Sunteți pe pagina 1din 12

MUDANA DE PARADIGMA: PARA UMA VISO ECOLGICA DA VIDA

Jordan de Souza Medeiros* ... May God us Keep From Single Vision and Newtons Sleep! - William Blake RESUMO Essa comunicao tem por objetivo expor a emergncia de um novo paradigma, tanto cientfico quanto social, que possibilita a sociedade contempornea reestruturar o seu modo de vida em vista de uma relao mais sustentvel e ecolgica com o meio ambiente. Para tanto empregaremos o conceito de paradigma, desenvolvido pelo historiador e filsofo da cincia Thomas Kuhn, para expor a estrutura paradigmtica que guiou a cultura ocidental desde o inicio da modernidade, e mostrar como ocorreu a emergncia do novo paradigma; por ltimo apresentaremos em linhas gerais esse novo paradigma a partir da sistematizao realizada pelo fsico terico Fritjof Capra. Palavras-chave: Paradigma; ecologia; mudana de paradigma; espiritualidade.

Introduo
A aurora do sculo XX se viu marcada por crises e mudanas nas vrias dimenses da vida humana. O sistema de valores, reconhecido como moderno, que guiara h algum tempo a o modo ser da sociedade ocidental se encontrava em srios problemas devidos, principalmente, rpida expanso populacional e aos grandes avanos tcnico-cientficos. As Duas Grandes Guerras tornaram ainda mais explcito a frgil e senil estrutura do projeto moderno marcado pela crena demasiada nas capacidades da razo humana. Em 1962, o filsofo e historiador da cincia Thomas S. Kuhn realiza uma notvel contribuio ao desenvolver o seu conceito de paradigma, na obra seminal A estrutura das revolues cientficas. Os paradigmas so assim como realizaes cientficas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo fornecem problemas e solues modelares para uma comunidade de praticantes de uma cincia (KUHN, 1998, p. 15). Posteriormente, o fsico terico Fritjof Capra ampliou esse conceito para que incorporasse no s problemas e solues modelares na cincia, mas tambm em toda a
*

Graduando em Filosofia pela Faculdade Jesuta de Filosofia e Teologia (FAJE). Bolsista do programa de Iniciao Cientfica da FAJE. E-mail: jsmdan@gmail.com.

dimenso da vida humana, significando assim uma constelao de concepes, de valores, de percepes e de prticas compartilhados por uma comunidade, que d forma a uma viso particular da realidade, a qual constitui a base da maneira como a comunidade se organiza em determinada poca (CAPRA, 2001, p. 16). sob essa gide abrangente do conceito de paradigma kuhniano que iremos analisar as vrias facetas de uma mesma crise, a saber, crise ambiental, crise econmica e crise tica, e que permeia toda sociedade ocidental contempornea. Para tanto, na primeira parte deste trabalho explicaremos brevemente o conceito de paradigma e em que consiste uma revoluo paradigmtica. Na segunda parte apresentaremos as nuances do velho paradigma moderno e quais seriam as consequncias ambientais, ticas, econmicas e sociais resultantes desse paradigma. Por fim apresentaremos o advento de um novo paradigma, marcado por uma relao sustentvel com a natureza e com os outros indivduos. Esse novo paradigma perpassado por uma nova espiritualidade.

1. Paradigmas, crises e revolues paradigmticas


1.1 Thomas Kuhn e os paradigmas
O conceito de "paradigma" em Kuhn aparece pela primeira vez na sua obra A Estrutura das revolues cientficas sob a seguinte configurao: realizaes cientficas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo fornecem problemas e solues modelares para uma comunidade de praticantes de uma cincia (KUHN, 1998, p. 15). No decorrer dessa obra o conceito incorpora outras caractersticas, sendo frequentemente usado em dois sentidos diferentes:
De um lado, indica toda a constelao de crenas, valores, tcnicas, etc..., partilhadas pelos membros de uma comunidade determinada. De outro, denota um tipo de elemento dessa constelao: as solues concretas de quebra-cabeas que, empregadas como modelos ou exemplos, podem substituir regras explcitas como base para a soluo dos restantes quebra-cabeas da cincia normal (ibid., p. 218).

Utilizaremos nesta comunicao, contudo, apenas o primeiro tipo de denotao do conceito de paradigma. O cientista, para ser reconhecido como membro de uma comunidade cientfica, deve partilhar do mesmo paradigma dos membros dessa comunidade. Para tanto, ele deve passar por uma extensa formao profissional, que inclua o estudo das tcnicas de pesquisa e de experimentao, bem como da literatura tcnica que ir delimitar o seu objeto de estudo. O mesmo pode ser dito dos membros de uma determinada sociedade, pois eles passam por um processo de educao no decorrer da vida que inclui os valores, as percepes e as prticas
2

dessa sociedade que, por sua vez, em parte influenciada pela constelao de crenas e valores da comunidade cientfica que nela se encontra. Por mais que cada campo da cincia compartilhe um paradigma prprio, que muitas vezes diferencia-se drasticamente de uma rea cientfica para outra, possvel, entretanto, identificar na totalidade das cincias de uma poca uma ontologia quase unvoca que compartilhada. E justamente esse discurso acerca do ser e dos modos de ser que reverbera com profundidade para toda a comunidade humana que se encontra sobre gide daquela maneira cientfica de compreender o mundo. No entanto, em virtude da clareza conceitual, devemos nos delongar um pouco sobre como os paradigmas funcionam dentro da cincia, para logo aps o transpormos de modo claro para a comunidade em geral.

1.2 Mudana de paradigma, mudana de mundo


Normalmente, a pesquisa cientfica ocorre mediante um processo cumulativo. Kuhn denomina esse estgio da empresa cientfica de "cincia normal", que ele explicita como sendo aquela que "produz os tijolos que a pesquisa cientfica est sempre adicionando ao crescente acervo do conhecimento cientfico" (id., 2006, p. 24). Porm h um outro estgio da cincia que no se compreende de modo cumulativo, isto , por acrscimo de conhecimento. Este se d quando uma comunidade cientfica se depara com problemas que se obstinam a serem resolvidos face aos elementos conceituais e experimentais previamente disponveis, comea ento a se instalar uma crise, uma tomada de conscincia por parte da comunidade cientfica que o seus conjuntos de teorias e tcnicas no conseguem resolver determinados problemas que so postos. Caso um quebra-cabeas, tal como Kuhn frequentemente se refere aos problemas que aparecem sob um paradigma, aps muitas tentativas de resoluo no seja resolvido, o paradigma vigente comea a mostrar as suas limitaes e brechas, e assim, de fato, uma crise paradigmtica se instala. Kuhn identifica esse perodo na cincia como um perodo revolucionrio. Afim de resolver e assimilar essa descoberta necessrio a elaborao de um novo esquema conceitual, no qual se altera "o modo como se pensa, e se descreve, algum conjunto de fenmenos naturais" (ibid., p. 25). Assim, com a ascenso de um novo paradigma aps o perodo revolucionrio, os cientistas adotam novos instrumentos tantos tcnicos quanto conceituais e passam a olhar para novas direes (id., 1998, p. 145). O mundo passa a se organizar, ento, de maneira diferente para a comunidade cientfica. O cientista olha para o mesmo objeto de pesquisa, mas o concebe de maneira diferente do que de outrora. Isso acontece porque contemplamos a realidade to somente atravs de conceitos. Entre o cientista e o objeto se encontra o signo,
3

formando uma relao tridica. Se mudarmos o signo, ou seja, a estrutura terica que identificamos como sendo o paradigma, e que se interpe entre o sujeito e a realidade; o mundo, por sua vez, tambm mudar. Isso fica um pouco mais evidente quando se examina a maneira como o mundo se configura na fsica aristotlica em contraste com a fsica newtoniana. Para Aristteles, o termo "movimento" se refere mudana em geral, no somente mudana de posio de um corpo fsico. A mudana de posio, para ele, apenas uma das vrias subcategorias do conceito de movimento, que entre elas esto a noo de crescimento, alteraes de intensidade, e diversas mudanas qualitativas mais gerais como, por exemplo, a transio da doena para a sade. Este ltimo tipo de mudana um aspecto central na fsica de Aristteles, pois, em contraste com a fsica newtoniana, em que as qualidades so to s resultado da maneira como as partculas de matria se organizam, para Aristteles a matria quase dispensvel, um mero substrato neutro presente onde quer que um corpo esteja. Assim as mudanas so qualitativas e nada alteram a matria. Como podemos observar, em Aristteles, com relao a Newton, h uma inverso na hierarquia ontolgica de matria e qualidade. Dessa maneira, a posio uma qualidade do objeto, que muda de acordo com a mudana do mesmo. O movimento local para Aristteles , portanto, mudana-de-qualidade ou mudana-de-estado, em vez de ser, de acordo com Newton, um estado (id., 2006, p. 2629). Essa concluso tem diversas outras implicaes na fsica aristotlica, mas ressaltemos aqui apenas a forma como os termos se ligam a natureza. H uma mudana de referncia conceitual com a realidade no que compete ao conceito de movimento entre Aristteles e Newton. Quando essas mudanas referenciais ocorrem no se pode falar de um desenvolvimento cientfico em todo cumulativo. H uma clara ruptura no desenvolvimento da empresa cientfica, uma vez que, no se pode "descrever inteiramente o novo no vocabulrio do velho" (ibid., p. 25-26). Como j dito, o paradigma que rege o modo de vida de determinada sociedade resultado do modo como a cincia compreende a natureza e de suas realizaes, determinando em grande parte a ontologia do real. Se a empresa cientfica se depara com uma crise paradigmtica, e como resultado desta emerge um novo paradigma que, por sua vez, dita a maneira de como se ver o real, muito provavelmente haver um ressoar na comunidade em que se encontra o projeto cientfico, fazendo com que os indivduos tambm reestruturem a sua maneira ver o mundo. A nossa questo saber como essa mudana do esquema conceitual que se interpe entre o sujeito e o objeto, pode contribuir para uma viso ecolgica e
4

sustentvel na relao do ser humano com a natureza. Para tanto, apresentaremos o paradigma que jaz na base de nossa cultura ocidental e que rege a maneira do ser humano se conceber e de se relacionar com natureza desde o incio da modernidade.

2. O paradigma moderno
2.1 Os gnios metdicos: Descartes e Bacon
Podemos identificar o incio do paradigma moderno, em suas linhas essenciais, nos sculos XVI e XVII. Nessa poca houve uma mudana drstica na maneira de se descrever os fenmenos naturais em decorrncia de um desenvolvimento revolucionrio na fsica e na astronomia. Esse desenvolvimento foi proporcionado, dentre outros fatores, por dois novos mtodos de investigao, um que envolvia a descrio da natureza atravs da observao e o outro com base no mtodo analtico de raciocnio. Este ltimo se deve ao gnio de Ren Descartes, que em face da insolubilidade dos problemas medievais e do fracasso do programa Renascentista, pe tudo em uma dvida hiperblica no sentido de orientar-se na busca pela verdade. Este movimento do sujeito, de por tudo em dvida, radica plenamente a crena de que a razo por si prpria atravs da intuio capaz de discernir, entre tudo o que duvidoso, algo que seja claro e distinto. A primeira certeza, portanto, atingida pela pura intuio a existncia do eu, enquanto pensamento. Este no possvel de se negar, por conseguinte, ele substncia - res cogitans aquilo que subsiste por si. Ante a isso se estabelece uma ciso entre o eu, puro pensamento, e a res extensa, a matria: no h nada no conceito de corpo que pertena mente, e nada na ideia de mente que pertena ao corpo (CAPRA, 1995, p. 54). A diviso cartesiana entre matria e mente causou um profundo efeito no pensamento ocidental. Fez-nos conceber a ns mesmos como egos isolados que existem dentro de nossos corpos; levou-nos a considerar o trabalho mental como superior ao trabalho braal; a relao mente e crebro levou a interminveis confuses tericas e prticas que impediram tanto os mdicos de considerarem seriamente a dimenso psicolgica das doenas, quanto os psicoterapeutas de lidarem de modo adequado com a dimenso corporal de seus pacientes (ibid., p. 54). O mtodo de descartes analtico, isto , consiste na decomposio de pensamentos e problemas at s suas partes mais elementares e assim disp-las logicamente. Este foi provavelmente a maior contribuio de Descartes para a cincia moderna. Ele se mostrou extremamente til na resoluo de problemas complexos que se apresentavam no decorrer do percurso cientfico. Todavia, a nfase demasiada no mtodo analtico levou fragmentao das disciplinas cientficas, criando, muitas vezes, hiatos instransponveis entre uma rea de
5

conhecimento e outra; alm disso, trouxe uma crescente atitude de reducionismo a crena de que todas as caractersticas presentes nos fenmenos complexos podem ser compreendidas se o reduzirmos as suas partes constituintes. O caminho cartesiano foi muito bem sucedido no campo das cincias exatas, porm no o foi nas cincias da natureza. Aqui se presta a figura de Francis Bacon, que afirma que toda a compreenso do mundo tem de se d atravs da experincia, com a realizao de experimentos e, a partir deles, extrair concluses gerais, a serem testadas por novos experimentos (ibid., p. 51). Os termos em que Bacon defendeu este novo mtodo de investigao eram, alm de apaixonados, muito agressivos. Ele afirmava que a natureza tinha quer acossada em seus descaminhos, obrigada a servir e escravizada. Devia ser reduzida obedincia, e o objetivo do cientista era extrair da natureza, sob tortura, todos os seus segredos (MERCHANT, 1980, p. 169). Tal viso da natureza como uma fmea cujos segredos devem ser obtidos atravs da tortura, com o auxilio de instrumentos mecnicos, sugere fortemente a tortura generalizada contra as mulheres consideradas bruxas do comeo do sculo XVII. A obra de Bacon representa, portanto, um notvel exemplo da influncia das atitudes patriarcais sobre o pensamento cientfico e um dos motivos da relao antiecolgica e no sustentvel que a cincia moderna e, por conseguinte, a sociedade moderna desenvolveu com a natureza.

2.2 A mquina de Newton


De um lado o racionalismo, no qual a razo um nico instrumento capaz de apreender a verdade; do outro o empirismo, no qual to s a experincia pode realizar tal papel. So estes os dois caminhos percorridos pela cincia moderna desde o sculo XVII. De qualquer modo, em ambos os caminhos, existe um sujeito pensante de posse da razo que observa o mundo e o compreende como verdade (VARGAS, 1981, p. 42). Sob esse a crena no poder da razo de apreender a verdade do mundo, alguns anos depois, Sir Isaac Newton realiza uma sntese entre a mecnica celeste de Kepler e a mecnica terrestre desenvolvida por Galileu. Como resultado se estabelece a Dinmica e com a ajuda do clculo diferencial, Newton mostra a possiblidade de se deduzir matematicamente tanto as leis que regem a queda dos corpos na Terra, quanto os movimentos dos astros. Dessa maneira estava instituda toda uma cincia fsico-matemtica, a qual trazia consigo uma filosofia que consagrava a ideia de natureza como uma mquina, cuja motilidade perfeitamente apreensvel atravs da matemtica (ibid., p. 44).

Foi eliminado, portanto, da pesquisa cientfica qualquer aspecto qualitativo a fim de possibilitar aos cientistas descreverem matematicamente a natureza e, com isso, obterem um conhecimento puramente objetivo. Newton ao declarar: Hypothesis non figo (no imagino hipteses), queria dizer que o conhecimento cientfico basta a si mesmo, ele no necessita de nada alm das verdades objetivas da cincia. A fsica ento no uma cincia das qualidades, das coisas, mas das variaes dos fenmenos (ibid., p. 44). Na busca cientfica no havia lugar para impresses propriamente humanas, como o psiquiatra R. D. Laing uma vez declarou:
Perderam-se a viso, o som, o gosto, o tato e o olfato, e com eles se foram tambm a sensibilidade esttica e a tica, os valores, a qualidade, a forma; todos os sentimentos, motivos, intenes, a alma, a conscincia, o esprito. A experincia como tal foi expulsa do domnio do discurso cientfico. (CAPRA, 1995, p. 51)

A consagrao da imagem da natureza como uma mquina teve um ressonante efeito sobre a atitude das pessoas em relao ao meio ambiente. Ela forneceu uma legitimao para que atividade cientfica procedesse de modo a manipular e explorar a natureza sem se preocupar com as consequncias, uma vez que, a natureza era to s uma mquina, e no mais um organismo vivo, como defendia a tradio medieval que havia se desenvolvido desde Aristteles. A este respeito, Carolyn Merchant faz uma notvel observao:
A imagem da terra como um organismo vivo e me nutriente serviu como restrio cultural, limitando as aes dos seres humanos. No se mata facilmente uma me, perfurando suas entranhas em busca de ouro ou mutilando seu corpo. (...) Enquanto a terra fosse considerada viva e sensvel, seria uma violao do comportamento tico humano levar a efeito atos destrutivos contra ela. (MERCHANT, 1980, p. 3)

2.3 Da Ilustrao ao Idealismo Alemo


O Iluminismo nasceu sob o esprito da fsica mecanicista. A crena de que a razo e o conhecimento cientfico eram suficientes para explicar tudo trouxe uma onda de materialismo e reducionismo que marcou todo o sculo XVIII. As recm-criadas cincias sociais geraram grande entusiasmo, e alguns dos seus proponentes proclamaram terem descoberto uma fsica social. Assim, o modelo mecanicista havia sido transposto do escopo terico da astronomia e da fsica para as sociedades humanas. Neste ponto s restava uma legitimao propriamente filosfica que justificasse a crena na possibilidade do conhecimento objetivo e, portanto, do conhecimento cientfico. Quem realizou tal tarefa foi o filsofo alemo Immanuel Kant. Em sua Crtica da Razo Pura, publicada em 1781, Kant afirma que o agente do conhecimento uma razo pura transcendental que se manifesta atravs do sujeito individual. Ele demonstra que no podemos
7

conhecer a coisa mesma, os dados que advm da sensibilidade so conformados de acordos com as categorias presentes na estrutura da razo pura. Na qual eles so, a princpio, catalogados nas formas de sensibilidade a priori, a saber, o espao e tempo. Assim, o que se percebe nas formas a priori de espao e tempo to s fenmenos. Estes, por sua vez, so dispostos pela razo pura de acordo com as categorias do conhecimento, que tambm so formas do prprio entendimento e no sensaes provenientes das coisas (VARGAS, 1981, p. 45). Desse modo o sujeito se configura como condio de possibilidade para todo o conhecimento cientfico e, por conseguinte, capaz de apreender a verdade presente no mundo. Esse tom imponente ressoa por todo o desenvolvimento do idealismo alemo a tradio intelectual que se iniciou com Kant. Podemos nos aperceber disso nas tocantes e profundas palavras que Hegel proferiu na abertura de suas aulas de Heidelberg:
A coragem da verdade, a f no poder do esprito a condio primordial da filosofia, o homem, por seu esprito, pode e deve julgar-se digno de tudo quanto h de mais sublime. Da grandeza e do poder do seu esprito nunca pode formar um conceito demasiado altivo, e animado por est f no se negar a desvelar o seu segredo. A essncia do universo, a princpio, oculta e encerrada, no dispe de fora capaz de resistir tentativa de quem pretendia conhece-la; acaba sempre por se desvendar e patentear a sua riqueza e profundidade, para que o homem dela desfrute. (IHF, XII, 6)

Contudo, na virada do sculo XIX para o XX, a racionalidade moderna comeou a mostrar o seus limites. A fsica chegou ao mundo microscpico e aparentemente as leis mecnicas de Newton, apesar de muitas tentativas, no eram aplicveis ali; o paradigma mecanicista, que guiara a fsica por mais de trezentos anos, comeava a entrar em crise. O recente desenvolvimento das cincias da vida, com a proposta da teoria da evoluo, colocava perguntas que as simples leis matemticas, regentes do mundo fsico, no eram capazes de responder. O fenmeno complexo em que a vida se configura escapava a toda e qualquer tentativa de conformao dentro do paradigma mecanicista. No escopo das sociedades humanas a realidade tambm era de crise, o rpido crescimento populacional no comeo do sculo XX e a complexificao das sociedades levaram a uma iminente crise econmica e tica, atingindo o seu clmax com inicio da Primeira Grande Guerra. Podia-se dizer, de fato, que havia uma crise da razo.

3. Crises e a emergncia de um novo paradigma


3.1 A nova fsica
O alvorecer da fsica moderna foi marcado pelo notrio trabalho de Albert Einstein. Ele introduziu no pensamento cientfico da poca uma estrutura terica um tanto diversa da newtoniana. Nela podemos identificar, para os nossos fins, um novo modo de considerar a
8

radiao eletromagntica, que foi de grande importncia para a elaborao da teoria quntica nos vinte anos que se seguiram. A teoria quntica foi resultado da explorao cientfica do mundo atmico e subatmico. Porm ao l chegar, os cientistas depararam com uma intrigante realidade, totalmente diversa da mquina de mundo newtoniana e que minara os baldrames elementares da fsica como era conhecida at ento. Era necessrio um novo esquema conceitual que fosse capaz de articular aquele novo mundo. Sobre isso, Capra comenta:
Todas as vezes que faziam [os cientistas] uma pergunta natureza, num experimento atmico, a natureza respondia com um paradoxo, e, quanto mais eles se esforavam por esclarecer a situao, mais agudos os paradoxos se tornavam. Em sua luta para apreenderem essa nova realidade, os cientistas ficaram profundamente conscientes de que seus conceitos bsicos, sua linguagem e toda sua forma de pensar eram inadequados para descrever fenmenos atmicos. (CAPRA, 1995, p. 71)

Como caracterstico em toda revoluo paradigmtica, s depois de muitas tentativas de resolver o problema usando o esquema conceitual antigo, que os cientistas aceitaram o fato de que os paradoxos com que se deparavam constituem um aspecto essencial da fsica atmica, percebendo que eles surgem sempre que algum tenta descrever fenmenos atmicos em funo de conceitos clssicos (ibid., p. 71). O novo paradigma que emergiu na fsica para poder lidar com os paradoxos experimentais pode ser caracterizado por termos como orgnico, holstico e ecolgico; pode tambm ser denominada viso sistmica (ibid., p. 72). Neste caso, deixamos de observar o universo como sendo uma mquina composta por uma infinidade de partes, para v-la como um todo indivisvel, dinmico, onde tudo est interconectado e interdependente. Na fsica moderna as partculas subatmicas no possuem sentido se referidas como partculas isoladas, elas s podem ser entendidas como interconexes. Aqui, deixamos de falar de coisas, de partes, para falar de inter-relao. A noo mecanicista de que, to s mediante a anlise que podemos compreender o todo, no mais possvel. O todo , deveras, maior do que suas partes. Assim, a fsica moderna revela a unidade bsica do universo (ibid., p. 75). Esta unidade, por sua vez, no exclui o homem como um ser independente capaz de fazer descries objetivas e imparciais da natureza. O princpio de indeterminao, formulado pelo fsico alemo Werner Heisenberg, demonstra que no podemos saber ao mesmo tempo a velocidade e a posio de um eltron, se soubermos a sua posio, so saberemos a sua velocidade; isso se d em virtude da interferncia humana na observao do fenmeno. Esvaiu-se, portanto, a crena na descrio objetiva feita por uma mente totalmente diversa da
9

matria. No pode ser mais mantida a diviso cartesiana, entre matria e mente, entre o observado e o observador (ibid., p. 81). Presta-nos, neste momento, o comentrio de Prigogine e Stengers:
Ns no temos mais hoje o direito de afirmar que o nico fim digno da cincia a descoberta do mundo a partir do ponto de vista exterior ao qual s poderia ter acesso um desses demnios que povoam as exposies da cincia clssica. Veremos que nossas teorias mais fundamentais se definem doravante como obra de seres inscritos no mundo que eles exploram. A cincia abandonou toda a iluso de "extraterritorialidade" terica. (PRIGOGINE; STENGERS, 1991, p. 11)

3.2 Um novo paradigma para vida: a concepo sistmica


A nova fsica nos ps uma indagao: Se nas camadas mais elementares do universo tudo est num dinmico processo de interconexo e interdependncia, no estaria, necessariamente, os processos biolgicos, psicolgicos, sociais e culturais na mesma situao? A resposta afirmativa a esta questo expressa uma concepo sistmica da vida. Nela no h sentido em falar de uma teoria mais fundamental do que outra, todas elas tero que ser harmonizveis. Numa concepo sistmica as convencionais fronteiras disciplinares tero de ser transpostas, para que entre elas possa emergir uma linguagem comum capaz de descrever os diversos aspectos de uma realidade interconectada. A concepo sistmica ou holstica (holos, todo) compreende o mundo em termos de relaes e de integrao. O sistema um todo integrado que no passvel de ser explicado somente com base em suas unidades constituintes, por que ele no se encontra nelas, mas na relao entre elas; o importante no estudo de um sistema o modo como ele se organiza. A natureza nos revela uma riqueza de exemplos de sistemas. Todo organismo, desde uma bactria at os animais e vegetais multicelulares, so um todo integrado. A clula, por exemplo, um ser vivo composto por um sistema de organelas (pequenos rgos), que mantm uma complexa cadeia de reaes qumicas necessrias para a manuteno da vida; quando varias clulas se conjugam formam-se tecidos que, por sua vez, formam rgos, e estes formam sistemas que compe um ser vivo ainda mais complexo. Todas essas partes constituem nveis diferentes, que quando integrados adquirem propriedades inexistentes nos nveis anteriores. em decorrncia disso que no podemos compreender o todo a partir das suas partes. Essas mesmas caractersticas podem ser observadas nos sistemas sociais, como num formigueiro, numa colmeia ou numa famlia humana. Estes quando observados em sua relao com meio ambiente formam ecossistemas, que consistem numa variedade de organismos e matria inanimada em interao mtua (CAPRA, 1995, p. 260).
10

Uma recente corrente filosfica conhecida como ecologia profunda fundamental para compreendermos o papel do ser humano no ecossistema onde ele est integrado. Em contraste com a ecologia rasa, no qual o ser humano se encontra situado fora da natureza, e considerado como fonte de todos os valores, justificando, assim, o uso instrumental dela; na ecologia profunda no h uma separao dos seres humanos do ambiente natural, ele apenas mais um numa rede de fenmenos profundamente interconectados e interdependentes. Quando aprofundamos um pouco mais na concepo de ecologia profunda, percebese, tambm, um tipo de espiritualidade intrnseca a ela:
Quando a concepo de espirito humano entendida como o modo de conscincia no qual o individuo tem uma sensao de pertinncia, de conexidade, com o cosmos como um todo, torna-se claro que a percepo ecolgica espiritual na sua essncia mais profunda. No , pois, de se surpreender o fato de que a nova viso emergente da realidade baseada na percepo ecolgica profunda consistente com a chamada filosofia perene das tradies espirituais, quer falemos a respeito da espiritualidade dos msticos cristos, da dos budistas, ou da filosofia e cosmologia subjacentes s tradies nativas norte-americanas. (id., 2001, p. 17)

A espiritualidade presente na ecologia profunda traz consigo novos valores, tanto para as relaes interpessoais quanto para a relao com o meio ambiente. Ela reconhece o valor intrnseco da vida no-humana. Quando se compreende que todos os seres vivos esto interconectados na teia vida, cada um com papel e valor prprio para a manuteno de toda a comunidade ecolgica, emerge da um sistema tico radicalmente diferente do predominante em nossa sociedade.

Concluso
Atualmente h uma grande preocupao com o meio ambiente. Percebeu-se que o modo de vida capitalista e o sistema de valores que o subjaz trouxeram uma srie de problemas ambientais e ticos que ressoa por todas as dimenses da vida humana. O estudo desses problemas nos levou a perceber que eles no podem ser compreendidos de modo isolado. So problemas sistmicos, eles precisam ser vistos como diferentes facetas de uma nica crise, que , em ultima instncia, uma crise de percepo (ibid., p. 14). Ela resultado de tentar compreender novos fenmenos que emergem na sociedade contempornea em termos de uma velha tradio de pensamento. Necessitamos urgentemente, portanto, de reestruturar a nossa viso de mundo. necessrio nos colocarmos no alto para obtermos uma ampla viso de conjunto, procurando ver cada parte de nossos problemas luz do todo. Pois, o que perdemos, sobretudo, foi a
11

perspectiva. A fugacidade e o clere movimento que vida apresenta nos dias atuais impede que a apreendamos em sua unidade; no mais somos cidados, somos apenas indivduos; todas as dimenses da vida humana foram fragmentadas, cada uma delas tratadas por instncias diversas, no fim somos fragmentos de homens. Apesar de o pensamento sistmico ter emergido no corpo de diversas cincias, o paradigma reinante ainda o mecanicista, enquanto o mtodo analtico d pulos para frente, a sntese ainda se arrasta; h cada vez mais uma hiperespecializao nos meios cientficos, cada qual sabe apenas a sua parte, ignorando a significao do todo. A crescente epidemia no uso dos antidepressivos mostra que a vida em si se desenvolve sem significao, e aparece vazia justamente quando era de se esperar, devido ao crescente progresso, que se mostrasse mais cheia.

Referncias
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutao. 14. ed. So Paulo: Cultrix, 1995. ______. A Teia da Vida: Uma Nova Compreenso Cientfica dos Sistemas Vivos. 5. ed. So Paulo: Cultrix, 2001. KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revolues Cientficas. 5. ed. So Paulo: Perspectiva, 1998. MERCHANT, Carolyn. The death of nature. Nova York: Harper & Row, 1980. ______. O Caminho desde a Estrutura: Ensaios Filosficos, 1970-1993, com uma Entrevista Autobiogrfica. So Paulo: UNESP, 2006. PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A Nova Aliana: Metamorfose da Cincia. Braslia: UNB, 1991. VARGAS, Milton. Verdade e Cincia. So Paulo: Duas Cidades, 1981.

12

S-ar putea să vă placă și