Sunteți pe pagina 1din 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
4 Srie Direito Empresarial e Tributrio
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Lus Eduardo Betoni


Faculdade Anhanguera de Bauru

Administrao - 4 Srie - Direito Empresarial e Tributrio

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experincia cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gesto e administrao, pareceres e percias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratgicos e operacionais.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 2. Relatrio Final na Etapa 3.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco componentes, sob a orientao do tutor presencial, que far o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que sero mantidas durante todas as etapas, devero entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronizao (Word)
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com os seguintes parmetros: Usar as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do tutor a distncia da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Lus Eduardo Betoni

Administrao - 4 Srie - Direito Empresarial e Tributrio

Pg. 3 de 3

DESAFIO
Este desafio consiste em elaborar um relatrio final que aborde a seguinte questo: O novo Direito Empresarial, com nfase na funo social e na capacidade contributiva, coerente e adequado atualidade?. Ainda, identifique, junto a empresas, quais as consequncias geradas em razo da elevada carga tributria exigida no Brasil. Esta atividade de suma importncia para que o aluno desenvolva a aperfeioe seu senso crtico, por meio de leituras, reflexes e pesquisa de campo.

Objetivo do Desafio
Produo de um relatrio final contendo o Novo Direito Empresarial e As consequncias geradas em razo da elevada carga tributria exigida no Brasil.

ETAPA 1
Nesta primeira etapa, voc poder estudar os primeiros conceitos bsicos do Direito Empresarial e sua funo social, servindo de base para a formao de um raciocnio fundamentado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) 1 Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS, e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, os conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, Empresa e sua evoluo, e o Empresrio. Fazer anotaes dos conceitos importantes que iro contribuir com o desenvolvimento do relatrio final.

Passo 2 (Equipe) 1 Identificar uma organizao em que o grupo possa desenvolver a atividade do desafio, isto , um Relatrio dos Aspectos Legais da Empresa. Como sugesto, a organizao escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. Para orientar essa identificao e anlise, proceder conforme segue:

1.1 Descrever, detalhadamente, a empresa identificada (nome, localizao, segmento em que atua, porte/tamanho, misso e valores, os produtos comercializados, o pblico-alvo, nmero de funcionrios, nome e cargo do contato da equipe na empresa). Passo 3 (Equipe) Identificar, considerando as noes iniciais obtidas nas primeiras aulas de Direito Empresarial e as pesquisas realizadas, as principais particularidades dos dois conceitos: Empresa e Empresrio. Essa pesquisa ser utilizada na construo da resposta do relatrio final; por isso, quanto melhor ela for, mais simples ser para o seu grupo responder ao questionamento.
Lus Eduardo Betoni

Administrao - 4 Srie - Direito Empresarial e Tributrio

Pg. 4 de 4

Passo 4 (Equipe) Com base nas pesquisas realizadas nos passos 1, 2 e 3 desta Etapa 1, elaborar um relatrio, com no mximo quatro pginas, que apresente os conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial e, tambm, de Empresa e Empresrio, juntamente com as informaes da empresa identificada no Passo 2. Reservar o relatrio produzido nesta etapa, para auxili-los na construo do relatrio final.

ETAPA 2
Nesta etapa, realizada em grupo, mas com alguns passos individuais, voc ser levado a formular um raciocnio lgico e analisar um tema atual sobre Funo Social da Empresa. o primeiro passo para a construo do raciocnio jurdico, que ser indispensvel ao aluno nas demais sries do curso. Esta etapa tambm importante para o grupo exercitar o dilogo, a discusso e a formulao de uma ideia coesa sobre o tema. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS, e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, noes de Direito Empresarial e sua funo social. Passo 2 (Individual) Ler o texto indicado a seguir. Focalizar a leitura nas etapas para entendimento da funo social da empresa em face da Constituio Federal de 1988.

A Funo Social da Empresa, de Felipe Alberto Verza Ferreira. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/6967/funcao-social-da-empresa>. Acesso em: 28 abr. 2012.

Passo 3 (Equipe) Pesquisar os seguintes aspectos legais da empresa identificada na Etapa 1: a) A legislao especfica da empresa, em relao ao seu tipo de negcio. b) Os rgos de Classe. c) Os impostos e tributos da empresa e seus percentuais. d) Se h alguma considerao tica para a comercializao dos produtos/servios. e) Restries para comunicao. f) Cdigo de Defesa do Consumidor. Passo 4 (Equipe) 1 Analisar a empresa identificada e debater a A Funo Social da Empresa, baseados em todas as informaes acumuladas e nas leituras realizadas.

Lus Eduardo Betoni

Administrao - 4 Srie - Direito Empresarial e Tributrio

Pg. 5 de 5

2 Produzir um relatrio parcial de, no mximo, trs pginas, destacando A funo Social da Empresa, conforme o item Padronizao desta ATPS. 3 Reservar o material produzido nesta etapa, para auxili-los na construo do relatrio final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc compreenda os principais aspectos legais que envolvem a legislao tributria e fiscal. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler o texto indicado a seguir. Focalizar a leitura nas etapas para entendimento do princpio da capacidade contributiva.

Princpio da capacidade contributiva: Pauta ao legislador ou fonte de direito fundamental do contribuinte?, de Oziel Francisco de Souza. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13999/principio-da-capacidade-contributiva>. Acesso em: 28 abr. 2012.

Passo 2 (Equipe) 1 2 Reunir-se para debater o texto indicado para leitura no passo 1 desta Etapa 3. Entrevistar um gestor da empresa e identificar quais as consequncias geradas em razo da elevada carga tributria exigida no Brasil. As informaes obtidas atravs desta entrevista devem ser registradas para auxlio na construo do relatrio final.

Passo 3 (Equipe) 1 Organizar-se para desenvolver o relatrio final, com, no mnimo, cinco pginas e, no mximo, sete pginas, reunindo toda a aprendizagem assimilada durante o desenvolvimento desta ATPS. O relatrio final dever conter o tema: O novo Direito Empresarial, com nfase na funo social e na capacidade contributiva, coerente e adequado atualidade?. Considerar as informaes obtidas na empresa pesquisada, para justificar o posicionamento da equipe. Passo 4 ( Equipe / Individual) A equipe dever postar o Relatrio Final individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Lus Eduardo Betoni

Administrao - 4 Srie - Direito Empresarial e Tributrio

Pg. 6 de 6

Livro-Texto da Disciplina
ANAN JR., Pedro; MARION, Jos Carlos. Direito Empresarial e Tributrio. So Paulo: Alnea, 2009.

Critrios de Avaliao

Cumprimento das etapas da ATPS. Desenvolvimento e coerncia do texto. Domnios dos conceitos de Direito Empresarial e Tributrio apresentados na disciplina.

Lus Eduardo Betoni

S-ar putea să vă placă și