Sunteți pe pagina 1din 15

PERFIL DE NVEL DOS ALUNOS

Apreciao
Aluno que: Nvel 1 (Um) Apresenta elevado absentismo; No cumpre as regras definidas para o bom funcionamento da disciplina; Apresenta comportamentos inadequados ao contexto de sala de aula; Apresenta dificuldades no relacionamento interpessoal (respeitar e cooperar com os outros e com o professor); No demonstra empenho e interesse nas aulas; Raramente participa nas aulas e quando participa f-lo de forma inoportuna. No tem caderno dirio ou este est muito desorganizado e incompleto; Na aula, no cumpre as tarefas propostas e/ou se empenha na sua realizao; No faz os trabalhos de casa (dentro do prazo estabelecido)

Competncias Transversais
Aluno que: No realiza as tarefas/exerccios propostos para as aulas; No demonstra autonomia na realizao das tarefas; No compreende nem se esfora por compreender os temas abordados; No se esfora por expressar com correco conceitos bsicos; Conhece muito pouco vocabulrio especfico; No se predispe a resolver situaes problemticas; Realiza as fichas de avaliao formativa previstas, no atingindo as competncias aferidas em nenhuma delas, obtendo um nvel de desempenho no satisfatrio. No entrega (dentro do prazo estipulado) a reformulao/correco das fichas em que no obteve resultados satisfatrios e/ou outros exerccios relacionados com os contedos / competncias nelas aferidos, com vontade de ultrapassar as dificuldades manifestadas. Aluno que: Apresenta resistncia na realizao das tarefas/exerccios propostos para as aulas; Demonstra pouca autonomia na realizao das tarefas; Compreende com dificuldade os temas abordados; No consegue expressar com correco conceitos bsicos; Conhece pouco vocabulrio especfico; Tem muita dificuldade em resolver situaes problemticas; Realiza as fichas de avaliao formativa previstas, no atingindo as competncias aferidas em grande parte destas, obtendo um nvel de desempenho no satisfatrio. Nem sempre entrega (dentro do prazo estipulado) a reformulao/correco das fichas em que no obteve resultados satisfatrios e/ou outros exerccios relacionados com os contedos / competncias nelas aferidos, com vontade de ultrapassar as dificuldades manifestadas. Aluno que: 1. Compreende com relativa facilidade os temas abordados; 2. Consegue expressar com correco conceitos bsicos; 3. Conhece suficientemente o vocabulrio especfico; 4. Tem alguma dificuldade em resolver situaes problemticas; 5. Realiza as fichas de avaliao formativa previstas, atingindo mais de metade das competncias aferidas, obtendo um nvel de desempenho satisfatrio. Se em algumas (metade) das fichas, as competncias aferidas no forem atingidas satisfatoriamente, devem, pelo menos, aproximar-se desse nvel de desempenho; 6. Entrega (dentro do prazo dado) a reformulao/correco das fichas em que no obteve resultados satisfatrios e/ou outros exerccios relacionados com os contedos / competncias nelas aferidos, com vontade de ultrapassar as dificuldades manifestadas. Aluno que: Realiza as tarefas/exerccios propostos para as aulas; Apresenta uma boa autonomia na realizao das tarefas; Compreende com facilidade os temas abordados; Consegue expressar com correco e clareza os conceitos bsicos; Conhece bem o vocabulrio; Tem facilidade em resolver situaes problemticas; Realiza as fichas de avaliao formativa previstas, atingindo a maioria das competncias aferidas e obtendo um nvel de desempenho Satisfaz Bem. Se em algumas (metade) das fichas, as competncias aferidas no atingirem esse nvel de desempenho, devem, pelo menos, aproximar-se; Apresenta trabalhos facultativos, sugeridos pelo professor e /ou de iniciativa prpria, com boa qualidade, de forma a melhorar o seu desempenho na disciplina.

Especficas

Aluno que: Nvel 2 (Dois) Apresenta assiduidade irregular; Cumpre com dificuldade as regras definidas para o bom funcionamento da disciplina; Apresenta alguns comportamentos inadequados ao contexto de sala de aula; Apresenta algumas dificuldades no relacionamento interpessoal (respeitar e cooperar com os outros e com o professor); Demonstra pouco empenho e interesse nas aulas; Participa pouco nas aulas e quando participa f-lo de forma negativa. No tem o caderno dirio organizado e nem sempre regista na totalidade os contedos da aula; Na aula, nem sempre cumpre as tarefas propostas e/ou se empenha na sua realizao; No faz a maioria dos trabalhos de casa (dentro do prazo estabelecido).

Aluno que: Nvel 3 (Trs) Apresenta um nvel de assiduidade regular; Cumpre satisfatoriamente as regras definidas para o bom funcionamento da disciplina; Apresenta um comportamento satisfatrio no contexto de sala de aula; Apresenta um relacionamento interpessoal (respeitar e cooperar com os outros e com o professor) satisfatrio; Demonstra um interesse e um empenho satisfatrios nas vrias solicitaes durante as aulas; Tem uma participao regular e satisfatria. Tem o caderno dirio organizado e regista todos os contedos da aula; Na aula, cumpre as tarefas propostas e empenha-se na sua realizao; Faz a maioria dos trabalhos de casa (dentro do prazo estabelecido).

Aluno que: Nvel 4 (Quatro) assduo e pontual; Apresenta um bom comportamento no contexto de sala de aula; Apresenta um bom relacionamento interpessoal (respeitar e cooperar com os outros e com o professor); Demonstra interesse e empenho nas vrias solicitaes durante as aulas; Tem uma participao positiva. Tem o caderno dirio organizado e regista todos os contedos da aula; Na aula, cumpre as tarefas propostas e empenha-se na sua realizao, revelando alguma rapidez e qualidade; Faz a grande maioria dos trabalhos de casa (dentro do prazo estabelecido); Entrega, dentro do prazo e com apresentao e qualidade considervel, os trabalhos de casa mais aprofundados (como trabalhos de pesquisa e outros) que sejam obrigatrios.

Aluno que: Aluno que: assduo, pontual e que cumpre com as regras estabelecidas; Apresenta um comportamento exemplar e que demonstra interesse e empenho na aula; Apresenta um relacionamento interpessoal exemplar (respeitar e cooperar com os outros e com o professor); Tem uma participao muito positiva. Tem o caderno dirio muito bem organizado e funcional; Respeita as normas de comportamento na sala de aula e cumpre as orientaes do professor neste sentido; Na aula, cumpre as tarefas propostas e empenha-se na sua realizao, revelando rapidez e bastante qualidade; Faz a totalidade dos trabalhos de casa (dentro do prazo estabelecido); Entrega, dentro do prazo e com apresentao e qualidade muito satisfatria, os trabalhos de casa mais aprofundados (como trabalhos de pesquisa e outros) que sejam obrigatrios; Realiza a totalidade das tarefas/exerccios propostos para as aulas com autonomia; Compreende com muita facilidade os temas abordados; Expressa com clareza e correco os conceitos estudados; Domina o vocabulrio da disciplina; Tem grande facilidade em resolver as situaes problemticas; Realiza as fichas de avaliao formativa previstas, desenvolvendo com autonomia a quase totalidade das competncias aferidas e obtendo um nvel de desempenho Satisfaz Muito Bem. Se numa das fichas, as competncias aferidas no atingirem esse nvel de desempenho, devem, pelo menos, aproximar-se; Apresenta trabalhos facultativos, sugeridos pelo professor e/ou de iniciativa prpria, com bastante qualidade, de forma a melhorar ainda mais o seu desempenho na disciplina.

Nvel 5 (Cinco)

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLINA DE LNGUA PORTUGUESA Domnio Instrumentos de Avaliao


Observao em aula/ Grelha de registo Observao em aula / Grelha de registo Observao em aula / Grelha de registo

Ponderao (%)
5 Ano 6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Parmetros de Avaliao
Compreenso do Oral
- Compreenso do sentido global e pormenores de enunciados orais; - Distino de diferentes gneros do oral; - Seleco e apreenso de discursos orais variados.

5%

5%

5%

5%

5%

Leitura

- Leitura expressiva; - Leitura com correco; - Interpretao de enunciados escritos; - Obteno de informao.

10%

10%

10%

10%

10%

Expresso Oral

- Expresso oral; - Organizao do discurso; - Adequao do discurso; - Variedade vocabular; - Criatividade de expresso; - Conhecimento explcito da lngua.

Cognitivo

10%

10%

5%

5%

5%

Expresso Escrita

- Produo de texto; - Estruturao de textos; - Apropriao de tcnicas variadas de escrita; - Adequao inteno comunicativa; - Criatividade de expresso; - Conhecimento explcito da lngua.

Grelha de Registo / Textos escritos

20%

20%

20%

20%

20%

Verificao de Conhecimentos (Testes e fichas)


- Realizao de testes e fichas de avaliao

Grelha de registo / Fichas

30%
75%

30%
75%

30%
70%

30%
70%

30%
70%

Total do Domnio Cognitivo (%)


Atitudes e Valores - Registos escritos: Caderno Dirio; Fichas de Leitura (opcional); Portefolio (opcional); - Trabalhos de Casa - Respeito por regras: Assiduidade /Pontualidade; Material; Comportamento; Relao interpessoal (cooperao, respeito e ajuda); Envolvimento e empenho.

Grelha de Registo

5%

5%

10%

10%

10%

Scio-Afectivo

Grelha de Registo

10%

10%

10%

10%

10%

Observao em aula

10%

10%

10%

10%

10%

Total do Domnio Scio-Afectivo (%)

25% 100%

25% 100%

30% 100%

30% 100%

30% 100%

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLIDA DE

LNGUAS ESTRANGEIRAS
Domnio Parmetros de Avaliao Ponderao (%) Instrumentos de Avaliao 5 Ano 6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

ESCREVER / LER - Leitura/interpretao de textos - Uso da lngua (vocabulrio, gramtica) - Produo escrita - Uso do dicionrio Cognitivo FALAR/ OUVIR/LER - Expresso oral - Leitura expressiva - Interaco

Ficha de avaliao (escrita) Ficha de Avaliao (oral)

50% 50% 45% 45% 50%

Grelha de registo Observao directa de aula

10% 10% 10% 10% 10%

ESCREVER/LER/FALAR - Trabalhos prticos (aula) - Expresso e compreenso escrita e oral - Leitura e compreenso de textos escritos e udio

Grelha de registo para: Fichas de trabalho; Fichas de leitura; Trabalhos escritos/orais

15% 15% 15% 15% 10%

Total do Domnio Cognitivo (%) 75% - Registos escritos: - Caderno dirio - Fichas de leitura - Portfolio (opcional) Scio- Afectivo

75%

70%

70%

70%

Grelha de registo

5%

5%

10% 10 % 10%

- Trabalhos de casa

Grelha de registo

10% 10% 10% 10% 5 %

- Respeito por regras: - Assiduidade / Pontualidade; - Material; - Comportamento; - Relao interpessoal (cooperao, respeito e ajuda); - Envolvimento e empenho.

Grelha de registo Observao directa de aula: Trabalho de par / grupo; Actividades dos Grupo disciplinares

10% 10% 10% 10% 15%

Total do Domnio Scio-Afectivo (%) 25%

25%

30%

30%

30%

Total (%)

100% 100% 100% 100% 100%

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLIDA DE MATEMTICA Domnio Parmetros de Avaliao Instrumentos de Avaliao Ponderao (%)
5 Ano 6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Conhece termos, conceitos, propriedades e formas de representao matemtica relativos a cada unidade de Testes/Fichas de ensino Avaliao Compreende e utiliza correctamente os termos e conceitos Articula e aplica os conhecimentos a novas situaes Selecciona e utiliza Trabalhos de pesquisa correctamente o mtodo de (individuais ou em clculo apropriado situao grupo) Utiliza com correco instrumentos diversificados em Trabalhos de diferentes situaes recuperao/remediao Interpreta e adopta estratgias Fichas de trabalho diversificadas na resoluo de problemas Porteflio 1 Comunica com correco e clareza, usando a terminologia adequada Domina a linguagem especfica e a simbologia da matemtica Total do Domnio Cognitivo (%) Pontualidade/Assiduidade

Conhecimentos

60%

60%

60%

60%

60%

Cognitivo

Capacidades/ Aptides

15%

15%

10%

10%

10%

Comunicao

75%

75%

70%

70%

70%

5% 5% Observao e/ ou constatao de situaes grelha de registo 5% 5% 5%

5% 5% 5% 5% 5%
25% 100%

6% 6% 6% 6% 6%
30% 100%

6% 6% 6% 6% 6%
30% 100%

6% 6% 6% 6% 6%
30% 100%

Scio-Afetivo

Participao Comportamento Material Trabalhos de casa Total do Domnio Scio-Afetivo (%)

25% 100%

Total (%)

No caso do professor adoptar

CRITRIOS DE AVALIAO DAS DISCIPLINAS DE CINCIAS DA NATUREZA e CINCIAS NATURAS Domnio Parmetros de Avaliao Adquire e aplica conhecimento cientfico de forma apropriada Interpreta e compreende leis e modelos cientficos simples Pesquisa, selecciona e trata informao correctamente utilizando diversas tecnologias de informao e comunicao Realiza, interpreta e avalia actividades experimentais e representaes grficas Relaciona conceitos de forma crtica Usa linguagem cientfica apropriada e exprime-se de forma clara, oralmente e por escrito Expe, defende e argumenta ideias/conceitos individualmente e/ou em grupo Analisa e sintetiza ideias/conceitos Instrumentos de Avaliao Testes/Fichas de Avaliao Trabalhos de pesquisa (individuais ou em grupo) Trabalhos de recuperao/remediao Fichas de trabalho Ponderao (%)
5 Ano 6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Capacidades/ Aptides

Cognitivo

Conhecimentos

60%

60%

60%

60%

60%

Porteflio 15% Trabalhos prticos 15% 10% 10% 10%

Comunicao

Relatrios

Total do Domnio Cognitivo (%) Pontualidade/Assiduidade Participao Scio-Afectivo Comportamento Material Trabalhos de casa Observao e/ ou constatao de situaes grelha de registo

75%

75%

70%

70%

70%

5% 5% 5% 5% 5%

5% 5% 5% 5% 5%

6% 6% 6% 6% 6%

6% 6% 6% 6% 6%

6% 6% 6% 6% 6%

Total do Domnio Scio-Afectivo (%)

25% 100%

25% 100%

30% 100%

30% 100%

30% 100%

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DAS DISCIPLINAS HISTRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL / HISTRIA Domnio Parmetros de Avaliao Instrumentos de Avaliao
5 Ano

Ponderao (%)
6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Conhecimentos

- Fichas (diagnsticas e formativas) Tratamento de - Trabalhos de informao/Utilizao pesquisa de fontes (individuais/grupo) - Participao oral

30

30

45

45

45

15

15

Cognitivo

- Trabalhos de Compreenso Histrica casa (temporalidade, espacialidade, contextualizao) - Caderno dirio - Trabalhos de pesquisa (individuais/grupo)

Capacidades/ Aptides

5 15

5 15

5 5

5 5

5 5

Comunicao

Comunicao Histria

em

Total do Domnio Cognitivo (%) . Cumprimento do horrio (assiduidade / pontualidade)

75%

75%

70%

70%

70%

5 Scio-Afectivo . Respeito pelas normas (ateno na aula, trazer o material, organizar o material, participar no processo de aprendizagem) . Cooperao com os outros (dilogo / tolerncia) . Autonomia . Criatividade Total do Domnio Scio-Afectivo (%) Observao de Aula

. Grelhas de registo

5 5
25% 100%

5 5
25% 100%

6 6
30% 100%

6 6
30% 100%

6 6
30% 100%

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLINA DE EDUCAO FSICA 2 e 3 Ciclos


Domnio Parmetros de Avaliao Instrumentos de Avaliao
5 Ano
Aquisio, por parte dos alunos, de determinados contedos tericos considerados importantes e relativos aos objectivos do Programa de Educao Fsica para o conhecimento das diversas modalidades: regras; componentes tcnicas e tcticas; utilizao do material; conceitos de higiene; regras de segurana; etc.) Avaliao da prestao do aluno no variado leque de gestos tcnicos e elementos tcticos das diferentes modalidades, assim como das Atitudes. Realizao de testes definidos pelo Dep. Ed. Fsica, e em que o aluno se deve encontrar na zona saudvel da aptido fsica da bateria de testes do Fitnessgram.

Ponderao (%)
6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Conhecimentos *

25% 25%
- Provas escritas; - Provas prticas; - Relatrios; - Trabalhos de pesquisa; - Trabalhos de Grupo; - Oralidade; - Outros.

20% 20% 20%

Capacidades/ Aptides

Cognitivo

50% 50%

50% 50% 50%

Comunicao

Total do Domnio Cognitivo (%)


Atitudes e Valores:
a) Assiduidade/pontualidade. b) Empenho/persistncia e autonomia.

75%

75%

70%

70%

70%

4% 4%
- Fichas de Observao/registos;

4% 4% 4% 4% 9%

5% 5% 5% 5%

5% 5% 5% 5%

5% 5% 5% 5%

Scio - Afectivo

c) Relacionamento/cooperao e solidariedade. d) Cumprimento de regras e responsabilidade. e) Comportamento

4% 4%

- Observao directa.

9%

10% 10% 10%

Total do Domnio Scio - Afectivo (%)

25% 100%

25% 100%

30% 100%

30% 100%

30% 100%

Total (%)

2 ciclo - *) Em Atestados Mdicos de Mdia e Longa Durao, esta rea ter um peso de 75%. 3ciclo - *) Em Atestados Mdicos de Mdia e Longa Durao, esta rea ter um peso de 70%.

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLINA DE EDUCAO MUSICAL 2 e 3 Ciclos

Domnio

Parmetros de Avaliao

Instrumentos de Avaliao
5 Ano

Ponderao (%)
6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

- Interpretao e comunicao
Conhecimentos

- Trabalhos realizados na aula - Grelhas de observao

15% 10% 10% 5% 10% 5% 5% 10%

15% 10% 10% 5% 10% 5% 5% 10% 5%


75%

10% 10% 10% 5% 10% 5% 5% 10% 5%


70%

10% 10% 10% 5% 10% 5% 5% 10% 5%


70%

10% 10% 10% 5% 10% 5% 5% 10% 5%


70%

- Criao e experimentao - Percepo sonora e musical

- Culturas musicais nos contextos - Utilizao correcta da - Caderno dirio linguagem musical - Rigor na interpretao de excertos musicais - Autonomia na execuo da - Fichas Flauta de Bisel formativas -Oral - Escrita - Fichas sumativas Total do Domnio Cognitivo (%)

Cognitivo

Comunica o

Capacidades/ Aptides

5%
75%

- Assiduidade/ Pontualidade Scio-Afectivo - Comportamento - Responsabilidade - Participao/ Empenho - Autonomia

- Observao directa - Grelhas de Observao

5% 5% 5% 5% 5%

5% 5% 5% 5% 5%
25% 100%

6% 6% 6% 6% 6%
30% 100%

6% 6% 6% 6% 6%
30% 100%

6% 6% 6% 6% 6%
30% 100%

Total do Domnio Scio-Afectivo (%)

25% 100%

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DAS DISCIPLINAS DE EVT E EDV Domnio Parmetros de Avaliao Instrumentos de Avaliao
5 Ano
Conhecimentos

Ponderao (%)
6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Compreenso e aquisio de contedos Fichas de avaliao / realizao prtica de trabalhos / pesquisa com recurso s TIC Originalidade, Expressividade e Criatividade Autonomia na execuo dos projectos Utilizao correcta dos materiais, tcnicas e ferramentas / utenslios Expresso de ideias (verbal e graficamente) Rigor na apresentao dos trabalhos Total do Domnio Cognitivo (%)
Fichas de avaliao Fichas de trabalho

10% 10% 15% 10%


Grelhas de registo de trabalhos / observao directa.

10% 10% 15% 10% 10% 10% 10%


75%

10% 10% 15% 5% 10% 10% 10%


70%

10% 10% 15% 5% 10% 10% 10%


70%

10% 10% 15% 5% 10% 10% 10%


70%

Capacidades/ Aptides

Cognitivo

10% 10% 10%


75%

Assiduidade e pontualidade Material necessrio para a realizao da aula Scio -Afectivo Empenho e interesse pelas tarefas. Cooperao com colegas e professores Cumprimento de regras Caderno dirio Organizao, limpeza e rigor na execuo dos trabalhos
(Registo de faltas, verificao do caderno dirio)

Comunicao

3% 3%

3% 3%

4% 4%

4% 4%

4% 4%

Grelhas de observao directa

6% 3% 4% 2% 4%

6% 3% 4% 2% 4%

8% 3% 4% 2% 5%

8% 3% 4% 2% 5%

8% 3% 4% 2% 5%

Total do Domnio Scio-Afectivo (%)

25% 100%

25% 100%

30% 100%

30% 100%

30% 100%

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA Domnio Parmetros de Avaliao Instrumentos de Avaliao


5 Ano
Conhecimentos

Ponderao (%)
6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Identificao de factos e fenmenos. Localizao de fenmenos geogrficos. Compreenso e interpretao de conceitos e noes bsicas. Pesquisar e interpretar informao geogrfica. Seleccionar e utilizar tcnicas grficas. Interpretar, analisar e problematizar relaes entre fenmenos naturais e humanos. Utilizar vocabulrio especfico. Questionar situaes concretas.

Teste de avaliao Ficha de trabalho

30 05

30 05

30 05

Capacidades/ Aptides

Trabalho de casa Trabalho individual

05 15 10 05

05 15 10 05

05 15 10 05

Cognitivo

Trabalho de grupo

Comunicao

Participao oral

Total do Domnio Cognitivo (%) Cumprimento do horrio


Assiduidade Pontualidade Ateno

75%

75%

70%

70%

70%

02 02 03 03 03 03 03 03 02 02 02 02
25% 100% 25% 100% 30% 100%

02 02 03 03 03 03 03 03 02 02 02 02
30% 100%

02 02 03 03 03 03 03 03 02 02 02 02
30% 100%

Respeito pelas normas Scio-Afectivo

Organizao Realizao de tarefas Capacidade de dilogo

Cooperao com os outros

Respeito Tolerncia

Autonomia

Iniciativa Deciso

Criatividade

Imaginao Contextualizao

Total do Domnio Scio-Afectivo (%)

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLIDA DE Cincias Fsico-Qumicas Domnio Parmetros de Avaliao Instrumentos de Avaliao
5 Ano

Ponderao (%)
6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Conhecimentos

Adquire e explica o conhecimento cientfico de forma apropriada;

Fichas de avaliao

60%
Interpreta e compreende leis e modelos cientficos simples; Interpreta e realiza representaes grficas. Realiza, interpreta e avalia atividades experimentais. Pesquisa, seleciona e trata informaes corretamente utilizando diversas tecnologias de informao e comunicao.

60%

70%

Capacidades/ Aptides

Trabalhos prticos/relatrios Trabalhos de Pesquisa (individuais ou em grupo), fichas de leitura ou trabalhos de recuperao.

Cognitivo

10%

10%

10%

Comunicao

Usa linguagem cientfica apropriada e exprime-se de forma clara, oralmente e por escrito; Expe, defende e argumenta ideias/conceitos individualmente e/ou em grupo; Analisa e sintetiza ideias/conceitos.

Total do Domnio Cognitivo (%) Pontualidade/Assiduidade Participao na aula Scio-Afectivo Comportamento Material/Realiza as atividades propostas na aula Trabalhos de casa

75%

75%

70%

70%

80%

a) a) a) a) a)

a) a) a) a) a)

a) a) a) a) a)

30%

30%

20%

Observaes: a) fica ao critrio de cada professor a cotao a atribuir a cada um destes itens. O total da cotao encontra-se no final de cada coluna. Total do Domnio Scio-Afectivo (%)
25% 100% 25% 100% 30% 100% 30% 100% 20% 100%

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLINA DE ED. TECNOLGICA Domnio Parmetros de Avaliao Instrumentos de Avaliao
5 Ano

Ponderao (%)
6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Conhecimentos

Compreenso e aquisio de contedos Aplicar tcnicas e processos de trabalho em montagens simples Desenvolver talentos pessoais, contribuindo para a opo por uma carreira Utilizar aparelhos de medio

10%

10%

10%

10%
Fichas de avaliao Fichas de trabalho Grelhas de registo de trabalhos / observao directa.

10%

10%

Cognitivo

15% 5% 10% 10% 10%


70%

15% 5% 10% 10% 10%


70%

15% 5% 10% 10% 10%


70%

Capacidades/ Aptides Comunicao

Realizar simulaes Utilizao correcta dos materiais, tcnicas e ferramentas / utenslios Expresso de ideias (verbal e graficamente) Representar graficamente peas e modelos simples

Total do Domnio Cognitivo (%) Assiduidade e pontualidade Participao / Cooperao Scio -Afectivo Iniciativa e Autonomia Relaes Interpessoais / Trabalho em Equipa Motivao / Interesse Respeito pelas regras de sala de aula
Grelhas de observao directa
(Registo de faltas, verificao do caderno dirio)

6% 5% 6% 5% 4% 4%

6% 5% 6% 5% 4% 4%

6% 5% 6% 5% 4% 4%

Total do Domnio Scio-Afectivo (%)

30% 100%

30% 100%

30% 100%

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLIDA DE Informtica (ITIC,TIC e CEFs) Domnio

Parmetros de Avaliao
Conhece os conceitos bsicos e a terminologia utilizados nas TIC Mobiliza conhecimentos relativos estrutura e funcionamento bsico dos computadores, de modo a poder tomar decises fundamentadas na aquisio e/ou remodelao de material informtico Rentabiliza as Tecnologias da Informao e Comunicao nas tarefas de construo do conhecimento em diversos contextos do mundo actual Utiliza um processador de texto, um aplicativo de criao de apresentaes e a internet para pesquisa de informao Coopera em grupo na realizao de tarefas Utiliza as potencialidades de pesquisa, comunicao e investigao cooperativa da Internet, do correio electrnico e das ferramentas de comunicao em tempo real Utiliza os procedimentos de pesquisa racional e metdica de informao na Internet, com vista a uma seleco criteriosa da informao Aplica as suas competncias em TIC em contextos diversificados.

Instrumentos de Avaliao

Ponderao (%)
5 Ano 6 Ano 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Conhecimentos

Capacidades/ Aptides

Testes/Fichas de Avaliao (40%)

70%

Cognitivo

Trabalhos de pesquisa (individual ou grupo) Fichas de trabalho Projectos

Comunicao

Total do Domnio Cognitivo (%) Interesse Cooperao Scio-Afectivo Autonomia Participao Respeito pelas regras na sala de aula Respeito pelos colegas e professor(es) Observao e/ ou constatao de situaes grelha de registo

75%

75%

70%

70%

70%

16%

14%

Total do Domnio Scio-Afectivo (%)

25%
100%

25%
100%

30%
100%

30%
100%

30%
100%

Total (%)

CRITRIOS DE AVALIAO DA DISCIPLIDA DE E.M.R.C. Domnio Parmetros de Avaliao Instrumentos de Avaliao


5 Ano
- Capacidade de reconhecer a

Ponderao (%)
6 Ano 10% 7 Ano 10% 8 Ano 10% 9 Ano 10%

importncia da famlia no seu crescimento - Capacidade de reconhecer a importncia do grupo no seu crescimento - Valorizao a realidade envolvente assumindo gestos de solidariedade - Conhecer o mundo e apreci-lo - Entender de forma consciente a proposta da Mensagem Crist - Capacidade de se reconhecer como construtor da sua histria pessoal - Valorizao das relaes interpessoais como espao de construo da felicidade - Identificao da famlia como lugar de comunicao e de desenvolvimento afectivo - Capacidade de respeitar e encorajar a liberdade dos outros - Reconhecer a originalidade do Cristianismo e valorizar o contributo da Igreja Catlica da pessoa e da sociedade

Conhecimentos

Trabalhos individuais

10%

Trabalhos grupo

10%

10%

10%

10%

10%

Cognitivo

Capacidades/ Aptides

Porteflio / Caderno dirio

10%

10%

10%

10%

10%

Jogos de Cooperao TPC

8% 4%

8% 4%

8% 4%

8% 4%

8% 4%

Comunicao

Competncia oral

8%

8%

8%

8%

8%

Total do Domnio Cognitivo (%)


Cumprimento do horrio - assiduidade - pontualidade Respeito pelas normas - ateno - organizao - realizao das tarefas Cooperao com os outros - capacidade de dilogo - respeito - tolerncia Autonomia - iniciativa - deciso Criatividade - imaginao - contextualizao

50% 8%

50% 8%

50% 8%

50% 8%

50% 8%

Scio-Afectivo

13% Grelha de Registo de Observao Direta

13%

13%

13%

13%

14%

14%

14%

14%

14%

7%

7%

7%

7%

7%

6% 50% 100%

6% 50% 100%

6% 50% 100%

6% 50% 100%

6% 50% 100%

Total do Domnio Scio-Afectivo (%)

Total (%)

S-ar putea să vă placă și