Sunteți pe pagina 1din 4

Entrevista com o Professor Ricardo Andreucci sobre as uma viso dos Ensaios No Destrutivos.

INFOSOLDA: Qual a expectativa daqueles que procuram um treinamento em END? Ricardo Andreucci: Os ingressos para os cursos de treinamento em ensaios no destrutivos, geralmente so provenientes de diferentes formao escolar, com deficincias no conhecimento bsico de fsica, que a base de todos os mtodos de ensaios. Por outro lado, as diferenas tambm so visveis na faixa etria, na habilidade e na experincia adquirida de cada um. Muitos dos ingressos, cabe ressaltar, so trabalhadores que depositam nos cursos de END, de curta durao, uma possibilidade de integrao no mercado de trabalho, funcionando como um programa alternativo de capacitao profissional. Assim, diante de tantos contrastes, as dificuldades so por si s inevitveis, fazendo com que a organizao de treinamento, muitas vezes, supra o conhecimento terico e habilidade que o treinando j deveria ter adquirido. INFOSOLDA: Como feito o treinamento de pessoal em END ? Ricardo Andreucci: O treinamento ministrado atravs de um contedo programtico estabelecido na norma bsica de qualificao no mtodo de END considerado, onde o treinando adquire o conhecimento terico necessrio, o conhecimento especfico no mtodo e a prtica mnima requerida. A carga horria total varia em funo da complexidade do mtodo de END. interessante que o Curso seja acompanhado por um profissional certificado Nvel 3, com finalidade de verificar o cumprimento do programa mnimo, equipamentos para as aulas prticas e competncia dos instrutores e tambm para que tenha validade junto ao SNQC. A seleo de instrutores tambm um ponto importante, pois somente profissionais com habilidade pedaggica, com conhecimento comprovado e certificado deve ser destacado para ministrar o treinamento. So ingredientes necessrios para o sucesso do evento e capacitar o profissional. INFOSOLDA: Qual a empregabilidade para estes profissionais? Ricardo Andreucci: Gostaria q eu o grfico abaixo fosse apresentado, ele foi elaborado a partir de uma pesquisa do IPEA Instituto de Pesquisa Econmica, mostra que quanto maior a escolaridade, menor o ndice de desemprego, a partir de nove anos de escolarizao mdia. Mas outro fator que influncia e favorece a empregabilidade a capacitao profissional, conjugada com a qualificao e certificao do profissional, as chances aumentam quando o profissional possui mltiplas qualificaes.

Fonte: IPEA Instituto de Pesquisa Econmica.

Do ponto de vista de cada profissional, a qualificao torna-se questo de sobrevivncia, tendo em vista que a realidade atual a de que a demisso, majoritariamente, no provocada pela rotatividade da mo-de-obra visando a um rebaixamento salarial, mas est relacionada supresso pura e simples daquele profissional que no est comprovadamente apto a realizar o seu trabalho. um desemprego desta forma, mais estrutural do que conjuntural. Isso torna a empregabilidade desses profissionais certificados, com maiores chances, no competitivo mercado de trabalho.

INFOSOLDA: Qual a viso sobre a certificao no pas? Ricardo Andreucci: Experincias como as da PETROBRS, ABRAMAN (Associao Brasileira de Manuteno) e da FBTS (Fundao Brasileira de Tecnologia de Soldagem , da ABENDE (Associao Brasileira de Ensaios No Destrutivos e Inspeo), partem dos seguintes conceitos: Qualificao demonstrao de aptido fsica, conhecimento, habilidade, treinamento e experincia, requeridos para executar adequadamente atividades estabelecidas e Certificao procedimentos que conduzem ao testemunho escrito na qualificao do nvel de competncia de um indivduo, em uma dada atividade e setor industrial (conforme as normas ISO 9712, EN473, ABENDE NA-001 e FBTS N-001). Tais Sistemas, foram idealizados com base na preocupao com a qualidade dos servios prestados pelos profissionais, reduzindo assim os riscos de que o servio seja executado de forma inadequada, comprometendo o desempenho do item inspecionado. Entretanto, os Sistemas, que podem ser considerados, entre outros, como componentes que desempenham uma funo social, no levam em conta a realidade atual do mercado de trabalho em que mais da metade dos trabalhadores esto na informalidade ou se constituem de micro empresas submetidas ao processo de terceirizao ou at mesmo, em alguns casos, de quarteirizao. Assim sendo, inevitvel, que a mdio prazo, os processos de qualificao e certificao tambm enfoquem critrios no s tcnicos, mas sade e responsabilidade social.

INFOSOLDA: Qual a viso sobre o Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoas? Ricardo Andreucci: A certificao de profissionais vem se tornando cada vez mais importante no campo da formao profissional no pas. Essa atividade complementa a educao tcnica tradicional em razo das constantes mudanas da tecnologia, o aumento dos padres da qualidade exigidos pelos Cdigos e Normas, de melhorar a empregabilidade dos tcnicos, da reduo do risco de acidentes, de promover oportunidades de emprego integrando as pessoas no mercado de trabalho, Dentro desse contexto, o Sistema de Certificao da ABENDI pode ser a ligao entre o sistema educacional tcnico tradicional e as oportunidades de emprego para o setor de ensaios no destrutivos. Por outro lado, cabe levantar que os contedos acadmicos tericos educacional est distante das necessidades do mundo do trabalho tecnolgico. Os exames de conhecimento destitudos de aplicao prtica, de pouco valem para a competncia profissional. Assim, o Sistema de Certificao vem garantir a preparao de tcnicos com experincia, e conhecimento, dando um conceito moderno para a competncia profissional, propiciando qualidade, produtividade e segurana nesta atividade.

INFOSOLDA: O Sr pode nos dizer qual a referencia dos dados aqui apresentados nesse entrevista ?

Ricardo Andreucci: A principal referncia da Organizao Internacional do Trabalho OIT, no texto de Certificao de Competncias Profissionais editado em Braslia no ano de 2002.

INFOSOLDA: Gostaramos de agradecer sua colaborao para esse entrevista e gostaramos de saber se o Sr exerce algum tipo de atividade de certificao e como os leitores podem

Ricardo Andreucci: responda a pergunta e faa o fechamento da entrevista

OBS: Qto a foto, pro favor mande uma sua com algum instrumento na mo ou ministrando aula, algo com mais contedo, Gimenes

S-ar putea să vă placă și