Sunteți pe pagina 1din 2
Associação para a promoção do desenvolvimento dos Açores Curso: Técnico de Higiene e Segurança no

Associação para a promoção do desenvolvimento dos Açores

Curso: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho UFCD: STC7 Sociedade Tecnologia e Ciência - fundamentos Formador: Nuno Rainha Formanda: Maria de Fátima Andrade Moniz

No módulo de Sociedade Tecnologia e Ciência fundamentos, lecionadas pelo formador Nuno Rainha com duração de 50 horas foram abordados alguns temas, como os constituintes básicos da célula, biomoléculas que são todas as moléculas que fazem parte da constituição dos seres vivos que formam a partir da união de determinados elementos químicos (bioelementos). Estas biomoléculas podem ser orgânicas e inorgânicas, também tem 3 funções a estrutural, a reguladora e energética. Foram abordados os compostos orgânicos, glícidos, lípidos, proteínas e os ácidos nucleicos. Vimos a importância dos ácidos nucleicos (ADN) como suporte universal da informação genética controlando a atividade celular. Cada organismo é único porque é portador de um ADN único. Foi abordado a estrutura atómica, o núcleo atómico é constituído por protões, partículas com carga positiva, neutrões partículas sem carga, a nuvem eletrónica é constituída por eletrões com carga negativa. Os iões são partículas com carga elétrica positiva e negativa, os de carga negativa chama se aniões e os de carga positiva chamam se catiões. O físico inglês John Dalton considerava o átomo uma esfera indivisível e indestrutível. Já em 1897, Joseph Thomson realizou experiencias que levaram á descoberta de eletrões, e posteriormente propôs o modelo pudim de passas para o átomo. Em 1920, vários cientistas apresentaram o modelo de nuvem eletrónica em que o átomo era composto por neutrões e um núcleo contendo protões e neutrões.

o modelo de nuvem eletrónica em que o átomo era composto por neutrões e um núcleo
o modelo de nuvem eletrónica em que o átomo era composto por neutrões e um núcleo
Associação para a promoção do desenvolvimento dos Açores Foi abordado os níveis de organização da

Associação para a promoção do desenvolvimento dos Açores

Foi abordado os níveis de organização da matéria desde o átomo até ao organismo, composto por célula visualizada pela primeira vez por Robert Hooke em 1665. Visualizamos um documentário em que nos mostrou que a descoberta foi feita do organismo para o átomo. A sua constituição começa no átomo, molécula, célula, tecidos, órgãos, organismos, sociedade, comunidades, ecossistema e finalmente biosfera. Abordados a organização da célula animal e a célula vegetal e suas diferenças. Vimos os níveis de organização (individuo, culturas e ecossistemas), vimos a identidade que é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas. A sociedade, a cultura, as cadeias tróficas, e alguns desastres ambientais como por exemplo o desastre de Minamata no Japão, a tragédia de Bhopal na India, o acidente nuclear de Chernobil que podiam ter sido evitados porque já havia conhecimentos tecnológicos e científicos. Foi elaborado também um trabalho de grupo com vários temas, desde a religião, a homossexualidade, a prostituição, mudanças climatéricas e o aborto, em que tínhamos que debater na sala de aula e dar a nossa opinião, foi muito interessante e diferente e que gerou muitas discórdias dentro da turma. E por fim foi abordado o método científico que é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiencia a fim de reproduzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré- existentes, também a construção da ciência, os tipos de conhecimento e sua evolução. Com esta UFCD e como futura técnica de higiene e segurança no trabalho espero conseguir lidar com diversas culturas, diversas identidades. A tecnologia pode ajudar a desenvolver métodos de trabalho que possam melhorar a qualidade do peixe e aumentar a rentabilidade desta atividade no futuro.

métodos de trabalho que possam melhorar a qualidade do peixe e aumentar a rentabilidade desta atividade
métodos de trabalho que possam melhorar a qualidade do peixe e aumentar a rentabilidade desta atividade