Sunteți pe pagina 1din 31

www.betaconcursos.

com

www.betaconcursos.com

Beta Concursos

www.betaconcursos.com
1(CESPE II Exame OAB 2007) Relativamente aos princpios gerais do direito ambiental e as suas formas de materializao, assinale a opo correta. a) De acordo com o princpio da precauo, diante de ameaas de danos srios e irreversveis, a falta de certeza cientfica no pode ser invocada como motivo para se adiarem medidas destinadas a prevenir a degradao ambiental, podendo a administrao pblica, com base no poder de polcia, embargar obras ou atividades. b) Consoante o princpio do POLUIDOR PAGADOR, a definio dos custos de produo de determinada empresa poluidora no pode levar em considerao os custos sociais externos decorrentes de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infrao administrativa ambiental. c)Em decorrncia do princpio da preveno, o empreendedor deve apresentar ao poder pblico estudo prvio de impacto ambiental, referente a qualquer atividade que implique a utilizao ou transformao de recursos naturais. d) O princpio da funo scio ambiental da propriedade autoriza o poder pblico a impor limites apenas ao uso de bens imveis localizados em rea rural, no que respeita explorao de seus recursos naturais, no se aplicando, porm, tal preceito propriedade urbana.

2(CESPE II Exame da OAB 2007) Com relao responsabilidade por danos ambientais, assinale a opo correta: a) A responsabilidade civil em matria ambiental de carter objetivo, prescindindo-se , para sua caracterizao, do elemento culpa e do nexo causal entre a conduta e o evento danoso . b) A natureza objetiva da responsabilidade civil por danos ambientais inspira-se em um postulado de equidade, pois aquele que obtm lucros com uma atividade, deve responder por eventuais prejuzos dela resultantes, independentemente de culpa, sendo igualmente irrelevante saber se a atividade danosa lcita ou ilcita. c) A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente, por ser de natureza objetiva, exige a caracterizao de culpa para efeito de obrigao de reparar os prejuzos causados. d) Em razo da necessidade de melhor proteo ao meio ambiente, objetiva a natureza das responsabilidades penal e administrativa por danos causados a esse bem jurdico. 3. (CESPE II Exame da OAB 2007) Considerando aspectos relativos proteo administrativa do meio ambiente, assinale a opo correta. a) A legislao brasileira estabelece, em enumerao taxativa, todos os casos em que a administrao pblica deve exigir do empreendedor a elaborao de estudo prvio de impacto ambiental, o qual nunca poder ser dispensado pelo rgo ambiental. b) O EIA/RIMA uma das fases do procedimento de licenciamento ambiental devendo ser elaborado por equipe tcnica multidisciplinar indicada pelo rgo ambiental competente c) So instrumentos da Poltica Nacional do meio ambiente, entre outros, o zoneamento ambiental, a avaliao de impactos ambientais e a criao de espaos territoriais especialmente protegidos, em reas pblicas ou particulares. d) A legislao brasileira estabelece, em rol exemplificativo, os casos em que a administrao pblica deve solicitar ao empreendedor estudo de impacto ambiental (EIA) .

www.betaconcursos.com
4. (CESPE II Exame da OAB- 2007) Acerca do Sistema Nacional de Unidades de Conservao, assinale a opo correta: a) As UCs podem ser criadas por decreto do Poder Executivo, mas somente a lei em sentido formal pode autorizar a desafetao ou a reduo de seus limites. b) A reserva particular do patrimnio natural uma UC que visa conservao da diversidade biolgica, c) Nas unidades de conservao (UCs) de proteo integral, a visitao pblica absolutamente proibida; entretanto a administrao pblica pode autorizar a realizao de pesquisa cientfica em tais unidades. d) A reserva extrativista uma espcie de UC de uso sustentvel de domnio coletivo privado, cuja titularidade cabe a populaes extrativistas tradicionais, assim reconhecidas pelo poder pblico.

5. (CESPE- II Exame da OAB- 2007) Assinale a opo correta no que se refere tutela ambiental penal do meio ambiente. a) Admite-se, na legislao brasileira, em carter excepcional, a responsabilidade penal objetiva da pessoa jurdica por crime ambiental, exigindo-se, para sua caracterizao, a culpabilidade social da empresa. b) Na hiptese de o diretor de uma empresa determinar a seus empregados que utilizem veculos e instrumentos a ela pertencentes, em horrio normal de expediente, para extrarem e transportarem madeira de lei, sem autorizao do rgo ambiental competente, destinada a construo particular daquele dirigente, fica caracterizada a responsabilidade penal da pessoa jurdica e da pessoa fsica. c) Em razo da prtica de crime ambiental, so aplicveis s pessoas jurdicas, de forma isolada ou cumulativa, penas de multa, suspenso total ou parcial de atividades, interdio temporria, proibio de recebimento de subvenes ou subsdios, prestao de servios comunidade, independentemente da obrigao de reparar os prejuzos causados. d) Nos crimes ambientais, a aplicao de pena de multa decorrente de sentena transitada em julgado impede a cominao de multa por infrao administrativa relativamente ao mesmo fato, em razo do princpio do non bis in idem. 6. (CESPE- II Exame da OAB 2007) Com relao aos mecanismos de tutela administrativa do meio ambiente, assinale a opo correta. a) A implantao de reserva legal florestal rural gera, para o proprietrio, direito a indenizao, em face da limitao ao potencial econmico do bem. b) A fixao de um regime peculiar de fruio de um bem imvel em rea merecedora de especial proteo, em razo de sua relevncia ambiental, nem sempre depender de desapropriao pelo poder pblico. c)No exerccio do poder de polcia administrativa, o rgo ambiental pode lavrar autos de infrao e aplicar multas apenas nos casos em que a conduta lesiva ao meio ambiente estiver descrita em lei como crime ambiental. d)No exerccio do poder de polcia administrativa, o rgo ambiental poder aplicar sanes referentes a condutas lesivas ao meio ambiente, bastando que estas, em consonncia com o princpio da taxatividade, estejam expressa e previamente tipificadas em portaria ou resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

www.betaconcursos.com
7-(CESPE ANALISTA AMBIENTAL IBAMA 2006) Com relao aos princpios reconhecidos como princpios gerais na rea ambiental e suas aplicaes, julgue os itens a seguir: I Caso um empreendedor assuma esses princpios como parte da filosofia de sua empresa, ao executar um projeto de duplicao de rodovias e assim fazer uso de reas de emprstimo, deve promover, imediatamente, aps o trmino do uso, a recuperao da paisagem. II As audincias pblicas em processos de licenciamento atendem ao princpio da participao. III A proposta de criao e manuteno de uma unidade de conservao, por um empreendedor do setor de minerao, em local prximo regio onde ele pretende desenvolver atividade de extrao, um mecanismo que se enquadra no princpio da reparao. IV- O princpio do poluidor-pagador constitui medida punitiva que, por suas caractersticas, no serve como instrumento de regulao na economia ambiental. V- O princpio da preveno encontra-se presente no processo de licenciamento ambiental. a) Apenas os itens I e II esto certos; b) Apenas os itens I e III esto certos; c) Apenas os itens I , II e V esto certos; d) Todos os itens esto certos.

8. (CESPE- ANALISTA AMBIENTAL IBAMA 2006) Com relao aos princpios gerais na rea ambiental e suas aplicaes, julgue os itens a seguir:

IA realizao de um inventrio nacional de resduos slidos industriais, para que se conhea a qualidade e distribuio dos resduos gerados, de forma a subsidiar polticas de fiscalizao, controle e avaliao quanto sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, volta-se prioritariamente para o princpio do poluidor-pagador. IIO princpio da preveno no serve como justificativa ao monitoramento ambiental. IIIA posio em favor da proibio do plantio de gros geneticamente modificados pode ser sustentada com base no princpio da precauo. IVO princpio da informao e o princpio da participao so independentes, de forma que esse segundo princpio pode ser obedecido mesmo se o outro for descumprido a) Apenas os itens I e II esto certos; b) Apenas os itens I e III esto certos; c) Apenas o item III est certo; d) Todos os itens esto certos; 9. (CESPE- DEFENSOR PBLICO AC- 2006) Consoante as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, nos termos da legislao vigente, assinale a opo INcorreta: a) No tocante ao elenco de penas restritivas de direito aplicveis espcie, admite-se o recolhimento domiciliar. b) A baixa escolaridade do grau de instruo no constitui argumento suficiente para atenuar a pena aplicada. c) Uma pessoa jurdica est sujeita ao cumprimento da pena. d) Constitui circunstncia que agrava a pena aplicada ter o agente cometido a infrao em perodo de defeso da fauna.

www.betaconcursos.com
10. Assinale a alternativa correta. A Constituio Federal assegura a proteo do meio ambiente cultural, abrangendo a expresso: a) O conjunto de bens imveis existentes no pas cuja conservao seja de interesse pblico por sua vinculao a fatos memorveis da histria do Brasil ou por sua importncia arquitetnica. b) Os bens de natureza material ou imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao ou memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, excludos stios de valor paisagstico, arqueolgico ou paleontolgico. c) Os bens de natureza material e imaterial , tomados individualmente ou em conjunto , portadores de referncia identidade da sociedade brasileira, includos os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. d) Conjunto de bens mveis e imveis existentes no pas cuja conservao seja de interesse pblico por sua vinculao a fatos memorveis da histria do Brasil ou por sua importncia arquitetnica e que tenham sido tombados por ato do Poder Pblico. 11. Assinalar a alternativa correta. A legislao do Brasil, em matria de sano penal por leso ao meio ambiente: a) Exclui a responsabilidade penal por consider-la inadequada a tal tipo de infrao, mantendo apenas a responsabilidade administrativa e civil. b) Admite a existncia de responsabilidade administrativa, civil e penal, ficando esta (penal) condicionada a hipteses graves, apenadas com recluso. c) Admite a existncia de responsabilidade administrativa, civil e penal, abrangendo pessoas fsicas e jurdicas. d) Admite a existncia de responsabilidade administrativa, civil e penal, ficando esta (penal) restrita a pessoas fsicas. 12. Assinalar a alternativa correta. Em termos de responsabilidade civil, o causador de um dano ambiental, que alm de atingir a coletividade, vem a causar prejuzo a uma pessoa individualmente, responde: a) De forma objetiva, cabendo vtima demonstrar apenas o nexo causal entre o fato e o dano, bem como o seu montante. b) De forma objetiva, pelo dano causado, desde que haja sentena julgando procedente a ao civil pblica, com trnsito em julgado. c) De forma subjetiva, cabendo vtima demonstrar a culpa do causador do dano. d) De forma subjetiva, cabendo vtima apenas demonstrar o nexo causal entre o fato e o dano, bem como o seu montante. 13. Trs indstrias esto instaladas ao longo de um mesmo rio. A primeira, localizada rio acima( a montante), e a segunda, localizada em ponto intermedirio, expelem no rio substncias poluentes em nveis de emisso tolerados pelas normas administrativas pertinentes. A terceira, localizada em ponto mais abaixo do rio ( a jusante), tambm desgua no rio substncia poluente da mesma espcie das anteriores, em nveis de emisso igualmente tolerados pelas normas administrativas pertinentes. Porm, com a emisso da terceira indstria, o rio passa a apresentar nveis de concentrao da substncia poluente superiores aos permitidos. Nessa situao: a) A emisso de poluentes no se enquadra no conceito jurdico de poluio. b) A terceira indstria passa automaticamente a estar proibida de jogar substncias poluentes no rio, por fora do princpio da precauo. c) As trs indstrias respondem solidariamente pelos danos causados ao meio ambiente, independentemente de no terem concorrido, individualmente, com culpa para o resultado danoso.

www.betaconcursos.com
d) Apenas a terceira indstria responde civilmente pelos danos causados ao meio ambiente, porque as outras duas no se enquadram no conceito jurdico de poluidor.

14. O regime jurdico das reas de preservao permanente difere, essencialmente, daquele aplicvel s unidades de conservao, porque as reas de preservao permanente: a) Podem ser definidas em carter geral pela lei, ao passo que as unidades de conservao devem ser necessariamente declaradas por ato concreto, emanado do poder pblico b) Tm sua supresso condicionada autorizao legislativa, enquanto as unidades de conservao podem ser suprimidas por ato do poder executivo. c) Apenas podem ser definidas pela lei, enquanto as unidades de conservao podem ser definidas tanto por lei, quanto por ato do Poder Executivo. d) Tm sua utilizao sujeita ao licenciamento ambiental a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, ao passo que as unidades de conservao sujeitam-se aos rgos seccionais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA.

15. As competncias atribudas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA do-lhe a prerrogativa de: a) Fixar as polticas de proteo ambiental e desenvolvimento sustentvel em nvel nacional, aproveitando-se da legitimidade democrtica decorrente de sua composio ampliada. b) Rever, em grau de recurso, as decises relativas outorga de licenciamento ambiental proferidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais IBAMA . c) Autorizar a explorao comercial de organismos geneticamente Modificados (OGMs), aps a expedio de parecer tcnico conclusivo favorvel pelos rgos competentes. d) Estabelecer normas e padres relativos emisso de poluio por veculos automotores, aeronaves e embarcaes. (Art. 8 , VI , Lei n 8.028/90):

16. (CESPE_DELEGADO FEDERAL_2004) Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. I. Rodrigo compareceu ao Aeroporto Internacional de Belm com seu filho Gustavo, de 8 anos de idade, para juntos embarcarem em um vo com destino Venezuela, onde deveriam se encontrar com a me da criana, que havia viajado uma semana antes e deixado com Rodrigo uma autorizao por escrito, sem firma reconhecida, para que ele levasse Gustavo capital venezuelana. Nessa situao, o embarque de Gustavo deve ser autorizado porque, estando ele acompanhado de seu pai, o reconhecimento de firma na autorizao uma formalidade dispensvel. II. Um delegado de polcia federal determinou abertura de inqurito para investigar crime ambiental, apontando como um dos indiciados a madeireira Mogno S.A. Nessa situao, houve irregularidade na abertura do inqurito porque pessoas jurdicas no podem ser consideradas sujeitos ativos de infraes penais. A- Apenas a alternativa I esta correta; B- Apenas a alternativa II esta correta; C- Todas as alternativas esto corretas; D- Todas as alternativas esto erradas. 17. (CESPE_PROMOTOR_MPE-TO_2004) No tocante aos crimes ambientais, assinale a opo correta. A- A responsabilizao penal das pessoas jurdicas exclui a responsabilizao dos seus gerentes que houverem concorrido para a prtica do crime. B -Pessoa jurdica pode ser condenada a pena restritiva de direito, mas no a pena de prestao de servios comunidade.

www.betaconcursos.com
C- Pena restritiva de direito no pode ser aplicada cumulativamente a pena restritiva de liberdade. D- Em processos relativos a crimes ambientais, inaplicvel o instituto da suspenso condicional da pena. E- Compete justia federal processar e julgar os crimes contra a fauna e a flora 18. (NCE_DELEGADO CIVIL_DF_2004) correto afirmar que as pessoas jurdicas sero responsabilizadas, penalmente, nos casos em que: a) a infrao penal seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade. b) excluir, previamente, a responsabilidade penal das pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato; c) a personalidade jurdica representar um obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente; d) houver gravidade do fato tpico, tendo em vista os motivos da infrao e suas conseqncias para a sade pblica e para o meio ambiente; e) houver antecedentes da pessoa jurdica quanto ao cumprimento da legislao de interesse ambiental, independentemente da prtica de nova infrao. 19. (CESPE_JUIZ FEDERAL_5R_2005) Em relao s infraes administrativas ambientais e atividade sancionadora do Estado, julgue os itens seguintes. I- A legislao brasileira adota, como regra geral, a prescindibilidade do elemento da culpabilidade para a caracterizao da infrao administrativa ambiental, dispensando a apurao da vontade do infrator. Para a configurao da infrao administrativa ambiental, basta, portanto, o comportamento tpico do administrado, com a violao das normas de proteo ao meio ambiente. II- Em caso de infrao administrativa ambiental, a depender da gravidade do fato e dos antecedentes do infrator, a administrao poder impor a sano de suspenso de obra lesiva ao meio ambiente, mas no poder determinar sua demolio, a qual depender de ordem judicial, a ser solicitada pelo rgo ambiental competente, aps o encerramento do processo administrativo em que fique constatada a ofensa s normas protetivas do meio ambiente. III- A legislao prev a apreenso dos produtos e subprodutos da fauna e flora, em caso de constatao de infrao, por iniciativa da prpria administrao. A lei no admite, contudo, a apreenso, pela administrao, dos equipamentos ou veculos utilizados na infrao administrativa ambiental, salvo se consistirem em objetos cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constituam fato ilcito. A- Apenas a alternativas I e II esto corretas; B- Apenas as alternativas II e III esto corretas; C- Apenas as alternativas I e III esto corretas; D- Todas as alternativas esto corretas. 20. (CESPE_Advogado da Unio_AGU_2004) Julgue os itens a seguir, relativos a limitaes constitucionais do poder de tributar, a meio ambiente e a direitos e interesses das populaes indgenas. I. Considere que a contribuio para o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PASEP) uma exao de carter tributrio instituda pela Unio. Nessa situao, em razo da imunidade recproca assegurada pelo texto constitucional, os estados-membros e os municpios no so obrigados ao recolhimento dessa contribuio. II. Com a demarcao de uma reserva indgena que encampe uma rea de garimpo de ouro, explorada por uma cooperativa de garimpeiros, a continuao da explorao desse recurso mineral depender de autorizao do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades indgenas envolvidas, assegurada, nos termos da Constituio Federal, a prioridade da lavra da jazida cooperativa que estava atuando na rea. III. Alm de exigir estudo prvio de impacto ambiental, a explorao de recursos minerais que cause significativa degradao ambiental impe quele que a promove obrigao de recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente.

www.betaconcursos.com
A- Apenas as alternativas I e III esto corretas; B- Apenas as alternativas II e III esto corretas; C- Apenas a alternativa III esta correta; D- Todas as alternativas esto erradas. 21. (Delegado Civil_AP_2006) A Lei Estadual de Proteo e Acesso Biodiversidade do Amap Lei n. 0388/97 prope uma nova relao homem-natureza, onde a distribuio das riquezas provenientes da utilizao de recursos naturais seja feita de forma justa e ambientalmente correta, respeitando-se os critrios definidos. [...] Atualmente, no mais se concebe o desenvolvimento somente em funo do desenvolvimento econmico. O desenvolvimento sustentvel representa uma alternativa aos modelos ultrapassados de desenvol-vimento, propondo novos para-digmas de crescimento econ-mico e social aliado preser-vao do meio ambi-ente.(CAPIBERIBE, Janete. Da proteo e acesso biodi-versidade no Amap. P. 23) Sobre o PDSA, a Lei n 0388/97 e o Decreto n. 1624/99 correto afirmar que: I A implantao do PDSA no Governo de Joo Alberto Capiberibe se tornou o maior marketing poltico do seu governo. Com esse programa desenvolveu polticas voltadas para as reas sociais. II O Estado do Amap, atravs do Decreto n.1624/99, reconhece que as comunidades locais e organizaes indgenas detm os direitos exclusivos sobre os seus conhecimentos tradicionais, para tanto, obriga o consentimento formal destas populaes para aceitao da proposta de acesso biodiversidade em terras ocupadas por esses povos. III Joo Alberto Capiberibe no enfrentou dificuldades de carter poltico-partidrio na implantao do PDSA, tendo em vista que o prefeito de Macap Anbal Barcelos, apesar de pertencer a um partido de direita (PFL), participou ativamente das discusses metodolgicas acerca da implantao PDSA, consciente da importncia da preservao do meio ambiente. IV O PDSA implementou uma srie de polticas voltadas para reas sociais, no entanto, no governo Capiberibe no houve o desenvolvimento de nenhuma poltica voltada para as comunidades indgenas, nem mesmo a demarcao de suas terras. (A) Apenas as alternativas I e II esto corretas. (B) Apenas as alternativas I e III esto corretas. (C) Apenas as alternativas I, II e III esto corretas. (D) Apenas as alternativas I e IV esto corretas. 22. (NCE_DELEGADO CIVIL_DF_2004) correto afirmar, de acordo com a Constituio Federal de 1988, que a propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende: a) ao aproveitamento e utilizao racional e adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; b) ao aproveitamento racional e adequado e explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores; c) participao do proprietrio nos resultados dos recursos naturais disponveis da propriedade; d) s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor; 23. (NCE_DELEGADO CIVIL_DF_2004) Para construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do territrio nacional, estabelecimentos, obras ou servios potencialmente poluidores, sem que se incorra em fato tipicamente penal, exigncia legal: a) processo administrativo para apurao de infrao ambiental; b) licena ou autorizao dos rgos ambientais competentes c) registro no Cadastro Tcnico de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais; d) inspeo e diligncia investigatria da Polcia Estadual; 24. (CESPE_JUIZ FEDERAL_5R_2005) Em relao ao licenciamento ambiental e ao estudo de impacto ambiental, julgue os itens seguintes.

www.betaconcursos.com
I- As atividades potencialmente causadoras de degradao ambiental esto sujeitas a estudo de impacto ambiental, o qual dever ser exigido somente no curso do empreendimento, a critrio da autoridade administrativa, caso seja constatado risco real de danos ao meio ambiente. II- O estudo de impacto ambiental pode ser substitudo por plano de manejo sustentado, em caso de reflorestamento de reas degradadas e localizadas no territrio do Estado membro, tendo como base lei estadual. III- A concesso de licena ambiental de operao no gera direito adquirido ao empreendedor, podendo ser revista pela administrao, ainda que no prazo de sua validade, caso seja constatada a supervenincia de grave impacto ambiental negativo. IV- Nos termos da regulamentao federal, o custeio dos honorrios dos profissionais encarregados da elaborao de estudo de impacto ambiental constitui nus do prprio empreendedor, cabendo a este, tambm, a escolha dos tcnicos incumbidos da atividade. V- No curso do procedimento de licenciamento ambiental, organizaes no-governamentais ou o Ministrio Pblico podero solicitar ao rgo ambiental a realizao de audincia pblica para discusso dos impactos ambientais, a qual representa uma etapa do licenciamento e que servir de base para anlise do rgo licenciador, devendo a administrao ambiental acatar as concluses dessa audincia pblica, no que se refere ao deferimento ou no da licena. A- Apenas as alternativas I, II e III esto corretas; B- Apenas as alternativas II, III, IV e V esto corretas; C- Apenas a alternativa I, III e V esto corretas; D- Apenas as alternativas I e IV esto corretas. 25. (NCE_DELEGADO CIVIL_DF_2004) A Ao Popular um dos meios de acesso ao Poder Judicirio para anular atos lesivos ao meio ambiente. Sua sentena tem como caracterstica: a) a determinao de condenao em dinheiro ou o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer; b) a eficcia de coisa julgada oponvel erga omnes nos casos de haver sido a ao julgada procedente ou improcedente por deficincia de prova; c) a eficcia de coisa julgada oponvel erga omnes, exceto no caso de haver sido a ao julgada improcedente por deficincia de prova; d) a impossibilidade recursal quando o autor da ao for cidado comum;

26. (NCE_DELEGADO CIVIL_DF_2004) Quanto Delegacia Especial do Meio Ambiente - DEMA, criada na estrutura da Secretaria de Segurana do Distrito Federal, INCORRETO afirmar que: a) rgo de direo superior, diretamente subordinada Coordenao de Polcia Especializada da Polcia Civil do Distrito Federal; b) atuar sem prejuzo das aes dos demais rgos de fiscalizao ambiental especializados, vedada a realizao de diligncias conjuntas; c) tem competncia para prevenir, reprimir e apurar os ilcitos ambientais, inclusive o parcelamento irregular do solo, objetivando a proteo do solo, subsolo, gua e ar; d) tem competncia para fiscalizar o territrio do Distrito Federal, quer seja na zona rural, urbana ou de expanso urbana; 27. (CESPE_AGU_2006) A preservao das florestas uma das questes fundamentais para a sobrevivncia da humanidade e de todas as formas de vida. As relaes entre a necessidade de desenvolvimento econmico e a destruio das reas florestais bastante evidente; igualmente evidentes so as relaes entre a destruio das florestas e a pobreza. Tanto assim que o Banco Mundial aponta que a rea ocupada por florestas nos pases em desenvolvimento foi reduzida metade em aproximadamente um sculo. Paulo de Bessa Antunes. Direito ambiental. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 6. ed. (rev. e atual.), 2002. A matria florestal, no Brasil, est contemplada na Lei n.o 4.771/1965. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. I. O Cdigo Florestal no est voltado apenas para a proteo das florestas. Ele tambm contempla a proteo das demais formas de vegetao reconhecidas de utilidade para as terras que revestem.

www.betaconcursos.com
II. As florestas pblicas so consideradas bens de interesse dominial do Estado. III. O regime jurdico da propriedade florestal puramente civil, pois as matas particulares no esto sujeitas a ingerncias administrativas. A- Apenas as alternativas I e III esto corretas; B- Apenas as alternativas II e III esto corretas; C- Apenas a alternativa I esta correta; D- Todas as alternativas esto erradas.

28. (CESPE_JUIZ FEDERAL_5R_2005) A Constituio brasileira de 1988 adotou o modelo de federalismo cooperativo, estabelecendo a coexistncia de competncias privativas e de competncias comuns, distribudas entre os diversos entes polticos. No tocante implementao de polticas pblicas, a Constituio fixou um rol de competncias materiais, sublinhando o objetivo geral do poder pblico na execuo das tarefas enunciadas. Com base em tais consideraes, julgue os itens a seguir. I- Compete Unio, aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios promover medidas de proteo do meio ambiente, cabendo aos municpios exercer seu poder de polcia apenas em relao a atividades de impacto local. II- De acordo com a legislao federal, compete ao IBAMA o licenciamento de obras ou atividades com significativo impacto de mbito nacional; aos rgos ambientais estaduais, o licenciamento de obras e atividades de mbito regional; e aos municpios, o licenciamento de atividades de mbito local e daquelas que lhes forem delegadas mediante convnio, ouvidos os rgos ambientais federal e estadual. A- Apenas a alternativa I esta correta; B- Apenas a alternativa II esta correta; C- Todas as alternativas esto corretas; D- Todas as alternativas esto erradas. 29. (CESPE_JUIZ FEDERAL_5R_2005) Considerando a proteo do patrimnio cultural brasileiro, julgue os prximos itens. I O proprietrio de bem tombado em razo de seu valor histrico-cultural nacional tem o dever de conserv-lo, podendo ser dele exigida a realizao de obras de conservao ou reparao s suas expensas, salvo hipossuficincia econmica do proprietrio ou urgncia na realizao dessas obras, hipteses em que a Unio poder despender recursos pblicos na conservao ou na reparao daquele bem privado. II Sem prejuzo da atuao da comunidade, a Unio, no exerccio de sua competncia administrativa, deve adotar medidas de proteo do patrimnio cultural brasileiro, no qual tambm se incluem as formas de expresso e as criaes tecnolgicas, adotando, para tanto, medidas de tombamento, desapropriao, inventrios ou outras formas de acautelamento. A- Apenas a alternativa I esta correta; B- Apenas a alternativa II esta correta; C- Todas as alternativas esto corretas; D- Todas as alternativas esto erradas. 30. (CESPE_JUIZ FEDERAL_5R_2005) Julgue os itens subseqentes, relativos aos princpios regedores da proteo jurdica do meio ambiente. I- A promoo do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado atua como fator de limitao ao direito de propriedade, razo pela qual a existncia de rea de preservao permanente em espao pertencente a particular no acarreta direito a indenizao, salvo quando inviabilizar totalmente o aproveitamento econmico do bem.

II- O princpio do desenvolvimento sustentvel preconiza um elo entre a economia e a ecologia, estando referido em diversas declaraes internacionais, mas, por no estar previsto expressamente na Constituio brasileira, atua apenas como aspirao social e vetor ideolgico para a atividade econmica.

www.betaconcursos.com
III- Os princpios da participao comunitria e da eqidade intergeracional tm sede constitucional, uma vez que a Constituio brasileira estabelece a faculdade de a coletividade praticar atos com vistas proteo do meio ambiente e sua preservao em prol das presentes e futuras geraes.
A- Apenas a alternativas I e II esto corretas; B- Apenas as alternativas II e III esto corretas; C- Apenas as alternativas I e III esto corretas; D- Todas as alternativas esto erradas. 31. (CESPE_PROCURADOR _AP_2006) A gua a substncia mais abundante na biosfera. Distribuda em seus diferentes estados, lquido, slido e gasoso, pelos oceanos, rios e lagos, nas calotas polares e geleiras, no ar e no subsolo, a gua o elemento mais importante para a sobrevivncia da espcie humana, bem como a de toda a vida na Terra. Metade das guas subterrneas encontra-se abaixo de uma profundidade de 800 m e, praticamente, no est disponvel. O estoque de gua doce do planeta, que de alguma forma pode estar disponvel para o uso do homem, de cerca de 0,3%, ou de 4 milhes de km, e se encontra principalmente no solo. A parcela disponibilizada nos cursos de gua a menor de todas; exatamente de onde retiramos a maior parte da gua utilizada para as mais diversas finalidades e onde, invariavelmente, lanamos os resduos dessa utilizao. Arlindo Philippi Jr. e Maria Ceclia Focesi Pelicioni. Educao ambiental e sustentabilidade. So Paulo: USP/Manole, 2005 (com adaptaes). Acerca do tema abordado no texto acima e considerando o regime jurdico dos recursos hdricos, julgue os seguintes itens. I A gua, como um bem dominical, integra o patrimnio privado do poder pblico; sua outorga, portanto, no implica a alienao parcial, mas sim, o simples direito de uso. II O governo federal e os governos estaduais podem, livremente, comercializar suas guas III A perfurao de poos para extrao de gua subterrnea sem a devida autorizao configura infrao s normas de utilizao dos recursos hdricos IV O regime de outorga de direitos de uso de recursos hdricos objetiva assegurar o controle dos usos e o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua, o que acarreta a necessidade de concesso ou autorizao dos governos estaduais aos usos que agridam a qualidade e quantidade das guas. V A Agncia Nacional de guas (ANA) poder emitir outorgas preventivas de uso dos recursos hdricos, com a finalidade de declarar a disponibilidade de gua para os fins requeridos, possibilitando aos investidores o planejamento de empreendimentos que necessitem desses recursos. Essa outorga, contudo, no confere direito de uso dos recursos hdricos. A- Apenas a alternativas I, II, IV e V esto corretas; B- Apenas as alternativas II e V esto corretas; C- Apenas as alternativas III, II e V esto corretas; D- Apenas a alternativas II, IV e V esto corretas; 32. (CESPE_PROCURADOR _AP_2006) Quanto s unidades de conservao, julgue os itens a seguir. I- As unidades de conservao integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) dividem-se em dois grupos, com caractersticas especficas: as unidades de uso sustentvel cujo objetivo compatibilizar a conservao da natureza com o uso sustentvel da totalidade de seus recursos naturais e as unidades de proteo integral que objetivam a preservao da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, excetuando-se os casos previstos em lei. II- A unidade de proteo integral denominada refgio de vida silvestre tem como objetivo proteger ambientes naturais onde sejam asseguradas condies para a existncia ou a reproduo de espcies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratria. III- A reserva extrativista uma rea utilizada por populaes extrativistas tradicionais de subsistncia baseada exclusivamente no extrativismo, sendo vetadas a prtica da agricultura mesmo que apenas de subsistncia e a criao de animais. A- Apenas a alternativa I esta correta; B- Apenas as alternativas II e III esto corretas; C- Apenas as alternativas I e II esto corretas;

www.betaconcursos.com
D- Apenas a alternativa III esta correta; 33. (CESPE_PROCURADOR _AP_2006) Quanto ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA),julgue os prximos itens. I- Compem o SISNAMA: o Conselho de Governo, a Cmara de Polticas dos Recursos Naturais, o Grupo Executivo do Setor Pesqueiro (GESPE), o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), o Conselho Nacional da Amaznia Legal e o Conselho Nacional da Mata Atlntica. II- O Fundo Nacional de Meio Ambiente objetiva o desenvolvimento de projetos que visem o uso racional e sustentvel de recursos naturais, incluindo manuteno, melhoria ou recuperao da qualidade ambiental que visem a elevao da qualidade de vida da populao. A- Apenas a alternativa I esta correta;

B- Apenas a alternativa II est correta;


C- Todas as alternativas esto erradas; D- Todas as alternativas esto corretas. 34. (CESPE_PROMOTOR_MPE-TO_2004) Assinale a opo correta acerca do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC). A -O Ministrio Pblico integra o SISNAMA. B -Ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), na qualidade de rgo deliberativo do SISNAMA, compete expedir licenas para o exerccio de atividades poluidoras que acarretem impacto ambiental de mbito nacional. C- A fiscalizao do cumprimento das normas de proteo ao meio ambiente compete aos rgos estaduais, em carter supletivo da atuao do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA). D -Nos parques nacionais e nas reservas biolgicas, vedado o uso direto de recursos naturais, mesmo quando se tratar de uso sustentvel do meio ambiente. E- A desconstituio de reserva particular do patrimnio natural pode ser feita a qualquer tempo pelo seu proprietrio, desde que ele indenize o poder pblico pelos eventuais investimentos realizados e incentivos concedidos. 35. (CESPE_PROMOTOR_MPE-TO_2004) Acerca do direito ambiental, assinale a opo correta. A- A definio de infraes administrativas ambientais extrapola a competncia dos municpios. B -Nos imveis rurais da regio Norte, a reserva legal corresponde a 60% de cada propriedade. C -O desmembramento um modo de parcelamento de solo urbano que implica a criao de novas vias e de logradouros pblicos. D -A gua bem de domnio pblico e, portanto, sua utilizao independe de outorga de direito de uso. E -Para serem vendidos no Brasil, os agrotxicos importados devem ter rtulos prprios, redigidos em portugus, contendo, entre outros dados, o nome e a percentagem de cada princpio ativo, o nome e o endereo do importador, as datas de fabricao e de validade e o intervalo de segurana a ser observado na utilizao do produto. 36. (FCC_DEFENSORIA PUBLICA ESTADO DE_SP_2006) Na Constituio Federal, em matria ambiental, so expressamente previstos como patrimnio nacional, alm da Serra do Mar, da Floresta Amaznica brasileira e do Pantanal Mato-Grossense, (A) a Zona Costeira e a Caatinga. (B) o Cerrado e a Caatinga. (C) a Caatinga e a Mata Atlntica. (D) a Zona Costeira e a Mata Atlntica. (E) o Cerrado e a Mata-Atlntica.

www.betaconcursos.com
37. (FCC_DEFENSORIA PUBLICA ESTADO DE_SP_2006) O Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza estabelece dois grupos de unidades de conservao, as de Proteo Integral e as de Uso Sustentvel. So Unidades de Proteo Integral: (A) Refgio da Vida Silvestre, rea de Proteo Ambiental, Reserva Extrativista, Reserva Biolgica e Estao Ecolgica. (B) Estao Ecolgica, rea de Proteo Ambiental, Floresta Nacional, Refgio da Vida Silvestre e Reserva Extrativista. (C) Reserva Biolgica, Parque Nacional, Reserva da Fauna, Floresta Nacional e Reserva Extrativista. (D) rea de Proteo Ambiental, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Monumento Natural e Refgio da Vida Silvestre. (E) Estao Ecolgica, Reserva Biolgica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refgio da Vida Silvestre. 38. (FCC_DEFENSORIA PUBLICA ESTADO DE_SP_2006) Sendo o meio ambiente um bem de uso comum do povo, assegurado no ordenamento constitucional o efetivo acesso ao Judicirio dos grupos sociais intermedirios para a sua defesa, atravs dos seguintes meios processuais: mandado de segurana coletivo, ao popular constitucional,

(A) ao civil pblica, mandado de injuno e ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato. (B) ao de reintegrao de posse, ao civil pblica e mandado de injuno. (C) ao de reintegrao de posse, ao civil pblica e ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato.
(D) ao de manuteno de posse, ao de reintegrao de posse e mandado de injuno. (E) mandado de injuno, ao de reintegrao de posse e ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato. 39. (FCC_DEFENSORIA PUBLICA ESTADO DE_SP_2006) O licenciamento ambiental feito em trs etapas distintas, conforme a outorga das seguintes licenas: a prvia, a de instalao e a de operao. A licena de instalao NO poder ultrapassar (A) 10 anos. (B) 6 anos. (C) 5 anos. (D) 3 anos. (E) 2 anos. 40. (FCC_DEFENSORIA PUBLICA ESTADO DE_SP_2006) A concesso de licena ambiental no prev a obrigatoriedade de audincia pblica, exceto quando o rgo competente para a concesso da licena julgar necessrio ou quando sua realizao for solicitada pelo Ministrio Pblico ou requerida ao rgo ambiental por (A) pelo menos 0,5% de cidados do municpio atingido. (B) mais de 1% dos cidados residentes no municpio atingido. (C) pelo menos 1% de eleitores do municpio atingido. (D) cinqenta ou mais cidados. 41. (FCC_DEFENSORIA PUBLICA ESTADO DE_SP_2006) O Plano Diretor um dos instrumentos bsicos para o pleno desenvolvimento das funes ambientais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Com relao, exclusivamente, ao nmero de habitantes, o Plano Diretor obrigatrio quando o municpio possui mais de (A) 50 mil habitantes. (B) 30 mil habitantes. (C) 20 mil habitantes. (D) 10 mil habitantes. (E) 5 mil habitantes. 42. (FCC_ARCED_ADVOGADO-CE_2006) No que diz respeito ao civil pblica, observa-se que ela NO ser aplicvel

www.betaconcursos.com
(A) por danos patrimoniais e morais causados por infrao a ordem econmica. (B) por danos patrimoniais causados a bens e direitos de valor artstico. (C) por danos morais causados a direitos de valor turstico. (D) para veicular pretenses que envolvam tributos. (E) para veicular pretenses por danos morais causados ao interesse coletivo. 43. (FCC_ARCED_ADVOGADO-CE_2006) Constitui um dos crimes ambientais, a conduta de quem der causa (A) ampliao ou reforma de estabelecimentos ou obras, potencialmente poluidoras. (B) deteriorao de instalao cientfica protegida por lei ou ato administrativo. (C) produo de substncia txica, perigosa ou nociva ao meio ambiente. (D) execuo de lavra ou extrao de recursos minerais. (E) alterao da estrutura de local protegido por lei em razo de seu valor etnogrfico. 44. (FCC_ARCED_ADVOGADO-CE_2006) Tendo em vista a prtica de delitos contra a flora, previstos na lei que trata dos crimes ambientais, a pena ser aumentada de um sexto a um tero se essa infrao penal for cometida (A) em perodo bem distante queda das sementes. (B) no perodo em que a vegetao j est formada. (C) durante a noite, em domingo ou feriado. (D) contra espcies comuns ou que no estejam ameaadas de extino. (E) na poca de precipitao pluviomtrica e sem inundao. 45. (CESPE_PROCURADOR FEDERAL_P1_P2_2006) No mbito doutrinrio, ainda inexiste uma sistematizao uniforme do direito ambiental brasileiro. Assim, a interpretao do direito ambiental sofre variaes a depender da viso desenvolvida por cada autor. No entanto, possvel identificar princpios fundamentais que caracterizam o direito do ambiente e que so alvos da preocupao dos mais diversos doutrinadores nacionais. Acerca dos princpios do direito ambiental, julgue os itens que se seguem. I. O princpio do poluidor pagador impe ao poluidor a obrigao de recuperar e(ou) indenizar os danos causados por sua atividade e, ao consumidor, a obrigao de contribuir pela utilizao dos recursos ambientais. II. O princpio da precauo determina que no se podem produzir intervenes no meio ambiente antes que as incertezas cientficas sejam equacionadas de modo que a interveno no seja adversa ao meio ambiente. III. O princpio da preveno obriga que as atuaes com efeitos sobre o meio ambiente devam ser consideradas de forma antecipada, visando-se reduo ou eliminao das causas que podem alterar a qualidade do ambiente. A- Apenas a alternativa I e III esta correta; B- Apenas a alternativa I e II esta correta; C- Todas as alternativas esto erradas; D- Todas as alternativas esto corretas. 46. (CESPE_PROCURADOR FEDERAL_P1_P2_2006) Com respeito ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), julgue os itens que se seguem. I. O IBAMA tem a finalidade de assessorar o Ministrio do Meio Ambiente na formao e na coordenao da poltica nacional do meio ambiente, alm de executar e fazer cumprir a poltica nacional do meio ambiente. II. O IBAMA uma fundao pblica dotada de personalidade jurdica de direito pblico, com autonomia financeira e administrativa. A- Apenas a alternativa II esta correta; B- Apenas a alternativa I esta correta; C- Todas as alternativas esto erradas; D- Todas as alternativas esto corretas.

www.betaconcursos.com
47. (CESPE_PROCURADOR FEDERAL_P1_P2_2006) Diferentemente do que ocorre na maioria dos pases, no Brasil, a obrigatoriedade do prvio estudo de impacto ambiental uma imposio constitucional. Em tese, a situao brasileira muito mais segura juridicamente que aquela desfrutada por outras naes. Ocorre que a experincia jurdica brasileira demonstra que o estudo de impacto ambiental, muitas vezes, visto como um empecilho ao desenvolvimento econmico e social; um instrumento desmobilizador do progresso. O nmero de derrogaes e de dispensas da realizao de estudos de impacto ambiental torna-se cada vez maior. At mesmo em sede legal, so criados mecanismos para que se possa dispensar a realizao desses estudos. Paulo de Bessa Antunes. Direito ambiental, 6. ed. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2002 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes, acerca do estudo de impacto ambiental e da administrao pblica. I. A exigncia pelo poder pblico da realizao do estudo de impacto ambiental exerccio do poder discricionrio do Estado no processo de licenciamento ambiental. II. A exigncia pela administrao pblica da realizao de estudos de impacto ambiental para o licenciamento de atividades potencialmente poluidoras configura exerccio de poder de polcia. III. Em virtude do princpio administrativo da presuno de legitimidade, a administrao pblica, na execuo direta de obras, dispensada da realizao prvia de estudo de impacto ambiental. A- Apenas as alternativas II e III esto corretas; B- Apenas a alternativa I e III esta correta; C- Apenas a alternativa II esta correta; D- Apenas as alternativas I e II esto corretas; 48. (CESPE_PROCURADOR FEDERAL_P1_P2_2006) Acerca das unidades de conservao, julgue os itens a seguir. I. H uma subdiviso das unidades de conservao em unidades de proteo integral e unidades de uso sustentvel. Os parques nacionais compem este ltimo grupo. II. As unidades de conservao so espaos territoriais de propriedade pblica destinados ao estudo e preservao de ecossistemas. A- Apenas a alternativa II esta correta; B- Apenas a alternativa I esta correta; C- Todas as alternativas esto erradas; D- Todas as alternativas esto corretas. 49. (OAB-MT_II_2005) Constitui rgo superior da poltica nacional do meio ambiente o: (a) o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, adotado para assessorar, estudar e propor diretrizes polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais, e deliberar, no mbito de sua competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida; (b) o Conselho de Governo, com a funo de assessorar o Presidente da Repblica na formulao da poltica nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais; (c) o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA, com a finalidade de coordenar, executar e fazer executar, como rgo federal, a poltica nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, e a preservao, conservao e uso racional, fiscalizao, controle e fomento dos recursos ambientais; (d) os rgos ou entidades integrantes da administrao federal direta e indireta, bem como as Fundaes institudas pelo Poder Pblico, cujas atividades estejam associadas s de proteo da qualidade ambiental ou quelas de disciplinamento do uso de recursos ambientais. 50. (OAB-MT_II_2005) Assinale a alternativa ERRADA sobre o acesso pblico aos dados e informaes ambientais existentes nos rgos e entidades integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA: (a) permitido o acesso pblico aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de matria ambiental, bem como o fornecimento de todas as informaes ambientais em meio escrito, visual, sonoro ou eletrnico;

www.betaconcursos.com
(b) qualquer indivduo, independentemente da comprovao de interesse especfico, ter acesso s informaes, mediante requerimento escrito, no qual assumir a obrigao de no utilizar as informaes colhidas para fins comerciais, sob as penas da lei civil, penal, de direito autoral e de propriedade industrial, assim como de citar as fontes, caso, por qualquer meio, venha a divulgar os aludidos dados; (c) as informaes prestadas podem ser de qualquer natureza, independentemente de sigilo comercial, industrial, financeiro; (d) o indeferimento de pedido de informaes ou consulta a processos administrativos dever ser motivado, sujeitando-se a recurso hierrquico, no prazo de quinze dias, contado da cincia da deciso, dada diretamente nos autos ou por meio de carta com aviso de recebimento, ou em caso de devoluo pelo Correio, por publicao em Dirio Oficial. 51. (OAB-MT_II_2005) As terras devolutas necessrias proteo dos ecossistemas naturais so: (a) indisponveis; (b) disponveis; (c) disponveis desde que exista lei desafetando o bem; (d) indisponveis que se tornam disponveis com o advento de lei desafetando o bem. 52. (OAB-MT_II_2005) Assinale a alternativa correta: I - a comunicao pelo agente da ocorrncia de degradao ambiental constitui circunstncia atenuante; II - a percia realizada no inqurito civil ou no juzo cvel poder ser aproveitada no processo penal, desde que realizada por instituio credenciada pelas autoridades ambientais; III - a pessoa jurdica condenada por crime ambiental poder ser proibida de contratar com o Poder Pblico. IV - nos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais, no se admite a suspenso condicional da pena. (a) os enunciados I e III esto corretos; (b) todos esto incorretos; (c) os enunciados I, II e III esto corretos; (d) o enunciado I est correto. 53. (OAB_MT_III_2005) Sobre o direito ambiental assinale a verdadeira: (a) a sano penal no aplicvel a quem causa dano ambiental e posteriormente o recupera; (b) a reparao in natura no isenta o agressor das sanes penais e administrativas previstas no ordenamento jurdico; (c) a responsabilidade penal est condicionada existncia de responsabilidade administrativa do agressor; (d) a responsabilidade administrativa depende do reconhecimento da responsabilidade civil. 54. (OAB_MT_III_2005) Sobre direito ambiental assinale a FALSA: (a) o explorador de recursos minerais obrigado a recuperar o meio ambiente degradado de acordo com a soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente; (b) so indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. (c) a instalao de usinas nucleares dever se dar em lugar definido em conjunto pela Unio, Estado e Municpio; (d) o Pantanal Mato-Grossense patrimnio nacional. 55. (OAB_MT_III_2005) Sobre Direito Ambiental, assinale a alternativa verdadeira: (a) constitui mera infrao administrativa executar pesquisa, lavra ou extrao de recursos minerais sem a competente autorizao, permisso, concesso ou licena; (b) em devastao de floresta, a empresa agressora pode ser punida por infrao administrativa com pena de reconstituio e restaurao dos danos causados; (c) em crimes ambientais de menor potencial ofensivo a extino da punibilidade independe de laudo de constatao de reparao dos danos causados; (d) em crimes ambientais de menor potencial ofensivo a extino da punibilidade depender de laudo de constatao de reparao dos danos causados.

www.betaconcursos.com
56. (OAB_MT_III_2005) No tocante aos fundamentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, assinale a alternativa INCORRETA: (a) a gua um bem de domnio pblico; (b) a gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar o uso mltiplo das guas; (c) a gesto dos recursos hdricos deve ser centralizada; (d) a bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e atuao doSistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. 57. (OAB_MT_I_2005) O meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, de natureza: a) privada; b) difusa; c) pblica; d) mista. 58. (OAB_MT_I_2005) Analise as seguintes assertivas: I - vender Bales de So Joo constitui crime ambiental; II - a ao popular instrumento de defesa do meio ambiente. Assinale, agora, a alternativa correta: a) as duas assertivas esto corretas; b) as duas assertivas esto incorretas; c) a primeira assertiva est correta e a segunda est incorreta; d) a primeira assertiva est incorreta e a segunda est correta. 59. (OAB_MT_I_2005) NO instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente: a) o zoneamento ambiental; b) criao de reas de proteo ambiental; c) o desenvolvimento sustentvel; d) penalidades disciplinares ao no cumprimento de medidas de correo da degradao ambiental.

60. (OAB_MT_I_2005) Analise as seguintes assertivas: I - a funo social da propriedade inscrita no novo Cdigo Civil brasileiro se coaduna com os preceitos bsicos do direito ambiental; II - a idia do poluidor pagador contraria os preceitos de direito ambiental, na medida em que imperiosa a preveno e a regenerao do meio ambiente. Assinale, agora, a alternativa correta: a) as duas assertivas esto corretas; b) as duas assertivas esto incorretas; c) a primeira assertiva est correta e a segunda est incorreta; d) a primeira assertiva est incorreta e a segunda est correta.

(CESPE- Juiz Substituto - TRF 5 Regio 2007) Em relao ao licenciamento ambiental, ao estudo de impacto ambiental (EIA) e ao relatrio de impacto sobre o meio ambiente (RIMA), julgue os itens a seguir. 61. Por se inserir no campo da discricionariedade administrativa, a dispensa de apresentao de EIA e de RIMA como requisito para o licenciamento, nos casos em que o rgo ambiental considerar inexistente risco de significativa degradao ambiental, no est sujeita a controle judicial. (CESPE- Juiz Substituto - TRF 5 Regio 2007) 62. O licenciamento ambiental um procedimento por meio do qual o Estado desenvolve seu poder de polcia no mbito preventivo, exercendo controle prvio sobre atividades potencialmente causadoras de dano ao meio ambiente.

www.betaconcursos.com
(CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) 63. A exigncia, ou no, de EIA decorre sempre da discricionariedade do administrador, que deve verificar, em cada caso, o grau de ofensividade ambiental do empreendimento proposto e determinar, se necessria, a formulao do EIA e do RIMA. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) 64. Cabe ao rgo ambiental competente indicar ao empreendedor a equipe tcnica multidisciplinar que se incumbir da elaborao do EIA e do RIMA, garantindo-se, assim, a necessria imparcialidade na sua confeco. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) 65. A licena prvia um instrumento pelo qual a administrao atesta a viabilidade da obra ou da atividade, mas a sua expedio independe de EIA e de RIMA, visto que, por ela, ainda no se acha autorizada a operao do empreendimento. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) No tocante repartio de competncias em matria ambiental e a seus desdobramentos no mbito do poder de polcia administrativa, julgue os seguintes itens. 66. Considerando-se que a competncia material dos municpios est relacionada com questes de predominante interesse local, compete a tais pessoas polticas o licenciamento de atividades no interior de unidade de conservao criada pela Unio, nas hipteses em que a repercusso da atividade fique adstrita aos limites territoriais do municpio. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) 67. Nos termos da legislao, a supresso de vegetao primria e secundria em avanado estgio de regenerao em reas integrantes do bioma mata atlntica depende de autorizao do rgo ambiental estadual, com anuncia prvia, quando couber, do rgo federal ou municipal de meio ambiente. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) 68. A Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios exercem cumulativamente a competncia para proteger o meio ambiente, especialmente no que se refere ao combate poluio e proteo das florestas, cabendo, porm, somente Unio a competncia administrativa para a tutela da fauna. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) Com relao ao meio ambiente cultural, julgue os itens que se seguem. 69. Por ser comum a competncia material para a proteo do patrimnio cultural, a Unio, o estado e o municpio podem, simultaneamente, instituir tombamento sobre um mesmo bem, desde que haja relevncia histrico-cultural de mbito local, regional ou nacional. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) 70. Os modos de criar e de fazer enraizados no cotidiano de comunidades, tais como tcnicas tradicionais de construo naval, integram o patrimnio cultural brasileiro, sendo meio idneo para a sua proteo o registro. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) 71. Pelo instituto do tombamento, o proprietrio fica impedido de usar e gozar livremente o bem dotado de relevncia histrico-cultural, havendo direito a indenizao quando a propriedade perder sua capacidade plena de utilizao econmica. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) Julgue os prximos itens, relativos s responsabilidades civil e administrativa por danos ao meio ambiente.

www.betaconcursos.com
72. A proibio de contratar com a administrao pblica por perodo de at trs anos constitui sano administrativa autnoma, podendo ser aplicada pela autoridade juntamente com pena de embargo de obra, em caso de concurso de infraes ambientais. (CESPE- Juiz Substituto - TRF 5 Regio 2007) 73. De acordo com a teoria do risco integral, a responsabilidade civil por dano ambiental no afastada em face da ocorrncia de caso fortuito, e o agente causador do dano fica sujeito obrigao de repar-lo. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) Em relao s limitaes administrativas de interesse ambiental, julgue os itens subseqentes 74. A reserva legal florestal tem como caractersticas a compulsoriedade e a perpetuidade, transferindo-se, pois, para o adquirente de um imvel desmatado o nus de instituir a reserva, independentemente de ter sido ele o responsvel pela supresso da vegetao. (CESPE- Juiz Substituto TRF 5 Regio 2007) 75 . De acordo com a legislao, suprimir vegetao em rea de preservao permanente somente admissvel em caso de interesse social devidamente comprovado, independentemente de haver, ou no, alternativa tcnica e de local para o empreendimento. (TRF - Juiz Substituto 1 Regio -2006) 76. A responsabilidade civil ambiental foi introduzida no ordenamento positivo brasileiro com a: a) Constituio de 1988; b) Lei n 9.605, de 12.2.98; c) Lei n 7.913, de 07.12.89; d) Lei n 6.938, de 31.8.81. (TRF- Juiz Substituto - 1 Regio -2006) 77. Com respeito ao Estudo de Impacto Ambiental-EIA, pode-se dizer: a) estudo que pode ser efetuado por encomenda a equipe privada com carter multidisciplinar, desde que integrada por ambientalistas; b) procedimento pblico; c) documento de importncia bvia, ainda que no contenha um juzo de valor pr ou contra sobre o projeto em exame; d) ato preparatrio e, ainda que importante, prescinde da avaliao sobre o projeto em si. (TRF- Juiz Substituto - 1 Regio -2006) 78. A utilizao adequada de recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente constituem exigncias para: a) a desapropriao de imvel rural; b) o correto lanamento do ITR; c) o cumprimento da funo social da propriedade rural; d) o enquadramento de imvel, quer como rural, quer como urbano (TRF- Juiz Substituto - 1 Regio -2006) 79. de aceitao, dir-se-ia universal, que a ao estatal ou do poder pblico, dentre outros, em matria de meio ambiente est fundada sobre princpios, dos quais destacam-se: a) o do poluidor-pagador e da ao preventiva; b) o da anterioridade; c) o da executoriedade; d) o da limitao ambiental. (TRF - Juiz Substituto - 1 Regio -2006) 80. A toda e qualquer alterao de natureza fsica, qumica e biolgica que venha a desequilibrar o meio ambiente, diz-se:

www.betaconcursos.com
a) biodiversidade; b) diversidade agressiva gentica; c) ampliao do efeito estufa; d) poluio ambiental. (TRF- - Juiz Substituto- 1 Regio -2006) 81. A manipulao gentica de clulas humanas: a) constitui crime; b) exige prvia aprovao da CTN-Bio; c) contraveno punvel pela legislao ambiental; d) depende de autorizao prvia e expressa do CONAMA. (TRF - Juiz Substituto - 1 Regio -2006) 82. Quando as guas artificialmente levadas ao prdio superior, ou a colhidas, correrem dele para o inferior poder o dono deste: a) exigir a realizao de obras de segurana ou de barragem; b) denunciar o proprietrio do prdio superior como poluidor; c) reclamar que se desviem as guas, ou se lhe indenize o prejuzo que sofrer; d) cobrar uma taxa ainda que se possa tratar de servido de carter especial. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) Em relao ao licenciamento ambiental e ao estudo de impacto ambiental, julgue os itens seguintes. 83. As atividades potencialmente causadoras de degradao ambiental esto sujeitas a estudo de impacto ambiental, o qual dever ser exigido somente no curso do empreendimento, a critrio da autoridade administrativa, caso seja constatado risco real de danos ao meio ambiente. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 84. O estudo de impacto ambiental pode ser substitudo por plano de manejo sustentado, em caso de reflorestamento de reas degradadas e localizadas no territrio do Estado-membro, tendo como base lei estadual. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 85. A concesso de licena ambiental de operao no gera direito adquirido ao empreendedor, podendo ser revista pela administrao, ainda que no prazo de sua validade, caso seja constatada a supervenincia de grave impacto ambiental negativo. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 86. Nos termos da regulamentao federal, o custeio dos honorrios dos profissionais encarregados da elaborao de estudo de impacto ambiental constitui nus do prprio empreendedor, cabendo a este, tambm, a escolha dos tcnicos incumbidos da atividade. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 87. No curso do procedimento de licenciamento ambiental, organizaes no-governamentais ou o Ministrio Pblico podero solicitar ao rgo ambiental a realizao de audincia pblica para discusso dos impactos ambientais, a qual representa uma etapa do licenciamento e que servir de base para anlise do rgo licenciador, devendo a administrao ambiental acatar as concluses dessa audincia pblica, no que se refere ao deferimento ou no da licena. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 88. De acordo com a legislao federal, compete ao IBAMA o licenciamento de obras ou atividades com significativo impacto de mbito nacional; aos rgos ambientais estaduais, o licenciamento de obras e atividades de mbito regional; e aos municpios, o licenciamento de atividades de mbito local e daquelas que lhes forem delegadas mediante convnio, ouvidos os rgos ambientais federal estadual.

www.betaconcursos.com
(CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) Considerando a proteo do patrimnio cultural brasileiro, julgue os prximos itens. 89. O proprietrio de bem tombado em razo de seu valor histrico-cultural nacional tem o dever de conserv-lo, podendo ser dele exigida a realizao de obras de conservao ou reparao s suas expensas, salvo hipossuficincia econmica do proprietrio ou urgncia na realizao dessas obras, hipteses em que a Unio poder despender recursos pblicos na conservao ou na reparao daquele bem privado. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 90. Sem prejuzo da atuao da comunidade, a Unio, no exerccio de sua competncia administrativa, deve adotar medidas de proteo do patrimnio cultural brasileiro, no qual tambm se incluem as formas de expresso e as criaes tecnolgicas, adotando, para tanto, medidas de tombamento, desapropriao, inventrios ou outras formas de acautelamento. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) Julgue os itens subseqentes, relativos aos princpios regedores da proteo jurdica do meio ambiente. 91. A promoo do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado atua como fator de limitao ao direito de propriedade, razo pela qual a existncia de rea de preservao permanente em espao pertencente a particular no acarreta direito a indenizao, salvo quando inviabilizar totalmente o aproveitamento econmico do bem. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 92. O princpio do desenvolvimento sustentvel preconiza um elo entre a economia e a ecologia, estando referido em diversas declaraes internacionais, mas, por no estar previsto expressamente na Constituio brasileira, atua apenas como aspirao social e vetor ideolgico para a atividade econmica. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 93. Os princpios da participao comunitria e da eqidade intergeracional tm sede constitucional, uma vez que a Constituio brasileira estabelece a faculdade de a coletividade praticar atos com vistas proteo do meio ambiente e sua preservao em prol das presentes e futuras geraes. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) Em relao s infraes administrativas ambientais e atividade sancionadora do Estado, julgue os itens seguintes. 94. A legislao brasileira adota, como regra geral, a prescindibilidade do elemento da culpabilidade para a caracterizao da infrao administrativa ambiental, dispensando a apurao da vontade do infrator. Para a configurao da infrao administrativa ambiental, basta, portanto, o comportamento tpico do administrado, com a violao das normas de proteo ao meio ambiente. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 95. Em caso de infrao administrativa ambiental, a depender da gravidade do fato e dos antecedentes do infrator, a administrao poder impor a sano de suspenso de obra lesiva ao meio ambiente, mas no poder determinar sua demolio, a qual depender de ordem judicial, a ser solicitada pelo rgo ambiental competente, aps o encerramento do processo administrativo em que fique constatada a ofensa s normas protetivas do meio ambiente. (CESPE TRF- Juiz Substituto - 5. Regio 2005) 96. A legislao prev a apreenso dos produtos e subprodutos da fauna e flora, em caso de constatao de infrao, por iniciativa da prpria administrao. A lei no admite, contudo, a apreenso, pela administrao, dos equipamentos ou veculos utilizados na infrao

www.betaconcursos.com
administrativa ambiental, salvo se consistirem em objetos cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constituam fato ilcito. (TRF Juiz Substituto 4 Regio 2005) 97. Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. I. Consoante entendimento majoritrio na doutrina e na jurisprudncia, a responsabilidade civil por dano ambiental objetiva e fundada na teoria do risco (integral ou criado). Algumas conseqncias desta modalidade de responsabilidade so: a irrelevncia da inteno danosa e da licitude da conduta, e a inverso do nus da prova quanto ao nexo causal, em razo da presuno de causalidade. II. O princpio do poluidor-pagador, amplamente reconhecido no direito ambiental, est, nica e exclusivamente, direcionado para a reparao do dano ambiental. III. Embora reconhecida pela doutrina e pela jurisprudncia, no h na lei infraconstitucional previso expressa para reparao do dano extrapatrimonial ambiental. IV. A desconsiderao da personalidade jurdica (disregard of legal entity) em matria ambiental, consoante prev o art. 4 da Lei n 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), pressupe o abuso do poder e a confuso patrimonial. a) Est correta apenas a assertiva I. b) Esto corretas apenas as assertivas II e IV. c) Esto incorretas apenas as assertivas II e III. d) Todas as assertivas esto incorretas. (TRF Juiz Substituto 4 Regio 2005) 98. Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. I. Sob pena de incorrer em inconstitucionalidade, vedado ao Poder Legislativo Estadual propor e aprovar lei que condicione a concesso de licena ambiental prvia autorizao legislativa estadual. II. A tributao ambiental representa uma das mais modernas tcnicas de proteo do meio ambiente, estando embasada, precipuamente, nos princpios da precauo e da supremacia do interesse pblico sobre o privado. III. A revogao de licena ambiental regularmente concedida somente gera direito indenizao ao empreendedor quando o ato revocatrio tem por base riscos ao meio ambiente decorrentes da prpria atividade licenciada. IV. A competncia para o licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA) de carter supletivo, competindo a esta entidade federal licenciar apenas as atividades e obras de que decorra significativo impacto ambiental, de mbito nacional ou regional. a) Est correta apenas a assertiva II. b) Esto corretas apenas as assertivas I e IV. c) Est incorreta apenas a assertiva III. d) Esto incorretas apenas as assertivas I, III e IV. (TRF Juiz Substituto 4 Regio 2005) 99. Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. I. Consoante entendimento jurisprudencial e doutrinrio dominantes, a responsabilidade civil do Poder Pblico, quando omisso em seu dever de coibir ameaas e danos ao meio ambiente, por seus rgos e entidades adrede criados (faute du service), subjetiva. II. Aos municpios defeso, sendo da Unio a competncia para o registro de determinado produtotxico, que possa se revelar nocivo ao meio ambiente, criar, a latere do registro federal, sistema de registro que reduza ou limite as exigncias deste, no mbito de seu territrio.

www.betaconcursos.com
III. Na forma da legislao ambiental, o pagamento de multa estadual substitui a multa federal quando aquele que comete infrao administrativa ambiental venha a ser autuado e multado pelo mesmo fato pelos rgos ou entidades de defesa do meio ambiente estadual e federal. IV. No regime jurdico das reas de Proteo Ambiental (APAs), consoante a Lei n 9.985/2000 (que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza SNUC), as propriedades particulares permanecem na posse e domnio dos proprietrios, os quais devero adequar suas atividades s funes socioambientais da APA. a) Est correta apenas a assertiva I. b) Est incorreta apenas a assertiva III. c) Esto corretas apenas as assertivas II e IV. d) Todas as assertivas esto corretas. (TRF Juiz Substituto 4 Regio 2005) 100. Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. I. No mbito da tutela reparatria do meio ambiente, vedado ao juiz, se o devedor no tiver capacidade tcnica para a prestao necessria ao ressarcimento na forma especfica, aplicar multa para obrig-lo a custear a reparao a ser realizada por terceiro. II. Distingue-se a tutela jurisdicional inibitria da tutela de remoo do ilcito porque a primeira pressupe a iminncia da prtica do ilcito, enquanto a segunda exige a ocorrncia do ilcito, embora tambm pressuponha no ter ainda ocorrido o dano no meio ambiente. III. No mbito da tutela jurisdicional inibitria, pode o juiz compelir o Poder Pblico, diante da atividade de risco, a cumprir seu dever constitucional de preveno do dano ambiental, porm no o pode compelir aplicao de multa administrativa. IV. O Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (art. 13 da Lei n 7.347/85) , precipuamente, um repositrio de condenaes judiciais em dinheiro vinculadas a direitos e interesses difusos, destinando-se tambm indenizao das vtimas particulares. a) Est correta apenas a assertiva III. b) Est incorreta apenas a assertiva IV. c) Esto corretas apenas as assertivas I e IV. d) Esto corretas apenas as assertivas II e III. (TRF Juiz Substituto 4 Regio 2005) 101. Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. I. A sentena penal condenatria por crime ambiental, sempre que possvel, fixar o valor mnimo para reparao dos danos causados pela infrao, considerando os prejuzos sofridos pelo ofendido ou pelo meio ambiente. II. A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infrao ambiental obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante processo administrativo prprio, sob pena de coresponsabilidade civil, administrativa e penal. III. O fim especial de obteno de vantagem pecuniria, nos delitos ambientais, constitui causa de aumento de pena. IV. A pena de multa por crime ambiental ser calculada com base nos critrios do Cdigo Penal, exceto se, ainda que aplicada em valor mximo, revelar-se ineficaz, caso em que poder ser aumentada, levando-se em conta a extenso do dano ambiental. a) Esto corretas apenas as assertivas I e II. b) Esto corretas apenas as assertivas I e III. c) Esto corretas apenas as assertivas III e IV. d) Esto corretas apenas as assertivas II, III e IV. (Procurador do Paran 2007)

www.betaconcursos.com
102. A Mata Atlntica, da mesma forma que a Floresta Amaznica brasileira, o Pantanal MatoGrossense, a Serra do Mar e a Zona Costeira, constitui patrimnio nacional, nos termos do artigo 225, 4, da Constituio Federal. Com base neste comando constitucional, lcito concluir que: a) Toda a sua rea de abrangncia constitui espao territorial especialmente protegido, sendo a alterao e supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo. b) Compete `a Fazenda Nacional promover a desapropriao das propriedades particulares localizadas em sua rea de abrangncia, sem o que estar configurada hiptese de desapropriao indireta, j que o dever de defender e preservar o meio ambiente no pode ser imputado apenas `a coletividade. c) O Poder Pblico est legitimado a estabelecer condies para a proteo e a utilizao desse bioma, de modo a assegurar a manuteno e a recuperao da biodiversidade, vegetao, fauna e regime hdrico para as presentes e futuras geraes. d) vedada a aquisio e conseqente registro de imveis localizados em sua rea de abrangncia por pessoas jurdicas de direito pblico externo, pois o comando constitucional destina-se a garantir a soberania nacional. e) Estamos diante de norma constitucional atcnica e desprovida de qualquer efetividade jurdica, pois na prpria Serra do Mar e na Zona Costeira que esto abrigados na quase totalidade os remanescentes do ecossistema que se pretende elevar condio de unidade de conservao da natureza. (Procurador do Paran 2007) 103. Assinale a alternativa correta: a) As reas de preservao permanente e a reserva legal devem ser respeitadas em toda e qualquer propriedade privada. b) As reas de preservao permanente e a reserva legal constituem limitaes ao direito de propriedade passveis de indenizao pelo Poder Pblico que as instituiu. c) As reas de preservao permanente e a reserva legal constituem reservas particulares do patrimnio natural. d) As reas de preservao permanente e a reserva legal devem ser respeitadas em toda propriedade rural. e) A reserva legal deve ser averbada no registro de imvel de toda propriedade urbana ou rural. (Procurador do Paran 2007) 104. Assinale a alternativa correta: a) Desde 05/10/1988, o rol de co-legitimados para a propositura de ao civil pblica em defesa do meio ambiente e do patrimnio histrico passou a incluir tambm o cidado no gozo de seus direitos polticos, nos termos do artigo 5o, inciso LXXIII, da Constituio Federal. b) O Estado, por sua Procuradoria Geral, poder atuar ao lado do autor, na condio de litisconsorte ativo, em ao civil pblica, desde que isso se afigure til ao interesse pblico. c) Pode o cidado propor ao popular em defesa do meio ambiente ou do patrimnio histrico, da mesma forma que pode o Estado, por sua Procuradoria Geral, ajuizar ao civil pblica com idntico objeto. d) Deve a Unio, o Estado ou o Municpio, ao ajuizar ao civil pblica, comprovar que inclui, entre suas finalidades institucionais, a proteo do meio ambiente, ao consumidor ou ao patrimnio histrico e cultural, pena de extino do feito por carncia de ao.

www.betaconcursos.com
e) Ao ajuizar ao civil pblica em defesa do meio ambiente ou do patrimnio histrico, deve o cidado demonstrar que est no gozo de seus direitos polticos, comprovando-se sua cidadania com a apresentao do ttulo eleitoral ou documento que a ele corresponda. (Procurador do Paran 2007) 105. luz da legislao ordinria vigente em nosso pas, assinale a alternativa correta: a) Compete ao IBAMA exigir a realizao de estudo prvio de impacto ambiental de atividades de pesquisas com organismos geneticamente modificados ou seus derivados. b) Compete `a ANVISA exigir a realizao de estudo prvio de impacto ambiental de atividades de pesquisas com organismos geneticamente modificados ou seus derivados. c) Compete `a CTNBIO exigir a realizao de estudo prvio de impacto ambiental de atividades de pesquisas com organismos geneticamente modificados ou seus derivados. d) Compete simultaneamente ao IBAMA, `a ANVISA e `a CTNBIO exigir a realizao de estudo prvio de impacto ambiental de atividades de pesquisas com organismos geneticamente modificados ou seus derivados. e) Quanto aos aspectos de biossegurana de OGM e seus derivados, a deciso tcnica do CONAMA vincula os demais rgos e entidades da administrao.

(Procurador do Paran 2007) 106. Qual o instrumento de controle do Poder Pblico destinado a atestar a viabilidade ambiental de um empreendimento ou atividade? a) Relatrio ambiental preliminar. b) Plano de manejo. c) Anlise preliminar de risco. d) Estudo prvio de impacto ambiental. e) Licena prvia. (Procurador do Paran 2007) 107. A que se destina a classificao dos corpos de guas, prevista no artigo 10 da Lei n 9.433/97? a) Destina-se a definir o grau de responsabilidade civil e administrativa do poluidor no caso de sua degradao, para aplicao das normas federais, estaduais e municipais pertinentes matria pelos rgos ambientais respectivos. b) Destina-se fixao dos tributos ambientais devidos pelos usurios e decorre da aplicao do princpio do usurio-pagador, tudo de acordo com o que for estabelecido pela Agncia Nacional de guas. c) Destina-se ao reconhecimento da diferena e multiplicidade de usos desse recurso e lastreada nas Resolues do CONAMA. Os usos pretendidos vo ser discutidos e apontados no Plano de Recursos Hdricos. Para cada classe de gua podero ser estabelecidos parmetros diferenciados de materiais flutuantes, demanda bioqumica de oxignio, turbidez etc. d) Destina-se ao georreferenciamento dos pontos de captao para fins de fixao da competncia dos Comits de Bacia Hidrogrfica por critrios espaciais (geogrficos) em cada Unidade da Federao. e) Destina-se a subsidiar a aplicao dos artigos 71 a 83 do Cdigo de guas, para fins de fixao do direito de propriedade dos respectivos corpos dgua.

www.betaconcursos.com
(Procurador do Paran 2007) 108. Assinale a alternativa incorreta: a) Os estudos necessrios ao processo de licenciamento ambiental devero ser realizados por profissionais legalmente habilitados, `as expensas do empreendedor. b) O licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local compete ao rgo ambiental municipal, ouvidos os rgos competentes da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, quando couber. c) Compete ao rgo ambiental estadual o licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades localizados ou desenvolvidos ao longo de rios, ainda que de domnio federal. d) Compete ao IBAMA o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental localizadas em Estados que sejam limtrofes a outros pases. e) Pode o rgo ambiental competente, mediante deciso motivada, modificar as condicionantes e as medidas de controle e adequao, bem como suspender ou cancelar uma licena expedida, quando ocorrer supervenincia de graves riscos ambientais e de sade.

(CESPE- AGU 2007) Consideradas em conjunto, as florestas existentes no territrio nacional constituem bem de interesse comum a todos os habitantes do pas. Nesse aspecto, os rgos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) devem disponibilizar na Internet as informaes sobre a gesto florestal no Brasil, conforme prev a Resoluo n. 379 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Com relao proteo florestal, julgue os itens que se seguem com base na legislao vigente. 109. (CESPE- AGU 2007) Considere a seguinte situao hipottica. Pedro proprietrio de terra com floresta nativa sujeita a reserva legal de 20% da propriedade. Atualmente, 40% da rea dessa propriedade coberta de floresta. Desses 40% metade situa-se a menos de 5 metros de nascentes. Nessa situao, se Pedro desmatar 20% da floresta para ampliar a sua casa, estar respeitando a reserva legal existente. 110. (CESPE- AGU 2007) Reserva legal e rea de preservao permanente so institutos jurdicos ambientais vinculados proteo florestal, ambos previstos no Cdigo Florestal em vigor. 111. (CESPE- AGU 2007) Ao adquirir imvel que contenha reserva legal averbada no registro imobilirio, o novo proprietrio desse imvel pode diminuir essa reserva legal em at 50%. 112. (CESPE- AGU 2007) Considere que Carlos, proprietrio de fazenda com inmeras cabeas de gado na regio amaznica, amplie a rea de pasto dessa fazenda por meio de queima controlada, conforme previsto no Decreto n. 2.661/1998, e, aps realizada a queima, comunique o fato ao rgo do SISNAMA. Nessa situao, a atuao de Carlos estar de acordo com a previso do emprego de fogo em prticas agropastoris. 113. (CESPE- AGU 2007) ilcita a conduta de proprietrio de hotel situado beira do lago Parano, em Braslia, que, desejando utilizar de forma mais eficiente a rea prxima a esse lago artificial, promova o desmatamento da vegetao da rea situada a at 10 metros do curso de gua, para a construo de piscina, independentemente de prvia licena do rgo ambiental responsvel.

www.betaconcursos.com
A CF garante o direito de todos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade da vida, conceituando-o como bem de uso comum do povo a ser defendido pelo poder pblico federal, estadual e municipal. Nesse aspecto, considera-se o bem ambiental um valor a ser protegido, tambm, na esfera criminal. A respeito das disposies acerca desse tema, tratado na CF e na Lei n. 9.605/1998, julgue os prximos itens. 114. (CESPE- AGU 2007) Se Vtor, funcionrio federal de ente de fiscalizao ambiental pertencente ao SISNAMA, sonegar dados tcnicos em procedimento de licenciamento ambiental, ser processado em vara criminal da justia estadual, podendo ser condenado a pena de recluso de um a trs anos. 115. (CESPE- AGU 2007) Em caso de desmatamento criminoso em unidade de conservao no DF, administrada pela Unio, o autor do crime ser processado e julgado pela justia do DF. 116. (CESPE- AGU 2007) Crime de pesca realizado em rio interestadual deve ser julgado no juzo federal competente, ao passo que crime de pesca realizado em rio estadual deve ser objeto de denncia de membro do Ministrio Pblico estadual respectivo. 117. (CESPE- AGU 2007) O princpio do poluidor-pagador, dispositivo internacional da proteo do meio ambiente, ainda no foi incorporado legislao infraconstitucional brasileira. 118. (CESPE- AGU 2007) No h relao entre o princpio da precauo e as regras previstas no estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA). 119. (CESPE- AGU 2007). O estudo de impacto ambiental (EIA) e o seu relatrio (RIMA) so documentos tcnicos de carter sigiloso, de forma a impedir danos s empresas concorrentes da obra pblica em estudo. 120. (CESPE- AGU 2007) O princpio da ampla informao, existente no direito do consumidor, tambm influi na proteo nacional e internacional do meio ambiente. 121. (CESPE- AGU 2007) O princpio da participao da populao na proteo do meio ambiente est previsto na Constituio Federal e na ECO-92. 122. (Procurador do MP do TCE/MG 2007) Dentre os crimes ambientais, NO admite a modalidade culposa o de: a) conceder a funcionrio pblico licena em desacordo com as normas ambientais para obra cuja realizao dependa de ato autorizativo do Poder Pblico. b) causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que possam resultar em danos sade humana. c) deixar, aquele que tiver o dever contratual de faz-lo, de cumprir obrigao de relevante interesse ambiental. d) destruir bem especialmente protegido por lei. e) fazer o funcionrio pblico afirmao falsa em procedimento de autorizao ou de licenciamento ambiental. 123. (CESPE AGU 2005) Julgue os itens a seguir, que versam sobre o direito internacional ambiental.

www.betaconcursos.com
I- Entre os danos ambientais transfronteirios, apenas aqueles causados por atividades de risco proibidas pelo direito internacional geram para as vtimas direito de reparao de prejuzos. II- O regime jurdico preponderante no sistema internacional de responsabilidade por danos ambientais, previsto nas principais convenes internacionais relativas ao tema, o da responsabilidade objetiva. III- Atualmente, entende-se o dano ambiental transfronteirio com sendo aquele que tem sua origem no territrio de um Estado e que projeta seus efeitos negativos no territrio de um Estado vizinho, sem alcanar, contudo, as reas de domnio comum internacional. IV- O ataque lanado internacionalmente, que sabidamente causar prejuzos extensos, duradouros e graves ao meio ambiente e que se revele claramente excessivo, em relao vantagem militar global concreta e direta que se previa, considerado crime de guerra segundo o Estatuto de Roma. a) Esto corretas apenas I , II e III; b) Esto corretas apenas II e IV; c) Esto corretas apenas II , III e IV; d) Esto todas corretas. 124. (OAB/MT 2005, III) Sobre o direito ambiental assinale a verdadeira: a) a sano penal no aplicvel a quem causa dano ambiental e posteriormente o recupera; b) a reparao in natura no isenta o agressor das sanes penais e administrativas previstas no ordenamento jurdico; c) a responsabilidade penal est condicionada existncia de responsabilidade administrativa do agressor; d) a responsabilidade administrativa depende do reconhecimento da responsabilidade civil. 125. (Promotor de Justia SP 85 Concurso) Assinale a alternativa incorreta. O compromisso de ajustamento de conduta: a) precisa ser homologado em juzo; b) dispensa a participao de advogados das partes envolvidas; c) se constitui em ttulo executivo extrajudicial; d) deve ser tomado por termo por rgo pblico legitimado ao civil pblica; e) no exige a presena de testemunhas instrumentrias. 126. ( Procurador Federal AGU 2007) A CF garante o direito de todos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida, conceituando-o como bem de uso comum do povo! A ser defendido pelo poder pblico federal, estadual e municipal. Nesse aspecto, considera-se o bem ambiental um valor a ser protegido, tambm, na esfera criminal. A respeito das disposies acerca desse tema, tratado na CF e na Lei n 9.605/98, julgue os prximos itens. I Se Vtor, funcionrio federal de ente de fiscalizao ambiental pertencente ao SISNAMA , sonegar dados tcnicos em procedimento de licenciamento ambiental, ser processado em vara criminal da justia estadual, podendo ser condenado a pena de recluso de um a trs anos. II- Em caso de desmatamento criminoso em unidade de conservao no DF, administrada pela Unio, o autor do crime ser processado e julgado pela justia do DF. III Crime de pesca realizado em rio interestadual deve ser julgado no juzo federal competente, ao passo que crime de pesca realizado em rio estadual deve ser objeto de denncia de membro do Ministrio Pblico estadual respectivo.

www.betaconcursos.com
a) Apenas a assertiva I est correta. b) Apenas a assertiva II est correta. c) Apenas a assertiva III est correta. d) Todas esto corretas. 127. De acordo com a teoria do risco integral, a responsabilidade civil por dano ambiental no afastada em face da ocorrncia de caso fortuito, e o agente causador do dano fica sujeito obrigao de repar-lo. 128. (CESPE Advogado da Unio 2002) A propositura de ao civil pblica pelo Ministrio Pblico, visando a reparao a danos causados ao meio ambiente, no impede a propositura de ao individual para a reparao de danos oriundos do mesmo fato, no se verificando litispendncia entre as aes. 129. (CESPE Advogado da Unio 2002) Perante a Constituio de 1988, a gua doce bem de domnio privado, limitado a conflitos de vizinhana ou aproveitamento para energia eltrica. 130. (CESPE Advogado da Unio 2002) Os recursos hdricos brasileiros constituem recursos naturais limitados cujo uso prioritrio deve dirigir-se ao consumo humano e dessedentao de animais. 131. (CESPE Advogado da Unio 2002) vigente, res nullis. A gua, perante a legislao de recursos hdricos

132. (CESPE Advogado da Unio 2002) A gesto de recursos hdricos centralizada na Agncia Nacional de guas (ANA), instituda pela Lei n 9.984/00. 133. ( CESPE Juiz Federal Substituto 2007) Os modos de criar e de fazer enraizados no cotidiano de comunidades, tais como tcnicas tradicionais de construo naval, integram o patrimnio cultural brasileiro, sendo meio idneo para a sua proteo o registro. 134. (CESPE Juiz Federal Substituto 2007) Sem prejuzo da atuao da comunidade, a Unio, no exerccio de sua competncia administrativa, deve adotar medidas de proteo do patrimnio cultural brasileiro, no qual tambm se incluem as formas de expresso e as criaes tecnolgicas, adotando, para tanto, medidas de tombamento, desapropriao, inventrios ou outras formas de acautelamento. 135. (CESPE Juiz Federal 2006 TRF 5 Regio) As manifestaes das culturas populares, indgenas e afro brasileiras, e dos demais grupos participantes do processo civilizatrio nacional esto constitucionalmente previstas como objeto de proteo estatal. 136. (CESPE Juiz Federal 2006 TRF 5 Regio) Um stio fossilfero pode ser tido como exemplo de patrimnio cultural brasileiro, de natureza material, por seu valor paleontolgico e cientfico. 137. (CESPE Juiz Federal 2006 TRF 5 Regio) As formas de acautelamento e preservao do patrimnio cultural brasileiro so previstas pela Constituio Federal de forma taxativa.

www.betaconcursos.com
138. (CESPE- Advogado da Unio 2007) A demarcao de terras indgenas tem, entre outras, a funo de criar uma nova delimitao espacial da titularidade indgena, tendo caractersticas de ato constitutivo. 139. (CESPE- Advogado da Unio 2007) Caso uma comisso parlamentar de inqurito com funcionamento em Braslia intime um indgena, que mora no estado do Mato Grosso, a prestar depoimento na condio de testemunha, no DF, haver violao s normas constitucionais que conferem proteo especfica aos povos indgenas, uma vez que a intimao do indgena configuraria, em tese, constrangimento sua liberdade de locomoo, por ser vedada pela CF a remoo dos grupos indgenas de suas terras, salvo nas hipteses constitucionalmente elencadas. 140. (CESPE- Advogado da Unio 2007) A CF, ao assegurar aos ndios direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam, foi coerente com a tradio do direito indigenista que consagrou o indigenato, ou seja, o instituto jurdico por meio do qual se reconhece, no Brasil, o direito dos ndios sobre as terras que ocupam, independentemente de ttulo aquisitivo, nos mesmos moldes do sistema romanstico da posse e da propriedade, previsto na legislao civil. 141. (CESPE- Procurador da Repblica, Concurso 22) A propsito do regime jurdico dos recursos minerais, assinale o item incorreto: a) Por serem bens da Unio, a competncia legislativa para regular os recursos minerais e seu aproveitamento federal, muito embora, no que concerne competncia material, a CF/88 tenha-a conferido aos outros nveis do Governo; b) As jazidas e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidrulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de explorao ou aproveitamento, e pertencem Unio, garantidas ao concessionrio e ao proprietrio do solo partes iguais do produto da lavra; c) De acordo com o texto constitucional, lcito afirmar que juridicamente h intensidades diversas entre recursos, reservas e riquezas minerais; d) Entende-se por jazidas a massa de substncias minerais, ou fsseis, existentes no interior ou na superfcie da terra e que sejam ou venham a ser valiosas pela indstria, enquanto a mina corresponde jazida na extenso concedida. 142. (CESPE- Procurador da Repblica, Concurso 20) Assinale a alternativa correta: a) as usinas que operem reator nuclear tero sua localizao definida em lei complementar; b) as terras devolutas indispensveis preservao ambiental, assim definidas em lei, pertencem Unio; c) levando em considerao a necessidade de proteo do meio ambiente, o Estado no favorecer, de modo algum, a organizao da atividade garimpeira; d) nenhuma das alternativas est correta. 143. (CESPE- Procurador da Repblica, Concurso 19) O interesse que fundamenta a proteo ambiental h de ser, sempre, difuso , no podendo ser coletivo. 144. (CESPE- Procurador da Repblica, Concurso 13) Integra o domnio pblico os bens adiante indicados e assim conceituados: a) terras devolutas: aquelas que, pertencentes ao domnio pblico de qualquer das entidades estatais, no se acham utilizadas pelo Poder Pblico, nem destinadas a fins administrativos especficos;

www.betaconcursos.com
b) terrenos de marinha: todos os que, banhados exclusivamente pelas guas do mar, tm a sua extenso varivel em funo do movimento das mars; c) terras indgenas: aquelas que por lei ou contrato, ou mediante desapropriao, a Unio e os Estados doaram s tribos aculturadas; d) guas contguas: aquelas situadas entre o litoral e o limite do mar territorial. 145. (CESPE- Procurador da Repblica Concurso 16) Sobre a preservao das florestas, no tocante ao aspecto de recursos naturais, a competncia para legislar : a) da Unio; b) dos Estados, do DF e dos Municpios; c) dos Estados e do DF; d) concorrente entre a Unio, Estados e DF. 146. (CESPE- Juiz Federal Substituto 2007) Em relao s limitaes administrativas de interesse ambiental, julgue o item subseqente: A reserva legal florestal tem como caractersticas a compulsoriedade e a perpetuidade, transferindo-se, pois, para o adquirente de um imvel desmatado o nus de instituir a reserva, independentemente de ter sido ele o responsvel pela supresso da vegetao. 147. (CESPE Juiz Federal Substituto 2007) A licena prvia um instrumento pelo qual a administrao atesta a viabilidade da obra ou da atividade, mas a sua expedio independe de EIA e de RIMA, visto que, por ela, ainda no se acha autorizada a operao do empreendimento. 148. (CESPE Juiz Federal Substituto 2007) A exigncia, ou no, de EIA decorre sempre da discricionariedade do administrador, que deve verificar, em cada caso, o grau de ofensividade ambiental do empreendimento proposto e determinar, se necessria, a formao do EIA e do RIMA. 149. (CESPE Juiz Federal Substituto 2007) O licenciamento ambiental um procedimento por meio do qual o Estado desenvolve seu poder de polcia no mbito preventivo, exercendo o controle prvio sobre atividades potencialmente causadoras de dano ao meio ambiente. 150. (CESPE- Juiz Federal 2004) Se, em uma dada pesquisa desenvolvida no estado do Cear, restar comprometida a diversidade ou o patrimnio gentico do pas, a Unio, o estado e o municpio tero competncia comum para fiscalizar a entidade responsvel. . Gabarito: 1-A; 2-B; 3-C; 4-A; 5-C; 6-B; 7-C; 8-C; 9-B; 10-C; 11-C; 12- A; 13-C; 14-A; 15-D; 16-D; 17-C; 18-A ;19-D; 20-C; 21-A; 22-D; 23-B; 24-D; 25-C; 26-B; 27-C; 28-C; 29-A; 30-B; 31-B; 32-C; 33-B; 34-D; 35-E; 36D; 37-E; 38-A; 39-B; 40-D; 41-C; 42-D; 43-B; 44-C; 45-D; 46-B 47-C; 48-C; 49-B; 50-C 51-A; 52-B; 53-B; 54-C; 55-D; 56-C; 57-B; 58-A;59-C; 60-C; 61-F; 62-V; 63-F;64-F; 65-F; 66-F; 67-V; 68-F; 69-V; 70-V; 71V; 72-V; 73-V; 74-V; 75-F; 76-D; 77-B; 78-C; 79-A; 80-D; 81-A; 82-C; 83-E; 84-E; 85-C; 86-C; 87-E; 88-E; 89-C; 90-C; 91-C; 92-E; 93-E; 94-C; 95-E; 96-E; 97-A; 98-B; 99-D; 100-D; 101-A; 102-C; 103-D; 104-C; 105-C; 106-E; 107-C; 108-D; 109-F; 110-V; 111-F; 112-F; 113-V; 114-F; 115-F; 116-V; 117-F; 118-F; 119-F; 120-V; 121-V; 122- F; 123- B; 124-B; 125-A; 126-C; 127-V; 128-V; 129- F; 130-V; 131-F; 132-F; 133-V; 134-V; 135-V; 136-V; 137-F; 138-F; 139-V; 140-F; 141-B; 142-B; 143-F; 144-A; 145-D; 146-V; 147-F; 148-F; 149-V; 150-V.

S-ar putea să vă placă și