Sunteți pe pagina 1din 7

TPICOS DE MEDITAO BASEADA EM ENSINAMENTOS IOGUES O AMBIENTE PARA MEDITAO Para aqueles que tm essa possibilidade, ser melhor

ter um quarto s para esta prtica. No durma neste quarto, ele deve ser mantido como sagrado. Voc no deve entrar no quarto antes de tomar seu banho e sem estar perfeitamente limpo de corpo e mente. Coloque sempre flores nesse quarto; elas so o melhor ambiente para um Iogue; e tambm quadros que sejam belos. Queime incenso pela manh e tarde. No discuta, no se irrite, nem tenha pensamentos impuros nesse quarto. Permita que somente entrem nesse quarto pessoas que pensem como voc. Assim, gradualmente, haver uma atmosfera de santidade no quarto e, quando voc estiver infeliz, magoado, cheio de dvidas ou sua mente estiver perturbada, o mero fato de entrar naquele quarto o tornar tranqilo. Esta era a idia do templo e da igreja e, em alguns templos e igrejas, voc encontrar isso mesmo agora, mas, na maioria deles, essa idia se perdeu. A idia de que, mantendo-se vibraes puras, o lugar torna-se e permanece cheio de luz. Aqueles que no tiverem a possibilidade de ter um quarto isolado, podero meditar onde gostarem. REQUISITOS PARA A MEDITAO Onde houver fogo, em gua ou cho coberto de folhas secas, onde houver muitos cupins, onde houver animais ferozes ou perigo, onde quatro ruas cruzarem, onde houver muito barulho, onde muitas pessoas ms se reunirem, a Ioga no deve ser praticada. Isto se aplica mais particularmente ndia. No faa esta prtica quando estiver doente ou com muita preguia ou quando a mente estiver muito infeliz ou magoada. V a um lugar bem escondido, onde as pessoas no forem perturb-lo. No escolha lugares sujos. Pelo contrrio, escolha um belo cenrio ou um quarto em sua prpria casa que seja bonito. Quando praticar, primeiramente faa saudao a todos os antigos Iogues, a seu prprio Guru e Deus e, ento, comece. A HORA DE MEDITAR Voc deve praticar pelo menos duas vezes por dia, e a melhor ocasio pela manh e tarde. Quando a noite se transforma em dia e o dia em noite, segue-se uma fase de relativa calma. De manh bem cedo e tardinha so os dois perodos de tranqilidade. Seu corpo ter uma igual tendncia de se acalmar nessa hora. Devemos aproveitar essa condio natural e comear a prtica. Adote como regra no comer antes de ter praticado; se fizer isso, a aguda fora da fome quebrar sua preguia. Na ndia ensinam as crianas a no comerem antes de terem meditado ou feito adorao e isto torna-se natural para elas, com o decorrer do tempo; um menino no sentir fome antes de se banhar e praticar.

A PRIMEIRA LIO Assente-se por algum tempo e deixe a mente atuar. Simplesmente espere e observe. O conhecimento poder, diz o provrbio, o que verdade. At que voc saiba o que a mente est fazendo, voc no poder control-la. Solte as rdeas; muitos pensamentos sujos podero aflorar; voc ficar espantado como foi possvel ter tais pensamentos. Mas verificar que a cada dia as extravagncias da mente se tornaro cada vez menos fortes e a cada dia ela se tornar mais calma. Desista de toda argumentao e de outras confuses. Existe algo na rida tagarelice intelectual? Ela somente desequilibra e perturba a mente. As coisas dos planos mais sutis devem ser sentidas. Tagarelar far isso? Assim, elimine toda conversa v. Leia somente aqueles livros que foram escritos por pessoas que atingiram a realizao. AGORA, PENSE! Pense em seu prprio corpo e faa com que seja forte e sadio; o melhor instrumento que voc tem. Pense nele como sendo to forte como um diamante e que, com o auxlio dele, voc atravessar o oceano da vida. A liberdade nunca ser alcanada pelos fracos. Lance fora toda fraqueza. Diga a seu corpo que ele forte, diga sua mente que ela forte e tenha f e esperana sem limites em voc mesmo. ALGUNS EXEMPLOS DE MEDITAO Imagine uma flor de ltus acima de sua cabea, vrias polegadas acima, com a virtude no seu centro e com o conhecimento como caule. As oito ptalas do ltus so os oito poderes do Iogue. Na parte interna, os estames e pistilos representam a renncia. Se o Iogue renunciar aos poderes exteriores ele conseguir a salvao. Assim, as oito ptalas da flor de ltus so os oito poderes, mas os estames e os pistilos internos so a renncia extrema, a renncia de todos estes poderes. Dentro da flor de ltus imagine o Ser Dourado, o Todo Poderoso, o Intangvel, Aquele cujo nome Om, o Inexprimvel, rodeado por refulgente luz. Medite nisto. Outra meditao sugerida: Pense num espao em seu prprio corao e que nesse espao uma chama est queimando. Pense nesta chama como sendo sua prpria alma e que dentro desta chama existe outra luz refulgente que a Alma de sua alma, Deus. Medite sobre isto, no seu prprio corao. COMO ATINGIR A META Pratique arduamente; se voc viver ou morrer, isso no importa. Voc tem de mergulhar e trabalhar, sem pensar no resultado. Se voc for bastante bravo, em seis meses ser um perfeito Iogue. Mas aqueles que se aplicarem s um pouco nisso, com mais um pouco de outras coisas mais, no faro

nenhum progresso. De nada adianta somente seguir um curso de lies. Para ter xito, voc precisa de ter uma tremenda perseverana, uma tremenda vontade. "Eu beberei o oceano", diz a alma que persevera, "com minha vontade as montanhas vo desmoronar." Tenha aquele tipo de energia, aquele tipo de determinao, trabalhe duro e voc atingir a meta.

SEJA CAUTELOSO! Todo movimento se d em crculos. Se voc pegar uma pedra e a projetar no espao e ento viver o suficiente, essa pedra, se no encontrar nenhum obstculo, voltar exatamente para sua mo. Assim, como no caso da eletricidade a teoria moderna estabelece que a energia deixa o dnamo e completa o crculo de volta ao dnamo, assim tambm acontece com o dio e o amor; eles devem retornar fonte. Portanto, no odeie a ningum, porque o dio que emite deve, depois de um longo percurso, voltar novamente para voc. Se voc ama, aquele amor vir de volta para voc, depois de completar o crculo. O LAGO DA MENTE No podemos ver o fundo do lago, pois sua superfcie est coberta de ondulaes. Somente podemos ter um relance de seu fundo, quando as ondas cedem e a gua est calma. Se a gua estiver barrenta ou agitada todo o tempo, o fundo no ser visto. Se estiver lmpida e se no houver ondulaes, veremos o fundo. O fundo do lago o nosso Ser verdadeiro; o lago Chitta (o material da mente) e as ondas as Vrittis (ondas do pensamento). A mente tem trs estados, um dos quais sombrio, chamado Tamas, encontrado nos brutos e nos idiotas; ele somente age para prejudicar. Nenhuma outra idia vem quele estado mental. Ento h o estado ativo da mente, Rajas, cuja motivao principal o poder e o prazer. "Serei poderoso e mandarei nos outros." H, ainda, o estado chamado Sattva, serenidade, calma, no qual as ondas cessam, e a gua do lago da mente torna-se lmpida.

A MENTE E SEU CONTROLE A meditao um dos grandes meios de controlar o surgimento dessas ondas de pensamento. Pela meditao voc pode fazer com que a mente subjugue essas ondas e, se voc prosseguir praticando a meditao durante dias, meses e anos, at que ela se transforme em hbito, at que ela acontea sem voc perceber, o rancor e o dio sero controlados e dominados. SEJA ALEGRE! O primeiro sinal de que voc est se tornando um bom meditador quando voc est se tornando alegre.

Para o iogue tudo bno, toda face humana que v traz alegria para ele. Este o sinal de um homem virtuoso. O que voc acha dos rostos sombrios? So terrveis. Se voc estiver com a cara amarrada, no saia nesse dia, encerre-se em seu quarto. Que direito tem voc de desfilar esta doena pelo mundo? SEJA COMO A OSTRA DA PROLA H uma bela fbula hindu que diz que quando chove e a estrela Svati est na ascendente, se uma gota de chuva cai numa ostra, esta gota transforma-se numa prola. As ostras sabem disso e assim elas vm at a superfcie quando a estrela brilha e esperam para captar a preciosa gota de chuva. Quando uma gota cai dentro delas, elas fecham rapidamente suas conchas e mergulham para o fundo do mar, para l pacientemente transmutarem a gota numa prola. Devamos tambm ser assim. Primeiro ouam, depois compreendam e ento, deixando de lado todas distraes, fechem suas mentes para as influncias de fora e dediquem-se a desenvolver a verdade em seu interior. PACINCIA Havia um grande deus sbio chamado Narada. Assim como h sbios na humanidade, grandes Iogues, assim tambm h grandes Iogues entre os deuses. Narada era um bom Iogue e muito grande. Viajava por todo lado. Certo dia, passava por uma floresta e viu um homem que meditava h tanto tempo que as formigas brancas ergueram um grande cupim ao seu redor. Ele disse a Narada: "Para onde voc est indo?" Narada respondeu: "Estou indo para o cu." "Ento, pergunte a Deus quando Ele ser misericordioso comigo; quando eu alcanarei a libertao." Mais frente, Narada viu outro homem. Ele pulava, cantava, danava e disse: "Oh, Narada, onde o senhor vai?" Sua voz e seus gestos eram selvagens. Narada disse: "Estou indo para o cu." "Ento, pergunte quando me libertarei." Narada prosseguiu adiante. No decorrer do tempo, ele veio de novo pela mesma estrada e l estava o homem que estava meditando com o cupim ao seu redor. Ele disse: "Oh, Narada, o senhor perguntou a Deus a meu respeito?" "Oh, sim." "O que disse Ele?" "O Senhor me disse que voc conseguir a libertao em mais quatro nascimentos." O homem ento comeou a chorar e a soluar e disse: "Eu meditei at um cupim crescer ao meu redor e ainda terei mais quatro nascimentos!" Narada foi at o outro homem. "O senhor fez a minha pergunta?" "Oh, sim. Voc est vendo aquele p de tamarindo? Pois eu lhe digo que tantas so as folhas daquela rvore quanto as vezes que voc ter de nascer para alcanar a liberdade." O homem comeou a danar de alegria e disse: "Eu ficarei livre em to pouco tempo!" Apareceu ento uma voz: "Meu filho, voc ser libertado neste minuto." Esta foi a recompensa por sua perseverana. Ele estava pronto para trabalhar atravs de todos aqueles nascimentos, nada o desencorajava.

NO REINO DA TRANQILIDADE O maior auxlio para a vida espiritual a meditao. Na meditao nos livramos de todas as condies materiais e sentimos nossa natureza divina. No dependemos de nenhum auxlio externo na meditao. O toque da alma pode pintar a cor mais brilhante mesmo nos lugares mais sujos; ele pode lanar um perfume sobre a coisa mais vil; pode transformar o maligno em coisa divina - e toda hostilidade, todo egosmo se apaga. Quanto menor o pensamento sobre o corpo, melhor. Pois o corpo que nos arrasta para baixo. o apego, a identificao que nos faz infelizes. Eis o segredo: Pensar que eu sou o esprito e no o corpo e que todo este universo com todas suas relaes, com todo seu bem e seu mal, no mais do que uma srie de pinturas - cenas numa tela - das quais eu sou a testemunha. A TRANSFORMAO ATRAVS DA MEDITAO Havia um jovem que no conseguia de forma alguma sustentar sua famlia. Era forte, vigoroso e, finalmente, transformou-se num bandoleiro de estradas; ele atacava as pessoas, roubava-as e, com o dinheiro, sustentava seu pai, sua me, esposa e filho. Isto prosseguiu continuamente, at que, certo dia, um grande santo chamado Narada caminhava quando foi atacado pelos bandoleiros. O sbio perguntou ao assaltante: "Por que voc vai me roubar? um grande pecado roubar seres humanos e mat-los. Por que voc est cometendo este pecado?" O ladro disse: "Porque eu preciso sustentar minha famlia com este dinheiro." "Ora," disse o sbio, "voc acha que eles tambm compartilham do seu pecado?" "Certamente que sim", respondeu o assaltante. "Muito bem", disse o sbio, "deixe-me em segurana devidamente amarrado aqui; enquanto isso, voc vai at sua casa e pergunta a seus familiares se eles vo querer compartilhar de seu pecado da mesma maneira que iro compartilhar do dinheiro que voc ir conseguir." O homem foi ento at seu pai e perguntou: "Pai, o senhor sabe como eu o sustento?" Ele respondeu: "No, no sei." "Eu sou um assaltante, mato pessoas e roubo-as." "O que! Voc faz isto, meu filho? V embora! Voc, fora da lei!" Ele, ento, foi at sua me e perguntou-lhe: "Me, a senhora sabe como a sustento?" "No", respondeu ela. "Atravs de roubo e assassinato." "Que coisa horrvel!", exclamou a me. "Mas a senhora quer compartilhar do meu pecado?", disse o filho. "Por que deveria? Eu nunca roubei", respondeu a me. Ento, ele dirigiu-se a sua esposa e perguntou-lhe: "Voc sabe como eu sustento vocs todos?" "No", respondeu ela. "Ora, eu sou um assaltante de estradas", ele replicou, "e durante anos tenho roubado as pessoas; assim que sustento e mantenho todos vocs. E o que eu quero saber se voc est pronta a compartilhar do meu pecado." "De forma alguma. Voc meu marido e sua obrigao sustentar-me." Ento, os olhos do ladro foram abertos. "Esta a lei do mundo - mesmo meus parentes mais chegados, para quem venho roubando, no querem compartilhar do meu destino." Ele voltou para o local onde havia amarrado o sbio, desmanchou seus laos, caiu a seus ps, narrou tudo e disse: "Salve-me! Que posso fazer?" O sbio disse: "Abandone seu curso presente de vida. Voc v que ningum de sua famlia, realmente, ama voc, ento desista de todas essas

iluses. Eles vo compartilhar de sua prosperidade; mas, no momento em que nada tiver, fugiro de voc. No h ningum que ir compartilhar de seu infortnio, mas todos compartilharo de seus bens. Portanto, adore Aquele que est ao nosso lado, seja no bem, seja no mal. Ele nunca nos abandona, pois o amor nunca nos causa dano, no conhece barganhas nem o egosmo." Ento, o sbio ensinou a ele como fazer o culto. E este homem largou tudo e penetrou na floresta. L prosseguiu orando e meditando, at que se esqueceu de si mesmo de tal maneira que as formigas vieram e construram cupins ao seu redor e ele estava absolutamente inconsciente disso. Depois de muitos anos se passarem, apareceu uma voz que disse: "Levanta-te, sbio!" Assim despertado, ele exclamou: "Sbio? Eu sou um ladro!" "No mais um ladro", respondeu a voz. "Tu s um sbio purificado. Teu velho nome se acabou. Mas, como tua meditao foi to profunda e grandiosa que tu no notaste nem mesmo os cupins que te rodearam, teu nome ser, doravante, Valmiki * - aquele que nasceu no cupim." Assim, ele tornou-se um sbio. * Valmiki o autor do grande pico "O Ramayana". OS TRS ESTGIOS DA MEDITAO H trs estgios na meditao. O primeiro chamado Dharana, a concentrao da mente sobre um objeto. Eu tento concentrar minha mente sobre este copo, excluindo qualquer outro objeto de minha mente, exceto este copo. Mas a mente est oscilando. Quando ela se tornou forte e no oscila tanto denominada Dhyana, meditao. E h um estado ainda mais elevado, quando a diferenciao entre eu e o corpo se perde - Samadhi ou absoro. A mente e o corpo so idnticos. No vejo mais nenhuma diferena. Todos os sentidos param e todas as faculdades que estavam trabalhando atravs dos outros canais dos outros sentidos so focalizadas na mente. Ento, este corpo est inteiramente sob o poder da mente. Isto deve ser "realizado". uma tremenda faanha executada pelos Iogues. COMO DESCANSAR Meditar significa que a mente se volta para si mesma. A mente detm todas as ondas do pensamento e o mundo pra. Sua conscincia se expande. Toda vez que medita, voc est crescendo interiormente. Trabalhe com mais rigor, cada vez mais e a meditao chega. Voc no sente seu corpo, nem coisa alguma. Quando, passado algum tempo, voc sair desse estado, ter tido o mais belo descanso de toda sua vida. Esta a nica maneira de voc dar repouso ao seu organismo. Nem mesmo o sono mais profundo dar-lhe- descanso como este. A mente permanece dando pulos mesmo no sono mais profundo. Apenas nesses poucos minutos de meditao seu crebro quase parou. Somente uma leve vitalidade mantida. Voc se esquece do corpo. Poder ser cortado em pedaos e nada sentir. Voc sentir prazer, ento. Tornar-se- leve. Este o repouso perfeito que obtemos na meditao.

A AO PROVOCA A REAO Em cada fenmeno da natureza voc contribui pelo menos com 50% e a natureza com outro tanto. Se sua metade for retirada, as coisas param. A cada ao corresponde uma igual reao. Se um homem me ataca e me fere, aquela a ao do homem e esta a reao do meu corpo. Tomemos outro exemplo. Voc est jogando pedras na superfcie lisa de um lago. A toda pedra que voc lana segue-se uma reao. A pedra rodeada por pequenas ondas no lago. Similarmente, as coisas exteriores so como pedras que caem no lago da mente. Assim, ns no vemos, realmente, o fato exterior; vemos somente sua onda. O PODER DA MEDITAO O poder da meditao nos d tudo. Se voc deseja obter o poder sobre a natureza, pode obt-lo pela meditao. atravs do poder da meditao que todos os fatos cientficos so hoje descobertos. Eles estudam o assunto e se esquecem de tudo, de sua prpria identidade e tudo o mais, e ento o grande fato surge como um relmpago. Algumas pessoas pensam que inspirao. No existe inspirao. O que passa por inspirao o resultado que provm de causas j existentes na mente. Um certo dia, como um raio, vem o resultado! Os trabalhos passados foram a causa. A tambm voc v o poder da meditao - a intensidade do pensamento. Esses homens agitam suas prprias almas. As grandes verdades vm tona e se manifestam. Portanto, a prtica da meditao o grande mtodo cientfico do conhecimento. A MEDITAO UMA CINCIA Tudo que existe unidade. No pode haver multiplicidade. este o significado de cincia e conhecimento. A ignorncia enxerga a multiplicidade. O conhecimento v a unidade. Cincia a reduo de muitos at um. A totalidade do universo foi demonstrada como sendo a unidade. Esta cincia a cincia da Vedanta. O universo todo uno. Temos agora todas essas variaes e as vemos - o que chamamos de cinco elementos: o slido, o lquido, o gasoso, o luminoso e o etrico. A meditao consiste nesta prtica de dissolver tudo na Realidade ltima que o esprito. O slido derrete-se no lquido, este transforma-se no gasoso, o gasoso no etrico, vem ento a mente e a mente se dissolver. Tudo esprito. A meditao, voc sabe, vem por um processo de imaginao. Voc passa atravs de todos esses processos de purificao dos elementos fazendo um transformar-se no outro, este no prximo mais elevado, este na mente, a mente no esprito e ento voc esprito. Veja aqui uma grande massa de argila. Com ela esculpi um ratinho e voc um pequeno elefante. Ambos so argila. Misture-os. Eles so, essencialmente, um s.

S-ar putea să vă placă și