Sunteți pe pagina 1din 11

FEITURA DO ANTEPROJETO DE PESQUISA

DANIELLA FERREIRA BEZERRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA

A Televiso como ferramenta pedaggica: possibilitando novos olhares ao saber

DANIELLA FERREIRA BEZERRA

NATAL- RN 2010.2

Titulo do Anteprojeto: A Televiso como ferramenta pedaggica: possibilitando novos olhares ao saber. Participantes: Orientador: A definir Orientanda: Daniella Ferreira Bezerra Ano de Entrega do Trabalho Monogrfico: 2011.1

A Televiso como ferramenta pedaggica: possibilitando novos olhares ao saber

RESUMO A pesquisa que se segue: A Televiso como ferramenta pedaggica: possibilitando novos olhares ao saber investiga formas de apropriao da televiso como ferramenta pedaggica nas instituies de ensino. O projeto procura mostrar de uma forma atraente, o uso desta tecnologia para promover a aprendizagem de forma crtica e atualizada. A base emprica de sustentao deste trabalho monogrfico uma pesquisa que se caracteriza como um estudo exploratrio, de natureza bibliogrfica.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicao.

Educao

Televiso

Ensino-Aprendizagem-

INTRODUO

A televiso (do grego tele = distante e do latim visione = viso) um sistema eletrnico de transmisso de imagens e sons de forma instantnea. Muito tem se especulado a respeito da televiso, mas poucos autores se esmeram em mostrar seus aspectos positivos, ou seja, suas contribuies em termos educativos que vai muito alm do ato de informar. Indo de encontro a essas especulaes, este trabalho ir demonstrar que a televiso pode ser um meio educativo e democratizador dos bens culturais. Essa pesquisa surgir das observaes feitas cerca das mudanas ocorridas na sociedade nas ltimas dcadas. Pais que se dividem entre trabalho e capacitao para manter ou melhorar seus postos de servios e filhos, que muitas vezes ficam sob o cuidado de uma bab eletrnica - a TV e as novas tecnologias. Nessa proposta de estudo, a mdia televiso ser abordada como uma aliada do professor na explanao dos mais diversos assuntos, dos atuais aos antigos, possibilitando uma viagem no tempo com as produes de poca e analisando o futuro com base nas notcias vinculadas sobre as grandes descobertas cientficas. Tambm ser abordado neste estudo a histria e a importncia da Teleducao para o ensino aprendizagem. preciso pensar a influncia da televiso no nosso dia-a-dia, reconhecendo suas caractersticas positivas e negativas bem como compreendendo sua influncia sobre a sociedade. Para tanto, surge a necessidade de apresentar a televiso e sua grade de programao como ferramenta educacional eficiente, utilizando-se da linguagem e do encanto das imagens em movimentos que as crianas e jovens j esto acostumados, como fonte de informao to segura quanto os livros didticos. O uso da televiso como recurso pedaggico, pode ser utilizado, como forma de atrao, de seduo pelas imagens, sons e movimentos, e no decorrer do processo se transformar em recurso didtico capaz de fazer uma interligao entre as disciplinas, os acontecimentos sociais, polticos e culturais locais e globais com uma criticidade no olhar, tanto em relao TV e outras mdias como em relao ao mundo.

O trabalho ser dividido em captulos e cada um deles trar uma abordagem sobre a importncia e impacto da televiso na educao formal e informal dos sujeitos sociais, nos vrios segmentos de programas voltados para a teleducao e programas televisivos veiculados pelos canais abertos ou por assinatura. Parte desse trabalho ser dedicada a Historia da Televiso, o surgimento e a importncia da teleducao e a televiso e os seus processos educativos. O trabalho tambm ira destacar e analisar a questo da publicidade, ou seja, as campanhas publicitrias ou, como chamamos comumente os comerciais de TV, pois estes so os campees de crticas e ajudam fortalecer o coro de deseducadora, alienadora e fortalecedora do consumismo inconsciente. O jornalismo e as telenovelas, que so os mais assistidos e comentados pelos telespectadores, sero fenmenos de aprofundamento maior, pois suas informaes, mesmo que sem inteno e planejamento, so muito utilizadas nas salas de aulas como exemplo da realidade e para fundamentar pensamentos e idias dos livros didticos. Sero analisados, ainda, os programas infantis e educativos vinculados pela TV, em especial os desenhos animados, pois estes, enquanto ferramenta pedaggica pode auxiliar os professores e alunos em sala de aula no que se refere ao alcance dos objetivos educacionais e da formao integral do aluno. A base terica desse trabalho sero as idias de autores que, tambm tm se dedicado ao estudo e anlise crtica da televiso, com o intuito de jogar por terra o paradigma de que a televiso responsvel por muitas mazelas da sociedade. Usar um meio to atraente e instrutivo em sala de aula pode render bons frutos no futuro, facilitar o trabalho do professor e tornar as aulas mais atrativas. isso que o trabalho ir apresentar.

Questes de Estudo
Q1 - A televiso como ferramenta educacional eficiente. Q2 - A TV educa, deseduca, aliena ou educa alienando? Q3 A televiso pode ser um meio educativo e democratizador dos bens culturais.

Hiptese
H1 preciso pensar a influncia da televiso no nosso dia-a-dia, reconhecendo suas caractersticas positivas e negativas bem como compreendendo sua influncia sobre a sociedade. H2 Sabemos que a televiso desenvolve uma educao paralela a escola, devido s

informaes que veicula por meio do jogo de imagens, sons e movimento que atraem e encantam os alunos. Porm essas informaes, sozinhas, podem ser consideradas conhecimento? Atravs da televiso, as crianas e jovens tm acesso a inmeras informaes que tratam dos mais variados assuntos, muitas vezes esses assuntos so apresentados de forma fragmentada, descontextualizada e at carregados de intencionalidades.
H3 Usar um meio to atraente e instrutivo em sala de aula pode render bons frutos no

futuro, facilitar o trabalho do professor e tornar as aulas mais atrativas.

Objetivos

O1 - Atravs da realizao deste trabalho de pesquisa, tenho como objetivo destacar que,
a televiso estar presente no cotidiano de todos e a escola faz parte desse todo e para

cumprir com sua funo de contribuir para a formao de indivduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformao e construes da realidade desejada, precisa acompanhar as mudanas. Dessa forma, devem estar abertas incorporar as novas tendncias da educao contempornea. importante tambm que a instituio integre a cultura tecnolgica extra-classe em seu currculo e busque a ajuda e a efetiva participao dos pais, pois nos dias atuais o problema que afeta os jovens no a

falta de acesso aos meios tecnolgicos e sim a pouca capacidade crtica para lidar com a variedade e quantidade de informaes.

Justificativa
Esse trabalho de suma importncia, pois visa pontuar fatos e levantar

questionamentos pertinentes ao campo comunicacional e educacional, da mesma forma que a escola precisa mudar sua viso em relao a televiso e outras mdias, as emissoras de TV devem se engajar em utilizar esse instrumento to rico que a comunicao de massa em benefcio da formao de geraes crticas e questionadoras.

Referencial Terico
Para Kelnner (2001, p.) A televiso exerce uma fora enorme sobre os telespectadores [...] capaz de aumentar a cotao da bolsa, eleger e derrubar governantes e mudar a opinio pblica sobre os mais polmicos assuntos.
[...] a cultura da mdia industrial; organiza-se com base no modelo de produo de massa e produzida para a massa de acordo com tipos (gneros), seguindo frmulas, cdigos e normas convencionais. E, portanto, uma forma de cultura comercial, e seus produtos so mercadorias. (KELLNER, 2001, p. 9)

Para Moram (1993, p. 36) Tudo que passa na televiso educativo. Basta o professor fazer as intervenes certas e proporcionar momentos de debate e reflexo. [...] a televiso, com meio sculo de presena entre ns, compartilha com a escola e famlia o processo educacional, tornando-se um importante agente de formao. Ela at mesmo leva vantagem em relao aos demais agentes: sua linguagem mais gil e est muito mais integrada ao cotidiano: o tempo de exposio televiso costuma ser maior do que o destinado escola ou a convivncia com os pais [...] (BACCEGA, 2000, p.95).

Existe uma necessidade de ampliar o alfabetismo e as competncias cognitivas para que

possamos sobreviver ao assalto das imagens, mensagens e espetculos da mdia que inundam nossa cultura. O objetivo ser desenvolver um alfabetismo crtico em relao mdia, um alfabetismo que contribua para tornar os indivduos mais autnomos e capazes de se emancipar das formas contemporneas de dominao, tornado-se cidados mais

ativos, competentes e motivados para se envolverem em processos de transformao social. (KELLNER,1995, p.105)

Metodologia Esse projeto de pesquisa foi feito atravs de pesquisas bibliogrficas e no foi necessria uma coleta especifica de dados quantitativos. Dados: impacto positivo da televiso como auxilio educacional. Sujeitos da Pesquisa: a televiso como ferramenta pedaggica. Propostas de Instrumentos: observaes e referenciais bibliogrficos.

Referncias Baccega, Maria Aparecida. Comunicao: interao emisso/receptor. Revista dos gestores de processos educacionais Comunicao e Educao, ano VIII, n 32, jan abr./2002. So Paulo. KELLNER, D. Lendo imagens criticamente: em direo a uma pedagogia ps-moderna. In SILVA, T.T. (org) Aliengenas em sala de aula. Uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis, Ed. Vozes,1995, p. 104-131. MORAN, Jos Manuel. Mudanas na comunicao pessoal. 2a ed. So Paulo: Paulinas, 2000. SECRETARIA DE EDUCAO A DISTNCIA DO MEC sobre Televiso, entre elas "2 anos da TV Escola", TV na Escola e os Desafios de Hoje, Educao do Olhar, Revista TV Escola. SITES CONSULTADOS http://www.planalto.gov.br/c.civil-02constituio%htm. http://www.mec.gov.br/seed/TVescola/materialmidiatico.shtm.

http://www.wikipedia.org/wiki/televiso%c3%a_nobrasil

S-ar putea să vă placă și