Sunteți pe pagina 1din 27

1

PROSPECO DE CADEIAS PRODUTIVAS E GESTO DA INFORMAO


Antnio Maria Gomes de Castro1

SUMRIO
Resumo Abstract 1 Introduo 2 A viso sistmica da agricultura 2.1 O conceito de agronegcio e de cadeias produtivas 2.2 - Anlise de cadeias produtivas 2.3 Desempenho de cadeias produtivas 2.4 - Demandas tecnolgicas e no tecnolgicas 2.5 - Interveno: aplicao dos resultados dos estudos prospectivos na gesto 3 Estudos de desempenho futuro de cadeias produtivas: importncia, conceitos e metodologias 3.1 Importncia dos estudos prospectivos de cadeias produtivas 3.2 Metodologia de estudos prospectivos de cadeias produtivas 4 - Gesto da informao e prospeco 4.1 Informao como insumo aos estudos prospectivos 4.2 Informao como produto dos estudos prospectivos 5 Resultados obtidos 6. Perspectivas e lies da prospeco tecnolgica no Brasil 6.1. Avanos metodolgicos 6.2. Motivao e capacitao 6.3. Usos de resultados 7 Referncias bibliogrficas Resumo A aplicao de tcnicas prospectivas tem sido introduzida na pesquisa e na gerncia do agronegcio e de suas cadeias produtivas, sendo capaz de tornar mais precisa e eficaz a formulao de estratgias e a prpria gesto da competitividade. Todavia, para se tornarem realidade, estes mecanismos analticos precisam manejar grandes quantidades de informao, sem a qual toda a sua eficincia se torna comprometida. Este trabalho prope-se a apresentar estes novos conceitos e ferramentas de anlise de agronegcio e de cadeias produtivas, notadamente ao que tange a aplicao de estudos de futuro focados no desempenho desses sistemas. tambm examinada a questo da informao como base para estes estudos e para a formulao de estratgias e discutem-se formas de aprimorar a gesto deste insumo vital para o aprimoramento do desempenho. Abstract Technological foresight has been recently introduced in agribusiness R&D and management in Brazil aiming at making strategy development more precise and accurate. However, to be actually useful, these analytical tools need to manage a great deal of information, not always available, which may blur their results. This paper carries out a general review of the technological foresight use in Brazil, as a way of strategy and decision making within the agribusiness and commodities production chains environment. It establishes the importance of information management for attainment of useful foresight results and agribusiness development strategy making.
1

Eng. Agrnomo, PhD em Systems Analysis and Simulation, E-mail a.mcastro@uol.com.br

1 INTRODUO A abertura dos mercados, ocorrida ao longo da dcada de 90 no Brasil, acarretou a modificao na gesto de diversos segmentos do agronegcio brasileiro. Vrios produtos e setores, antes protegidos da competio por barreiras alfandegrias e fiscais, passaram a se submeter competio de concorrentes externos, pelo predomnio do mercado nacional. O desempenho diferenciado, a preocupao com a qualidade, eficincia e competitividade, antes pouco evidenciadas, passaram a emergir enfatizando a importncia da gesto nesses setores. Este choque de mercado e competitividade tambm veio acompanhado da valorizao da inovao, como fator de crescimento para as organizaes ligadas ao agronegcio. Inovao tecnolgica e gerencial passaram a representar fator crucial para a competitividade das organizaes, tanto para aquelas diretamente envolvidas na produo de bens agrcolas, como as pertencentes ao ambiente organizacional desse sistema, como o caso das organizaes de P&D. A prpria conceituao da agricultura como agronegcio foi uma mudana auspiciosa. A preocupao com a inovao e com o desempenho levou a concluso que o foco em segmentos da agricultura e em disciplinas do conhecimento, j no eram suficientes para gerar a compreenso necessria para a gesto da atividade (Castro et al., 1992). A viso sistmica trazida pela conceituao do setor agrcola como agronegcio foi um avano no mtodo cientfico, apoiando a pesquisa neste segmento da economia. Ao considerar a agricultura como agronegcio foi possvel realar a dimenso gerencial deste empreendimento e reforar a necessidade de inovao tecnolgica e gerencial, como instrumentos para o seu crescimento. Analizar o agronegcio como um grande sistema nacional, vocacionado para a produo de produtos agrcolas e segmentado em subsistemas de finalidades mais especficas, as cadeias produtivas, oferece excelentes oportunidades para incrementar o conhecimento sobre o desempenho desses sistemas. A partir desse conhecimento ampliado, possivel traar estratgias mais realistas para a sua gesto. A formulao de estratgias sempre demanda, entre outros pr-requisitos, o conhecimento sobre cenrios ou vises de futuro. Estratgias englobam padres de respostas a oportunidades ou ameaas que devem ser interpretadas a partir de eventos, fatos, comportamentos atuais e suas tendncias. A aplicao de tcnicas prospectivas oferece o marco conceitual e as ferramentas adequadas para trabalhar convenientemente esta questo. Todo este sofisticado aparato tcnico e gerencial tem sido introduzido na pesquisa e na gerncia do agronegcio e capaz de tornar mais precisa e eficaz a formulao de estratgias e a prpria gesto da competitividade no seu mbito.

Todavia, para se tornarem realidade, estes mecanismos analticos precisam manejar grandes quantidades de informao, sem a qual toda a sua eficincia se torna comprometida. Coletar, interpretar, armazenar, recuperar e difundir informao de qualidade sobre o desempenho das organizaes direta e indiretamente ligadas ao agronegcio uma tarefa de formidvel complexidade e de impacto direto sobre os seus futuros avanos. Este trabalho prope-se a apresentar estes novos conceitos e ferramentas de anlise de agronegcio e de cadeias produtivas, notadamente ao que tange a aplicao de estudos de futuro focados no desempenho desses sistemas. Discorre-se sobre o marco conceitual, metodologias e tcnicas utilizadas e sobre a aplicao dos resultados obtidos nesses estudos para a gesto do desempenho do agronegcio. tambm examinada a questo da informao como base para estes estudos e para a formulao de estratgias e discutem-se formas de aprimorar a gesto deste insumo vital para o aprimoramento do desempenho. 2 A viso sistmica da agricultura 2.1 - Conceito de agronegcio e de cadeias produtivas Os conceitos de agronegcio (ou negcio agrcola), de cadeia produtiva, sistema produtivo constituem aplicaes da teoria geral dos sistemas, ou enfoque sistmico. Um sistema , na definio de Sppeding (1975), um conjunto de componentes interativos. A caracterizao de um sistema (ou sua anlise) iniciase com o estabelecimento de seus objetivos, seguida da definio de seus limites, subsistemas e entidades componentes e contexto externo. Ao definir limites e hierarquias, estabelecem-se as interaes de seus subsistemas componentes, mensuram-se suas entradas e sadas e respectivos desempenhos intermedirios (subsistemas) e final (sistema) . A agricultura como um todo compreende componentes e processos interligados que propiciam a oferta de produtos aos seus consumidores finais, atravs da transformao de insumos pelas entidades ou organizaes componentes. Este conjunto de processos e instituies ligadas por objetivos comuns constitui um sistema que, por sua vez, engloba outros sistemas menores, ou subsistemas. O sistema maior o chamado negcio agrcola, agribusiness, ou agronegcio, termo que ser adotado por este trabalho (Castro et al., 1996(b); 1996 (c)). O agronegcio compe-se de cadeias produtivas, e estas possuem entre seus componentes os sistemas produtivos, que operam em diferentes ecossistemas ou sistemas naturais. No ambiente externo ou contexto do agronegcio, existe um conglomerado de instituies de apoio, composto de organizaes de crdito, pesquisa, assistncia tcnica, entre outras, e um aparato

legal e normativo, exercendo forte influncia no seu desempenho (Davis & Goldberg, 1957; Araujo et al., 1990). Consequentemente, a gesto do agronegcio busca mobilizar conceitos e instrumentos de interveno nas cadeias produtivas, como o crdito agrcola, a inovao tecnolgica e gerencial, as normas de taxao, servios de apoio, etc.. para melhorar o desempenho em relao a algum indicador especfico. Estas intervenes entretanto, s se tornam eficazes quando possvel compreender sistematicamente, no s o que ocorre nos limites das propriedades rurais, mas em todos os segmentos em que a produo agropecuria se insere.

O agronegcio definido como um conjunto de operaes de produo, processamento, armazenamento, distribuio e comercializao de insumos e de produtos agropecurios e agroflorestais. Inclui servios de apoio e objetiva suprir o consumidor final de produtos de origem agropecuria e florestal.

A cadeia produtiva o conjunto de componentes interativos, incluindo os sistemas produtivos, fornecedores de insumos e servios, industriais de processamento e transformao, agentes de distribuio e comercializao, alm de consumidores finais. Objetiva suprir o consumidor final de determinados produtos ou sub-produtos (Castro et al. 1994; 1996(a)). A Figura 1 ilustra uma tpica cadeia produtiva agrcola, com os seus principais componentes e fluxos. Distinguem-se os seus componentes mais comuns, ou sejam, o mercado consumidor, composto pelos indivduos que consomem o produto final (e pagam por ele), a rede de atacadistas e varejistas, a indstria de processamento e/ou transformao do produto, as propriedades agrcolas, com seus diversos sistemas produtivos agropecurios ou agroflorestais e os fornecedores de insumos (adubos, defensivos, mquinas, implementos e outros servios). Esses componentes ou entidades esto relacionados a um ambiente institucional (leis, normas, instituies normativas) e a um ambiente organizacional (instituies de governo, de crdito etc.), que em conjunto, exercem influncia sobre os componentes da cadeia e sobre o seu desempenho como um todo..

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Fazendas FORNECEDORES DE INSUMOS


T5

SISTEMAS PRODUTIVOS ,1,2, 3,.....n

AGRO-IN DUSTRIA
T4 T3

ATACADISTAS TAS
T2

VAREJISTAS
T1

CONSUMIDORES FINAIS

AMBIENTE INSTITUTIONAL

Fluxo de Materiais
T=Transaes

Fluxo de Capital Componentes da CP ou elos

Figura 1 Representao da cadeia produtiva Fonte: Castro et al., 1995, citando Zilbersztain, 1994.

As cadeias produtivas agrcolas devem suprir o consumidor final de produtos em qualidade e quantidade compatveis com as suas necessidades e a preos competitivos. Por esta razo, muito forte nelas a influncia do consumidor final sobre os demais componentes e importante conhecer as demandas desse mercado consumidor. O sistema produtivo um conjunto de componentes interativos que objetiva a produo de alimentos, fibras, energticos e outras matrias-primas de origem animal e vegetal. um subsistema da cadeia produtiva, referindo-se s atividades produtivas, denominadas como de dentro da porteira da fazenda (Castro et al. 1996(b)). No gerenciamento dos sistemas produtivos, busca-se, em geral: a) maximizar a produo biolgica e/ou econmica; b) minimizar custos; c) maximizar

a eficincia do sistema produtivo para determinado cenrio scio-econmico; d) atingir determinados padres de qualidade; e) proporcionar sustentabilidade ao sistema produtivo; f) garantir competitividade ao produto. 2.2 - Anlise de cadeias produtivas A compreenso do funcionamento do agronegcio essencial para a sua gesto. Este conhecimento pode ser grandemente ampliado aplicando-se a lgica e as tcnicas de anlise de sistemas. A anlise do agronegcio como sistema pode fornecer importantes subsdios para a formulao de macro-polticas e de estratgias de desenvolvimento setorial. Todavia, os resultados das anlises de cadeias produtivas oferecem maiores oportunidades de aplicao, pela sua maior especificidade e possibilidade de aprofundamento, seja no plano do desenvolvimento setorial, na gesto das cadeias ou na identificao de demandas tecnolgicas para P&D. Por esta razo, desenvolveu-se preferencialmente metodologia para a anlise de cadeias produtivas e para a prospeco de suas demandas (Castro et al., 1995), com conceitos e instrumentos aplicveis. No documento produzido, encontram-se mtodos e tcnicas sugeridas para executar a anlise da cadeia produtiva e a prospeco de demandas tecnlgica e no tecnolgicas, dos diversos componentes da cadeia. A base comum das etapas na metodologia so as mesmas dos elementos necessrios caracterizao de um sistema: a) explicitao de objetivos e limites do sistema; b) caracterizao do contexto ou ambiente externo do sistema; c) definio de componentes do sistema e seus respectivos fluxos ou interaes; d) especificao dos insumos, produtos sados e de pontos de estrangulamento, considerados crticos ou relevantes ao desempenho do sistema. Sob a tica de anlise proposta, os pontos de estrangulamento, ou fatores crticos ao desempenho, atuais, potenciais e futuros, constituem-se demandas tecnolgicas e no tecnolgicas, que passam a orientar as intervenes para a gesto da cadeia produtiva. Uma apresentao mais detalhada desta metodologia e das empregadas feita posteriormente neste trabalho. 2.3 Desempenho de cadeias produtivas O processo produtivo deve ter seu desempenho orientado e aferido por um conjunto de critrios. De forma geral, os principais marcos de referncia para valorar demandas de uma cadeia produtiva podem considerar como critrios: competitividade, eficincia, qualidade e/ou equidade (Castro et al.,1996). Recentemente, foi desenvolvido um novo conceito para a competitividade das empresas, o de vantagem competitiva (Porter, 1997). Por este conceito, tcnicas

distinguem-se apenas duas formas de empresas se diferenciarem de suas concorrentes, apresentando uma vantagem competitiva: a diferenciao ou os baixos custos. Uma terceira dimenso a ser considerada, afetando a diferenciao ou os baixos custos o escopo, ou seja, a gama de segmentos de mercado visados pela empresa. A funo deste modelo conceitual o fornecimento de elementos para a formulao de estratgias de gesto da competitividade das empresas. Juntamente com o conceito de competitividade industrial, Porter desenvolveu o conceito de cadeia de valor na Empresa, um modelo de anlise competitiva e um conjunto de estratgias genricas, capazes de orientar a formulao de estratgias especficas de competitividade. Isto se constituiu numa base terica para o planejamento de competitividade industrial, tornando-se uma referencia para o planejamento da competitividade nos meios acadmicos e empresariais (Mintzberg et al., 2000). O conceito de competitividade em cadeias produtivas agropecurias pode ser derivado a partir do conceito estabelecido por Porter, considerando os produtos ou subprodutos da cadeia competindo no mercado consumidor de produtos agropecurios. H que distinguir-se, entretanto, produtos com valor agregado ou diferenciados por algum tipo de caracterstica distintiva e produtos do tipo commodities. O estabelecimento de vantagem competitiva ser diferente em cada caso. Para o caso de cadeias produtivas produtoras de commodities, face a no diferenciao do produto final, a competitividade principalmente estabelecida por baixos custos, que permite uma lucratividade para a cadeia produtiva mesmo quando os preos dos produtos so baixos. Isto significa uma eficincia produtiva maior, ao longo de toda a cadeia produtiva. Notar que a anlise neste caso comparativa, abrangendo as cadeias produtivas concorrentes, e deve englobar tudo o que ocorre antes, dentro e fora da porteira da fazenda e no apenas o que se passa dentro da fazenda, nos sistemas produtivos. Uma outra situao especfica de competitividade de cadeias produtivas a que envolve produtos com valor agregado, ou seja produtos diferenciados, onde a vantagem competitiva ser estabelecida a partir de um desempenho maior em qualidade de produtos ou seja, no estabelecimento de uma imagem de diferenciao, produtos que so reconhecidos pelos seus consumidores como possuindo caractersticas diferenciadas. Na sua formulao mais geral, eficincia de um sistema mensurada pela relao entre insumos (I) necessrios formao do produto do sistema e este produto ou "output" (O). Insumos e produtos devem ser mensurados num mesmo elemento de fluxo (capital, energia, materiais, informaes), sendo por isso a eficincia uma medida sem dimenso (Spedding, 1975). Para a anlise de uma cadeia produtiva (ou de seus respectivos sistemas produtivos), o elemento de

fluxo mais apropriado para a mensurao o de capital, traduzido em uma determinada moeda (Dlares americanos, Reais etc.). Qualidade a totalidade das propriedades e caractersticas de um produto, servio ou processo, que contribuem para satisfazer necessidades explcitas ou implcitas dos clientes intermedirios e finais de uma cadeia produtiva e de seus componentes. Usualmente, qualidade traduzida por um conjunto de normas e padres a serem atingidos por produtos e servios, ofertados pelas cadeias e sistemas produtivos. O conceito abrange, tambm, as entradas e sadas de processos administrativos no contexto das cadeias produtivas. Velazquez et al.(1998) informam que os produtos finais devem ter suas propriedades intrnsecas e extrnsecas identificadas. Estas propriedades, no caso de cadeias produtivas agropecurias, podem se referir a: a) qualquer atributo necessrio para o uso adequado do produto e seu manejo; b) propriedades fsicas (cor, peso, integridade, tamanho, grau de maturao, caractersticas para empacotamento, mtodo de conservao, forma de uso, perenidade, etc); c) propriedades qumicas tais como pureza (em oposio a presena de resduos qumicos) contribuies nutricionais e estabilidade do produto; d) propriedades organolpticas, ou avaliao sensorial sobre odor, apresentao visual, sabor, sensao recebida pela utilizao: e) atributos especiais: produtos saudveis, ecologicamente corretos, com propriedades nutricionais especficas. A qualidade de produtos e processos na cadeia produtiva deve ser avaliada por indicadores de qualidade, preferencialmente quantitativos, cujo conjunto ir compor uma norma de qualidade para determinado produto ou processo produtivo. Um exemplo de indicador poderia ser a percentagem de umidade de uma semente comercial. Este indicador, juntamente com outros, tais como percentagem de germinao, grau de pureza podem constituir em um padro de qualidade para sementes certificadas, a medida que os nveis mnimos a serem atingidos por um lote de sementes so estabelecidos. Equidade definida como equilbrio na apropriao dos benefcios econmicos gerados ao longo da cadeia produtiva pelos seus componentes ou, internamente, entre os indivduos e organizaes de um segmento da cadeia produtiva. Pode ser analisada quantificando-se fluxo de capital, a partir do consumidor final e verificando-se a acumulao deste nos demais componentes.

Historicamente, as organizaes de comercializao tm acumulado a maior parte dos capitais circulantes na cadeia, como foi demonstrado no trabalho de Leite & Pessoa (1996), na cadeia produtiva do caju. Os sistemas produtivos e os produtores rurais geralmente tm recebido a menor frao relativa dos benefcios, salvo em situaes extraordinrias. 2.4 - Demandas tecnolgicas e no tecnolgicas As demandas tecnolgicas de uma cadeia produtiva podem ser definidas em funo dos sistemas que lhes do origem e classificadas em trs tipos bsicos: Demandas tipo I, para problemas dependentes de aes de adaptao/difuso de tecnologias; Demandas tipo II, para problemas necessitando de aes de gerao de tecnologias; Demandas tipo III, para problemas no dependentes de soluo tecnolgica, ligados a fatores conjunturais, infra-estrutura de apoio, etc. mas com impacto indireto nos resultados da pesquisa. No caso das cadeias e sistemas produtivos, as demandas so necessidades de conhecimentos e tecnologias, visando reduzir o impacto de limitaes identificadas nos componentes da cadeia produtiva, para a melhoria da qualidade de seus produtos, eficincia produtiva, competitividade e equidade na distribuio de benefcios entre os seus componentes. 2.5 - Interveno: aplicao dos resultados dos estudos prospectivos na gesto Os objetivos dos estudos de cadeias produtivas podem ser mltiplos, embora o conhecimento adquirido sobre gargalos e oportunidades, sob a forma de demandas tecnolgicas e no-tecnolgicas seja de alto valor para a formulao de estratgias. Vrias agncias pblicas e privadas podem utilizar os resultados dos estudos para orientar sua atuao. Demandas tecnolgicas podem orientar a pesquisa pblica e privada na formulao de bons projetos de P&D. Agencias de desenvolvimento regional podem formular polticas para incrementar a competitividade das cadeias estudadas, seja na soluo de fatores limitantes da competitividade, ou no aproveitamento de oportunidades. Gerentes de organizaes participantes da cadeia podem aprimorar as suas estratgias de competitividade, buscando uma posio mais favorvel na cadeia produtiva. Este tpico ser detalhado no prximo item. 3 Estudos de desempenho futuro de cadeias produtivas: importncia, conceitos e metodologias 3.1 Importncia dos estudos prospectivos de cadeias produtivas 3.1.1 - Na gesto de cadeias produtivas

10

As organizaes componentes das cadeias produtivas podem ter atitudes cooperativas ou conflituosas. Muitos fatores esto relacionados a este comportamento, mas certamente o grau em que cada uma dessas atitudes prevaleam dependem do tipo de coordenao que a cadeia apresenta. Idealmente, os elos de uma cadeia produtiva deveriam ser cooperativos, enquanto a competio deveria ocorrer entre as organizaes componentes de mesma natureza. Conseqentemente, a coordenao na cadeia um ponto importante para a eficincia e sucesso da mesma. Cadeias coordenadas conseguem suprir o mercado consumidor de produtos de boa qualidade, de forma competitiva e sustentvel no tempo. Cadeias no coordenadas, com conflitos no negociados entre os componentes se fragilizam, perdendo em competitividade. Um exemplo marcante da utilidade dos estudos prospectivos para a gesto das cadeias produtivas oferecido pelo trabalho de Wright et al. (1992). Analisando a cadeia produtiva da uva e do vinho, aqueles autores identificaram um baixo potencial para a produo de vinhos finos no Brasil em funo da concorrncia do vinho importado. Detectou-se um alto potencial de expanso para o suco de uva que apresentava na ocasio, padro internacional de qualidade. Finalmente, verificou-se que um dos fatores de inibio da competitividade do vinho fino brasileiro era o custo da embalagem, notadamente garrafa e rolha, que chegavam a custar mais que o prprio vinho. Estes resultados da anlise prospectiva da cadeia serviram para criar conscincia nos seus componentes, notadamente no setor agro-industrial, dos problemas, ameaas e oportunidades do setor, proporcionando meios para uma maior coordenao na cadeia produtiva. Serviram tambm para uma completa reformulao estratgica da programao de P&D, que, a partir de ento, passou a incorporar questes anteriormente no consideradas em sua programao. 3.2. No planejamento de P&D A oferta adequada de tecnologia clientela requer a antecipao de suas necessidades e aspiraes futuras. Trata-se de desenvolver viso prospectiva, utilizando-se os mtodos correspondentes (Johnson & Marcovitch, 1994) . A anlise prospectiva o conjunto de conceitos e tcnicas para a previso de comportamento de variveis scio-econmicas, polticas, culturais e tecnolgicas. Um tipo especial de anlise prospectiva, a prospeco tecnolgica, objetiva identificar demandas tecnolgicas atuais, potenciais e futuras, de uma cadeia produtiva cliente de um centro de P&D. Neste caso, estas se constituem no mercado de tecnologias de um centro de P&D (Castro et al., 1996).

11

O mercado de tecnologia definido como o encontro da oferta de tecnologias de um centro de P&D com as demandas das diversas organizaes componentes da(s) cadeia(s) produtiva(s) que lhe (so) pertinente(s). (Castro et al., 1996(a)). Este conceito ilustrado na Figura 2. O interesse pela tecnologia est relacionado com as caractersticas scioeconmicas dos clientes do centro de P&D. Grau de educao formal, nvel de renda, acesso aos meios de informao, crenas so variveis que tm sido relacionadas com o interesse por determinados tipos de tecnologia. Produtores de agricultura de subsistncia tm tido historicamente maior dificuldade (e portanto menor interesse) em adotar tecnologias complexas com grande incorporao de insumos produtivos. Em suma, conhecer e considerar estas particularidades da clientela aumentar, a priori, as possibilidades de adoo da tecnologia produzida. claro, portanto, que a identificao de demandas um ponto fundamental para a atuao de um centro de P&D. Este enfoque em demanda s poder ser exercitado com bases tambm ampliadas de informao que contemplem, alm das variveis tradicionalmente trabalhadas sobre os sistemas produtivos, aquelas referentes aos demais segmentos das cadeias produtivas.

FORNECEDOFORNECEDORES DE INSUMOS

SISTEMAS PRODUTIPRODUTIVOS

AGROAGROINDUSTRIA

CONSUMIDORES

ATACADISATACADISTAS

VAREJISVAREJISTAS

FINAIS
NOVOS MERCADOS

MERCADO DE TECNOLOGIA

OPORTUNIDADES E AMEAAS

OFERTA

DEMANDA

NOVOS P&S

CENTROS DE P&D PROJETOS

PROSPECO DE DEMANDAS

Figura 2 Representao do mercado tecnologia de um centro de P&D Fonte: Castro et al., 1998.

12

A evoluo das anlises do mercado de tecnologia tem demonstrado que esse mercado envolve todos os segmentos sociais componentes das cadeias produtivas. As necessidades e aspiraes do consumidor final dos produtos das cadeias afetam os processos produtivos e gerenciais e conseqentemente geram novas demandas por tecnologias gerenciais e de produo. Devem, portanto, ser consideradas no processo de identificao dessa demanda. 3.3. No planejamento do desenvolvimento setorial e regional O crescimento econmico de uma regio est associado ao desempenho de diversas cadeias produtivas. Variveis de desenvolvimento social, como nvel de emprego, sade, habitao, freqentemente tambm esto associadas ao desempenho de determinadas cadeias produtivas. Assim, o planejamento do desenvolvimento regional ou setorial beneficiado pela base ampliada de informao gerada pelos resultados da anlise prospectiva de cadeias. As possibilidades neste campo so ilimitadas e vrios exemplos podem ser apontados. Na Regio Sul do Brasil, a preocupao era intensa, durante toda a dcada de 90, com relao aos impactos da implantao do Mercosul e da globalizao sobre a economia regional, notadamente sobre o agronegcio. Vrios estudos foram realizados, enfocando a competitividade das cadeias produtivas da regio em relao as dos demais pases do Mercosul. Silva (1994) procedeu a anlise das cadeias produtivas da soja, trigo, leite, vinho, pssego, alho e cebola. As anlises foram conduzidas comparando todos os componentes e desempenhos atuais e passados das cadeias produtivas, enfocando as questes relacionadas com a competitividade. Os resultados deste trabalho esto sumariados na Tabela 1. De forma semelhante, Cunha et al. (1993) analisaram as cadeias produtivas do leite, sunos, milho,cebola, alho, uva e vinho, soja e batata sob a tica da competitividade em relao ao Mercosul, com resultados idnticos aos anteriores. 3.2 Metodologia de estudos prospectivos de cadeias produtivas Em sntese, a compreenso sobre o desempenho passado e futuro de cadeias produtivas essencial para a formulao de estratgias de gesto e pode ser trabalhada por um tipo especfico de anlise de sistemas denominado anlise prospectiva de cadeias produtivas. Para trabalhar este tipo de anlise, Castro et al. (1995) desenvolveram um marco conceitual e metodolgico, que resumidamente apresentado a seguir.

13

Tabela 1 - Competitividade de algumas cadeias produtivas no Mercosul Sumrio de resultados. CADEIA PRODUTIVA SOJA TRIGO LEITE PSSEGO CEBOLA ALHO VINHO PASES COMPARADOS Brasil e Argentina Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai Brasil e Argentina Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai Brasil e Argentina Brasil, Argentina, Uruguai PRINCIPAIS RESULTADOS - FATORES DE COMPETITIVIDADE Solos mais frteis, transporte, carga tributria Custos, qualidade, insumos mais caros Tributos, insumos, preos estveis Cultivares, irrigao, infra-estrutura, tributos Gesto, tributos, tecnologia, infraestrutura Cmbio, economia de insumos, tributos Preo, qualidade, custos

Fonte: Silva, 1994 A estratgia metodolgica adotada nos estudos de cadeias produtivas compreende: 1. Aplicao de conceitos e tcnicas de anlise de cadeias produtivas, visando a determinao de fatores crticos de competitividade. 2. Modelagem e anlise de fluxos de materiais e capitais na cadeia produtiva. 3. Anlise preliminar de mercado para os principais produtos da CP e para produtos competidores, em busca de oportunidades e fatores crticos de competitividade. 4. Anlise preliminar comparativa de ambientes organizacional e institucional (impostos, transportes, armazenagem, crdito, normas e leis) da CP e de CPs competidoras em busca de fatores crticos de competitividade. 5. Anlise preliminar de processo, comparativa, para a estrutura de comercializao varejista e atacadista. Determinao de fatores crticos de competitividade. 6. Anlise comparativa de processo produtivo agro-industrial e agrcola, em busca de fatores crticos de competitividade. 7. Anlise comparativa preliminar da estrutura de fornecimento de insumos. As etapas para anlise de cadeia produtiva derivadas da estratgia anterior, esto resumidas na Tabela 2. A anlise se inicia pela caracterizao dos consumidores da cadeia produtiva e pela definio das necessidades e aspiraes desse mercado consumidor em relao ao(s) produto(s) da cadeia produtiva (CP). A posio relativa da cadeia produtiva no negcio agrcola examinada, e os limites e relaes com o ambiente externo da cadeia so definidos.

14

De uma forma geral, como j foi apresentado no item 2.3, os principais objetivos de desempenho perseguidos pelas cadeias produtivas, ou pelos seus componentes individualmente, so a eficincia, qualidade, competitividade e a equidade. A metodologia de anlise das cadeias produtivas deve responder quais desses objetivos so mais apropriados para a situao em anlise, quais os padres a atingir e respectivos instrumentos e mecanismos de mensurao. Na maioria dos casos, os estudos so focados na competitividade, com nfase em fatores crticos de eficincia produtiva e qualidade de processos e produtos. Uma cadeia produtiva tem forte dependncia de seus consumidores finais. So estes, em ltima instncia, que determinam e premiam o desempenho da cadeia produtiva, formando o seu mercado. Este mercado pode ser entendido como um conjunto de indivduos e empresas que apresentam interesse, renda e acesso a produtos disponveis. Ser o mercado consumidor final que ir determinar as caractersticas dos produtos a serem oferecidos. Essas preferncias afetam os demais componentes da cadeia produtiva, inclusive os sistemas produtivos. Desta forma, o mercado consumidor torna-se fonte primria das demandas para uma cadeia produtiva. Por esta razo, importante que a metodologia de anlise inclua a segmentao, que divide esses mercados em conjuntos homogneos, de forma que qualquer um possa ser selecionado como mercado-alvo, a ser atingdo por um marketing distinto e adequado s suas caractersticas comuns. A segmentao de mercado fundamental porque no possvel uma organizao ser competitiva, se no for capaz de distinguir as necessidades e aspiraes dos vrios segmentos de seu mercado, especialmente em relao as caractersticas do produto e sub-produtos da cadeia produtiva. Conseqentemente, a anlise da cadeia produtiva deve iniciar-se pela elaborao de um modelo geral das entidades componentes, segmentado em elos e segmentos de elos. Este modelo geral apresentado sob a forma de um fluxo de capital e materiais, onde retngulos representam elos ou segmentos de elos e setas indicam fluxo de capital ou materiais. Um exemplo de fluxo dessa natureza apresentado na Figura 3. A partir do modelo geral, os elos e segmentos da cadeia produtiva so qualificados e quantificados, bem como as relaes, sob a forma de transaes entre as organizaes componentes. Definem-se os critrios de mensurao de desempenho da cadeia produtiva, pondo-se nfase nos de eficincia produtiva, qualidade e competitividade. As entradas e sadas de capital em cada segmento componente so quantificadas, para estudo individual da eficincia, qualidade e competitividade e da distribuio de benefcios na cadeia.

15

Ambiente organizacional
Forn. Sementes/ Mudas Forn. Fertilizantes Empresas de grande porte (SP/AG) Empresas de porte mdio (SP/AG) Comrcio exterior

Ind. alimentos Ind. sabes Ind. Lubrif. Ind. raes

Com.ataca dista Com. varejista

Forn. de Defensivos

Consumidor final

Forn. de Equipamentos

Cadeias integradas

Ambiente institucional

Figura 3 Exemplo de diagrama de fluxo segmentado de cadeia produtiva Fonte: Lima et al. (2000) Definido o desempenho dos principais componentes, o passo seguinte explicar o seu comportamento. Isto feito examinando-se os processos produtivos dos principais segmentos componentes. Neste exame, identificam-se as variveis crticas, aquelas de maior impacto no(s) critrio(s) de desempenho eleitos, e que explicam o funcionamento atual e passado da cadeia. As demandas so definidas a partir da determinao de fatores crticos de maior impacto sobre a melhoria de eficincia, qualidade e da competitividade da cadeia produtiva. As etapas da metodologia de anlise do sistema produtivo so muito similares s do estudo da cadeia produtiva. Isto se justifica porque o desempenho dos sistemas produtivos fortemente influenciado pelo comportamento da cadeia produtiva em que se insere.

16

Tabela 2 Principais etapas para a anlise de demandas da cadeia produtiva ETAPAS DIAGNSTICO CADEIA PRODUTIVA Definio de objetivos Hierarquia e relaes com o agronegcio Modelagem, limites e segmentao de elos Anlise quantitativa (eficincia, qualidade, competitividade) Determinao de fatores crticos Anlise prospectiva (cenrios, projees extrapolativas, Tcnica Delphi)) Definio de demandas atuais, potenciais e futuras SISTEMA PRODUTIVO Definio de objetivos Hierarquia e relaes com a cadeia produtiva Limites e segmentao (tipologia) Anlise quantitativa (eficincia, qualidade, competitividade) Determinao de fatores crticos Anlise prospectiva (cenrios, projees extrapolativas, Tcnica Delphi)) Demandas atuais, potenciais e futuras.

PROGNSTICO

So aplicadas, como tcnicas de estudo, a reviso da informao secundria disponvel e o levantamento, processamento e sntese de informaes primrias sobre o desempenho e a competitividade dos componentes da cadeia produtiva e dos seus competidores. Os levantamentos de dados primrios podem ser realizados aplicando-se tcnicas de Rapid Rural Appraisal (Castro et al., 2000) Concluda a fase de anlise do desempenho atual e passado da cadeia produtiva, com a determinao dos fatores crticos de desempenho, iniciada a fase prospectiva do estudo. Neste momento so aplicadas as tcnicas prospectivas extrapolativas, tais como as de Cenrios Tendenciais e Exploratrios e a Tcnica Delphi, para reflexo sobre desempenhos futuros de alguns dos fatores crticos de competitividade das CP. Estas metodologias e tcnicas esto detalhadamente descritas no trabalho de Castro et al. (2001). A metodologia Delphi resumidamente apresentada a seguir. A Tcnica Delphi, desenvolvida por pesquisadores da Rand Corporation. Resumidamente, o processo apresentado na Figura 4 (Wrigth, citado por Castro et al., 1995; Castro et al., 2000; Lima et al. 2000). Apresenta as seguintes caractersticas (Linstone & Turoff, 1975): 1. busca de consenso entre especialistas (experts) sobre eventos futuros; 2. avaliao intuitiva coletiva baseada em: a)uso estruturado do conhecimento; b) experincia; c) criatividade ; d) anonimato; 3. trabalha em ambientes com sries histricas deficientes;

17

4. enfoque interdisciplinar; perspectivas de mudanas em tendncias (rupturas); 5. tratamento estatstico simples; 6. reavaliao de respostas para novo questionrio.

Incio

Elaborao de questionrios/ seleo de especialistas

Respostas e retorno

Anlise

No

H Acordo ?
Sim

Fim

Relatrio final

Relatrio para os especiaespecialistas

Concluso geral

Figura 4 Diagrama do processo de execuo da Tcnica Delphi Na operacionalizao do Painel Delphi, selecionam-se especialistas, que respondero a questionrio com definio clara de objetivos, do horizonte temporal e dos resultados desejados. As questes so baseadas em anlise tendencial, apoiadas por cenrios futuros, claramente formuladas, sem eventos compostos, com esclarecimento de previses contraditrias e permitindo complementaes dos especialistas. Na Tabela 3, os principais passos para a construo do questionrio Delphi so apresentados. 4 - Gesto da informao e prospeco A informao representa um importante insumo para a realizao de estudos prospectivos de cadeia produtivas e ao mesmo tempo produto desses estudos. Analisar cadeias produtivas demanda um enorme quantidade de informao, a ser identificada, coletada, interpretada, transformada no formato adequado, armazenada e posteriormente recuperada. Todo este processo caracteriza um sistema de gesto informao e gera como produto uma base sistematizada de informao sobre a cadeia produtiva, que pode ser novamente utilizada no futuro.

18

TABELA 3 Etapas da Construo do Questionrio Delphi Principais passos 1. Elaborar perguntas sobre o comportamento de cada fator crtico e foras (restritivas e propulsoras) no futuro. 2. Para cada pergunta: a)Identificar as informaes relacionadas j disponveis (sries histricas obtidas durante a anlise diagnstica); b) Decidir sobre o tipo de questo mais adequado para cada pergunta (aberta, mltipla-escolha, etc.) 3. Elaborar questo (es) para responder cada pergunta, integrando: a) informaes histricas disponveis; b) cenrios para o sistema em estudo; c) corpo da questo. 4. Rever e redefinir cada questo, com a equipe, atentando para: a) consistncia com objetivos da pesquisa Delphi; b) adequao da questo formulada. 5. Revisar em equipe o produto obtido. Alm disso, os estudos prospectivos geram, em seus resultados, informao nova, sob a forma de descrio e interpretaes de fatos, eventos e variveis representativas desses fatos e eventos, que ampliam a base de conhecimento anteriormente existente, resultando em informao que pode difundida para orientar a gerao de estratgia e a gesto das cadeias produtivas. Pode-se definir este novo acervo gerado pelos estudos prospectivos como uma base ampliada de informao, sobre o desempenho passado e futuro de uma cadeia produtiva. Nos itens seguintes, estas duas dimenses da gesto da informao relacionada com a prospeco de cadeias produtivas so brevemente examinadas. 4.1 Informao como insumo aos estudos prospectivos A dificuldade neste caso , em geral, identificar fontes de informao sobre o desempenho geral da cadeia produtiva, ou dos elos componentes, no formato demandado pelo modelo de anlise, com confiabilidade suficiente e em sries histricas de durao compatvel com os objetivos dos estudos. O padro da informao disponvel , em geral, organizado por disciplinas, enquanto os estudos prospectivos de cadeias adotam o enfoque sistmico. Esta uma das causas de dificuldades de formato. O registro na verso disciplinar tende a ser esttico, enquanto a viso sistmica dinmica, incluindo a varivel tempo no processo analtico. Por isso, raramente esto disponveis no acervo de

19

informao existente sobre uma cadeia produtiva, sries histricas sobre fluxos de materiais e de capital entre as organizaes componentes dos elos, por exemplo. Uma outra dificuldade a obteno de informao qualitativa e quantitativa que permita analisar processos produtivos, seja no elo agrcola, seja no industrial ou agro-industrial. Isto ocorre por razes diversas. No elo agrcola, a falta de registro de informao na maioria das empresas rurais torna a recuperao da informao sobre operao e custos dos processos produtivos um exerccio rduo e impreciso. No elo industrial, onde os processos de registro de informao so mais aprimorados, a questo do sigilo para minimizar a imitao competitiva torna a coleta de informao ainda mais problemtica, havendo muitas vezes a necessidade de se empregar tcnicas de coleta cruzada, para esclarecer determinados temas. As tcnicas empregadas para esta tarefa so a coleta de dados secundrios, realizada por processo de pesquisa bibliogrfica e de busca na internet, e levantamento direto, entrevistando pesquisadores, extensionistas, gerentes de agncias de crdito, de desenvolvimento, cooperativas, empresrios e comerciantes de insumos e produtos. Este trabalho de campo permite equipe coletar um grande acervo de informaes qualitativas e eventualmente quantitativas, de grande utilidade para a anlise de desempenho das cadeias produtivas, e raramente disponvel em bases de informao mais estruturadas. Uma vez coletada, a informao organizada em sries histricas, grficos, tabelas ou em formato descritivo, quando se tratar de informao qualitativa. Neste tratamento, as planilhas eletrnicas e os softwares de anlise estatstica so as ferramentas mais empregadas. Estas ferramentas informatizadas tambm permitem o armazenamento, a recuperao rpida e o intercmbio eletrnico, viabilizando o trabalho de pesquisa em redes virtuais. 4.2 Informao como produto dos estudos prospectivos Uma das grandes contribuies dos estudos prospectivos de cadeias produtivas a organizao da base da informao disponvel sobre o desempenho passado, atual e futuro dessa cadeia. Em geral, esta informao escassa e a informao disponvel est fragmentada, tornando a sua recuperao e uso custosos e ineficientes. Os estudos prospectivos geram informao organizada e sistematizada, oferecendo viso sistmica e prospectiva aos gestores de organizaes das cadeias produtivas. Pelos resultados desses estudos, a informao sobre os fatores determinantes do desempenho estar disponvel em formato muito mais acessvel a gerentes e tomadores de deciso. Os meios a utilizar para armazenamento e difuso da informao, alm do tradicional relatrio escrito so as home-pages e mdia eletrnica, como os CDs,

20

que podem agilizar o processo de disseminao, de organizao e busca da informao. 5 Resultados obtidos No Programa Anual da Pesquisa e Desenvolvimento da Agropecuria (PRONAPA) de 1996 e 1997 (Embrapa, 1996 e 1997), relacionaram-se mais de 60 subprojetos em andamento no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuria (SNPA) sobre prospeco de demandas de cadeias produtivas. Alguns deles foram selecionados, entre os que estavam em estgio mais avanado de desenvolvimento, para compor a edio do livro Cadeias Produtivas e Sistemas Naturais: Prospeco Tecnolgica (Castro et al., 1998). At a edio do livro sobre cadeias produtivas e sistemas naturais, pode-se contabilizar cerca de trinta estudos em finalizao sobre cadeias produtivas, como resultados dos esforos de caracterizao de demandas pelo SNPA. O estgio de evoluo desses trabalhos foi varivel, dependendo do grau de motivao institucional e das equipes, em relao ao tema. As dificuldades sentidas referiram-se predominante prioridade de abordagem conferida ao segmento da produo rural e nfase dada mais anlise diagnstica do que prognstica. Alm dos resultados obtidos na realizao desses estudos, contabiliza-se o surgimento de outras iniciativas paralelas e complementares no prprio SNPA. H presso para formao de base de dados e sistemas de informao sobre comportamento dos indicadores do agronegcio, incluindo desde estatsticas de mercados (internacional e domstico), preos, produo, rendimento, consumo etc at desenvolvimento de estudos especficos sobre segmentao do setor produtivo, respectivos custos, coeficientes tcnicos e padres tecnolgicos. Alm disso, destaca-se tambm o ressurgimento do papel desempenhado por rgos pblicos ou privados, afeitos aos problemas do agronegcio e o crescimento da importncia de viso sistmica, prospectiva e de mercado segmentado, no delineamento de polticas pblicas voltadas ao setor agropecurio e at a outros setores da economia. Este ltimo o caso do Programa Brasileiro de Prospectiva Industrial, conduzido pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC) e patrocinado pelo Technology Foresight for Latin Amrica, um programa da ONUDI. Este Programa adotou o enfoque sistmico de cadeias produtivas e o marco conceitual e metodolgico descrito neste trabalho, como referncia a quatro estudos de cadeias produtivas industriais atualmente em curso: as da construo civil, dos plsticos para embalagem, dos txteis e da madeira e mveis. O enfoque adotado foi considerado pela ONUDI como referncia para os demais pases da Amrica Latina, onde o programa desenvolvido.

21

Os esforos desenvolvidos extrapolaram as fronteiras brasileiras, contaminando instituies de P&D de pases da Amrica Latina. Os conceitos de demandas e de cadeias produtivas foram incorporados pela maioria das organizaes latino-americanas ligadas ao agronegcio. Na Bolvia, o Sistema Boliviano de Investigao Agropecuria (SIBTA) e a Fundao PROINPA, introduziram formalmente o conceito nos seus mandatos e nos seus planos estratgicos. Esta ltima conduziu um estudo sobre a cadeia produtiva da batata inglesa (Guidi et al., 1999). Ainda na Bolvia, segundo comunicado pessoal, feito aos autores, por dirigente do PADER, uma organizao no-governamental dedicada ao desenvolvimento da agricultura familiar e municipal, figura entre as prioridades dessa organizao iniciar, no ano em curso, estudos de vrias cadeias produtivas, entre as quais: de sunos, cacau, caf, quinoa (gro protico) e amaranto (matria prima para licor). Na Venezuela, foi institudo na estrutura formal do Ministrio da Produo e Comrcio, a Direo Geral de Cadeias Produtivas. Esta Diretoria vem realizando estudos para diagnsticos rpidos das cadeias produtivas de caf, cana-deacar, cacau, pesca, arroz, pecuria e dend. Tambm, na Venezuela, o Instituto Nacional de Investigao Agropecuria (INIA), realiza estudos das cadeias de milho, aves, arroz, pesca e aquicultura, cana-de-acar e panelera (rapadura). Em Cuba, o Sistema Nacional de Cincia e Inovao Tecnolgica Agrria (SINCITA), entidade que congrega dezessete organizaes estatais de cincia e tecnologia agrrias, efetuou a capacitao de seus pesquisadores em anlise de cadeias produtivas agropecurias, visando a identificao de demandas tecnolgicas e no-tecnolgicas (Bode et al., 2000). A partir desse processo de capacitao, o SINCITA priorizou o estudo das seguintes cadeias produtivas em Cuba: tabaco, ctricos, apicultura, sunos, avicultura, caf, batata e arroz. Os referidos estudos se encontram em andamento em distintos estgios de avano. 6. Perspectivas e lies da prospeco tecnolgica no Brasil 6.1. Avanos metodolgicos Uma avaliao preliminar da metodologia de prospeco de demandas proposta por Castro et al. (1995) indica que alguns de seus procedimentos ou caractersticas formais poderiam ser alterados, para melhorar a validade do mtodo. Tais pontos para aperfeioamento so os seguintes: metodologia para priorizao de demandas; mensurao de indicadores sociais e de sustentabilidade ambiental; alternativas para anlise prognstica. No que se refere priorizao de demandas, so necessrios procedimentos que possam mensurar, de modo mais consistente, a sua relevncia para todo o sistema sendo analisado, e cada um dos seus subsistemas componentes ou segmentos representados.

22

Quanto mensurao de indicadores sociais e de sustentabilidade ambiental, conhecida a dificuldade nesta rea. Recentes esforos neste sentido esto sendo desenvolvidos dentro e fora do SNPA - como, por exemplo, no Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento e Avaliao do Impacto Ambiental (CNPMA) (Quirino et al., 1997 e Quirino, 1997) e pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA). Quanto anlise prognstica, esta tem sido uma grande dificuldade enfrentada pelas equipes que vem realizando estudos prospectivos no SNPA. Os seguintes fatores determinantes podem ser alinhados: a) o desconforto sentido pela maioria destas equipes em manejar questes relativas ao futuro, quando toda a sua formao de pesquisa foi orientada no sentido de entender e explicar o comportamento passado e presente dos fenmenos sob anlise, com carter predominantemente quantitativo e disciplinarmente focalizado; b) falta de treinamento e capacitao na aplicao de tcnicas prognsticas; c) grande esforo e tempo envolvidos na aplicao da tcnica Delphi, recomendada para a etapa prognstica dos estudos (Freitas Filho et al., 2000). J foi destacado que o conceito de demandas e de cadeias produtivas foi incorporado na maioria das organizaes de pesquisa agropecuria brasileiras e latinoamericanas. Entretanto, como acontece com a introduo de qualquer conceito novo, nem sempre o discurso e a prtica so operacionalizados de forma a gerar todas as promessas que poderiam. Embora a cadeia produtiva seja referenciada nos documentos oficiais dessas instituies, frequentemente ocorrem desvios e inconsistncias em relao aos conceitos e ao enfoque, tais como: a) os conceitos de cadeia produtiva e de agronegcio muitas vezes so apresentados de forma equivocada; b) ao abordar o conceito de cadeia produtiva, muitas vezes, os estudos ignoram elos importantes, como fornecedores de insumos, agroindstria e principalmente, os consumidores; c) estudos utilizando o conceito de cadeia produtiva, sem entretanto considerar os fluxos entre os segmentos, o que caracteriza uma cadeia produtiva como um sistema; d) o conceito de cadeia produtiva mencionado como orientador de gerao de demandas, mas as aes da organizao so centradas no produtor e em seus sistemas produtivos, desconsiderando os demais elos da cadeia. Neste caso, o enfoque de fato empregado, no seria em cadeias produtivas, mas em sistemas produtivos; e) os termos cadeia produtiva, agronegcio e demandas, em geral, so empregados apenas nos ttulos das apresentaes, estudos e consultorias, porm sem uma efetiva relao posterior com um marco conceitual sistmico que possa ser associado ao enfoque de agronegcio e de cadeias produtivas.

23

6.2. Motivao e capacitao Desde 1994, tem havido um grande esforo para motivao e capacitao de equipes do SNPA para a realizao de estudos de prospeco de demandas. Apesar disto, estes estudos ainda esto aqum, em quantidade, do que seria necessrio para orientar o rumo da pesquisa. Assim, o momento atual caracteriza-se pela necessidade de um investimento firme e decidido, tanto na motivao como na capacitao de equipes de estudos prospectivos. Motivao e capacitao no podem estar dissociadas pela complexidade, da dedicao e criatividade envolvidas neste tipo de trabalho. A estratgia de motivao no ser bem sucedida se a alta direo e gerncias intermedirias das instituies no estiverem decididamente apoiando o esforo de realizao de estudos prospectivos. Uma posio clara dos dirigentes e gerentes constitui condio sine qua non para iniciar qualquer nova tentativa de motivao. A estratgia de capacitao deve orientar-se para o ensino de adultos (aprender fazendo), com nfase na criao de solues (no completamente conhecidas) para o estudo de cadeias e sistemas produtivos. A capacitao dever ser parte de um processo de conduo de estudos prospectivos, devendo prever momentos de capacitao formal e momentos de avaliao de avanos nos estudos executados. Empenho especial dever ser dado capacitao em tcnicas prognsticas, como j destacado. A capacitao formal nestas tcnicas tambm dever respeitar o momento de desenvolvimento dos estudos prospectivos para garantir mxima motivao das equipes envolvidas. 6.3. Usos de resultados Os estudos de prospeco tecnolgica, realizados pelas diversas equipes do SNPA, no Brasil e na Amrica Latina, tm identificado demandas tecnolgicas e no-tecnolgicas. medida em que o conhecimento sobre cada sistema avana, as equipes se deparam com a necessidade de propor e implementar medidas para superar os obstculos identificados ao bom desempenho do sistema, isto , para atender as demandas identificadas. Assim, verifica-se que, antes mesmo da concluso de estudos para identificao de demandas, tem sido usual que as equipes iniciem a identificao, proposio, negociao e implementao de intervenes junto aos sistemas analisados. Pode-se observar tambm que, mais do que a demandas tecnolgicas, estas intervenes tem se dirigido tambm - e muitas vezes com maior efeito imediato - soluo de demandas no-tecnolgicas, causando

24

impacto em componentes isolados e na prpria coordenao do sistema analisado (especialmente no caso de cadeias produtivas). Os objetivos dos estudos prospectivos tem um papel determinante na maneira como esta preocupao com a interveno incorporada pela equipe. Assim, estudos cujo principal foco est restrito a identificao de demandas tecnolgicas parecem mais tmidos na proposio de intervenes para a soluo de demandas no-tecnolgicas. Estudos cujo foco mais ampliado - e que, mais do que identificar demandas tecnolgicas, buscam tambm subsidiar, de algum modo, a poltica agrcola - embutem, desde a sua concepo e realizao, mecanismos para articulao dos diversos atores sociais envolvidos, como uma garantia de seu comprometimento com as intervenes necessrias aos problemas identificados. As intervenes propostas vo desde a reformulao de toda a programao de pesquisa (caso do Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho da Embrapa), reestruturao de elos na cadeia (caso da cadeia produtiva do caju no Nordeste, que reestruturou o segmento de equipamentos), criao de fruns polticos de negociao entre elos da cadeia (caso da cadeia produtiva da seda, no Paran). O envolvimento dos diversos atores sociais, vinculados a cada uma destas intervenes tem sido assegurado, via os seguintes mecanismos: a) coresponsabilidade na conduo dos prprios estudos prospectivos; b) negociao da interveno e adoo de medidas aprovadas por consenso com estes atores. Torna-se evidente, pelos exemplos j conhecidos de estudos prospectivos, que as estratgias de interveno com base em seus resultados, seriam melhor conduzidas se estivessem tambm baseadas em conhecimento sistematizado sobre negociao e interveno. Assim, a proposta deve caminhar nesta direo, incluindo uma abordagem genrica para a conduo de esforos de interveno. 7 Referncias bibliogrficas ARAJO, N. B; WEDEKIN, I.; PINAZZA, J. L. Agroceres, So Paulo, 1990. O Agronegcio Brasileiro.

BODE, A.M.; CASTRO, A.M.G.; SILVA, J.S.; LIMA, S.M.V. Anlise de cadeias produtivas em Cuba para gesto dos institutos de C&T em agropecuria. Relatrio de atividades, Havana, 2000. CASTRO, A. M. G. de; CAMPOS, F. A. A.; QUIRINO, T.R.; YEGANIANTZ, L. Enfoque sistmico, P&D na agropecuria e formao de capacitao tcnica na Embrapa. In: XVIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, 17, Anais do XVIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica. So Paulo: USP/FEA/IA/PACTO, 1992.

25

CASTRO, A.M.G.; PAEZ, M.L.A.; COBBE, R.V.; GOMES, D.T. GOMES, G.C. Demanda: Anlise Prospectiva do Mercado e da clientela de P&D em Agropecuria. In. Gesto de Cincia e Tecnologia: Pesquisa Agropecuria (ed. Wenceslau Goedert, Maria Lucia DApice Paez, Antnio Maria Gomes de Castro) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - Braslia: EmbrapaSPI, 1994 CASTRO, A.M.G. de, COBBE, R.V., GOEDERT, W.J. Prospeco de demandas tecnolgicas - Manual metodolgico para o SNPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Departamento de Pesquisa e Difuso de Tecnologia. Braslia: Embrapa-DPD, maro, 1995. 82 p. CASTRO, A. M. G. de; WRIGHT, J.; GOEDERT, W. Metodologia para viabilizao do modelo de demanda na pesquisa agropecuria. In: Anais do XIX Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica. So Paulo: USP/PGT/FIA/PACTO, 1996(a). CASTRO, A.M.G.; PAEZ, M.L.A.; GOMES, G.C.; CABRAL, J.R. Priorizao de demandas da clientela de P&D em agropecuria. Revista de Administrao. v. 31. n 2 (abril/junho)1996(b). CASTRO, A.M.G. de, LIMA, S. M. V., GOEDERT, W.J, FREITAS FILHO, A VASCONCELOS, J. R. P. Prospeco de demandas tecnolgicas de cadeias produtivas e sistemas naturais. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Departamento de Pesquisa e Difuso de Tecnologia. Braslia: Embrapa-DPD, 1998. 570 p. CASTRO, A. M. G. de: LIMA, S. M. V.; MAESTREY, A.; TRUJILLO, V.; ALFARO, O.; MENGO, O.; MEDINA, M. La dimensin Futuro en la construccin de la sostenibilidad institucional. ISNAR, Proyecto Nuevo Paradigma, San Jose, Costa Rica, 2001 (98p.). CUNHA, C. J. C. de A. e outros. A Competitividade da agricultura brasileira no MERCOSUL: Estudos de caso. In: Sumrios Executivos. IPEA, Estudos de Poltica Agrcola n 3, p. 31-46, 1993. DAVIS, J. H.; GOLDBERG, R. A. A concept of agribusiness. Cambridge, Harvard University Press. 1957. FREITAS FILHO, A ; CASTRO, A. M. G. DE; LIMA, S. M. V. & JOHNSON, B. B. Capacitao em prospeco tecnolgica de P&D: Brasil e Amrica Latina. Anais do XXI Simpsio da Gesto Tecnolgica, FEA/USP, So Paulo, 2000. GUIDI, A.F.; MAMANI, P.R. Caractersticas de la cadena agroalimentaria de la papa y su industrializacin em Bolivia. Fundacin PROINPA. Cochabamba, Bolvia, 1999, 90p.

26

JOHNSON, B. B. & MARCOVITCH, J. Uses and applications of technology futures in national development: the Brazilian experience. Technological Forecasting and Social Change. V. 45, pp. 1-30, 1994. LEITE, L.. A. de S; PESSOA, P.F.A. de P. Estudo da cadeia produtiva como subsidio para pesquisa e desenvolvimento do agronegcio - Centro Nacional de Pesquisa de Agroindustria Tropical. Fortaleza: Embrapa-CNPAT, 1996. LIMA, S. M. V.; FREITAS FILHO, A. ; CASTRO, A. M. G. de; SOUZA, H. R. Desempenho da cadeia produtiva do dend na Amaznia Legal. Braslia, Convnio SUDAM/ Fundao , 2000. (150 p.) LIMA, S. M. V.; CASTRO, A. M. G. de: MENGO, O.; MEDINA, M. ; MAESTREY, A.; TRUJILLO, V.; ALFARO, O. La dimensin Entorno en la construccin de la sostenibilidad institucional. ISNAR, Proyecto Nuevo Paradigma, San Jose, Costa Rica, 2001 (130p.). LINSTONE, H. A. & TUROFF, M. The Delphi Method. Techniques and application readings. Massachusets, Addison Wesley Pub., 1975. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, A ; LAMPEL, J. Porto Alegre, 2000. Safri da estratgia. Bookman,

PORTER, M.E. Estratgia competitiva: Tcnicas para anlise de indstrias e da concorrncia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. Embrapa PRONAPA. Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Agropecuria. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Braslia: Embrapa, 1996. Embrapa PRONAPA. Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Agropecuria. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Braslia: Embrapa, 1997. QUIRINO, T. R.; RODRIGUES, T.S.; IRIAS, L.J.M. Ambiente, sustentabilidade e pesquisa: tendncias da agricultura brasileira at 2005. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento e Avaliao de Impacto Ambiental. Campinas: Embrapa - CNPMA (pesquisa em andamento), 1997. QUIRINO, T.R. Agricultura e meio ambiente: tendncias. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Centro Nacional de Pesquisa Monitoramento e Avaliao de Impacto Ambiental. Campinas: Embrapa - CNPMA, 1997. SILVA, E. R. A. MERCOSUL: base de dados da integrao agrcola e agroindustrial. IPEA, Srie Estudos de Poltica Agrcola - N 24, Braslia, 1994. (134p.)

27

SPPEDING, C.R.W. The biology of agricultural systems. London. Academic Press Inc., 1975. TWISS, B.C. Forecasting for tecnologists and engineers: a pratical guide for better decisions. London: Peter Peregrinus Ltd., 1992. VELASQUEZ, F.; PLAZA, J.; GUTIERREZ, B.; RODRIGUEZ, G.; ROMERO, M.; CARRANZA, J. Mtodo de planificacin del desarrollo tecnolgico en cadenas agroindustriales que integran princpios de sostenibilidad y competitividad. La Haya, ISNAR, 1998. WRIGHT, J. Mtodos exploratrios. So Paulo: Programa de estudos do futuro. FIA/USP, 1994 (mimeo). WRIGHT, J.; SANTOS, S. A.; JOHNSON, B. Anlise Prospectiva da Vitivinicultura Brasileira: Questes Crticas, Cenrios para o ano 2000 e objetivos setoriais. Bento Gonalves, EMBRAPA - CNPUV, 1992. ZYLBERSZTAJN. D. Polticas agrcolas e comrcio mundial. "Agribusiness": conceito, dimenses e tendncias. In: Fagundes. H. H. (org). Instituto de Pesquisas Econmicas Aplicadas. Braslia: IPEA, 1994 (Estudos de Poltica Agrcola n 28) ZYLBERSZTAJN, D. P&D e a Coordenao do agribusiness. So Paulo: FEA/USP, 1994 (mimeo).

S-ar putea să vă placă și