre, onde exista alimentao elctrica 230 VAC.

ACADEMIIA TREIINO ACADEM A TRE NO


Perodo necessrio ao treino
As nossas aces de treino so formatadas tendo em conta as necessidades especficas de cada cliente, para o que desenvolvemos uma metodologia analtica e de diagnstico, que nos permite aferir quais as matrias e exerccios adaptados a cada caso e definir as cargas horrias necessrias ao treino. As aces de formao so sempre ministradas com a assistncia de 2 formadores, pois definimos como rcio mximo, um formador para 4 formandos. Os formadores possuem experincia comprovada e os nossos programas foram desenhados e esto a cargo de um tcnico nvel 5 TSHST.

Limitaes
O nmero mximo de formandos admitidos em cada formao de 8 pessoas. Este limite justificado pelo facto da maior valia das nossas aces radicar na componente prtica e tambm por razes de segurana dos prprios formandos.

Abordagem
Depois da formao terica feita em sala, onde se aborda de forma sistematizada e sustentada o perigo que decorre da entrada neste tipo de espaos e os riscos subjacentes os formandos, devidamente equipados com os EPIs necessrios, so obrigados a passar pelo simulador, onde so criadas condies prximas da realidade em termos de rudo, fumos, gases, percursos e obstculos, sempre em condies seguras, mas no perceptveis para eles. Os formadores orientam e supervisionam todo o treino. O uso de aparelhos respiratrios isolantes, combinado com outro tipo de Equipamentos Proteco Individual e ainda o reduzido e sinuoso espao do simulador considera-se intimidatrio e exige um grande esforo para quem tem que progredir no seu interior, uma situao que est prxima da realidade, tanto mais que est inundado com fumo e tem uma visibilidade prxima do zero, cujo propsito desenvolver nos formandos o sentido de orientao, condies adversas que so ainda agravadas pelo facto de terem que se movimentar no seu interior sempre duas pessoas, uma regra de ouro. Complementarmente, desde que seja desejado, podem ser ministrados outros mdulos de treino supletivo, como por exemplo Emergncia Pr- Hospitalar em ambiente Emergncia Prlaboral Altura, laboral ou Trabalhos em Altura cujo propsito conferir Trabalhos aos formandos as competncias necessrias para estabilizar uma vtima em caso de acidente at chegada do socorro chegada do socorro mdico e habilit-los, quando tal se aplique, a trabalharem em segurana acima ou abaixo do solo. Os acidentes acontecem e podem corresponder a asfixias, queimaduras, intoxicaes por gases ou mesmo no foro da traumatologia, na maior parte das vezes distantes do socorro mdico, como tambm ocorre na maior parte das vezes distantes do socorro Tal mdico, como tambm ocorrem devido a quedas, o que torna importante garantir a segurana das pessoas quando esto fora do seu ambiente natural, o solo, e actuam em condies muito difceis.

Fazemos bem porque sabemos como Fazemos bem porque sabemos como

www..ttecniiquiittell..ptt www ecn qu e p


Sintra (Lisboa : Z.I.Abrunheira R.Thilo Krassman, 2-Fr. A Abrunheira 2710-141 Sintra T. 219 154 600 F. 219 154 609 geral@tecniquitel.pt Maia (Porto) : Z.I.Maia I, Sector X, Lote 330, N 23 Barca 4470 Maia T. 229 477 850 F.229 476 671 tip@tipsal.pt www.tipsal.pt Sines : Urb.Monte S.Sebastio, A-1A. 7540-163 Santiago Cacm T. 219 154 600 Tm: 918 616 034 geral@tecniquitel.pt

S-ar putea să vă placă și