Sunteți pe pagina 1din 4

Estrutura e desenvolvimento do sistema imune

As clulas do sistema imune se encontram espalhadas pelo corpo ou nos rgos linforeiculares. Os linfcitos so imuncitos predominantes, embora existam moncitos, macrfagos, eusinfilos (raros) e matcitos. Todas as clulas do sistema imune se originam de uma clula nica pluripotente com renovao prpria encontrada na medula ssea. Linfcitos- A sua maioria encontrada no bao, linfonodos e nas placas de peyer do leo. Macrfagos- Tecido conjuntivo, pulmes, fgado, sistema nervoso, cavidade serosa, ossos, articulaes e rgo linfoides. Os tecidos linfoides do corpo podem ser divididos em; Primrios ou centrais (timo e medula ssea) Produzem, maturam, diferenciam e proliferam as clulas Secundrios ou perifrico (linfonodo, bao, placa de peyer e tonsila) Onde h a identificao do patgeno Tercirio Localizaes ectpicas.

Organizao do sistema imune ORGOS LINFIDES Timo Primeiro rgo a produzir linfcitos. Est protegido da exposio do antgeno por meio de uma barreira epitelial que cerca a cortical tmica. No participa diretamente das reaes imune, mas d o microambiente necessrio para a maturao das clulas T (sentido crtex ->medula). A medula possui corpsculos de Hassal que so compostos de camadas de clulas epiteliais, alguns macrfagos e clulas epiteliais. Sua funo desconhecida, mas pode ser o lugar onde os linfcitos morrem. A maioria das clulas que so produzidas no timo morrem nele. Linfonodos Estruturas encapsuladas em forma de feijo ou arredondas localizados na juno dos trajetos linfticos principais. Eles funcionam como filtros para partculas estranhas e detritos celulares que participam como rgos centrais na circulao dos linfcitos. Bao O bao um rgo linfoide secundrio e executa vrias funes no imunolgicas. Filtrao do sangue e a converso da hemoglobina em bilirrubina. (Parte Vermelha) Acmulos de Clulas T e B (Polpa branca).

MALT- Tecido linfoide associado mucosa: GALT- Tecido Linfoide associado ao intestino BALT- Tecido linfoide associado aos brnquios

Tonsilas As clulas B predominam nesses folculos, elas dependem de antgeno e por isso os clones de memria se expandem e se diferenciam em plasmcitos.

CLULAS IMUNOLGICAS: Linfcito: Clula que tem a cromatina nuclear densamente empacotada e uma pequena borda de citoplasma Linfcito B Se caracteriza pela presena da Imunoglobulina M (IgM) na sua superfcie (podendo apresentar tambm as outras imunoglobulinas)
um tipo de linfcito que constitui o sistema imune. Ele tem um importante papel na imunidade humoral e um essencial componente do Sistema imune adaptativo. A principal funo das clulas B a produo de anticorpos contra antgenos. Aps sua ativao os linfcitos B podem sofrer diferenciao em plasmcitos ou clulas B de memria. Podem ser encontrados nas paredes do intestino, apndice, amgdalas, bao e outros rgos. Ao passo que os linfcidos B desenvolvem-se nesses tecidos.

Linfcito T- pertencem a um grupo de glbulos brancos do sangue e so os principais


efectores da chamada imunidade celular. So fabricados na medula ssea e sofrem posterior maturao no timo a partir de precursores indiferenciados da medula ssea. no timo que os linfcitos T adquirem os respectivos receptores membranares especficos. H vrios sub-grupos de linfcitos T, nomeadamente os Linfcitos T Auxiliares CD4+ (Helper), Citotxicos CD8+, Memria, Reguladores, Natural Killer

Clulas NK: (do ingls Natural Killer Cell) so um tipo de linfcitos (glbulos
brancos responsveis pela defesa especfica do organismo). Tm um papel importante no combate a infeces virais e clulas tumorais. Identificadas pela primeira vez em 1975, foram rotuladas de Exterminadoras Naturais (Natural Killer), pela sua actividade citotxica contra clulas tumorais de diferentes linhagens, sem a necessidade de reconhecimento prvio de um antignio especfico, contrariamente ao funcionamento dos linfcitos T[1]. Elas so activadas em resposta a diversos estmulos, nomeadamente por citocina produzidos por outros elementos do sistema imunitrio, por estimulao dos receptores de Imunoglobulinas FcR, presentes na sua membrana celular, e pelos receptores de activao ou inibio, especficos das clulas NK. As clulas NK so citotxicas (txicas para a clula) e identificam as clulas que esto com vrus (consequentemente comprometidas) e as destroem. As clulas NK so componentes importantes na defesa imunitria no especifica. Partilham um progenitor comum com os linfcitos T. So originrias da medula ssea e so descritos como grandes e granulares. Estas clulas no destroem

os microorganismos patognicos directamente, tendo uma funo mais relacionada com a destruio de clulas infectadas ou que possam sercancergenas. No so clulas fagocticas. Destroem as outras clulas atravs de mecanismos semelhantes aos usados pelas T CD8+ (T Citotxicas), atravs da degranulao e libertao de enzimas que activam os mecanismos de apoptose da clula atacada. Estas clulas so activadas em resposta a interferons ou a citocinas provenientes de macrfagos. A sua principal funo est relacionada com as infeces virais e o seu controle, atravs da eliminao das clulas infectadas, evitando assim a multiplicao dos vrus.

Clulas dendrticas: Originam-se da mdula ssea mas pertencem a uma linhagem hematopoitica distinta. So potentes estimuladoras das reaes leucocitrias mista e capaze de apresentar antgenos para as respostas imunes primrias. Sua principal funo
capturar e transportar os antgenos para a drenagem nos linfonodos. As clulas dendrticas amadurecem para se tornarem eficientes na apresentao do antgeno. A maturao ocorre em resposta aos produtos microbianos ou aos sinais emitidos pela clula T ativada. Constituem-se de 1% das clulas circulantes no sangue perifrico. Localizam-se nos tecidos: pele, TGI, e no sistema respiratrio (porta de entrada para os microorganismos). Capturar e transportar antgeno para o linfonodo onde esto os linfcitos.

FAGCITOS MONONUCLEARES (moncitos-macrfagos) Em citologia, chamam-se macrfagos s clulas de grandes dimenses do tecido conjuntivo, ricos em lisossomas, que fagocitam elementos estranhos ao corpo. Os macrfagos derivam dos moncitos do sangue e de clulas conjuntivas ou endoteliais. Intervm na defesa

do organismo contra infeces. Tambm so ativos no processo de involuo fisiolgica de alguns rgos. o caso do tero, que, aps o parto, sofre uma reduo de volume, havendo uma notvel participao dos macrfagos nesse processo. So ativas para matar: bactrias, fungos e clulas tumorais. Tm caracterstica afinidade de cooperao com os linfcitos T e B. Possuem duas grandes funes na resposta imunitrias: fagocitose (partculas maiores que 0,1 ym) (imunolgica ou no) e pinocitose (partculas menores que 0,1 ym). Alm disso, tambm participam da apresentao de antgenos. Expressam numerosos receptores: para citocinas pr-inflamatrias; para molculas da parede bacteriana; para protenas do complemento; para imunoglobulinas; para molculas de adeso.

TIPOS CELULARES ENVOLVIDOS NA FASE INFLAMATRIA DA RESPOSTA IMUNE Hematolinfopoiese: As clulas T predominam nos linfonodos perifricos enquanto as clulas B migram para o MALT. Aps a sua gerao e maturao no timo e na medula ssea, os linfcitos migram para os rgo linfoides secundrios, isto , linfcitos MALT e bao. Aps atravessarem esses tecidos os linfcitos que constituem um compartimento recirculante retornam a circulao por via linftica. Dessa forma viajam repetidamente atravs dos tecidos linfoides secundrios, pelos sangue e pelos linfticos. FILOGENIA DA IMUNIDADE Estuda a evoluo da complexidade dos meios de defesas imunolgicas, levando em conta a evoluo das espcies.

S-ar putea să vă placă și