Sunteți pe pagina 1din 2

Relato de experincia sobre o uso das Redes Sociais on-line na Educao

Anderson Luiz de Oliveira anderson.oliveira178@etec.sp.gov.br UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING Maring / PR

Introduo e Justificativa No mbito do mundo tecnolgico em que parecemos, paradoxalmente h obstculos a serem vencidos na pedagogia: o uso da internet e os meios de comunicao da mesma. Nesta, analisado o uso das redes sociais on-line como meio de comunicao entre alunos e professores atravs da investigao de casos de sucessos, investimentos pblicos e privados, exemplos de uso positivos e negativos das redes e relatos de usurios.

Objetivo Avaliar se o uso das redes sociais on-line na educao vivel e quais as formas de utiliz-la disciplinadamente a partir de anlise de casos conhecidos e realizados com xito. Tem como objetivo tambm analisar em um contexto geral a utilizao das redes sociais como material de apoio para o aprendizado, sua eficcia ou ineficincia e os eventuais problemas que podem ocorrer no uso deste recurso de comunicao.

Descrio H tempos pesquisas apontam, que a cada ano que se passa, cresce o uso da Internet no pas. Desses 90% dos estudantes que possuem acesso Internet, o maior perodo de navegao em pginas de redes sociais, cerca de 70%. Basta um celular com acesso Internet que o uso das redes torna-se sem fronteiras, em funo disso, o Governo do Estado de So Paulo criou a lei de proibio do uso de celulares dentro das salas de aula, justificando pelo o uso indisciplinado das redes durante as aulas. Mas como tornar o uso das redes como um fator positivo para educadores e alunos? possvel apresentando primeiramente o poder das redes sociais aos professores e como utiliz-las, treinamentos e capacitaes so necessrias para adaptar os professores a esta nova realidade, uma vez o professor sabendo como utilizar tal ferramenta ele poder criar em sua rede social uma extenso de sua sala de aula de forma a causar mais interesse por parte dos alunos e fazendo da rede uma aliada na aprendizagem, ou seja, usando de uma boa maneira. A criao de ferramentas de gesto de contedo para facilitar o uso do professor tambm deve ser levada em considerao como o uso auxiliar de blogs e AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Concluso O trabalho aponta dados que mostram a viabilidade do uso positivo das redes sociais na educao, desde que o seu uso seja planejado para que no se torne ineficaz, desorganizado, evitando assim eventuais transtornos disciplinares por partes dos alunos com publicaes inadequadas de modo a prejudicar todo o esforo da escola e do professor. Temos exemplos de investimentos governamentais como o Click Idia no

Estado de So Paulo e relatos coletados de professores de alunos que fazem uso massivo de blogs e redes sociais para aumentar o volume de contedo das aulas sem comprometer o rendimento, de modo a tornar o contedo sempre interessante. As capacitaes tambm esto cada vez mais presente na agenda dos professores, como as realizadas pelo Centro Paula Souza de So Paulo; a mdia tambm auxilia publicando experincias vividas em outras instituies como no Instituto Ayrton Senna e escolas das favelas do Rio de Janeiro.

S-ar putea să vă placă și