Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NCLEO DE AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA Primeira Avaliao PGRH 504 - EVAPOTRANSPIRAO Data: 18/03/2011

Valor:____ Nome:LARISSA GONALVES PEREIRA Matrcula: 2011 165 30

Descreva sobre os seguintes pontos: 1. (5%) Defina fator climtico, elemento meteorolgico e elemento climtico. Elemento meteorolgico: o objeto de estudo da metereologia, por exemplo: presso, temperatura, nebulosidade, umidade, precipitao, direo e velocidade do vento, altitude, quantidade de nuvens. Serve para se ter uma boa noo de como o tempo est se comportando num determinado instante e lugar. Elemento climtico: uma grandeza metereolgica que varia no tempo e no espao e que influenciam o meio atmosfrico. Defini o tipo climtico de uma determinada regio. Exemplos: temperatura, umidade, chuva, vento, nebulosidade, presso atmosfrica, radiao solar. Fator climtico: tem influencia sobre os elementos climticos e deve ser analisado junto com outros fatores climticos. Exemplos: relevo, tipo de solo, altitude e altitude. 2. (15%) Observaes meteorolgicas de superfcie. So observaes realizadas nas estaes metereolgicas as quais consistem na coleta rotineira de dados referentes aos diversos elementos metereolgicos que caracterizam o estado da atmosfera, ou seja, o tempo. 3. (10%) Psicrmetro, o que ?, finalidade e princpio de funcionamento? Psicrmetro um conjunto de termmetros usados em metereologia. Ele usado principalmente para medir a umidade relativa do ar e composto por dois termmetros idnticos e paralelos: um denominado termmetro de bulbo seco, e o outro, com o bulbo envolvido em tecido molhado, denominado termmetro de bulbo mido. Para medir a umidade relativa do ar, o tecido molhado e exposto a contnua corrente de ar, forando uma corrente de ar atravs dele at atingir uma temperatura estacionria (saturao). A temperatura de bulbo mido cai, devido ao calor retirado para evaporar a gua. O seu resfriamento diretamente proporcional secura do ar. Quanto mais seco o ar, maior o resfriamento. Portanto, quanto maior a diferena (ou depresso psicomtrica) entre as temperaturas de bulbo mido e de bulbo seco, menor a umidade relativa; quanto menor a diferena, maior a umidade relativa. Uma observao que o termmetro de bulbo seco sofrer pouca variao de temperatura, a partir da leitura inicial. Se o ar est saturado, nenhuma evaporao ocorrer e os dois termmetros tero leituras idnticas e esta leitura ser a temperatura do ponto de orvalho.

4. (20%) Umidade relativa do ar e temperatura do ponto de orvalho. UMIDADE RELATIVA: a relao entre a presso necessria para evaporar a quantidade de vapor d'gua que o ambiente possui naquele momento e temperatura

(presso real de vapor e) e a presso que faz evaporar o mximo de vapor d'gua (presso de saturao de vapor d'gua) na mesma temperatura. TEMPERATURA DO PONTO DE ORVALHO: a temperatura na qual o vapor d'gua saturado se condensa sobre a superfcie, h uma presso constante; esta presso deve ser maior que a presso de saturao do vapor d'gua. Quando a temperatura do ponto de orvalho menor de zero, ocorrem as geadas. 5. (15 %) Declinao do Sol. o ngulo formado entre a linha imaginria que une o centro da Terra (linha do equador) ao centro do sol e a linha imaginria horizontal. 6. (15%) Em estudos de radiao, explique o que seja a lei de Planck e StefanBoltzman. LEI DE PLANK: uma das leis da radiao referente aos corpos negros, ou seja, corpos que emitem ou absorvem radiao eletromagntica em todos os comprimentos de onda. A lei de Plank descreve que a irradincia monocromtica emitida por um corpo negro determinada por sua temperatura e pelo comprimento de onda. A equao a seguinte:

Onde:

y: comprimento de onda (10-6 m) T: temperatura (em Kelvin)

A equao pode ser simplificada para a equao seguinte (exceto para grandes comprimentos de onda):

LEI DE STEFAN BOLTZMAN: Descreve que a emitncia total (ou densidade do fluxo de radiao emitido) de um corpo negro diretamente proporcional quarta potncia de sua temperatura absoluta, em Kelvin. Equao:

Da equao conclui-se que os corpos com maior temperatura emitem mais energia por unidade de rea que queles com menor temperatura. 7. (15%) Balano de radiao e sua relao com o Aquecimento Global Balano de radiao a interao da radiao solar com a atmosfera. Ou seja, a contabilizao lquida entre toda a energia radiante recebida e perdida pela superfcie. O balano de radiao composto pelo balano de ondas curtas (BOC) e balano de ondas (BOL): Rn = BOC + BOL.

O BOC engloba a radiao solar que atinge a terra (Rn) menos sua reflexo: o albedo (rRn): BOC = Rs rRs. O BOL constudo pelo Qa e pelo Qs. Qa o fluxo de energia radiante emitido pela atmosfera em direo a superfcie (contra radiao atmosfrica), que depende da quantidade de nuvens e de vapor de gua presente na atmosfera e da temperatura do ar. E Qs o fluxo de energia emitido pela superfcie em direo a atmosfera, que depende da temperatura e da emissividade da superfcie (lei de Stefan-Boltzman). BOL = Qa - Qs. As janelas atmosfricas liberam parte da energia radiante para o espao, e a emisso de ondas longas para o espao garante o equilbrio trmico do planeta. Com a diminuio das janelas atmosfricas e da emisso de ondas longas, a Terra aquece-se mais.

8. (5%) Discuta rapidamente sobre o balano de energia, explicitando o que seja calor sensvel e calor latente. Nem toda a energia solar interceptada pelo nosso planeta absorvida, sendo grande parte refletida de volta para o espao. Balano de energia a contabilizao da energia solar que absorvida (pelas nuvens, solo), com a que refletida (albedo). Calor sensvel (necessrio para um corpo elevar sua temperatura) e calor latente ( necessrio para um corpo mudar de estado fsico) so processos no radiantes de troca de energia, que aliados a emisso de ondas longas, melhoram a sensao trmica.

S-ar putea să vă placă și