Sunteți pe pagina 1din 19

Gesto de Pessoas e Comportamento Organizacional

Jos Arimats de Oliveira

Conceito de Gesto de Pessoas


Conjunto de polticas e prticas definidas de uma organizao para orientar o comportamento humano e as relaes interpessoais no ambiente de trabalho.

Administrar pessoas o principal desafio para as organizaes;

Os gestores devem entender a perspectiva estratgica que h na Gesto de Pessoas

Gesto de Pessoas integra vrias reas de conhecimento: psicologia, sociologia, engenharia, direito, medicina e outras

Gesto de Pessoas tem caractersticas contingenciais

Sistemas de Gesto
Administrao de Pessoal:
confeco de folhas de pagamento; contratos de trabalho; anotaes de frias; controle de faltas, doenas etc.; cumprimento de normas internas e legislao vigente

Sistemas de Gesto
Gesto e Desenvolvimento de RH
Tcnicas de Suporte:
Anlise e descrio de cargos; Identificao de perfis para o recrutamento, seleo e formao; avaliao de cargos para a estrutura ou enriquecimento de cargos.

Subsistemas de Gesto:

seleo; formao; retribuio e recompensas; avaliao de desempenho; identificao de potenciais; planos de carreira; comunicao; planejamento de RH; segurana e sade no trabalho.

Comportamento Organizacional
um campo de estudo que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes com o propsito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficcia de uma organizao (Robbins, 1999, p.6).

Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absentesmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.

Tambm inclui motivao, liderana, poder, comunicao interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizagem, desenvolvimento e percepo de atitude, processo de mudanas, conflitos

Principais Variveis que Afetam o Comportamento


Valores Motivao Atitudes Percepo Personalidade Capacidade
Comportamento individual

Aprendizagem

Processos do Comportamento Organizacional - Psicolgicos


autoeficcia;

percepo de equidade; clareza de papis; sobrecarga de trabalho; conscincia de resultados; conscincia de significado do trabalho; percepo de apoio social; motivao; satisfao; stress

Processos do Comportamento Organizacional Psico-sociais


Cultura Organizacional; Mudana Organizacional; Liderana; nvel de desenvolvimento grupal; participao; poder; conflito; tomada de decises; outros (criatividade, inveja, diversidade, valores, comunicao).

Competncias do Gestor de Pessoas


Proatividade; Liderana; Conhecimentos especficos; Viso estratgica; Adaptabilidade e aprendizagem Trabalho em equipe; Negociao; Comunicao

Obrigado!
e-mail:

arimates@ufrnet.br

S-ar putea să vă placă și