Sunteți pe pagina 1din 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO

CURSO DE CINCIAS CONTBEIS

DANIELE CARDOSO GUILHERME CAMPOS JORGE DIAS VANESSA GODINHO

CONTABILIDADE INTERMEDIRIA II

VITRIA 2011

DANIELE CARDOSO GUILHERME CAMPOS JORGE DIAS VANESSA GODINHO

TRABALHO DE CONTABILIDADE INTERMEDIRIA II

Trabalho concludo sobre Notas Explicativas para entrega Professora Simone Fiorio da disciplina de Contabilidade Intermediria II e como requisito para obteno do complemento de nota da matria do perodo do Curso de Cincias Contbeis da Universidade Federal do Esprito Santo.

VITRIA

RESUMO

A pesquisa consiste na anlise das Notas Explicativas e Demonstraes Contbeis publicadas pela Natura Cosmticos S/A, no ano de 2011, no que diz respeito ao atendimento da legislao em suas notas explicativas e aos critrios de avaliao dos ativos e passivos apresentados, onde ser identificado se a Nota Explicativa elaborada pela empresa atende s exigncias da Lei das S.A.s, Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e CFC. Assim como identificar e transcrever os critrios utilizados pela empresa para evidenciar e avaliar os seguintes elementos dos Ativos e dos Passivos: Recebveis (duplicatas no Ativo Circulante ou No Circulante); Estoques; Investimento; Imobilizado; Intangvel; e Dividas de longo prazo. E concluir com o parecer da auditoria, se nele h algumas observaes quanto s prticas adotadas pela empresa. Palavras-chaves: Notas Explicativas. Contabilidade. Demonstraes Contbeis.

SUMRIO

1. INTRODUO..........................................................................................3 2. CRITRIOS UTILIZADOS PARA EVIDENCIAO E AVALIAO DE ELEMENTOS DO ATIVO E DO PASSIVO...............................................3 2.1 Recebveis (Duplicatas no Ativo Circulante ou No Circulante)...5 2.2 Estoques............................................................................................6 2.3 Investimentos....................................................................................7 2.4 Imobilizado.........................................................................................9 2.5 Intangvel..........................................................................................10 2.6 Emprstimos e Financiamentos (Longo Prazo)...........................11 3. PARECER DA AUDITORIA.....................................................................12

1. INTRODUO Segundo o Relatrio Anual da Natura, 2011, A Natura Cosmticos S.A. (Sociedade) uma sociedade annima de capital aberto listada no segmento especial denominado Novo Mercado da BM&F BOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o cdigo NATU3, com sede em Itapecerica da Serra, Estado de So Paulo. Suas atividades e as de suas controladas compreendem o desenvolvimento, a industrializao, a distribuio e a comercializao de cosmticos, fragrncias em geral e produtos de higiene pessoal, substancialmente por meio de vendas diretas realizadas pelos(as) Consultores(as) Natura, bem como a participao como scia ou acionista em outras sociedades no Brasil e no exterior.

2. CRITRIOS UTILIZADOS PARA EVIDENCIAO E AVALIAO DE ELEMENTOS DO ATIVO E DO PASSIVO

De acordo com a Lei 6404/76, Art. 176, 5, inciso IV, as notas explicativas devem indicar: a) os principais critrios de avaliao dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos clculos de depreciao, amortizao e exausto, de constituio de provises para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas provveis na realizao de elementos do ativo; b) os investimentos em outras sociedades, quando relevantes (art. 247, pargrafo nico); c) o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliaes (art. 182, 3o ); d) os nus reais constitudos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes;

e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigaes a longo prazo; f) o nmero, espcies e classes das aes do capital social; g) as opes de compra de aes outorgadas e exercidas no exerccio; h) os ajustes de exerccios anteriores (art. 186, 1o); e i) os eventos subsequentes data de encerramento do exerccio que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situao financeira e os resultados futuros da companhia. Alm das recomendaes descritas na Lei das S/A, a resoluo CFC n 737/92, que aprova a NBC T 6, afirma que as informaes das notas explicativas devem contemplar os fatores de integridade, autenticidade, preciso, sinceridade e relevncia; os textos devem ser simples, objetivos, claros e concisos; os assuntos devem ser ordenados obedecendo ordem observada nas demonstraes contbeis, tanto para os agrupamentos como para as contas que os compem; os assuntos relacionados devem ser agrupados segundo seus atributos comuns; os dados devem permitir comparaes com os de datas de perodos anteriores, e; as referncias a leis, decretos, regulamentos, normas brasileiras de contabilidade e outros atos normativos devem ser fundamentadas e restritas aos casos em que tais citaes contribuam para o entendimento do assunto tratado na nota explicativa. Adiante analisaremos como a Natura S/A apresentou cada item das demonstraes contbeis atravs das notas explicativas.

2.1 Recebveis (Duplicatas no Ativo Circulante ou No Circulante)

Em relao s contas a receber de clientes, a Natura S/A evidenciou esta informao em seu balano patrimonial da seguinte forma:

Os detalhes desta conta foram mostrados nas seguintes notas explicativas:

O saldo da rubrica Contas a receber de clientes no consolidado est predominantemente denominado em reais, com aproximadamente 89% do saldo em aberto em 31 de dezembro de 2011 (91% em 31 de dezembro de 2010), sendo o saldo remanescente denominado em moedas diversas e formado pelas vendas das controladas do exterior. Como podemos observar, as movimentaes em relao Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa no foram evidenciadas no Balano Patrimonial, porm, elas so uma parcela do total geral das Contas e Receber de Clientes, portanto, foi necessrio uma citao em Nota Explicativa:

(a) Proviso constituda conforme a nota explicativa n 2.7. (b) Compostas por ttulos vencidos h mais de 180 dias, baixados em virtude do no recebimento. A despesa com a constituio da proviso para crditos de liquidao duvidosa foi registrada na rubrica Despesas com vendas na demonstrao do resultado. Quando no existe expectativa de recuperao de numerrio adicional, os valores creditados na rubrica Proviso para crditos de liquidao duvidosa so em geral revertidos contra a baixa definitiva do ttulo. A exposio mxima ao risco de crdito na data das demonstraes contbeis o valor contbil de cada faixa de idade de vencimento lquida da proviso para crditos de liquidao duvidosa, conforme demonstrado no quadro de saldos a receber por idade de vencimento. A Sociedade e suas controladas no mantm nenhuma garantia para os ttulos em atraso.. As contas a receber de clientes so registradas pelo valor nominal e deduzidas da proviso para crditos de liquidao duvidosa, a qual constituda utilizando o histrico de perdas por faixas de vencimento, sendo considerada suficiente pela Administrao para cobrir eventuais perdas, conforme os valores demonstrados na nota explicativa. A evidenciao destas contas obedece a todas as recomendaes da NBC T 6, principalmente em relao sinceridade, preciso, clareza e ordem de apresentao.

2.2 Estoques No Balano Patrimonial, os estoques ficaram evidenciados da seguinte forma:

Em notas explicativas, a Natura S/A mostrou o seguinte:

Os estoques foram registrados pelo custo mdio de aquisio ou produo, ajustados ao valor realizvel lquido, quando este for menor que o custo. Como podemos observar, a conta de Estoques abrange Produtos Acabados, Matrias-Primas e Materiais de Embalagem, Material Promocional, Produtos em Elaborao e ainda, as Provises por Perdas nos Estoques. Como estes saldos no foram evidenciados no Balano Patrimonial foi necessria uma citao em notas explicativas, principalmente para detalhar a conta de Proviso para perdas: (a) Referem-se constituio de proviso para perdas por descontinuidade, validade e qualidade, para cobrir as perdas esperadas na realizao dos estoques, de acordo com a poltica estabelecida pela Sociedade e por suas controladas. (b) Compostas pelas baixas dos produtos descartados pela Sociedade e por suas controladas. A evidenciao destas contas tambm obedece a todas as recomendaes da NBC T 6.

2.3 Investimentos No Balano Patrimonial, os investimentos ficaram evidenciados da seguinte forma:

Em notas explicativas, a Natura S/A mostrou o seguinte:

De acordo com o relatrio de 2011, a Sociedade possui participaes em controladas, coligadas e controladas em conjunto (controle compartilhado). As controladas so empresas nas quais a Sociedade possui controle. Uma coligada uma entidade sobre a qual a Sociedade possui influncia significativa e que no se configura como uma controlada nem como uma participao em um empreendimento sob controle comum (joint venture). As investidas com controle compartilhado so entidades controladas em conjunto, em que os empreendedores tm um acordo contratual que estabelece o controle conjunto sobre as atividades econmicas da entidade. Os investimentos em controladas, coligadas e controladas em conjunto so contabilizados pelo mtodo de equivalncia patrimonial, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. As demonstraes contbeis das controladas, coligadas e controladas em conjunto so elaboradas para a mesma data-base de apresentao da controladora. Sempre que necessrio, so realizados ajustes para adequar as prticas contbeis s da Sociedade. De acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial, a parcela atribuvel Sociedade sobre o lucro ou prejuzo lquido do perodo desses investimentos registrada na demonstrao do resultado sob a rubrica Resultado de equivalncia patrimonial. Ganhos e perdas no realizados decorrentes de transaes entre a controladora e as investidas so eliminados com base no percentual de participao nas investidas. Os outros resultados abrangentes de controladas, coligadas e controladas em conjunto so registrados diretamente no patrimnio lquido da Sociedade sob a rubrica Outros resultados abrangentes.

Estas demonstraes contbeis no so consideradas como estando conforme as IFRSs (Normas Internacionais de Relatrios Financeiros), que exigem a avaliao desses investimentos nas demonstraes separadas da controladora pelo seu valor justo ou pelo custo de aquisio.

2.4 Imobilizado No Balano Patrimonial, o Ativo Imobilizado fica evidenciado da seguinte forma:

Em notas explicativas, a Natura S/A tambm demonstra a seguinte tabela:

As notas explicativas informam que as vidas teis so revisadas anualmente, terrenos no so depreciados e a depreciao dos demais ativos imobilizados calculada pelo mtodo linear, para distribuir seu valor de custo ao longo da vida til estimada, como demonstrado na tabela acima. Sobre avaliao pelo valor do custo de aquisio, formao ou construo, deduzido da depreciao, e eventuais perdas decorrentes de ajuste ao valor recupervel e tambm sobre os custos de financiamento relacionados com a aquisio de ativos qualificveis, as notas explicativas informam: Avaliado ao custo de aquisio e/ou construo, acrescido de juros capitalizados durante o
perodo de construo, quando aplicvel, para os casos de ativos qualificveis, e reduzido pela depreciao acumulada e pelas perdas por impairment, quando aplicvel..

Tambm informado que os ganhos e as perdas em alienaes so apurados comparando-se o valor da venda com o valor residual contbil e so reconhecidos na demonstrao do resultado. Estando em conforme com o inciso V, ao artigo 183 da Lei N 6.404/76, que diz:

10
Art. 183. No balano, os elementos do ativo sero avaliados segundo os seguintes critrios: V - os direitos classificados no imobilizado, pelo custo de aquisio, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciao, amortizao ou exausto;

E tambm conforme os incisos I e II, pargrafo 3, da mesma lei acima citada:


3 A companhia dever efetuar, periodicamente, anlise sobre a recuperao dos valores registrados no imobilizado e no intangvel, a fim de que sejam: I - registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver deciso de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que no podero produzir resultados suficientes para recuperao desse valor; ou II revisados e ajustados os critrios utilizados para determinao da vida til econmica estimada e para clculo da depreciao, exausto e amortizao.
o

H tambm os detalhamentos bem extensos da composio do Ativo Imobilizado, tanto na controladora quanto consolidada, expostos em notas explicativas.

2.5 Intangvel No Balano Patrimonial, o Ativo Intangvel fica evidenciado da seguinte forma:

E em relao a como so reconhecidos os gastos e pesquisas com desenvolvimento, segue detalhado em nota explicativa:
Dados o alto ndice de inovao e a taxa de rotao de produtos na carteira de vendas da Sociedade, esta adota como prtica contbil registrar como despesa do exerccio, quando incorridos, os gastos com pesquisa e desenvolvimento de seus produtos.

Estando em conformidade com inciso VII do artigo 183 da Lei 6.404/76, que diz:
Art. 183. No balano, os elementos do ativo sero avaliados segundo os seguintes critrios: VII os direitos classificados no intangvel, pelo custo incorrido na aquisio deduzido do saldo da respectiva conta de amortizao;

11

Com relao a softwares, a Natura Cosmticos informa em nota explicativa que as licenas de programas de computador (softwares) e de sistemas de gesto empresarial adquiridas so capitalizadas e amortizadas, e os gastos associados manuteno so reconhecidos como despesas quando incorridos. Os gastos com aquisio e implementao de sistemas de gesto empresarial so capitalizados como ativo intangvel quando h evidncias de gerao de benefcios econmicos futuros, considerando sua viabilidade econmica e tecnolgica. Os gastos com desenvolvimento de software reconhecidos como ativos so amortizados pelo mtodo linear ao longo de sua vida til estimada. As despesas relacionadas manuteno de software so reconhecidas no resultado do exerccio quando incorridas. Fica evidenciado da seguinte forma nas notas explicativas:

2.6 Emprstimos e Financiamentos (Longo Prazo) So reconhecidos pelo valor justo, no momento do recebimento dos recursos, lquidos dos custos de transao nos casos aplicveis e acrescidos de

12

encargos, juros e variaes monetrias e cambiais conforme previsto contratualmente, incorridos at as datas dos balanos. Destacado no Balano Patrimonial:

Evidenciado pelas notas explicativas:

3. PARECER DA AUDITORIA Conforme Interpretao Tcnica NBC T 11 - IT 05, emitida pelo IBRACON, o modelo do parecer sem ressalva composto de trs pargrafos: a) o referente identificao das demonstraes contbeis e definio das

responsabilidades da administrao e dos auditores; b) o relativo extenso dos trabalhos; e c) o que expressa a opinio sobre as demonstraes contbeis. Para as demonstraes contbeis bsicas, compreendendo o balano patrimonial, demonstraes do resultado do exerccio (ou perodo), das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos e notas explicativas, sero mantidos os trs pargrafos conforme descrito acima. Para as demonstraes contbeis de entidades que apresentam informaes suplementares, tais como demonstraes do fluxo de caixa e do valor adicionado (que o caso da Natura S/A), alm dos trs pargrafos mencionados no item anterior, dever ser includo um pargrafo adicional referente s informaes suplementares.

13

O relatrio da Natura S/A do ano de 2011 atende a essas recomendaes do IBRACON, e trs o seguinte parecer final: Em nossa opinio, as demonstraes contbeis individuais anteriormente referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Natura Cosmticos S.A. em 31 de dezembro de 2011, o desempenho de suas operaes e os seus fluxos de caixa para o exerccio findo naquela data, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil.. Em nossa opinio, as demonstraes contbeis consolidadas anteriormente referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira consolidada da Natura Cosmticos S.A. em 31 de dezembro de 2011, o desempenho consolidado de suas operaes e os seus fluxos de caixa consolidados para o exerccio findo naquela data, de acordo com as IFRSs emitidas pelo IASB e as prticas contbeis adotadas no Brasil.. (...) As demonstraes contbeis individuais foram elaboradas de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. No caso da Natura Cosmticos S.A. essas prticas diferem das IFRSs, aplicveis s demonstraes contbeis separadas, somente no que se refere avaliao dos investimentos em controladas, coligadas e controladas em conjunto pelo mtodo de equivalncia patrimonial, enquanto para fins das IFRSs seria custo ou valor justo. Nossa opinio no est ressalvada em virtude desse assunto. Examinamos, tambm, as demonstraes individual e consolidada do valor adicionado (DVA), referentes ao exerccio findo em 31 de dezembro de 2011, preparadas sob a responsabilidade da Administrao da Sociedade, cuja apresentao requerida pela legislao societria brasileira para companhias abertas, e como informao suplementar pelas IFRSs que no requerem a apresentao da DVA. Essas demonstraes foram submetidas aos mesmos procedimentos de auditoria descritos anteriormente e, em nossa opinio, esto adequadamente apresentadas, em todos os seus aspectos relevantes, em relao s demonstraes contbeis tomadas em conjunto.

14

Referncias Bibliogrficas

http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/ibracon1_2007.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6404compilada.htm http://www.cgu.gov.br/PrevencaodaCorrupcao/Integridade/IntegridadeEmpresas/arquivos/CF C_RES_737.pdf Relatrio Contbil da Natura Cosmticos S.A. disponibilizado na internet

S-ar putea să vă placă și