Sunteți pe pagina 1din 2

tera-feira, 12 de abril de 2011

Pernambuco vai ganhar Promotoria de Defesa Animal.


Pernambuco vai ganhar uma Promotoria de Justia de Defesa Animal que agir na represso aos crimes cometidos contra os animais. Compromisso neste sentido foi firmado ontem(11) em reunio do Movimento de Defesa Animal de PE ( MDA/PE ) com o Procurador Geral de Justia do Estado, Dr. Aguinaldo Fenelon. Alm do requerimento oficial foram entregues ao Procurador duas cartas de apoio criao da PJ em Pernambuco, uma da WSPA - World Society for the Protection of Animals- e a outra do Frum Nacional de Defesa e Proteo Animal, alm de diversas peas educativas sobre os animais e jornais com informaes do Movimento. Ficou definido que, inicialmente, o Ministerio Pblico vai instalar, em dois meses, um Grupo de Trabalho ( GT de Defesa Animal) a ser coordenado pela Promotora Andra Karla Reinaldo, nos moldes do GT do Racismo*, que j funciona desde 2002. Este GT far um convenio de apoio tcnico com o MDA para orientao e aes de educao com palestras nas comunidades e escolas pblicas. A partir do trabalho desenvolvido pelo GT direciona-se para a criao definitiva da PJ Animal. Acompanhado do seu Chefe de Gabinete, Dr. Erik Simes, Dr. Fenelon mostrou-se solidario e atento aos principais problemas expostos pela Comisso do MDA sobre denuncias de maus tratos a animais domsticos e animais de trao, e reportou-se questo dos animais de "Produo" mostrando-se favorvel a aes de "abate humanitario". Lembrou que como Promotor no municipio de Goiana, em 94, fez uma visita surpresa no matadouro da cidade, com apoio policial, quando chamou ateno para o Crime de Maus Tratos que no seria admitido numa segunda inspeo.

Durante o encontro, a Presidente da AAdama, Maria Padilha, apresentou o resultado de uma pesquisa de sua autoria, indita no Brasil, que comprova a estreita relao entre a crueldade animal e a violncia humana, onde mostra que o agressor/assassino de hoje tem um histrico de maus tratos com animais. A pesquisa ser publicada em breve e servir como base para que as autoridades, a policia e o Ministerio pblico observem o tratamento dado ao animal para tambm ajudar ao Ser Humano. O Procurador Geral do Estado comprometeu-se com o Movimento Animal a fazer o lanamento do GT de Defesa Animal, em junho, no Programa do MP nas Ruas, fazendo um trabalho inicial de conscientizao da sociedade.

" Podem contar com o MP na Defesa dos Animais, pois o MP o "escudo" da sociedade e o animal faz parte da sociedade", afimou o Procurador.
Na foto (da esq p dir): Goretti Queiroz- Andrea Karla- Juliana Monteiro- Aguinaldo Fenelon- Aline Gusmo- Erik Simes e Maria Padilha.

Ao final da reunio, a Promotora Andra Karla Reinaldo, que acompanhou o MDA, apresentou s autoridades o seu trabalho de ps graduao do Curso "Tutela Jurdica do Meio Ambiente" cujo tema "AES PREVENTIVAS E REPRESSIVAS DO MP NA DEFESA NIMAL", tendo como uma das sugestes a criao de uma PJ de Defesa Animal no MPPE. Vrios Estados Brasileiros, a comear por So Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espirito Santo , Santa Catarina, Paran esto, h anos, nesta luta tendo em vista os altos ndices de crueldade e danos em detrimento dos animais e a frequente impunidade dos infratores. A conduta de quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domsticos ou domesticados, nativos ou exticos, tornou-se crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98. A Comisso do MDA/PE foi representada, na reunio, por Aline Gusmo, Juliana Monteiro, Maria Padilha e a editora deste Blog. FONTE:

http://dogmidia.blogspot.com/2011/04/pernambuco-vai-ganhar-promotoria-de.html

S-ar putea să vă placă și