Sunteți pe pagina 1din 23

A

Com uma Da estratgia, No maPanovamoDa: os o Sebrae pretende preparativos do r e v i s t A d A P e q dee n A dobrar o nmero II Paran Business u atendimento Collection. at 2010.

emPresA

Da escola para a empresa: os programas do Sebrae no PArAn no Paran para jovens empreendedores.

O maiOr
no Brasil

evento de empreendedorismo
Pela quarta vez, o Paran palco da Feira do Empreendedor, um evento realizado pelo Sebrae, que trar ciclos de palestras, rodadas de negcios, oficinas, clnicas e reas de exposio para empresrios e futuros empresrios. E mais: oportunidades de negcios.

revistA

dA

PequenA

emPresA

no

PArAn

FCIL PERCEBER A DIFERENA QUE FAZ UMA PUBLICAO DO SEBRAE.

LER AS PUBLICAES DO SEBRAE FAZ TODA A DIFERENA PARA A SUA EMPRESA. A informao a melhor parceira do empresrio. Por isso, o Sebrae desenvolveu uma srie de publicaes sobre negcios. So livros, manuais, cartilhas, guias e pesquisas com dicas importantes para vender mais, organizar a empresa, aumentar a produtividade, controlar as nanas e muito mais. O Sebrae tambm oferece cursos presenciais e pela internet, consultoria 2 Revista SolueS frente. e promove eventos de mercado. Procure o Sebrae e siga em sebRae www.sebrae.com.br

Quem tem conhecimento vai pra frente Revista SolueS sebRae 3

ndice

Editorial
Muitos so os caminhos que levam ao desenvolvimento da cultura do empreendedorismo. E o Sebrae no Paran vai trilhar por todos eles. Nesta
edio, por exemplo, a matria de capa aborda o direcionamento da Feira do Empreendedor a partir de um edital para a escolha de expositores que efetivamente tragam oportunidades de negcios. No outro lado do mundo, no Japo, outra matria mostra a ao do Sebrae do Paran junto aos dekasseguis que todos os anos enviam cerca de US$ 600 milhes para o nosso Estado. Um estudo revelou que perto de 50% deles - e so quase 70 mil originrios principalmente do norte paranaense - desejam abrir um negcio prprio quando do retorno ao Brasil. A ao do Sebrae paranaense, por sinal, est extrapolando fronteiras: s ver o trabalho que est sendo realizado dentro do projeto andeva, com os artesos na Trplice Fronteira. E desenvolver o empreenderismo no significa somente levar as solues existentes, mas sempre estar atento ao que de novo surge em favor das micro e pequenas e empresas em todo o mundo. por isso que em junho comea a funcionar na sede do Sebrae Paran o escritrio da Emilia-Romagna, assunto da entrevista desta edio, com a representante da provncia italiana, Alessia Benizzi. Esta regio da Itlia possui um dos produtos internos brutos mais elevados da Europa, sustentado por uma rede formada por micro e pequenas empresas. Essa a meta: levar e trazer solues. Boa leitura. O Editor
4 Revista SolueS sebRae
Darci Piana Presidente do Conselho Deliberativo Allan Marcelo de Campos Costa Diretor Superintendente Julio Cezar Agostini Diretor Tcnico Vitor Roberto Tioqueta Diretor de Administrao e Finanas Coordenao Geral Unidade de Marketing e Comunicao do Sebrae no Paran Gerente de Marketing e Comunicao Renata Borges Todescato Colaboradores Leandro Donatti Cristiane Almeida Giselle Loures Monica Cubis sebrae@pr.sebrae.com.br http://asn.sebraepr.com.br Editora Ecocidade Rua 13 de Maio, 92 - cj 25 Centro - Curitiba/PR CEP - 80020-941 Tel (41) 3082-8877 Jornalismo, Arte e Publicidade Editora Ecocidade Jornalista Responsvel | DRT 05397 Bernardo Staviski bernardo@ecocidade.com.br Impresso Grfica Capital Tiragem 10.000 exemplares Periodicidade Trimestral

Uma Feira de Oportunidades


Pela quarta vez, o Paran palco da maior feira de empreendedorismo do Brasil. O evento trar informaes para empresrios e futuros empresrios. E mais: oportunidades de negcios.

Entrevista
Alessia Benizzi fala sobre o posto avanado da Emilia-Romagna, regio italiana mundialmente conhecida pela alta concentrao de micro e pequenas empresas e forte desenvolvimento regional.

pg. 08
pg. 12 pg. 16

pg. 06

Cheques: diminua seus riscos Agentes Locais de Inovao

Saiba como evitar dores de cabea na hora de receber cheques e aprenda como fazer o melhor controle. Projeto-piloto que vai levar inovao para aproximadamente 1.500 micro e pequenas empresas lanado no Paran. Programas do Sebrae criam uma cultura empreendedora junto a estudantes do ensino fundamental, mdio e universitrio.

Jovens Empreendedores

pg. 18 pg. 22

andeva
andeva
Um dos maiores projetos de integrao de artesos est sendo realizado na regio da Trplice Fronteira pelo Sebrae no Paran e Itaipu. pg.

Paran Business Collection


Com perspectivas de crescimento no nmero de negcios, a 2 edio do Paran Business Collection pretende dar representatividade ainda maior no cenrio nacional e internacional para a moda produzida no Estado.

30

Dekassegui Empreendedor

A saga de brasileiros, descendentes de japoneses que vo trabalhar no Japo e montam um pequeno negcio no retorno ao Brasil. At dezembro o Sebrae no Paran quer ter 70% dos municpios do Estado mapeados, para dar incio ao estudo de um novo portfolio de solues para pequenas empresas. Programa em parceria com a ONU vem atraindo no s empresrios e profissionais liberais, mas tambm empreendedores de fora do Pas. O Paran o estado brasileiro com o maior nmero de municpios que j implantaram a nova legislao.

pg. 34

Business Intelligence

pg. 37

Empretec

pg. 38

Artigos
Leia nessa edio os artigos A Aventura Empreendedora, de Allan Marcelo de Campos Costa ( esq.), do Sebrae Paran, e A obteno do Grau de Investimento pelo Brasil: qual foi a contribuio das micro, pequenas e mdias empresas e as conseqncias dessas mudanas?, de Jos Cezar Castanhar, da FGV .

Lei Geral

pg. 41

pg. 25 e 42

Revista SolueS sebRae 5

Entrevista|Alessia Benizzi

Sebrae Paran ser sede de um posto avanado da Emilia-Romagna, regio italiana mundialmente conhecida pela alta concentrao de micro e pequenas empresas e forte desenvolvimento regional, sob o comando da representante da Emilia-Romagna para Assuntos de Cooperao Internacional, Alessia Benizzi. O posto fruto de um acordo de cooperao entre o Paran e Emilia-Romagna e vai servir como ponto de apoio para o desenvolvimento de projetos entre as duas regies. A Emilia-Romagna uma das primeiras regies da Itlia em renda per capita e tem sido classificada nos ltimos anos como uma das 15 regies mais ricas da Europa. Estima-se que existam mais de 400 mil micro e pequenas empresas na regio, um territrio formado por nove provncias, com cerca de 4 milhes de habitantes. O nome Emilia-Romagna vem de uma antiga estrada que cruza todo o territrio e liga Roma ao centro da Europa h mais de vinte sculos. Para entender como ser a atuao do escritrio, Solues Sebrae ouviu Alessia Benizzi, ainda na Itlia. A seguir, a entrevista feita por e-mail: Revista Solues Sebrae: Como esto seus planos e expectativas para o incio de funcionamento do escritrio de cooperao Paran/Emilia-Romagna? Alessia Benizzi: Esse ano de colaborao da Regio Emilia-Romagna com o Sebrae Paran vai representar uma tima oportunidade, seja para o nosso territrio regional seja para o Paran. Estamos visando uma perspectiva real de cooperao descentralizada, aonde vo ser os mesmos territrios envolvidos na cooperao, com os diferentes atores do mundo produtivo-econmico, mas tambm social, cultural e em colaborao com as instituies que, graas s analogias e diferenas das prprias realidades, vo estudar solues e oportunidades viveis

Emilia-Romagna: uma empresa para cada 10 pessoas


para um desenvolvimento sustentvel. Revista Solues: Que aspectos da experincia da Emilia-Romagna serviro de base para projetos de desenvolvimento do Paran? Alessia: Com a Lei Regional 12/2002, sobre a cooperao internacional e descentralizada, a regio Emilia-Romagna quis formalizar uma metodologia de in- Revista Solues: possvel trazer terveno que a gente chama de Tavoli para o Paran esse conceito de empaese, ou seja, momentos especficos preendedorismo como para cada 10 de discusso com os atores da coopera- habitantes h uma microempresa e o descentralizada do nosso territrio as redes de pequenas fbricas e a co(Prefeituras, Provncias, ONGs, As- operao empresarial? sociaes de VoluntaAlessia: Acho que a mdia e riados, Universidades, A cooperao pequena empresa, foi um pouco Cooperativas, etc. ) para entre a Regione o segredo da grande aceleraelaborar conjuntamente Emilia-Romagna e o econmica e social da nosestratgias de intervensa Regio e tambm da Itlia Estado do Paran o nas vrias reas que toda, e ela est tambm muito sejam importantes para comeou no mbito ligada com o cooperativismo, interesses estratgicos, agroalimentar, e que foi se desenvolver muito econmicos, polticos, penso que esse no Centro e Norte da Itlia a sociais, com os quais a seja um timo partir dos anos 60. O Paran Emilia-Romagna est mbito para tem uma realidade econmica colaborando. muito dinmica, em que j se comear, dado o No caso recente da interesse tambm v a presena de grandes coocolaborao com o Pa- da Regio Emilia perativas que se tornam atores ran, acho que um dos de nvel mundial. Acho que o indicadores de sucesso Romagna para Estado poder sim se desenvoldas aes que iremos re- o mundo da ver com uma ateno particular alizar daqui para a frente agricultura na para a pequena empresa, e isso vai ser, no mdio e longo Amrica Latina. significa: prazo, fazer uma refle Relao e proximidade xo, nos dois lados da entre as unidades produtivas cooperao (Emilia-Romagna e Paran) Clima de maior confiana mtua de quantos atores, e nomeadamente re- das pessoas que trabalham juntas, num presentantes de vrios interesses, a gen- clima mais familiar. te conseguiu envolver ativamente nessa Isso acaba por transformar-se num colaborao. ambiente de trabalho mais consciente das exigncias dos trabalhadores, que Revista Solues: Onde esses projetos, podem se tornar atores mais ativos no por afinidades, podero ser mais bem- processo produtivo, com o que se mesucedidos? lhora a produtividade e as possibilidades Alessia: Acho que esses projetos pode- de inovao na produo e de solues ro ser mais bem sucedidos onde res- mais avanadas. pondem a interesses reais e a solues conseguintes que se baseiam nas capa- Revista Solues: Um dos pontos funcidades dos dois territrios. A coopera- damentais na estratgia de desenvolo comeou no mbito agroalimentar, e penso que esse seja um timo mbito para comear, dado o interesse tambm da Regio Emilia-Romagna para a agricultura na Amrica Latina. Mas acho que poderemos aprofundar outros setores como a colaborao no mbito social e ambiental, s para citar alguns exemplos.

vimento dos pequenos negcios no Pa- de e rastreabilidade do mesmo produto. ran agregar valor a produo, algo Revista Solues: Alm dos quatro que a experincia italiana tem de me- projetos em execuo hortifrutigranlhor. Como trazer isso para o estado? jeiros, comercializao de produtos Alessia: Essa ao que estamos reali- alimentares, formao de dirigentes zando no Paran visa estudar o modelo do cooperativismo e comercializao organizativo de consrcios (do tipo do de milho e soja orgnicos, aonde a Consrcio do Parmiggiano Reggiano) Emilia-Romagna pode ajudar em propara ver como uma produo pode va- jetos paranaenses? lorizar a identidade territorial de um Alessia: A regio Emilia-Romagna produto. Em minha opinio, mesmo no uma das regies mais desenvolvidas e termo territrio que dinmicas da Itlia, e uma das O encontro entre preciso indagar o signiprimeiras na Europa como PIB ficado complexo desse as empresas Produto Interno Bruto. Acho tipo de ao. Porque um fundamental que ela est muito na vanguarda territrio significa uma para realizar no desenvolvimento de polticas complexidade emocio- novas solues sociais e sociosanitrias, assim nal, que vai lidar com tecnolgicas... como nas polticas de promosentimentos individuais ...Estratgico o cultural e tambm tursticas. muito profundos. Ento nesse mbito O importante, como j falei, um produto ligado a um que qualquer tipo de ao pode tambm o papel territrio pode veicular nascer de um conhecimento reuma idia, um marco de da Universidade, cproco dos atores responsveis qualidade, e tambm se e por isso pelo desenvolvimento no mbiesse territrio tem, por que o projeto to temtico escolhido, e a partir exemplo, uma conota- tem uma ao da pode se realizar oportunas o de desenvolvimento especificamente transferncias de conhecimensustentvel, um marco ligada ao da tos. cultural (eu posso comer Universidade. uma pizza em qualquer Revista Solues: O modelo lado do mundo, mas se da Emilia-Romagna no se numa tarde de maio, no baseia apenas num sistema sol de Margellina, em Napoli, vou co- produtivo de pequenas e mdias emmer uma pizza, o sabor que ela tem e presas, mas tambm numa combinaas sensaes que ir despertar em mim o entre um governo progressista, inser algo nico, que no tem preo...) tegrao social e de xito empresarial. Ento identificar um territrio e os mar- Como trazer isso para o Paran? cos emocionais o primeiro passo para Alessia: Acho que essa coisa no posuma ao que visa agregar valor pro- svel exportar, porque cada momento duo. E mais: como hoje o consumidor histrico, numa realidade especfica, est cada dia mais atento qualidade tem a sua peculiaridade. Mas acho real do produto, necessrio tambm que h algo de universal, que semgarantir a real qualidade do produto, pre pode ser trabalhado. Ou seja, graas a certificaes que constituem trabalhar com as pessoas, para ver um passaporte completo da qualida- qual a resposta s novas modalida-

des produtivas, mas que sempre tem que nascer delas mesmas, com as suas especificidades sociais, culturais, etc., mas que tambm podem ser vistas como inovaes positivas para o trabalho mesmo. Revista Solues: Outro ponto bsico de desenvolvimento dos pequenos negcios o acesso informao e tecnologia. Como isso poder chegar ao empresrio paranaense? Alessia: O encontro entre as empresas fundamental para realizar novas solues tecnolgicas. No ms de outubro do ano passado uma delegao do Sebrae Paran, onde participou tambm o presidente Darci Piana, representantes da Ocepar, Senar, etc., visitou algumas das melhores experincias no setor agroalimentar da nossa Regio. Acho que na oportunidade foram vistas na prtica algumas solues tecnolgicas muito importantes para melhorar a produo. Estratgico nesse mbito tambm o papel da Universidade, e por isso que o projeto tem uma ao especificamente ligada ao da Universidade (Universidade de Bologna, sede de Buenos Aires) que, organizando a parte de capacitao e transferncias de competncias, vai poder, quando for necessrio, acompanhar tambm as transferncias no mbito tecnolgico

Quem :
Alessia Benizzi trabalha para a Regio da Emilia-Romagna desde 2001, no setor da cooperao descentralizada. J foi responsvel por projetos nos Balcs (Bsnia Erzegovina) e hoje a responsvel pelas relaes e os projetos internacionais com o Brasil e Argentina. Ela formada em Cincias Polticas e concluiu mestrado sobre a gesto dos financiamentos europeus e polticas comunitrias. A formao foi feita na Universidade de Bologna, mas por dois anos ela estudou na universidade de Lisboa (ISCTE -Instituto Superior de Cincias do Trabalho e Imprensa). Foi neste perodo que comeou a interessar-se pelos problemas das comunidades de imigrantes. Ela trabalhou com vrias associaes de bairro de imigrantes e acabou escrevendo sua tese de licenciatura com o ttulo O impacto da imigrao cabo verdiana sobre a sociedade civil portuguesa dos anos 70 a hoje.

6 Revista SolueS sebRae

Revista SolueS sebRae 7

Capa|Feira do Empreendedor 2008

Uma Feira de Oportunidades


Pela quarta vez, o Paran palco da maior feira de empreendedorismo do Brasil que trar informao para empresrios e futuros empresrios. E mais: oportunidades de negcios.
O clima de muita expectativa para a Feira do Empreendedor 2008. E no para menos, o Estado, que no participava do circuito nacional h quatro anos, traz, pela quarta vez,
este que o maior evento de empreendedorismo do Pas. De 14 a 17 de agosto, Londrina vai ser o cenrio do que h de melhor em abertura de empresas, gesto empresarial, alternativas de negcios, novos empreendimentos, acesso a mercados e ao crdito, inovao e treinamentos para estimular a cultura empreendedora. Esto previstos ciclos de palestras, rodadas de negcios, oficinas, clnicas tecnolgicas e exposies. A Feira do Empreendedor tem sempre o objetivo de fomentar o desenvolvimento e para isso preciso estimular novas idias, novos empreendimentos e criar oportunidades de negcios, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Paran, Allan Marcelo de Campos Costa. Mas o grande destaque desta edio no vai ficar somente na enorme gerao de conhecimento para empresrios de micro e pequenas empresas. A organizao do evento no vai poupar esforos na potencializao

Eventos Paralelos
Paralelamente Feira, esto previstos aproximadamente 200 eventos temticos, que comeam no dia 11 de agosto. Os eventos, como oficinas e palestras magnas (para cerca de 800 pessoas), trataro de temas diversos como e-commerce, inovao e tecnologia, qualidade e meio ambiente, marketing, crdito e capital de risco, finanas, agronegcio, tendncias e oportunidades, dekasseguis e empreendedorismo, tambm acontecem no CEEL. O diretor-superintendente da gerao de oportunidades de nedo Sebrae no Paran, gcios. Criamos um edital em que Allan Marcelo de Campos vamos selecionar 80 expositores que realmente possam gerar novas oportu- res ou novos fornecedores. Sero 200 Costa, no lanamento da nidades. Um dos critrios, por exem- caravanas que viro de todo o Estado, Feira do Empreendedor plo, a clareza com que a oportuni- alm de termos enviado cerca de 400 2008 em Londrina. dade apresentada. De nada adianta mil convites com base no cadastro do o expositor colocar uma mSebrae. A Feira do quina de sorvete no estande, Outro diferencial da Empreendedor Feira sero os investie quem estiver na Feira no tem o objetivo mentos na modernizaentender se aquela mquina de fomentar o o do layout e no uso est venda ou se para ele simplesmente comprar um desenvolvimento e de novas tecnologias. sorvete, aponta o consultor para isso preciso Teremos uma rdio indo Sebrae e coordenador da estimular novas terna para facilitar a comisso de organizao da idias, novos comunicao e Feira, Andr Basso. QueO circuito da Feira do empreendimentos quem estiver remos que o empresrio, ou Empreendedor j tem calendrio e criar na Feira vai futuro empresrio, ao andar oportunidades ser convidefinido para 2008. O evento que pelos estandes pare e pense: de negcios. dado a haleva capacitao e oportunidades de isso que eu quero fazer, bilitar seu negcios ser realizado em 12 cidades completa Andr. das cinco regies do Pas. So elas: O edital fica aberto at dia 30 de maio para empresas de Mossor - RN todo o Brasil que podero participar Aracaju - SE Campo Grande MS 19 a 22 de novembro 28 a 31 de agosto como expositores na Feira gratuita3 a 6 de julho mente. Vale destacar que o nvel de Porto Alegre - RS Belo Horizonte - MG Belm - PA inovao tambm contar pontos a 20 a 23 de novembro 02 a 05 de setembro 9 a 13 de julho favor da escolha, alm de propostas que sejam adequadas aos empresrios Palmas - TO Fortaleza - CE de micro e pequenas empresas. So18 a 21 de setembro 23 a 26 de julho bre a dimenso do pblico esperado, Andr Basso explica que por ser Caruaru - PE Londrina - PR uma grande oportunidade de expandir 23 a 26 de outubro 14 a 17 de agosto mercado, ser muito vantajoso se tornar expositor. Os participantes tero Teresina - PI Florianpolis - SC grandes chances de negcios como a 5 a 9 de novembro 21 a 24 de agosto captao de novos scios, revendedo-

A Feira
Em um nico local, empresrios e futuros empresrios, encontraro informaes sobre abertura de empresas, gesto empresarial, alternativas de negcios, novos empreendimentos, inovaes tecnolgicas, acesso a mercados e ao crdito.

Ci r

o Nacional t ui c

do ira Fe

Em pre e
n

8 Revista SolueS sebRae

Revista SolueS sebRae 9

do de

r 20 08

Capa|Feira do Empreendedor 2008

Local Centro de Eventos de Londrina CEEL Eventos paralelos incio 11 de agosto Abertura oficial 14 de agosto (quinta-feira) 19 horas Horrios de Funcionamento dias 14, 15 e 16/agosto (quinta-feira a sbado), das 14h s 22h dia 17/agosto (domingo), das 14 s 20 horas www.sebraepr.com.br/feira2008

REA DE INFLUNCIA DIRETA (150 KM)

Escritrios do Sebrae no Paran Feira do Empreendedor 2008

Londrina
Londrina uma cidade jovem que cresce a cada dia, com uma populao formada por 40 etnias diferentes, provenientes de todas as partes do mundo. A isso se deve a riqueza cultural desta cidade cosmopolita que est sempre aberta a todos que a visitam. Colonizada pelos ingleses, Londrina se desenvolveu graas ao caf e dedicao de vrios povos. A cidade reconhecia pela sua excelncia em telecomunicaes, pelo arrojo cultural e cientfico, pela presena na cidade de respeitadas universidades, centros de pesquisa e empresas e pela alta qualidade de servios prestados nas reas mdicas, cientficas e tecnolgicas. Localizada no norte do Estado do Paran, Londrina considerada a cidade da cultura, dos festivais, da agropecuria e dos grandes eventos.
Plo de macrorregio que abrange 4,5 milhes de pessoas; 34 cidade em potencial de consumo no Brasil e responsvel por 7% de todo o poder de compra de Estado do Paran; Plo Universitrio importante na Regio Sul, pois conta com 15 instituies de ensino superior, sendo que dentre elas destacam-se a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Tecnolgica Federal do Paran; Centro de referncia no Pas nas reas mdica e odontolgica; Plo de pesquisa e tecnologia no agronegcio.

pessoas e a 34 cidade em potencial de consumo no Brasil, responsvel por 7% de todo o poder de compra no Paran. conhecida, ainda, como um centro de referncia no Pas nas reas mdica bluetooth para receber informaes e odontolgica, centro de pesquisa e atualizadas a cada momento. Tambm tecnologia em agronegcio e plo universitrio da Regio Sul, com 15 teremos ttens eleinstituies de ensino superior. trnicos fazendo a Os participantes Desde 1994, o Sebrae Naciosinalizao, alm de tero grandes nal realiza anualmente a Feira do redes wi-fi, comple- chances de Empreendedor nos diferentes esta Andr. negcios como tados e regies por meio de um O consultor do a captao de circuito nacional. J aconteceram Sebrae tambm ex- novos scios, mais de 80 edies com mais de plica que a escolha revendedores 1,5 milho de visitantes e 400 mil de Londrina, como ou novos empreendedores capacitados. O cidade-sede da Feira fornecedores. pblico que participa dos evendo Empreendedor, se Sero 200 tos realizados em todo o Brasil deve a uma estratcaravanas que formado na sua maioria por gia do Sebrae Nacioviro de todo o pessoas interessadas em abrir nal em estimular a um novo negcio (49%). Outros ida do evento para o estado. 20% em mdia procuram a Feiinterior, de uma artira para aprimorar suas atividades culao de entidades parceiras como o Londrina Convention e outros 31% so apenas visitantes. A & Visitors Bureau, e tambm do de- Feira tem tido grande sucesso nos disejo da Diretoria Executiva do Sebrae ferentes estados e regies do Pas. Para no Paran. A cidade plo de uma ma- Londrina, o pblico estimado de 12 crorregio que abrange 4,5 milhes de mil visitantes 10 Revista SolueS sebRae Revista SolueS sebRae 11

Na foto, a entrada principal do Centro de Eventos de Londrina (CEEL), onde ser realizada a Feira do Empreendedor 2008.

Servio|Diminua seus riscos com cheques


rou e est divulgando uma srie de chegam a 4% do valor da compra, dicas para reduzir os riscos do ca- descontados do lojista. Ento muilote, e as maneiras do comerciante tos preferem receber cheques previtar os prejuzos, recebendo as d- datados. vidas originrias de cheques devolDe fato, os nmeros da Serasa vidos por falta de fundos pelas vias comprovam isso, mas embutem uma legais. boa notcia. No primeiro trimestre O diretor-executivo do Inademp, de 2008, o volume de cheques deJos Carlos Lino Costa, explica, por volvidos por insuficincia de fundos exemplo, que quando o empresrio a cada mil compensados diminuiu cobrar de seus clientes os valores 2,9% em relao aos trs primeiros envolvidos em cheques devolvidos, meses de 2007. Houve 19,8 cheques a medida cabvel con- O problema maior devolvidos por mil comtra o inadimplente ser que juridicamente pensados no acumulado de uma ao de execuo um cheque tem janeiro a maro de 2008, ou uma ao monit- poucas garantias ante 20,4 no mesmo peria, mas nunca um prorodo de 2007. No total, efetivas de cedimento criminal. foram 359,61 milhes de Segundo ele, embora recuperao, cheques compensados em os cartes hoje j do- muito vulnervel. todo o Pas, no acumulado minem a maioria das H alguma presso dos trs primeiros meses transaes entre lojas dos bancos de 2008, com 7,11 mie consumidores, os em cima do lhes. No primeiro trimescheques ainda so bas- correntista, mas tre de 2007, foram comtante utilizados por- ela pequena. pensados 395,11 milhes que as taxas cobradas de cheques, dos quais 8,06 pelas administradoras milhes devolvidos por in-

ndice do risco de devoluo de cheques


Recebimentos: Vista 0,32% 15 dias 0,52% 30 dias 1,23% 60 dias 1,59% 90 dias 3,57% 120 dias 5,83% 150 dias 6,92 % 180 dias 8,50%
Fonte Serasa

Cheques: diminua seus riscos


Os primeiros registros sobre o uso de cheques, recebidos por senhores que depositavam seu ouro nas chamadas oficinas de ourives, so da Idade Mdia (1762, na Inglaterra). Com os problemas inerentes

Camilo Joalheiros
Com duas lojas em Curitiba, uma no Shopping Crystal e outra num prdio no calado da Rua XV de Novembro, o comerciante Camilo Turmina est no ramo de jias h mais de 30 anos e, para evitar perdas e a inadimplncia com cheques devolvidos, adotou uma medida radical: suas joalherias h algum tempo no aceitam receber pagamentos em cheque superiores a R$ 200,00. Com certeza reduzi meu risco de perdas ao mnimo com essa medida simples, diz ele, acrescentando que toma todas as precaues possveis nesse tipo de venda. O problema maior que juridicamente um cheque tem poucas garantias efetivas de recuperao, muito vulnervel. H alguma O empresrio do presso dos banramo de jias Camilo cos em cima do Turmina: reduzi correntista, mas meu risco de perdas ao pequena, diz mnimo. Revista SolueS sebRae 13 ele. Depois, entrar na Justia para receber valores pequenos acaba saindo muito mais caro, acrescenta. Camilo recorda que, h alguns anos, de cada dez cheques que recebia um voltava e que hoje a sua inadimplncia quase zero porque 50% das suas vendas nas duas joalherias so feitas com carto de crdito, com ndice zero de inadimplncia; 30% com cheques; 10% com carns; e 10% so vendas vista. O movimento de vendas com o uso de cheques tem apresentado queda de 20% ao ano e acho que ir cair mais ainda porque uma das ltimas classes a ser atingida pelo uso do carto a dos aposentados agora no precisa mais usar cheques pr-datados nas suas compras. s uma questo de tempo para o movimento com cheques ficar irrisrio, conclui.

Muito importante para o comrcio, o recebimento de cheques ainda d motivos para muitas dores de cabea. Saiba como evit-las.
falta de fundos, no tardou muito e dativamente reduzindo o seu uso, uma legislao sobre o tema surgiu pela maior facilidade de manuseio e na Frana, em 1865. Daquele tempo segurana do chamado dinheiro de plstico, como so conheciat os dias de hoje, o Embora os dos os cartes de crdito e cheque uma ordem dbito. No entanto, calculade pagamento, con- cartes hoje j se que uma taxa que varia feccionada em papel, dominem a entre 20% a 30% das vendas sobre fundos deposi- maioria das ainda realizada pela via tados pelo emitente transaes, os do pagamento em cheques. em sua conta banc- cheques ainda so ria e um dos meios de bastante utilizados Pela importncia que ainda possuem, portanto, prinpagamentos que mais porque as taxas cipalmente por facilitar as do dor de cabea aos cobradas pelas vendas a crdito evitando empresrios. administradoras a emisso de carns, o InaA modernizao chegam a 4% do demp Instituto Nacional dos bancos e do co- valor. de Defesa dos Empresrios, mrcio pela inforcom sede em Braslia, elabomatizao vem gra12 Revista SolueS sebRae

Servio|Diminua seus riscos com cheques


suficincia de fundos. Para a Serasa, a inadimplncia com o uso de cheques caiu devido s melhores condies do consumidor, em termos de emprego e renda e porque a maior oferta de crdito a prazos cada vez mais longos tem facilitado a organizao financeira de parte dos consumidores. Alm disso, o crescimento de outras modalidades de financiamento est absorvendo a inadimplncia antes verificada no cheque. O recorde histrico de devolues ocorreu em maro de 2006, quando foram alcanados, para cada mil compensados, 24,3 cheques devolvidos. Os franceses dizem que a palavra cheque originria da expresso inglesa to check verificar, conferir e os ingleses dizem que do francs ichiquier, tabuleiro de xadrez, que o Inademp elaborou. Abaixo, as correspondendo ao formato das me- mais importantes: O cheque um meio de pagasas usadas pelos banqueiros. Seja mento vista, disciplinado como for, ainda vai pela Lei n 7.357/85. demorar para perder Foram 359,1 A aceitao do chesua importncia nas milhes de que no obrigatria pelo relaes comerciais. cheques comerciante, mas uma vez Em maro passado, compensados que aceite este meio de paos cheques sem fungamento dever faz-lo a dos tiveram o maior em todo o Brasil, todos os clientes, no popeso na inadimpln- no cumulado dendo fazer discriminao cia dos consumidores dos trs de qualquer espcie ao consegundo a Serasa. O primeiros meses sumidor, como exigir tempo segundo maior ndice de 2008. mnimo de conta corrente, na representatividade ou s aceitar as modalidades da inadimplncia de de cheque especiais. pessoa fsica ficou Para receber o cheque lcito com as dvidas com cartes de crdito e em terceiro com as financei- ao comerciante exigir um cadastro prvio do consumidor, exigir os doras. Por isso a importncia das dicas cumentos pessoais do cliente, fazer consulta dos dados do cliente e do cheque junto ao SPC, SERASA, CADIN, etc, e s vender a quem no tenha restrio. Os cheques podem ser preenchidos com caneta de qualquer cor, porm na microfilmagem s azul ou preto aparecem, e se ficar ilegvel o banco pode recusar o pagamento. Na dvida no use outras cores. Um cheque pr-datado recebido pelo comerciante, caracteriza um contrato tcito com o cliente de que ele s poder ser depositado na data descrita no cheque. Seu depsito antecipado constituir quebra de contrato e sujeitar o lojista a responder por danos materiais e morais. O prazo para apresentao do cheque ao banco de 30 dias se emitido na mesma cidade e 60 dias se emitido em cidade diferente. Em 6 meses o cheque prescreve para execuo judicial, porm o lojista ainda ter 10 (dez) anos para receber o cheque atravs de uma ao normal de cobrana, onde dever juntar alm do cheque o motivo da dvida (nota fiscal, por exemplo). O protesto do cheque no obrigatrio para posterior ao judicial, porm se o comerciante desejar fazlo dever respeitar os prazos de 30 (trinta) dias se o cheque for da mesma cidade e 60 (sessenta) dias se o cheque for de outra cidade. O comerciante deve estar atento com cheques de conta conjunta, pois os Tribunais j decidiram que s quem emitiu o cheque responde por ele ou pode ser negativado junto ao CCF, SPC, SERASA etc. Se o cotitular for cobrado por um cheque que no emitiu, poder processar o comerciante por danos morais

ADS Calados e Confeces


A irresponsabilidade de algu- brar os cuidados porque, para ns, mas instituies financeiras na o cheque ainda importante fator hora de cumprir metas de abertu- de venda a prazo. Em cidades peras de novas contas com direito quenas h ainda muita gente que farta e desatenta distribuio de ta- tem receio do carto de crdito, lonrios de cheques trouxe, h al- acrescenta. guns anos, tantos problemas para Atualmente, a empresa registra os comerciantes de Pato Branco, uma mdia de um cheque devolno sudoeste do Paran, vido para cada 30 ao ponto da Cmara de Tivemos de operaes realizaDirigentes Lojistas local redobrar os das e Denise conta ter de intervir e solicitar cuidados porque, que um dos pontos instituio que avaliasse da para ns, o fundamentais melhor para quem estava reduo da inadimcheque ainda fornecendo os talonrios. importante plncia por essa via De cada dez cheques fator de venda a foi a participao que recebamos, cinco prazo. Em cidades deles no prograestavam voltando e com pequenas h ma VarejoMAIS poucas chances de no ainda muita Mais Vendas, Mais resultar em prejuzos, gente que tem Competitividade, conta Denise Schmaepelo receio do carto executado decke, que junto com o Sebrae em parcede crdito. irmo Alexandre dirige ria com o Sistema o empreendimento Fecomrcio. Foi fundado pelos fundamental porpais h 36 anos na que aprendemos a lidar melhor cidade a ADS Cal- com a rea financeira em termos ados e Confeces. de vendas. Foi muito importante Tivemos de redo- aprender a fazer uma melhor anlise do crdito e do perfil do cliente. Conseguimos muito mais profundidade nas informaes e nisso o VarejoMAIS colaborou bastante, A empresria conta ela. Hoje 20% das vendas da Denise ADS Calados e Confeces so Schmaedecke: De realizadas via cheque, 30% via cada dez cheques carto de crdito, 40% via carns que recebamos, e 10% so vendas vista. cinco estavam voltando.

Como receber cheques com segurana


Confira se o cheque foi corretamente preenchido. Solicite ao cliente a apresentao do carto do banco e do documento de identidade - original ou cpia autenticada. Confira os nmeros do RG e do CPF e a assinatura que esto no cheque com os que constam em outros documentos e no carto do banco. Verifique se a foto no documento do emitente ou se tem sinal de adulterao. Consulte uma das centrais de proteo aos cheques - Serasa, SPC ou outra de sua preferncia. Elas possuem informaes sobre emitentes de cheques sem fundos cadastrados no Banco Central (CCF), de cheques sustados e cancelados por roubo ou outras irregularidades, a exemplo de CPFs que tenham sido cancelados pela Receita Federal. Em caso de desconfiana, solicite ao emitente que assine tambm no verso do cheque e compare as assinaturas. Anote no verso do cheque os nmeros de telefone e do RG do emitente. Se necessrio, ligue no ato para confirmar a validade do telefone informado. Persistindo a dvida, condicione a venda prvia compensao do cheque. Tenha muito cuidado ao receber cheques previamente preenchidos e assinados. No aceite cheques rasurados. Eles podem ser devolvidos pelos bancos. Se o cheque estiver amarelado, envelhecido ou desgastado, desconfie, pois pode ser de conta inativa ou encerrada. Tome essas precaues mesmo com cheques de pequeno valor. Redobre a cautela no caso de cheques pr-datados. Lembre-se que cheque pr-datado concesso de crdito, exigindo, portanto, maiores informaes sobre o emitente. Explique sempre que os procedimentos adotados tm por objetivo proteger pessoas honestas como ele, evitando a circulao de cheques roubados e falsificados. 14 Revista SolueS sebRae

Revista SolueS sebRae 15

Inovao|Agentes Locais de Inovao

Agentes do crescimento econmico


O Sebrae no Paran deu incio, no dia 5 de maio, ao projeto-piloto Agentes Locais de Inovao A estratgia . informar micro e pequenas empresas sobre a importncia da inovao na gesto empresarial, para alcanar novos patamares de desenvolvimento e competitividade.
O que , afinal de contas, inovao? Diferente do que pensamos em um primeiro momento, inovao no se refere apenas quelas invenes
esse pas asitico que, h cerca de seis Capacitao dos agentes locais anos, comeou a criar uma srie de mede inovao: profissionais canismos para atingir a inovao e, entre graduados em administrao eles, um que teve destaque foi o emprego de agentes que levariam conhecimento e engenharias, formados por a determinados setores, possibilitando um perodo mximo de at uma maior produtividade. Para isso o trs anos. territrio indiano foi dividido em cinco mil pedaos e para cada localidade foram selecionados e capacitados agentes Agentes Locais de Inovao. Contando com a parceria do Sebrae Nacional e locais de inovao. Esse tipo de estratgia foi impor- da Fundao Araucria, e com o apoio tante porque na ndia, assim como no da Secretaria de Cincia, Tecnologia e Brasil, os centros tecnolgicos, as uni- Ensino Superior do Estado do Paran, a versidades e uma srie de outras insti- estratgia informar micro e pequenas empresas sobre a importncia tuies que tm o co- Foi feita uma de inserir a inovao na gesto nhecimento no esto seleo entre empresarial e, com isso, permitir distribudas por todo o territrio de maneira 1.250 profissionais que as empresas alcancem novos patamares de desenvolvimento e homognea. Elas esto inscritos, dentre predominantemente os quais chegamos competitividade. O lanamento marcou o innas capitais ou em cen- aos 40 que aqui cio da capacitao dos agentes tros mais avanados. esto hoje e locais de inovao, profissionais Por isso, o papel do comeam a se agente de levar o mun- preparar para atuar graduados em administrao e engenharias, formados por um do do conhecimento s nas empresas. empresas foi to signi- Queremos atender, perodo mximo de at trs anos, para sensibilizar empresrios ficativo. de micro e pequenas empresas Com o mesmo en- assim, em torno tusiasmo do pas l do de 1.500 empresas sobre a cultura da inovao e a necessidade de investir solues outro lado do mundo, paranaenses que o Sebrae no Paran tero mais acesso inovadoras ligadas gesto, desenvolvimento de produtos, prodeu incio, no dia 5 de inovao. cessos e servios. Foi feita uma maio, ao projeto-piloto seleo entre 1.250 profissionais

Atuao do Projeto-Piloto
O projeto ser primeiramente implantado no Paran e Distrito Federal e est includo na prioridade do Sebrae em aumentar o nmero de micro e pequenas empresas inovadoras no Pas. No Distrito Federal, o atendimento do Programa ser focado em empresas da rea de construo civil, vesturio e confeco, aougues, mercearias e verdures. No Paran, o atendimento ser na rea de construo civil, vesturio e alimentos. Escolhemos esses trs setores porque so considerados estruturantes dentro da economia do Estado, pois possuem uma alta densidade econmica e social. Alm de existir uma boa distribuio espacial desses trs setores, diz o coordenador estadual do Programa e consultor do Sebrae no Paran, Olvio Schoenau. O que queremos que o empresrio passe a tratar a questo da inovao como algo rotineiro, assim como ele faz a gesto de recursos humanos e da produo, completa o coordenador. Cerca de 20 municpios paranaenses sero atendidos pelos agentes locais de inovao que iro a campo aps a capacitao. Entre as atividades, est a elaborao de um diagnstico, que vai identificar qual o estgio de inovao da empresa e o desenvolvimento de um plano de ao, estruturado com o empresrio, para implantar solues inovadoras no ambiente empresarial, e ainda, auxiliar na aproximao dos empresrios junto a entidades de fomento em tecnologia. Todo o trabalho dos agentes locais de inovao ser monitorado por tcnicos do Sebrae. A execuo das atividades do projeto-piloto Agentes Locais de Inovao est prevista para acontecer em um ano, perodo no qual cada agente local de inovao ficar responsvel por atender 50 empresas. Aps esse perodo, os resultados do projeto-piloto sero avaliados e esse levantamento servir de base para analisar a viabilidade de ampliao do projetopiloto em outros estados brasileiros.

revolucionrias que promoveram mudanas histricas de paradigmas. A inovao pode se dar pela simples melhoria de um processo, de uma forma de pensar e agir, e que pode gradualmente agregar valor a produtos j existentes e a competitividade. A ndia, por exemplo, acabou de se converter no maior exportador de medicamentos genricos e o segundo de software, criando mais de 1 milho de empregos diretos de alto valor. Tudo graas a uma mudana estratgica focada na inovao. No toa que a economia da ndia, uma das novas locomotivas do mundo globalizado, vem mantendo uma mdia de crescimento do PIB de 9% anuais - o Brasil cresceu em mdia 3,6% nos ltimos anos. Um exemplo mais ntido do que faz

inscritos, dentre os quais chegamos aos das empresas e do sistema de edu40 que aqui esto hoje e comeam a se cao, pode tornar sustentvel esse preparar para atuar nas empresas. Que- processo. Estamos falando de uma remos atender, assim, em torno de 1.500 nova mentalidade, de uma mudana empresas paranaenses que tero mais que no puramente econmica nem acesso inovao, diz o diretor-tcnico poltica - cultural tambm. O Brado Sebrae no Paran, Julio Cezar Agos- sil precisa se transformar no Brasil da Inovao Tecnolgica, sob pena tini, no incio da capacitao. J o diretor-tcnico do Sebrae Na- de perdermos novamente a oporcional, Luiz Carlos Barboza, que tam- tunidade de assegurar competitibm estava presente no lanamento, vidade nossa economia salientou a importncia desses agentes como um canal de comunicao entre os empresrios Aprendizagem e o meio acadmico. Vocs O engenheiro agrnomo Pedro sero os interlocutores entre esHenrique Ferroni um dos ses dois mundos, o da micro e participantes que est sendo pequena empresa e o mundo do conhecimento. O desafio para o capacitado para se tornar desenvolvimento como transAgente Local de Inovao formar o conhecimento em deem Jacarezinho: cises apropriadas para que as Para mim, empresas sejam bem-sucedidas profissionalmente, no mercado. uma escola. Voc precisa Agora que a indstria brasidessa aprendizagem de leira d sinais de reaquecimento, empreendedorismo e temos uma oportunidade e um inovao para o futuro desafio pela frente: sustentabilidade. S a inovao tecnolgica na carreira . incessante, incorporada rotina

16 Revista SolueS sebRae

Revista SolueS sebRae 17

Jovens Empreendedores|Da escola para a empresa

Da escola para a empresa

Desafio universitrio - Acadmicos tm a oportunidade de aprender com jogo virtual

Seja no ensino fundamental, no ensino mdio ou na universidade, o Sebrae est presente na criao de uma cultura empreendedora, mostrando aos jovens que eles podem inventar o seu prprio trabalho e potencializar suas caractersticas empreendedoras.
programas e temos a certeza que aqueles que passaram ou esto envolvidos so jovens diferenciados, exatamente porque tiveram a oportunidade de aprender a pensar e aprender a agir como empreendedor. Isso faz a diferena, conta Agnaldo Castanharo, gerente da Unidade de Apoio a Projetos do Sebrae no Paran. Sabemos que hoje, as empresas tm muita dificuldade em criar novas vagas de emprego. Esses programas buscam mostrar aos jovens que eles podem criar o seu prprio trabalho e potencializar as caractersticas empreendedoras que possuem. Assim eles podem planejar e criar pequena empresa, produzindo, definindo estratgias, reao seu prprio futuAtualmente so lizando negcios e admiro, completa. mais de 10 mil nistrando. Em parceria O Programa Jojovens participando com as prefeituras municivens Empreendedesses trs pais e escolas, capacitamos dores visa desenprogramas e professores para que esses volver habilidades temos a certeza repassem aos seus alunos empreendedoras que aqueles que as caractersticas do comainda no perodo passaram ou portamento empreendedor. escolar. Durante o esto envolvidos Cerca de 100 municpios j programa, os aluso jovens participaram desse Progranos tm a oportunidiferenciados. ma e hoje est sendo reesdade de vivenciar truturado para chegarmos a rotina de uma
18 Revista SolueS sebRae

Como insistem os franceses, a primeira tarefa para se estimular uma cultura empreendedora condio essencial para a dinamizao da economia - desenvolver um esprit denterprise. E
deve ser estimulado desde cedo, ainda nos meados da vida acadmica e no apenas quando se inicia no mercado de trabalho. Com esse norteador, o Sebrae no Paran vem desenvolvendo alguns programas como a Agncia Juvenil de Empreendedorismo, o Desafio Sebrae e o Programa Jovem Empreendedor, realizados em vrios municpios do Estado. Atualmente so mais de 10 mil jovens participando desses trs

O Desafio Sebrae leva aos universitrios a oportunidade de conhecerem na prtica a vivncia do dia-a-dia empresarial. Os alunos enfrentam condies corriqueiras na vida de um empresrio, como a tomada de decises, os investimentos em matria-prima e infraestrutura, a contratao de mo-de-obra, etc.

a 120 cidades, diz Castanharo. Outra ao do Sebrae no Paran nesse sentido a Agncia Juvenil, um programa em parceria com Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em que jovens so qualificados para que possam gerenciar relaes e competncias individuais e coletivas, necessrias no mercado de trabalho e tambm promover o capital
Revista SolueS sebRae 19

social em suas comunidades, nas quais eles posteriormente podero atuar repassando conceitos aprendidos a outros jovens. Os jovens deslumbram novas oportunidades, tm acesso a informaes, criando uma nova viso que ser fundamental no ingresso ao mercado de trabalho, tanto como donos de um negcio como repassadores dos conceitos de empreendedorismo, ressalta o consultor na Regional Noroeste do Sebrae, Joversi Rezende.

Jovens Empreendedores|Da escola para a empresa

Feira do Empreendedor Dom Bosco


Parceria do Sebrae no Paran com Dom Bosco oferece aos alunos formao diferenciada, disseminando a cultura empreendedora.
O Programa Dom Empreendedor, uma parceria do Sebrae no Paran com a instituio de ensino Dom Bosco, oferece aos alunos uma formao completa e diferenciada, onde empreender to importante quanto aprender. O objetivo do projeto disseminar a cultura empreendedora entre os estudantes do ensino fundamental, a fim de despertar nesses alunos a iniciativa na busca de possibilidades de insero no mercado de trabalho, por meio da criao de seus prprios negcios. Utilizando metodologia desenvolvida pelo Sebrae, que contempla a vivncia do aluno em cada fase do curso, o programa de empreendedorismo foi implantado pela primeira vez em uma escola do Paran, no incio de 2005, nas sedes do Colgio Dom Bosco, em Curitiba, e hoje j chega ao Brasil inteiro. Na Feira do Empreendedor Dom Bosco, que faz parte do Programa Dom Empreendedor, foram realizadas atividades especficas para cada uma das sries do ensino fundamental. Na 1 srie (Doce Mundo das Balas), as crianas conheceram o empreendedorismo e as eta-

Alunos do Primeiro Grau do Colgio Dom Bosco: empreendedorismo desde criana.

pas de um Plano de Negcios, vivendo dora de gibis. As crianas o processo de montagem de uma loja de tiveram oportunidade de balas. O tema trabalhou com compras, vivenciar o processo de vendas e manipulao de dinheiro, que planejamento e funcionamento da emdespertam interesse nessa faixa etria. O objetivo presa. Na 5 srie Na 2 srie (Mundo do projeto (Quem Sabe Faz do Faz de Conta), as disseminar a Hora), o objeto do negcio foi a crianas conheceram a cultura montagem de um o empreendedorismo e empreendedora produto artesanal as etapas de um plano entre os jovens de (relgio), com o de negcios, vivendo 1 a 8 sries, a objetivo de deo processo e a monfim de despertar senvolver o emtagem de uma Oficinos alunos a preendedorismo na de Divertimentos iniciativa na busca e a criatividade onde os brinquedos, elaborados com matede possibilidades dos alunos. Na 6 rial reciclvel, foram de insero no srie (Oficina de comercializados na lmercado de Estamparia), foram trabalhados, com mais detalhes, todos os itens tima Feira. Na 3 srie trabalho, por meio do plano de negcio e seus aspec(Praticando a Natureda criao de seus tos comportamentais (motivao, za), os alunos montaprprios negcios. iniciativa e tomada de deciso) ram uma feira de proe os alunos confeccionaram cadutos naturais, frutas, misetas. Na 7 srie (Showroom legumes, hortalias e sucos na escola onde aprenderam sobre do Papel), foram trabalhadas questes clientes, concorrentes e produtos. Na 4 relativas ao meio ambiente, relacionansrie (Locadora de Gibis), sensibilizou- do este assunto com os tipos de negse as crianas sobre o empreendedoris- cios sobre reciclagem de papel. Neste mo, por meio da montagem de uma loca- processo, os alunos aprenderam a criar

papeis de carta, porta-retratos e cadernetas de papel reciclado. E na 8 srie (Desenvolvendo empreendedores), o foco, neste ltimo mdulo, foi o desenvolvimento da iniciativa do aluno. Diferentemente das outras etapas, o prprio grupo decidiu sobre o ramo de atuao do negcio. A partir de uma idia individual ou coletiva, os alunos trabalharam todas as fases, at a concluso do plano de negcios.

E quem no co- Foi com o jogo como a participao foi signhece o Desafio que percebi que nificativa para sua carreira Sebrae, o maior poderia abrir profissional. Desde os 16 jogo virtual de em- muito mais meus anos eu sempre trabalhei preendedorismo do horizontes... com vendas, e com muito mundo? Esse talvez ...No comeo foi sucesso na minha atividade. seja o Programa que uma brincadeira, Mas foi com o jogo que eu mais mobiliza jovens mas a partir das percebi que poderia abrir empreendedores no primeiras decises, muito mais meus horizonBrasil. Agora, no fi- comeamos a tes. Poderia buscar novas nal de abril, o Esta- nos engajar e a habilidades de atuao, me do ficou em segun- prpria experincia aperfeioar. No comeo foi do lugar com maior vivenciada fez uma brincadeira, mas a parnmero de inscritos com que a gente tir das primeiras decises, (12.165 candidatos), pensasse diferente. comeamos a nos engajar e bem acima das exa prpria experincia vivenpectativas, j que ciada fez com que a gente em 2007 foram quapensasse diferente. Hoje se 8 mil inscries. Fbio Rodri- Fbio coordenador de vendas em gues Carlos, um dos ganhadores uma loja de ferragens e d aula de da etapa estadual de 2003, lembra administrao no Senai, alm de
20 Revista SolueS sebRae

fazer um MBA em Gesto Empresarial. O Desafio Sebrae leva aos universitrios a oportunidade de conhecerem na prtica a vivncia do dia a dia empresarial. Os alunos enfrentam condies corriqueiras na vida de um empresrio, como a tomada de decises, os investimentos em matria-prima e infraestrutura, a contratao de mo de obra especializada, a formulao dos preos de custo e venda dos produtos, alm das variantes que o mercado oferece no dia a dia empresarial. E os obstculos esto a para serem superados. Quem enxerga essas barreiras e busca ir alm est mais apto a vencer, destaca a consultora do Sebrae, Maria Ozlia de Souza, coordenadora estadual do Desafio Sebrae no Paran

Fbio Rodrigues Carlos, um dos ganhadores da etapa estadual: a prpria experincia vivenciada fez com 21 Revista SolueS que a gente pensassesebRae diferente.

Moda&Negcios|Paran Business Collection

No mapa da moda e dos bons negcios


Com perspectivas de crescimento no nmero de negcios, o II Paran Business Collection, de 28 de julho a 1 de agosto, pretende dar representatividade ainda maior moda paranaense no cenrio nacional e internacional.
Foto: Daniel Sorrentino

Negcios
Na foto, o show-room da edio do ano passado: empresas importantes do setor tero suas produes apresentadas no espao de negcios do II Paran Business Collection, incluindo os segmentos de moda feminina, masculina, infantil, beb, lingerie, fitness, malharia, moda praia, kids, entre outros.

As 150 milhes de peas produzidas por ano j transformam o Paran num dos maiores plos nacionais de produo da indstria da confeco s perde para So Paulo. J a

ltima semana de julho, no entanto, dever conferir tambm ao Estado o ttulo de plo produtor de moda. A

Foto: divulgao

expectativa sobre a data do Sebrae quando foram fechados R$ 2,5 mino Paran, do Conselho Setorial de lhes em negcios, e cerca de 15 mil pessoas circularam no evenModa do Paran e da to. Este ano a idia mulFederao das Inds- O Paran Business tiplicar exponencialmente trias do Estado do Pa- Collection uma esses nmeros, j que esran (FIEP), respon- ao integrada tamos fazendo um trabalho sveis pelo II Paran entre as vrias ainda maior de seleo dos Business Collection, regies que compradores. Queremos ter que acontece de 28 compem o certeza de que aqueles que de julho a 1 de agos- mapa da moda forem escolhidos sero os to em Curitiba, no paranaense e mais qualificados para o Centro de Conven- dar sustentao perfil de expositores. Acrees Horcio Sabino s conquistas j ditamos assim que a geraCoimbra (CIETEP). alcanadas pelo O evento, que con- setor do vesturio. o de negcios vai ser uma grande surpresa, avalia o grega marcas de todo coordenador estadual do o Paran, pretende superar os nmeros do ano passado, Vesturio do Sebrae no Paran e coordenador da Comisso de Business do evento, Edvaldo Corra. A partir dessa seleo, sero trazidos 140 compradores, dentre os quais 40 sero VIPs o ano passado foram 23 VIPs alm de alguns jornalistas e compradores internacionais, selecionados em parceria com a ABIT (Associao Brasileira O diretor de Administrao e da Indstria Txtil e de Confeco). Finanas do Sebrae no Paran, O Paran Business Collection Vitor Roberto Tioqueta: uma ao integrada entre as vrias O evento uma ao regies que compem o mapa da integrada entre as vrias moda paranaense e dar sustentaregies que compem o mapa o s conquistas j alcanadas pelo da Moda Paranaense. setor do vesturio, alm de ampliar
22 Revista SolueS sebRae

suas perspectivas de crescimento, dando uma representatividade ainda maior no cenrio nacional e internacional, ressalta o diretor de Administrao e Finanas do Sebrae no Paran, Vitor Roberto Tioqueta. Alm dos desfiles de grifes paranaenses, empresas importantes do setor tero sua produo apresentada no show-room de negcios do II Paran Business Collection, incluindo os segmentos de moda feminina, masculina, infantil, beb, lingerie, fitness, malharia, moda praia, kids, entre outros. O evento vem com o propsito de tratar nica e exclusivamente da moda do Paran. E como possvel isso? Porque temos no plo do Estado produo em todos os segmentos. um evento tipicamente paranaense, explica Paulo Martins, um dos coordenadores gerais do evento. Dentro desse formato, poderemos mostrar para o varejista paranaense que mais vantajoso comprar de marcas do seu estado, pela qualidade, diversidade e competitividade, alm de no precisar viajar para outro estado, completa.

Outra novidade do II Paran Business Collection vai ser a parceria com o maior evento de negcios de moda do Pas. O apoio do Sebrae no Rio de Janeiro, que organiza o Fashion Business, que sem dvida o principal evento de negcios no Pas dentro do modelo que ns pretendemos, vai ser significativo para

V Prmio Joo Turin de moda


O V Prmio Joo Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, que vai ser realizado paralelamente ao II Paran Business Collection, um concurso direcionado aos estudantes dos cursos de Moda - Superior e Profissionalizante - de todo o Paran. O tema desta edio A MODA A NOSSA BANDEIRA e a inspirao a bandeira do Estado do Paran. A final do concurso ser com desfile temtico. Os trabalhos dos doze finalistas sero apresentados na passarela do II Paran Business Collection. A idealizao e coordenao do Prmio de Nereide Michel e Paulo Martins.

Revista SolueS sebRae 23

Moda&Negcios|Paran Business Collection


o Paran Business Collection, agre- necessidade de aproveitar a ocasio gando muito em termos de know- para estimular a pesquisa de temas da nossa cultura. Teremos o ciclo how, diz Edvaldo Corra. Mas no s com o glamour de palestras e de atualizao em das passarelas e com Vamos ter tambm moda, em que vamos trazer profissionais da rea de o clima de business uma oficina de comunicao, marketing e que o II Paran Bu- criao para os varejo, conta Nereide Misiness Collection vai participantes chel, tambm coordenadotrabalhar. O foco ser formados em ra geral do II Paran Butambm a gerao de moda, para dar siness Collection. Vamos conhecimento com os a oportunidade ter tambm uma oficina de eventos paralelos. O de um criao para os participanParan conta com mais aperfeioamento tes formados em moda, de dez faculdades e maior, alm da 5 para dar a oportunidade escolas profissionali- edio do Prmio de um aperfeioamento zantes com cursos di- Joo Turin, que maior, alm da 5 edio recionados formao vai mobilizar toda do Prmio Joo Turin, de designers e de mo a rea acadmica que vai mobilizar toda de obra especializada de moda que a rea acadmica de para o setor do vestu- justamente onde moda que justamente rio e que formam to- est sendo gerado onde esto sendo gerados os anos profissio- os novos talentos. dos os novos talentos, nais para o mercado da completa Nereide confeco. Por isso a

Jos Cezar Castanhar engenheiro civil, Doutor em Gesto e professor da Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas da Fundao Getlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

A obteno do Grau de Investimento pelo Brasil:

Artigo

qual foi a contribuio das micro, pequenas e mdias empresas e quais as conseqncias dessas mudanas?
pblica numa trajetria positiva e a reto- mais simples e flexveis, essas empresas mada de um crescimento mais robusto, tm, em geral, maior capacidade para enespecialmente a partir de 2007. O que as frentar crises conjunturais, funcionando anlises sobre a notcia no mencionam como uma espcie de rede de proteo que essas melhorias macroeconmicas em momentos de desacelerao do cresresultam de contribuies contnuas do cimento. Constata-se, assim, que as misistema empresarial brasileiro, no qual as cro, pequenas e mdias empresas tiveram micro, pequenas e mdias empresas tm uma importante participao na melhoria de todos os itens que permitiram ao Brasil um papel importante e estratgico. Em primeiro lugar, cabe lembrar que receber o to aguardado Grau de Investimento. as micro, pequenas e mdias Essas melhorias Espera-se que as micro, empresas do uma contrimacroeconmicas pequenas e mdias emprebuio importante para o resultam de sas possam se beneficiar comrcio exterior brasileiro, seja diretamente, em setocontribuies desse novo status do Brasil res em que essas empresas contnuas do nos mercados internaciopredominam (como mveis, sistema empresarial nais. Esse benefcio pode resultar de uma reduo do calados, vesturio, agronebrasileiro, no custo de capital para essas gcio), seja indiretamente, qual as micro, empresas, do aumento da participando das cadeias pequenas e mdias disponibilidade de recurprodutivas de setores em que predominam grandes empresas tm um sos para as mesmas e de empresas (como a indstria papel importante e investimentos pblicos ou automobilstica e metal-meestratgico. privados em infra-estrutura que possam melhorar a sua cnico). Em segundo lugar, competitividade para partias micro, pequenas e mdias cipar tanto do mercado inempresas contribuem para o controle da inflao porque tornam o am- terno como dos mercados internacionais. biente econmico mais competitivo, di- De fato, a melhoria da competitividade ficultando repasses de custos aos preos das micro, pequenas e mdias empresas e forando a busca contnua do aumento brasileiras deve ser um tema prioritrio da produtividade. Em terceiro lugar, pelo para debate nos prximos meses. Isso fato de atuarem predominantemente em porque o Grau de Investimento dever mercados destinados s classes de menor trazer, pelo menos no mdio prazo, uma renda e por serem intensivas de mo de conseqncia indesejvel que a valoriobra, as micro, pequenas e mdias em- zao do real em relao ao dlar, o que presas deram uma contribuio essencial tornar os produtos das empresas estranpara a gerao de emprego e acelerao geiras mais baratos no mercado brasileiro recente do crescimento econmico. Alm e os produtos brasileiros mais caros nos disso, por terem estruturas produtivas mercados internacionais.

A escolha do local
Curitiba conhecida internacionalmente pelos seus atrativos que incluem pontos de interesse na rea da cultura, arte, design e tambm como cidade-referncia em qualidade de vida e estilo. A capital paranaense, por si s, j um chamariz para compradores, alm de responder, junto com Regio Metropolitana, por um mercado significativo para o varejo. Quando houve todo esse empenho de fazer um grande evento de moda paranaense a escolha recaiu sobre Curitiba. uma cidade muito forte, que agrega muito a moda, que dialoga com Cultura e Design, diz Nereide Michel. Alm disso, a capital do Estado ponto de convergncia natural de empresrios da rea da confeco de todo o Paran e o centro de tomada de decises por parte de administradores e gerenciadores. Conta ainda com infra-estrutura privilegiada e com ampla rede hoteleira para atender visitantes e convidados de acordo com suas necessidades. A moda paranaense vai brilhar nas passarelas do II Paran Business Collection.
Foto: Ricardo Pacak

A notcia econmica mais festejada e discutida nas ltimas semanas foi a atribuio do Grau de Investimento ao Brasil pela agncia de avaliao de riscos Standard & Poor.
Essa classificao , no fundo, uma espcie de aval ou certificao sobre a qualidade da economia brasileira, especialmente no que toca sua capacidade de cumprir compromissos externos. Foi ressaltado no noticirio que a nova classificao dever ter como principal conseqncia positiva a possibilidade de atrair mais capital estrangeiro para aplicar no Brasil e mais interesse dos investidores estrangeiros em comprar ttulos do Pas (emitidos pelo prprio governo ou por empresas privadas) nos mercados internacionais. As anlises sobre a notcia associam a obteno da classificao s melhorias nos chamados indicadores macroeconmicos que possibilitaram ao Pas receber a nova classificao. Entre esses indicadores destacam-se: o elevado volume das reservas internacionais, a manuteno da inflao em nveis controlados, a dvida

Curitiba: Uma cidade muito forte, que agrega muito a moda e que dialoga com Cultura e Design.

24 Revista SolueS sebRae

Revista SolueS sebRae 25

Giro pelo Estado

Desafio Sebrae sucesso no Paran


Ao todo, so 12.165 universitrios paranaenses que vo participar do maior jogo virtual de empreendedorismo do mundo.
O grande nmero de universitrios do Paran inscritos no Desafio Sebrae 2008 foi motivo de comemorao para o Sebrae. O Estado conseguiu, mais uma vez, um recorde no nmero de inscries, ficando novamente em segundo lugar no ranking nacional de inscritos. Ao todo, so 12.165 universitrios paranaenses que vo participar do maior jogo virtual de empreendedorismo do mundo. Em todo o Pas, as inscries ultrapassaram o nmero de 93 mil. Outro motivo de comemorao foi o alto ndice de mobilizao do Sebrae no Paran junto aos universitrios. Comparando o nmero de inscritos e o universo de estudantes, o Estado obteve o melhor ndice de participao do Brasil. O Paran ficou na frente de So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os 12.165 paranaenses inscritos representam 3,9% de um universo de 312 mil universitrios no Estado. Os 14 mil inscritos, registrados por So Paulo, representam apenas 1,27% dos 1,1 milho de universitrios naquele estado. A representatividade das instituies paranaenses de ensino, que foram parceiras no Sebrae ao estimular a participao de universitrios no Desafio, tambm foi
ESTADO PR SP MG RJ RS

Participantes da misso para Argentina e Chile: experincias de sucesso em outras realidades.

mais um motivo para comemorar. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Estadual de Maring (UEM), no noroeste do Paran, ficou em primeiro lugar em nmero de inscritos do Pas, com 1.240 inscries. O Centro Universitrio de Maring (Cesumar), tambm no noroeste, ficou com a terceira posi-

o no ranking nacional. A posio alcanada pelo Paran com o nmero de inscries vai possibilitar que duas equipes participem da semifinal. O nmero de inscritos foi muito alm do esperado e mobilizou todas as Regionais
INSCRIES 12165 14000 6621 5064 % 0,12 0,03 0,03 0,03

do Sebrae. O total de inscries alcanado em 2008 representa um aumento de 56% se comparado a 2007, quando o Paran contabilizou 7.776 inscries, o que mostra uma disseminao do jogo, importante tanto para a formao acadmica quanto profissional dos universitrios participantes. Para conseguir esse resultado no Estado, diversas aes foram feitas: cafs da manh com representantes de universidades e instituies de ensino superior, apresentaes do jogo para professores, uma festa para universitrios participantes e blitze em faculdades e universidades para divulgar o Desafio. O Desafio Sebrae, que este ano tem como tema a administrao de uma empresa de calados femininos, comea no final de maio. As finais estaduais acontecem no ms de outubro e a final nacional em novembro. Em julho, a competio ter uma parada em funo do calendrio de frias das instituies de ensino. Durante este perodo, os participantes do Desafio podero participar de cursos do Sebrae de educao distncia, a exemplo do que ocorreu em 2007. Por meio do site do Desafio (http://www.desafio. sebrae.com.br), os competidores podem acompanhar todas as etapas do jogo.
UNIVERSITRIOS 312000 1100000 466000 473000 % 3,90 1,27 1,42 1,07

Misso Amop-Sebrae

Associao dos Municpios do Oeste do Paran (Amop) e Sebrae no Paran levam empresrios para visitas tcnicas a empresas e cooperativas no Chile e Argentina.
merciais e de intercmbio que j existem, principalmente em reas ligadas exportao via Mendoza e Chile, corredores utilizados para o comrcio com pases do outro lado do Oceano Pacfico e Amrica do Norte, avalia o consultor da Regional Oeste do Sebrae, em Cascavel, Luiz Antonio Rolim de Moura. Mais do que uma viagem, a Amop e o Sebrae montaram um programa de capacitao onde foi possvel observar administrao das cidades, seus modelos urbanos, aspectos de como o turismo explorado, a integrao entre produo e turismo, gesto de cidades por geoprocessamento e formas inovadoras de apoio e desenvolvimento da micro e pequena empresa, completa o consultor.

Construo Enxuta

A misso que visitou o Chile e a Argentina, coordenada pela Associao dos Municpios do Oeste do Paran (Amop) e executada pelo Sebrae no Paran, de 24 a 29 de fevereiro passado, foi um sucesso. Foram realizadas visitas tcnicas a empresas e a cooperativas em Santiago e cidades vizinhas, no Chile, e em Mendoza, no oeste da Argentina. O objetivo dessa misso, composta por prefeitos e empresrios do oeste do Paran, foi trazer para a regio experincias e conhecimento da realidade sul-americana. Temos muito em comum, solues criativas e inovadoras que podem ser aplicadas em nossas cidades. Alm disso, a misso acabou por fortalecer laos co-

Empresrios e profissionais da rea da construo civil conheceram novos conceitos, durante workshop realizado pelo Sebrae, em Curitiba.
Empresrios e profissionais da rea da construo civil tiveram a oportunidade de conhecer a filosofia da Construo Enxuta no workshop Lean Construction: Fundamentos, Cenrios e Oportunidades, realizado no dia 19 de maro na Regional Centro-Sul do Sebrae, em Curitiba. Essa foi uma ao do Projeto Construindo o Futuro, uma parceria entre o Sebrae no Paran, Sinduscon e Sistema Fiep que leva informaes detalhadas sobre reduo de custos na obra, melhorias na organizao e na performance dos empreendimentos do setor. Realizamos o workshop para que os empresrios de micro e pequenas empresas possam implantar alguns processos para minimizar os desperdcios e diminuir os custos da obra, trabalhando adequadamente elementos como o excesso de produo, transporte, estoque, espera, defeitos, alm de atividades desnecessrias, diz o consultor do Sebrae no Paran, Pedro Csar Rychuv. E no s o empresrio que sai ganhando com essa aprendizagem: com menos sobras de resduos e diminuio da m utilizao de materiais, estamos tambm beneficiando o meio ambiente, completa o consultor. O evento contou com a presena do engenheiro Alexander Hofacker, da Universidade de Karlsruhe, da Alemanha, e do professor Ricardo Mendes Jr., da Universidade Federal do Paran (UFPR), alm da apresentao de dois casos, um de Fortaleza e outro de Porto Alegre, cidades onde teve incio a implantao da filosofia da Construo Enxuta.

POPULAO (milhes) 10,1 40,4 19,2 15,3 10,8

7582 0,07 338000 2,24 Fonte: Levantamento do Sebrae no Paran com base em nmeros do IBGE.

26 Revista SolueS sebRae

Giro pelo Estado

Feira Orgnica 2008


Produtores de orgnicos que participaram da rodada de negcios promovida pelo Sebrae na Feira Orgnica 2008 j se preparam para comear a fornecer para redes de supermercado.
Muitos dos produtores de orgnicos que participaram da rodada de negcios promovida pelo Sebrae no terceiro dia da Feira Orgnica 2008 (de 30 a 1 de abril) j se preparam para comear a fornecer para redes de supermercado. A rodada, que aconteceu no ExpoTrade Pinhais, Regio Metropolitana de Curitiba, fez parte da programao da Feira, inserida na Mercosuper - Feira e Conveno Paranaense de Supermercados -, e criou um cenrio ideal para que os pequens produtores fizessem o primeiro contato com os supermercadistas. Alm de negociaes, a rodada tambm serviu de acesso s informaes sobre o que o mercado espera dos produtos orgnicos, como deve ser a embalagem, o preo, e se vantajoso investir nessa comercializao em varejo. Conhecer esses fatores leva o produtor a estar mais preparado para entrar nesse mercado, diz o consultor do Sebrae no Paran, Rafael Tortato. No Paran existem cerca de 5 mil produtores que se dedicam atividade, o que resulta na produo de 45% de orgnicos no Pas, que hoje de 94 mil toneladas ao ano. Para garantir crescimento nesse mercado, preciso que o produtor atenda a uma srie de requisitos de legislao, o que ir permitir o desenvolvimento de um novo modelo de agronegcio baseado na economia solidria com comrcio justo e distribuio de Na foto, as rodadas de renda. negcios promovidas pelo Sebrae na Feira Orgnica 2008.

Mais fora e competitividade para a construo no sudoeste do Paran


Empresrios da construo civil da regio sudoeste do Paran agora podem ampliar a competitividade, melhorar produtos e processos e ainda ampliar sua capacidade de inovao de forma mais fcil. Foi lanado dia 22 de maro, na Regional Sudoeste, em Pato Branco, o Programa de Competitividade da Cadeia da Construo Civil no Sudoeste. Na ocasio estiveram presentes mais de 80 pessoas, dentre empresrios, profissionais da rea e representantes de entidades. O Programa vai promover a competitividade das empresas e a cooperao entre os elos da cadeia, trabalhando aes para ampliar a capacidade de inovao das empresas, a inteligncia de mercado, o desenvolvimento de fornecedores e a gesto ambiental e sustentvel. A estimativa que, neste primeiro momento, 15 construtoras da regio sejam atendidas. O Programa ser uma oportunidade para desenvolver o setor da construo civil e torn-lo mais competitivo no Sudoeste, aumentando o volume de negcios gerados. Tambm sensibilizar as empresas sobre a importncia da cultura de cooperao, diz o consultor do Sebrae na Regional Sudoeste, em Pato Branco, Gerson Miotto. destaca o gerente da Regional Norte do Sebrae no Paran, Heverson Feliciano. O Integra 2008 fruto de um esforo conjunto do Sebrae no Paran, o Sistema Fiep, a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Norte do Paran e a Associao Comercial e Industrial de Londrina, com o apoio de parceiros e poder pblico no sentido de levar oportunidades de inovao e de tecnologia para as empresas paranaenses, de forma concreta.

Bairro Empreendedor

Palestra de capacitao do projeto Bairro Empreendedor: at agora so 225 empresas formais e informais atendidas.

O Programa Bairro Empreendedor j levou conhecimento e orientao a diversos bairros de municpios da regio noroeste do Paran. Agora est sendo a vez de Maring. Desde o dia 26 de fevereiro a iniciativa foi colocada em ao no municpio, em parceria com a Prefeitura. O objetivo estimular a formao de novos negcios e tirar da informalidade empreendedores que ficam no entorno de quatro grandes avenidas (Mandacaru, Das Palmeiras, Kakogawa, So Judas Tadeu e Alexandre Rasgulaeff). Estamos atendendo 225 empresas formais e informais que assinaram um termo de adeso na palestra de lanamento. Para cada cliente foi feito um diagnstico e um plano de ao para a necessidade especfica de cada um. J as aes coletivas so oferecidas no prprio bairro onde o cliente possui seu estabelecimento. Para isso temos parcerias com escolas, associaes, etc, onde realizamos as aes e as consultorias especializadas, diz a consultora do Sebrae no Paran e coordenadora do Projeto, rica Sanches. Segundo a 28 Revista SolueS sebRae

Lanado dia 26 de fevereiro em Maring, o Programa Bairro Empreendedor j atendeu 225 empresas formais e informais que ficam no entorno de quatro grandes avenidas.

Foto: Adriano Oltramari

Integra 2008

consultora, essas localidades foram escolhidas, pois concentram um grande fluxo de micro e pequenas nos ramos da indstria, comrcio e servios. Muitas empresas e empreendedores que esto na informalidade no procuram ajuda no Sebrae. Queremos bater na porta dessas pessoas e levar a elas solues que possam contribuir no desenvolvimento desses bairros, analisa rica. Outra ao do Programa o Barraco Industrial, que acontece nos bairros Copacabana e Requio, onde esto sendo ofertados espaos, sem custo algum, para que algumas empresas possam receber a consultoria do Sebrae. A Prefeitura lanou um edital no ano passado e os interessados passaram por uma consultoria de viabilidade do negcio. Nos casos positivos o candidato ingressou no barraco e agora est recebendo orientao e capacitao para que seu negcio ganhe sustentabilidade e para que, em at dois anos, possa deixar o barraco e dar oportunidade para outras empresas se instalarem, conclui ela.

Aconteceu entre os dias 11 e 13 de maro em Londrina o Congresso Paranaense de Integrao Universidade, Centro de Pesquisa e Empresa - Integra 2008. O destaque fica para uma rodada de negcios indita no Estado, coordenada pelo Sebrae no Paran.

tado, coordenada pelo Sebrae, que consistiu em encontros individuais entre representantes de instituies acadmicas que haviam inscrito algum ativo tecnolgico, idia ou produto passvel de comercializao e empresrios interessados em suas ofertas. J foram fechados negcios e outros esto em andamento. O empresrio e o futuro empresrio que comprarem esses projetos podem estar melhorando seus processos ou at mesmo montar novas empresas,

Aproximar a academia das empresas e as empresas da academia, tornando o conhecimento produzido nas faculdades, universidades e instituies de pesquisa aplicvel realidade empresarial. Esse foi o Integra 2008 Congresso Paranaense de Integrao Universidade, Centro de Pesquisa e Empresa que aconteceu entre os dias 11 e 13 de maro em Londrina. Durante o evento foram apresentadas cinco palestras, quatro mesas redondas e houve a participao de 17 debatedores, alm de um workshop apreRodada de Negcios sentando instrumentos de coordenada pelo apoio inovao tecnolSebrae no Paran no gica e uma oficina. Outro destaque do Congresso foi Integra 2008. uma rodada indita no EsRevista SolueS sebRae 29

Internacionalizao|Artesanato na Trplice Fronteira

Sebrae extrapola fronteiras


Um dos maiores projetos de integrao de artesos est sendo realizado na regio da Trplice Fronteira pelo Sebrae no Paran e Itaipu: quem ganha o turismo e a comercializao transfronteiria de produtos.
O cantor Milton Nascimento, numa de suas mais belas canes, diz que todo artista deve ir onde o povo est. Essa tambm uma linha de ao do Sebrae no Paran: sempre se
gramas como o acordo de cooperao Sebrae e parceiros, o andeva, que com a Emilia-Romagna, que em junho significa todos ns em ava-guarani, vai ter seu escritrio funcionando na lngua comum a ndios da rea fronsede do Sebrae Paran, a instituio teiria do Brasil, Paraguai e Argentiquer trazer e incorporar nos paranaen- na, est incentivando a descoberta de ses os fatores que levaram essa regio valores culturais da Trplice Fronteira. da Itlia a ter um dos maiores surtos A iniciativa surgiu em 2007 e envolve de desenvolvimento das ltimas dca- cinco municpios pelo lado brasileidas na Europa e baseada ro: Foz do Iguau, Guara, nica e exclusivamente Alm do andeva, Medianeira, Santa Helena na operao de redes de o Sebrae no Paran e Itaipulndia. Junto com micro e pequenas em- tem forte atuao o Sebrae Paran, participresas. pam dele a Fundao Parno Profronteira, Na outra direo, o projeto de que Tecnolgico de Itaipu, Sebrae quer levar o co- cooperao Ministrio do Desenvolvinhecimento e suas solu- transfronteiria, mento Indstria e Comrcio es em outros progra- experincia indita (Mdic), Conselho dos Mumas que transcendem na Amrica Latina. nicpios Lindeiros ao Lago fronteiras. Esses so os de Itaipu, governos da Arcasos do Nndeva, que gentina e Paraguai, univerrene mais de 300 artesidades, prefeituras, coopesos do Brasil, Argentirativas e associaes comerciais e de na e Paraguai, com foco em artesanato artesos dos trs pases envolvidos. e design, nas cidades da fronteira e do Ainda em 2007 o Sebrae no Paran Profronteira, que trata da comerciali- e a Itaipu Binacional lanaram o livro zao transfronteiria de produtos. O Elementos da Iconografia das Trs Sebrae Paran tambm trabalha dentro Fronteiras que rene 450 elementos do esprito do Mercosul e a preocupa- grficos pesquisados pela equipe do o a de levar aos empreendedores projeto formada por historiadores e essa situao de cooperao entre antroplogos com base em elementos pessoas e empresrios de naes vi- como flora, fauna e arquitetura da rezinhas onde todos podem ganhar, gio, servindo de referncia para os afirma o diretor-tcnico do Sebrae 300 artesos que participam do anParan, Julio Cezar Agostini. deva em suas produes. Um dos programas criados pelo A consultora de Projetos de Turis30 Revista SolueS sebRae

dirigir onde o empreendedor paranaense est para ajud-lo a desenvolverse, criar seu prprio negcio e decolar rumo ao sucesso seja em qualquer lugar onde isso seja necessrio, mesmo que extrapole suas fronteiras. Esse trabalho executado numa via de mo dupla: ao coordenar pro-

Jos Antnio Frana, arteso do projeto andeva: incentivando a descoberta de valores culturais da Trplice Fronteira.

Fotos: Alexandre Marchetti. Itaipu Binacional

Internacionalizao|Artesanato na Trplice Fronteira


mo e Artesanato da Regional Oeste do procura solucionar uma das maiores Sebrae no Paran, Ana Lcia de Sousa, angstias dos artesos: estamos proexplica que o andeva enfoca quatro curando chegar ao preo justo que se elementos no trabalho dos artesos: deve pagar pelo artesanato. H uma produo, comercializao, capacita- idia na cabea do turista de que arteo e identidade cultural. Uma das sanato deve ser barato, mas uma pea nossas aes a de ajudar os artistas que levou um ms ou mais para ser a identificar novos fornecedores, ex- feita no pode ser barata, conta ela. plica. Segundo ela, o Dos 300 artesos incluVivemos em uma projeto apresenta cridos no andeva, 130 so cidade onde h trios quanto origem brasileiros, 50 so do Paramais de 70 etnias da matria-prima para guai e 120 so argentinos. Do os produtos, ao mesmo e que constitui total de participantes dos trs tempo em que promo- o segundo lugar pases, 80 j tm seus produve uma conscientiza- que mais atrai tos na Coleo andeva. Os o dos artesos. Os estrangeiros ao demais passam por processos artigos com selo an- Brasil. Recuperar de capacitao para poderem deva no podem estar nossa identidade vender suas peas no projeto. ligados desagregao cultural ajudar Desde o incio da parceria ensocial, como o trabalho a agregar valor tre Sebrae no Paran, Itaipu, escravo, nem ao des- aos produtos e ao artesos e demais entidades, matamento e a outros destino turstico. houve 50 oficinas de capaproblemas ambientais. citao, mais de 400 atendiDamos preferncia a mentos e 55 visitas tcnicas. matrias-primas renovveis, exem- Os eventos acontecem nos trs lados plifica. da fronteira e beneficiam brasileiros, Ana Lcia informa argentinos e paraguaios. Ainda este rea de que o Nndeva est ano, deve ser inaugurado em Foz do abrangncia do numa etapa em que Iguau, na Rodovia das Cataratas, o projeto andeva. Centro de Artesanato e Turismo, projeto da Prefeitura Municipal. Nesse espao, haver uma loja para vender exclusivamente produtos andeva dos artesos das trs nacionalidades. Ana Lcia de Sousa acredita que o andeva contribuir para a internacionalizao dos produtos artesanais da regio, inclusive com a perspectiva de que em algum tempo esses materiais possam ser exportados. Vivemos em uma cidade onde h mais de 70 etnias e que constitui o segundo lugar que mais atrai estrangeiros ao Brasil. Recuperar nossa identidade cultural ajudar a agregar valor aos produtos e ao destino turstico, diz a consultora. Profronteira No seu estgio inicial, o Profronteira - Projeto de Desenvolvimento do Sudoeste do Paran e Oeste de Santa Catarina, na Regio da Faixa 32 Revista SolueS sebRae

Cesto produzido pelos artesos do projeto andeva. de Fronteira com a Argentina quer estimular a cooperao na rea de fronteira. A cooperao transfronteiria, essncia do projeto, uma situao comum na Europa onde existem exemplos como os da Galcia, na Espanha, com o Norte de Portugal; e outro entre Frana, Sua e Alemanha. O projeto de integrao do sudoeste do Paran, oeste

de Santa Catarina e municpios argentinos que fazem fronteira , no entanto, a primeira tentativa de realizar algo no gnero na Amrica do Sul. Para o consultor do Sebrae em Pato Branco, Nzio da Silva, o Profronteira amplo. uma proposta que cria condies de crescimento econmico na faixa de fronteira e busca a insero dos municpios do sudoeste paranaense e oeste catarinense no Mercosul (Mercado Comum do Sul), diz o consultor do Sebrae. Segundo Nzio da Silva, o sudoeste do Paran e oeste de Santa Catarina possuem uma identidade comum e, historicamente, sempre tiveram facilidade em atuar atravs do empreendedorismo coletivo. Em julho de 2005, no mbito dos fruns de desenvolvimento locais, onde se integravam lderes empresariais, prefeitos, vereadores, secretrios e representantes das entidades da so-

O diretor-tcnico do Sebrae Paran, Julio Cezar Agostini: O Sebrae Paran tambm trabalha dentro do esprito do Mercosul e a preocupao a de levar aos empreendedores essa situao de cooperao entre pessoas e empresrios de naes vizinhas onde todos podem ganhar.

ciedade civil, para trabalharem em torno de uma viso comum para o futuro dos municpios, surgiu a idia de identificar algo que promovesse o desenvolvimento coletivo desses municpios, relata. Foi assim que nasceu a parceria que, alm do Sebrae no Paran e prefeituras da regio, conta com o Sistema Fiep, Associao dos Municpios do Sudoeste do Paran (Amsop), Governo do Paran, Frum da Mesorregio, Agncia de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, Associao das Cmaras Municipais do Sudoeste (Acamsop 13), Coordena-

Artesanato da regio: capivara esculpida em madeira.

o das Associaes Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paran (Cacispar), e Ministrio da Integrao Nacional. Com estudos tcnicos e pesquisas, j identificamos as potencialidades, os eixos estruturantes a serem trabalhados: educao e cultura, turismo e logstica, explica Nzio. O Profronteira prev aes de cooperao entre os municpios paranaenses e catarinenses que fazem divisa com o lado argentino e entornos. Dentre os quais, Pranchita, Barraco, Capanema, Planalto, Bom Jesus do Sul, Santo Antnio do Sudoeste, Prola DOeste, Ampre, Realeza e Bela Vista da Caroba, todos no Paran; Dionsio Cerqueira e So Miguel DOeste, em Santa Catarina; e San Antonio, Andresito, Bernardo de Yrigoyen, Wanda, Puerto Libertad, Puerto Esperanza e San Pedro, no lado argentino. Segundo o consultor do Sebrae, a definio dos eixos e o trabalho em grupo ajudam na implantao do Projeto, facilitando assim o processo de formao de um sistema integrado que contemple acordos bilaterais, convnios de cooperao, exportaes de produtos e servios, aduanas conjugadas, sinalizao de estradas, roteiros tursticos, parcerias entre universidades, dentre outros temas

Revista SolueS sebRae 33

Brasil-Japo|Programa Dekassegui Empreendedor

Empreendedorismo no outro lado do mundo


A ampliao do Programa Dekassegui Empreendedor quer promover a criao de 500 novas empresas em 2008 s no Paran.
A saga dos dekasseguis, brasileiros descendentes de japoneses que vo trabalhar no Japo, comeou h 20 anos e rendeu desdobramentos como o envio de bilhes de dlares para o Brasil e a criao de muitos empreendimentos
com a poupana acumulada por anos de trabalho no Oriente. Atualmente, h cerca de 322 mil brasileiros trabalhando em 13 provncias do Japo e a falta de informaes atualizadas sobre o nosso Pas e qual a melhor forma de investir o dinheiro poupado ainda continuam a ser os principais desafios enfrentados pelos que retornam. O grupo remete para o Brasil

cerca de US$ 2,5 bilhes anuais e, mento (BID), Fundo Multilateral de quando voltam, cada trabalhador traz, Investimentos (Fumin) e Associao em mdia, cerca de US$ 70 mil que Brasileira dos Dekasseguis (ABD), voltado ao desenvolvimento sero investidos, na Em todo o Pas a da capacidade empreendemaioria das vezes, em previso a de dora dos dekasseguis brasialgum tipo de negcio. criao de 1.000 leiros, alm de proporcionar O Paran tem perto novas empresas apoio educacional, tcnico e de 80 mil dekasseguis e ns desejamos gerencial na implantao de trabalhando no Japo e que pelo menos negcios. At aqui, o Prograas remessas giram em torno de US$ 600 mi500 delas sejam ma j atendeu perto de 50 mil lhes ao ano, informa paranaenses. dekasseguis. Segundo o coordenador Julio Cezar Agostini, Vamos capacitar do Programa no Paran, diretor-tcnico do Sedentro desta brae do Paran. mentalidade Marcos Aurlio Gonalves, H trs anos foi empreendedora esta ao j resultou na criacriado o Dekassegui cerca de 10 mil o de aproximadamente Empreendedor, prodekasseguis tanto 170 empreendimentos no grama desenvolvido no Brasil Estado, mas as metas para em parceria entre Secomo no Japo. 2008, por coincidncia o ano das comemoraes dos brae, Banco Interame100 anos do incio da imiricano de Desenvolvigrao japonesa ao Brasil, so bem mais ambiciosas: em todo o Pas a previso a de criao de 1.000 novas empresas e ns desejamos que pelo menos 500 delas sejam paranaenses, explica Julio Cezar Agostini. Vamos capacitar dentro dessa mentalidade empreendedora cerca de 10 mil dekasseguis tanto no Brasil como no Japo, acrescenta o diretor-tcnico do Sebrae paranaense. O Sebrae pretende usar todas as ferramentas possPalestra realizada em veis para isso: h um certo tempo, abril para dekasseguis em seria difcil treinar Toyohashi, no Japo. tanta gente porque
34 Revista SolueS sebRae

a comunicao era feita apenas por carA Expobusiness, tas, mas hoje vamos promovida na cidade utilizar todas as ferde Nagoya no Japo, ramentas disponveis considerada a porta de educao distnde entrada para cia, como videoconfebrasileiros que sonham rncias e a internet, importar seus produtos informa Marcos Aupara o Oriente. rlio Gonalves. Mas o Programa pretende ir alm disso: estamos ampliando o foco para tambm ampliar os negcios entre empresas brasileiras e japonesas, acrescenta o coordenador. O que se pretende, na realidade, subsidiar o dekassegui com o mximo de informaes possveis sobre oportunidades de investimentos no Brasil para que, quando ele retorne, j tenha em mente o negcio que ir abrir e tenha tambm a oportunidade de ver como esses empreendimentos funcionam no Japo e de l tambm trazer lies e oportunidades. Ns estamos sentido que atualmente h um nvel de da AEBJ Associao das questionamento maior sobre negcios Escolas Brasileiras no Japo. mais estruturados e no simplesmente Pretendemos tambm coloaqueles que permitem ao dekassegui a car fisicamente uma bibliosobrevivncia no Brasil com o dinheiro teca com as publicaes do poupado, explica Marcos Aurlio. Ele Sebrae em cada uma dessas informa ainda que o Sebrae paranaen- escolas para que os estudanse quer levar para o Japo o projeto de tes filhos de brasileiros posformao de jovens empreendedores, sam desenvolver o empreenpara alunos que estudam no ensino dedorismo mesmo num pas fundamental brasileiro, nas 98 escolas distante, conclui

96% das empresas mais criadas pelos dekasseguis so do setor de comrcio e servios. So elas:
Bares e lanchonetes Lojas de vesturio Pequenas Franquias Auto-eltricas Lojas de instalao de som automotivo

Dekassegui Empreendedor
O ndice de mortalidade das empresas abertas por exdekasseguis chegou a ser superior a 50%. Ou seja, depois de trabalhar arduamente durante anos no Japo, centenas de nikkeis retornavam ao Brasil, conseguiam abrir o to sonhado negcio prprio e faliam, perdendo todas as economias, o que colocava os empreendedores diante da situao de no ter outra sada a no ser retornar ao Japo e comear tudo de novo. Para reduzir esse ndice, o Sebrae lanou em 2005 o Programa Dekassegui Empreendedor, que visa facilitar a reintegrao produtiva desse trabalhador por meio da formao e preparo desses novos empreendedores. Uma pesquisa do Sebrae apontou que entre 40% e 50% dos que trabalham no Japo pretendem abrir o prprio negcio quando retornarem ao Brasil. Com a atuao do Programa, hoje a taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil caiu para 30% mas o objetivo do Sebrae Paran melhorar ainda mais esse nmero. Revista SolueS sebRae 35

Videoconferncia promovida pelo SEBRAE para aproximar ONGs de apoio a dekasseguis no Brasil e Japo.

Brasil-Japo|Programa Dekassegui Empreendedor


Os clientes faziam fila na porta da loja, conta. Logo a loja de 25 metros quadrados ficou pequena e as pessoas comearam a reclamar. A proposta dos primeiros donos era de que os clientes levassem as iguarias para casa, como no Japo. No Brasil, boa parte dos clientes da Hachimitsu queria sentar-se e saborear o doce ali mesmo. Em agosto de 2006, Nilo alugou uma sala ao lado e comeou uma reforma concluda em novembro. Com isso, as vendas simplesmente dobraram. E a empresa, que no comeo era tocada por Nilo, a mulher, a cunhada, e um funcionrio, contava com dez funcionrios. Adaptar os padres japoneses da loja s preferncias locais tornou-se um hbito para o empresrio. Ele adotou o just in time, de Os ex-dekasseguis pronta-entrega e sem estoque, Nilo Katsuo Kato e a o que foi essencial para que a mulher: confeitaria de Hachimitsu conseguisse um sucesso em Londrina. alto nvel de produtividade com pouco espao fsico e o sistema de kanban (fichas) caprichado, nos moldes da ptisserie utilizado no Japo. Nilo tambm japonesa e tinha tudo para ter suces- procurou a ajuda do Sebrae para so, mas Nilo Katsuo Kato amargou fazer um plano de negcios que o seis meses de prejuzos constantes at ajudou a identificar demandas e entender que o que no funcionava pensar em planejamento, alm de eram as diferenas culturais. Os an- em diversas ocasies sanar dvidas pontuais, como quando pretigos donos proprieOs antigos cisou determinar o quanto trios implantaram proprietrios cobrar por seus produtos. um sistema de atenEm abril de 2008, a Hadimento semelhante implantaram comercializava ao japons, bastante um sistema de chimitsu atencioso e cordial, atendimento cerca de 500 doces por dia, mas totalmente imsemelhante ao e entre 200 e 300 salgados (sem contar as bebidas), pessoal. Aqui a culjapons, bastante dentro de uma variedade de tura diferente, os atencioso e cordial, 30 itens diferentes. Na pobrasileiros no esto mas totalmente ca, a empresa contava com acostumados com impessoal. Aqui a 15 colaboradores, e tinha um essa forma de tratacultura diferente, faturamento mdio superior mento muito frio, os brasileiros no a R$10 mil mensais. O casal conta. Ele orientou os atendentes a con- esto acostumados foi ao Japo em janeiro de versar mais com os com essa forma de 2008, onde passou 20 dias clientes, dando extratamento pesquisando novos produplicaes sobre os muito frio. tos e em maro sua mulher passou dez dias na Frana, doces mesmo sem verificando novas tendnserem perguntados. cias na rea de confeitaria. Depois Nilo percebeu que as pessoas no conheciam Nos planos do empresrio, esto a Hachimitsu e resolveu divulgar seu estruturar-se bem em Londrina e empreendimento. Gastou R$ 20 mil expandir os negcios. Tem muita em quatro meses s com propaganda gente pedindo para abrir franquias, e o resultado foi imediato. Foi pre- mas ainda estou amadurecendo a ciso contratar mais dois funcionrios. idia, conclui 36 Revista SolueS sebRae

Nova Tecnologia |Business Intelligence

Inovar a gesto com Business Intelligence


O Business Intelligence uma tecnologia que permite s instituies transformar dados guardados nos seus sistemas em informaes valiosas,

At dezembro, o Sebrae no Paran quer ter 70% dos municpios do Estado mapeados, para dar incio ao estudo de um novo portfolio de solues.
da Informao do Sebrae no Paran, Ja- de Business Intelligence ao fornecer a queline Aparecida de Almeida. base para a troca de informao no s O planejamento estratgico do Se- dentro da empresa como para alm dela. brae exige mais dinamismo do que os Outra vantagem do Business Intelligensistemas de gesto normalmente con- ce, segundo a gerente, que permite a seguem prover. O Business Intelligence produo de relatrios rpidos como, quebra paradigmas, saindo das atuais por exemplo, a apresentao de resultavises bidimensionais para um novo dos para o Conselho de Administrao. conceito que vem revolucionando a ges- De fato, o sistema faz a extrao, anto das instituies h alguns anos- as lise, formatao e a transformao de vises multidimensionais. Ns estamos informaes corporativas em consultas saindo de um ponto onde enxergvamos e relatrios gerenciais, permitindo uma somente as rvores para agora enxergar viso mais ampla de toda a organizao, a floresta. Vamos ter uma viso do Se- o que permite identificar pontos dentro brae como um todo com essa ferramen- dos processos que possam ser utilizados alm de dar acesso aos usurios para que ta, acrescenta a gerente. como vantagem competitiva. Para o analisem bases de dados para descobrir A capacidade de anlise da empresa cliente, ns poderemos, num outro informaes importantes, ajudando a or- cresce exponencialmente com esse novo exemplo, readaptar o ensino ganizao a tomar decises bem funda- tipo de soluo porque traz embutido distncia ao descobrirmentadas. O nvel mais interessante na um novo conceito: agregar informaes mos porque ele no faz implantao de um sistema de Business e no mais simplesmente agrup-las. determinados acessos. O Intelligence quando se consegue cons- Quando implantado com sistemas de processo permite pegar truir modelos teis com uma informao adequados, as respostas dos clientcnica que varre os dados da Teremos agilidade o Business Intelligence tes, fazer o cruzamento empresa em busca de padres suficiente para passa a ser um auxlio dessas respostas e a at ou tendncias de modo inteli- oferecer as inestimvel no processo mesmo recriar o porgente, de tal forma que posside tomada de deciso tfolio de solues do solues do Sebrae bilidades nunca antes pensadas organizaes. Torna- Sebrae, conclui a das possam ser cogitadas. O pelo perfil do se fcil de entender por- gerente processo consiste basicamente cliente, dentro do que palavras como comem trs etapas: explorao, seu municpio e petitividade, agilidade, construo de um modelo e va- dentro do seu setor. globalizao e qualidade lidao. fazem parte do dia-a-dia Com seu sistema de Buside empresas que usam ness Intelligence implantado esses tih um ano, depois de uma experincia pos de sistemas. A gerente de de 12 meses com um projeto-piloto do Ns teremos agilidaTecnologia e Gesto Sebrae Nacional, o Sebrae no Paran de suficiente para oferecer da Informao, est entrando na fase mais importante as solues do Sebrae pelo Jaqueline Aparecida da execuo do seu Programa: at de- perfil do cliente, dentro de Almeida: O zembro teremos 70% dos municpios do seu municpio e dentro Business Intelligence paranaenses mapeados e tambm ser do seu setor, explica Jainiciado o estudo do novo portfolio de queline. Com a Internet, do Sebrae j est em solues que o Sebrae vai oferecer, ex- aumentou a importncia funcionamento. plica a gerente de Tecnologia e Gesto e o valor da tecnologia

O dekassegui vencedor
Nilo Katsuo Kato, de Londrina, norte paranaense, trabalhou durante 15 anos no Japo e, como todos os dekasseguis que retornam ao Brasil, trouxe sua poupana, mas tambm
o receio de errar na hora de escolher um empreendimento e perder tudo o que economizou. Passou por uma borracharia pertencente ao seu sogro, mas viu uma oportunidade efetiva em 2005 numa confeitaria a Hachimitsu - cujos antigos donos, igualmente ex-dekasseguis, queriam vender o empreendimento porque no dava lucro, apesar de ter uma proposta diferenciada e ser bem localizado, no centro de Londrina. A Hachimitsu, que significa mel de abelha em japons, era um tipo de confeitaria com receitas japonesas de doces de sabor mais suave e visual

Revista SolueS sebRae 37

Empretec|Empreendedorismo com atitude

Uma atitude de empreendedor


O Empretec, um dos programas de maior sucesso do Sebrae, vem atraindo no s empresrios, mas tambm profissionais liberais e gente de bem longe.
nove dias que se seguiram aps 5 de abril. Eu no queria perder mais tempo. Acho que o Empretec trouxe tudo que estava procurando, diz Marcelo, interrompendo a entrevista para voltar para os momentos finais do treinamento, no seu ltimo dia. O Empretec um programa internacional desenvolvido pela Organizao das Naes Unidas (ONU) e oferecido no Brasil pelo Sebrae, com carga horria de 80 horas/aula. reconhecido em todo o mundo como um dos melhores programas de capacitao em empreendedorismo e empresa e eu sobre meus empreen- tem por objetivo estimular a atitude dimentos nos Estados Unidos. Foi empreendedora, focado na otimizaa que surgiu a pergunta: Por que o dos resultados empresariais, a voc no faz o Empretec?. Me falou partir da mudana comportamental. tambm de algumas caracA postura empretersticas boas e ruins que O Empretec uma sarial de quem est eu tinha e que certas com- unanimidade frente de um negcio binaes de caractersticas entre os um dos fatores que faz poderiam ser perigosas para participantes. a diferena no sucesso meus negcios, mas que eu Potencializa os do empreendimento. poderia aprender a aprovei- comportamentos A atitude diante das tar o lado bom desses comoportunidades e difiempreendedores portamentos. Voc tem o culdades o que dise desenvolve perfil para o Empretec, ele tingue os empresrios me disse em certa ocasio. habilidades para que trabalham com o O autor dessas frases que a pessoa possa mesmo potencial de Marcelo Gomes, empre- melhorar ainda gesto e sob as messrio brasileiro mais o seu negcio mas condies de de 41 anos e suas perspectivas mercado, mas com reque possui de crescimento. sultados distintos. O negcios em Empretec uma unaLos Angeles, nimidade entre os parnos Estados Unidos, ticipantes. um divisor de guas na e que desembarcou em vida dos empreendedores. O PrograCascavel, no oeste do Estado, ma potencializa os comportamentos especialmente para fazer o Empre- empreendedores e desenvolve habilitec, promovido por um perodo de dades para que a pessoa possa melhoAlunos do Empretec que aconteceu em Cascavel: potencializando comportamentos empreendedores.

Muito longe: o empresrio brasileiro Marcelo Gomes, que tem negcios nos EUA, esteve no Brasil especialmente para fazer o Empretec.

A primeira vez que fiquei sabendo do Empretec foi durante uma conversa sobre negcios que tive com o primo da minha esposa. Ele estava falando sobre sua

rar ainda mais o seu negcio e suas perspectivas de crescimento. A diferena que trabalhada a pessoa em vez de tcnicas de gesto empresarial. So trabalhadas as caractersticas do comportamento empreendedor, avalia Beatriz Bertoglio, gerente da Re-

gional Oeste do Sebrae no Paran. No Programa, a alterao da conduta empresarial tem como base dez caractersticas comportamentais, tidas como fundamentais para o empresrio: a iniciativa e busca de oportunidade, capacidade de correr riscos calculados, persistncia, comprometimento, estabelecimento de metas, capacidade de planejar e monitorar aes, capacidade para buscar e utilizar informaes, persuaso e rede de contatos, independncia e autoconfiana e exigncia de qualidade e eficincia. Essas caractersticas revelam pontos fundamentais

na personalidade do empreendedor. Os interessados no Programa passam por uma entrevista para avaliar qual o momento vivido pela empresa e identificar os comportamentos empreendedores, baseados nessas dez caractersticas, que formam 30 comportamentos estipulados pela ONU. Identificados os perfis, busca-se formar um grupo homogneo. Em mdia so realizadas 40 entrevistas dentre as quais cerca de 25 a 30 empresrios so escolhidos e vo compor um grupo de Empretec. Toda a estrutura do Empretec desenhada numa metodologia de participao ativa. Os participantes so estimulados a todo instante a vivenciar os comportamentos, alm de entend-los. So ciclos de atividades empresariais e dinmicas estruturadas em sala de aula que passam tambm por um momento de reflexo sobre aquele aprendizado que veio de uma ao prtica. Ao final do nono dia, os participantes conseguem sair no s entendendo e vivenciando, mas tambm definindo o que querem fazer, o que pretendem mudar, qual o planejamento de longo prazo, as suas metas e o que precisa ser realizado na empresa em todas as suas reas. Na Regional Oeste, o Empretec realizado desde 1995, chegando a ter dez edies por ano. E esse um tpico programa que se autovende. O prprio empresariado se mobiliza para trazer o treinamento para as suas cidades e aqueles que j fizeram o

caractersticas fundamentais para o empresrio


Iniciativa e busca de oportunidade Capacidade de correr riscos calculados Persistncia Comprometimento Estabelecimento de metas Capacidade de planejar e monitorar aes Capacidade para buscar e utilizar informaes Persuaso e rede de contatos Independncia e autoconfiana Exigncia de qualidade e eficincia Revista SolueS sebRae 39

Comemorao aps termino do Empretec: pesquisas mostram que at 2/3 dos empresrios aumentaram o faturamento e a gerao de empregos.

38 Revista SolueS sebRae

Empretec|Empreendedorismo com atitude


Programa acabam criando uma rede de empresrios e amigos em que indicam uns para os outros. Pesquisa sobre o Empretec, realizada h alguns anos pelo prprio Sebrae, para analisar o impacto do Programa, mostrou que praticamente 2/3 dos empresrios participantes aumentaram o faturamento e a gerao de empregos. Enquanto a taxa de sobrevivncia das micro e pequenas empresas no Paran de 75%, aps os dois primeiros anos de funcionamento, com o Empretec pode chegar a 93% Mas mesmo com os excelentes resultados, preciso que haja um esforo para garantir a mudana. Existe um estudo da psicociberntica de que aquilo que voc faz continuamente por 21 dias acaba sendo incorporado, vira um hbito. O problema que, mesmo conseguindo fazer algumas mudanas de comportamento, a pessoa volta para o mesmo ambiente de convivncia, o mesmo dia-a-dia, o que pode puxar para a zona do conforto. E, como

Lei Geral|Municipalizao

O empreendedorismo na indstria
O engenheiro Lucas Andr Sartori, que trabalha em uma empresa especializada em equipamentos agroindustriais, j planeja algumas metas aps o trmino do Programa que aconteceu em Cascavel: muito importante estabelecer metas do que se quer e trabalhar o planejamento para que isso acontea. preciso parar de ser vago e agir como locomotiva, puxando o negcio na direo almejada. E eu saio do curso j com um alinhamento definido: estar, em cinco anos, entre os cinco fabricantes nacionais, planeja Lucas.

Lei Geral: Paran lder


O Paran o estado brasileiro que mais conta, em nmeros absolutos, com municpios que j implantaram o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno
Porte, mais conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor desde dezembro de 2006, segundo divulgao distribuda pelo Sebrae Nacional no final de abril. De janeiro de 2007 at agora, um total de 104 municpios do Estado j obtiveram a promulgao e implantao de suas Leis Gerais Municipais, o equivalente a 29% dos 399 municpios paranaenses. Ainda temos a Lei Geral em tramitao nas Cmaras Municipais de algo entre 30 a 40 municpios e nossa meta at o final de julho atingir a 300 localidades, ou 80% dos municpios paranaenses, contabiliza Csar Rissete, consultor do Sebrae em Curitiba e coordenador do grupo de municipalizao da Lei Geral no Estado. O ndice de adoo da Lei no Paran est muito acima da mdia nacional. Segundo o Sebrae Nacional, dos 5.562 municpios brasileiros, apenas 400, ou 7% implantaram Leis Gerais Cidades onde a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa j foi implantada .

O Estado j conta com 104 municpios onde a lei foi aprovada e pretende atingir at o final do ano que vem todos os municpios paranaenses.
Municipais. Alm de ser o estado n. 1 estados e municpios, e ser gerado por na implantao da Lei, o Paran teve a ano no Pas cerca de 1 milho de novos primeira cidade do Pas Maring - a empregos. Csar Rissete destaca as vantagens regulamentar a Lei Geral, antes mesmo de sua entrada em vigor. Para o analista da municipalizao tanto para os emtcnico do Sebrae Nacional em Polticas presrios como para a sociedade, que Pblicas, Alessandro Machado, os ad- vai se beneficiar com mais renda cirministradores pblicos paranaenses es- culando nos municpios e mais postos to mostrando que tm atitude em favor de trabalho com carteira assinada. Para os municpios que ainda no dos pequenos negcios. Micro e pequenas empresas representam 99% dos regulamentaram a Lei Geral, o Sebrae estabelecimentos formais hoje no Pas, no Paran alerta que o artigo 77 fixou 56% dos empregos com carteira assina- em um ano o prazo para a implantao de leis e atos necessrios da e 20% do Produto para assegurar o pronto e imeInterno Bruto (PIB). Ns trabalhamos diato tratamento jurdico difeUm levantamento fei- em parcerias renciado, simplificado e favoto pelo Ministrio do com associaes recido s microempresas e s Planejamento estima municipais e que, se a legislao entidades de classe empresas de pequeno porte e que este prazo expirou em depegar a participao empresariais com zembro de 2007. Neste caso, das micro e pequenas o envolvimento os empresrios que se sentirem empresas aumentar de todo o Sebrae lesados pela no municipalizados atuais 17% para o da Lei Geral podem acio30% das aquisies estadual. nar a Justia pblicas da Unio,

mudar comportamento no algo fcil, proposto que 21 dias depois do seminrio haja um encontro entre os participantes para se fazer uma leitura de quais comportamentos eles conseguiram praticar e promover mudanas, ressalta o coordenador dos facilitadores do Empretec em Cascavel, Orestes Duarte Pacheco

A profissional liberal empreendedora


A cirurgi-dentista Martha Damo Comel Boschirolli, de Ponta Grossa, a prova de que os comportamentos empreendedores podem ser encontrados e ajudam muito na vida de profissionais liberais. O aproveitamento de Martha no Empretec, em Cascavel, foi to bom que, ao final, foi uma das vencedoras de uma competio que realizada dentro do Programa. Desde que eu me formei, sempre tive como foco estudar, fazer especializaes, buscar sempre aumentar a qualidade do atendimento. Mas eu nunca enxerguei meu consultrio como uma empresa. Podemos no vender um produto, mas vendemos um servio. Ento o Empretec faz voc entrar em contato com as caractersticas empreendedoras que ajudam a ampliar esse ponto de viso, diz Martha.
LOCALIDADE AMPRE EVENTO VAGAS 30

EMPRETEC URBANO E RURAL EMPRETEC

16/08/2008 a 24/08/2008 CHOPINZINHO 12/04/2008 a 20/04/2008 17

CURITIBA

EMPRETEC URBANO E RURAL EMPRETEC URBANO E RURAL EMPRETEC

20

31/05/2008 a 08/06/2008 FOZ DO IGUAU JACAREZINHO 15

07/06/2008 a 15/06/2008 24/05/2008 a 01/06/2008 26

MARING

EMPRETEC - URBANO E RURAL 26/07/2008 a 03/08/2008

25

MEDIANEIRA

EMPRETEC URBANO E RURAL EMPRETEC URBANO E RURAL EMPRETEC URBANO E RURAL

28

13/09/2008 a 21/09/2008

Na foto, a cirurgidentista Martha Damo Comel Boschirolli: prmio pelo desempenho no Empretec. 40 Revista SolueS sebRae

PATO BRANCO

30

02/08/2008 a 10/08/2008 SO JORGE DO OESTE 30

12/07/2008 a 20/07/2008

REGIONAL CENTRO-SUL

Artigo

A Aventura Empreendedora
Allan Marcelo de Campos Costa Diretor-Superintendente do Sebrae no Paran.

Curitiba Rua Caet, 150 Bairro Prado Velho CEP: 80.220-300 Fone: (41) 3330-5800 Fax: (41) 3330-5768 / 3332-1143

Escritrio
Guarapuava Rua Vicente Machado, 1552 Bairro Centro CEP: 85.010-260 Fone: (42) 3623-6720 Fax: (42) 3623-6720 Ponta Grossa Rua XV de Novembro, 120 Bairro Centro CEP: 84.010-020 Fone: (42) 3225-1229 Fax: (42) 3225-1229

REGIONAL OESTE
Cascavel Avenida Pres. Tancredo Neves, 1262 Bairro Alto Alegre CEP: 85.805-000 Fone: (45) 3321-7050 Fax: (45) 3226-1212

Cristopher McCandless foi um jovem norteamericano, filho de um engenheiro da Nasa e criado dentro dos melhores costumes e padres da tpica famlia americana de classe mdia. Aps se graduar na Universidade,

com comentrios que comparam a atividade empreendedora a uma aventura. Em especial num pas como o Brasil, em que a atividade empresarial cercada por um conjunto de dificuldades e adversidades de toda ordem e que dificultam o desenvolvimento de uma empresa nascente apesar dos avanos e importantes conquistas j obtidos com a Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa -, esse tipo de afirmao repercute com incrvel facilidade. O termo aventura freqentemente associado a empreitadas que envolvem alto risco e total imprevisibilidade. E, em geral, quando algum fala ou escreve que abrir um pequeno negcio uma verdadeira aventura, est associando a atividade empreendedora a um evento arriscado em que existe grande decidiu deixar seu passado e suas referncias dependncia de fatores como sorte. Isto verpara trs e tornar-se um andarilho. Sua hist- dade. Mas ainda mais verdadeiro o fato de ria, contada no livro Na Natureza Selvagem que grandes realizaes no so fruto do acae transformada em filme recentemente, tem so. Elas so fruto de um exaustivo processo de seu ponto culminante em uma grande aven- preparao. So decorrncia de um planejatura empreendida por Cristopher no Alasca, mento apurado, de estudos e levantamos pronde ele pretendia viver em isolavios, de anlise das condies e Precisamos das adversidades que podero mento e a partir dos recursos que a natureza lhe oferecesse. Infelizdesesperadamente ser encontradas pelo caminho. mente, a histria termina de forde aventureiros E, este preparo e planejamento, ma trgica, com a morte do jovem no universo somado ao esprito empreendepor congelamento e inanio dendos pequenos dor daqueles que empreendem, tro de um nibus abandonado. empreendimentos. constituem o fator determinante Do outro lado da moeda, tepara o sucesso. mos histrias e mais histrias de Precisamos desesperadaaventuras bem-sucedidas. Nomes mente de aventureiros no unicomo Amyr Klink, Waldemar Niclevicz e Fa- verso dos pequenos empreendimentos. Mas mlia Schurmann, pra ficar apenas nos exem- aventureiros que fujam do improviso e desplos mais conhecidos e brasileiros, habitam preparo de McCandless e que busquem inso imaginrio popular ocupando posio de pirao nos modelos vencedores de Klink, destaque no Olimpo dos grandes aventureiros. Niclevicz e dos Schurmann. O xito conseMas o que estas histrias tm a ver com qncia de trabalho rduo, preparo e um efia atividade empreendedora? Mais do que ciente processo de gesto. E quando obtido, imaginamos! Com freqncia nos deparamos sempre recompensador. Boa jornada!
Allan Marcelo de Campos Costa mestre pela Universidade de Lancaster, Inglaterra MSc in IT, Management and Organizational Change - e mestre em Gesto Empresarial pela Fundao Getlio Vargas, tem MBA em Gesto de Negcios pela IBMEC Business School e ps-graduado em Desenvolvimento Gerencial para Executivos pela FAE/CDE. Possui artigos publicados em jornais, revistas e conferncias no Brasil e no exterior, em pases como Chile, frica do Sul, Reino Unido, Holanda, Hungria e Eslovnia.

Escritrio
Foz do Iguau Rua das Guianas, 151 Bairro Jardim Amrica CEP: 85.864-470 Fone: (45) 3522-3312 Fax: (45) 3573-6510 Toledo Largo So Vicente de Paulo, 1333 - 3 andar - sala 30 e 31 CEP: 85.900-210 Fone: (45) 3252-0631 Fax: (45) 3252-6175

REGIONAL NORTE
Londrina Av. Santos Dumont, 1335 Bairro Aeroporto CEP: 86.039-090 Fone: (43) 3373-8000 Fax: (43) 3373-8005

REGIONAL SUDOESTE
Pato Branco Avenida Tupi, 333 Bairro Bortot CEP: 85.504-000 Fone: (46) 3220-1250 Fax: (46) 3220-1251

Escritrio
Apucarana Rua Osvaldo Cruz, 510 - 13 andar Bairro Centro CEP: 86.800-720 Fone: (43) 3422-4439 Fax: (43) 3422-4439 Ivaipor Rua Professora Diva Proena, 1190 Bairro Centro CEP: 86.870-000 Fone: (43) 3472-1307 Fax: (43) 3472-1307 Jacarezinho Rua Dr. Herclio Gomes, 732 Bairro Centro CEP: 86.400-000 Fone (43) 3527-1221 Fax: (43) 3527-1221

Escritrio
Francisco Beltro Rua So Paulo, 1212 - Sala 01 - Condomnio Alphaville CEP: 85.601-010 Fone: (46) 3524-6222 Fax: (46) 3524-5779

REGIONAL NOROESTE
Maring Avenida Bento Munhoz da Rocha, 1116 Bairro Zona 07 CEP: 87.030-010 Fone: (44 ) 3220-3474 Fax: (44) 3220-3402

Escritrio
Campo Mouro Avenida Manoel Mendes de Camargo, 1111 Bairro Centro CEP: 87.302-080 Fone: (44) 3523-5386 Fax: (44) 3523-5386 Paranava Rua Mato Grosso, 1874 A Bairro Centro CEP: 87.702-030 Fone: (44) 3423-2865 Fax: (44) 3423-2794 Umuarama Avenida Brasil, 3404 Bairro Zona I CEP: 87.501-000 Fone/fax: (44) 3622-7028 Fax: (44) 3622-7065

42 Revista SolueS sebRae

0800 570 0800

www.sebraepr.com.br

www.sebraepr.com.br

S-ar putea să vă placă și