Sunteți pe pagina 1din 99

Apostila para Programa de Formao Profissionalizante Especfica em Postos de Combustveis e Servios: Atendimento, Tcnicas de Trabalho, Segurana, Legislao e Produtos

Fortaleza-CE, 2010

Introduo

Felipe Neri Instrutor e Consultor na rea de Administrao Financeira e Programas de Aprendizagem Profissional. Este material foi desenvolvido como apoio para Cursos Profissionalizantes em Postos de Combustveis. Os contedos relacionados formao do Instrutor, ou seja, Financeiros, Administrativos e Comerciais so de sua autoria, os demais so acompanhados de indicaes bibliogrficas das suas origens, normalmente contedo disponvel na WEB. Devido dinamicidade mercadolgica, este contedo poder sofrer alteraes sem aviso prvio, e por isso est sob constante reviso, sugestes sero sempre bem-vindas. O contedo deste material mais abrangente do que o necessrio para a formao de profissionais da rea, pois visa propositadamente sua utilizao, tambm, por pessoas que pretendam uma profundidade maior no assunto, inclusive possveis novos Instrutores, podendo suprir, desta forma, uma carncia existente nessa rea. O Instrutor costuma ficar feliz ao receber boas idias, participe! Este texto est disponvel em:
http://www.neri.adm.br/modulo3_postos.pdf

Visite o site: www.neri.adm.br

ndice: Captulo 1: O Profissional........................................04 Equipamentos e Instrumentos de Trabalho.................06 Captulo 2: Produtos...............................................12 Petrleo......................................................................12 Comustvel...................................................................16 Gasolina.......................................................................18 Querosene....................................................................22 leo Diesel...................................................................22 Biodiesel.......................................................................24 GNV..............................................................................28 Curso de Lubrificao....................................................29 Captulo 3: Vendas...................................................47 Atendimento e Tcnicas de Trabalho em Postos...........47 Captulo 4: Segurana e Legislao...........................72 Cdigo de Defesa do Consumidor..................................74 NR6 Equipamento de Proteo Individal EPI...........78 NR20 Lquidos Combustveis e Inflamveis.................84 Conveno Coletiva do Trabalho...................................90 Anexo...........................................................................99

O Profissional Postos Combustveis

FRENTISTA
Requisito de escolaridade para exerccio da funo: Mnimo: Ensino fundamental completo; Comum: Ensino mdio em curso; Desejvel: estudantes universitrios. Jornada de Trabalho: 44 horas semanais. Repouso remunerado por escala de revezamento Referncia Salarial Inicial: Aproximadamente - 1,04 do Salrio Mnimo
Descrio sinttica: compreende os cargos que se destinam a executar tarefas relativas ao abastecimento de veculos e/ou mquinas pesadas com gasolina, lcool, diesel ou gnv.

Atribuies especficas: - Operar bombas de combustvel, conectando a mangueira ao recipiente do veculos e controlando o funcionamento, para fornecer o combustvel nas propores requeridas; - Abastecer veculos e mquinas pesadas com gasolina, lcool, diesel ou gnv; Informar sobre o consumo e a necessidade de reposio de combustvel e demais produtos de consumo dos veculos.

- Verificar e completar os fluidos do veculo, leo e a gua, valendo-se de recursos manuais e atentando para os nveis indicadores, para dar ao veculo as condies de funcionamento; - Efetuar rpida lavagem em pra-brisas e janelas dos veculos, utilizando material comum de limpeza, para melhorar a aparncia e visibilidade dos mesmos; - Encher e calibrar os pneus, utilizando bomba de ar e barmetro, para conferir-lhes a presso requerida pelo tipo de carro, carga ou condies de estrada; - Registrar em formulrio prprio a identificao do veculo abastecido bem como o tipo e a quantidade de combustvel fornecido; - Utilizar equipamentos de segurana e responsabilizar-se pela aplicao das normas de segurana cabveis na execuo de tarefas, proibindo o uso de celulares e fumo no local; Operar extintores de incndio; - Operar programas informatizados, para controle de frotas, informando dados do veculo, do condutor, quilometragem, quantidade abastecida a fim de possibilitar controle de estoque de combustvel; - Limpar o local de trabalho e guardar as ferramentas em locais predeterminados; Tratar os resduos de acordo com as normas ambientais vigentes; - Zelar pela guarda, conservao e limpeza dos materiais, instrumentos, equipamentos e rea de trabalho; - Executar outras atribuies afins.

Equipamentos e Instrumentos de Trabalho


Bomba de Abastecimento 1 Simples: somente 01 bico (combustvel) ou mltiplas: mais de 01 bico (combustvel). Mecnicas sem gerenciamento computadorizado; Semi-eletrnicas somente visor eletrnico, gerenciamento computadorizado parcial; Eletrnicas gerenciamento totalmente computadorizado, programveis para quantidades em valores ($) ou litros.

Filtro prensa para leo diesel o recipiente cilndrico armazena o leo diesel filtrado, a caixa cbica contm a prensa onde so colocados os papis filtrantes que devem ser trocados periodicamente.

O Ipem-SP no Posto de Combustveis As equipes metrolgicas verificam periodicamente os equipamentos de medio utilizados nos postos, ou seja, bombas de combustvel, de leo lubrificante e as medidas de volume de 20 litros. Esta cartilha descreve como esse trabalho realizado. Entretanto, existem outros instrumentos e produtos sujeitos verificao: lubrificantes, aditivos, fluidos para freio, desodorizantes e demais produtos pr-medidos comercializados pelo Posto, podem ser coletados para posterior verificao nos laboratrios do Ipem-sp. Essas prticas asseguram que os instrumentos em uso e os produtos comercializados sejam metrologicamente confiveis. Verificao inicial realizada junto ao fabricante da bomba medidora de combustveis, do medidor de leos lubrificantes e da medida de volume, antes da comercializao, de modo a garantir que as mesmas mantenham as caractersticas exigidas pelas portarias especficas de aprovao de modelo, expedidas pelo INMETRO. Verificao subseqente e eventual Compreendem um conjunto de procedimentos que visam assegurar a permanncia das caractersticas de fabricao da bomba medidora, do medidor de leo e da medida de volume, bem como o seu correto funcionamento e utilizao nos postos de combustveis. A verificao subseqente realizada anualmente, ou seja, uma vez a cada exerccio. A verificao eventual realizada sempre que houver a necessidade de uma nova verificao em virtude da reprovao, conserto ou manuteno do instrumento ou medida em verificao anterior e nos casos em que haja obliterao (desaparecimento lento ou supresso) da Marca de Verificao. Inspeo metrolgica uma rotina fiscal executada a qualquer tempo, independentemente de outras verificaes, sem que haja cobrana pelo servio. O procedimento tcnico o mesmo utilizado na verificao subseqente e eventual. IMPORTANTE As verificaes Inicial, Subseqente e Eventual tm carter obrigatrio e resultam, necessariamente, na colocao de uma marca de verificao no instrumento. Os valores cobrados por estas verificaes constam da tabela de taxas de servios metrolgicos.
HTTP://WWW.IPEM.SP.GOV.BR/3EMP/BOMBA.ASP?VPRO=POSTO

Bico de bomba podem ser manuais ou automticos, os automticos disparam ao completar o tanque equipamento sensvel que necessita de manuteno peridica preventiva contra falhas.

Acessrios pea protetora contra respingos e junta giratria

Aferidor de bombas2

Equipamento utilizado para realizao de aferio de bombas, capacidade para 20 litros com visor de conferncia em escala de mililitros. Importante: dependendo da velocidade de abastecimento do aferidor, o erro poder variar para mais, abastecimento rpido, ou para menos, abastecimento lento.

Medida de Volume de 20 Litros Inspeo visual Na inspeo visual da medida de volume de 20 litros observada a conservao do instrumento (amassamentos, corroso, sistema de calibrao, transparncia do visor, vazamentos e placa de identificao). Ensaio de determinao de erros O volume da medida de 20L comparado com o padro do IPEM-SP. O erro mximo tolerado de 20ml para mais e para menos. Marcas de verificao e de selagem A medida considerada aprovada recebe um selo adesivo (marca de verificao), com a validade da verificao e lacrada (marca de selagem). Certificado de Verificao Documento fornecido aps a verificao onde consta a sua aprovao ou reprovao. IMPORTANTE O Posto deve manter medida de volume de 20 litros, verificada anualmente. A medida sem placa de identificao ser reprovada e voc ser notificado para regulariz-la. A medida com erro reprovada e aps o reparo sofrer uma nova verificao, o que poder ser feito nas Delegacias de Ao Regional. http://www.ipem.sp.gov.br/3emp/bomba.asp?vpro=medida

Provetas e densmetro equipamento para anlise de qualidade e pureza dos combustveis

Compressor e calibrador para calibragem de pneus. Importante o compressor dever estar em local protegido e sofrer manuteno e testes peridicos por profissional qualificado. Extintores de Incndio Tipo A combustveis slidos ideal para Loja de Convenincia no PODE ser usado em eletricidade Tipo B combustveis lquidos Tipo C CO2

Bota ou sapato de uso para proteo individual material em couro, solado antiderrapante, bico com proteo de metal

Uniforme Cala e bata (ou macaco); coletes de sinalizao e bon.

Kit limpeza normalmente fixado nas colunas da cobertura de bombas, composto por reservatrio de gua e produto de limpeza, papeleira e rodo para limpeza de prabrisa.

Regador ou pata para gua ou combustvel Ateno: no utilizar o mesmo recipiente para gua e combustvel, risco de contaminao do meio ambiente ou danos na pintura de veculos.

Balde utilizao diversa. Ateno: no utilizar o mesmo recipiente para gua e combustvel, risco de contaminao do meio ambiente ou danos na pintura de veculos. Lixeira para lixo comum, com tampa para acondicionamento de saco de lixo.

Vassoura para limpeza pista

Gndola de pista para leo lubrificante, aditivos, etc.

10

Rack para computador e impressora fiscal.

Felipe Neri Instrutor e Consultor na rea de Administrao Financeira e Programas de Aprendizagem Profissional. Costuma ficar feliz ao receber boas idias. Este texto est disponvel em: http://www.neri.adm.br/profis.pdf Confira no site: www.neri.adm.br

11

Petrleo
Substncia oleosa e inflamvel, o petrleo a principal fonte de energia na atualidade. O fato de o mesmo ser um recurso esgotvel, aliado ao seu grande valor econmico, fizeram com que o combustvel se tornasse um elemento causador de grandes mudanas geopolticas e socioeconmicas em todo o mundo. Acredita-se que o petrleo tenha se formado h milhes de anos em razo da decomposio dos seres que compem o plncton, decomposio esta causada pela pouca oxigenao e pela ao de bactrias. Assim, esses seres decompostos teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos. Composto principalmente por hidrocarbonetos alifticos, alicclicos e aromticos, o petrleo um leo menos denso que a gua, com colorao que pode variar desde o castanho claro at o preto. Alm de servir como base para a fabricao da gasolina, principal combustvel para automveis, vrios outros produtos, como gs natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., so derivados do petrleo. Por ser a principal fonte energia do planeta, o petrleo j foi motivo de algumas guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Ir-Iraque, a luta pela independncia da Chechnia e a invaso estadunidense no Iraque, em 2003. Sem dvida, a existncia de petrleo um sinnimo de riqueza e poder para um pas. O combustvel se tornou ainda mais valorizado aps a criao da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo), que nasceu com o fim de controlar preos e volumes de produo e pressionar o mercado. Atualmente, os dez maiores produtores de petrleo do mundo so: Rssia, Estados Unidos, Arbia Saudita, Ir, Iraque, Kuwait, Emirados rabes Unidos, Venezuela, Mxico e Inglaterra.

Disponvel em: http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm

Refinamento do petrleo
O petrleo, formado pela decomposio da matria orgnica, extrado da natureza e enviado para as refinarias, onde passa por uma destilao fracionada gerando vrios subprodutos. Todos os derivados do petrleo contm em sua composio tomos de carbono, mais precisamente hidrocarbonetos. Acompanhe o destilamento do petrleo e veja como diferentes subprodutos so obtidos a partir do aumento de temperatura:

P.E.(C) 20C 70C 120 C 170 C 270 C 340 C 500 C 600 C

Composio 1a4 C 5a9 C 5 a10 C 10 a 16 C 14 a 20 C 20 a 50 C 20 a 70 C acima 70 C

Subproduto Gs Nafta Gasolina Querosene Diesel Lubrificante leo comb. Asfalto

Demonstrao: O leo combustvel um subproduto obtido a 500 Celsos (C), nesta faixa de temperatura so destilados hidrocarbonetos que contem de 20 a 70 carbonos. Esta destilao s possvel devido ao princpio: Quanto menor a molcula de hidrocarboneto, menor a sua densidade e temperatura de evaporao. A partir desses produtos podemos concluir que o petrleo uma rica fonte de carbono e energia.

Por Lria Alves Equipe Brasil Escola Disponvel em: http://www.brasilescola.com/quimica/refinamento-petroleo.htm


O transporte e o refino de petrleo Aps a extrao do petrleo, o transporte se d por oleodutos at os portos de embarque. Grandes petroleiros do seqncia ao transporte at os terminais martimos a que se destinam, onde, novamente, atravs de oleodutos, o petrleo bombeado at as refinarias.

12

Como o petrleo uma mistura de milhares de hidrocarbonetos cujos pontos de ebulio esto muito prximos, seria impossvel separ-los um a um; ento, a separao feita em grupos de hidrocarbonetos, chamados fraes do petrleo. Cada rao do petrleo ainda uma mistura de hidrocarbonetos formada por um nmero menor de substncias, e sua separao s possvel porque as fraes apresentam diferentes pontos de ebulio. Inicialmente o petrleo aquecido em um forno, sendo praticamente vaporizado, e direcionado para uma coluna de fracionamento provida de vrias bandejas. A temperatura da coluna varia em funo da altura, sendo que no topo encontra-se a menor temperatura. Os hidrocarbonetos de massas molares maiores, ainda lquidos, permanecem no fundo e so separados para sofrerem, posteriormente, uma destilao a presso reduzida. Os mais leves, no estado gasoso, tendem a subir na coluna, resfriando-se. Quando esses vapores atingem uma bandeja com temperatura inferior ao ponto de ebulio de uma das fraes, eles se condensam e so retirados da coluna. Os vapores restantes borbulham atravs dessa frao j lquida e passam para a bandeja superior, onde o mesmo processo se repete e outra frao liquefeita e retirada; isso ocorre sucessivamente ao longo de toda uma coluna, que pode estar equipada at com 50 bandejas. Na verdade, impossvel separar de uma maneira eficiente as fraes na primeira vez em que este processo efetuado, por isso ele deve ser repetido. Uma parte dos vapores que deveriam se liquefazer na primeira bandeja sobe para a segunda e s ento se liquefaz. Existem comunicaes externas coluna, entre as bandejas, que permitem que o lquido obtido na segunda bandeja retorne primeira. Nessa primeira bandeja ocorre a revaporizao dos componentes que vieram da segunda bandeja, mas os componentes da primeira bandeja permanecem lquidos e so retirados. Este processo se repete vrias vezes em cada bandeja. As tcnicas mais utilizadas de refino so:

destilao, craqueamento trmico, alquilao craqueamento cataltico.

Classificao e Produtos O petrleo um produto de grande importncia mundial, principalmente em nossa atualidade. difcil determinar alguma coisa que no dependa direta ou indiretamente do petrleo. Os solventes, leos combustveis, gasolina, leo diesel, querosene, gasolina de aviao, lubrificantes, asfalto, plstico entre outros so os principais produtos obtidos a partir do petrleo. De acordo com a predominncia dos hidrocarbonetos encontrados no leo cru, o petrleo classificado em: Parafnicos Quando existe predominncia de hidrocarbonetos parafnicos. Este tipo de petrleo produz subprodutos com as seguintes propriedades:

Gasolina de baixo ndice de octanagem. Querosene de alta qualidade. leo diesel com boas caractersticas de combusto. leos lubrificantes de alto ndice de viscosidade, elevada estabilidade qumica e alto ponto de fluidez. Resduos de refinao com elevada percentagem de parafina. Possuem cadeias retilneas.

Naftnicos
Quando existe predominncia de hidrocarbonetos naftnicos. O petrleo do tipo naftnico produz subprodutos com as seguintes propriedades principais:

Gasolina de alto ndice de octonagem. leos lubrificantes de baixo resduo de carbono. Resduos asflticos na refinao. Possuem cadeias em forma de anel.

13

Mistos
Quando possuem misturas de hidrocarbonetos parafnicos e naftnicos, com propriedades intermedirias, de acordo com maior ou menor percentagem de hidrocarbonetos parafnicos e neftnicos.

Aromticos
Quando existe predominncia de hidrocarbonetos aromticos. Este tipo de petrleo raro, produzindo solventes de excelente qualidade e gasolina de alto ndice de octonagem. No se utiliza este tipo de petrleo para a fabricao de lubrificantes. Aps a seleo do tipo desejvel de leo cru, os mesmos so refinados atravs de processos que permitem a obteno de leos bsicos de alta qualidade, livres de impurezas e componentes indesejveis. Chegando s refinarias, o petrleo cru analisado para conhecer-se suas caractersticas e definir-se os processos a que ser submetido para obter-se determinados subprodutos. Evidentemente, as refinarias, conhecendo suas limitaes, j adquirem petrleos dentro de determinadas especificaes. A separao das fraes baseada no ponto de ebulio dos hidrocarbonetos. Os principais produtos provenientes da refinao so:

gs combustvel GLP gasolina nafta querosene leo diesel leos lubrificantes leos combustveis matria-prima para fabricar asfalto e parafina.

Destilao do petrleo
O processo de obteno dos produtos do petrleo. Para obtermos os derivados do petrleo e os torn-los utilizveis, o leo cru, passa por uma srie de processos at atingir seu estado final, e ser, ento, consumido.

O que destilao fracionada?


Para separarmos uma mistura de produtos, utilizamos de uma propriedade fsico-qumica: o ponto de ebulio, ou seja, a certa temperatura o produto ir evaporar. A destilao fracionada um processo de aquecimento, separao e esfriamento dos produtos.

O Processo de refino: 1- Retirada do sal e da gua, que se misturaram ao petrleo. 2 - Aquecimento do leo em fogo direto a 320C e ento, comea a se separar. 3 - Na coluna atmosfrica, o petrleo aquecido junto com vapor de gua, para facilitar a destilao.
14

4 - Sada dos produtos, j separados. 5 - Produtos consumveis. Destilao Fracionada O processo de destilao fracionada compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois lquidos que possuem pontos de ebulio no muito prximos. Assim, a soluo aquecida e se separa, inicialmente, o lquido com menor ponto de ebulio. Em seguida, a soluo aquecida at se separar o lquido com o ponto de ebulio acima do primeiro lquido separado, e assim sucessivamente at a separao do lquido com maior ponto de ebulio. A destilao fracionada usada, por exemplo, em indstrias petroqumicas para separar os diversos derivados do petrleo.

Disponvel em: http://www.coladaweb.com/quimica/combustiveis/o-petroleo

Produtos derivados do petrleo bruto


O petrleo bruto contm centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separ-los, necessrio refinar o petrleo As cadeias de hidrocarbonetos de diferentes tamanhos tm pontos de ebulio que vo aumentando progressivamente, o que possibilita separ-las atravs do processo de destilao. isso o que acontece em uma refinaria de petrleo. Na etapa inicial do refino, o petrleo bruto aquecido e as diferentes cadeias so separadas de acordo com suas temperaturas de evaporao. Cada comprimento de cadeia diferente tem uma propriedade diferente que a torna til de uma maneira especfica. Para entender a diversidade contida no petrleo bruto e o motivo pelo qual o seu refino to importante, veja uma lista de produtos que obtemos a partir do petrleo bruto: gs de petrleo: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plsticos alcanos com cadeias curtas (de 1 a 4 tomos de carbono) normalmente conhecidos pelos nomes de metano, etano, propano, butano faixa de ebulio: menos de 40C so liquefeitos sob presso para criar o GLP (gs liquefeito de petrleo) nafta: intermedirio que ir passar por mais processamento para produzir gasolina mistura de alcanos de 5 a 9 tomos de carbono faixa de ebulio: de 60 a 100C gasolina: combustvel de motores lquido mistura de alcanos e cicloalcanos (de 5 a 12 tomos de carbono) faixa de ebulio: de 40 a 205C querosene: combustvel para motores de jatos e tratores, alm de ser material inicial para a fabricao de outros produtos lquido mistura de alcanos (de 10 a 18 carbonos) e aromticos faixa de ebulio: de 175 a 325C gasleo ou diesel destilado: usado como diesel e leo combustvel, alm de ser um intermedirio para fabricao de outros produtos lquido alcanos contendo 12 ou mais tomos de carbono faixa de ebulio: de 250 a 350C leo lubrificante: usado para leo de motor, graxa e outros lubrificantes lquido

15

alcanos, cicloalnos e aromticos de cadeias longas (de 20 a 50 tomos de carbono) faixa de ebulio: de 300 a 370C petrleo pesado ou leo combustvel: usado como combustvel industrial, tambm serve como intermedirio na fabricao de outros produtos lquido alcanos, cicloalcanos e aromticos de cadeia longa (de 20 a 70 tomos de carbono) faixa de ebulio: de 370 a 600C resduos: coque, asfalto, alcatro, breu, ceras, alm de ser material inicial para fabricao de outros produtos slido compostos com vrios anis com 70 tomos de carbono ou mais faixa de ebulio: mais de 600C Voc pode ter notado que todos esses produtos tm tamanhos e faixas de ebulio diferentes. Os qumicos tiram vantagem dessas propriedades ao refinar o petrleo. Veja a prxima seo para descobrir os detalhes deste processo.

Disponvel em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm

Combustvel
toda substncia capaz de queimar, servindo de campo de propagao do fogo. Para efeito prtico as substncias foram divididas em combustveis e incombustveis, sendo a temperatura de 1000C para essa diviso, ou seja, os combustveis queimam abaixo de 1000C, e os incombustveis acima de 1000C, isto se deve ao fato de, teoricamente, todas as substncias poderem entrar em combusto (queimar). Estados Fsicos dos Combustveis Combustveis Slidos ............................... Queimam em superfcie e profundidade. Combustveis Lquidos ............................. Queimam somente em superfcie. Combustveis Gasosos ............................ Queimam totalmente, aps sua mistura com o O2.

Ponto de fulgor
Ponto de fulgor ou ponto de inflamao a menor temperatura na qual um combustvel libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamvel por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor no suficiente para que a combusto seja mantida. Por mistura inflamvel, para a obteno do ponto de fulgor, entenda-se a quantidade de gs ou vapor misturada com o ar atmosfrico suficiente para iniciar uma inflamao em contacto com uma fonte de calor (isto , a queima abrupta do gs ou vapor), sem que haja a combusto do combustvel emitente. Outro detalhe verificado que, ao retirar-se a fonte de calor, acaba a inflamao (queima) da mistura. Trata-se de um dado importante para classificao dos produtos combustveis, em especial no que se refere segurana, aos riscos de transporte, armazenagem e manuseamento. Atravs do ponto de fulgor distinguem-se os lquidos combustveis e inflamveis, de acordo com norma regulamentadora: Lquido combustvel: todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70 C (setenta graus Celsius) e inferior a 93,3 C (noventa e trs graus e trs dcimos de graus Celsius). O lquido combustvel acima classifica-se como lquido combustvel Classe III

16

Lquido inflamvel: todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70 C (setenta graus Celsius) e presso de vapor que no exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7 C (trinta e sete graus e sete dcimos de graus Celsius). Quando o lquido inflamvel definido acima possui ponto de fulgor superior a 37,7 C (trinta e sete graus e sete dcimos de graus Celsius) e inferior a 70 C (setenta graus Celsius), ele classificado como lquido combustvel Classe II. Quando o lquido inflamvel possui ponto de fulgor inferior a 37,7 C (trinta e sete graus e sete dcimos de graus Celsius) , ele classificado como lquido combustvel Classe I.
Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_fulgor

Ateno: Ponto de Fulgor (Flash Point)


a temperatura mnima, na qual o corpo combustvel comea a desprender vapores, que se incendeiam em contato com uma chama ou centelha (agente gneo), entretanto a chama no se mantm devido a insuficincia da quantidade de vapores.

Ponto de Combusto ou Inflamao (Fire Point)


a temperatura mnima, na qual o corpo combustvel comea a desprender vapores, que se incendeiam em contato com uma chama ou centelha (agente gneo), e mantm-se queimando, mesmo com a retirada do agente gneo.

Ponto de Ignio
a temperatura, na qual os gases desprendidos do combustvel entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar, independente de qualquer outra chama ou centelha (agente gneo).

Pontos Notveis da Combusto SUBSTNCIAS Acetona Acetileno lcool Etlico Gasolina Nitroglicerina leo de oliva Propano Querosene PONTO DE FULGOR (C) -17 Gs 12,6 -42 224 Gs 38 PONTO DE IGNIO (C) 465 305 365 257 160 343 450 210

Observaes: Cada combustvel tem seus prprios pontos notveis da combusto. O Ponto de Combusto (Inflamao) est sempre bem prximo do Ponto de Fulgor. Disponvel em: http://doc-0g-94docsviewer.googleusercontent.com/viewer/securedownload/dsn1aovipa7l846lsfcf94nedj8q2p4u/2p5l283h0gh6 6846ftgjitd8tkcjkb5b/1280092500000/Ymw=/AGZ5hq8BgbJY1gwaOYx83cPOdNw6/QURHRUVTaGQ1NTBNWHZ MZDh0bi1xdDQ1YTh6M3IzZDJucXcwUE9XVzhBcF9VT3JadTlSeGZobGhodm1tMWFVSXVkU1BzN3U0TDBPa2RYN HdwNWNmVjM3RFVHelAzTXJuSzlTakkxNmQ2MWtQWDBwVU9lTGhwNG1sbUg4UDByVG5JdlRZeGNNWGdDbzA =?a=gp&filename=http://www.nce.ufrj.br/concursos/encerrados/cbmerj/cas/extras/004manual_sd.pdf&chan=EgAAAEccO4h5V6rqovVoJGUhI6TFGz0hydRtLeNt7/07dVSH&docid=8ae3fdd83c96bfae685 0ff7212f52908&sec=AHSqidZ4SX0y0kEvqvcFS1Iy7f3591mFhmd8maTITYw7NbS5ipd93PX7UQFpxK3VUqoXU6MIc 9cK&nonce=dsqsicqn0qoic&user=AGZ5hq8BgbJY1gwaOYx83cPOdNw6&hash=eadc1db1mg31pvf12oh36ig3ivdo a697

17

Lquidos Inflamveis
A definio de lquido inflamvel e lquido combustvel depende do aspecto legal em questo. Sob o ponto de vista legal da periculosidade vale somente a definio dada pela NR 20, onde o ponto de fulgor (PF) a referncia principal para caracterizar um determinado lquido como inflamvel ou combustvel. Segundo a NR 20 do Ministrio do trabalho, lquidos combustveis e inflamveis so definidos da seguinte maneira: Lquido inflamvel: todo produto que possua ponto de fulgor inferior a 70C e presso de vapor absoluta que no exceda a 2,8 kgf/cm , a 37,7 C; Lquido combustvel: todo produto que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70 C e inferior a 93,3 C. A norma ABNT NBR 7.505, por exemplo, considera como lquido inflamvel todo aquele que possuir ponto de fulgor inferior a 37,8 C e a presso de vapor absoluta igual ou inferior a 2,8 kgf/cm. Para o Decreto-Lei 96.044, que regulamenta o transporte de produtos perigosos considera lquido inflamvel toda substncia que possui ponto de fulgor acima de 60,5 C (teste em vaso fechado) ou 65,5 C (teste em vaso aberto). Para entender o comportamento dos lquidos no ambiente, preciso entender as seguintes propriedades: A velocidade de evaporao do lquido depende de sua constituio, da temperatura (do lquido e do ambiente), da presso da superfice exposta e da movimentao do ar (ventilao); A presso de vapor depende do lquido e da temperatura de referncias; quanto maior a presso de vapor, maior a capacidade do lquido em liberar vapores (mais voltil o lquido)
Presso de Vapor 37,8 C (kgf/cm) 0,70 0,30 0,06 Ponto de Fulgor ( C ) -40 -21 4 11 0,15 0,17 13 40

Produto

Faixa de Inflamabilidade (%) (ar = 21%) 1,5 7,6 1,1 7,5 1,2 7,1 6,0 3,6 3,3 19,0 0,7 5,0

Ponto de Auto Ignio ( C ) 400 230 480 385 380 210

Gasolina Hexano Tolueno Metanol Etanol Querosene

Disponvel em: http://www.mashi.com.br/boletins_ant_016.htm

Gasolina
Gasolina essencialmente um produto de petrleo cru. produzida pelo processo de destilao. Por mais estranho que possa parecer, este fluido incolor uma mistura de numerosos compostos de ingredientes do carbono e do hidrognio, o gs levssimo de que so cheios os reservatrios de alguns bales para grandes altitudes. Quando devidamente queimado, o carbono forma gs de cido carbnico (gs dgua) e o hidrognio queima transformando-se em gua, o que se pode verificar algumas vezes no inverno com o vapor condensado quando

18

expelido pela descarga. Existem muitas outras substncias que contm somente carbono e hidrognio, que no so gasolina, e que no do bom combustvel para motores. Por exemplo as ampolas artificiais de camphora. consagrado na mecnica que s compostos como o carbono-hidrognio derivados do petrleo possuem as caractersticas de combusto rpida, limpa e simples, to necessrios ao bom funcionamento dos motores de automvel. O petrleo cru a nica fonte de onde se pode extrair em quantidades, comercialmente falando, estes compostos. A gasolina no uma substncia que se possa caracterizar por limites definidos na fsica ou na qumica, como se usam para descrever a gua ou acar, porque ela uma mistura voltil de hidro-carbono usada principalmente como combustvel para motores. Estas misturas (compostas de hidrognio e carbono) so extraordinariamente complexas. So muitas as possibilidades de variaes em suas propriedades fsicas ou qumicas. As propriedades principais e consideradas geralmente de importncia so: Volatilidade (ou facilidade de evaporao); Pureza (isto , isenta de gua, de depsitos, cido e enxofre e de outras substncias que no sejam hidro-carbonos); Poder calorfero (O calor que desprende quando queima); Refinao (Isto , isenta de qualquer partcula de petrleo cru que deve ser eliminada pelos bons processos de refinar). Peso (No deve ser considerado como essencial, pois as provas so de resultado enganador)

Qualidades essenciais Gasolina:


Peso Contrariamente crendice popular, nenhuma prova fsica pode determinar a adaptabilidade da gasolina como combustvel para motores. A gravidade Baum, que se tomou durante anos para indicar a qualidade de combustvel para motores enganadora. Foi banida, por isto, das especificaes para gasolina destinada motores, inclusive os de aviao de todos os departamentos no Governo Norte Americano, e da de muitos outros importantes consumidores. Volatilidade A principal propriedade da boa gasolina a sua facilidade de transformar-se rapidamente de lquido em vapor, isto conhecido por volatilidade. A forma pela qual a gasolina vaporiza mostra se ela d vida ao motor ou se o motor bate, abafa ou recusa partir. A partida do motor depende inteiramente da volatilidade da gasolina a temperatura do ar que algumas vezes abaixo de zero. Gasolina muito voltil s temperaturas da atmosfera evapora-se do tanque e do carburador e perde-se. A boa gasolina tem exatamente, e no mais, volatilidade do que a necessria boa partida e para apressar a queima de cada nova carga. A fora para um desenvolvimento rpido do motor e para as velocidades no plano derivam-se dos componentes menos volteis da gasolina. O grau da volatilidade o fator importante e o qual varia bastante em muitas marcas de gasolina. O grau de volatilidade faz diferena na quilometragem que se obtm de cada litro de gasolina que se usa. o que determina se a gasolina queima completamente ou se condensa em gotas e penetra nos cilindros passando pelos anis e indo juntar-se ao leo lubrificante, diluindo-o, ou ainda sujando as velas evitando as exploses regulares. o que estabelece a diferena entre a boa e a m gasolina. A volatilidade medida por pontos de ebulio da gasolina. O ponto de ebulio a temperatura que deve ser alcanada antes de certas fraes da gasolina comecem a evaporar-se. Fora Calorfica A fora calorfica do automvel produzida pelo calor. A exploso da mistura de vapor de gasolina com ar atmosfrico no cilindro desenvolve uma temperatura elevadssima que atinge at 1700 centgrados. Exploso quer dizer: combusto instantnea. O gs aquecido se expande com tremenda fora e impele o mbolo (pisto) ao longo do seu curso como uma bala lanada por um canho. A haste do mbolo (biela) comunica o impulso da exploso transformado em fora ao eixo de manivela (virabrequim) que por sua vez transmite o movimente ao automvel. O calor o elemento que movimenta o carro. O valor do combustvel do motor depende do calor que desenvolve e da facilidade com que esse calor utilizado nos motores. Por maior que seja a fora calorfica de um combustvel ela no poder ser de resultado satisfatrio a no ser que possa ser facilmente aproveitada toda, pelo motor do automvel. Pureza A gasolina para ser aceita como pura deve no conter cidos, enxofre, gua, sedimento algum, nem outro corpo que no seja hidro-carbono.

19

Os cidos perfuram e corroem o metal do carburador, das vlvulas e do sistema que produz o vcuo. Os produtos de combusto do enxofre, teoricamente, so cidos e de cheiro desagradvel quando aparecem em grande quantidade. Geralmente entretanto, as gasolinas usadas atualmente so livres de cidos e de enxofre. A gasolina no se mistura com a gua, e quando a gasolina do motor contm gua o carburador no funciona. Todo reservatrio ou tanque de gasolina nas garagens deve ser conservado completamente livre do contato com a gua. Refinao A gasolina deve ser completamente isenta das substncias nocivas contidas no petrleo cru e que podem ser eliminadas pelo processo da refinao. Todos os petrleos crus encerram certa quantidade de compostos no saturados como pro exemplo os da classe dos asfaltos. Quando esses compostos no so devidamente removidos, os produtos restantes da combusto constituem corpos aglutinantes que encrostam as vlvulas. Adaptabilidade A adaptabilidade a propriedade que deve ter a gasolina de agir com eficincia sob condies variveis. A adaptabilidade a propriedade essencial gasolina pra ser eficiente. Grandes defeitos ela entretanto no pode remediar. A regulao das vrias peas e funes do motor, como o carburador, a ignio, o tempo de ignio, a compresso podem estar bem reguladas, ainda assim devero trabalhar harmonicamente entre si, quer esteja o motor girando em altitude baixa ou alta, durante o dia ou noite, com carga pesada ou sem carga ou ainda temperaturas variveis em um mesmo dia. A adaptabilidade muito importante para o bom funcionamento do motor e especialmente considerando-se que a regulagem do carburador no coisa fcil com o automvel no meio da estrada.

Carbono O carbono um dos elementos componentes de todos os combustveis para motores. O outro elemento o hidrognio. O desagradvel acmulo de carbono nos cilindros e nas velas, com freqncia devido ao emprego de uma mistura por demais rica de gasolina. Nas misturas que a contm em excesso, ela no queimada por faltar-lhe o ar que a torna inflamvel e ento se deposita carbono no interior dos cilindros, e que formado como quando se queima aguarrs em um prato. O carbono resulta tambm algumas vezes do excesso de lubrificao. Gasolina bem refinada e leo especial para motor, usados em quantidades apropriadas, depositam muito pouco carbono. Os restos de sua completa combusto saem pela descarga, e, a no ser que as suas propores sejam defeituosas, no deixam ali sinal algum de fumo. A gasolina que no vaporizar prontamente no completamente queimada. Essas gasolinas fazem o que se denomina geralmente uma mistura. Uma mistura mida prejudica as velas e deposita carbono. Os cantos irregulares do carbono depositado tornam-se incandescentes e inflamam a carga de gasolina antes do golpe de compresso ter atingido o limite necessrio. Este fenmeno denomina-se pr-ignio e dele resultam um rudo como de pancada metlica e perda de fora. Quando h excesso de carbono depositado, esse deve ser removido. A despesa que ocasionar muito maior do que a economia esperada do uso de gasolina inferior alm de sofrer o motor com os esforos desnecessrios de suas peas de movimento. Boa gasolina convenientemente empregada nunca produzir depsitos desagradveis de carbono.
Diluio do leo do Motor A causa da diluio do leo contido no Carter conhecida. devida passagem de gasolina que no incendiou, entre os anis, at chegar a misturar-se com o leo. Quando vapores de gasolina entram em contato com o leo lubrificante, este os absorve e o corpo do leo reduzido. Quando os seguimentos do mbolo (anis) esto com folga e a mistura explosiva muito rica, ou ainda quando o motor trabalha por largo espao de tempo com o ar fechado, ou quando em algum cilindro falha a exploso, a diluio do leo rpida, precisando nesses casos ser renovado com freqncia. A diluio do leo no somente prejudicial em consumo de leo, tambm em gasto de gasolina, e no pode ser remediado pelo emprego de leo mais grosso. Os defeitos mecnicos precisam ser reparados.

20

A Gasolina hoje
Definio o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotrmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petrleo bruto, por intermdio de vrios processos como o cracking, destilao e outros. um lquido voltil e inflamvel. Esses hidrocarbonetos so, em geral, mais "leves" do que aqueles que compem o leo diesel, pois so formados por molculas de menor cadeia carbnica (normalmente de 4 a 12 tomos de carbono). Alm dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contm compostos de enxofre, compostos de nitrognio e compostos metlicos, todos eles em baixas concentraes. A faixa de destilao da gasolina automotiva varia de 30 a 220C. No Brasil, atualmente encontram-se no comrcio vrios tipos de gasolina que so: gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela ) gasolina do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul) gasolina do tipo C ( 76 octanas - gasolina + lcool ) gasolina verde - cujo NO = 110 - 130 esta ltima somente utilizada na aeronutica. A gasolina empregada nos motores endotrmicos deve possuir os seguintes requisitos: volatilidade mdia ausncia de impurezas alto poder calorfico alta resistncia detonao ndice de Octano (autodetonncia) O combustvel classificado segundo seu poder antidetonante, em nmero de octanagem (NO). Quanto maior for o NO, mais antidetonante ser o combustvel e, por conseguinte maior ser a sua capacidade de suporte as altas compresses sem sofrer a detonao. O nmero de octano de um combustvel represente o percentual de isoctano (C 8 H 18) e de heptanio (C 7 H 16 ) contidos nele. Aditivos Utilizados Em alguns casos, o NO de um combustvel pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante. Os aditivos geralmente so: chumbo tretametila Pb (C2H5) e chumbo tretaetila Pb (CH3)4 Entre os dois aditivos, o mais eficaz o chumbo tretaetila. A adio destes aditivos ao combustvel causa os seguintes inconvenientes: Produz formao de depsitos de xido de chumbo, ocasionando corroso nas paredes dos cilindros So txicos No podem ser utilizados nos combustveis empregados para alimentar motores comcatalisadores no tubo de descarga. A percentagem adicionada destes aditivos no combustvel, com a finalidade de aumentar o nmero de octanas, varia na ordem de 0,08 cm3/litro a 0,9 cm3/litro. Composio A gasolina bsica (sem oxigenados) possui uma composio complexa. A sua formulao pode demandar a utilizao de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petrleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilao direta do petrleo), nafta craqueada que obtida a partir da quebra de molculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substncias aromticas), nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem (nmero de molculas com octanos) da gasolina melhor ser sua qualidade.

21

A tabela abaixo mostra os principais constituintes da gasolina, bem como de suas propriedades e processos de obteno.
Faixa ebulio (C) de

Constituintes

Processo de Obteno

ndice de Motor (Clear)

Octano

Butano

destilao e processos de transformao destilao, processos de transformao, isomerizao alcoilao destilao destilao hidrocraqueamento craqueamento cataltico polimerizao olefinas de

101

Isopentano Alcoilada Nafta leve de destilao Nafta pesada destilao Hidrocraqueada Craqueada cataliticamente Polmera Craqueada termicamente Reformada de

27 40 - 150 30 - 120 90 - 220 40 - 220 40 - 220 60 - 220 30 - 150 40 - 220

75 90 - 100 50 - 65 40 - 50 80 - 85 78 - 80 80 - 100 70 - 76 80 - 85

coqueamento retardo reforma cataltica

Querosene
Querosene um lquido resultante da destilao do petrleo, com temperatura de ebulio entre 150 e 300 graus Centgrados, frao entre a gasolina e o leo diesel, usado como combustvel e como base de certos inseticidas. um composto formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifticos, naftalnicos e aromticos, com faixa de destilao compreendida entre 150oC e 239oC. O produto possui diversas caractersticas especficas como uma ampla curva de destilao, conferindo a este um excelente poder de solvncia e uma taxa de evaporao lenta, alm de um ponto de inflamao que oferece relativa segurana ao manuseamento. insolvel em gua. Os usos mais comuns do querosene so para iluminao, solventes e QAV (querosene para aviao).

leo Diesel
O leo diesel um combustvel derivado do petrleo, constitudo basicamente por hidrocarbonetos, o leo diesel um composto formados principalmente por tomos de carbono, hidrognio e em baixas concentraes por enxofre, nitrognio e oxignio e selecionados de acordo com as caractersticas de ignio e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. um produto inflamvel, medianamente txico, voltil, lmpido, isento de material em suspenso e com odor forte e caracterstico. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro alemo Rudolf Diesel.

Utilizao
O leo diesel utilizado em motores de combusto interna e ignio por compresso (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicaes, tais como: automveis, furges, nibus, caminhes, pequenas embarcaes martimas, mquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicaes estacionrias (geradores eltricos, por exemplo). Em funo dos tipos de aplicaes, o leo diesel apresenta caractersticas e cuidados diferenciados.

22

Tipos de Diesel
O leo diesel pode ser classificado, de acordo com sua aplicao, nos seguintes tipos: Tipo "B" (mximo 0,35% de enxofre) Tipo "D" (mximo 0,2% de enxofre) Tipo "S500" (mximo de 0,05% de enxofre) O leo diesel Tipo "D" utilizado nas regies com as maiores frotas em circulao e condies climticas adversas a disperso dos gases resultantes da combusto do leo diesel, necessitando de maior controle das emisses. Para as demais regies do pas utilizado o leo diesel Tipo "B". A partir de 2005 nas grandes metrpoles brasileiras, o Diesel S500 passou a ser comercializado adequando-se s tendncias internacionais de reduo da emisso de enxofre na atmosfera. Esse Diesel tem no mximo 0,05% de enxofre.

Extra Diesel Aditivado


O Extra Diesel Aditivado um leo diesel que contm um pacote multifuncional de aditivos com objetivo de manter limpo o sistema de alimentao de combustvel, reduzir o desgaste dos bicos injetores, reduzir a formao de sedimentos e depsitos, proporcionar melhor separao da gua eventualmente presente no diesel e conferir maior proteo anticorrosiva a todo o sistema de alimentao. A utilizao continuada do Extra Diesel Aditivado garante uma pulverizao mais eficaz do combustvel na cmara de combusto, permitindo uma mistura mais homognea do combustvel com o ar, melhorando o rendimento do motor, evitando o desperdcio de leo diesel e reduzindo as emisses, contribuindo para uma melhor qualidade do ar. A utilizao do Extra Diesel Aditivado traz, como conseqncia, a reduo da freqncia de manuteno dos componentes do sistema de alimentao e o aumento da vida til do motor.

De referncia (tambm chamado diesel padro)


O chamado leo diesel de referncia produzido especialmente para as companhias montadoras de veculos a diesel, que o utilizam para a homologao de motores nos ensaios de consumo, desempenho e de emisses.

leo diesel martimo Tambm ocorrem subdivises no caso do leo diesel martimo de forma a se dispor da qualidade requerida pelo usurio. So encontrados os seguintes tipos, comercializados no pas e/ou destinados exportao: Martimo comercial Destinado a motores diesel utilizado em embarcaes martimas. Difere do leo diesel automotivo comercial apenas na necessidade de se especificar a caracterstica de ponto de fulgor relacionada a maior segurana deste produto em embarcaes martimas. Como ponto de fulgor entende-se a menor temperatura que o leo diesel vaporiza em quantidade suficiente para formar com o ar uma mistura explosiva, capaz de se inflamar momentaneamente, quando sobre ele se incidir uma chama (fonte de ignio). Para o leo diesel martimo o ponto de fulgor fixado em um valor mnimo de 60C. Especial para a Marinha / rtico Os tipos Especial para a marinha e rtico so produzidos para atender necessidades militares e apresentam maior rigidez quanto s caractersticas de ignio, de volatilidade, de escoamento a baixas temperaturas e de teor de enxofre. Isto se deve s condies adversas de sua utilizao em embarcaes militares - rapidez e desempenho - baixas temperaturas (Oceano rtico, por exemplo).
Disponvel em: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_gasolina.htm

23

Biodiesel

Em 1977, o cientista brasileiro Expedito Parente inventou e submeteu para patente o primeiro processo industrial para a produo de biodiesel. Este processo classificado como biodiesel pelas normas internacionais, apresentando uma "identidade e qualidade padronizada. Nenhum outro biocombustvel proposto tem sido validade para a indstria automobilstica." Atualmente, a empresa de Parente, Tecbio, est trabalhando com a Boeing e a NASA para certificar bioquerosene (bio-kerosene), outro produto produzido e patenteado pelo cientista brasileiro

Modelo espacial da molcula de linoleato de letila, ou ster de metila do cido linolico, um ster de metila comum produzido do leo de soja ou canola e metanol

Modelo espacial da molcula de estearato de etila, ou ster de etila do cido esterico, um ster de etila produzido do leo de soja ou canola e etanol

Biodiesel refere-se a combustvel diesel baseado em leo vegetal ou gordura animal consistindo de steres de cidos graxos, steres alquila (metila, etila ou propila) de cidos carboxlicos de cadeia longa. um combustvel renovvel e biodegradvel, obtido comumente a partir da reao qumica de lipdios, leos ou gorduras, de origem animal (e.g., sebo) ou vegetal, com um lcool na presena de um catalisador (reao conhecida como transesterificao). Pode ser obtido tambm pelos processos de craqueamento e esterificao. O biodiesel feito para ser usado em motores diesel padro e, portanto, distinto dos leos vegetais e resduos usado para motores a combustvel diesel convertidos e substitui total ou parcialmente o leo diesel de petrleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhes, tratores, camionetas, automveis, etc) ou estacionrios (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas propores. O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado com o petrodiesel (combustvel diesel derivado de petrleo). O termo "biodiesel" padronizado como mono-alquil steres nos Estados Unidos..[1] O nome biodiesel muitas vezes confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponvel em alguns postos de combustvel. A designao correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do ingls

24

Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petrleo chamada de B2 e assim sucessivamente, at o biodiesel puro, denominado B100.

Misturas
Misturas (composies) de biodiesel e combustvel diesel convencional base de hidrocarbonetos so os produtos mais comumente distribudos para uso no mercado de varejo de combustvel diesel. Grande parte do mundo usa um sistema conhecido como o "fator" B "para indicar a quantidade de biodiesel em qualquer mistura de combustvel:

Biodiesel a 100% referido como B100, enquanto Biodiesel a 20% rotulado B20 Biodiesel a 5% rotulado B5 Biodiesel a 2% rotulado B2

Obviamente, quanto maior o percentual de biodiesel, mais ecologicamente amigvel o combustvel. comum nos E.U.A. ver-se o rtulo B99.9 porque um crdito de imposto federal ser concedido primeira entidade que componha leo diesel com biodiesel puro. Misturas de 20 por cento de biodiesel com 80 por cento de diesel de petrleo (B20) podem geralmente ser usadas em motores diesel sem modificaes. O biodiesel pode tambm ser utilizado em sua forma pura (B100), mas pode exigir modificaes no motor para evitar certos problemas de manuteno e performance. Misturas de B100 com leo diesel pode ser obtidas por:

Mistura em tanques de fabricao e estocagem em ponto prximo antes da entrega por caminhes-tanque Mistura por agitao natural no caminho-tanque (adicionando percentagens especficas de biodiesel e diesel de petrleo) Na linha de mistura, duas componentes chegam ao caminho-tanque simultaneamente. Mistura por bombas dosadoras, em que medidas de leo diesel e biodiesel esto definidas para o volume total, com a bomba puxando a transferncia de dois pontos e completando a nistura na sada da bomba.

As vantagens do biodiesel
energia renovvel. As terras cultivveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matria-prima para o biodiesel. constitudo por carbono neutro, ou seja, o combustvel tem origem renovvel ao invs da fssil. Desta forma, sua obteno e queima no contribuem para o aumento das emisses de CO2 na atmosfera, zerando assim o balano de massa entre emisso de gases dos veculos e absoro dos mesmos pelas plantas. Possui um alto ponto de fulgor, conferindo ao biodiesel manuseio e armazenamento mais seguros. Apresenta excelente lubricidade, fato que vem ganhando importncia com o advento do petrodiesel de baixo teor de enxofre, cuja lubricidade parcialmente perdida durante o processo de produo. Contribui para a gerao de empregos no setor primrio. Com isso, evita o xodo do trabalhador no campo, reduzindo o inchao das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia autossustentvel essencial para a autonomia do pas. Com a incidncia de petrleo em poos cada vez mais profundos, muito dinheiro esta sendo gasto na sua prospeco e extrao, o que torna cada vez mais onerosa a explorao e refino das riquezas naturais do subsolo, havendo ento a necessidade de se explorar os recursos da superfcie, abrindo assim um novo nicho de mercado, e uma nova oportunidade de uma aposta estratgica no sector primrio. Nenhuma modificao nos atuais motores do tipo ciclo diesel faz-se necessria para misturas de biodiesel com diesel de at 20%, sendo que percentuais acima de 20% requerem avaliaes mais elaboradas do desempenho do motor.

25

Desvantagens na utilizao do biodiesel


No se sabe ao certo como o mercado ir assimilar a grande quantidade de glicerina obtida como subproduto da produo do biodiesel (entre 5 e 10% do produto bruto). A queima parcial da glicerina gera acrolena, produto suspeito de ser cancergeno. No Brasil e na sia, lavouras de soja e dend, cujos leos so fontes potencialmente importantes de biodiesel, esto invadindo florestas tropicais que so importantes bolses de biodiversidade. Muitas espcies podero deixar de existir em consequncia do avano das reas agrcolas, entre as espcies, podemos citar o orangotango ou o rinoceronte-de-sumatra. Embora no Brasil, muitas lavouras no serem ainda utilizadas para a produo de biodiesel, essa preocupao deve ser considerada. Tais efeitos nocivos podero ser combatidos pela efetivao do zoneamento agro-ecolgico proposto pelo Governo Federal.[4] A produo intensiva da matria-prima de origem vegetal leva a um esgotamento das capacidades do solo, o que pode ocasionar a destruio da fauna e flora, aumentando portanto o risco de erradicao de espcies e o possvel aparecimento de novos parasitas, como o parasita causador da Malria. O balano de CO2 do biodiesel no neutro, mesmo sendo inmeras vezes menos emissor de CO2 que o diesel de petrleo, se for levado em conta a energia necessria sua produo, mesmo que as plantas busquem o carbono atmosfera: preciso ter em conta a energia necessria para a produo de adubos, para a locomoo das mquinas agrcolas, para a irrigao, para o armazenamento e transporte dos produtos. Cogita-se a que poder haver uma subida nos preos dos alimentos, ocasionada pelo aumento da demanda de matria-prima para a produo de biodiesel. Como exemplo, pode-se citar alguns fatos ocorridos em Portugal, no incio de Julho de 2007, quando o milho era vendido a 200 euros por tonelada (152 em Julho de 2006), a cevada a 187 (contra 127), o trigo a 202 (137 em Julho de 2006) e o bagao de soja a 234 (contra 178). O uso de algas como fonte de matria-prima para a produo do biodiesel poderia poupar as terras frteis e a gua doce destinadas produo de alimentos.[5]

Aplicaes
O biodiesel pode ser usado na forma pura (B100) ou pode ser misturado ao diesel de petrleo em qualquer concentrao, na maioria das bombas de injeco de motores diesel. Novos extremos de alta presso (29.000 psi) de motores ferrovirios comuns tem limites estritos de fbrica a B5 ou B20, dependendo do fabricante. Biodiesel tem propriedades solventes diferentes do petrodiesel, e ir degradar juntas e mangueiras de borracha natural em veculos (principalmente os veculos fabricados antes de 1992), embora estes tendam a desgastar-se, naturalmente, e provavelmente j terem sido substitudos com o elastmero FKM, que no reativo para biodiesel. Biodiesel tem sido conhecido para quebrar os depsitos de resduos nas linhas de combustvel, onde tem sido utilizada petrodiesel. Como resultado, filtros de combustvel pode ficar entupidos com partculas se uma rpida transio para o biodiesel puro feita. Portanto, recomendvel mudar os filtros de combustvel em motores e geradores de calor logo aps a primeira mudana para uma mistura do biodiesel. Tem havido o desenvolvimento de componentes polmeros e elastmeros, incluindo mangueiras, conexes e juntas, de formulaes resistentes a diversos biocombustveis, incluindo biodiesel. So estudados e fomentados tambm o uso extensivo de biodiesel em embarcaes, desde barcos recreativos at como aditivo em embarcaes de grande porte.

Distribuio
Desde a promulgao Ato da Poltica de Energia de 2005, o uso do biodiesel tem aumentado nos Estados Unidos. Na Europa, o Obrigao de Combustvel Renovvel de Transporte obriga os fornecedores a incluir 5% de combustveis renovveis em todos os combustveis para transportes vendidos na UE at 2010. Para combustvel diesel rodovirio, isso significa efetivamente 5% de biodiesel.

Aceitao para uso pelos fabricantes de veculos


Em 2005, a Chrysler (ento parte da DaimlerChrysler) lanou o Jeep Liberty CRD a diesel para o mercado americano, com misturas de 5% de biodiesel, indicando pelo menos parcial aceitao do biodiesel como um aditivo aceitvel para

26

combustvel diesel. Em 2007, a DaimlerChrysler indicou a inteno de aumentar a cobertura da garantia de qualidade para misturas de biodiesel a 20% se a qualidade de biocombustveis nos Estados Unidos puder ser padronizada. A partir de 2004, a cidade de Halifax, Nova Esccia decidiu actualizar o seu sistema de nibus para permitir que a frota de nibus da cidade fosse ser movida inteiramente por um biodiesel baseado em leo de peixe. Isso fez com a cidade considerar algumas questes mecnicas iniciais, mas depois de vrios anos de aperfeioamentos, a frota inteira tivesse sido convertida com sucesso. Em 2007, a McDonalds do Reino Unido anunciou que iria comear a produzir biodiesel a partir do leo residual de frituras, subproduto dos seus restaurantes. Este combustvel seria usado para abastecer sua frota.

Matrias-primas para biodiesel


Uma variedade de leos podem ser usados para produzir biodiesel. Estes incluem:

leo como matria-prima virgem; leo de soja e colza so os mais comumente usados, o leo de soja sozinho responsvel por cerca de noventa por cento de todos os estoques de combustvel os E.U.A. Tambm pode ser obtido a partir de carraspique ou agrio-do-campo e jatropha e outras culturas tais como mostarda, linho, girassol[75], leo de palma, coco, cnhamo[76][77][78] (Ver Lista de leos vegetais para mais informaes); leo vegetal residual (em ingls waste vegetable oil, WVO); Gorduras animais incluindo sebo, banha de porco, graxa amarela, gordura de frango,[79] e os subprodutos da produo de cidos graxos mega-3 a partir de leo de peixe. Algas, que podem ser cultivadas utilizando-se resduos, tais como esgotos[80] e sem substituio de terras atualmente utilizadas para a produo de alimentos.
Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel

O etanol combustvel ou lcool etlico combustvel


O etanol ou lcool pode ser produzido a partir de diversas fontes vegetais, mas a cana-de-acar a que oferece mais vantagens energticas e econmicas. O Brasil s produz etanol de cana. Os automveis que circulam no Pas usam dois tipos de etanol combustvel: o hidratado, consumido em motores desenvolvidos para este fim, e o anidro, que misturado gasolina, sem prejuzo para os motores, em propores variveis. Desde julho de 2007, a partir da publicao da Portaria n 143 do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, toda gasolina vendida no Brasil contm 25% de etanol combustvel anidro. Em 2009, o consumo deste biocombustvel ultrapassou o da gasolina. Para combater fraudes - tais como a adio de gua ao etanol anidro para ser vendido como hidratado (mistura conhecida como lcool molhado) a ANP estabeleceu, por meio da Resoluo n 36/2005, a obrigatoriedade de adio de corante de cor laranja ao etanol anidro. Como o etanol hidratado incolor, o corante denuncia se houver presena do anidro irregularmente misturado. Com a medida, o ndice de no-conformidade no etanol caiu de 3,8% em 2006 para 2,3% em 2008.

O Prolcool
Criado pelo decreto-lei 76.593 de 14 de novembro de 1975, o Prolcool foi uma iniciativa governamental para fazer frente aos sucessivos aumentos do preo do petrleo. O programa tinha como objetivo garantir o suprimento de etanol no processo de substituio da gasolina. Tinha tambm como meta apoiar o desenvolvimento tecnolgico da indstria sucroalcooleira. Na primeira fase do programa, at 1979, a nfase foi a produo de etanol anidro para ser misturado gasolina. Na segunda fase, a nfase passou a ser o etanol hidratado, usado puro em motores adaptados para o combustvel. Entre 1983 e 1988, mais de 90% dos automveis vendidos no Pas eram movidos a etanol. Quando os preos do petrleo comearam a cair, no fim da dcada de 80, a produo do etanol hidratado declinou. Ao fim da dcada de 90, apenas cerca de 1% dos carros vendidos tinham motores a lcool. Apesar das flutuaes conjunturais, o etanol manteve-se como importante componente na matriz energtica brasileira, uma vez que passou a ser misturado gasolina em percentuais de at 25%.

27

Em movimento de adaptao perante s tendncias do mercado de energia, a indstria automotiva brasileira passou a fabricar em grande escala os carros bicombustveis os modelos flex - que garantem o escoamento da produo de etanol e ampliam a liberdade de escolha dos consumidores.

Fonte: ANP Agncia Nacional de Petrleo

GNV Gs Natural Veicular


um combustvel disponibilizado na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automveis como alternativa gasolina e ao lcool. O GNV diferencia-se do gs liquefeito de petrleo (GLP) por ser constitudo por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GLP possui em sua formao hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano. O GNV trabalha com uma presso de 220 bar, enquanto que o GLP o faz a somente 8 bar. Alm de ser mais leve que o GLP, o GNV armazenado em um cilindro sem costuras, bifurcaes ou soldas, sendo uma pea completa, j o GLP possui uma costura em volta de seu cilindro. O cilindro para GNV passa por um processo de tratamento chamado tmpera que consiste em aquecer o material at temperaturas elevadas e depois submergi-lo em um fluido com substncias que quimicamente contribuiro para aumentar a resistncia do material. No Brasil ocorreu uma corrida para a instalao de GNV nos motores a gasolina e a lcool. No entanto, com a crise na Bolvia, a partir do decreto de nacionalizao da explorao de hidrocarbonetos realizada por Evo Morales, houve reduo no crescimento. A economia com a utilizao do GNV chega a 66%, sendo indicado para usurios que rodam acima de mil quilmetros por ms, devido ao custo da transformao do veculo. um combustivel extremamente seguro se o veculo for preparado em uma oficina credenciada; os acidentes registrados at hoje so em funo de adaptaes realizadas por pessoas no habilitadas a realiz-las.

Em 2006 a FIAT do Brasil anuncia o primeiro carro tetrafuel que opera com at quatro tipos de combustiveis diferentes. O FIAT Siena tetrafuel que opera com os seguindes combustiveis:

Gasolina pura Gasolina brasileira (com at 25% de lcool) lcool GNV

A queima do GNV cerca de 100 vezes mais lenta que a da gasolina. Isto faz com que haja um atraso na ignio da mistura ar/gnv, comparado ao tempo de iginio da mistura ar/gasolina. Desta forma, para tentar minimizar este problema, so usados "variadores de avano". Estes dispositivos so mdulos eletrnicos que adiantam o momento da centelha ocorrida nas velas, o que faz com haja mais tempo para a queima do GNV no interior da cmara de combusto. Uma outra forma tambm empregada, de forma menos frequente, a injeo calculada de combustvel, em quantidade bem pequena, junto com o GNV, que acelera a ignio do GNV corrigindo o atraso natural de ignio do mesmo, processo que feito tambm por um mdulo eletrnico denominado Mobmix.
Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnv

28

CURSO DE LUBRIFICAO

Descubra porque o lubrificante to importante para o veculo. Pense no motor como sendo o corao do veculo e o leo, como o sangue bombeado por ele. Um no funciona sem o outro. Portanto, fundamental que voc tenha pelo menos, a noo da importncia do lubrificante e qual o mais indicado para o veculo. Este cuidado pode significar uma economia considervel de lubrificante e combustvel e maior vida til para o motor.

O QUE LUBRIFICAO

Lubrificar aplicar uma substncia (lubrificante) entre duas superfcies em movimento relativo, formando uma pelcula que evita o contato direto entre as superfcies, promovendo diminuio do atrito e, conseqentemente, do desgaste e da gerao de calor. Os primeiros lubrificantes eram de origem animal. Com o passar do tempo o homem foi aperfeioando e criando novos inventos e, por necessidade, os lubrificantes evoluram e passaram a ter bases de origem vegetal, mineral e sinttica. Os modernos lubrificantes automotivos so uma composio de leos bsicos - que podem ser minerais ou sintticos, com aditivos. Grande parte dos lubrificantes automotivos utilizados atualmente so obtidos a partir do Petrleo (mineral), ou produzidos em Usinas de Qumica Fina (sinttico). s matriasprimas com caractersticas lubrificantes obtidas atravs do refinamento do Petrleo ou das Usinas Qumicas, damos o nome de Bases Lubrificantes.

29

As Bases Lubrificantes so selecionadas de acordo com sua capacidade de: formar um filme deslizante protetor das partes mveis; resistir s constantes tentativas do calor e do oxignio de alterarem suas propriedades; resistir a choques e cargas mecnicas sem alterar seu poder lubrificante; remover calor dos componentes internos do equipamento. Para oferecer outras caractersticas de desempenho e proteo, so adicionados s bases lubrificantes alguns componentes qumicos que so chamados de Aditivos.

Base Lubrificante Mineral: obtida atravs do refinamento do petrleo. Explorao Refinaria Base Lubrificante Sinttica: obtida atravs de reaes qumicas realizadas em Laboratrios. Sinttico Lubrificar: a funo primria do lubrificante formar uma pelcula delgada entre duas superfcies mveis, reduzindo o atrito e suas consequncias, que podem levar quebra dos componentes. Refrigerar: o leo lubrificante representa um meio de transferncia de calor, "roubando" calor gerado por contato entre superfcies em movimento relativo. Nos motores de combusto interna, o calor transferido para o leo atravs de contatos com vrios componentes e, em seguida, para o sistema de arrefecimento de leo. Limpar e manter limpo: em motores de combusto interna uma das principais funes do lubrificante retirar as partculas resultantes do processo de combusto e manter estas partculas em suspenso no leo, evitando que se depositem no fundo do crter e provoquem incrustaes. Proteger contra a corroso: a corroso e o desgaste podem resultar na remoo de metais do motor, por isso a importncia dos aditivos anticorrosivo e antidesgaste. Vedao da cmara de combusto: o lubrificante lubrifica e refrigera,alm de agir como agente de vedao, impedindo a sada de lubrificante e a entrada de contaminantes externos ao compartimento.

VISCOSIDADE

Outros aspectos importantes que caracterizam um leo lubrificante so a sua viscosidade e seu nvel de desempenho. Viscosidade definida como a resistncia que um fluido oferece ao seu prprio movimento. Quanto menor for a sua viscosidade, maior ser a sua capacidade de escoar (fluir).
Os valores de viscosidade dos leos so obtidos experimentalmente em laboratrio, utilizando-se um aparelho chamado VISCOSMETRO. Trata-se de um teste padronizado onde medido o tempo que uma certa quantidade de fluido leva para escoar atravs de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante.

30

A temperatura do teste deve ser constante, pois a viscosidade uma propriedade que se altera de acordo com a variao da temperatura. Quanto maior for a temperatura, maior ser a facilidade de escoamento, e quando em temperaturas baixas, o fluido oferece maior resistncia ao escoamento devido ao aumento da viscosidade. Os valores obtidos em laboratrio so associados a unidades tcnicas de medida de viscosidade (Centistokes, Segundos Saybolt, Centipoise) que a maioria do pblico consumidor desconhece. Por sua vez, a SAE, Sociedade dos Engenheiros Automotivos, criou um critrio de classificao que teve aceitao generalizada pelos fabricantes de veculos e de lubrificantes. Esta classificao feita associando-se um nmero puro viscosidade determinada em laboratrio. Quanto maior o nmero, maior ser a viscosidade. A classificao SAE divide os leos lubrificantes em dois grupos: leos de "grau de inverno" - leos que possibilitem uma fcil e rpida movimentao, tanto do mecanismo quanto do prprio leo, mesmo em condies de frio rigoroso ou na partida a frio do motor, e cuja viscosidade medida a baixas temperaturas e tem a letra W acompanhando o nmero de classificao. Os testes para leos de grau de inverno levam em considerao a resistncia que o mesmo oferecer na partida a frio do motor e a facilidade de bombeamento e circulao em baixas temperaturas. leos de "grau de vero" - leos que trabalhem em altas temperaturas, sem o rompimento de sua pelcula lubrificante, pois quanto mais quente o leo, menos viscoso ele se apresenta. Os leos de grau de vero tm sua viscosidade medida em altas temperaturas e no possuem a letra W- leos que trabalhem em altas temperaturas. Os testes dos leos de grau de vero verificam a operabilidade do lubrificante em altas temperaturas, ou seja, a sua capacidade de oferecer proteo em regimes extremos.

Classificao SAE para leos de motor Existem leos que, ao mesmo tempo, atendem a estas duas exigncias, como por exemplo, os leos Multiviscosos, cuja classificao reune graus de leos de inverno e de vero. Por exemplo: Um leo SAE 20W/50 mantm a viscosidade adequada, tanto em baixas temperaturas (se comportando como um leo SAE 20W), facilitando a partida a frio, quanto em altas temperaturas (se comportando como um leo SAE 50), garantindo uma perfeita lubrificao.

DESEMPENHO

Motores de Combusto Interna A fora necessria para movimentar um automvel pode ser produzida de vrias maneiras. Os carros, que no passado j foram acionados por vapor ou eletricidade, esto sendo movimentados na sua grande maioria por motores conhecidos como motores de combusto interna, que convertem energia trmica em mecnica, e que produzem calor com a queima da mistura ar/ combustvel. A maioria dos motores de combusto interna utiliza o princpio do pisto dotado de um movimento que produz "trabalho" atravs de uma biela no interior do cilindro, seguindo um ciclo de quatro tempos, pois neste ciclo se observam quatro tempos distintos:

31

1 tempo: admisso O pisto desce introduzindo a mistura ar-combustvel para dentro do cilindro, atravs da vlvula de admisso nos motores de ciclo otto, entretanto, no ciclo diesel apenas o ar introduzido. 2 tempo: compresso O pisto sobe, com as vlvulas de admisso e descarga fechadas, comprimindo a mistura. 3 tempo: expanso Em motores movidos a gasolina/ lcool, pouco antes do pisto chegar na parte superior do cilindro (ainda na fase de compresso), o sistema de ignio produz a centelha (fasca) entre os eletrodos da vela, que inflama a mistura (ocorre uma exploso) e, os gases resultantes da combusto foram o pisto para baixo. No caso de motores a diesel, no h a ignio por vela apenas o ar comprimido ate o ponto morto superior onde a se dar a injeo de combustvel (normalmente leo diesel) ocorrendo em seguida a exploso. 4 tempo: descarga Depois da combusto, a vlvula de descarga se abre e o pisto sobe forando os gases queimados para fora do cilindro.
Baseadas na forma de trabalho destes dois tipos de motores, o Instituto Americano de Petrleo (American Petroleum Institute - API), desenvolveu as Normas de Desempenho API para motores 4 tempos. Classificao de Servio API Esta classificao est relacionada ao nvel de desempenho do lubrificante - a avaliao da qualidade da proteo fornecida pelo lubrificante ao mecanismo que est sendo lubrificado. O elevado grau de desenvolvimento da indstria automobilstica mundial requer normas e padres internacionais para a avaliao e homologao de produtos. No caso de lubrificantes, o Instituto Americano do Petrleo estabelece os parmetros de desempenho, atravs de uma sequncia de testes complexos e especficos, de acordo com metodologias padronizadas pela ASTM (American Society for Testing and Materials). O API no o nico rgo que homologa e testa lubrificantes, temos tambm: ACEA: Association of Constructors of European Automobiles; ILSAC: International Lubricant Standardisation & Approval Committee, Montadoras: os fabricantes de veculos e de motores tambm tm desenvolvido testes e especificaes prprias para lubrificantes. Como feita a avaliao de desempenho dos lubrificantes? Uma seqncia de testes de campo e em laboratrios de motores definida e recebe um nome, por exemplo: API SL Os motores so abastecidos com o lubrificante a ser avaliado e colocados em funcionamento em condies rigidamente controladas, refletindo o trabalho de vrios modelos nas mais variadas aplicaes. A seqncia de testes determina os padres de condies que os componentes internos do motor devem apresentar aps rodar com o lubrificante em teste. Estes padres levam em conta o nvel de proteo, desgaste dos componentes, limpeza, contaminao, etc. O desempenho do lubrificante aferido, comparando-se o estado final do equipamento com estes padres. A partir desta comparao, os lubrificantes so classificados como lubrificantes que atendem, ou no atendem, sequncia de testes que foi batizada como sendo, por exemplo: API SL. Atualmente, tornam-se cada vez mais importantes as especificaes e homologaes realizadas pelos fabricantes de veculos, os quais tem ajustado as caractersticas de desenvolvimento dos lubrificantes s necessidades dos seus projetos de motores A Classificao de Servio API para leos de motor abrange dois grupos: Motores Gasolina, lcool e GNV, identificados pela letra S, de Service Station (Postos de Servio, Garagem) ou Spark (Fasca / Centelha); Motores Diesel, identificados pela letra C, de Commercial (Linha Comercial, Frotas), ou Compression (Compresso). Dentro de cada grupo, h diferentes nveis de tecnologia, identificados pela adio de uma letra aps o S ou o C. Esta segunda letra identifica o nvel de evoluo do lubrificante. Exemplo: SA, SB, ... SL Classificao API - Motores movidos a gasolina, lcool, GNV** ** GNV = Gs natural Veicular

Descrio da Categoria SA, SB, SC, SD Criadas a partir dos anos 30, atualmente esto obsoletas. SE Criada em 1972, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves e alguns caminhes modelos 1971 a 1979. 32

SF Criada em 1980, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves e alguns caminhes modelos 1980 a 1989. Proporciona maior estabilidade a oxidao. SG Criada em 1989, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Proporciona maior controle de depsitos no motor e estabilidade a oxidao. SH Criada em 1992, especificao de servio tpica recomendada para uso em motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera as especificaes anteriores quanto a controle de depsitos, oxidao do leo, desgaste e corroso. SJ Criada em 1996, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera e substitui todas as especificaes anteriores. SL Criada em 2001, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera e substitui todas as especificaes anteriores.
A classificao API para leos de Motores Diesel segue o mesmo critrio desenvolvido para a classificao API gasolina/lcool. Neste grupo, tambm h diferentes nveis de tecnologia, identificados pela adio de uma letra aps a letra C. A segunda letra tambm identifica o nvel de evoluo do lubrificante. Exemplo: CA, CB, ... CG Importante: As classificaes "C" passaram por testes diferentes e necessariamente no substituem / superam uma a outra como as classificaes "S". Descrio da Categoria CA, CB criadas a partir dos anos 40, atualmente esto obsoletas. CC criada em 1961, para uso em motores em condies de servio moderado. CD criada em 1955, para uso em motores aspirados ou turbinados em condies de servio pesado. CE criada em 1983, servio tpico de motores diesel turbinados em condies de servio pesado. CF criada em 1994, para uso em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre. CF-4 criado em 1990, servio tpico de veculos diesel ligeiro, e caminhes em servio extra-pesado. Supera todos os nveis anteriores. CG-4 criado em 1994, esta categoria de servio adequada para veculos diesel ligeiro em aplicaes dentro e fora de estrada. Supera todos os nveis anteriores. CH-4 criado em 1994, esta categoria de servio'atende motores aspirados ou turbinados, em aplicaes dentro e fora de estrada. Supera todos os nveis anteriores. CI-4 criado em 2002, esta categoria de servio prov melhor controle de fuligem em motores aspirados ou turbinados , em aplicaes dentro e fora de estrada. Supera todos os nveis anteriores.

POR QUE OS LUBRIFICANTES PRECISAM SER TROCADOS?

Os elementos aditivos so consumidos: Com o tempo de uso, os elementos aditivos do leo so destrudos fisicamente ou ficam presos a outras substncias qumicas. Enquanto efetuam a proteo do motor, eles so mudados quimicamente, alterando suas caractersticas. O leo contaminado: As substncias qumicas extras formadas durante sua vida dentro do motor, acabam se tornando parte dele, contaminando-o e alterando suas propriedades lubrificantes. Isso ocorre porque: o combustvel queimado e o no queimado ficam em circulao no sistema de lubrificao, diminuindo a capacidade do leo de suportar altas temperaturas- so formadas partculas de fuligem oriundas da combusto e tambm da queima de alguma poro de 33

lubrificante quando este atinge as partes mais quentes do motor. Devido alta variao de temperatura (quando um motor aquece e esfria) a umidade do ar atrada para dentro do motor. Esta umidade se condensa formando gotas de gua que se misturam ao leo, criando cidos moderados.

MOMENTO DA TROCA

Quem define o perodo para a troca de leo no o fabricante do leo e sim a montadora do veculo. As montadoras definem a periodicidade para a troca de leo baseada em ensaios de durabilidade efetuados em campo e em laboratrios. Esta periodicidade vlida tanto para leo mineral, quanto para os sintticos e a mesma varia de acordo com o regime de utilizao do veculo. No momento de se realizar a troca, muito importante levar em considerao, alm da recomendao do fabricante, as condies de operao do veculo, pois as mesmas que definiro o perodo correto para a prxima troca. Por isso, alguns veculos necessitam de trocas de leo mais freqentes, pois operam em condies que exigem mais dos motores. Veja algumas dessas condies * dirigir predominantemente em transito urbano ou intenso; * dirigir em altas velocidades; * perodos longos com o carro parado (ex.: utilizar somente em fins de semana); * perodos com o carro parado seguidos por avanos em alta velocidade (como taxis, carros de polcia / bombeiros); * viajar distncias curtas frequentemente, abaixo de 6 km, e parar o veculo; * dirigir frequentemente sob neblina, chuva ou ar poludo; * operar o veculo como reboque (trailers, carretas, etc.); * operar o veculo sem a manuteno regular recomendada pelo fabricante (motor desregulado, filtros sujos ou parcialmente entupidos, etc.)
Disponvel em: http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025403&contentId=7047436

Eixo diferencial
O diferencial um conjunto mecnico de engrenagens que tem funes distintas e de extrema importncia para a estabilidade e segurana dos caminhes. Transmitir a potncia do motor para as rodas de trao, mesmo em alta velocidade fazendo girar mais rapidamente a roda externa em uma curva, compensando as diferentes distncias do veculo, so algumas das finalidades do eixo diferencial. 34

Os principais itens de um diferencial so as engrenagens satlites,planetrias e semi-eixos. Os satlites so instalados na cruzeta do diferencial e engrenados nas planetrias, que por sua vez so acopladas nos semi-eixos, fazendo girar as rodas. "O funcionamento difere conforme o percurso do veculo: se est rodando em linha reta, as rodas esto girando na mesma velocidade, os satlites no se movem. Por outro lado, em uma curva, a velocidade das rodas so diferentes e obrigam os satlites a girarem na cruzeta, o que permite velocidades diferentes entre as planetrias e, consequentemente, entre as rodas", explica Marcelo Gabriel da ArvinMeritor. O eixo cardan a conexo para transmitir a potncia do motor para a transmisso, esta para o diferencial para as rodas . A pea acoplada ao pinho ou eixo de entrada do diferencial, que est engrenado com a coroa e este a caixa dos satlites. Esse conjunto transmite o movimento dos semi-eixos e estes para as rodas.

Disponvel em: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=42

Classificao SAE para leos de engrenagens


Esta classificao usa critrios equivalentes aos usados para leos de motor e estabelece 07 tipos de classificaes ou graus de viscosidade: SAE 70W, 75W, 80W, 85W. O "W" que se segue ao grau de viscosidade SAE significa inverno (winter) e indica que um leo que adequado para uso em temperaturas mais frias. Os leos que tem a designao W devem ter o valor de viscosidade adequado quando medidos nas temperaturas baixas. As classificaes SAE que no incluem o W definem graduaes de leo para uso em temperaturas mais altas. A viscosidade desses leos so SAE 90, 140 e 250 e devem ter o valor adequado quando medidos a 100C. Esta classificao se aplica normalmente a transmisses mecnicas e diferenciais de veculos leves e pesados.
Disponvel em: http://www.mobilub.pt/lube.pdf

Classificao API para leos de engrenagens


Os lubrificantes de engrenagens automotivas, em termos de desempenho ou performance, tambm podem ser classificados segundo normas API. Como no caso dos leos de motor, estas classificaes no refletem ou definem a viscosidade do leo. Para especificar completamente um lubrificante de engrenagem, tanto a designao do servio API quanto o grau de viscosidade SAE so necessrios. As classificaes API para engrenagens so as seguintes:
GL1: engrenagens helicoidais para transmisses manuais condies de servio pouco severas GL2: engrenagens sem-fim e engrenagens industriais condies de servio mais severas

35

GL3: engrenagens helicoidais condies de carga e velocidade moderadamente severas GL4: engrenagens Hipide condies severas de servio, velocidades elevadas ou binrios altos GL5: engrenagens Hipide condies severas de servio, velocidade elevada e binrio baixam com choques GL6: engrenagens Hipide redutores hypoid cujo deslocamento ultrapassa os 50 mm ou 25% do dimetro da coroa.

GL significa: Gear Lubricant!

Graxas de sabo de ltio


As graxas de sabo de ltio so as mais usadas como lubrificantes automotivos. So massas lubrificantes de leo mineral ou sinttico que foram espessadas atravs de sabo de ltio e cido orgnico (resistente contra gua). O ponto de fuso do sabo de ltio acontece por volta de 180 C, o que permite de usar estes produtos at uma faixa de temperatura de 140 C por curtos perodos. A maioria das graxas de sabo de ltio aditivada com antioxidantes, aditivos EP (Extrema Presso), anticorrosivos, melhoradores de ndice de viscosidade e aditivos de adesividade (tacking agent). Alm destes aditivos existem massas de sabo de ltio com aditivao de lubrificantes slidos como Bissulfto de Molibdnio grafite ou lubrificantes slidos brancos como PTFE ( Politetrafluoretileno). leos sintticos, como alquilenoglicos ou steres so usados em graxa de sabo de ltio semi-fluido para a lubrificao de pequenos moto-redutores. Polialphaoleofinas (PAO) so usadas como leo bsico para graxa especialmente desenvolvida para a lubrificao de materiais plsticos ou sintticos. Em casos para temperaturas extremamente baixas existem graxas de sabo de ltio com leo de silicone (- 75 C). Graxas de ltio com leos sintticos a base de steres podem ser usadas at 60 C. Como o sabo de ltio um sabo metlico, este espessante no pode ser usado em lubrificantes para a industria alimentcia. Neste caso so indicadas graxas a base de sabo de alumnio ou alumnio-complexo. graxa de mltiplas aplicaes, resistente lavagem e eficiente em qualquer clima tambm vem nos formatos mais teis pra voc.
Disponvel em: http://www.lubrificantes.net/grx-005.htm

36

Graxas, uma arte procura de definies


Por GUSTAVO EDUARDO ZAMBONI - Engenheiro industrial graduado pela Universidade de Buenos Aires.

A fabricao de graxas ainda mais uma arte do que propriamente uma tcnica. Diferentemente do leo lubrificante, que tem uma fabricao relativamente simples, pois se trata de uma mistura de leo bsico com aditivos, a graxa lubrificante envolve reao qumica e requer um modus operandi especfico para cada tipo. Dessa forma, fabricar uma graxa um processo mais elaborado e necessita de maior controle para a qualidade do produto final. Existem trs processos bsicos de fabricao: a) Tachos - So equipamentos cilndricos, abertos e encamisados, dotados de um conjunto de moto-redutores, agitadores e moto-bombas. Todos os tipos de graxa podem ser produzidos nesses equipamentos. b) Tacho e Reator - Nesse processo, utiliza-se um reator fechado, onde sob presso e agitao vigorosa, acelera-se o processo de reao qumica. Nesse equipamento so realizadas as duas primeiras fases de fabricao da graxa, a saponificao e a formao de fibras. c)Contnuo - Existe ainda o processo contnuo de fabricao de graxas espessadas por sabo, onde as fases de fabricao do sabo (saponificao), homogeneizao, mistura com leo e aditivao ocorrem de forma seqencial e contnua, controladas por instrumentos. Na verdade, o agente lubrificante continua a ser o leo com seus aditivos, pois uma graxa nada mais do que um leo bsico engrossado com um espessante adequado, alm dos aditivos utilizados para fins especficos. Esses espessantes do a definio do tipo de graxa fabricada. Como exemplo, temos os sabes de Clcio e Ltio, os sabes complexos e os espessantes do tipo inorgnico, argilas, slica etc.

37

O tipo do sabo utilizado confere graxa caractersticas importantes, como a resistncia gua e temperatura. Os espessantes inorgnicos so geralmente utilizados para aplicaes em condies extremas, em que tambm devem ser utilizados leos bsicos do tipo sinttico. A viscosidade do leo bsico utilizado fundamental para o tipo de aplicao da graxa. De acordo com o livro Lubrificantes e Lubrificao Industrial, de Belmiro e Carreteiro, quanto aos fluidos, podemos considerar que, na maioria dos casos, so leos minerais lubrificantes de viscosidade superior a 22 cSt a 40C, podendo mesmo ser maior que 460 cSt a 40C. Asfaltos, petrolatos ou ceras minerais tambm so utilizados como fl uidos para a fabricao de certos tipos de graxas. Para aplicaes especiais, as graxas so formuladas com leos bsicos de alto desempenho, como os exticos PTFE, silicone, fluorsilicone, os poliolsteres, polialquilenoglicis, disteres e as polialfaolefinas. Graxas utilizadas na indstria alimentcia devero ser fabricadas de modo especial, utilizando-se leo branco, steres ou polialfaolefina de grau alimentcio. A grande vantagem das graxas em relao aos leos que elas no escorrem por si do lugar onde foram colocadas. Tm ainda uma funo adicional, a de vedao contra o ingresso de impureza ou gua. O fato de permanecer no lugar, sem escorrer, contribui tambm para a reduo do custo da lubrificao, dispensando inclusive o uso de selos e vedaes. Outro ponto muito importante na composio de uma graxa a aditivao utilizada, que depender diretamente do tipo de funo que o produto final ir executar. Os aditivos so compostos qumicos que adicionados ao produto reforam algumas de suas qualidades ou lhe cedem novas ou eliminam as propriedades indesejveis. Os principais aditivos utilizados na fabricao de uma graxa so os antioxidantes, inibidores de ferrugem e corroso, agentes antidesgaste e agentes de Extrema Presso (EP). Sob condies de velocidade reduzida e carga deslizante elevada, alguns lubrificantes slidos so utilizados para evitar o contato metal com metal. Os mais usados so o Grafite em p, o Bissulfeto de Molibdnio e o xido de Zinco. Para casos especficos de algumas roscas metlicas, so utilizados alguns ps metlicos para evitar o grimpamento das superfcies. Entre esses ps, encontramos principalmente o Cobre e o Zinco. Alm do tipo de sabo, da

38

viscosidade do leo bsico e dos aditivos utilizados, muito importante conhecer a consistncia de uma graxa, o que permite a ela permanecer em contato com as partes que esto sendo lubrificadas, e tambm sua capacidade de ser bombeada. Essa consistncia dada pelas propores de leolubrificante e espessante utilizadas. O NLGI (National Lubricating Grease Institute) classifica as graxas por uma graduao de consistncia, utilizando o teste de penetrao definido pelo mtodo ASTM D-217, onde medida, em dcimos de milmetro, a penetrao de um cone metlico em uma amostra de graxa j trabalhada 60 vezes em um aparelho prprio. Quanto maior o nmero do grau NLGI, mais consistente a graxa.

Em mdia, o leo bsico representa 90% da graxa lubrificante, mas as propores de leo bsico e de sabo podem variar conforme a consistncia desejadano produto final. Por exemplo, uma graxa de ltio grau NLGI 2 pode conter de 7 a 9% de sabo e 90 a 92% de leo bsico, enquanto a mesma graxa com grau NLGI 1 pode conter de 5 a 7% de sabo e 92 a 94% de leo bsico. O Mercado A exemplo do que acontece com os leos lubrificantes, os nmeros do mercado brasileiro de graxas possuem uma grande indefinio. Se para os leos ainda se podem obter alguns dados atravs dos principais agentes fornecedores e distribuidores, a situao bem mais complicada quando se fala de graxas. Empresas e sindicatos trabalham com nmeros aproximados, e a Agncia Nacional do Petrleo, Gs e Biocombustveis - ANP no tem ainda uma consolidao de todas as informaes. As empresas filiadas ao SINDICOM (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustveis e Lubrificantes) apresentam nmeros relativamente estveis ao longo dos ltimos 10 anos, em torno de 40 mil toneladas por ano, com variaes no superiores a 10%. Segundo informaes do mercado, at o ano passado, a quantidade anual total poderia encontrar-se acima das 54 mil toneladas,e se mantm mais ou menos constante. A dificuldade na preciso dos nmeros aumenta, devido a uma grande quantidade de pequenos produtores e distribuidores e, principalmente, terceirizao de fabricao, uma vez que, como j vimos, a necessidade de processos especiais e de controle de reaes qumicas exige uma instalao relativamente cara e, portanto, um volume de produo elevado para compensar o investimento. A exceo se d com a graxa comum de clcio, que requer uma reao qumica mais simples, para a saponificao. Analisando nmeros obtidos a partir de pesquisa realizada no mercado e da ANP, pode-se ter uma idia da distribuio participativa das principais empresas envolvidas. Assim, vemos a Chevron como lder do mercado com 20,8%, seguindo-se a ela a Ingrax com 13,4%, a Ipiranga com 13,0%, a BR com 11,2%, a FL com 10,8%, a Shell com 10,3%, a ExxonMobil com 6,7%, a Pax com 4,6%, ficando com as outras empresas os 9,2% restantes. Em termos mundiais, uma pesquisa de produo anual conduzida pela NLGI apontou um mercado global em torno de 950 mil toneladas em 2006, com um crescimento de 17%. A Amrica do Norte lidera esse mercado com 247 mil toneladas, seguida de perto pela China com 230 mil toneladas, vindo a Europa em terceiro com cercade 190 mil toneladas. Vm, a seguir, Japo e ndia praticamente empatados com algo

39

em torno de 83 mil toneladas. O estudo estima ainda cerca de 12% do total para o resto do mundo, ou seja, 114 mil toneladas. Se essa estimativa estiver correta, o Brasil seria responsvel por quase metade desse resto, o que corresponderia a 5,6% da produo mundial; no entanto, devido falta de dados oficiais e de pesquisa adequada, no mercado brasileiro, temos que nos contentar em participar dos dados relativos ao resto do mundo. A pesquisa da NLGI mostra ainda que 74% da produo mundial so de graxas base de sabo de Ltio ou Complexo de Ltio e 11% so graxas base de sabo de Clcio. Acredita-se que esta seja uma tendncia para a grande maioria dos mercados.

A luta pela qualidade No Brasil, a graxa de Clcio, tradicionalmente mais comercializada devido sua facilidade de fabricao, vem perdendo terreno para a graxa de Ltio, e tem aumentado, a demanda principalmente por graxas de complexo de Ltio e tambm de Alumnio. Segundo Luiz Feij Lemos, da Chevron, existe uma tendncia ao aumento da demanda por graxas de desempenho superior, como as de Poliuria e de complexo de Ltio. Produtos mais nobres esto sendo mais procurados para atender a especificaes internacionais em equipamentos de alta performance e altas rotaes afirma Feij. Para Gerson Vicari, da Manguinhos Qumica, o fato de alguns projetos de mquinas e equipamentos preverem um tipo de lubrificao permanente requer, naturalmente, produtos mais elaborados e eficientes.

No h no Brasil uma classificao ou especificao prpria para graxas, e a base para um padro de qualidade fundamentada na classificao NLGI que utiliza a metodologia ASTM D4950. Essa metodologia prev especificao para dois grupos de categorias: Lubrificantes de Chassis (designado pela letra L) e Lubrificantes paraMancais de Rolamento (designado pela letra G). Assim, temos os nveis de desempenho LA e LB para o primeiro grupo e GA, GB e GC para o segundo.
De acordo com Carlos Ristum, presidente do SIMEPETRO, h um movimento no sentido de se comearem a definir especificaes das graxas mais comercializadas, para que elas possam assim ser controladas e seguir um padro preestabelecido. Reunies tm sido realizadas com empresas do setor para a elaborao de especificaes e de encaminhamento ANP, para colaborar na regulamentao do setor. Os principais problemas enfrentados pelas empresas que se propem a fabricar produtos de qualidade so: a concorrncia com produtos de baixa qualidade e empresas que aparecem atuantes no mercado e desaparecem rapidamente quando so autuadas por sua prtica comercial conclui Ristum.

40

Para Feij, o mercado precisa ser regulado de alguma forma, para que a ANP possa verificar se as graxas do mercado atendem ao mnimo de qualidade exigida. A regulao importante, para que aquele que investe em tecnologia no seja prejudicado por quem no se preocupa com tica e qualidade diz Feij.

Matrias-primas: concorrncia com o biodiesel?


Manoel Honorato, consultor de empresas que responde pelo departamento tcnico da INGRAX, concorda com a necessidade de se estabelecerem padres de qualidade para o Brasil. Penso que este o primeiro passo para se criar um conceito em termos de parmetros mnimos qualitativos e na seqncia, quem sabe, analisar matrias-primas disponveis afirma Honorato. Matria-prima para graxas um outro ponto complexo e cheio de alternativas. Alm do problema da utilizao de lubrificantes inadequados, como j vimos em edio anterior da Lubes em Foco, os aditivos e os espessantes so sensveis aos preos de mercado. Os sabes so basicamente feitos a partir de uma reao qumica de saponificao entre um cido graxo e um hidrxido. As graxas de Clcio so feitas a partir de gordura animal (sebo) ou cidos graxos vegetais, e as de Ltio utilizam os cidos graxos derivados do leo de mamona. Nos ltimos meses, os preos desses insumos tm subido significativamente, pois so produtos utilizados na fabricao do Biodiesel, para onde tm sido preferencialmente direcionados. Segundo Manoel Honorato, importante a aproximao entre profissionais da rea tcnica dos fabricantes de graxas e dos fornecedores de cidos graxos, para que sejam estabelecidos alguns padres para possveis misturas de oleaginosas com a qualidade necessria para a fabricao de graxas. Lembra ainda que um fator agravante est no uso dessas matriasprimas como combustvel, substituindo o leo combustvel BPF, em funo da variao de custo desse leo. O Hidrxido de Ltio o principal insumo para as graxas de Ltio e complexo de Ltio. No entanto, conforme informaes das empresas produtoras de graxas, s existe um nico fornecedor no Brasil, a Companhia Brasileira de Ltio - CBL, cujo preo bem superior ao similar internacional, porm essa importao proibida. O mercado se organiza Apesar de conter quase 90% de leo lubrificante, no existe ainda qualquer legislao ou sistema organizado para coleta e reciclagem de graxas. Sendo a maioria das aplicaes consideradas lubrificao por perda e o volume envolvido muito menor que o de leos, ainda no foi possvel estabelecer-se uma prioridade para esse problema. Tcnicos do setor so de opinio de que um estudo mais detalhado, no somente tcnico como tambm de carter logstico, necessrio para tratar especificamente de reciclagem de graxas. Segundo fontes da ANP, um estudo est sendo feito visando possibilidade de se ter uma resoluo especfica para graxas, e a colaborao das empresas fundamental para uma melhor regulao do setor. O caminho para o conhecimento do mercado e de suas peculiaridades ainda longo, e as empresas esto se mobilizando para dar suporte aos legisladores e informaes ao mercado. Segundo Pedro Belmiro, consultor tcnico e coordenador da Comisso de Lubrificantes e Lubrificao do IBP, conhecer os nmeros do mercado um primeiro passo, mas os debates e

41

a troca de informaes so fundamentais para a melhoria da qualidade e a regulao racional do setor. Na Comisso do IBP, reunimos praticamente todos os principais agentes do mercado e abrimos participao de outros colaboradores para a troca de idias e o suporte tcnico ANP, quando necessrio.
Disponvel em: http://www.lubes.com.br/revista/ed03n06.html

leos hidrulicos
Funo do leo hidrulico/fluido hidrulico:
A principal funo do leo hidrulico a transmisso de fora. Essencial lubrificar peas internas do sistema para evitar desgaste prematuro.

Requisitos bsicos ao leo:


Resistente a contaminao por gua (emulsificao) Resistncia oxidao Boa performance contra desgaste Bom comportamento anti-espumante ndice de Viscosidade IV : mnimo 100 No pode atacar vedaes do sistema hidrulico Boa aditivao anticorrosivo

Tipos de leos hidrulicos:


leos minerais: A grande maioria dos leos hidrulicos so fabricados a base de leos minerais (refinado de solventes parafnicos). Para melhorar o desempenho adiciona-se melhoradores de ndice de viscosidade, aditivos anti-corrosivos, anti-oxidantes, aditivos EP (extrema presso), inibidores de espuma e demulgadores. leos minerais tratados So leos minerais fabricados atravs de um processo especial de hidrocraqueamento. A diferencia destes leos perante leos minerais convencionais a alta resistncia oxidao e a envelhecimento. Eles so livres de hidrocarbonetos no saturados. Sendo assim, eles no absorvem o oxignio do ar. leos sintticos Em geral so leos a base de Polialfaoleofina (PAO). Estes leos no txicos podem ser usados em sistemas hidrulicos que solicitam baixa fluidez e alto ponto de fulgor. A vida til longa destes lubrificantes reduzem o consumo e o custo de manuteno. Estes leos sintticos tem cada vez mais importncia na industria alimentcia e farmacutica.
Disponvel em: http://www.lubrificantes-graxas-oleos.com/o_oleos_hidraulicos.htm

Fluido de freios
O fluido para freios, ou leo de freio, como mais popularmente conhecido, responsvel por transmitir s pastilhas e lonas do sistema de freios a fora exercida sobre o pedal do automvel quando se deseja freiar. A maior ou menor transmisso dessa fora determina a eficincia do fluido que, por sua vez, est relacionada sua viscosidade. Alm disso, ele previne vazamentos, impedindo que as borrachas do sistema inchem ou se contraiam.

42

Sua composio bsica formada por glicis para regular o ponto de ebulio destes fluidos, pois este produto trabalha em condies adversas de temperatura e por inibidores de corroso, j que ele entra em contato com partes metlicas do sistema de freios do automvel. Este produto no deve ter caractersticas corrosivas, preservando as ligas metlicas dos dutos de sistema de frenagem.
Disponvel em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fluidos.asp

Conhea o fludo de freio


Muito se ouve sobre os fluidos de freio, norma DOT, mas pouca gente sabe que alm de ter um padro determinado pela temperatura, o fluido de freio precisa ser trocado periodicamente. A importncia da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do fluido de freio ser higroscpico, ou seja, possuir a caracterstica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuio do ponto de ebulio do fluido e portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenmeno conhecido como tamponamento. O fluido de freio um produto perecvel e sua composio (estrutura) qumica alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudana brusca de temperatura TAMPONAMENTO - Ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio no momento da frenagem transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento at atingir o estado de ebulio e em funo da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e a motocicleta no para. DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes EUA). Grau determinado para o ponto de ebulio: DOT 3 Acima de 205 C DOT 4 Acima de 230 C DOT 5 Acima de 260 C Como possvel observar, o ponto de ebulio do fluido de freio DOT 3 bem abaixo do ponto de ebulio do fluido de freio DOT 4, e chegamos a concluso que quando recomendado pelo Manual do Proprietrio o uso de fluido DOT 4, nunca devemos substituir por um DOT 3, o que ocasionar uma deficincia no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiro se for o caso.

IMPORTANTE: Nunca reaproveite o fluido de freio; Nunca misture o fluido de freio com caractersticas diferentes Ex: DOT, fabricante ; A entrada de contaminantes no reservatrio do fluido prejudica a capacidade de frenagem; Peas pintadas, peas plsticas ou borrachas podem sofrer danos irreparveis se houver o contato com o fluido MANUTENO - Quando o fluido atingir o nvel mnimo indicado em seu reservatrio recomendo que seja feita as seguintes inspees: espessura da pastilha, espessura do disco de freio, e possveis vazamentos no circuito. (tubulao, cilindro mestre e pina).
Disponvel em: http://www.ugao.com.br/index_arquivos/Page591.htm

43

Voc Sabiia? Voc Sab a?


Condies Normais: Tambm chamado por alguns fabricantes de servio normal. Ocorre
quando o veculo opera a maior parte do tempo em percursos longos em que o motor consegue atingir e manter sua temperatura ideal de trabalho, ou seja, estradas pavimentadas em percursos superiores a 15 Km.

Condies Severas: So todas as situaes em que se exige mais do motor e tambm dos
demais componentes mecnicos do veculo. So exemplos de condies severas: - Quando a maioria dos percursos exige constante uso de marcha-lenta ou baixas rotaes como no anda-e-para urbano. (Nestas condies h sempre a passagem de combustvel no queimado para o crter - diluio, que num perodo prolongado pode comprometer a viscosidade do leo). - Quando a maioria dos percursos no excede 6 KM (percurso curto) com o motor no completamente aquecido. (Nestas condies o motor no consegue expelir pelo suspiro a gua naturalmente formada durante o processo de combusto). - Quando o veculo opera com freqncia em regies de intensa poeira e/ou areia. (A poeira vai aos poucos obstruindo o filtro de ar e comprometendo a proporo ar/combustvel. A mistura rica em combustvel vai provocar a diluio do leo). - Quando o veculo opera rebocando carretas ou trailers. - Quando o veculo utilizado como taxi, polcia, venda ambulante, etc. - Quando o veculo utilizado em competies. (Neste caso o veiculo fica submetido a temperaturas elevadas durante perodos prolongados, aumentando o risco de gerar oxidao do leo lubrificante). O nvel do leo deve ser verificado a cada 1000 Km e antes de comear qualquer viagem longa. muito importante que o nvel seja verificado com o veculo sobre uma superfcie horizontal. A leitura poder ser incorreta se o veculo estiver inclinado de algum modo.

Alguns fabricantes recomendam que o leo seja verificado antes que o motor seja ligado. Outros recomendam que o nvel seja verificado depois de alguns minutos. Outros ainda inclusive estabelecem que o nvel s pode ser verificado depois de 5 ou 10 minutos aps desligado. Porm todos fabricantes coincidem em um ponto: O nvel leo deve situar-se sempre dentro das marcas "mximo" e "mnimo" da vareta de verificao do nvel.
Na prtica, surge um problema: os usurios s verificam o leo quando o motor est quente pois a maioria das pessoas s lembra de verificar o nvel quando esto abastecendo o veculo. Neste caso, com o motor quente a vareta poder indicar necessidade de complementao o que no correto tecnicamente j que o leo neste momento ainda est distribudo pelas partes altas do motor e necessitar de tempo para retornar ao crter do motor.

44

Isto importante porque o leo em excesso pode danificar o motor. O leo acima do nvel mximo provoca seu consumo excessivo e pode provocar deposio de carvo no eletrodo de velas e na cmara de combusto. Nossas recomendaes so: Verificando o nvel com o motor frio - Verifique o nvel e complete o leo at que vareta atinja a marca de mximo. aceitvel que no se reponha o nvel se o mesmo estiver acima da metade da vareta. Verificando o nvel com o motor quente - Verifique o nvel e complete o leo somente at a metade da vareta. No h necessidade de complemento se estiver acima da metade da vareta. Oportunamente faa uma outra verificao com o motor frio, ou ento aps os 5 minutos normalmente recomendados pelo fabricante.
Disponvel em: http://www.oficinabrasil.com.br/hotsites/gm/7.VerdadeGenuina_jan10.pdf

E agora? E agora?
Meu leo ficou escuro depois de alguns quilmetros. Devo usar algum aditivo ao leo para melhorar o desempenho?
No, pelo contrrio: uma das funes do lubrificante limpar e manter limpo o motor do resduo da queima gerado pela combusto do combustvel (diesel, gasolina ou lcool) com o ar. Quem executa estas funes no lubrificante so os aditivos detergente (que limpa o motor) e dispersante (que mantm as partculas de carvo suspensas no lubrificante, evitando que estas se depositem no fundo do crter) - por causa da ao destes dois aditivos que o lubrificante fica escuro - sinal de que est efetivamente limpando o motor.

Posso trocar meu leo atual por Castrol GTX? Como devo fazer?
Se no possvel saber qual lubrificante que est atualmente no veculo, nem se sinttico/mineral, recomendamos a drenagem total do lubrificante e a troca do filtro antes da colocao da nova carga.

Posso misturar leos sintticos com minerais?


A mistura de leos de tecnologias diferentes no recomendada, porm se esta for absolutamente necessria, voc dever observar: 1. Se o leo sinttico possui tecnologia quimicamente compatvel com lubrificantes de base mineral em quaisquer propores de mistura (como nos casos dos produtos Castrol), o que pode ser verificado no rtulo do produto sinttico - no caso da Castrol, todos os produtos para motores gasolina/lcool so compatveis entre si; 2. Se os nveis de desempenho (API) e de viscosidade (SAE) so semelhantes - se for misturado um lubrificante de baixo nvel de desempenho com um sinttico de alto desempenho, a aditivao do produto final fica diluda e, portanto, o desempenho da mistura, prejudicado resultado: o cliente estar jogando dinheiro fora. E lembre-se: o tempo de troca da mistura de lubrificantes dever ser contado a partir da colocao da primeira carga, no importando o volume "reposto" na complementao do nvel.

45

Qual a diferena entre servio normal e severo?


De um modo geral, as montadoras classificam como condio de servio severo o uso do veculo que trafega predominantemente em estradas poeirentas, em percursos curtos (menores que 6Km), ou ainda em trnsito anda-pra das grandes cidades. Condio de servio normal para a maioria das montadoras de veculos aquele em que os veculos trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias pavimentadas, como no caso de viagens.

Qual a quilometragem de troca de leo Castrol?


"Quem define o perodo da troca de lubrificante no o fabricante do leo e sim a montadora do veculo, baseada em testes especficos de campo e em laboratrio. A Castrol, assim como todos os fabricantes de lubrificantes, no deve estipular KM de troca, pois o tempo de vida do lubrificante vai depender do tipo e das condies do motor onde ele colocado - no podemos recomendar um mesmo tempo de troca para um lubrificante, que pode ser utilizado tanto em veculo com tecnologia antiga, quanto em um de ltima gerao, pois a engenharia do motor (rotao, temperatura) diferente, o que influencia tambm na vida til do leo."

Qual o melhor lubrificante para meu carro?


Para escolher o leo ideal para cada compartimento, devem ser seguidas as classificaes de desempenho (especificadas pela API - Instituto Americano do Petrleo) e de viscosidade (especificadas pela SAE - Sociedade dos Engenheiros Automotivos) descritas no Manual do Fabricante do Veculo.

Sempre usei lubrificante mineral. Posso utilizar lubrificante sinttico?


Pode. O uso contnuo de lubrificantes sintticos aumenta os intervalos entre as manutenes e diminui o gasto com trocas de peas. Porm importante observar que os lubrificantes sintticos, que em geral apresentam nveis de desempenho mais elevados, contm tambm maiores teores de aditivos de limpeza (detergentes/dispersantes). Se o veculo sempre foi utilizado lubrificantes minerais com baixos nveis de desempenho (API SF ou inferior), o motor pode estar com resduos acumulados, que o lubrificante antigo no foi capaz de retirar, e que sero retirados de uma vez com o uso do leo sinttico, podendo causar reduo no nvel do leo e contaminando rapidamente a carga lubrificante. Neste caso, recomendamos que a mudana seja gradativa, ou seja: inicialmente seja colocado um leo mineral de alto nvel de desempenho (API SH ou SJ), por uma baixa quilometragem (de 1000 a 2000 Km), para efetuar a limpeza do motor e, depois sim, seja colocado o lubrificante sinttico para quilometragem indicada pelo fabricante do veculo.
Disponvel em: http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025411&contentId=7047578

46

Atendimento e tcnicas de trabalho em Postos de Servios


por Felipe Neri

1. Comunicao
Segundo o Dicionrio Aurlio, Vender entre outras coisas: negociar com, onde negociar - fazer negcios com, comerciar com, manter relaes com, concluir ou ajustar, portanto comunicar-se algo fundamental para a criao de um ambiente favorvel possibilidade de existir alguma venda. Note que para haver comunicao necessrio existir: Emissor > Mensagem > Receptor > Referncia > Canal > Cdigo Conhecido

O Emissor, por definio, ser o emitente da mensagem, mas ateno: no necessariamente a pessoa que fala, pois nem sempre a comunicao ocorrer dessa forma, por exemplo, no caso de um cartaz ou uma placa, pode ser um autor, uma indstria responsvel por uma marca. A mensagem pode ser o contedo da fala, um texto ou mesmo uma imagem. O receptor, aquele ou aqueles que recebem ou lem a mensagem. A referncia algo que dever existir no consciente ou inconsciente do receptor para que possa haver a compreenso, a traduo da mensagem. O canal o veculo utilizado para a transmisso da mensagem e o cdigo conhecido pode ser a lngua ou smbolos utilizados na construo da mensagem, como por exemplo a lngua portuguesa ou as cores verde, amarela e vermelha indicando siga, ateno e pare. A
47

comunicao adequada dever abrir portas tornando um processo acessvel, fcil, note que vale a recproca para a comunicao inadequada, portas sero fechadas, haver dificuldade, objetivos tornar-se-o inacessveis .

1.1 Linguagem Verbal e No-Verbal


A comunicao poder ser estabelecida de diferentes formas, para o desenvolvimento desta abordagem com enfoque em vendas, a Linguagem dever ser considerada em dois formatos - Verbal e No-Verbal, veja a seguir: A linguagem verbal - falada ou escrita. Sim, falada normalmente e sem medo de demonstrar arrogncia ao falar correto, acertando na conjugao dos verbos e na pronncia de todas as slabas das palavras, faladas com critrio, com lgica e organizao prvia, se para escrever pensamos, paramos, organizamos e somente depois colocamos algo no papel, que assim seja tambm na hora de falar, nada de arrependimentos posteriores, ok? A escrita no pode ser menos caprichada, olha l, hein?! Ateno ainda para a velocidade na fala, nem devagar, nem rpido demais. A comunicao bem feita dever permitir ao receptor: enxergar algo que seja dito e ouvido; sentir cheiro ou gosto de algo que seja visto, estimular os sentidos, uns atravs dos outros. A linguagem no-verbal pode ser a Corporal do indivduo, expressa atravs de suas expresses, postura, gestos e/ou formas de apresentao e vesturio, traduzindo sentimentos e emoes, verdades e mentiras ou atravs de imagens ou smbolos de sinalizao, merchandising ou propaganda. No trabalho, a linguagem no-verbal ou corporal poder demonstrar algo diferente daquilo que est sendo expresso pela linguagem verbal e por isso de extrema importncia a observao de comportamentos, atitudes e/ou posturas incompatveis com as palavras ditas, baixa produtividade e insatisfao permanente no so apenas sinais, mas evidncias que algo est mal, mesmo que as palavras procurem camuflar a situao, lembre-se: Uma imagem vale mais que mil palavras! Ateno especial para a sua higiene (cabelos, barba, unhas, etc.), o seu uniforme e o seu local de trabalho.

48

Quando a linguagem verbal entra em conflito com a no-verbal, a comunicao no clara e podero surgir Rudos na Comunicao, voc j passou por isso? Como foi? Poderia ter sido evitado? Como fazer diferente?

2 Como realizar uma Venda


A Venda no deve ser tratada como um evento, algo ao acaso, mas como um processo, algo trabalhado, controlado. Dessa forma, pode-se definir a venda como o conjunto das seguintes etapas: Prospeco > Preparao Diria > Abordagem > Sondagem > Apresentao ou Demonstrao > Fechamento > Acompanhamento.

IMPORTANTE: na pista de um Posto de Combustvel, nem sempre essas etapas podem ser definidas claramente!

2.1 Arquiteto, Psiclogo e Artista


O vendedor um profissional mltiplo. Para obter sucesso na construo de uma venda tem que assumir os papis de: Arquiteto: a venda dever ser construda de forma lgica, pensada, racional. Para construir uma casa, tem-se que fortalecer as suas fundaes, realizando um trabalho que no ser visto posteriormente, mas que ser fundamental para proporcionar a sustentao de todo o restante. Monte um cenrio coerente para a sua venda. No pule etapas! Psiclogo: escute o cliente, compreenda a sua verdadeira necessidade, faa-o encontrar uma SOLUO para o seu problema; Artista: cada venda tem que ser vista e trabalhada como se fosse a 1 venda, assim como um artista que sobe ao palco para cantar a mesma msica, fazer o mesmo show repetidas vezes, sempre como se fosse a 1 vez, com energia e alegria.

49

2.2 Preparao Diria

Pense Bem:
Dois lenhadores, um novato e outro experiente, aceitaram o desafio de saber quem cortaria mais rvores em uma floresta. O novato saiu correndo, cortando tudo o que via pela frente. De vez em quando, ele olhava para trs, e via seu competidor sentado, descansando. No fim do dia, o segundo competidor, o experiente, havia cortado muito mais lenha, para assombro do primeiro, que no entendia como isso era possvel, se aquele ficara l, algumas vezes, sentado, sem fazer nada, parado, descansando. Ento, o segundo respondeu: Eu no estava descansando. Estava apenas afiando o meu machado.
(autor desconhecido)

E o seu machado, como est? O seu sucesso e a sua produtividade dependem muito de afirmao, organizao e preparao. Voc um timo comunicador, conseguiu interpretar, atrair e solucionar o problema do seu cliente, mas na hora de realizar a concretizao do negcio, voc no sabe o preo do produto, no tem uma calculadora, um bloco para pedidos e anotaes, uma simples caneta? Todo o esforo poder ter sido em vo... Seja eficaz! As vendas so processos, no eventos, devero ocorrer de forma cclica, constante. No queira reinventar a roda, aprenda e aplique tcnicas testadas. O Posto de Combustvel um local onde todos os funcionrios precisam saber fazer de tudo um pouco, no fique parado, esteja atento, conhea os produtos disponveis em seu Posto. Importante: normalmente existem vrias ilhas em um Posto, nenhuma servir para Voc ou seus colegas, nas ilhas somente as bombas de abastecimento, os colaboradores do Posto tm de manter um relacionamento harmnico, pois o trabalho a ser desempenhado de equipe e se um membro falhar trar prejuzos para o desempenho de todos, fique atento. Os clientes esto cada vez mais exigentes. O cliente do Posto de Combustvel, alm de exigente, carrega o stress das ruas para a pista e lembre-se ele ir comprar um produto que no pode ver, testar ou escolher, isso no provoca satisfao! A sua abordagem ser vital para o processo de sua venda.

50

2.3 Abordagem e Atendimento na pista

Qual o combustvel de cada uma das bombas? So os mesmos? So diferentes? E agora? Voc acha que essa resposta fcil? Ento verifique a figura abaixo e responda, onde fao um depsito neste banco, onde fao um saque, onde emito um talo de cheques?

Caixas eletrnicos, bombas eletrnicas... e o ser humano?

Onde VOC est?

51

O Brasileiro um povo feliz


Nestas terras descobertas por Cabral, no ocorrem terremotos, vulces, guerras... mas ocorrem festas, principalmente o Carnaval, e o povo brasileiro consegue fazer espetculo com uma bola no p. O povo cearense conhecido, e lembrado pelo seu bom humor e pela sua receptividade. Voc est lembrando disso ao acordar todas as manhs? Cumprimentou as pessoas em casa? Sorriu e disse BOM DIA para o seu pai? Me? Companheiro(a)? Irmos? Filhos? Parentes? Vizinhos? Dizem que sorrir e ser feliz faz muito bem! O povo brasileiro muito feliz, dizem at que conterrneo do Homem, , daquele l de cima. E para provar que as coisas so fceis por aqui, para seguir a Deus existem 10 mandamentos, mas para Mandar Bem com nossos parceiros de trabalho existem apenas 5 regras, vamos l:

A 1 regra para Mandar Bem: (SEMPRE) Sorria e cumprimente a todos (gerente, colegas e CLIENTES): Bom dia; Boa tarde; Boa noite!

Agora observe novamente esta figura:

Quem quem? Consegue identificar? O cliente tambm no! ATENO: quando um cliente para no posto, ele pode estar perdido, quando se convive com determinadas situaes, o indivduo costuma criar uma percepo de que determinadas coisas so bvias, mas lembre-se: quem convive com os equipamentos voc, no o seu cliente, por isso observe mais uma regra.
52

A 2 regra para Mandar Bem: (SEMPRE) Aps o cumprimento inicial, no esquecer de perguntar: lcool/Etanol ou Gasolina? Diesel? Gs? Comum ou aditivado(a)? Posso completar?!
Avise que ir zerar o visor. Dirija-se a bomba para dar incio ao abastecimento. Apesar de existirem motores Flex ou multi (bi ou tri) combustveis, a responsabilidade por fornecer o combustvel correto SUA!

Pense bem:
Algum compra um par de sapatos, quando chega a casa percebe que trouxe um p de um tamanho e outro de outro e a loja fica em outro bairro, em outra cidade, e este algum ir ser protagonista em uma cerimnia de casamento. Um eletricista usa um cabo inadequado corrente eltrica e isso gera uma sobrecarga, equipamentos quebram, um incndio acontece. Um mdico oferece um remdio para um paciente alrgico a este medicamento e isto provoca a morte do paciente. Certo ou errado? Negligncia no combina com profissionalismo! Acredite, no uma boa experincia retirar combustvel de um veculo ou muito menos ver uma Ferrari, que custou US$ 1 milho - e para os apaixonados no tem um motor que ronca, mas que emite um som de sinfonia - fazer um barulho totalmente estranho aps tentar queimar lcool/etanol e quebrar... tudo isso poderia e pode ser evitado, quando h comunicao.

E o Posso completar? Ora, se o cliente est disponvel para comprar devemos MAXIMIZAR a nossa venda!

A 3 regra para Mandar Bem: (SEMPRE) Aps colocar o bico automtico no tanque e verificar visualmente se o carro est precisando de limpeza, limpar os vidros, 1 o para-brisa (frente), 2 vidro parte de trs, 3 espelho retrovisor externo lado motorista, para esta etapa, no precisa perguntar, desde que o carro precise ser limpo, a sua atitude a melhor forma de comunicar-se bem! Lembre-se: seja rpido, atitude! Se houver equipamento de calibragem de pneus disponvel, o servio dever ser oferecido. Quando o bico disparar, lembre-se: voc o especialista, verifique se ainda pode abastecer e se puder continue, no mais no automtico, controle o bico com a mo.
53

A 4 regra para Mandar Bem: (SEMPRE) Aps limpar vidros, posicione-se frente do veculo e faa sinal para o cliente abrir o cap, cheque o nvel de leo do motor, freio, direo hidrulica, gua do radiador, gua para limpeza de vidros e a bateria. Indique ao cliente sobre alguma necessidade de complementao ou troca de fluidos ou equipamentos, mais uma vez a sua atitude e postura representam a sua comunicao. A 5 regra para Mandar Bem: (SEMPRE) Aps concluir o abastecimento, feche a tampa do tanque de combustvel, e dirija-se ao cliente, informe o valor, receba e confira o pagamento e sempre sorrindo, agradea: Muito obrigado(a), volte sempre!

Mandou bem, hein? No esquea:


1. Bom dia; Boa tarde; Boa noite. 2. lcool/Etanol ou Gasolina? Diesel? Gs? Comum ou aditivado(a)? Posso completar? 3. Limpeza de vidros se necessrio. Calibragem de pneus se houver; 4. Checagem de motor; 5. Obrigado(a) e volte sempre!

54

2.4 Atendimento na Loja

Aqui, tambm, a preparao diria tambm muito importante. Voc responsvel por produtos perecveis e ter um pouco mais de tempo em contato com o seu cliente. A disposio dos produtos tem de ocorrer de acordo com tcnicas de merchandising3, essa uma outra forma de comunicao no-verbal que ir facilitar o acesso do cliente aos produtos, bem como proporcionar a relao de utilidade entre um produto e outro facilitando a venda, quem compra pregos precisar de um martelo, um salgado associa-se a um refrigerante, um picol a um copo dgua, um mao de cigarros a um isqueiro, uma bebida destilada a um pacote de gelos, e assim por diante. Os produtos esto dispostos de forma que essa associao seja possvel? Cuidado com produtos tulmutuados e prateleiras vazias, aqui no pode haver pecado, nem por excesso, nem por omisso! Ateno com itens pequenos que possam ser furtados ou mesmo pegos por engano, estes itens devem ter acesso restrito.

Segundo SANDRONI (1989), Merchandising : O conjunto de tcnicas de marketing que consiste num esforo adicional campanha publicitria normal de um produto, com o objetivo de cristalizar sua imagem de forma subliminar. De campo amplo e no muito preciso, mas em geral ligado rea de promoo de vendas, o merchandising pode se valer de um veculo de comunicao de grande impacto como as novelas em televiso -, cujos resultados so em geral imediatos, ou utilizar veculos no to poderosos como o cinema cujo retorno mais lento e difcil de ser medido. As tcnicas de merchandising incluem principalmente: 1) sampling, que consiste em amostragem e degustaes em feiras e supermercados; 2) a utilizao do produto na produo de novelas, filmes e fotos; 3) os acordos entre empresas por exemplo, quando determinado fabricante de roupas passa a produzir uma linha de produtos com a marca de um fabricante de veculos.

55

Vamos deixar os produtos um pouco de lado e vamos observar Voc. Apresentao, impecvel, a higiene por aqui tem que vir antes de Voc, nada de ir passear na pista e sujar o uniforme ou as mos e acostumar-se com isso, olha l, hein? Tambm no se pode esquecer produtos de limpeza por cima do balco, prximo aos locais de manipulao de alimentos, etc. Ferramentas como luvas descartveis, so:

D-E-S-C-A-R-T--V-E-I-S, t? T de olho! O Cliente, tambm.

O Cliente t na rea
Entrou Cliente, vamos l. Sempre faa contato visual com o cliente que entra na loja, se estiver prximo, sorria e cumprimente-o:

Bom dia; Boa tarde; Boa noite!


Caso esteja distante, apenas sorria aps o contato visual, nada de ficar gritando! Se os produtos de sua loja esto bem organizados, o Cliente ter fcil acesso aos mesmos, caso contrrio: organize-os! Nada de ficar perseguindo o cliente e perguntando se pode ajudar, voc DEVE ajud-lo, e j SABE DISSO, no o cliente que ir dar essa informao!
Caso seja necessra alguma abordagem ao Cliente, o faa de forma amigvel e respeitosa, comente sobre o clima, frio, calor, trnsito em horrios de pico, crianas se estiverem acompanhando, etc. Essa abordagem ir permitir que voc consiga falar com o ser humano e descobrir as suas necessidades de forma sutil. Caso o Cliente dirija-se ao caixa, informe-o sobre alguma promoo ou procure adicionar produtos que estejam relacionados compra mas possam ter sido esquecidos, dessa forma Voc poder ser lembrado positivamente, caso contrrio, se o Cliente chegar ao seu destino e perceber que esqueceu algo, whisky sem gelo, por exemplo, Voc ser lembrado negativamente, lembre-se:

Voc um PROFISSIONAL! Deve oferecer SOLUES ao Cliente.


Finalizada a venda, receba o pagamento, confira se TODOS os itens esto entregues/sendo levados e agradea:

Muito obrigado(a), volte sempre!

Mandou bem, hein?


56

2.5 Atendimento na troca de leo

Semelhante loja, apesar de no ter alimentos por perto (nem na hora do seu lanche), aqui a higiene, organizao e merchandising, tambm continuam importantes e sero fundamentais para a sua venda. Os lubrificante, filtros, aditivos e ceras entre outros devem estar bem organizados nas prateleiras e displays adequados, nada de improviso! Olha a preparao diria, nada de poeira, manchas de leo na roupa ou no cho, flanelas e buchas limpas para o trabalho. Ferramentas na caixa! Estantes pingadeiras merecem ateno especial, pois ficam naturalmente sujas. Funis na estante! Antes de mais nada, estes produtos so mais especficos que os outros que foram abordados at aqui, isso implica que Voc dever ter mais ateno s caractersticas e especificaes dos produtos. Mais adiante haver uma abordagem especfica com relao ao conhecimento desse produto que fundamental para o sucesso da sua Venda. Esse espao uma tima opo de negcios em um Posto de Servios, pois grandes concorrentes nesta rea, oficinas e concessionrias autorizadas praticam preos bem maiores que os dos Postos, ento essa uma vantagem que dever ser bem explorada.

57

O Cliente t na rea

Abordagem de sempre, sorria e cumprimente-o:

Bom dia; Boa tarde; (Boa noite)! Guie e oriente o Cliente no elevador
ou rampa, ateno e cuidado isto pode parecer simples para Voc, mas no para o Cliente. A sua postura e atitude aqui so essenciais, mais uma vez, lembre-se Voc um PROFISSIONAL.

Informe ao Cliente sobre os itens que sero checados no servio e caractersticas especiais, como cadastro para retorno e acompanhamento, se houver. Para uma melhor troca de leo, quanto mais quente o motor estiver, melhor, cuidado, proteja-se, evite acidentes. Nada de improvisar ferramentas, existem ferramentas especficas para cada servio. As ferramentas para filtros de leo devero ser utilizadas somente para afroux-los, nunca para apert-los.

A checagem do veculo dever ser feita de acordo com a sua disponibilidade de produtos para reposio, muito ruim no ter produtos que sejam necessrios ao Cliente e ATENO: nenhum veculo poder deslocar-se para outro lugar sem leo de
58

motor ou filtro de leo, ento somente descarte-os com a certeza de que podero ser repostos! Lembre-se de sua linguagem no-verbal durante TODO o processo de atendimento, sujou? Limpe. Descartou? Reponha. Afrouxou? Aperte! Aqui no pode haver falhas! O conhecimento do produto muito importante para esclarecimento de qualquer dvida do Cliente, mas se no tiver certeza, no arrisque, no vale a pena. Finalizado o processo:

Muito obrigado(a), volte sempre!

Mandou bem, hein?


No esquea de preparar o seu palco para o prximo show, tudo tem que estar no lugar!

2.6 Persistncia X Teimosia

Apesar de que sejam aplicadas tcnicas corretas, nem sempre possvel concretizar a venda completa ou em partes. Nada de sustos, isso faz parte do processo, hora de uma auto-avaliao, identificada alguma falha, maior ateno da prxima vez neste ponto especfico. Seja Persistente, no desista, da prxima vez dar certo acredite. Agora muita ateno: Persistncia diferente de Teimosia, a 1 feita aps o uso de tcnica, de coerncia, a 2 feita pelos mais apressados que atribuem o sucesso sorte, ao acaso, se este o seu caso, PARE, Voc est seguindo o caminho errado.
59

Outras formas de comunicar-se:

Ateno para os dispositivos de comunicao: Totem, placa de preos, avisos de advertncia e rgos fiscalizadores, indicativos de combustveis e formas de pagamento, visores das bombas de abastecimentos, lmpadas, banners, rtulos de produtos, o seu uniforme, outros? Quais? Perceba e comunique-se com o seu Gerente e/ou Superior(es). Reclamaes frequentes podem significar indcios de falta de comunicao. Formas de pagamento, por exemplo, tm que estar bem claras ao consumidor, a comunicao no poder gerar dvidas, do contrrio vrios constrangimentos podero ocorrer, e nessa hora, Voc ser o representante responsvel pela empresa, informe ao seu Gerente caso esse tipo de problema ocorra mais de 01 vez em 01 semana!

60

Guia rpido para outros Idiomas Pesquise e complete as lacunas em branco:


PORTUGUS BOM DIA BOA TARDE BOA NOITE BEM-VINDO QUE HORAS SO? VOC ME COMPREENDE? ONDE POSSO TELEFONAR? BANHEIRO PBLICO
CARRO AEROPORTO BANCO PRAIA CORPO DE BOMBEIROS MUITO OBRIGADO DE NADA

INGLS GOOD MORNING GOOD AFTERNOON GOOD NIGHT/EVENING


WELCOME

FRANCS BONJOUR BONJOUR


BONSOIR BIENVENU

ITALIANO BUONGIORNO

ESPANHOL BUENOS DIAS! BUENAS TARDES BUENAS NOCHES


BIENVENIDO

BENVENUTO

WHAT TIME IS IT? DO YOU UNDERSTAND ME? HOW COULD I GET A PHONE CALL? BATHROOM
CAR AIRPORT BANK BEACH

QUELLE HEUR ESTIL?

CHE ORE SONO?

TOILLETS VOITURE

BAGNO MACCHINA AEREOPORTO

QU HORA ES/ HORAS SON? ME ENTIENDE USTED? DONDE PUEDO TELEFONEAR? BAO PBLICO;
URINARIO AEROPUERTO BANCO PLAYA BOMBEROS

PLAGE

THANK YOU YOURE WELCOME EXCUSE-ME, SORRY CIGARRETES MINERAL WATER


BEAR BOTTLE

GRAZIE MILLE DE RIEN, J TEN


PRIE

MUCHAS GRACIAS DE NADA


PERDN

DESCULPE-ME UM MAO DE
CIGARROS GUA MINERAL CERVEJA REFRIGERANTE GARRAFA GASOLINA DIESEL LCOOL ENCHA O TANQUE, POR FAVOR. QUAL DISTNCIA?

EXCUSE-MOI,
PARDON PAQUET CIGARETTE

SCUSI

UM PACCHETTO DI
SIGARETTE

UM PAQUETE DE
CIGARRILLOS AGUA MINERAL CERVEZA GASEOSA BOTELLA GASOLINA (SS) GASOIL

EAU MINRALE
BIRE BIRRE BOTTIGLIA

BOISSON, GAZEUSE
BOUTEILLE GASOLINA DIESEL ALCOOL

NVEL DO LEO FLUIDO DE FREIO LEO LUBRIFICANTE ONDE ? POSTO DE GASOLINA

OIL

HUILE

WHERE IS...? GAS STATION

STATION ESSENCE

LLENE EL DEPSITO, POR FAVOR. A QU DISTANCIA QUEDA? NVEL DEL ACEITE LQUIDO DE FRENO ACEITE LUBRICANTE DONDE EST? GASOLINERA OU
ESTACIN DE SERVICIO

DIREITO ESQUERDA TROCAR

RIGHT LEFT CHANGE

SIM NO AJUDE-ME, POR FAVOR 1 2 5 10 20 50 100

YES
NOT HELP ME, PLEASE

DROIT GAUCHE CHANGER. PERMUTER, CHANGER OUI NON

CAMBIAR

ONE TWO FIVE TEN TWENTY FIFTY


ONE HUNDRED

UN DEUX CINQ DIX VINGT


CINQUANTE CENT

UNO DUE CINQUE DIECI VENTI CINQUANTA CENTO

S NO AYDEME, POR FAVOR UNO DOS CINCO DIEZ VEINTE CINQENTA CIEN

61

Acidente com o Csio-137

Um dos maiores acidentes com o istopo Csio-137 teve incio no dia 13 de setembro de 1987, em Goinia, Gois. O desastre fez centenas de vtimas, todas contaminadas atravs de radiaes emitidas por uma nica cpsula que continha csio-137. O instinto curioso de dois catadores de lixo e a falta de informao foram fatores que deram espao ao ocorrido. Ao vasculharem as antigas instalaes do Instituto Goiano de Radioterapia (tambm conhecido como Santa Casa de Misericrdia), no centro de Goinia, tais homens se depararam com um aparelho de radioterapia abandonado. Ento tiveram a infeliz ideia de remover a mquina com a ajuda de um carrinho de mo e levaram o equipamento at a casa de um deles. O maior interesse dos catadores era o lucro que seria obtido com a venda das partes de metal e chumbo do aparelho para ferros-velhos da cidade. Leigos no assunto, no tinham a menor noo do que era aquela mquina e o que continha realmente em seu interior. Aps retirarem as peas de seus interesses, o que levou cerca de cinco dias, venderam o que restou ao proprietrio de um ferro-velho. O dono do estabelecimento era Devair Alves Ferreira que, ao desmontar a mquina, exps ao ambiente 19,26 g de cloreto de csio-137 (CsCl), um p branco parecido com o sal de cozinha que, no escuro, brilha com uma colorao azul. Ele se encantou com o brilho azul emitido pela substncia e resolveu exibir o achado a seus familiares, amigos e parte da vizinhana. Todos acreditavam estar diante de algo sobrenatural e alguns at levaram amostras para casa. A exibio do p fluorescente decorreu 4 dias, e a rea de risco aumentou, pois parte do equipamento de radioterapia tambm fora para outro ferro-velho, espalhando ainda mais o material radioativo. Algumas horas aps o contato com a substncia, vtimas apareceram com os primeiros sintomas da contaminao (vmitos, nuseas, diarreia e tonturas). Um grande nmero de pessoas procurou hospitais e farmcias clamando dos mesmos sintomas. Como ningum fazia ideia do que estava ocorrendo, tais enfermos foram medicados como portadores de uma doena contagiosa. Dias se passaram at que foi descoberta a possibilidade de se tratar de sintomas de uma Sndrome Aguda de Radiao. Somente no dia 29 de setembro de 1987, aps a esposa do dono do ferro-velho ter levado parte da mquina de radioterapia at a sede da Vigilncia Sanitria, que foi possvel identificar os sintomas como sendo de contaminao radioativa. Os mdicos que receberam o equipamento solicitaram a presena de um fsico nuclear para avaliar o acidente. Foi ento que o fsico Valter Mendes, de Goinia, constatou que havia ndices de radiao na Rua 57, do Setor Aeroporto, bem como nas suas imediaes. Diante de 62

tais evidncias e do perigo que elas representavam, ele acionou imediatamente a Comisso Nacional Nuclear (CNEN). O ocorrido foi informado ao chefe do Departamento de Instalaes Nucleares, Jos Jlio Rosenthal, que se dirigiu no mesmo dia para Goinia. No dia seguinte a equipe foi reforada pela presena do mdico Alexandre Rodrigues de Oliveira, da Nuclebrs (atualmente, Indstrias Nucleares do Brasil) e do mdico Carlos Brando da CNEN. Foi quando a secretaria de sade do estado comeou a realizar a triagem dos suspeitos de contaminao em um estdio de futebol da capital. A primeira medida tomada foi separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo e lav-las com gua e sabo para a descontaminao externa. Aps esse procedimento, as pessoas tomaram um quelante denominado de azul da Prssia. Tal substncia elimina os efeitos da radiao, fazendo com que as partculas de csio saiam do organismo atravs da urina e das fezes. As remediaes no foram suficientes para evitar que alguns pacientes viessem a bito. Entre as vtimas fatais estava a menina Leide das Neves, seu pai Ivo, Devair e sua esposa Maria Gabriela, e dois funcionrios do ferro-velho. Posteriormente, mais pessoas morreram vtimas da contaminao com o material radioativo, entre eles funcionrios que realizaram a limpeza do local. O trabalho de descontaminao dos locais atingidos no foi fcil. A retirada de todo o material contaminado com o csio-137 rendeu cerca de 6000 toneladas de lixo (roupas, utenslios, materiais de construo etc.). Tal lixo radioativo encontra-se confinado em 1.200 caixas, 2.900 tambores e 14 contineres (revestidos com concreto e ao) em um depsito construdo na cidade de Abadia de Gois, onde deve ficar por aproximadamente 180 anos. No ano de 1996, a Justia julgou e condenou por homicdio culposo (quando no h inteno de matar) trs scios e funcionrios do antigo Instituto Goiano de Radioterapia (Santa Casa de Misericrdia) a trs anos e dois meses de priso, pena que foi substituda por prestao de servios. Atualmente, as vtimas reclamam da omisso do governo para a assistncia da qual necessitam, tanto mdica como de medicamentos. Fundaram a Associao de Vtimas contaminadas do Csio-137 e lutam contra o preconceito ainda existente. O acidente com Csio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.
Por Lria Alves Equipe Brasil Escola Disponvel em: http://www.brasilescola.com/quimica/acidente-cesio137.htm

63

Calma - L no posto no h produtos radioativos! Entretanto, existem produtos txicos e nocivos ao meio ambiente. Especial Ateno para a Nova Lei dos Resduos Slidos: LEI N 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias.

Qual ser o combustvel que mais prejudica nossa sade: o lcool, o diesel ou a gasolina? As Indstrias de automvel deram um importante passo ao lanarem os veculos total flex. Os consumidores alm de poderem economizar no combustvel, tm a opo de abastecerem com combustveis que causem menos poluio que a gasolina (no caso o lcool), mas ser que esta idia est politicamente correta? Parece que quem usa lcool ao invs de gasolina no polui, e est isento de culpa nesses tempos de aquecimento global, esta uma viso errada dos conceitos de poluio. Acontece que o lcool tambm polui, verdade que em menos proporo que a gasolina, mas no pode ser classificado como no-poluente, veja por que: Em relao emisso de gases poluentes, a queima do lcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentao da cana-de-acar. J a gasolina, alm de ser derivada do petrleo, no possui um motor que faz a combusto de forma correta, lanando na atmosfera gases que prejudicam a sade humana e o meio ambiente. O lcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graas ao catalisador. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monxidos de carbono, sejam transformados em substncias menos perigosas. Mas ambos so responsveis pela emisso do perigoso dixido de carbono, que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

64

No caso do diesel, os hidrocarbonetos que compem a gasolina so mais leves do que aqueles que compem o leo diesel, pois so formados por molculas de menor cadeia carbnica (normalmente cadeias de 4 a 12 tomos de carbono), por isso o diesel se torna o grande vilo no trnsito, e para agravar a situao, os veculos movidos a diesel, como nibus e caminhes, no so equipados com bons catalisadores (pea vital para reduzir a emisso de gases poluentes). Alm disso, metais pesados altamente nocivos tambm fazem parte da composio do diesel. Eles se acumulam no organismo humano e, depois de alguns anos, chegam a causar at mesmo males neurolgicos. Estudos revelaram que as dioxinas presentes no diesel so responsveis por provocar as fortes dores de cabea, distrbios hormonais e cncer no aparelho respiratrio. O biodiesel a soluo para evitar esse desastre mundial, e o Brasil sai na frente na conquista desse importante aliado no combate aos problemas ambientais.
Por Lria Alves Equipe Brasil Escola Disponvel em: http://www.brasilescola.com/quimica/qual-combustivel-que-mais-polui-atmosfera.htm

Vazamento de petrleo desafia a tecnologia no Golfo do Mxico


Robs, drenos e dispersantes so usados para tentar evitar Quase um milho de litros de leo se espalha no mar por dia nos EUA. desastre.

s 22h do dia 20 de abril houve uma exploso no Golfo do Mxico. Onze funcionrios da empresa British Petroleum ficaram desaparecidos no acidente. Desde ento, formou-se uma corrida contra aquele que pode ser tornar em breve o maior derramamento de leo j ocorrido nos Estados Unidos, e um dos maiores da histria somando todas as manchas, a rea comparvel ao tamanho de um pas como Porto Rico. O acidente ocorreu em uma regio de intensa explorao de petrleo, a 65 quilmetros da costa do estado americano da Louisiana. Quando a plataforma Deepwater Horizon pegou fogo, um sistema automtico deveria ter fechado imediatamente uma vlvula no fundo do mar. Deveria, mas no fechou. O equipamento de emergncia falhou e, quando a plataforma afundou, dois dias depois, a tampa do poo ficou aberta. (...).
02/05/2010 23h49 - Atualizado em 03/05/2010 00h16 Disponvel em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/vazamento-de-petroleo-desafia-tecnologia-no-golfodo-mexico.html

65

Vazamento de leo no golfo do Mxico contido pela primeira vez, diz BP

A gigante britnica petroleira British Petroleum (BP) anunciou esta quinta-feira (15) que conseguiu conter o vazamento de petrleo no golfo do Mxico pela primeira vez desde abril, com o fechamento de todas as vlvulas do novo dispositivo colocado sobre o duto danificado, informou um alto funcionrio da companhia. Kent Wells, o vice-presidente senior de explorao e produo da BP disse a jornalistas que o novo dispositivo fechou por completo o vazamento enquanto a companhia conduz um teste crtico de presso. A BP foi reduzindo o vazamento aos poucos como parte dos testes de presso. Engenheiros agora monitoram a presso para verificar se o vazamento ser bem contido. Para o presidente dos EUA, Barack Obama, a novidade um "bom sinal". O governo americano calcula que entre 35 mil e 60 mil barris de petrleo estavam vazando diariamente do poo. Para ir adiante com o teste, os especialistas do governo exigiram que a BP faa anlises adicionais do leito marinho, assim como comprovaes acsticas e de temperatura. A soluo permanente para conter o vazamento a injeo de cimento e barro pesado por meio de um poo alternativo escavado pela empresa. Na tera-feira (13), a Agncia Internacional de Energia (AIE) estimou que o naufrgio da plataforma Deepwater Horizon, no dia 22 de abril, havia provocado o vazamento de 2,3 e 4,5 milhes de barris de petrleo no golfo do Mxico. A ttulo de comparao, no naufrgio do Exxon Valdez no Alasca em 1989, entre 58 e 112 vezes menos petrleo foi despejado no mar. O vazamento no golfo do Mxico o pior desastre ambiental da histria americana. Desde a exploso da plataforma Deepwater Horizon, diversas estratgias para conter o fluxo de petrleo fracassaram. A BP afirma que j gastou US$ 3,5 bilhes nas operaes em resposta ao vazamento, desde a exploso da Deepwater Horizon.
15/07/2010 - 17h00 / Atualizada 15/07/2010 - 21h11 Disponvel em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/07/15/vzamento-de-oleo-no-golfodo-mexico-e-contido-pela-primeira-vez-diz-bp.jhtm

66

rea Atingida pelo Petrleo


No Brasil, a maioria das plataformas petrolferas existentes est em guas profundas. Quando um acidente de petrleo ocorre ou escapa leo de um navio petroleiro ou mesmo de um oleoduto, as equipes de limpeza precisam agir rapidamente para tentar diminuir o impacto do acidente. Os tcnicos especializados, a equipe de limpeza, conseguem diminuir o impacto causado pelo acidente, cercando a mancha de leo para evitar que ela se espalhe e continue contaminando rios ou at mesmo o mar. Aps este processo, eles iniciam a recuperao da rea, separando o leo da areia e da gua, assim aps estes processos, o leo pode ser reaproveitado. O processo de extrao de petrleo considerado como uma atividade de alto risco ambiental, mesmo com todos os cuidados tomados pelas equipes de extrao. Um dos mais graves acidentes ocorridos no Brasil (especificamente na baa de Guanabara) foi em janeiro de 2.000, quando um duto se rompeu e lanou ao mar mais de um milho de litros de petrleo, afetando vrios quilmetros do manguezal e provocando a morte de vrios animais.
Disponvel em: http://www.brasilescola.com/curiosidades/limpeza-de-petroleo.htm

Detectado vazamento de combustvel em posto de Novo Hamburgo


Gerente do local garantiu que em inspeo feita em novembro no foi diagnosticada irregularidade. Novo Hamburgo - Foi encontrado, no final da manh deste sbado, um vazamento de combustvel no subsolo de um posto Ipiranga, no Centro de Novo Hamburgo Conforme o secretrio municipal de Meio Ambiente Ubiratan Hack, funcionrios da Comusa Servios de gua e Esgoto faziam uma obra de reparo em uma tubulao quando sentiram o forte cheiro de combustvel. "Nossa primeira atitude foi chamar a Fepam e fechar a tubulao, para eliminar o risco de exploso", explica Hack. O posto possui servio de monitoramento preventivo peridico e a ltima inspeo, em dezembro de 2009, no acusou nenhuma anormalidade, garantiu o gerente do estabelecimento.
Disponvel em: http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/meioambiente,canal-8,ed-4,ct-602,cd-254528.htm Lusa Medeiros/Da Redao

67

Brasileiro campeo mundial de banho, mas no lava as mos


Pesquisa mostra que ningum toma tanto banho quanto ns. So 20 por semana, quase trs por dia. Mas, lavamos muito pouco as mos. Um hbito que pode prevenir vrias doenas. O brasileiro quebrou um recorde mundial. No foi em nenhuma modalidade esportiva, nem na economia. Uma pesquisa foi atrs do comportamento, da rotina dos brasileiros. Parece, mas no brincadeira. srio. Fizeram uma pesquisa em dez pases, quatro da Europa. O Brasil ficou mesmo em primeirssimo lugar. Ningum toma tanto banho quanto ns. So 20 por semana, quase trs por dia. Mas, lavamos muito pouco as mos. Um hbito que pode prevenir vrias doenas. A publicitria Ana Carolina Soares toma pelo menos dois banhos por dia. um hbito que comeou na infncia. Eu preciso de um banho para acordar e me sinto melhor antes de dormir tomando um banho tambm, justifica a publicitria Ana Carolina Soares. Brasileiro gosta de banho. Somos recordistas mundiais. Ficamos em primeiro lugar em uma pesquisa feita em dez pases. No Brasil, tomamos em mdia quase trs banhos por dia. Na ndia, so trs por semana. Eu acho que o clima influencia um pouco. Vivemos em um pas tropical, lembra um brasileiro. O brasileiro adora tomar banho, mas no tem tanto cuidado com a higiene das mos. o que diz a mesma pesquisa. Nesse hbito, o Brasil caiu para quinto lugar. Ao todo, 1.057 brasileiros foram entrevistados. S 16% disseram que lavam as mos antes de alimentar as crianas, menos da metade (49%) quando usa o banheiro, 46% antes de preparar a comida e 21% depois de tocar em animais. Em um shopping nem preciso ir ao banheiro. A pia fica na praa de alimentao, mas poucos param. falta de cuidado, falta de informao tambm. Se o pessoal soubesse como o dinheiro mesmo transmite bactrias e outras doenas, teria mais cuidado, opina o tcnico em eletrnica Mario Ricardo. Lavar as mos sempre com gua e sabo ou usar lcool gel mais importante do que tomar tantos banhos. A mo entra em contato com tudo. o que diz o infectologista Julival Ribeiro: Eu posso me contaminar com um vrus ou uma bactria e a depender do meu estado imune desenvolver at uma infeco.
68

uma questo de mudana de hbitos: Tem que ensinar s crianas desde pequenas a ter certos hbitos: ir ao banheiro, lavar as mos, chegar em casa, lavar as mos, vai almoar. Lavar as mos, eu fao isso com as crianas, com os meus netos, fiz com os meus filhos, diz a professora Ligia Zardo. Outro dado preocupante: 30% dos brasileiros sabem que os germes existem. Mas no se preocupam com os riscos.
Edio do dia 16/07/2010 16/07/2010 08h01 - Atualizado em 16/07/2010 08h16 Disponvel em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/brasileiro-e-campeao-mundial-de-banho-mas-nao-lavamaos.html

Como limpar banheiros

Recomenda-se uma limpeza cuidadosa nos locais em que vivemos, como forma de se evitar a propagao de doenas. O banheiro uma das reas de nossa casa em que preciso ter um cuidado especial com a limpeza. Felizmente, a maioria dos banheiros fcil de limpar.

Mistura bsica para limpeza de banheiro


Misture 3 colheres de ch de bicarbonato de sdio, 1 e 1/2 xcara de amnia e 2

xcaras de gua morna. Utilize esta mistura para a limpeza diria.


No se esquea de usar luvas de borracha ao preparar a mistura (que, alis, deve

ser feita em rea com boa ventilao).


Para a soluo de limpeza sem amnia, misture 450 gramas de bicarbonato de

sdio, 4 colheres (de sopa) de detergente e 1 xcara de gua morna.

Vasos sanitrios
Limpar o vaso sanitrio uma das tarefas mais chatas ao limpar o banheiro. Mas felizmente, os vasos sanitrios e suas respectivas caixas d'gua so normalmente produzidas com porcelana vitrificada, noporosa e fcil de limpar. Muitos produtos de limpeza e desodorizantes prometem auxiliar nessa tarefa: alguns produtos so bons, outros no. Antes da limpeza, leia o rtulo para saber quais os componentes qumicos e como o

69

produto deve ser usado. Tenha cuidado para no misturar produtos que contenham descolorante com outros base de amnia. Sempre use luvas de borracha quando for manusear os produtos. Cuidado para no deixar que os produtos permaneam no vaso sanitrio ou esbarrem em outras superfcies do banheiro. Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xcara de gua sanitria. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitrio e d descarga.

Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xcara de gua sanitria. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitrio e d descarga. Seguem outras sugestes para clarear a pea de modo rpido e eficiente. Mantenha uma escova de cabo longo para limpar a parte interna do vaso. Borrife 1/4 de xcara de bisulfato de sdio (sulfato cido de sdio) num vaso para uma nica esfregada e descarga. Use luvas de borracha. Deixe agir por 15 minutos, esfregue e d a descarga normalmente. Cuidado: nunca combine clareador com produtos limpadores de vaso sanitrio. A mistura pode ser txica. Faa uma limpeza de um dia para o outro no vaso sanitrio colocando 1/4 de xcara de brax na parte interna e deixando a mistura permanecer at o dia seguinte. Voc pode obter o mesmo resultado colocando duas pastilhas de produto de limpeza no vaso e deixando at o dia seguinte. Esfregue o vaso pela manh. Manchas de ferrugem na borda interna do vaso sanitrio saem com clareador de lavanderia. Proteja suas mos com luva de borracha ao manuse-lo. Esfregue as manchas que teimam em ficar com palha de ao ou lixa d'gua ( venda em lojas de material de construo).

Produtos qumicos para limpeza de vaso sanitrio no devem ser usados para limpar banheiras ou pias.
Disponvel em: http://casa.hsw.uol.com.br/como-limpar-banheiros5.htm

O banheiro encerra uma insolvel contradio: apesar de ser o lugar que voc procura para realizar hbitos de higiene, sem dvida ele rene as condies mais propcias contaminao. Por um lado, isso se deve s prprias caractersticas do ambiente. Mas a falta de ateno com a limpeza e com a manuteno, alm de hbitos pouco cuidadosos, tambm contribuem para que os microorganismos faam a festa , afirma o biomdico Roberto Figueiredo, bastante conhecido como o Dr. Bactria.Abaixo, ele identifica os maiores perigos escondidos nesta parte da casa e d conselhos, certeiros e baratos, para que voc deixe o banheiro de casa um pouco menos hospitaleiro para fungos, bactrias e outros agentes causadores de doenas. 1. Usar toalha de tecido no lavabo Sem dvida, quando falamos de higiene, uma toalha de papel, virgem (no reciclado), representa o melhor. No entanto, fica difcil colocar em um banheiro de uma casa um toalheiro de papel sem dar cara de shopping ou indstria. Por isso, no da para se livrar de uma toalha de tecido. Troque diariamente ou sempre que estiver muito molhada. Eduque as pessoas para no enxugar o rosto nestas toalhas, lugar de lavar o rosto no banheiro e usando a toalha de banho. 2. Partilhar um sabonete em barra Geralmente, os sabonetes no apresentam ao desinfetante, bactericida (a no ser os produzidos com esta finalidade). Eles servem para limpar, e no para matar germes. Tenha higiene: percebendo que h algum resduo preso ao sabonete, lave-o.

70

3. Abrir a porta e dar descarga depois de lavar as mos claro que a maaneta da porta, sendo tocada por uma mo contaminada, vai carregar as bactrias. No entanto, mantendo a maaneta sempre limpa, sem gordura ou outra impureza, os microorganismos tendem a morrer, pois no resistem falta de gua. Mesmo assim, procure lavar as mos aps apertar a descarga ou tocar em outros objetos do banheiro. 4. Deixar cesto de roupas sujas no banheiro Estando bem fechado, no representa tanto problema assim. Mas, no caso das roupas ntimas, sempre bom adicionar na gua de lavagem uma colher de desinfetante base de quaternrio de amnio, facilmente comprado em supermercados. Isso diminui os riscos contaminao. 5. Manter a escova de dente na pia Pode ser mantida, desde que voc nunca d a descarga com a tampa aberta e sempre pulverize a escova com uma soluo de gluconato de clorexidina a 0,12%, encontrada facilmente nas farmcias e drogarias. Enxge antes de usar. 6. Deixar lodo acumulado no boxe e nos armrios Aquele lodo constitudo por microorganismos que, na maior parte das vezes, no causam doenas. No entanto, podem levar a uma alterao da flora normal da boca quando em contato com escovas de dente, levando a processos de gengivite e crie, por exemplo. 7. Dar descarga com a tampa levantada Dando a descarga com a tampa levantada, voc catapulta os germes para o ar. Eles chegam a atingir at 6 metros de altura e, como o p direito de seu banheiro no tem tudo isso, os microorganismo ficam rodando pelo ar por at 2 horas, contaminando escovas de dentes e outros materiais colocados sobre as bancadas e pias. 8. Tomar banho com os ps descalos No banheiro de sua casa, no tem tanto problema, afinal e voc quem controla a limpeza e higienizao com gua sanitria. No entanto, em clubes e noutros locais, sempre bom usar um chinelo de dedo, principalmente sobre estrados de plstico (altamente contaminados). 9. Manter um tapete de borracha de uso comum no banheiro Tudo que voc colocar ir servir de mais uma base para o crescimento de microorganismos. Sendo possvel, elimine. Mas existem locais em que o piso muito liso pode levar a acidentes, principalmente de pessoas mais idosas. Nesses casos, no possvel eliminar, ento lembre-se de desinfetar com gua sanitria. 10. Deixar as janelas do banheiro sempre fechadas O vapor retido dos chuveiros eleva a umidade das paredes, favorecendo o bolor. A aplicao, a cada 15 dias, de uma soluo de 50% de gua sanitria em gua eliminar a presena destes bolores desagradveis. Mas sempre bom ventilar.
Disponvel em: http://www.portalquadrangularbrasil.com.br/portalquadrangular/index.php?option=com_content&view=article&id=4151%3Aiden tifique-os-10-perigos-escondidos-no-banheiro-de-casa-e-proteja-sua-familia&catid=16%3Aciencia-e-saude&Itemid=71

71

3 Legislao
DIREITOS DO CONSUMIDOR
A Lei n 8.078, conhecida como Cdigo de Defesa do Consumidor, est em vigor desde 11 de setembro de 1990. Ela a garantia do consumidor tambm nos postos de combustveis. Dentre os direitos do consumidor, o primeiro deles o de escolher o produto e servio que est comprando. O direito segurana no estabelecimento comercial tambm est na lei. Os postos de combustveis so obrigados a seguir regras rgidas de segurana para proteo dos clientes, funcionrios, reas vizinhas e do meio ambiente. Essas regras so ditadas por leis e determinaes da ANP (Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis), por rgos federais, estaduais e municipais. O direito informao tambm est determinado na lei. Portanto, todos os produtos oferecidos nos postos de combustveis devem informar claramente o preo, a quantidade, o peso, a composio e a origem. O consumidor tambm deve ter ateno publicidade abusiva ou enganosa. Anunciar um preo e cobrar outro crime. Vender combustvel adulterado crime. O consumidor tem o direito de reclamar e no aceitar.

Fique atento s fraudes


A Fecombustveis combate qualquer tipo de irregularidade, denunciando-as s autoridades e lutando para um mercado onde a concorrncia seja leal. Confira abaixo os principais problemas enfrentados pelo mercado:

Combustvel adulterado Formas de adulterao: lcool molhado - o lcool anidro (que o misturado gasolina e no tributado na
sada da usina) misturado gua e vendido com lcool hidratado, prprio para consumo de veculos. O adulterador tem a vantagem de sonegar impostos e o consumidor fica no prejuzo porque a gua de torneira misturada ao lcool contm sais minerais que provocam danos ao motor.

Gasolina com teor alcolico acima do especificado pelo governo federal - o Ministrio das Minas e Energia juntamente com o Ministrio da Agricultura e a
ANP determinam o teor de lcool na gasolina. Caso esse teor no seja obedecido, o combustvel irregular. O adulterador acrescenta mais lcool mistura e ganha no preo, porque o lcool mais barato que a gasolina. J o consumidor perde em rendimento do combustvel e compra lcool pelo preo da gasolina.

Gasolina misturada com solvente - o solvente um derivado da nafta, mesmo


produto do qual a gasolina produzida. No entanto, ele utilizado na construo civil e em outras indstrias e no to tributado como o combustvel. Com menor tributao, o solvente um chamariz para a adulterao na gasolina. O problema que o consumidor compra gato por lebre e ainda tem o motor de seu veculo danificado.

72

Gasolina misturada com leo diesel - o leo diesel menos tributado que a
gasolina e por isso o produto final mais barato. Adicionar leo gasolina uma outra forma de o adulterador levar vantagem em cima do consumidor. O leo diesel na gasolina danifica o motor porque ele mais pesado e sua queima no completa.

Combustvel comum vendido como se fosse aditivado - o combustvel


aditivado mais caro porque garante a limpeza do sistema de combustvel do veculo. O consumidor pensa que est comprando combustvel com valor agregado e na verdade est sendo enganado.

leo diesel misturado com leo vegetal - leo vegetal no biodiesel, que
deve passar por um processo qumico chamado transeificao para que seja prprio para o uso nos motores de veculos. Os motores de diesel no so preparados para funcionar com leo vegetal e em curto prazo danos ao motor sero ocasionados.

Combustveis sem qualidade - algumas vezes, o combustvel est sem qualidade,


mas no porque foi adulterado, e sim por negligncia ou erros operacionais. Um dos mais comuns a infiltrao de gua nos tanques dos postos de combustveis. Essa mistura grave, porque apenas uma pequena quantidade de gua tira qualquer combustvel da especificao determinada pela ANP e, conseqentemente, causa danos aos motores dos veculos.

O que fazer para no cair nestas armadilhas Duvide de preo muito baixo - se h uma grande discrepncia de preos entre um
posto e seus concorrentes, fique esperto: o barato pode sair caro. Estabelecimentos que cobram muito mais barato podem estar adulterando ou comprando de fornecedores ilegais, que sonegam ou vendem carga roubada ou ainda adulteram.

Pea sempre nota fiscal - ela a garantia de que o consumidor comprou realmente
no posto em que houve um problema. A nota funciona como uma prova em um eventual processo na Justia.

Abastea sempre em um posto de sua confiana - a melhor forma de


conferir o rendimento do motor do veculo e de no cair nas armadilhas que muitas vezes pegam o consumidor desinformado.

Fonte: http://www.fecombustiveis.org.br/direitos-do-consumidor.html

73

3.1 Cdigo de defesa do Consumidor


O Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) , no ordenamento jurdico brasileiro, um conjunto de normas que visam a proteo aos direitos do consumidor, bem como disciplinar as relaes e as responsabilidades entre o fornecedor (fabricante de produtos ou o prestador de servios) com o consumidor final, estabelecendo padres de conduta, prazos e penalidades.

Histrico
Institudo pela Lei N 8.078, de 11 de setembro de 1990, o Cdigo, entretanto, teve a sua vigncia protelada para a adaptao das partes envolvidas. O CDC foi fruto de uma expressa determinao constitucional que buscou preencher uma lacuna legislativa existente no Direito Brasileiro, onde as relaes comerciais, tratadas de forma obsoleta por um Cdigo Comercial do sculo XIX, no traziam nenhuma proteo ao consumidor. Assim, tornava-se necessria a elaborao de normas que acompanhassem o dinamismo de uma sociedade de massas que se formou no decorrer do sculo XX, conforme dispunha a Constituio de 1988 no seu artigo 5, inciso XXXII: O Estado promover na forma da lei a defesa do consumidor. Por sua vez, o artigo 48 do ADCT da nova Constituio j determinava que, dentro de 120 dias da sua promulgao, deveria ser elaborado o cdigo de defesa do consumidor. Por outro lado, com a redemocratizao do pas, a partir da promulgao da Constituio de 1988, houve um fortalecimento das entidades no-governamentais, fortalecendo o clamor popular por uma regulamentao dos direitos sociais, o que se fez sentir tambm na criao deste corpo normativo. Buscando alcanar esse objetivo, o Ministrio da Justia designou uma comisso de juristas para que elaborassem um anteprojeto de lei federal que mais tarde seria aprovado como o Cdigo de Defesa do Consumidor. Tal comisso era presidida pela professora Ada Pellegrini Grinover e integrada por Antnio Herman de Vasconcellos e Benjamim, Daniel Roberto Fink, Jos Geraldo Brito Filomeno, Kazuo Watanabe, Nelson Nery Jnior e Zelmo Denari. Finalmente, o CDC foi promulgado em 1990, gerando importantes mudanas que, no decorrer dos anos 90 e na primeira dcada do sculo XXI, mudaram consideravelmente as relaes de consumo, impondo uma maior qualidade na fabricao dos produtos e no prprio atendimento das empresas de um modo geral.

Reaes contrrias
No foi pacfica a vigncia desta Lei: vrias entidades vm tentando, ao longo dos anos, escapar de sua rea de atuao. O exemplo mais claro deu-se com as instituies bancrias do Brasil que, atravs de recursos e chicanas jurdicas, mantiveram-se at 2006 sem subordinar-se aos dispositivos do CDC, at que uma deciso do Supremo Tribunal Federal esclareceu de forma definitiva, dizendo que os bancos tm, efetivamente, relao de consumo com seus clientes e, portanto, devem estar sujeitos ao Cdigo.

74

Definies
Uma das premissas essenciais para se estabelecer a chamada relao de consumo, so os conceitos legais para palavras como consumidor, servio ou produto. Elas esto estabelecidas nos artigos iniciais do CDC: Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo. (art. 2) Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados que desenvolvem atividades de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. (art. 3) Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. (art. 3, 1) Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista. (art. 3, 2)

Extrado de: Wikipedia, disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Defesa_do_Consumidor

75

Tira Dvidas

PREOS DIFERENTES PARA CARTO DE CRDITO E


DINHEIRO
abusiva a cobrana de preos diferentes para pagamento em dinheiro e com carto de crdito?

por Denise de Almeida


Sim. Recente deciso do Superior Tribunal de Justia (STJ) reitera o que diz o Cdigo de Defesa do Consumidor que no permite fixao de preo diferenciado na venda de bens ou na prestao de servios pagos com carto de crdito em relao ao preo vista e considera abusiva a cobrana de preos diferentes para pagamentos em dinheiro e carto de crdito. Por uninamidade, os ministros da 3 Turma do STJ entenderam que o pagamento com carto de crdito vista porque a obrigao do consumidor com o fornecedor cessa de imediato. A deciso foi no julgamento de uma ao do Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul contra um posto de combustvel do estado, que poder pagar R$ 500 de multa, por dia, se mantiver a cobrana diferenciada para os pagamentos em dinheiro ou em carto de crdito. O Tribunal de Justia manteve o preo diferenciado por considerar que o comerciante s receber o dinheiro aps 30 dias, porm, o relator do recurso no STJ, ministro Massami Uyeda, afirmou que o consumidor j paga administradora uma taxa pela utilizao do carto de crdito, a instituio financeira garante ao estabelecimento comercial o recebimento do crdito e o comerciante, ao disponibilizar esta forma de pagamento, agrega valor ao seu negcio, atraindo, inclusive, mais clientes. Vale lembrar, contudo, que tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei do Senado (PLS) 492/2009, que quer alterar o Cdigo de Defesa do Consumidor para permitir a fixao de preo diferenciado na venda de bens ou na prestao de servios pagos com carto de crdito em relao ao preo vista.

Extrado de: Revista Posto de Observao, disponvel em: http://www.postonet.com.br Obs.:a seguir a ntegra da deciso, disponvel no site do STJ, gentilmente cedida pela Sra. Denise Almeida.

76

Processo REsp 1133410 / RS RECURSO ESPECIAL 2009/0065220-8 Relator(a) Ministro MASSAMI UYEDA (1129) rgo Julgador T3 - TERCEIRA TURMA Data do Julgamento 16/03/2010 Data da Publicao/Fonte DJe 07/04/2010 Ementa
RECURSO ESPECIAL - AO COLETIVA DE CONSUMO - COBRANA DE PREOS DIFERENCIADOS PRA VENDA DE COMBUSTVEL EM DINHEIRO, CHEQUE E CARTO DE CRDITO - PRTICA DE CONSUMO ABUSIVA - VERIFICAO - RECURSO ESPECIAL PROVIDO. I - No se deve olvidar que o pagamento por meio de carto de crdito garante ao estabelecimento comercial o efetivo adimplemento, j que, como visto, a administradora do carto se responsabiliza integralmente pela compra do consumidor, assumindo o risco de crdito, bem como de eventual fraude; II - O consumidor, ao efetuar o pagamento por meio de carto de crdito (que s se dar a partir da autorizao da emissora), exonera-se, de imediato, de qualquer obrigao ou vinculao perante o fornecedor, que dever conferir quele plena quitao. Est-se, portanto, diante de uma forma de pagamento vista e, ainda, pro soluto" (que enseja a imediata extino da obrigao); III - O custo pela disponibilizao de pagamento por meio do carto de crdito inerente prpria atividade econmica desenvolvida pelo empresrio, destinada obteno de lucro, em nada referindo-se ao preo de venda do produto final. Imputar mais este custo ao consumidor equivaleria a atribuir a este a diviso de gastos advindos do prprio risco do negcio (de responsabilidade exclusiva do empresrio), o que, alm de refugir da razoabilidade, destoa dos ditames legais, em especial do sistema protecionista do consumidor; IV - O consumidor, pela utilizao do carto de crdito, j paga administradora e emissora do carto de crdito taxa por este servio (taxa de administrao). Atribuir-lhe ainda o custo pela disponibilizao de pagamento por meio de carto de crdito, responsabilidade exclusiva do empresrio, importa em oner-lo duplamente (in bis idem) e, por isso, em prtica de consumo que se revela abusiva;

Acrdo
Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, a Turma, por unanimidade, dar provimento ao recurso especial, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Sidnei Beneti, Vasco Della Giustina (Desembargador convocado do TJ/RS) e Paulo Furtado (Desembargador convocado do TJ/BA) votaram com o Sr. Ministro Relator.

Ausente, justificadamente, a Sra. Ministra Nancy Andrighi.


Notas Discusso doutrinria: cobrana de preo diferenciado para a venda de combustvel de acordo com a forma de pagamento realizada pelo consumidor: dinheiro, cheque ou carto de crdito. Resumo Estruturado VEJA A EMENTA E DEMAIS INFORMAES. Referncia Legislativa LEG:FED LEI:008078 ANO:1990 ***** CDC-90 INC:00010 ART:00051 INC:00010 CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR ART:00039

77

3.2 NR 6 Equipamento de Proteo Individual - EPI


Publicao D.O.U. Portaria GM n. 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alteraes/Atualizaes D.O.U. Portaria SSMT n. 05, de 07 de maio de 1982 17/05/82 Portaria SSMT n. 06, de 09 de maro de 1983 14/03/83 Portaria DSST n. 05, de 28 de outubro de 1991 30/10/91 Portaria DSST n. 03, de 20 de fevereiro de 1992 21/02/92 Portaria DSST n. 02, de 20 de maio de 1992 21/05/92 Portaria DNSST n. 06, de 19 de agosto de 1992 20/08/92 Portaria SSST n. 26, de 29 de dezembro de 1994 30/12/94 Portaria SIT n. 25, de 15 de outubro de 2001 17/10/01 Portaria SIT n. 48, de 25 de maro de 2003 28/03/04 Portaria SIT n. 108, de 30 de dezembro de 2004 10/12/04 Portaria SIT n. 191, de 04 de dezembro de 2006 06/12/06 Portaria SIT n. 194, de 22 de dezembro de 2006 22/12/06 Portaria SIT n. 107, de 25 de agosto de 2009 27/08/09 Portaria SIT n. 125, de 12 de novembro de 2009 13/11/09 (Texto dado pela Portaria SIT n. 25, de 15 de outubro de 2001)

6.1. Para os fins de aplicao desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteo Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. 6.1.1. Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteo Individual, todo aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. 6.2. O equipamento de proteo individual, de fabricao nacional ou importado, s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao - CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego. 6.3. A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias: a) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situaes de emergncia. 6.4. Atendidas as peculiaridades de cada atividade profissional, e observado o disposto no item 6.3, o empregador deve fornecer aos trabalhadores os EPI adequados, de acordo com o disposto no ANEXO I desta NR. 6.4.1. As solicitaes para que os produtos que no estejam relacionados no ANEXO I, desta NR, sejam considerados como EPI, bem como as propostas para reexame daqueles ora elencados, devero ser avaliadas por comisso tripartite a ser constituda pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, aps ouvida a CTPP, sendo as concluses submetidas quele rgo do Ministrio do Trabalho e Emprego para aprovao. 6.5. Compete ao Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. 6.5.1. Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado proteo do trabalhador. 6.6. Cabe ao empregador 6.6.1. Cabe ao empregador quanto ao EPI : a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso; c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; e, g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico.

78

(Inserida pela Portaria SIT n. 107, de 25 de agosto de 2009) 6.7. Cabe ao empregado 6.7.1. Cabe ao empregado quanto ao EPI: a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; b) responsabilizar-se pela guarda e conservao; c) comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; e, d) cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado. 6.8. Cabe ao fabricante e ao importador 6.8.1. O fabricante nacional ou o importador dever: a) cadastrar-se, segundo o ANEXO II, junto ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; b) solicitar a emisso do CA, conforme o ANEXO II; c) solicitar a renovao do CA, conforme o ANEXO II, quando vencido o prazo de validade estipulado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade do trabalho; d) requerer novo CA, de acordo com o ANEXO II, quando houver alterao das especificaes do equipamento aprovado; e) responsabilizar-se pela manuteno da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovao - CA; f) comercializar ou colocar venda somente o EPI, portador de CA; g) comunicar ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho quaisquer alteraes dos dados cadastrais fornecidos; h) comercializar o EPI com instrues tcnicas no idioma nacional, orientando sua utilizao, manuteno, restrio e demais referncias ao seu uso; i) fazer constar do EPI o nmero do lote de fabricao; e, j) providenciar a avaliao da conformidade do EPI no mbito do SINMETRO, quando for o caso. 6.9. Certificado de Aprovao - CA 6.9.1. Para fins de comercializao o CA concedido aos EPI ter validade: a) de 5 (cinco) anos, para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que no tenham sua conformidade avaliada no mbito do SINMETRO; b) do prazo vinculado avaliao da conformidade no mbito do SINMETRO, quando for o caso; c) de 2 (dois) anos, para os EPI desenvolvidos at a data da publicao desta Norma, quando no existirem normas tcnicas nacionais ou internacionais, oficialmente reconhecidas, ou laboratrio capacitado para realizao dos ensaios, sendo que nesses casos os EPI tero sua aprovao pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, mediante apresentao e anlise do Termo de Responsabilidade Tcnica e da especificao tcnica de fabricao, podendo ser renovado at 2007, quando se expiraro os prazos concedidos; e, (Alterada pela Portaria SIT n. 194, de 22 de dezembro de 2006) d) de 2 (dois) anos, renovveis por igual perodo, para os EPI desenvolvidos aps a data da publicao desta NR, quando no existirem normas tcnicas nacionais ou internacionais, oficialmente reconhecidas, ou laboratrio capacitado para realizao dos ensaios, caso em que os EPI sero aprovados pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, mediante apresentao e anlise do Termo de Responsabilidade Tcnica e da especificao tcnica de fabricao. 6.9.2. O rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, quando necessrio e mediante justificativa, poder estabelecer prazos diversos daqueles dispostos no subitem 6.9.1. 6.9.3. Todo EPI dever apresentar em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricao e o nmero do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricao e o nmero do CA. 6.9.3.1. Na impossibilidade de cumprir o determinado no item 6.9.3, o rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho poder autorizar forma alternativa de gravao, a ser proposta pelo fabricante ou importador, devendo esta constar do CA. 6.10. Restaurao, lavagem e higienizao de EPI

79

6.10.1. Os EPI passveis de restaurao, lavagem e higienizao, sero definidos pela comisso tripartite constituda, na forma do disposto no item 6.4.1, desta NR, devendo manter as caractersticas de proteo original. 6.11. Da competncia do Ministrio do Trabalho e Emprego / MTE 6.11.1. Cabe ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho: a) cadastrar o fabricante ou importador de EPI; b) receber e examinar a documentao para emitir ou renovar o CA de EPI; c) estabelecer, quando necessrio, os regulamentos tcnicos para ensaios de EPI; d) emitir ou renovar o CA e o cadastro de fabricante ou importador; e) fiscalizar a qualidade do EPI; f) suspender o cadastramento da empresa fabricante ou importadora; e, g) cancelar o CA. 6.11.1.1. Sempre que julgar necessrio o rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, poder requisitar amostras de EPI, identificadas com o nome do fabricante e o nmero de referncia, alm de outros requisitos. 6.11.2. Cabe ao rgo regional do MTE: a) fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; b) recolher amostras de EPI; e, c) aplicar, na sua esfera de competncia, as penalidades cabveis pelo descumprimento desta NR. 6.12 e Subitens (Revogados pela Portaria SIT n. 125, de 12 de novembro de 2009) ANEXO I (Texto dado pela Portaria SIT n. 25, de 15 de outubro de 2001) LISTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL A - EPI PARA PROTEO DA CABEA A.1 - Capacete a) capacete de segurana para proteo contra impactos de objetos sobre o crnio; b) capacete de segurana para proteo contra choques eltricos; c) capacete de segurana para proteo do crnio e face contra riscos provenientes de fontes geradoras de calor nos trabalhos de combate a incndio. A.2 - Capuz a) capuz de segurana para proteo do crnio e pescoo contra riscos de origem trmica; b) capuz de segurana para proteo do crnio e pescoo contra respingos de produtos qumicos. B - EPI PARA PROTEO DOS OLHOS E FACE B.1 - culos a) culos de segurana para proteo dos olhos contra impactos de partculas volantes; b) culos de segurana para proteo dos olhos contra luminosidade intensa; c) culos de segurana para proteo dos olhos contra radiao ultra-violeta; d) culos de segurana para proteo dos olhos contra radiao infra-vermelha; e) culos de segurana para proteo dos olhos contra respingos de produtos qumicos. B.2 - Protetor facial a) protetor facial de segurana para proteo da face contra impactos de partculas volantes; b) protetor facial de segurana para proteo da face contra respingos de produtos qumicos; c) protetor facial de segurana para proteo da face contra radiao infra-vermelha; d) protetor facial de segurana para proteo dos olhos contra luminosidade intensa. B.3 - Mscara de Solda a) mscara de solda de segurana para proteo dos olhos e face contra impactos de partculas volantes; b) mscara de solda de segurana para proteo dos olhos e face contra radiao ultra-violeta; c) mscara de solda de segurana para proteo dos olhos e face contra radiao infravermelha; d) mscara de solda de segurana para proteo dos olhos e face contra luminosidade intensa. C - EPI PARA PROTEO AUDITIVA

80

C.1 - Protetor auditivo a) protetor auditivo circum-auricular para proteo do sistema auditivo contra nveis de presso sonora superiores ao estabelecido na NR - 15, Anexos I e II; b) protetor auditivo de insero para proteo do sistema auditivo contra nveis de presso sonora superiores ao estabelecido na NR - 15, Anexos I e II; c) protetor auditivo semi-auricular para proteo do sistema auditivo contra nveis de presso sonora superiores ao estabelecido na NR - 15, Anexos I e II. D - EPI PARA PROTEO RESPIRATRIA D.1 - Respirador purificador de ar a) respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra poeiras e nvoas; b) respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra poeiras, nvoas e fumos; c) respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra poeiras, nvoas, fumos e radionucldeos; d) respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra vapores orgnicos ou gases cidos em ambientes com concentrao inferior a 50 ppm (parte por milho); e) respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra gases emanados de produtos qumicos; f) respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra partculas e gases emanados de produtos qumicos; g) respirador purificador de ar motorizado para proteo das vias respiratrias contra poeiras, nvoas, fumos e radionucldeos. D.2 - Respirador de aduo de ar a) respirador de aduo de ar tipo linha de ar comprimido para proteo das vias respiratrias em atmosferas com concentrao Imediatamente Perigosa Vida e Sade e em ambientes confinados; b) mscara autnoma de circuito aberto ou fechado para proteo das vias respiratrias em atmosferas com concentrao Imediatamente Perigosa Vida e Sade e em ambientes confinados; D.3 - Respirador de fuga a) respirador de fuga para proteo das vias respiratrias contra agentes qumicos em condies de escape de atmosferas Imediatamente Perigosa Vida e Sade ou com concentrao de oxignio menor que 18 % em volume. E - EPI PARA PROTEO DO TRONCO E.1 - Vestimentas de segurana que ofeream proteo ao tronco contra riscos de origem trmica, mecnica, qumica, radioativa e meteorolgica e umidade proveniente de operaes com uso de gua. E.2 - Colete prova de balas de uso permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo, para proteo do tronco contra riscos de origem mecnica. (Includo pela Portaria SIT n. 191, de 04 de dezembro de 2006) F - EPI PARA PROTEO DOS MEMBROS SUPERIORES F.1 - Luva a) luva de segurana para proteo das mos contra agentes abrasivos e escoriantes; b) luva de segurana para proteo das mos contra agentes cortantes e perfurantes; c) luva de segurana para proteo das mos contra choques eltricos; d) luva de segurana para proteo das mos contra agentes trmicos; e) luva de segurana para proteo das mos contra agentes biolgicos; f) luva de segurana para proteo das mos contra agentes qumicos; g) luva de segurana para proteo das mos contra vibraes; h) luva de segurana para proteo das mos contra radiaes ionizantes. F.2 - Creme protetor a) creme protetor de segurana para proteo dos membros superiores contra agentes qumicos, de acordo com a Portaria SSST n. 26, de 29/12/1994. F.3 - Manga a) manga de segurana para proteo do brao e do antebrao contra choques eltricos; b) manga de segurana para proteo do brao e do antebrao contra agentes abrasivos e escoriantes;

81

c) manga de segurana para proteo do brao e do antebrao contra agentes cortantes e perfurantes. d) manga de segurana para proteo do brao e do antebrao contra umidade proveniente de operaes com uso de gua; e) manga de segurana para proteo do brao e do antebrao contra agentes trmicos. F.4 - Braadeira a) braadeira de segurana para proteo do antebrao contra agentes cortantes. F.5 - Dedeira a) dedeira de segurana para proteo dos dedos contra agentes abrasivos e escoriantes. G - EPI PARA PROTEO DOS MEMBROS INFERIORES G.1 - Calado a) calado de segurana para proteo contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos; b) calado de segurana para proteo dos ps contra choques eltricos; c) calado de segurana para proteo dos ps contra agentes trmicos; d) calado de segurana para proteo dos ps contra agentes cortantes e escoriantes; e) calado de segurana para proteo dos ps e pernas contra umidade proveniente de operaes com uso de gua; f) calado de segurana para proteo dos ps e pernas contra respingos de produtos qumicos. G.2 - Meia a) meia de segurana para proteo dos ps contra baixas temperaturas. G.3 - Perneira a) perneira de segurana para proteo da perna contra agentes abrasivos e escoriantes; b) perneira de segurana para proteo da perna contra agentes trmicos; c) perneira de segurana para proteo da perna contra respingos de produtos qumicos; d) perneira de segurana para proteo da perna contra agentes cortantes e perfurantes; e) perneira de segurana para proteo da perna contra umidade proveniente de operaes com uso de gua. G.4 - Cala a) cala de segurana para proteo das pernas contra agentes abrasivos e escoriantes; b) cala de segurana para proteo das pernas contra respingos de produtos qumicos; c) cala de segurana para proteo das pernas contra agentes trmicos; d) cala de segurana para proteo das pernas contra umidade proveniente de operaes com uso de gua. H - EPI PARA PROTEO DO CORPO INTEIRO H.1 - Macaco a) macaco de segurana para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra chamas; b) macaco de segurana para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra agentes trmicos; c) macaco de segurana para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra respingos de produtos qumicos; d) macaco de segurana para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra umidade proveniente de operaes com uso de gua. H.2 - Conjunto a) conjunto de segurana, formado por cala e bluso ou jaqueta ou palet, para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra agentes trmicos; b) conjunto de segurana, formado por cala e bluso ou jaqueta ou palet, para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra respingos de produtos qumicos; c) conjunto de segurana, formado por cala e bluso ou jaqueta ou palet, para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra umidade proveniente de operaes com uso de gua; d) conjunto de segurana, formado por cala e bluso ou jaqueta ou palet, para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra chamas. H.3 - Vestimenta de corpo inteiro a) vestimenta de segurana para proteo de todo o corpo contra respingos de produtos qumicos;

82

b) vestimenta de segurana para proteo de todo o corpo contra umidade proveniente de operaes com gua; c) vestimenta condutiva de segurana para proteo de todo o corpo contra choques eltricos. (Includa pela Portaria SIT n. 108, de 30 de dezembro de 2004) I - EPI PARA PROTEO CONTRA QUEDAS COM DIFERENA DE NVEL I.1 - Dispositivo trava-queda a) dispositivo trava-queda de segurana para proteo do usurio contra quedas em operaes com movimentao vertical ou horizontal, quando utilizado com cinturo de segurana para proteo contra quedas. I.2 - Cinturo a) cinturo de segurana para proteo do usurio contra riscos de queda em trabalhos em altura; b) cinturo de segurana para proteo do usurio contra riscos de queda no posicionamento em trabalhos em altura. Nota: O presente Anexo poder ser alterado por portaria especfica a ser expedida pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, aps observado o disposto no subitem 6.4.1. ANEXO II (Texto dado pela Portaria SIT n. 25, de 15 de outubro de 2001) 1.1 - O cadastramento das empresas fabricantes ou importadoras, ser feito mediante a apresentao de formulrio nico, conforme o modelo disposto no ANEXO III, desta NR, devidamente preenchido e acompanhado de requerimento dirigido ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho. 1.2 - Para obter o CA, o fabricante nacional ou o importador, dever requerer junto ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho a aprovao do EPI. 1.3 - O requerimento para aprovao do EPI de fabricao nacional ou importado dever ser formulado, solicitando a emisso ou renovao do CA e instrudo com os seguintes documentos: a) memorial descritivo do EPI, incluindo o correspondente enquadramento no ANEXO I desta NR, suas caractersticas tcnicas, materiais empregados na sua fabricao, uso a que se destina e suas restries; b) cpia autenticada do relatrio de ensaio, emitido por laboratrio credenciado pelo rgo competente em matria de segurana e sade no trabalho ou do documento que comprove que o produto teve sua conformidade avaliada no mbito do SINMETRO, ou, ainda, no caso de no haver laboratrio credenciado capaz de elaborar o relatrio de ensaio, do Termo de Responsabilidade Tcnica, assinado pelo fabricante ou importador, e por um tcnico registrado em Conselho Regional da Categoria; c) cpia autenticada e atualizada do comprovante de localizao do estabelecimento, e, d) cpia autenticada do certificado de origem e declarao do fabricante estrangeiro autorizando o importador ou o fabricante nacional a comercializar o produto no Brasil, quando se tratar de EPI importado. ANEXO III (Texto dado pela Portaria SIT n. 25, de 15 de outubro de 2001) MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO

FORMULRIO NICO PARA CADASTRAMENTO DE EMPRESA FABRICANTE OU IMPORTADORA DE EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL 1 Identificao do fabricante ou importador de EPI: - Fabricante - Importador - Fabricante e Importador

83

Razo Social: Nome Fantasia: CNPJ/MF: Inscrio Estadual IE: Inscrio Municipal IM: Endereo: Bairro: CEP: Cidade: Estado: Telefone: Fax: E-Mail: Ramo de Atividade: CNAE (Fabricante): CCI da SRF/MF (Importador): 2 Responsvel perante o DSST / SIT: a) Diretores: Nome N. da Identidade Cargo na Empresa 1 2 3 b) Departamento Tcnico: Nome N. do Registro Prof. Conselho Prof./Estado 1 2 3 Lista de EPI fabricados: 4 Observaes: a) Este formulrio nico dever ser preenchido e atualizado, sempre que houver alterao, acompanhado de requerimento ao DSST / SIT / MTE; b) Cpia autenticada do Contrato Social onde conste dentre os objetivos sociais da empresa, a fabricao e/ou importao de EPI. Nota: As declaraes anteriormente prestadas so de inteira responsabilidade do fabricante ou importador, passveis de verificao e eventuais penalidades, facultadas em Lei. _____________________________,______ de ______________________ de _______________________________________________________________________ Diretor ou Representante Legal

NR 20 - Lquidos combustveis e inflamveis


Publicao D.O.U. Portaria GM n. 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 20.1 Lquidos combustveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora - NR fica definido "lquido combustvel" como todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70C (setenta graus centgrados) e inferior a 93,3C (noventa e trs graus e trs dcimos de graus centgrados). 20.1.1.1 O lquido combustvel definido no item 20.1.1 considerado lquido combustvel da Classe III. 20.1.2 Os tanques de armazenagem de lquidos combustveis sero construdos de ao ou de concreto, a menos que a caracterstica do lquido requeira material especial, segundo normas tcnicas oficiais vigentes no Pas.(...)

Disponvel, em inteiro teor, em: http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_20.pdf

84

3.3 Combustveis

PORTARIA MAPA N 143 , DE 27.6.2007 - DOU 29.6.2007


Nota: Revogada pela Portaria MAPA n 7 , de 11.1.2010 DOU 12.1.2010 Efeitos a partir de 12.1.2010. Ver Resoluo CIMA n 37, de 27.6.2007, DOU 28.6.2007, que dispe sobre a adio de lcool etlico anidro combustvel gasolina.

O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelo art. 87, pargrafo nico, inciso II, da Constituio, pelo art. 1 do Decreto n 3.966, de 10 de outubro de 2001, conforme a Resoluo CIMA n 37, de 27 de junho de 2007, do Conselho Interministerial do Acar e do lcool CIMA, e o que consta do Processo n 21000.004237/2007-14, resolve:

Art. 1 Fixar em vinte e cinco por cento o percentual obrigatrio de adio de lcool etlico anidro combustvel gasolina. Art. 2 Esta Portaria entra em vigor a zero hora do dia primeiro de julho de 2007. Art. 3 Fica revogada a Portaria MAPA n 278, de 10 de novembro de 2006.

REINHOLD STEPHANES

3.3.1 LMC - Livro de Movimentao de Combustveis


O LMC - Livro de Movimentao de Combustveis, um livro de registro de entrada e sada de todos os combustveis comercializados no posto, que serve tambm para o controle de arrecadao do ICMS. um documento obrigatrio nos postos de combustveis. Sua escriturao est prevista na Portaria n 26/92, do antigo Departamento Nacional de Combustveis (DNC), hoje ANP, e deve ser preenchido diariamente pelo revendedor. Preenchimento correto do LMC A Portaria DNC n.o 026/92 determina que a consolidao do LMC deve ser mensal, o que implica que o nmero de folhas seja de acordo com o quantitativo de dias de cada ms. A consolidao poder ser efetuada por tipo de combustvel, separado dos demais por contracapa de identificao, com o objetivo de facilitar a conferncia e anlise dos
85

registros de movimentao de cada tipo de combustvel, inclusive para o prprio revendedor no acompanhamento da evoluo do seu estoque e de seu desempenho comercial. A ttulo de ilustrao: o LMC de determinado ms do revendedor que comercializa quatro tipos de combustveis dever ter 124 folhas, conforme distribuio a seguir: gasolina aditivada, de 01 a 31; gasolina comum, de 32 a 62; AEHC, de 63 a 93, e leo diesel, de 94 a 124. Com isso, fica claro que o LMC impresso, que comprado para o preenchimento manual, que deve ter no mnimo 100 folhas, e no o LMC que feito via computador e posteriormente encadernado. Este ltimo, alis, dever ser encadernado mensalmente, separadamente por combustvel, ou todos juntos, conforme exemplo acima.
Fonte: Sincopetro

A responsabilidade pelo licenciamento ambiental dos postos revendedores de combustveis


por Svetlana Maria de Miranda Foi-se o tempo em que a natureza podia ser concebida como res extensa e colocada em toda a sua plenitude, a servio da satisfao humana . Desde a dcada de 60, uma nova concepo cientfica elaborada por James Lovelock , conhecida como Hiptese Gaia, concebia o Planeta Terra como um imenso ser vivo, capaz de se auto-regular, criando e mantendo as condies para a manuteno da vida. Contraposta s ideologias predominantes da poca, a teoria sistmica de Gaia contribuiu para o reconhecimento de que os modelos de desenvolvimento e progresso impulsionados pelos avanos tcnicos foram determinantes no s para melhorar a qualidade de vida da humanidade, mas tambm para proporcionar um corpo de transformaes ecolgicas sob as quais no se tinha qualquer controle e proteo. Neste contexto, as contingncias e as incertezas que imperam nesta sociedade afetam todas as reas do saber, em especial a cincia jurdica. O Direito se adapta nova realidade buscando tutelar o meio ambiente e limitar as atuaes humanas e industriais sobre ele incidentes, pautado mais pelo carter da preveno, do que de represso e sano. Com efeito, dentre as atividades econmicas assim reguladas, inclui-se a distribuio e revenda de combustveis e derivados de petrleo que, no que se refere legislao de proteo ao meio ambiente, em especial o procedimento administrativo do licenciamento ambiental, se encontram regulamentadas pela Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, que determina a Poltica Nacional de Meio Ambiente, a Resoluo CONAMA n 237/97, que dispe sobre o mecanismo de controle propriamente dito e pela Resoluo CONAMA n 273/00 , que estabelece, especificamente, o licenciamento ambiental dos postos de revendas de combustveis, abastecimento e similares.
86

E com base neste quadro legal, passemos ento a anlise e identificao daqueles responsveis pelo licenciamento ambiental destes empreendimentos e, conseqentemente, pelos danos ocasionados advindos do exerccio da atividade de forma irregular. A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Responder ou ser responsabilizado por um crime ou infrao legal estar, de certa forma, obrigado a reparar um dano causado a outrem. Especificamente aos danos causados ao meio ambiente, a Constituio Federal de 1988, no 3 do art. 225, determina que pelo mesmo fato, e relacionado ao presente caso, implantar e operar um posto revendedor de combustvel sem as devidas autorizaes e licenas ambientais, os infratores respondam, de forma cumulativa ou alternativa, a sanes nas esferas civil, administrativa e penal . Responsabilidade Civil A legalizao da responsabilidade civil em funo de danos ambientais adveio com a publicao da Lei Federal n 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabelece a Poltica Nacional de Meio Ambiente, particularmente o seu art. 14, que disciplina que o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados por sua atividade. Deste modo, verifica-se que o elemento subjetivo dolo ou culpa, foi expressamente excludo, estruturando-se, assim, a responsabilidade civil objetiva, ou seja, aquele que exerce uma atividade geradora de riscos ao meio ambiente deve recuperar os danos que dela ocorrerem, independentemente da sua contribuio de cunho ntimo ligado ao ato, restando para tanto a devida comprovao do nexo de causalidade. Ainda nesse cenrio, o Cdigo Civil, em seu artigo 942 , determina que todas as pessoas fsicas e/ou jurdicas ligadas ao fato gerador da degradao ambiental respondero solidariamente pela reparao e/ou indenizao. Assim, em se identificando na relao mais de um poluidor (direito ou indireto), qualquer um deles poder ser demandado a reparar integralmente o dano sofrido , conforme se depreende do artigo 8 da Resoluo CONAMA n. 273/04: Art. 8 Em caso de acidentes ou vazamentos que representem situaes de perigo ao meio ambiente ou a pessoas, bem como na ocorrncia de passivos ambientais, os proprietrios, arrendatrios ou responsveis pelo estabelecimento, pelos equipamentos, pelos sistemas e os fornecedores de combustvel que abastecem ou abasteceram a unidade, respondero solidariamente, pela adoo de medidas para controle da situao emergencial, e para o saneamento das reas impactadas, de acordo com as exigncias formuladas pelo rgo ambiental licenciador. Embora todo aquele que contribua indiretamente para a degradao do meio ambiente seja tambm responsvel pelos danos da decorrentes, no deve restar dvida, no entanto, de que a responsabilidade primeira reside no empreendedor (aquele que exerce diretamente a atividade), pois ele quem tem a deciso das aes e gerenciamento da atividade.
87

A Responsabilidade Administrativa A responsabilidade administrativa relacionada aos rgos pblicos competentes para a matria de meio ambiente. As penalidades esto previstas em nvel federal na Lei de Crimes Ambientais, Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, como toda ao ou omisso que viole as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente. Para a imposio das penalidades, entretanto, necessrio identificar o infrator e comprovar que sua ao ou omisso efetivamente deu causa ao fato. Com efeito, tm-se como pressupostos da incidncia da responsabilidade administrativa a (i) configurao ftica e jurdica de conduta contrria legislao e o (ii) o nexo direto entre a pessoa autuada e a conduta descrita no auto de infrao. No que tange obrigao legal de obteno do prvio licenciamento ambiental dos Postos Revendedores junto aos rgos ambientais competentes, em acordo com o disposto nas Resolues do CONAMA de n.s 237/98 e 273/00 supra relacionadas, o procedimento dever ser providenciado pelo responsvel direto do empreendimento revendedor de combustvel, sendo este tambm o agente ativo da infrao legal perante a Administrao Pblica. Importante ressaltar ainda nesta seara, que a legislao que trata da revenda no varejo de combustveis lquidos derivados de petrleo determina que, alm do licenciamento ambiental, os postos mantenham em perfeito estado de funcionamento e conservao os equipamentos medidores e tanques de armazenamento que esto sob a sua responsabilidade. A Responsabilidade Penal Consoante o disposto na Constituio Federal e com a Lei de Crimes Ambientais, responde por crime ambiental quem, comprovadamente, lhe deu causa, seja pessoa fsica ou jurdica . Assim, para efeitos de imposio da pena, mister se faz a prova de conduta (tpica) dolosa (ao ou omisso) ou culposa (impercia, imprudncia ou negligncia) por parte dos agentes. A responsabilizao penal da pessoa jurdica est condicionada verificao de que a infrao tenha sido cometida em seu interesse ou benefcio e que tenha sido tomada por seu representante legal ou contratual, ou de seu colegiado. por isso que, apesar de ser assim regulada, ela no exclui da relao jurdica punitiva as pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato, devendo cada uma responder s conseqncias do ato na medida do seu envolvimento, ou melhor, da sua culpabilidade. De interesse a presente anlise, o artigo 60 da Lei n 9.605/98, supra referida, tipifica a conduta de construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do territrio nacional, estabelecimentos, obras ou servios potencialmente poluidores, sem licena ou autorizao dos rgos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes. Com isso, tomando como base o conceito de partcipe e da figura legal do concurso de pessoas, uma vez configurado o elemento subjetivo necessrio dolo ou culpa, podero
88

ser responsabilizados pelo tipo penal acima descrito, o posto revendedor, a distribuidora e os seus funcionrios responsveis, na medida de seus envolvimentos para a consumao do mencionado crime e por contribuir de forma efetiva para a ocorrncia e continuidade do crime ambiental. CONCLUSO Indiscutivelmente, a tutela do ambiente tem merecido a ateno de toda a humanidade, haja vista a dependncia de sua sobrevivncia da sustentao de um meio ambiente equilibrado ecologicamente. A Constituio da Repblica de 1988 estabeleceu um sistema punitivo trplice (civil, administrativo e penal) para a represso de aes e omisses danosas ao equilbrio ambiental por parte de pessoas fsicas e jurdicas, bem como pela inobservncia dos instrumentos regulatrios vigentes. Assim, a operao de um posto revendedor de combustvel sem a obteno da devida Licena Ambiental e da adoo das medidas de controle e mitigao impostas pela legislao em vigor, constatada a existncia de um dano ambiental e do delito formal, surgir para o agente, o nus da responsabilidade penal, civil e administrativa. No que se refere ao licenciamento ambiental, restou claro que a responsabilidade pela obteno do licenciamento ambiental do posto revendedor do seu empreendedor. Em se identificando danos efetivos ao meio ambiente, a responsabilidade de reparao e/ou indenizao solidria entre posto revendedor e distribuidora de combustveis, restando, para tanto, a verificao do nexo entre a atividade e a fonte geradora. No campo penal, uma vez configurado o elemento subjetivo necessrio dolo ou culpa, poder ser responsabilizado o posto revendedor, a distribuidora e os seus funcionrios responsveis, na medida de seus envolvimentos para a consumao do crime e por contribuir de forma efetiva para a ocorrncia e continuidade do crime ambiental. BIBLIOGRAFIA ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 1994. 8. ed. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental. So Paulo: Editora Saraiva, 2004. 5. ed. LEITE, Jos Rubens Morato Leite. Dano Ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003. 2.ed. LUCARELLI, Fbio Dutra. Responsabilidade Civil por Dano Ecolgico. Revista dos Tribunais. n. 700, fev. 1994. OSRIO, Fabio Medina. Direito administrativo sancionador. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. SVETLANA MARIA DE MIRANDA advogada da rea ambiental em Belo Horizonte.

89

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010


NMERO DE REGISTRO NO MTE: CE000447/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 23/06/2009 NMERO DA SOLICITAO: MR023514/2009 NMERO DO PROCESSO: 46205.008784/2009-65 DATA DO PROTOCOLO: 18/06/2009

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM POSTOS DE SERVICOS DE COMBUSTIVEIS E DERIVADOS DE PETROLEO DO ESTADO DO CEARA, CNPJ n. 08.466.353/0001-93, neste ato representado(a) por seu Vice-Presidente, Sr(a). SERGIO BEZERRA PORCINO, CPF n. 061.672.874-30; E SINDICATO DO COMERCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETROLEO DO ESTADO DO CEARA-SINDIPOSTOS, CNPJ n. 07.339.203/0001-56, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). JOSE CARLOS RODRIGUES OLIVEIRA, CPF n. 021.839.433-00; celebram a presente CONVENO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condies de trabalho previstas nas clusulas seguintes: CLUSULA PRIMEIRA - VIGNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigncia da presente Conveno Coletiva de Trabalho no perodo de 1 de maro de 2009 a 28 de fevereiro de 2010 e a data-base da categoria em 1 de maro. CLUSULA SEGUNDA - ABRANGNCIA A presente Conveno Coletiva de Trabalho abranger a(s) categoria(s) dos empregados em postos de servios de combustveis e derivados de petrleo, lojas de convenincia de postos, lava-rpido, com abrangncia territorial em CE. Salrios, Reajustes e Pagamento Piso Salarial

CLUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL Fica assegurado que o Piso Salarial da categoria, assim considerado como o menor salrio base a ser pago por este documento coletivo e a vigorar a partir de 1 de maro de 2009, ser de R$ 485,00 (quatrocentos e oitenta e cinco reais), acrescidos de seus respectivos adicionais, quando houver. Pargrafo Primeiro As EMPRESAS se obrigam a pagar: a) Aos EMPREGADOS que exeram as funes de GERENTE, o Piso Salarial estabelecido no caput, acrescido de 70% (setenta por cento) do mencionado piso, mais o adicional de periculosidade de 30% (trinta por cento), sem prejuzo das demais vantagens que vinham recebendo; b) Aos EMPREGADOS que desempenham FUNES ADMINISTRATIVAS OU BUROCRTICAS, o piso estabelecido no caput acrescido de 30% (trinta por cento) referente ao adicional de periculosidade, desde que o local (escritrio) de trabalho fique a menos de 7,5 metros das bombas e/ou tanques. Pagamento de Salrio Formas e Prazos

90

CLUSULA QUARTA - PAGAMENTO DAS DIFERENAS SALARIAIS E BENEFCIOS As diferenas salariais e de benefcios, decorrentes do que foi convencionado, sero pagas at 25 (vinte e cinco) dias aps a celebrao da norma coletiva, em folha de pagamento separada, conforme instruo do Ministrio da Previdncia Social. CLUSULA QUINTA - ATRASO NO PAGAMENTO DO SALRIO MULTA Fica estabelecida a muita de 10% (dez por cento) sobre o saldo de salrio, a ser paga pela EMPRESA, na hiptese de atraso no pagamento de salrio at 20 (vinte) dias e de 5% (cinco por cento) por dia no perodo subseqente (Precedente Normativo n 72 do TST). Gratificaes, Adicionais, Auxlios e Outras Gratificao de Funo CLUSULA SEXTA - EMPREGADO SUBSTITUTO - SALRIO Enquanto perdurar a SUBSTITUIO, MESMO QUE SEJA POR 01 (UM) DIA, em cargo de salrio maior, o EMPREGADO substituto far jus ao mesmo salrio percebido pelo substitudo, excludo as vantagens de carter pessoal deste.

CLUSULA STIMA - SUBSTITUIO DO VIGIA Aos EMPREGADOS que, no sendo VIGIAS, tiverem que substitu-los em suas folgas, a EMPRESA GARANTIR, alm da remunerao pelo dia de trabalho na funo efetiva, O PAGAMENTO CORRESPONDENTE AO NUMERO DE HORAS TRABALHADAS COMO VIGIA, alm do adicional noturno, sem prejuzo do descanso a que fazem jus. Adicional de Hora-Extra CLUSULA OITAVA - HORAS EXTRAORDINRIAS As EMPRESAS remuneraro as HORAS EXTRAS com 80% (oitenta por cento) de ADICIONAL sobre o valor da hora normal. (Precedente normativo n 043do Tribunal Superior do Trabalho). Adicional Noturno CLUSULA NONA - ADICIONAL NOTURNO O trabalho noturno das empresas, assim considerado aquele prestado entre 22h00min de um dia s 05h00mn do dia seguinte, ser REMUNERADO COM ACRSCIMO DE 25% (VINTE E CINCO POR CENTO) sobre a hora normal, sendo certo que no referido perodo, cada hora corresponder a 52'30" (cinqenta e dois minutos e trinta segundos), na conformidade do Pargrafo 1 do artigo 73 da CLT (Precedente Normativo n 90 do TST). Adicional de Periculosidade CLUSULA DCIMA - HIGIENE, SEGURANA, PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE Os FRENTISTAS, tambm conhecidos por "BOMBEIROS", bem como os MONITORES, fazem jus ao adicional de periculosidade de 30% (trinta por cento), e os LAVADORES DE VECULOS e aos ENXUGADORES e/ou TROCADORES DE LEO, todos tm direito ao adicional de insalubridade de 20% (vinte por cento). Ficam as empresas obrigadas, ainda, a fornecer gratuitamente todo o equipamento individual de higiene e segurana do trabalho que trata a NR6, contida na Portaria n 6 do Ministrio do Trabalho, inclusive macaces ou jalecos para os frentistas e o respectivo calado para os lavadores, trocadores de leo e enxugadores de veculos. Participao nos Lucros e/ou Resultados

91

CLUSULA DCIMA PRIMEIRA - PARTICIPAO NOS LUCROS OU RESULTADOS Fica definido entre as partes que no tocante a PLR Participao nos, Lucros ou Resultados, prevista na Lei n 10.101 de 20/12/2000: Pargrafo 1 - As empresas que ainda no possuem o Programa de Participao dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados podero, no prazo de 120 dias (cento e vinte) dias, a contar da assinatura desta Conveno, promover sua implantao conforme previsto no artigo 2 da Lei n 10.101/00, atravs de previa negociao com seus empregados, assistidos por um representante indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores; Pargrafo 2 - Ficam convalidados todos os Programas de Participao aos Lucros ou Resultados j institudos espontaneamente pelas empresas ou diretamente acordados com seus empregados, ainda que sem a intervenincia do Sindicato dos Trabalhadores; Pargrafo 3 - A convalidao dos programas de participao nos Lucros ou Resultados j institudos espontaneamente pelas empresas sem a intervenincia do Sindicato dos Trabalhadores, se consolidar com a remessa de cpia do Instrumento Entidade Profissional, no prazo mximo de 30 (trinta) dias contados da assinatura da presente conveno. Auxlio Alimentao CLUSULA DCIMA SEGUNDA - CESTA BSICA DE ALIMENTOS As empresas pertencentes categoria econmica concedero aos seus empregados, uma cesta bsica de alimentos no valor atualmente aproximado de R$ 44,00(quarenta e quatro reais), nos termos do Programa de Alimentao do Trabalhador PAT, institudo pela Lei Federal n 6.312/1976, regulamentada pelo Decreto n 05, de 14/01/91, at o 15 (dcimo quinto) dia de cada ms, independentemente do tempo de servio ou de efetivo exerccio, contendo obrigatoriamente, 14 (quatorze) itens nas quantidades abaixo relacionadas: QUANTIDADE 05 02 02 02 01 02 01 02 01 01 01 01 01 01 UNIDADE Kg. Kg. Kg. Latas Kg. pacote pacote pacote Kg. pacote caixa pacote Kg. Lata PRODUTOS Arroz Agulhinha tipo II Feijo Carioquinha ou Mulatinho Acar refinado leo de soja (900 ml) Sal refinado Caf torrado e modo (500 g) Bolacha Cream Cracker Macarro (500 g) Farinha de Trigo Fub (500 g) Extrato de Tomate (140 g) Leite em p (400 g) Farinha de Mandioca Doce de Goiaba (Goiabada)

Pargrafo 1 - Os empregados afastados em razo de licena mdica continuaro recebendo o benefcio ainda que o afastamento seja maior que 15(quinze) dias. Pargrafo 2 - Para as empresa que j fornecem, comprovadamente, vale-refeio ou ticket-alimentao em valor superior ao da cesta bsica prevista nesta clusula, so obrigadas manter o benefcio para o trabalhador, sendo facultada concesso cumulativamente com a cesta bsica. Pargrafo 3 - Podero as empresa, quando da concesso das cestas bsicas, aderirem ao Programa de Alimentao do Trabalhador PAT, institudo pela Lei Federal n. 6.312/1976, regulamentada pelo Decreto n 05, de 14/01/91, no entanto, somente poder descontar do salrio do trabalhador o valor de at no mximo, R$ 0,10 (dez) centavos, por ms.

92

Auxlio Transporte CLUSULA DCIMA TERCEIRA - VALE TRANSPORTE As EMPRESAS fornecero aos seus EMPREGADOS o VALE-TRANSPORTE regulado em Lei, descontando dos mesmos o percentual previsto em Lei. Auxlio Morte/Funeral CLUSULA DCIMA QUARTA - AUXILIO FUNERAL Em caso de MORTE DO EMPREGADO as EMPRESAS pagaro famlia enlutada, objetivando ajud-la no sepultamento do ente falecido, o valor correspondente a 02(dois) salrios da categoria a que pertena o falecido, com o respectivo adicional a que faz jus. Seguro de Vida CLUSULA DCIMA QUINTA - SEGURO OBRIGATRIO Objetivando uma maior proteo aos familiares dos EMPREGADOS que transportam valores, AS EMPRESAS SE OBRIGAM A INSTITUIR SEGURO POR ACIDENTE OU MORTE PARA ESSES EMPREGADOS, quando tal, ocorra no decorrer da respectiva jornada de trabalho do EMPREGADO que de 44 (quarenta e quatro) horas semanais (Precedente Normativo n 42 do TST). Contrato de Trabalho Admisso, Demisso, Modalidades Normas para Admisso/Contratao CLUSULA DCIMA SEXTA - ADMISSO DE EMPREGADO PARA FUNO PR-EXISTENTE Admitido o EMPREGADO para a funo de outro DESPEDIDO SEM JUSTA CAUSA, quele ser garantido salrio igual ao do menor salrio da funo, sem considerar as vantagens pessoais deste. CLUSULA DCIMA STIMA - CONTRATO DE EXPERINCIA READMISSO Aos EMPREGADOS que forem readmitidos na mesma empresa, no prazo de at 01 (um) ano aps a data do desligamento, nas mesmas funes que exerciam anteriormente, deles no ser exigido novo contrato de experincia, desde que cumprido integralmente o anterior. Aviso Prvio CLUSULA DCIMA OITAVA - DISPENSA DO AVISO PRVIO As EMPRESAS dispensaro do cumprimento de 1/3 do Aviso Prvio (10 dias), sem prejuzo da respectiva remunerao, do EMPREGADO que por ela for demitido sem justa causa. Mo-de-Obra Temporria/Terceirizao CLUSULA DCIMA NONA - MO DE OBRA DE TERCEIROS Fica proibida a utilizao de mo de obra de terceiros, exceto quando se tratar de servios de segurana, eletricista, pedreiro, marceneiro, pintor, faxineiro e ou outra funo que no pertena categoria profissional representada pelo Primeiro Convenente. CLUSULA VIGSIMA - COOPERATIVAS DE SERVIOS Fica proibida s empresas, a utilizao de cooperativas de servios, para a execuo de servios cujas funes pertenam categoria profissional representada pelo Primeiro Convenente.

93

Estgio/Aprendizagem CLUSULA VIGSIMA PRIMEIRA - APRENDIZES E ESTAGIRIOS A contratao e administrao de jovens aprendizes e estagirios ser regida pela legislao adequada e vigente em cada caso. Relaes de Trabalho Condies de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades Normas Disciplinares CLUSULA VIGSIMA SEGUNDA - RECEBIMENTO DE VALORES EM CHEQUES E/OU CARTES DE CRDITO/DBITO Os empregados no podero receber valores em: a) Cheques de valor incompatvel com a despesa efetuada, cheques de terceiros ou cheques de outra praa; b) Cartes de crdito ou dbito sem a devida comprovao da identidade do emitente, sem a obedincia s orientaes contidas no manual da administradora dos cartes ou sem confrontar a autorizao da despesa com a assinatura constante do carto. Pargrafo 1 A no observncia do disposto acima e de normas do regimento interno da empresa responsabiliza o empregado pelos prejuzos advindos dos fatos, conforme artigo 462 da CLT. Pargrafo 2 Para que o empregado possa ressarcir-se dos prejuzos decorrentes do recebimento em discordncia do exposto nesta clusula, os empregadores devolvero os documentos que originaram a divergncia ao empregado, no prazo de 10 (dez) dias da constatao do problema, sendo que, se no o fizerem nesse prazo, nada poder ser descontado do salrio do empregado. CLUSULA VIGSIMA TERCEIRA - PRESTAO DE CONTAS A prestao de contas do estoque e das vendas do dia ser feita ao RESPONSVEL PELA EMPRESA, NO INCIO E NO TERMINO DE CADA JORNADA, sob pena de ISENO DE RESPONSABILIDADE DO EMPREGADO na ocorrncia de quaisquer diferenas. CLUSULA VIGSIMA QUARTA - COMUNICAO DE DEMISSO E OUTRAS PUNIES AS EMPRESAS se obrigam a COMUNICAR POR ESCRITO, aos seus empregados em caso de DEMISSO POR JUSTA CAUSA, e nos demais casos de punio disciplinar, os motivos de tais decises, sob pena de ser considerada imotivada a punio aplicada. Pargrafo nico De forma a permitir a comprovao do cumprimento desta clusula, o empregado dever apor o seu ciente na segunda via da comunicao. CLUSULA VIGSIMA QUINTA - ABASTECIMENTO SELF-SERVICE Conscientes de sua responsabilidade social, visando evitar o crescimento do desemprego e suas conseqncias e a legislao vigente os Postos de Revenda de Combustveis e Lubrificantes do Estado do Cear no adotaro o sistema de auto-abastecimento, comprometendo-se a manter em funcionamento to somente, as bombas de abastecimento operadas por frentistas integrantes do seu quadro de funcionrios, sob as penas da Lei. Pargrafo nico - O descumprimento desta clusula importar na multa diria de 02 (dois) salrios mnimos por bico de bomba tipo Self-Service em operao, revertida em favor do Sindicato Profissional as multas da Lei. CLUSULA VIGSIMA SEXTA - REGIMENTO INTERNO As empresas obrigam-se a entregar ao empregado, no ato da admisso do mesmo e contra recibo, o regimento interno da empresa contendo os direitos, deveres e demais informaes sobre o funcionamento, necessrias ao total desempenho das funes do admitido e de acordo com a legislao em vigor.

94

Outras normas de pessoal CLUSULA VIGSIMA STIMA - CONTRA CHEQUE DE PAGAMENTO As empresas ficam obrigadas a fornecer, a todos os seus empregados, por ocasio do pagamento de seus salrios, o RESPECTIVO comprovante de pagamento (CONTRACHEQUE), contendo a indicao tipogrfica da empresa pagadora; a discriminao de todas as verbas pagas e dos descontos efetuados, e a informao do respectivo valor a ser recolhido para o FGTS do ms de pagamento. CLUSULA VIGSIMA OITAVA - REFLEXOS DAS HORAS EXTRAS As EMPRESAS consideraro a mdia das horas extras, comisses e demais vantagens percebidas pelo EMPREGADO para o CLCULO DAS FRIAS, DCIMO TERCEIRO SALRIO, REPOUSO REMUNERADO E AVISO PRVIO, includas, sempre as verbas correspondentes aos adicionais de insalubridade e periculosidade e/ou noturno. CLUSULA VIGSIMA NONA - ASSISTNCIA JURDICA AOS EMPREGADOS As EMPRESAS PRESTARO ASSISTNCIA JURDICA A TODOS OS EMPREGADOS, quando estes, no exerccio de suas funes, venham a praticar atos que os levem a responder inquritos ou aes penais (Procedente Normativo n 102 do TST). CLUSULA TRIGSIMA - DCIMO TERCEIRO SALRIO Fica assegurado a todos os empregados abrangidos pela presente Conveno Coletiva, o recebimento de 50% (cinqenta por cento) do valor da gratificao natalina, por ocasio do retorno das frias. Pargrafo nico Para exercer esse direito, o empregado dever manifestar sua vontade no recebimento da comunicao de frias. CLUSULA TRIGSIMA PRIMEIRA - RETENO DE C.T.P.S. PELA EMPRESA As EMPRESAS QUE RETIVEREM A CTPS DE SEUS EMPREGADOS por mais de 05(cinco) dias, pagaro aos mesmos indenizao correspondente a 1 (um) salrio por dia de atraso na devoluo daquele documento (Precedente Normativo n 98 do TST). Outras estabilidades CLUSULA TRIGSIMA SEGUNDA - ESTABILIDADE POR APOSENTADORIA, ACIDENTE DE TRABALHO E ESTABILIDADE DA GESTO As EMPRESAS asseguraro ESTABILIDADE NO EMPREGO ao funcionrio que estiver h 02 (dois) anos ou menos da aquisio da APOSENTADORIA, e de mais 12 (doze) meses a contar da alta previdenciria aos EMPREGADOS afastados por motivo de ACIDENTE DE TRABALHO, e para a empregada gestante ser assegurado 01(um) ms de estabilidade aps o retorno do trmino da licena previdenciria, alm do j previsto em lei. Jornada de Trabalho Durao, Distribuio, Controle, Faltas Durao e Horrio CLUSULA TRIGSIMA TERCEIRA - JORNADA DE TRABALHO As empresas podero adotar as jornadas de trabalho previstas em lei, de forma a cumprir suas obrigaes comerciais, nos seguintes formatos: - Turnos fixos de 7h20min, em 6X1; - Turnos ininterruptos de 6h00min, em 6X1; - Horrio comercial.

95

Pargrafo nico Em atendimento s reivindicaes de EMPREGADOS que trabalham em postos que funcionam em regime de 24 (vinte e quatro) horas, fica facultada as empresas a utilizao de uma escala de revezamento com uma jornada de 12X36 horas. Controle da Jornada CLUSULA TRIGSIMA QUARTA - GARANTIA DE REPOUSO REMUNERADO - JORNADA COM ATRASO Ao EMPREGADO que chegar ATRASADO para a jornada de Trabalho, sendo permitido seu ingresso na empresa pelo EMPREGADOR, lhe ser pago orepouso remunerado (Precedente Normativo n 92 do TST). Jornadas Especiais (mulheres, menores, estudantes) CLUSULA TRIGSIMA QUINTA - JORNADA DE TRABALHO DE EMPREGADO ESTUDANTE VEDADA S EMPRESAS a prorrogao da jornada de trabalho do EMPREGADO estudante, ressalvada as hipteses do artigo 61 da CLT (Precedente Normativo n 32 do TST).
Outras disposies sobre jornada CLUSULA TRIGSIMA SEXTA - LICENA REMUNERADA - CASAMENTO, FALECIMENTO E NASCIMENTO As EMPRESAS concedero aos EMPREGADOS, licena remunerada: de 5 (cinco) dias em razo de CASAMENTO destes; 3 (trs) dias em caso de FALECIMENTO do cnjuge ou companheiro(a) e de seus dependentes devidamente reconhecidos pela Previdncia Social; e 5 (cinco) dias pelo NASCIMENTO de filho (a), no decorrer da primeira semana da vida da criana. Frias e Licenas Durao e Concesso de Frias

CLUSULA TRIGSIMA STIMA - FRIAS O GOZO DAS FRIAS a serem usufrudas pelo EMPREGADO, somente poder ter inicio em dia til e que no anteceda aos sbados, domingos e feriados. Remunerao de Frias CLUSULA TRIGSIMA OITAVA - ADICIONAL DE FRIAS Aos EMPREGADOS que possuam mais de 3(trs) anos de empresa, ser pago alm do 1/3 legal de suas frias, mais 5% (cinco por cento) de seu salrio, a ttulo de gratificao por tempo de servio. Sade e Segurana do Trabalhador Aceitao de Atestados Mdicos CLUSULA TRIGSIMA NONA - ATESTADOS MDICOS Os empregadores aceitaro os atestados mdicos e/ou odontolgicos apresentados pelos empregados, respeitada a ordem de precedncia prevista no Decreto 27.048/49, para justificativa de faltas ocasionadas por problemas de sade do empregado, desde que: - Sejam apresentados no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da primeira falta; - Contenham o nome e matrcula do empregado, data do atendimento, a quantidade de dias de ausncia ao trabalho e a causa ensejadora da ausncia; - Contenham ainda o nome, assinatura e n de inscrio no CRM ou CRO do profissional que emitiu o atestado; - Sejam impressos em papel timbrado da clnica ou hospital onde o empregado foi atendido.

96

Pargrafo nico A no observncia dos parmetros acima estabelecidos no justificar a ausncia, bem como a inveracidade de qualquer atestado configura falta grave para todos os fins. Relaes Sindicais Sindicalizao (campanhas e contratao de sindicalizados)
CLUSULA QUADRAGSIMA - CAMPANHA DE SINDICALIZAO A categoria profissional far ampla campanha de sindicalizao/associao junto s empresas em todo os Estado do Cear, cabendo ao Sindicato Patronal divulgar s empresas, de forma e que no haja obstculos a livre associao/sindicalizao dos empregados, bem como no promova qualquer ao que atente contra a organizao do trabalho, tais como: ameaa, coao, presso, intimidao, proibio, retaliao, ou qualquer outra manifestao que iniba a atuao dos representantes dos trabalhadores e dos prprios empregados, de acordo com o previsto no art.543, 6 da CLT clc o art. 553, letra "a". Pargrafo 1 O sindicato profissional comunicar s empresas com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas data para visitao de campanha de sindicalizao. As empresas devero franquear o acesso aos representantes do sindicato profissional no dia indicado para a campanha de sindicalizao, devendo estabelecer um rodzio entre trabalhadores de modo a que todos possam ser acessados pelo representante sindical, disponibilizando ainda as empresas, sempre que existente local adequado e reservado para o exerccio da atuao sindical. Pargrafo 2 Cada estabelecimento dever dispor de um quadro de avisos para afixao das comunicaes e material sindical de interesse da categoria profissional. Contribuies Sindicais CLUSULA QUADRAGSIMA PRIMEIRA - MENSALIDADE ASSOCIATIVA Pargrafo Primeiro Fica informado ainda que as empresas tambm descontaro a referida contribuio no ms de frias e no 13 (dcimo terceiro) salrio do trabalhador, conforme aprovado em Assemblia Geral Extraordinria. Pargrafo Segundo - Os referidos descontos devero ser repassados a respectiva entidade representante da Categoria Profissional at o 10 dia do ms subseqente, mediante expedio de guias prprias que devero ser fornecidas gratuitamente pela entidade que representa a categoria profissional. Para efetivao dos referido desconto sero repassadas pela entidade profissional s empresas a relao dos empregados associados, com o nmero da CTPS, bem como a autorizao do mesmo para que possam efetuar o desconto da contribuio associativa. CLUSULA QUADRAGSIMA SEGUNDA - CONTRIBUIO ASSISTENCIAL/NEGOCIAL Fica assegurado, nos termos dos artigos 462 e 513, letra "e" da CLT, que as empresas descontaro dos salrios dos empregados associados ou no, beneficiados com a presente Conveno Coletiva, representados pela entidade representante da categoria profissional, a contribuio assistencial/negocial, no percentual de 5%(cinco por cento), incidente sobre a remunerao total do trabalhador, incluindo os adicionais de periculosidade, insalubridade e noturno, conforme aprovado em Assemblia Geral Extraordinria da categoria, nos termos do artigo 1, inciso I e artigo 2, da Ordem de Servio n 01/2009. Pargrafo primeiro Nos termos da Ordem de Servio n 01, de 24 de Maro de 2009, do Ministrio do Trabalho, fica assegurado aos empregados no sindicalizados o direito de oposio ao desconto da contribuio assistencial/negocial, desde que, no prazo de 10(dez) dias, nos termos do pargrafo 2 do artigo 2, da O.S. n 01, apresente carta de oposio de prprio punho e devidamente assinada pelo trabalhador a empresa ou ao sindicato profissional. Pargrafo segundo Os referidos descontos devero ser repassados a respectiva entidade representante da Categoria Profissional no ms de JULHO DE 2009 at o 10 (dcimo) dia, mediante expedio de guias prprias que devero ser fornecidas gratuitamente pela entidade que representa a categoria profissional.

CLUSULA QUADRAGSIMA TERCEIRA - CONTRIBUIO ASSISTENCIAL EMPRESARIAL Conforme determinado na Assemblia Geral Extraordinria do SINDIPOSTOS, realizada no dia 16/02/2009, convocada de acordo com o estatuto da entidade e respeitando o artigo 8, inciso IV da CF/88, alm do art. 513 e da CLT, ficou instituda a Contribuio Assistencial Empresarial devida pelas empresas associadas ou no associadas ao SINDIPOSTOS, no valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais) a ser paga at o dia 20/08/2009 pelas empresas representadas.

97

Outras disposies sobre relao entre sindicato e empresa CLUSULA QUADRAGSIMA QUARTA - RELAO NOMINAL DE EMPREGADOS As EMPRESAS ficam obrigadas a encaminhar a entidade sindical profissional, cpia das Guias de Contribuio Sindical, com relao dos nomes e respectivos e descontos, no prazo mximo de 20 (vinte) dias aps o recolhimento, mantendo-se os procedimentos mais favorveis j praticados (Precedente Normativo n 41 do TST). CLUSULA QUADRAGSIMA QUINTA - HOMOLOGAO DE RESCISO As EMPRESAS somente se obrigam a homologar as rescises de contrato de trabalho de seus EMPREGADOS no sindicato profissional, quando os EMPREGADOS contarem com mais de 01 (um) ano de servio na empresa. Disposies Gerais
Mecanismos de Soluo de Conflitos CLUSULA QUADRAGSIMA SEXTA - COMISSO DE CONCILIAO PRVIA Doravante a vigncia desta Conveno Coletiva de Trabalho, as partes convenentes podero constituir e implantar comisses de conciliao prvia na base territorial, conforme determina a Lei n 9.958, de 12/01/2000. CLUSULA QUADRAGSIMA STIMA - FORO COMPETENTE As alteraes da presente CONVENO devero ser anotadas na CTPS de cada funcionrio, e as divergncias surgidas em razo dessa aplicao sero dirimidas ou conciliadas pela Justia Federal do Trabalho da 7 Regio.

Descumprimento do Instrumento Coletivo CLUSULA QUADRAGSIMA OITAVA - VIOLAO DA CONVENO - MULTA Em caso de violao por partes das entidades convenentes das obrigaes constantes nesta conveno, fica estabelecida MULTA de 25% (vinte e cinco por cento) do piso salarial por infrao, e em dobro no caso de reincidncia, valores estes que sero revertidos a favor do sindicato ou do trabalhador prejudicado.
Outras Disposies CLUSULA QUADRAGSIMA NONA - VIGNCIA DA PRESENTE CONVENO A presente Conveno Coletiva de trabalho ter vigncia de 01 (um) ano para todas as clusulas, a contar da 01/03/2009. Pargrafo primeiro Fica acordado entre as partes, caso as negociaes no cheguem a bom termo no prazo determinado por Lei, independentemente da instaurao de Dissdio Coletivo, o cumprimento de todas as clusulas desta Conveno Coletiva de Trabalho at a concluso e/ou da deciso judicial. Pargrafo segundo Toda e qualquer pendncia ou problema surgido durante o perodo de validade desta CCT, ser resolvido exclusivamente entre os sindicatos signatrios antes que seja tomada qualquer outra medida, por mais privilegiada que seja.

SERGIO BEZERRA PORCINO Vice-Presidente SINDICATO DOS EMPREGADOS EM POSTOS DE SERVICOS DE COMBUSTIVEIS E DERIVADOS DE PETROLEO DO ESTADO DO CEARA JOSE CARLOS RODRIGUES OLIVEIRA Presidente SINDICATO DO COMERCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETROLEO DO ESTADO DO CEARA-SINDIPOSTOS
Fonte: http://www.sinpospetroce.org.br/cct/20092010.php A autenticidade deste documento poder ser confirmada na pgina do Ministrio do Trabalho e Emprego na Internet, no endereo http://www.mte.gov.br

98

Anexo
A aprendizagem estabelecida pela Lei n.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto n. 5.598/2005. Estabelece que todas as empresas de mdio e grande porte esto obrigadas a contratarem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Trata-se de um contrato especial de trabalho por tempo determinado, de no mximo dois anos. Os jovens beneficirios so contratados por empresas como aprendizes de ofcio previsto na Classificao Brasileira de Ocupaes - CBO do Ministrio do Trabalho e Emprego, ao mesmo tempo em que so matriculados em cursos de aprendizagem, em instituies qualificadoras reconhecidas, responsveis pela certificao. A carga horria estabelecida no contrato dever somar o tempo necessrio vivncia das prticas do trabalho na empresa e ao aprendizado de contedos tericos ministrados na instituio de aprendizagem. De acordo com a legislao vigente, a cota de aprendizes est fixada entre 5%, no mnimo, e 15%, no mximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funes demandem formao profissional, cabendo ao empregador, dentro dos limites fixados, contratar o nmero de aprendizes que melhor atender s suas necessidades. As fraes de unidade daro lugar admisso de um aprendiz (art. 429, caput e 1 da CLT). As funes gerenciais, as de nvel superior e de nvel tcnico so retiradas da base de clculo. Em dezembro de 2007 foi publicada a Portaria n. 615. A portaria tem como objetivo principal promover diretrizes curriculares para o desenvolvimento dos cursos e programas de aprendizagem , classificados no mbito da educao profissional como cursos de formao inicial e continuada. Em dezembro de 2008, foi publicada a portaria n 1.003, que altera importantes artigos da Portaria n 615. O Cadastro Nacional de Aprendizagem foi criado destinando o registro das entidades de formao tcnicoprofissional metdica responsveis pela qualificao de jovens no mbito da aprendizagem. As Instituies qualificadas a ministrar cursos de aprendizagem so: Os Servios Nacionais de Aprendizagem: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Servio Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR); Servio Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT); Servio Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP); As Escolas Tcnicas de Educao, inclusive as agrotcnicas; As Entidades sem Fins Lucrativos, que tenham por objetivos a assistncia ao adolescente e a educao profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente (arts. 429 e 430 da CLT).

Especificamente na modalidade de aprendizagem profissional, podem ser contabilizados avanos significativos do ponto de vista legal. De 2005 at agora, possvel dizer que foi criado um arcabouo que dar sustentao explorao do enorme potencial de vagas para adolescentes e jovens e para pessoas com deficincia, serem encaminhados ao mercado formal de trabalho. Garantir o carter permanente da aprendizagem como poltica pblica orientada, e com resultados monitorados pela ao estatal, integrando essa modalidade ao Sistema Pblico de Trabalho Emprego e Renda, uma estratgia que se articula ao Plano Nacional para que o jovem participe efetivamente do projeto de uma sociedade mais justa. Em Novembro de 2008, foi realizada a I Conferncia Nacional da Aprendizagem Profissional. Na ocasio, foi lanado pelo MTE um desafio: A contratao de 800.000 Aprendizes, at 2010. Para que seja atingida, a meta dever ter o apoio de todas as partes envolvidas no processo de Aprendizagem. Foi tambm criado um Frum permanente, o Frum Nacional de Aprendizagem Profissional, que tem como objetivo ser um espao aberto de discusso e aperfeioamento, para que a poltica de Aprendizagem seja sempre modernizada, acompanhando as tendncias atuais do mercado de trabalho. Com vistas a retificar e acrescentar novas questes portaria 615/2007, foi publicada em 2008, a portaria n 1.003.
Fonte: MTB http://www.mte.gov.br/politicas_juventude/aprendizagem_apresentacao.asp Felipe Neri Instrutor e Consultor na rea de Administrao Financeira e Programas de Aprendizagem Profissional. Costuma ficar feliz ao receber boas idias. Confira no site: www.neri.adm.br

99

S-ar putea să vă placă și