Sunteți pe pagina 1din 39

Planejamento Escolar 2010

LNGUA PORTUGUESA

[...] Que que eu posso escrever? Como recomear a anotar frases? A palavra o meu meio de comunicao. Eu s poderia am-la. Eu jogo com elas como se lanam dados: acaso e fatalidade. A palavra to forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra uma ideia. Cada palavra materializa o esprito. Quanto mais palavras eu conheo, mais sou capaz de pensar o meu sentimento. Devemos modelar nossas palavras at se tornarem o mais fino invlucro dos nossos pensamentos. Sempre achei que o trao de um escultor identificvel por uma extrema simplicidade de linhas. Todas as palavras que digo por esconderem outras palavras. [...] Clarice Lispector 1

Caro(a) Professor(a),

Ao incio de cada ano, somos chamados a renovar nossas expectativas para as relaes que se estabelecem no ambiente escolar, a fortalecer vnculos com gestores, funcionrios, colegas, alunos, comunidade. quando, tambm, somos estimulados a repensar processos, reformular concepes, resgatar procedimentos e partir para novas possibilidades de cooperao e solidariedade, com o desejo de aprender e conhecer sempre mais.

Se o foco do ensino de Lngua Portuguesa parte do pressuposto de que, em nosso cotidiano, a leitura e a produo de textos so prticas culturais que esto presentes em outras prticas e manifestaes culturais, pela linguagem que participamos da vida em sociedade, compartilhamos ideias, expressamos e defendemos nossos pontos de vista.

Dessa forma, parece bvia a necessidade de voltarmos nosso trabalho para a apropriao dos diferentes discursos, inclusive aqueles que circulam alm dos limites da escola. A linguagem , antes de tudo, um meio de socializar cultura e, nesse contexto,

http://www.releituras.com/clispector_escrita.asp (acesso em 11/01/2010)

Planejamento Escolar 2010

especialmente na contemporaneidade, pode facilitar ou criar obstculos interiorizao de saberes indispensveis ao desempenho e ao desenvolvimento do indivduo.

Assim, quanto mais intencional, planejado e organizado sistematicamente for o trabalho do professor, mais estar voltado ampliao da competncia lingustica e das capacidades discursivas dos alunos, em relao aos textos orais ou escritos, que so formas de expresso produzidas nas diversas esferas da comunicao humana.

Nem preciso citar que o domnio gradual da lngua possibilita o desenvolvimento da autonomia e fortalece o processo de aprendizagem dos alunos. Da a importncia de, no apenas, observar e valorizar os ndices de progresso das turmas, mas tambm planejar adequadamente as intervenes, considerando os objetivos estabelecidos e as expectativas de aprendizagem.

Ao recorrer aos registros pessoais, baseados em produes escritas recolhidas dos alunos e tambm no desempenho em atividades orais, o professor pode, no apenas, observar avanos e dificuldades, mas tambm registrar conquistas e perceber movimentos em direo s mudanas.

So aspectos gerais da conduo do trabalho em sala de aula, cuja observao pode revelar, inclusive, as necessidades de reformular ou aprimorar a prpria prtica.

O acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem requer que nunca se percam de vista as expectativas de aprendizagem em relao linguagem oral, leitura e escrita.

A partir do princpio de que as capacidades de linguagem so desenvolvidas na interao, as atividades propostas devem ser desafiadoras e provocadoras de produo de linguagem, de forma que os alunos possam compreender seu funcionamento e os contextos sociais e culturais de uso.

Planejamento Escolar 2010

Em relao linguagem oral, importante verificar se o aluno expe, de forma clara, suas ideias; se consegue argumentar em defesa de seu ponto de vista e se utiliza a fala de forma adequada a diferentes interlocutores e situaes sociais.

Quanto leitura, vale observar se o aluno compreende e capaz de se expressar sobre o que l; se reconhece e diferencia os diversos suportes textuais e os gneros textuais j estudados, e que relaes estabelece com o texto literrio.

Quando o foco da observao a produo escrita do aluno, importante verificar se escreve convencionalmente, sem marcas de oralidade e se escolhe estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se prope. relevante verificar, ainda, se h clareza e coerncia em seu texto e se consegue utilizar adequadamente os elementos coesivos.

A prtica de anlise lingustica busca a reflexo sobre o uso da lngua sob dois aspectos: a deciso sobre a melhor forma de registrar as ideias, de forma clara, coerente e coesa, sem erros ortogrficos e de pontuao; o outro aspecto diz respeito s classificaes ou s referncias s regras gramaticais.

Em outras palavras, o conjunto de atividades epilingusticas e metalingusticas tambm contribui para a compreenso e a apropriao das generalidades e das particularidades lingusticas, essenciais ao uso competente da lngua portuguesa.

No incio do trabalho com os alunos do 6 ano, importante que o professor de Lngua Portuguesa possa verificar se alguns marcos de aprendizagem foram atingidos, ou seja, nesta etapa de escolaridade, o aluno dever ser capaz de 2 : interagir produtivamente em situaes de intercmbio oral, ao ouvir com ateno, compreender explicaes, explicar, manifestar opinies, argumentar e contraargumentar;

De acordo com: Orientaes Curriculares do Estado de So Paulo Lngua Portuguesa e Matemtica Ciclo I

Planejamento Escolar 2010

planejar e realizar, inclusive fazendo uso de textos escritos, exposies orais; compartilhar a escolha de obras literrias, a leitura, a escuta, os comentrios e os efeitos das obras lidas;

selecionar textos para leitura, de acordo com seus propsitos e a natureza dos temas;

demonstrar certa autonomia ao buscar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreenso durante a leitura;

reescrever e/ou produzir textos escritos utilizando a escrita convencional e considerando o contexto de produo;

revisar textos (prprios e de outros) posicionando-se como leitor crtico para garantir a adequao composicional e a correo gramatical.

A seguir sugestes de sequncias de atividades propostas para apoi-lo(a).

Bom trabalho!

Equipe Tcnica de Lngua Portuguesa Janeiro de 2010

Planejamento Escolar 2010

LNGUA PORTUGUESA SEQUNCIA DE ATIVIDADES RITMO E POESIA

Recomendada para sries finais do EF Ciclo II e EM Tempo previsto: 4 momentos Elaborao: Rozeli Frasca Bueno Alves

Apresentao: O movimento hip hop faz parte da diversidade de culturas juvenis de nossos dias e aqueles que participam desse movimento so considerados protagonistas de seu processo de desenvolvimento, com grande visibilidade principalmente nos ambientes urbanos. Suas produes artsticas atingem a sociedade e principalmente as periferias das cidades. O rap (rhythm and poetry) uma espcie de canto falado originado na frica, adaptado msica jamaicana na dcada de 1950, que chegou at ns por influncia da cultura dos guetos dos negros americanos de Nova Iorque. As letras das canes, constitudas de longos relatos sobre o dia a dia dos jovens, muitas vezes so denncias de excluso social e cultural, violncia policial e discriminao social, mas h inclusive raps evanglicos.

Trazer o rap para a sala de aula importante para aproximar as prticas culturais dos alunos das atividades escolares, para proporcionar a eles a oportunidade de atuar de forma propositiva, podendo contribuir para a soluo de problemas e mesmo para a transformao social.

Objetivos: Retomar as caractersticas da tipologia relatar. Propiciar momentos de contato com diferentes possibilidades lingusticas para expressar-se sobre determinado tema.

Oferecer oportunidade para que os alunos produzam rap. Oferecer oportunidade para que os alunos apresentem suas produes.
5

Planejamento Escolar 2010

Recursos materiais: Giz e lousa. Xerocpias, aparelho de som (opcionais).

Contedo: Msica: 1967 Autor: Marcelo D2 lbum: Eu Tiro Onda Pas: Brasil

http://bocadaforte.uol.com.br/site/?url=letras_detalhes.php&id=131 Acesso em 18/01/2010

Letra:

1967, o Mundo comeou, pelo menos pra mim, e a minha histria reduzida mais ou menos assim: Nascido em So Cristvo, morador de Madureira, desde pequeno acostumado a subir ladeira Me lembro bem dos meus tempos de muleque que sempre passava as frias no final do 77 Padre Miguel, sempre 10 na bateria, saudoso mestre Andr sempre soube o que queria Futebol na rua F ou no campo de baixo, voc sabe meu tio Gentil era um esculaxo Andava pelas ruas vestindo meu bate-bola se tu passasse em minha frente era melhor tu sair fora
6

Planejamento Escolar 2010

Carnaval de rua perigoso e divertido, mas passei por tudo isso entre mortos e feridos Graas ao meu pai, o pessoal da Tramela, Srgio Cabrito, meu padrinho, no dava trgua Lembra do Cassino Bangu, de vez em quando eu ia l, curtir um funk, ver a mulherada rebolar Com in the Gang Iaf Band e outro mestre James Brown, era s alegria, no tinha pau Quero ver se tu homem man Do jeito que eu fui que eu sou Quero ver se tu homem man Que nem a parteira falou No Andara e Graja o bicho pegava mais, quando pixava muro sempre tinha um correndo atrs Carlos Bess, meu camarada, de vez em quando no pixe, outras na baforada Vida de muleque sempre sangue bom, calote no nibus pra ir praia no vero Pra ficar um pouco mais roubava no supermercado, pra mim isso nunca foi pecado Sempre no Maraca vendo o Mengo jogar, Zico, Adlio, Jnior fazendo a bola rolar Como j diz o hino, vou repetir pra voc, uma vez Flamengo, Flamengo at morrer Meu av Peixoto, deixou meu sangue Rubro-Negro, meu orgulho de ser carioca, meu orgulho de ser brasileiro Skate na veia, s quem tem sabe qual que , a sensao e o poder de dar um rol Campo Grande, Norte Shop, street no MEC, a noite Circo Voador, show do Defala Domec Vender camisa na Treze de Maio na situao, show no Garagi, Skunk, diverso de irmo Meu Master Flash, frica, Bambata, Planet Rock, Rap, Break, Graffiti,
7

Planejamento Escolar 2010

chegou o Hip Hop Cantando a vida, mas vista de um outro lado, minha apologia cumpdi, no adianta fica bolado Entenda se a minha rima no te faz rir, som das ruas fluindo no adianta, sai daqui Eu vim pra zuar, fazer barulho, falar um pouco de Mul, Sk8, Som, Bagulho Sempre ligado, sempre sabendo o que quer, sempre bom da cabea, nunca doente do p Eu vou levando a vida juro que vou, s no sapato sempre sendo o que sou Refro Agora saiu o flow, brasileiro, carioca, Marcelo D2 na rea, se derrubar pnalti, Valeu!!!

Procedimentos: 1 momento Propor questes aos alunos sobre o movimento hip hop e mais especificamente sobre o rap. importante resgatar a ideia de que o rap uma combinao entre a linguagem verbal e a linguagem musical (ritmo e melodia). um subgnero do gnero cano. O rap articula o oral e o escrito, a fala rimada e ritmada. A escrita aparece como forma de registro da criao, ou mesmo do processo de produo e no momento de distribuio como encarte no CD ou nas pginas da internet.

O rap uma das manifestaes artsticas do movimento hip hop, assim como o break (expresso pela dana) e o grafite (expresso por meio do desenho). Os alunos devem conhecer inmeros grupos de rap e as longas letras que possibilitam a expresso de uma grande massa de jovens, que se identificam com as mensagens e a postura dos rappers. uma parcela da juventude que sente necessidade de msicas que falem sobre
8

Planejamento Escolar 2010

a existncia humana e a sobrevivncia, com variaes que vo de verses muito prximas aos repentes at raps evanglicos.

Exponha a letra 1967 de Marcelo D2 na lousa. Pea aos alunos que copiem, se achar conveniente. Se possvel, permita turma uma leitura com a escuta da msica. De todo modo, os alunos devem conhecer e podem cantar, mesmo sem o CD. Faa com que percebam a interao entre a linguagem verbal e os outros recursos do rap. Se necessrio, ler e escutar mais de uma vez. Analise com os alunos como esse rap foi construdo. Para que pblico; o relato de quem; como esse jovem, de onde vem, como so as pessoas a quem se refere. 3

2 momento Retome a letra e pea para que os alunos, ao reconhecerem o narrador, faam uma descrio dele, a partir das informaes presentes no texto (famlia, escolaridade, idade, comunidades que frequenta, forma de resolver alguns problemas do cotidiano, como falta de dinheiro, por exemplo). A atividade pode ser realizada em grupos e apresentada oralmente, em seguida, por um representante de cada grupo. O momento importante para destacar as diferentes possibilidades de uso adequado da lngua, na oralidade e na escrita, dependendo do contexto, da situao de uso.

Se houver condies, reproduza a letra e distribua aos grupos. Pea aos alunos, como tarefa para a prxima aula, pesquisa sobre o movimento hip hop e sua produo cultural no Brasil. H vasto material, por exemplo, na internet: http://www.bocadaforte.com.br; http://www.nacaohiphopbrasil.com.br; http://www.dancaderua.com.br.

Planejamento Escolar 2010

3 momento Recupere com eles expresses usadas que revelam a identidade social do narrador. Pea para que apresentem outros exemplos de linguagem caracterstica desse texto ou de outro rap. O uso da gria muito comum nesse tipo de manifestao artstica e interessante levantar alguns exemplos com os alunos e socializar o significado. Chegou a hora de iniciar a produo. Converse com os alunos para que se organizem para produzir. A sugesto de produo para apresentao de um rap em grupo, na prxima aula. Assim como a letra de D2, devem elaborar um rap em que faam um relato de sua trajetria de vida (individual ou do grupo, conforme a opo ou o comando do professor). 4

4 momento Os grupos fazem suas apresentaes e entregam as produes escritas ao professor.

Desdobramentos: As atividades realizadas devem propiciar ao professor um diagnstico inicial, relevante para o planejamento de seu trabalho. Observar nas produes dos alunos o uso adequado ou inadequado da lngua, bem como a clareza e a coerncia do texto, na estrutura composicional solicitada.

Os alunos podem concluir a produo e ensaiar a apresentao, como tarefa para a prxima aula.

10

Planejamento Escolar 2010

LNGUA PORTUGUESA SEQUNCIA DE ATIVIDADES A PROPAGANDA E O TEXTO PUBLICITRIO

Recomendada para EF II ou EM Tempo previsto: 4 momentos Elaborao: Rozeli Frasca Bueno Alves

Apresentao: Se a finalidade da propaganda vender e para isso faz uso de uma linguagem com o intuito de convencer o consumidor, o publicitrio aposta na identificao do leitor da revista, por exemplo, com a imagem projetada pelo consumidor do produto anunciado. Os recursos expressivos utilizados devem estar de acordo com o tipo de consumidor que se quer atingir, ou seja, esto em funo dos objetivos propostos. Geralmente, as propagandas publicadas em revistas so criadas com base em duas linguagens: a verbal e a no verbal.

Trazer o texto publicitrio para a sala de aula importante para oferecer ao aluno condies de observar, de forma crtica, no s a linguagem visual, mas tambm analisar um discurso que impe valores, padres de beleza e de qualidade que, mais do que sugerir, muitas vezes prometem sucesso e prestgio a quem os adotar. interessante verificar que os valores, os estilos de vida, os papis sociais veiculados pela propaganda apresentam-se diferentes em pocas distintas. Muitas vezes, esses valores acabam sendo aceitos como naturais ou verdadeiros. No entanto, foram construdos histrica, social e culturalmente e, portanto, so passveis de desconstruo, pois manifestam a maneira de ver o mundo de uma sociedade, em certo espao e momento da histria.

11

Planejamento Escolar 2010

Objetivos: Retomar as caractersticas do gnero. Propiciar momentos de contato com texto publicitrio produzido na primeira metade do sculo XX. Oferecer oportunidade para que os alunos observem e analisem o carter das mensagens. Oferecer oportunidade para que os alunos produzam e apresentem suas criaes.

Recursos materiais: Giz e lousa. Retroprojetor, xerocpias para os grupos (opcionais).

Contedo: http://propagandasantigas.blogspot.com/ Acesso em 18/01/2010

12

Planejamento Escolar 2010

13

Planejamento Escolar 2010

Procedimentos: 1 momento Apresentar o texto publicitrio sugerido ou outro escolha do professor (projet-lo ou distribuir cpias para os grupos) e fazer perguntas para que se situem em relao a ele. Que texto ? De onde deve ter sido retirado? Em que poca foi produzido? Esse levantamento de hipteses deve ser orientado pelo professor para que o aluno perceba onde esto os indcios que determinam essas caractersticas no texto.

Para os prximos passos importante que os alunos tenham o texto em mos, impresso ou copiado no caderno.

Em seguida, fornea informaes complementares para que os alunos comprovem ou descartem suas hipteses. Essa propaganda do rdio Philco foi publicada da revista Selees do Reader's

Digest brasileira, no ano de 1942. importante que percebam a forma como est apresentada a imagem do produto (em preto e branco, bem prxima do olhar, com detalhes bem visveis, inclusive a inscrio: El radio del Pueblo, com a perceptvel ideia de que o produto se destinava s classes populares de toda a Amrica Latina, mercado em expanso na poca, pois a Europa encontrava-se em plena Segunda Guerra Mundial.

Pea aos alunos que localizem, no texto, informaes a respeito do produto, suas funes, o usurio e para que serve. As mensagens informativas presentes, tanto no texto como na imagem, confirmam

a intencionalidade. Elas esto no plano da denotao e tm como principal objetivo informar: descrevem o produto, suas funes, a quem se destina, sua utilidade.

14

Planejamento Escolar 2010

2 momento Retome a leitura do texto e pea aos alunos que desvendem as mensagens adicionais. Por inferncia, devem reconhecer no texto as expresses que buscam convencer o leitor (criar empatia) de que o produto o ideal. As mensagens adicionais tambm esto a servio da intencionalidade. Esto no plano da conotao e seu objetivo influenciar o leitor psicologicamente. So mensagens que conduzem o leitor construo do significado, de forma emptica.

importante

observar,

nesse

texto,

que

so

atribudas

ao

produto

caractersticas humanas, como por exemplo: um companheiro indispensvel. Ou certas atribuies que prometem vrios benefcios irrecusveis ao usurio: eis o rdio verdadeiramente popular / precioso elemento de diverso, educao e informao / ficaro encantados pelas suas qualidades / estas so a sua colaborao para o prazer dos ouvintes.

Deve ficar claro para os alunos que o texto manifesta-se como um trao da inteno projetada de um emissor para um receptor, a fim de comunicar uma mensagem e produzir um efeito. Na criao, h um processo de seleo e de organizao de elementos escolhidos intencionalmente para determinadas situaes. uma forma de construir a argumentao em que o emissor emprega estratgias para dissimular a sua inteno e persuadir o destinatrio. Dessa maneira, orienta o modo de querer, pensar e agir do receptor. importante referir-se funo social da mensagem, pois, ao comunicar-se, o homem estabelece relaes com os outros, esperando respostas e comportamentos. 5

Se possvel, solicitar que os grupos tragam pginas de revistas com exemplos de propagandas atuais de aparelhos radiofnicos ou semelhantes, para a prxima aula.
5

15

Planejamento Escolar 2010

3 momento O prximo passo pode ser pedir aos alunos que observem a linguagem usada e comparem com a que se observa hoje. O que mudou? Discuta com eles as mudanas observadas, quer nas palavras (ortografia, escolha de vocabulrio) e frases utilizadas, quer na forma de se dirigir ao leitor/consumidor (estilo) e no tamanho do texto verbal. relevante observar que no s o produto est diferente, o usurio tambm. Para ser eficaz, o criador da mensagem precisa conhecer as expectativas do pblico-alvo, em relao ao produto, e a linguagem adequada para convenc-lo. Atualmente, so usadas frases mais curtas e de efeito, s vezes incompletas, emprego de polissemia e ambiguidade. A imagem tambm poderia ser autossuficiente, o que no acontece nesse caso. Aqui a ilustrao contribui para que o leitor identifique o produto, distinguindo-o dos concorrentes e pelo espao que ocupa na propaganda. A ideia deve ter sido a de fix-lo na memria do possvel consumidor.

Pea aos grupos que observem se a imagem tem alguma caracterstica que aponte para os objetivos a seguir, considerando a poca e o pblico a que se destina: aumentar o ndice de ateno do anncio; tornar o anncio mais aprazvel vista; induzir leitura do texto; estimular o desejo pelo produto anunciado; engrandecer o produto anunciado; demonstrar ou reforar afirmaes feitas no texto; identificar o produto ou a marca; apresentar um cenrio/contexto adequado. Discuta com eles as mudanas observadas em relao s ilustraes usadas nas

propagandas atualmente. Pea a eles que vejam se esto contempladas as caractersticas j observadas na propaganda antiga.

4 momento Pea aos alunos que entrem no tnel do tempo e criem slogans que poderiam ser usados naquela poca, para a mesma campanha do rdio Philco. Esses slogans devero ser expostos turma.

16

Planejamento Escolar 2010

Mais do que impor, cabe hoje ao slogan convencer, seduzir. No mercado ou na poltica. De acordo com Joo Anzanello Carrascoza, o slogan deve resumir a essncia de uma marca, um produto ou uma campanha. O mais tradicional composto por uma frase curta, direta, afirmativa e fcil de repetir. , em geral, uma concluso ("Parmalat Porque somos mamferos") ou um convite ao ("Abuse e use C&A"). 6

Desdobramentos: As atividades realizadas devem propiciar ao professor um diagnstico inicial, relevante para o planejamento de seu trabalho. Observar nas produes dos alunos o uso adequado ou inadequado da lngua, se as ideias esto apresentadas de forma clara, com coeso e coerncia, e se esto garantidas as caractersticas estruturais do texto solicitado. 7

Vide artigo publicado em: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11257 (Acesso em 15/01/2009) para conhecer mais sobre Como Criar Slogans.

Para saber mais: Paz, Dione M. dos S. O texto publicitrio em sala de aula: mais uma opo de leitura. Disponvel em http://www.ufsm.br/lec/01_02/DioniL.htm (Acesso em 15/01/2009)

17

Planejamento Escolar 2010

LNGUA PORTUGUESA SEQUNCIA DE ATIVIDADES HQ

Recomendada para sries finais do EF II e EM Tempo previsto: 4 momentos Elaborao: Rozeli Frasca Bueno Alves

Apresentao: Histrias em quadrinhos (HQ), mangs e tirinhas so fascinantes em qualquer idade. A humanidade conhece essa forma de comunicao, sequncia de palavras e imagens, h muito tempo: as inscries nas cavernas, nas cermicas dos Maias e dos Gregos, por exemplo.

Trabalhar com a leitura de textos visuais na escola oferece interessantes momentos de reflexo e construo de significados, nas relaes interativas mediadas pelo professor, entre os estmulos visuais, prprios do no verbal, o verbal e o repertrio do leitor.

Os gneros textuais, para Bakhtin, so configurados por trs elementos: o tema, a estrutura e o estilo. Tratando-se especificamente das histrias em quadrinhos, os temas, alm de dependerem de cada suporte e de cada destinatrio, esto associados s inquietaes da natureza humana e seus aspectos histricos, sociais e culturais.

A estrutura composicional determinada pela sequncia de planos: nas tiras, em geral de dois a quatro planos (apresentao do problema, criao de expectativas, conflito, resoluo e desfecho). Nas histrias em quadrinhos, h um nmero maior de planos, mas mantm as sequncias narrativas.

18

Planejamento Escolar 2010

Em relao ao estilo, as marcas lingusticas e enunciativas trazem tanto elementos verbais, como no verbais, com recursos visuais que incluem formas, cores, planos, tipos de bales, formatos das letras, para obter determinado efeito de sentido.

importante observar tambm o foco da imagem, que acontece sob diferentes perspectivas, segundo os planos cinematogrficos. O plano geral aberto e usado para situar o leitor em relao cena; o geral aberto privilegia o espao onde acontece a ao; o geral fechado deixa evidente a relao personagem/espao; o inteiro, com o enquadramento dos personagens de corpo inteiro; americano, com o enquadramento da personagem do joelho para cima; o mdio, em que os personagens so apresentados da cintura para cima; o prximo, com os personagens enquadrados do busto para cima; o close, com o personagem de ombro para cima; o superclose, com o personagem enquadrado entre o queixo e o limite da cabea; detalhe, com o enquadramento de uma parte do corpo ou um objeto; o plonge, em que a cena enquadrada de cima para baixo e contraplonge, a perspectiva da cena vista de cima para baixo.

Importante tambm observar os bales (suas formas e os textos, os sinais de pontuao e os smbolos) e sua dupla funo: apresentar a fala e o pensamento dos personagens com suas caractersticas emocionais e respectivas manifestaes.

Objetivos: Retomar as caractersticas do gnero. Propiciar momentos de contato com uma HQ de Hagar para leitura e anlise. Oferecer oportunidade para que os alunos produzam e apresentem suas criaes.

Contedo: Hagar em: Marido Perfeito http://asmelhoresdohagar.blogspot.com/2008_12_01_archive.html (Acesso em 18/01/2010)

19

Planejamento Escolar 2010

Recursos materiais: Giz e lousa, retroprojetor. Xerocpias para os grupos (opcionais).

Procedimentos: 1 momento Apresentar o texto sugerido ou outro escolha do professor (projet-lo ou distribuir cpias para os grupos) e pedir que inicialmente fixem o olhar apenas nos 2 primeiros quadrinhos e formulem hipteses sobre o contedo da HQ. Converse com os alunos sobre o que sabem sobre HQ e sobre essa em estudo. interessante descobrir se conhecem sua origem, se alguma vez perceberam que sequncias semelhantes de imagens e palavras j apareciam nas pinturas prhistricas nas cavernas, nas cermicas de povos da antiguidade, por exemplo.
20

Planejamento Escolar 2010

importante colocar em pauta, inclusive, o uso das tecnologias em nossos dias e o que o isso pode significar para HQ. Pea aos alunos que faam uma leitura atenta e, em seguida, estimule-os com questes como: quem so os personagens/que tipo de relacionamento eles tm/a ambientao externa ou interna/como est elaborado o cenrio/em que plano aparecem os personagens nos diferentes quadrinhos/os tamanhos dos quadros e seus limites/a sensao de movimento etc. recomendvel que o professor oferea informaes complementares para orientar os alunos em suas observaes e hipteses sobre o texto. Organize com os alunos uma forma de registrar todas as observaes da turma, no caderno, respeitando a diversidade de opinies, desde que fundamentadas.

2 momento Retome a leitura e faa perguntas aos grupos, oralmente, para certificar-se de que compreenderam o texto. Em HQ, a interpretao de cada leitor caracteristicamente subjetiva e muito pessoal, da ser producente uma reflexo coletiva e uma discusso a respeito das diferentes maneiras de compreender Hagar: Marido Perfeito. Em que

circunstncias pode-se, por exemplo, considerar o ttulo como adequado ao sentido do texto? Que significados podemos construir sobre a relao entre os parceiros, no casamento? Diferenas/semelhanas com o nosso cotidiano? Em seguida, pea aos alunos que observem e analisem os personagens e elaborem uma lista de caractersticas fsicas e psicolgicas de cada um deles. Promova a socializao dessas caractersticas.

21

Planejamento Escolar 2010

3 momento Retomando as discusses e concluses dos grupos sobre os personagens, e como isso est explcito ou implcito no texto, pea aos alunos que elaborem uma espcie de desdobramento ou continuao, porm usando dois personagens criados pelo grupo, com comportamentos e atitudes semelhantes aos encontrados no texto estudado.

4 momento Pea aos alunos que troquem as HQ produzidas entre os grupos. Proponha que, aps a leitura das HQ por todos os grupos, cada grupo faa uma divulgao da sua, apresentando as principais caractersticas da narrativa que criaram.

Desdobramentos: As atividades realizadas devem propiciar ao professor um diagnstico inicial, relevante para o planejamento de seu trabalho. Observar nas produes dos alunos o uso adequado ou inadequado da lngua, bem como sinais da apropriao das caractersticas do gnero e de escolhas lingusticas adequadas ao tipo de texto solicitado.

22

Planejamento Escolar 2010

LNGUA PORTUGUESA SEQUNCIA DE ATIVIDADES LENDO E VIVENDO POEMAS Recomendada para EF II e EM Tempo previsto: 4 momentos Elaborao: Rozeli Frasca Bueno Alves Apresentao: O texto literrio um universo de fico a ser descoberto, redescoberto e percorrido. No existe plenamente sem o olhar do leitor. como se renascesse com cada leitor e a cada leitura. O texto ecoa outros textos e se abre para outros tantos ainda por descobrir.

Na escola, possvel incentivar o contato com essa prtica de leitura, que navega pelo racional e pelo emocional com tanta intensidade. Mais do que cultivar ou ampliar repertrio, ler compreender-se, descobrir a si mesmo. Ao proporcionar a socializao das experincias de leitura, o professor tambm colabora para ampliar as possibilidades dessa prtica cultural. 8

Oferecer ao aluno as oportunidades de leitura e de produo de poemas pode proporcionar a ampliao de horizontes para prticas culturais humanizadoras.

Objetivos: Propiciar momentos de contato com o texto potico, para estimular a leitura para fruio. Oferecer oportunidades para que os alunos troquem experincias e apresentem suas percepes e produes.

Para saber mais: Hman, Claude. Lire des textes littraires em classe. Disponvel em http://www.babyloniati.ch/BABY3_406/PDF/heman.pdf (Acesso em 14/01/2009).

23

Planejamento Escolar 2010

Recursos materiais: Giz e lousa. Retroprojetor, xerocpias para os grupos (opcionais).

Contedo: A Namorada (Manoel de Barros) Havia um muro alto entre nossas casas. Difcil de mandar recado para ela. No havia e-mail. O pai era uma ona. A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordo E pinchava a pedra no quintal da casa dela. Se a namorada respondesse pela mesma pedra Era uma glria! Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira E ento era agonia. No tempo do ona era assim.
Texto extrado do livro "Tratado geral das grandezas do nfimo", Editora Record - Rio de Janeiro, 2001, pg. 17. Disponvel em http://www.releituras.com/manoeldebarros_menu.asp

(Acesso em 18/01/2010)

Procedimentos: 1 momento Converse com os alunos sobre o assunto da aula. Pergunte se gostam de poesia, se leem, se algum escreve poemas, que poetas conhecem, se conhecem Manoel de Barros.

24

Planejamento Escolar 2010

Repasse algumas informaes sobre o poeta, sua produo, para que os alunos possam situar-se no contexto da obra. 9 Faa com que os alunos tenham acesso ao poema de Manoel de Barros e pea a eles que faam inicialmente uma leitura silenciosa. Enquanto leem, observe as reaes, as expresses faciais, os comentrios. Ao terminarem, pea que anotem, individualmente, em trs ou quatro linhas, as impresses que tiveram ao ler o poema. A seguir, faa uma leitura expressiva do poema para a turma, cuidando da entonao. Pea, ento, que anotem as impresses que tiveram ao ouvir o poema. Explique a eles que essas anotaes sero usadas para compartilhar com os colegas o que sentiram, perceberam ou pensaram ao ouvir o poema. Podem escrever palavras soltas ou frases. importante que registrem os efeitos que o poema causou em cada um.

2 momento Se necessrio, leia mais uma vez. Ou pergunte se algum aluno gostaria de ler para a classe. O prximo passo conversar sobre o poema, retomando as anotaes que fizeram. Incentive a troca de ideias, agora em grupos, sobre o que sentiram ao ler e ao ouvir. As sensaes que se confirmaram e as que mudaram. Que imagens vieram s suas mentes enquanto liam/ouviam? Como imaginaram que fosse a namorada? E o pai? E o sentimento do eu-lrico em relao ao pai e namorada? um momento interessante para falar sobre o poeta e o eu-lrico; quem elabora a linguagem potica para a expresso do eu-lrico? Resgate tambm a nomenclatura para se referir estrutura do poema: estrofes, versos, presena ou no de rimas.

Disponvel em: http://www.releituras.com/manoeldebarros_menu.asp

25

Planejamento Escolar 2010

Chame a ateno para a linguagem empregada e oriente-os sobre a metfora usada pelo poeta: o pai era uma ona e instigue-os a reproduzir as comparaes que podem ser feitas entre o pai da moa e uma ona, de forma a justificar o recurso expressivo usado pelo poeta. Faa com que observem a diferena entre as figuras de linguagem: comparao e metfora.

importante resgatar tambm o significado da expresso tempo do ona, bem como o jogo de palavras construdo pelo poeta: pai/ona/tempo do ona. Converse um pouco sobre a dificuldade de comunicao entre os namorados do poema, fazendo com que reflitam sobre as diferenas nos relacionamentos, nas formas de comunicao. Naquela poca e atualmente, por exemplo. Pea aos alunos que exercitem a mesma comparao mental feita pelo poeta para criar o efeito expressivo de o pai era uma ona e elaborem outras metforas, por exemplo, para caracterizar a namorada (do poema) conforme a imaginam. Cada grupo pode elaborar 5 metforas, a critrio do professor. Organize com a classe uma forma de verificar se as criaes so adequadas e promova a socializao das produes.

3 momento A partir de exemplos criados pelos prprios alunos na etapa anterior, retome com a turma que os poemas so construdos com versos e estrofes; que palavras e expresses podem revelar muitos significados. Pea aos grupos que observem na lista de metforas produzidas pela classe se alguma sugere uma ideia que pode ser desenvolvida e se transformar num verso, depois em outros versos, estrofes. Comente com eles que, muitas vezes, o poema pode nascer de palavras soltas, que vo se agrupando e revelando lembranas, percepes, sensaes e que os recursos de linguagem usados (repeties, comparaes, ironias, paradoxos, antteses,

26

Planejamento Escolar 2010

sonoridade, ritmo, pontuao) contribuem para uma produo interessante, que sugere imagens, que estimula emoes. Pea-lhes que construam um poema, individualmente, de preferncia. o momento para que cada um deixe aflorar seu eu-lrico. Na medida do possvel, acompanhe as criaes, oriente adequaes, pois cada poema construdo dever compor a coletnea da turma e ser exposto no mural, ou no varal de poesia.

4 momento Cada um dever ler ou declamar seu poema e public-lo num espao organizado para tal.

Desdobramentos: As atividades realizadas devem propiciar ao professor um diagnstico inicial, relevante para o planejamento de seu trabalho. Observar nas produes dos alunos o uso adequado ou inadequado da lngua, a escolha adequada do vocabulrio e da estrutura composicional, de acordo com o contexto de produo.

27

Planejamento Escolar 2010

LNGUA PORTUGUESA SEQUNCIA DE ATIVIDADES MANG Recomendada para EM Tempo previsto: 4 momentos Elaborao: Rozeli Frasca Bueno Alves

Apresentao: As palavras mang e anim esto praticamente incorporadas ao vocabulrio de muitos jovens, j h algum tempo, e fazem parte de um fenmeno que est provocando uma grande procura por aulas de lngua japonesa. Conforme Luyten 10 , nos sculos XI e XII, na Idade Mdia japonesa, j eram produzidos os desenhos pintados em grandes rolos de papel de arroz, contando uma histria. Era o incio dessa arte sequencial, com desenhos humorsticos, de animais e pssaros, numa poca em que o Japo passava por guerras terrveis. A partir do sculo XV, as histrias de fantasmas e assombraes foram muito populares. Data do sculo XVIII um conjunto de obras denominadas Hokusai Manga, cujos desenhos, de forma caricatural, exageravam os traos dos seres humanos e tinham como tema a vida urbana, as classes sociais, a personificao dos animais. O nome mang foi adotado em meados do sculo XIX e coincide com o trmino do isolamento do pas do resto do mundo, poca em que os japoneses puderam ter acesso a publicaes que trouxeram novidades para o meio jornalstico e editorial.

A estrutura editorial dos mangs comeou a ganhar a forma que possui atualmente aps a Segunda Guerra Mundial, intensificando uma produo voltada para o pblico adolescente. Atualmente, as editoras japonesas contemplam segmentos do mercado por faixa etria, dos quais destacamos trs categorias: revistas infantis (shogaku) que, entre outros vrios assuntos, trazem em sua parte central uma HQ; revistas femininas (shojo

10

Para saber mais: http://www.fjsp.org.br/guia/cap10_a6.htm (Acesso em 18/01/2010).

28

Planejamento Escolar 2010

mang), atualmente feitas em grande parte por jovens mulheres desenhistas, em que prevalecem as histrias romnticas; e revistas masculinas (shonen mang), cujo tema recorrente a violncia e a valentia em todas as suas modalidades.

Trazer o mang para a sala de aula, alm de aproximar prticas culturais dos alunos e prticas escolares, oferece oportunidade de observar e compreender como so captadas certas tendncias do comportamento e como so transformadas em um tipo de publicao que, inclusive, acompanha a evoluo tecnolgica.

Objetivos: Retomar as caractersticas do gnero narrativo. Propiciar momentos de contato com diferentes possibilidades de utilizao da linguagem, inclusive imagtica e de construo de sequncias narrativas. Oferecer oportunidade para que os alunos construam sequncias narrativas para a produo de mang. Oferecer oportunidade para que os alunos apresentem suas produes.

Recursos materiais: Giz e lousa. Retroprojetor (recomendvel). Xerocpias para os grupos (opcionais).

Contedo: Mang: Bleach, Captulo 340, pginas 5 e 6. Disponvel em www.centraldemangas.com.br (Acesso em 18/01/2010)

29

Planejamento Escolar 2010

30

Planejamento Escolar 2010

31

Planejamento Escolar 2010

Procedimentos: 1 momento Fazer perguntas oralmente aos alunos, a respeito de seus conhecimentos sobre mangs. Quem gosta de ler mangs? O que l? Quem gosta de desenhar mangs? Se houver alunos que desenhem mangs, ou tenham exemplares em casa, pense na possibilidade de pedir para que tragam para a prxima aula.

um bom momento, tambm, para conversar com a turma sobre os quadrinhos japoneses e outras manifestaes culturais que atraem muitos jovens na atualidade: anims e cosplay. 11

Exponha as duas pginas do mang Bleach ou de outro que julgar interessante, para que leiam em silncio esse trecho da histria. Caso haja possibilidade, faa xerocpias para os grupos.

Pergunte se algum aluno conhece ou j leu algum mang do projeto Bleach. Converse com a turma sobre as primeiras impresses e percepes: voltado para que pblico/como so os planos/os bales/h predominncia de

desenho/texto escrito/as cores.

2 momento Retome as duas pginas do mang e pea aos alunos que faam anotaes sobre a sequncia narrativa, chamando ateno para o cenrio, o contexto em que acontecem as aes, a ideia de movimento, a escolha de determinados planos e o porqu dessa preferncia, os personagens, o que observam de recorrente/diverso em relao a outros mangs/HQ que j tenham lido, a linguagem verbal concisa/prolixa.

11

H informaes disponveis em: http://www.fjsp.org.br/guia/cap10_a6.htm.

32

Planejamento Escolar 2010

A atividade pode ser realizada em grupos e apresentada oralmente, em seguida, por um representante de cada grupo. O momento importante para observar as diferentes possibilidades de construo de significados a partir do que foi observado nessas pginas: a valentia/o herosmo/o fantstico.

Havendo condies, permita que outros mangs circulem entre os grupos para que possam ser ampliadas as possibilidades de acesso a esse tipo de publicao. Se houver mangs voltados para o pblico feminino, interessante que observem suas caractersticas e as temticas abordadas.

3 Momento Retomando as pginas escolhidas, proponha aos grupos que elaborem um roteiro possvel para as duas pginas anteriores e uma sequncia para as duas pginas seguintes.

Se h nos grupos alunos que possam desenhar, interessante que esses roteiros sejam transformados em pginas de mang. Caso no haja, os alunos devero produzir um texto narrativo contando os momentos da histria que imaginam anteceder e aqueles que imaginam suceder as pginas apresentadas.

4 momento o momento em que os grupos devem fazer suas apresentaes e disponibilizar os mangs produzidos para os colegas. O professor pode organizar essa socializao com a classe. Aqueles que preferiram escrever a narrativa devero escolher um elemento do grupo para l-la para a turma.

Desdobramentos: As atividades realizadas devem propiciar ao professor um diagnstico inicial, relevante para o planejamento de seu trabalho. Observar nas produes dos alunos o uso

33

Planejamento Escolar 2010

adequado ou inadequado da lngua e dos recursos lingusticos e textuais, de acordo com as caractersticas da situao de comunicao.

LNGUA PORTUGUESA SEQUNCIA DE ATIVIDADES MATANDO A CHARADA Recomendada para sries iniciais do EF II Tempo previsto: 4 momentos Elaborao: Rozeli Frasca Bueno Alves

Apresentao: Decifrar uma charada significa encontrar uma soluo, achar uma sada para resolver um problema. Trazer o tema para a sala de aula constitui-se uma forma ldica de busca pelo envolvimento do aluno-leitor para compreender e, de certa forma, participar da narrativa, experimentando sensaes, ainda que na imaginao, como se fizesse parte do enredo. 12 As atividades propostas nesta sequncia oferecem ao professor a oportunidade de ser mediador num processo permeado pela lngua, como prtica social, em que os alunos, de forma prazerosa e divertida buscam estratgias para realizar as tarefas propostas.

Para saber mais: Cordioli, Rosemarie Giudilli (2001). De Charadas e adivinhas: o continuum do contar em ngela Lago. Disponvel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-19052002-190026 (Acesso em 18/01/2010).
12

34

Planejamento Escolar 2010

Objetivos: Oferecer oportunidade de leitura com compreenso de um conto de tradio oral. Criar condies para a decifrao de um enigma. Oferecer oportunidade para que os alunos elaborem texto narrativo para explicao da soluo do problema. Oferecer oportunidade de produo escrita de texto narrativo para dar continuidade histria. Promover a socializao das produes.

Recursos materiais: Giz e lousa. Papel pardo (recomendvel, mas opcional). Livros com contos infantis (recomendveis, mas opcionais). Aparelho de som (opcional). Xerocpias para os grupos (opcionais).

Contedo: Conto e Charada (autor desconhecido)

Aconteceu h muitos e muitos anos, num reino bem distante. Rufino, Durval e Dcio foram pegos roubando e o rei, como castigo, tratou de mand-los para o calabouo. No entanto, como era muito generoso, decidiu oferecer-lhes uma chance de liberdade e pediu aos guardas que os trouxessem sua presena.

35

Planejamento Escolar 2010

Mandou que os trs formassem uma fila, um atrs do outro, ordenou que se mantivessem absolutamente imveis, de olhos fechados, e colocou chapus em suas cabeas. Aos guardas ordenou que garantissem o respeito s regras estabelecidas.

Disse a eles, ento, que se decifrassem uma charada, poderiam ser libertados.

Procedimentos: 1 momento Converse com os alunos sobre o desafio que vai propor a eles: decifrar uma charada. Conte ou leia a histria (que pode ser apresentada em folha de papel pardo), em seguida divida a turma em duplas ou trios e, se possvel, distribua cpias apenas do trecho inicial e do pedao em que aparece a charada. Conforme suas condies, use a lousa, ou exponha a folha de papel pardo na qual transcreveu essas duas partes. importante que os alunos tenham o texto no caderno.

Esta a charada proposta pelo rei aos trs infratores da lei, Rufino, Durval e Dcio:

Cada um de vocs est com um chapu e nenhum de vocs sabe de que cor o chapu em sua cabea. O primeiro que adivinhar de que cor o chapu que est em sua cabea, ser libertado. Para ter esse direito preciso manter-se em fila, no olhar para os lados, nem para trs. Dou dicas: somente h chapus na cor preta e na cor branca. Pelo menos um chapu preto. Pelo menos um chapu branco.

Faa uma leitura da charada e certifique-se de que todos compreenderam a proposta do rei.

importante que os alunos possam visualizar os trs homens: desenhe suas figuras (sem os chapus) na lousa ou traga-as num cartaz para exibir ao ler a histria para a turma.

36

Planejamento Escolar 2010

Converse com os alunos sobre como imaginam ser os personagens; os cenrios onde acontecem as aes, a poca, o tempo decorrido etc. Pea que cada grupo faa um pargrafo, pelo menos, em que apaream as descries dos personagens e dos cenrios. Circule pela turma para acompanhar as produes que podem ser terminadas em casa, para serem apresentadas na prxima aula por um representante da dupla ou do trio. Sugira, por exemplo, que o texto seja ilustrado por colagem ou desenho.

2 momento Retome a histria e promova a socializao dos pequenos textos produzidos. Aps as leituras, faa comentrios sobre a forma como imaginaram cenrios, personagens e relembre com eles outros contos que podem ter colaborado para a construo de certas impresses ou imagens em suas criaes.

Se o professor tiver possibilidade de ilustrar sua conversa com livros, por exemplo, uma boa ideia.

Em seguida, apresente aos alunos o final do conto, que traz tambm o desafio para a turma, e pea-lhes que copiem, completando as trs partes em que foi dividida a histria. Xerocopiadas, ou no, os alunos devem ter a histria no caderno.

Quando o rei pediu que abrissem os olhos, Rufino no podia ver nenhum chapu. Durval podia ver o chapu de Rufino, mas no o seu. Dcio podia ver os chapus de Rufino e de Durval, mas o seu, no. Depois de um minuto, ningum ainda havia resolvido o problema, mas pouco tempo depois, um deles decifrou a charada e foi libertado.

Faa uma leitura expressiva do texto completo para a classe e, em seguida, apresente a charada:

37

Planejamento Escolar 2010

O desafio da turma descobrir: quem matou a charada, como se diz popularmente, e como conseguiu resolver o problema.

3 momento Retome com a turma o texto, j completo, que copiaram no caderno ou exponha o seu na lousa (pode ter sido previamente escrito em papel pardo, em trs partes, agora unidas). Pea aos alunos que faam uma leitura silenciosa e em seguida proponha a leitura em voz alta por alguns alunos. Retome a questo e pea que resolvam o enigma, muito silenciosamente em duplas ou trios. Estabelea o tempo para isso. O grupo que descobrir a resposta deve solicitar a presena do professor para dizer secretamente a ele, quem (Rufino, Durval ou Dcio) e como ele soube a cor do seu chapu. Se a resposta estiver certa, pea para que o grupo escreva a explicao da soluo do enigma, que ser socializada depois. As respostas podem ser semelhantes, mas as explicaes podero apresentar diferentes elaboraes. O importante socializar e comentar semelhanas e diferenas, para promover o respeito diversidade e forma adequada de se expressar.

Um exemplo de resposta:

Quem decifrou a charada foi Durval, porque Dcio, que era o ultimo da fila, no disse nada. Se Durval e Rufino (que estavam em sua frente) estivessem ambos com chapus da mesma cor, ento Dcio saberia de que cor era o chapu que estava em sua cabea. Mas, se Dcio no sabia, era porque provavelmente um estava com chapu preto e o outro com chapu branco.

Por esta razo, Durval, ao notar que o chapu de Rufino (que estava em sua frente) era preto, deduziu que o chapu que estava em sua cabea era branco.

38

Planejamento Escolar 2010

Alguma dupla ou trio pode chegar concluso de que Durval decifrou a charada ao ver que o chapu de Rufino era branco e, por isso, deduziu que o seu era preto.

Discuta com a classe as duas possibilidades, mostrando as figuras na lousa, lembrando as palavras do rei e exemplificando ao colocar e retirar os chapus (pretos e brancos) das figuras.

Nesta etapa possvel pedir aos grupos que recontem a histria, e como quem conta um conto, aumenta um ponto Pea a eles que elaborem um desfecho para a narrativa. Faa breves questionamentos, por exemplo, sobre o que imaginam ter acontecido

com Durval ao ganhar a liberdade, ou com os outros prisioneiros. interessante retomar as caractersticas que atriburam aos personagens anteriormente. Pea-lhes tambm para dar um ttulo ao conto.

Circule pela classe para acompanhar e revisar as produes. Os contos devero ser apresentados na prxima aula, em leitura expressiva, por um representante do grupo.

4 momento o momento em que os grupos devem recontar a histria, fazer suas apresentaes e disponibilizar os contos produzidos para os colegas. O professor pode organizar essa socializao com a classe. Se possvel, estimul-los a trazer trilha sonora, para propiciar um clima diferenciado, adequado leitura expressiva dos contos. Desdobramentos: As atividades realizadas devem propiciar ao professor um diagnstico inicial, relevante para o planejamento de seu trabalho. Observar nas produes dos alunos o uso adequado ou inadequado da lngua e dos recursos lingusticos e composicionais apropriados ao texto solicitado.

39

S-ar putea să vă placă și