Sunteți pe pagina 1din 4

Minha energia o desafio, minha motivao o impossvel, e por isso que eu preciso ser, fora e a esmo, inabalvel.

01. (FUVEST) circulatrio aberto e fechado. D um Sugesto Caracterize sistema sistema circulatrio exemplo de cada. de Resposta: a) Onde ocorre circulao dupla e incompleta? b) De que tipo a circulao dos peixes? c) Por que o sistema circulatrio das aves e dos mamferos mais eficiente? d) Qual o papel das artrias e veias no sistema circulatrio sistmico?

Sugesto 02. (PUC-SP) O esquema abaixo referente ao corao de um mamfero

de

Resposta:

04. (UNESP) O esquema a seguir apresenta o corao de um mamfero. Baseando-se no esquema, responda:

a) Que nmeros indicam artrias e veias? b) Que nmeros indicam vasos por onde circulam sangue arterial e sangue venoso? c) Que nmeros indicam vasos que participam da circulao pulmonar e da circulao sistmica? Sugesto de Resposta:

a) Quais os nomes dos vasos representados pelos nmeros I e II? b) Qual o destino do sangue que percorre esses vasos? Sugesto de Resposta:

03. (FUVEST) circulao.

Analise

os

esquemas

de

05. (UNICAMP) Os esquemas A, B e C mostram o sistema cardiovascular de vertebrados

a) Classifique o tipo de circulao sangnea apresentada em cada esquema, indicando em qual grupo de vertebrados ocorre. b) Identifique qual o tipo de vaso representado

por um e dois, explicando como varia a presso sangnea e a velocidade de conduo do sangue nesses vasos. Sugesto de Resposta:

mamfero? Sugesto

Justifique de

sua

resposta. Resposta:

09. (FUVEST) vertebrados. 06. (Fuvest) A figura a seguir esquematiza o corao de um mamfero

Considere

corao

dos

a) Que caracterstica do corao dos mamferos impede a mistura do sangue venoso e arterial? b) Que outros vertebrados possuem corao com essa estrutura? c) Por quais cmaras cardacas o sangue desses animais passa desde que sai dos pulmes at seu retorno a esses mesmos rgos? Sugesto de Resposta:

a) Em qual das cmaras do corao, identificadas por A, B, C e D, chega o sangue rico em gs oxignio? b) Em qual dessas cmaras chega o sangue rico em gs carbnico? c) Qual dos vasos, identificados por I, II, III e IV, leva sangue do corao para os pulmes? d) Qual desses vasos traz sangue dos pulmes? Sugesto de Resposta:

10.

(PUC-SP)

Responda:

a) Na evoluo dos vertebrados, qual a estrutura do corao que permitiu a separao completa entre o sangue venoso e o arterial? b) Qual a vantagem fisiolgica de tal separao? Sugesto de Resposta:

07. (UFPR) O sistema circulatrio um importante sistema de integrao entre as diferentes regies de um organismo, em funo do transporte de substncias entre essas regies. Em relao ao sistema circulatrio, responda: a) Como os cnidrios sobrevivem sem esse sistema? b) Quais so as conseqncias, para os animais, da presena de um sistema circulatrio aberto? D um exemplo de animal com esse tipo de sistema. c) Quais foram s tendncias evolutivas relacionadas circulao e ao corao dos vertebrados? Sugesto de Resposta:

11. ((FUVEST) Considere o corao de um mamfero, por exemplo, o do ser humano. a) Qual das quatro cavidades apresenta parede mais espessa? Por qu? b) O que sstole Sugesto de Resposta:

12. (FUVEST) Descreva o caminho de uma hemcia do sangue humano desde o ventrculo direito at o trio esquerdo. Indique as partes do percurso em que o sangue venoso. Sugesto de Resposta:

08. (FUVEST) Na linguagem comum freqente dizer que as artrias carregam sangue arterial (rico em oxignio) e as veias carregam sangue venoso (rico em carbnico). Essa caracterizao vlida para qualquer vaso sangneo de um

13. (FUVEST) O sistema circulatrio dos vertebrados constitudo por uma complexa rede de vasos sangneos distribuda por todo o corpo.

a) Que tipo de vaso sangneo palpamos quando tomamos a pulsao de uma pessoa? O que significa essa pulsao? b) Diferencie veias de artrias. c) Descreva como o sangue flui atravs de uma veia. d) Quais so os vasos do sistema circulatrio humano que realizam as trocas entre o sangue e os tecidos do corpo. e) Qual das quatro cavidades do corao humano apresenta parede mais espessa? Por qu? Sugesto de Resposta:

17. (UFF) Um pesquisador, realizando experincias a fim de estudar a circulao em grupos de animais, injetou hemcias marcadas radioativamente no trio esquerdo de tartarugas e coelhos. Em qual grupo de animais o aparecimento de radioatividade no nvel pulmonar poder ser detectado mais rapidamente? Por qu? Sugesto de Resposta:

14. (UNESP) Durante um exame mdico para se localizar um cogulo sangneo, um indivduo recebeu, via parenteral, um cateter que percorreu vasos, seguindo o fluxo da corrente sangnea, passou pelo corao e atingiu um dos pulmes. a) Cite a trajetria seqencial percorrida pelo cateter, desde sua passagem pelas cavidades cardacas at atingir o pulmo. b) Que denominao recebe a contrao do msculo cardaco que, ao bombear o sangue, possibilitou a passagem do cateter ao pulmo? Qual foi o tipo de sangue presente nessa trajetria? Sugesto de Resposta:

18. (UFPB) Os vertebrados apresentam sistema circulatrio fechado, onde o sangue circula dentro de vasos sangneos. Apresentam um corao como rgo central da circulao que responsvel pela distribuio de gases, hormnios e outras substncias para todo o corpo. As principais modificaes que ocorrem entre os diferentes sistemas circulatrios dos vertebrados adultos referem-se s estruturas anatmicas do corao e aos vasos que partem dele. Em forma de texto, explique como ocorre a circulao nos mamferos. Palavras chaves: simples, dupla, completa, incompleta, trio, ventrculo, venoso, arterial, oxignio, gs carbnico, pulmo, corpo, veias, artrias. Sugesto de Resposta:

15. (UFPB) Em um exame mdico de rotina, um jovem descobre que sua presso arterial igual a 12/8 e que sua freqncia de batimentos cardacos de 70 batimentos/minuto. Qual o significado fisiolgico do valor 12/8 obtido para a presso arterial? Sugesto de Resposta:

19. (UFF) Em relao ao sistema linftico humano responda: a) Quais as suas funes? b) Qual a sua importncia no processo de defesa do nosso organismo? Relacione esse fato ao aparecimento de caroos ou nguas nas axilas ou virilhas? Sugesto de Resposta:

16. (FUVEST) Algumas crianas nascem com um defeito no corao denominado comunicao interventricular, ou seja, uma comunicao entre os dois ventrculos. a) Que conseqncia imediata o defeito traz para a circulao sangnea da criana? b) Qual grupo de vertebrados tem a estrutura normal do corao semelhante de um corao humano com a comunicao interventricular? Sugesto de Resposta:

20. (UFM) As mais comuns doenas cardacas so causadas por m irrigao do msculo cardaco, o que pode parecer uma contradio: quando o sangue est nas cavidades do corao, no pode ser utilizado para irrigar o msculo cardaco. a) Esclarea por que no ocorre essa utilizao. b) Descreva como ocorre a irrigao do

corao. c) Apresente possveis efeitos, no organismo humano, provocados pela m circulao do msculo cardaco. Sugesto de Resposta:

Bom Simulado a todos!

E no fiquem assustados como esse a! Prxima aula, ou seja, amanh corrigimos. Abraos fortes a todos!

S-ar putea să vă placă și