Sunteți pe pagina 1din 6

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA

ARTUR JORGE DA C. T. DA VEIGA

Tema: A Complexidade da Gesto do Servio de Enfermagem

Trabalho realizado no contexto da Unidade Curricular Gesto para a Prtica Especializada Curso de Mestrado Em Enfermagem Mdico-Cirrgica

Coimbra, Maio de 2012


1

SUMRIO Introduo

2 3

Gesto das prticas de sade: O ser cuidado e o trabalhador que conhece ou tem capacidade de conhecer, constituinte de equipes potencializadas 3 Concluso 5 Referncias Bilbliogrficas 6

Introduo O contexto atual da sade passa por imensas mudanas e exige dos profissionais das organizaes e dos servios de sade respostas diferenciadas que atendam s particularidades e necessidades em cada mbito, principalmente no que diz respeito a eficincia, efetividade e eficcia da ateno prestada. Diante disso, a gesto de servio de sade, associa-se no s s dimenses sociais, polticas e econmicas que compem o macro espao poltico do trabalho, mas essencialmente s interaes e intersubjetividades constituintes do micro espao politico O cotidiano do trabalho em sade. A organizao Um sistema complexo, aberto e dinmico. A gesto das prticas de sade exige a discusso a respeito da diversidade humana como ser racional, louco, produtor, tcnico, construtor, ansioso, esttico, instvel, ertico, destruidor, consciente, inconsciente, mgico, religioso, neurtico. Tambm exige o dilogo entre parceiros ou atores sociais, reconhecendo igualdades e diferenas biolgicas, sociais, poltica e culturais. Esses aspetos esto interrelacionados na complexidade do ser humano e nas relaes de cuidado. O pensamento multidimensional contempla todas as dimenses do viver humano e social, considerando que [] se somos seres simultaneamente fsicos, biolgicos, sociais e culturais, psquico e espirituais, evidente que a complexidade reside no fato de se tentar conceber a articulao, a identidade e a diferena entre todos os aspetos (Morin, 1990 p. 138).

Gesto das prticas de sade: O ser cuidado e o trabalhador que conhece ou tem capacidade de conhecer, constituinte de equipes potencializadas. As mudanas sociais e tecnolgicas ocorridas ao longo da histria contriburam para o surgimento da atual sociedade baseada em informao e conhecimento, tambm conhecida por sociedade ps industrial ou sociedade do conhecimento. um tipo de sociedade j no baseada na produo agrcola, nem na indstria, mas na produo de conhecimentos, de informao, servios, smbolos e esttica e tem por base o capital humano ou intelectual. O conhecimento depois de na era ps industrial ser entendida como novo motor da economia, torna-se principal ativo das organizaes de pessoas, passa a ser um marco fundamental em termos de organizao de trabalho nos processos de gesto unindo a conceo e a execuo da tarefa que antes eram divididas. As organizaes necessitam investir em seus recursos mais essenciais: pessoas qualificadas e com conhecimento. Necessitam tambm criar um ambiente no qual estas pessoas compartilhem o conhecimento internamente e,
3

apliquem-no para a criao de novos conhecimentos, materializados em produtos, processos e servios. O conhecimento pode ser classificado como explcito ou tcito. Conhecimento Explcito aquele codificado, mais fcil de comunicar e passvel de transferncia via sistemas de informao. aquele que verbalizado e controlvel. Conhecimento Tcito a pessoal, difcil de imitar, dependente do contexto e sua transferncia ocorre por meio de socializao. O trabalhador do conhecimento tem a necessidade de cada vez mais trabalhar em equipe, como o caso do da rea de sade, uma vez que o funcionamento das organizaes exige de todos os membros a responsabilidade por sua contribuio e a de ser compreendido pelos demais, o que est longe de acontecer, sobretudo pelas organizaes pblicas de sade que sofrem o forte peso da burocracia estatal e de um modelo centrada no indivduo e na doena. O trabalho em equipe consiste numa modalidade de trabalho coletiva que se configura na relao recproca entre as intervenes tcnicas e a interao dos agentes, classificados como equipe de agrupamento e equipe de integrao. Na equipe de agrupamento ocorre justaposio das aes e o agrupamento dos agentes; Na equipe de integrao ocorre a articulao das aes e interao dos agentes. Nesta modalidade o trabalho requer a identificao de conhecimentos, habilidades e tecnologias que lhe so necessrios, associada identificao da melhor maneira de constru-los na formao profissional. Assim surgem novas competncias aos profissionais de sade como as de articulador e interlocutor. Amplia suas funes no sentido de se tornar corresponsvel pelo acrscimo de suas necessidades e pelo estabelecimento de relaes produtivas entre os membros de equipa. As necessidades a serem acrescidas: produtividade; Ao aprendizado; Ao gerenciamento de informaes; conquista de uma identidade e de reconhecimento.

As equipes se tornam mais potencializadas quando tm conhecido o seu espao social de atuao com mais autonomia, crescimento nos conhecimentos tcnicos e dilogo mais autntico entre disciplinas. Uma abordagem atual sobre o desempenho de equipes de trabalho, baseada nos conhecimentos sobre caos e complexidade refere-se ao meta learning model que carateriza-se num processo de aprender no qual a equipe ou
4

pessoa capaz de dissolver os atractores que limitam suas possibilidades de ao para obter melhore resultados e capaz de gerar atractores que abrem suas possibilidades de ao. Na era do conhecimento torna-se importante a busca de novas competncias nos modos de organizar o trabalho, nas atitudes profissionais integradas aos sistemas sociais de relaes, interaes e associaes mltiplas, em suas diversas dimenses, abrangncias e especificidades. Somente a modificao nas formas de pensamento e interao do trabalhador nas equipes poderia ser capaz de transformar polticas e prticas enraizadas. O trabalhador de sade como ser do conhecimento, co-responsvel pelo suprimento de suas necessidades e pelo estabelecimento de relaes entre os membros de equipe, lida com o conhecimento, aprende, troca, elabora, reelabora, transforma o conhecimento explcito em tcito e o tcito em explcito. Com isso capaz de melhorar as prticas de sade e de cuidado. O ideal da busca por melhores prticas pressupe mudanas no comportamento individual/coletivo/organizacional, nos mtodos de trabalho, no livre fluxo de informaes e na incorporao da reflexo crtica. Critrios para definio de melhores prticas em sade Sucesso comprovado; Quantificao e demonstrao por diversos indicadores; Inovao Certo grau de criatividade Promoo de resultados positivos; Replicao para melhorar outros cenrios; Importncia local.

O conceito de melhores prticas de sade considera a reflexo crtica uma ferramenta para pensar a ao, o porqu da ao e como esta poderia ser mais efetiva. Cada programa e poltica de sade devem adaptar-se s circunstncias locais, populao para a qual se destina, aos recursos disponveis e aos atores participantes, trabalhadores, usurios/clientes, gestores, fornecedores, etc.

Concluses Refletir sobre a gesto em sade implica reconhecer uma nova viso das prticas de sade, sistema de sade, sistema de cuidado, cuidado complexo, melhores prticas, equipes competentes ou potencializadas, trabalhadores de sade, interconetividade das aes em sade, etc.
5

O ser humano complexo, plural, com capacidade de conhecer, scio-polticocultural, com aptides para produzir, construir, aprender, conhecer, evoluir, etc. Busca o conhecimento como forma de superao de seus limites, reconhecendo sua interdependncia e se fortalecendo pelas relaes, interaes e associaes com seus pares e recursos da natureza. Todos os profissionais de sade, como trabalhadores do conhecimento, tm o compromisso de operar mudanas e transformaes atravs da prtica do cuidado sade e vida. A gesto das prticas de sade centra-se em polticas e estratgias articuladas com os movimentos das estruturas e propriedades do sistema de sade nele inerente o sistema de cuidados, nos seus avanos e retrocessos, cujos resultados mostram ganhos e perdas na descentralizao, regionalizao, hierarquizao, e de participao da comunidade nas decises do setor.

Referncias bibliogrficas ERDMANN, Alocoque [et al.] Gesto das Prticas de Sade na Perspetiva do Cuidado Complexo MORIN, Edgar Cincia com Conscincia. 8 ed. Mem Martins: Publicaes Europa Amrica, 2001. ISBN 978852860579 MALAGUTTI, William; CAETANO Karen Gesto do Servio de Enfermagem no Mundo Globalizado. Rio de Janeiro:Editora Rbio, 2009. ISBN: 978-857771-054-6 PARREIRA, Pedro As Organizaes. Coimbra: Formasau, 2005. Isbn: 9728485-46-8.

S-ar putea să vă placă și