Sunteți pe pagina 1din 30

FUNES ATRIBUDAS AOS LOBOS FRONTAIS

Prof. Jerusa Salles

Lobos frontais: correlaes antomo-funcionais


Trs regies:

crtex motor primrio (circunvoluo ascendente): motricidade voluntria. crtex pr-motor (crtex de associao motora):

frontal

integrao dos atos motores e seqncias de aes aprendidas. Leso na rea de Broca: afasia. principal funo: planejamento e anlise das funo conseqncias de aes futuras, estando futuras relacionado com comportamento.

crtex pr-frontal:

Lobos frontais: correlaes antomo-funcionais

crtex pr-frontal

Recebe informao de praticamente todo o crtex do hemisfrio ipsilateral (reas de associao dos lobos parietal, temporal e occipital e reas multimodais) e tambm do crtex pr-frontal contralateral (atravs do corpo caloso); Conexes com o sistema lmbico, crtex pr-motor, formao reticular, hipotlamo, amgdala, hipocampo, estruturas subcorticais,...

Leses nos lobos frontais

Podem comprometer estruturas do sistema lmbico, alterar a memria e outras funes. Podem ocasionar distrbios do humor, conduta, carter, atividade (lentido) e distrbios de ateno. Caso Phineas Gage (sc. XIX): relatado por Damsio (1996).

1 vez que tornou-se evidente uma ligao entre uma leso cerebral especfica e uma limitao da racionalidade. Gage, 25 anos, eficiente e capaz no seu trabalho. Sofre acidente de trabalho: uma barra de ferro trespassa a base do crnio e atravessa a parte anterior do crebro.

Caso Phineas Gage (Damsio,1996).


O restabelecimento fsico de Gage foi completo. Gage deixou de ser Gage: modificao extraordinria da personalidade. Harlow (mdico) relata: o equilbrio entre suas faculdades intelectuais e suas propenses animais fora destrudo (...) Mostrava-se agora caprichoso, irreverente, usando por vezes a mais obscena das linguagens, o que no era anteriormente seu costume, manifestando pouca deferncia para com os colegas, impaciente a restries e conselhos quando eles entravam em conflito com seus desejos (...) .

Caso Phineas Gage (Damsio,1996).

Esse caso sugeriu que existiam sistemas no crebro humano mais dedicados ao raciocnio do que quaisquer outros e, em particular, s dimenses pessoais e sociais do raciocnio. A observncia de convenes sociais e regras ticas previamente adquiridas poderia ser perdida como resultado de uma leso cerebral, mesmo quando nem o intelecto de base nem a linguagem mostraram estar comprometidos. Gage perdeu algo exclusivamente humano: a capacidade de planejar o futuro enquanto ser social.

Razo Humana (Damsio, 1996)

Depende de vrios sistemas cerebrais que funcionam de forma coordenada. Tanto as regies cerebrais de alto nvel como as de baixo nvel, desde os crtices pr-frontais at o hipotlamo e o tronco cerebral, cooperam umas com as outras. Os nveis mais baixos do edifcio neurolgico da razo so os mesmos que regulam o processamento das emoes e dos sentimentos e, ainda, as funes do corpo necessrias para a sobrevivncia do organismo.

Razo Humana (Damsio, 1996)

Esses nvel mais baixos cooperam para os desempenhos de mais alto nvel da razo, da tomada de decises e, por extenso, do comportamento social e da capacidade criadora. Emoo, sentimento e regulao desempenham um papel na razo humana. biolgica:

Crtex Pr-Frontal

Recebe informao do crtex sensorial de associao; Est muito ligado ao sistema lmbico; Pode afetar o sistema motor. Leses nesta regio podem provocar dficits envolvendo as funes cognitivas, afeto, humor, comportamento social, movimento, alteraes de personalidade e conduta. Diferena de dimenso do crtex pr-frontal do Homem em relao aos outros primatas.

Crtex Pr-Frontal
Comprometimento de regio rbito-frontal (basal): (basal)

resulta em desinibio social, labilidade emocional, falha de julgamento, alegria inapropriada e estado de euforia exagerada. O decrscimo de inibio ao impulso pode estar associado a comportamento sexual inadequado (promiscuidade). Distrbio de ateno, como distrao, tanto quanto aumento da atividade motora e impulsividade tambm podem ser observados. A capacidade afetiva para direcionar o comportamento e motivao apresentam-se prejudicados.

Crtex Pr-Frontal

Leses rbito-frontais bilaterais: provocam alteraes de personalidade. Prejuzo na regio rbito-frontal esquerda: mudanas de personalidade caracterizadas por desinibio, julgamento pobre e irresponsabilidade.

Crtex Pr-Frontal
Comprometimento de regio dorsolateral:

Dficits principalmente no controle, integrao de atividades cognitivas.

regulao

Dificuldade para focar e sustentar a ateno, Dificuldade de motivao, respostas tardias, memria de trabalho (operacional), flexibilidade mental, distrbios na programao motora, reduo de fluncia verbal, dficits de raciocnio e funes executivas.

Lobo Frontal: Funes

Memria:

O lobo frontal ativa-se durante a execuo de provas de memria (codificao, evocao). Pacientes com leso frontal no apresentam problemas de reconhecimento. Face dorso-lateral do crtex frontal parece mais envolvida. Memria de trabalho: srie de informaes que, temporariamente, est sendo processada e ser usada para guiar uma ao futura.

Lobo Frontal: Funes

Ateno:

as provas de ateno sustentada provocam ativao da face interna dos lobos frontais (relacionada circunvoluo do cngulo). Dficits atencionais envolvendo ateno seletiva e capacidade para controlar e realizar mudanas atencionais so observados em pacientes com leso frontal.

Lobo Frontal: Funes

Resoluo de problemas: planejamento.

A atividade proposicional humana requer a existncia de uma lista de objetivos e um conjunto de aes estruturadas para atingi-los. preciso ponderar os meios e os fins para tomar decises. Tomada de decises: prejudicada no caso de leso frontal. Incapacidade de planejar, especialmente se o objetivo carecer de atividade abstrata.

Lobo Frontal: Funes


Papel Inibitrio sobre o comportamento: o lobo frontal teria o papel modulador da atividade espontnea, inibindo a atividade concorrente espontnea desnecessria. Pacientes com leso frontal: Tendncia imitao (ecolalia, imitao de gestos - posturas em espelho); Imitar uma atividade espontnea do comportamento humano, mas carece de inibio. Perseverao: pode ser decorrente da falta de inibio.

Ex. nomeao: o doente nomeia bem um lpis quando lhe mostrado, mas quando lhe mostrado outro objeto, ele volta a dizer lpis.

Funes executivas

Envolvem formulao de um objetivo, antecipao, planejamento, monitorao e desempenho efetivo. Componentes: Componentes

vontade planejamento: exige capacidade para avaliar alternativas, fazer escolhas e estudar idias necessrias para o direcionamento da realizao do plano. ao proposicional desempenho efetivo em um comportamento dirigido a objetivos.

Motivao, conscincia de si prprio (auto-conscincia) e conscincia do meio

Avaliados atravs da observao e entrevistas com o paciente e informaes fornecidas por familiares. Falha na conscincia de si prprio:

a mais difcil de avaliar; provoca alteraes no comportamento, emoes e pensamento.

Disfuno dos Lobos Frontais

Podem haver alteraes funcionais (organizao das redes de neurnios) dos lobos frontais. Disfuno dos lobos frontais na sua conexo com o crtex do cngulo. Dficits de ateno

Devido a ausncia da atividade tnica desta rea sobre estruturas do crtex pr-frontal, no possvel a ateno mantida, ou seja, a inibio da tomada de ateno a estmulos irrelevantes para o desempenho da atividade que est em curso.

Disfuno dos Lobos Frontais


Sintomatologia obsessivo-compulsiva. A hiperatividade desse sistema condiciona estes sintomas. A ateno se fixa num determinado elemento e no consegue ser desviada, condicionando a execuo de mecanismos motores muitas vezes ritualistas. As sndromes obsessivo-compulsivas muito graves, quando francamente impedidos de vida de relao normal, s se consegue melhorar atravs de uma leso cuidadosamente feita na face interna do lobo frontal, correspondente parte anterior da circunvoluo do cngulo (Caldas, 1999).

Disfuno dos Lobos Frontais


Esquizofrenia

Evidncias de pesquisas apontam para disfuno orgnica do crebro. Mtodos de neuroimagem: alteraes estruturais no crebro destes doentes em regies do crtex pr-frontal e do crtex lmbico. No h ainda uma interpretao completa. Pacientes apresentam alteraes de memria de trabalho e das funes executivas.

Os ventrculos laterais so maiores nos esquizofrnicos

Disfuno dos Lobos Frontais


Depresso

Alteraes de memria, planejamento,...

ateno,

problemas

de

Estudos com PET: baixa atividade metablica nos lobos frontais que reverte quando a sintomatologia depressiva reverte.

Consideraes finais

Os lobos frontais e, em particular a regio prfrontal, so sede de diversos mecanismos complexos de integrao de funes, ocorrendo funes em diversas regies do crebro. O vasto nmero de conexes do crtex prfrontal justifica a complexidade das funes que exerce.

Avaliao das funes executivas

Vontade: hbitos,...

entrevista

sobre

interesses,

gostos,

Funo relacionada com personalidade.

Planejamento e previso:

labirintos: o doente deve procurar o caminho certo entre dois pontos atravs de um trilho desenhado em papel em que se apresenta alternativas, umas conduzindo soluo certa, outras levando a becos sem sada.

Avaliao: disfuno frontal

Wisconsin Card Sorting Test (WCST): (WCST)

instrumento de grande utilidade para medir a disfuno resultante de leses do lobo frontal. Material: 60 cartes com figuras geomtricas, que variam na forma, cor e nmero. Objetivo: medir a capacidade do examinado para compreender critrios abstratos de associao e de mudar de programa Pessoas com leso frontal fazem mais erros de perseverao.

S-ar putea să vă placă și