Sunteți pe pagina 1din 4

O Turismo de Natureza/Animao Ambiental

O Turismo de Natureza o produto turstico composto por estabelecimentos, actividades e servios de alojamento e animao turstica e ambiental realizados e prestados em zonas integradas na rede nacional de reas protegidas. O Turismo de Natureza compreende os servios de hospedagem prestados em: Casas de Natureza

So as casas integradas na Rede Nacional de reas Protegidas, destinadas a proporcionar, mediante remunerao, servios de hospedagem e que, pela sua implantao e caractersticas arquitectnicas, contribuam decisivamente para a criao de um produto integrado de valorizao turstica e ambiental das regies onde se insiram. Nota: A Rede Nacional de reas Protegidas foi criada pelo Decreto-Lei n 19/93 de 23.01 e estas classificam-se nas categorias de Parque Nacional, Reserva Natural, Parque Natural, Monumento Natural, Paisagem Protegida e Stio de Interesse Biolgico. Para informaes sobre as reas protegidas dever ser consultado o Instituto de Conservao da Natureza.

Os servios de hospedagem em Casas de Natureza so prestados nas seguintes modalidades: Casas-abrigo

o servio de hospedagem prestado a turistas em casas recuperadas a partir do patrimnio do Estado cuja funo original foi desactivada, quer sejam ou no utilizadas como habitao prpria do seu proprietrio, possuidor ou legtimo detentor. Centros de acolhimento

So as casas construdas de raiz ou adaptadas a partir de edifcio existente, que permitam o alojamento de grupos, com vista educao ambiental, visitas de estudo e de carcter cientfico.

Casas-retiro

So as casas recuperadas, mantendo o carcter genuno da sua arquitectura, a partir de construes rurais tradicionais ou de arquitectura tipificada, quer sejam ou no utilizadas como habitao prpria do seu proprietrio, possuidor ou legtimo detentor. Actividades de Animao Ambiental

Entende-se por animao ambiental, a animao que desenvolvida tendo como suporte o conjunto de actividades, servios e instalaes para promover a ocupao dos tempos livres dos turistas e visitantes, atravs do conhecimento e da fruio dos valores naturais e culturais prprios da rea protegida.

As actividades de animao ambiental podem assumir as seguintes formas: Animao

o conjunto de actividades que se traduzem na ocupao dos tempos livres dos turistas e visitantes, permitindo a diversificao da oferta turstica, atravs da integrao dessas actividades e outros recursos das reas protegidas, contribuindo para a divulgao da gastronomia, do artesanato, dos produtos e das tradies da regio onde se inserem, desenvolvendo-se com o apoio das infra-estruturas e dos servios existentes no mbito do turismo de natureza.

Interpretao Ambiental

toda actividade que permite ao visitante o conhecimento global do patrimnio que caracteriza a rea protegida, atravs da observao, no local, das formaes geolgicas, da flora, fauna e respectivos habitats, bem como de aspectos ligados aos usos e costumes das populaes, com recurso s instalaes, sistemas e equipamentos do turismo de natureza.

Desporto de natureza

So todas as actividades praticadas em contacto directo com a natureza e que, pelas suas caractersticas, possam ser praticadas de forma no nociva para a conservao da natureza O licenciamento das iniciativas e projectos de actividades, servios e instalaes de animao ambiental carece de licena, emitida pelo Instituto de Conservao da Natureza.

Licena

Do pedido de licena deve constar: 1. 2. 3. 4. A identificao do requerente. A localizao dos estabelecimentos, quando existirem. A finalidade da actividade, iniciativa ou projecto de animao ambiental. As actividades desenvolvidas pelo requerente.

O pedido deve ser instrudo com os seguintes documentos, de acordo com o tipo de projecto: 5. Certido de escritura pblica de constituio da sociedade e certido do respectivo registo comercial definitivo, quando a natureza jurdica do requerente o justifique. 6. Declarao comprovativa de que as instalaes satisfazem os requisitos exigidos por lei. 7. Memria descritiva e programa de actividades a desenvolver, bem como uma carta de localizao escala de 1:25 000, ou escala inferior, sempre que justificvel. 8. Documento comprovativo de formao adequada dos monitores. 9. Documento comprovativo de seguro de responsabilidade civil que cubra os riscos da actividade a desenvolver. 10. Documento comprovativo de acordo dos proprietrios quando o projecto for implementado em terrenos de propriedade privada. 11. Alvar de licena de construo civil sujeitas a licenciamento municipal.

A licena emitida pelo ICN carece de parecer da Direco-Geral do Turismo nos casos das modalidades de animao e interpretao ambiental e de parecer do Instituto Nacional do Desporto, no caso do desporto natureza. Aps a recepo do pedido de licena, o ICN, dever enviar DGT ou ao IND, os elementos necessrios emisso de parecer, no prazo de 8 dias teis. Os pareceres destes organismos devem ser emitidos no prazo de 30 dias teis a contar da data de recepo dos referidos elementos. Os pedido de licena so decididos pelo ICN no prazo de 30 dias, a contar da data do recebimento dos pareceres ou do termo do prazo para sua emisso. Nota: As licenas emitidas caducam no caso de o requerente no iniciar actividade no prazo de 90 dias teis aps a sua emisso ou, quando se tratar de empresa, se a mesma estiver encerrada por perodo superior a um ano, salvo por motivo de obras.

Legislao Aplicvel

Regime Jurdico do Turismo de Natureza

Decreto-Lei n 56/02 de 11.03

Altera o Decreto-Lei n 47/99 de 16 de Fevereiro, que regula o turismo de natureza. Regula o turismo de natureza.

Decreto- Lei n 47/99, de 16.02 (Alterado pelo Decreto-Lei n 56/02 de 11.03) Resoluo de Conselho de Ministros n 112/98 de 25.08 Decreto Regulamentar n 2/99, de 17.02

Estabelece a criao do Programa Nacional de Turismo de Natureza. Regula os requisitos mnimos das instalaes e o funcionamento das casas de natureza.

Decreto Regulamentar n 18/99, de 27.08

Regula a animao ambiental nas modalidades de animao, interpretao ambiental e desporto de natureza nas reas protegidas, bem como o processo de licenciamento das iniciativas e projectos de actividades, servios e instalaes de animao ambiental.

S-ar putea să vă placă și