Sunteți pe pagina 1din 1

FOLHA MANICA (JULH O DE 2010)

AS ESPADASi
Sendo a espada uma arma branca ofensiva e defensiva, usada durante sculos na vida militar, acaba resultando um tanto difcil explicar sua presena na ritualstica manica. Mas justamente esta arma de luta que simboliza melhor na Maonaria a luta constante pelos princpios do Bem e na mo esquerda como elemento que lembra nosso juramento de ir em proteo dos membros da Ordem em situao de perigo; a importncia desta ltima razo, o iniciando v desde o mesmo momento que despojado da venda; mas, tambm, essas mesmas espadas podero castigar a quem for perjuro no seu juramento e nesse caso, a espada ser tomada com a mo direita. A Histria ensina que o momento mais sagrado e de orgulho para o recm iniciado cavaleiro na Idade Mdia quando ele recebe sua prpria espada e a Ordem de Cavalaria em seus princpios chamava os cavaleiros a defender a Ptria e amparar as vivas e rfos como os mais sublimes deveres do cavaleiro recm ungido. Assim, a espada elevada smbolo moral da conscincia do maom, que deve vigiar permanentemente seus atos. Durante a cerimnia da iniciao, o tinir de espadas ouvido representando as lutas que acontecem em nosso redor; o emblema dos combates que o Homem deve enfrentar permanentemente contra suas paixes, seus vcios, seus defeitos, suas tendncias negativas, etc, devendo lutar para corrigir seus erros e se afastar dos vcios. E na parte final, quando o Venervel Mestre d aqueles golpes com a Espada Flamgera, da mesma forma que o Rei dava aqueles golpes nas costas do recm armado cavalheiro, o recm iniciado est sendo ungido Cavaleiro do bem e da Moral, para lutar por Deus, sua famlia, sua Ptria e a sociedade. Lembramos que a Espada Flamgera deve ser tocada unicamente por Mestres Instalados (Mestres maons que so ou foram Venerveis Mestres de Loja) j que a simbologia dela indica que sendo sua lmina uma lngua de fogo, um irmo que no passou pelas provas de um Mestre Instalado poderia ser queimado por ela. O ao da Espada nos lembra que nosso esprito deve ter a mesma dureza desse metalii .

Formatao por Aquilino R. Leal * julho de 2010 * Minas Gerais * Brasil

O semanrio FOLHA MANI CA um peridico de distribuio gratuita pela internet com o fito de divulgar material acadmico sobre a Ordem e afins, no tendo qualquer preocupao em abordar assuntos de ordem social - sem fins lucrativos, alm de apartidrio, no est vinculado nem deve obedincia a qualquer credo e/ou Potncia. Para receber a FOLHA MANI CA basta enviar uma mensagem para folhamaconica@gmail.com solicitando a incluso de seu endereo eletrnico em nossa lista. Inclua seu nome, oriente, estado, Loja e Potncia. BLOG: http://www.folhamaconika.blogspot.com/ Em http://SITIO-FOLHA-MACONICA.4shared.com/, alm das edies da Folha Manica, esto disponveis centenas de outros ttulos referentes Orde m e correlatos, todos ele s catalogados por assunto em pastas temticas.

Texto ex tra do do ender eo eletrni co http://www .freemasons-freemasonry.com que i ndi ca o I Omar Cartes como Autor do m esmo ao qual se deve a r esponsabi li dade do tex to. ii Recomendamos a lei tura LITURG IA E RIT UALSTICA NA INCENSAO E USO DE ESPADAS para compl ementar este tex to; materi al dispon vel na pasta NO TOPO DA COLUNA DO NORTE do ender eo http://S IT IO-FOLHAMACONICA.4shar ed.com/ (Nota de Aqui li no R. Leal).
CONTATO: folha maconica@gmail.com BLOG: http://www.folhamaconika.blogspot.com/ PORTAL: http://SITIO-FOLHA-MACONI CA.4shared.com/

S-ar putea să vă placă și