Sunteți pe pagina 1din 10

2.

Tutorial OptiSystem
2.1. Consideraes Iniciais Este captulo tem como objetivo fazer uma apresentao, de forma simples e resumida, do programa OptiSystem. Aqui sero apresentadas as principais ferramentas do software, onde um sistema de comunicao ptica ser simulado, desde a transmisso at a recepo do sinal. Conhecendo o OptiSystem O OptiSystem um pacote de comunicao ptica que permite aos usurios planejar, testar e simular enlaces pticos na camada fsica de redes pticas modernas. O software, da empresa canadense Optwave Corp, possui uma extensa biblioteca, com mais de 400 dispositivos passivos e ativos, no domnio eltrico e ptico, alm de ferramentas de visualizao grfica que permitem analisar o desempenho do sistema, como: analisadores de espectro, osciloscpios, medidores de potncia, analisadores de BER e diagrama de olho. Este software tem como benefcios: a. Permitir a simulao de prottipos de baixo custo; b. Permitir uma viso global do desempenho do sistema; c. Acesso direto a extensivas configuraes de dados que caracterizam o sistema; d. Realizar a varredura de parmetros visando analisar o efeito de especificaes de dispositivos sobre o desempenho do sistema. Ao abrir o programa, uma janela semelhante a Figura 1 ir aparecer:

Figura 1: Interface Grfica do Usurio

Para criar um novo projeto, na barra de ferramentas, clica-se em File e depois em New. Os componentes utilizados no projeto esto localizados na Biblioteca de Componentes. 2.1.1. Biblioteca de Componentes A Biblioteca de Componentes OptiSystem consiste de quatro sub-bibliotecas:

1. 2. 3. 4.

Default: No se pode adicionar ou alterar parmetros dos componentes. Custom: Permite adicionar novos componentes e expandir a biblioteca. Favorites: Onde se pode adicionar os componentes mais frequentemente usados. Recently used: Componentes usados em projetos recentes so adicionados automaticamente a essa biblioteca.

Figura 2: Biblioteca de Componentes

Na sub-biblioteca Default, os componentes esto organizados conforme sua utilidade, como ilustrado na Figura 3.

Figura 3: Biblioteca Default

2.2. Transmissor ptico Este item tem como objetivo abordar um exemplo de projeto de transmissor ptico, com modulador Mach-Zehnder, utilizando o Optisystem e seus diversos dispositivos e ferramentas de visualizao grfica. Aps criado o novo arquivo, o primeiro passo definir os parmetros de transmisso do projeto. Isso feito ao clicar em Layout, na barra de ferramentas, e depois em Parameters, ou, simplesmente, ao clicar duas vezes na rea de trabalho. A taxa de transmisso do sistema, ou taxa de bit, pode ento ser definida como mostrado na Figura 4. No exemplo, a taxa de 10Gbps.

Figura 4: Parmetros de Transmisso

Os componentes que sero usados nesse projeto esto na pasta Transmitters Library da biblioteca Default. Para selecionar o componente basta clicar sobre ele e arrasta-lo at a rea de trabalho. Na pasta Optical Sources escolhe-se o CW Laser, na pasta Optical Modulators escolhe-se o Mach-Zehnder Modulator, na pasta Bit Sequence Generators escolhe-se o Pseudo-Random Bit Sequence Generator e na pasta Pulse Generator/Electrical escolhe-se o NRZ Pulse Generator. Aps escolhidos os componentes, eles so conectados como na Figura 5.

Figura 5: Transmissor-1

Parmetros especficos de cada componente podem ser alterados clicando-se duas vezes sobre o componente e modificando o dado desejado, por exemplo: a frequncia de operao do laser, ou a taxa de transmisso do gerador de sequncia. Aps criado, salva-se o projeto.

2.2.1. Visualizando Resultados

Na Visualizer Library da sub-biblioteca Default h dois tipos de componentes de medida que se dividem pela sua natureza: ou eltrica, ou ptica. Na pasta Optical seleciona-se o Optical Spectrum Analyser (Analisador de Espectro ptico) e o Optical Time Domain Visualizer (Analisador ptico no Domnio do tempo) e na pasta Electrical seleciona-se Oscilloscope Visualizer (Osciloscpio). Para analisar o transmissor construdo no exemplo, conectam-se os componentes como na Figura 6.

Figura 6: Transmissor-2

Antes de visualizar os resultados preciso clicar em File e depois em Calculate.

Figura 7: Calculate

Aps o programa fazer os clculos do projeto, pode-se visualizar os resultados dando dois cliques sobre os componentes de leitura. Os grficos so apresentados na Figura 8.

Figura 8: Transmissor, Resultado

2.3. WDM Este item tem como objetivo simular um sistema WDM de 8 canais, cada canal transmitindo a uma taxa de 2,5Gbps. Primeiramente, cria-se oito transmissores semelhantes ao do exemplo anterior. Aps criados, altera-se a frequncia de operao de cada canal, em Parameter Groups, como mostrado na Figura 9 . A separao entre cada canal de 0,1THz, ou de 0,8036nm.

Figura 9: WDM: frequncia dos canais

O Optisystem permite criar subsistemas, assim como tambm permite adicionar novos componentes biblioteca. Para criar um subsistema WDM basta selecionar todos os oito transmissores, clicar com o boto direito do mouse e depois clicar em Create Subsystem na caixa de dilogo que ir aparecer. necessrio definir quais e quantas so as sadas do sistema, no caso as sadas so os oito transmissores. Depois de criado e editado, o novo componente, que representa um sistema WDM de oito canais, ficar como na Figura 10.

Figura 10: subsistema WDM

2.3.1. Analisando o sistema WDM

Figura 11: WDM

A Figura 11 mostra os oito canais de transmisso, um multiplexador (8x1) da WDM Multiplexers Library, um analisador de espectro e um analisador de WDM da Visualizer Library/Optical.

Figura 12: WDM, resultados

Pelos resultados mostrados na Figura 12, nota-se que o espaamento entre os canais suficiente para que no haja ICI, alm disso, h uma perda de insero quando o sinal passa pelo modulador e pelo multiplexador, pois a potncia do sinal est em torno de -3.7dBm sendo que a potncia fornecida pelo laser de 0dBm. Pode-se simular uma transmisso longa distncia, com as atenuaes e distores que o sinal sofre, montando-se um circuito como o da Figura 13.

Figura 13: WDM- Canal ptico

No esquema montado, temos um loop que representa 240 Km de fibra ptica com atenuao de 0,2 dB/Km da Optical Fibers Library, a cada 80 Km colocado um amplificador dopado a rbio (EDFA) da Amplifiers Library, os ltimos 100 Km representam a Rede ptica Passiva (PON) que no possui amplificadores. Para verificar a qualidade do sinal que chega ao receptor, utiliza-se o analisador de espectro e o analisador de WDM na sada do primeiro canal do demultiplexador, os grficos da leitura so apresentados na Figura 14.

Figura 14:WDM, Resultados-2

Pelos resultados da Figura 14, nota-se que a potncia do sinal do primeiro canal muito maior que a potncia dos sinais dos outros canais, isso se deve a filtragem feita pelo demultiplexador. Alm disso, a potncia do sinal diminui devido aos efeitos de propagao pela fibra. A potncia do canal 1 na transmisso era de -3,70 dBm, a potncia recebida foi de -10,11 dBm, o que implica que o sinal sofreu uma atenuao de 6,41 dB ao passar pelo canal ptico. 2.4. Receptor Neste item o objetivo simular a qualidade do sinal recebido por um receptor PIN, localizado na Receivers Library na pasta Photodetectors, tomando como base a BER e o diagrama de olho do sinal. Pode-se representar o receptor por um detector PIN e um filtro de Bessel passabaixas, localizado na Filters Library na pasta Electrical, com frequncia de corte igual a 75% do valor da taxa de bits, como mostrado na Figura 15.

Figura 15: Receptor

Para verificar a qualidade do sinal, utiliza-se o analisador de BER, localizado na Visualizer Library na pasta Electrical. Deve-se conecta-lo na sada do filtro passa-baixa e na referncia do transmissor, como ilustrado na fig.

Figura 16: Analisador de BER

S-ar putea să vă placă și