Sunteți pe pagina 1din 24

Geofsica Aplicada I- Turmas A e B

Teoria e Exerccios

MTODO GRAVIMTRICO

1.1 INTRODUO O objetivo da gravimetria determinar o campo de gravidade da Terra como funo da posio e do tempo atravs de medidas da gravidade realizadas sobre ou prximo sua superfcie. De forma a formular o objetivo da gravimetria com maior preciso, podemos considerar, por exemplo, o campo de gravidade terrestre, que no caso o objeto de investigao mais importante. Qualquer massa participante na rotao da Terra em relao a seu eixo afetada pela gravitao (atrao das massas) da Terra e de outros corpos celestes como tambm pela acelerao centrfuga. (TORGE, 1989). A prospeco gravimtrica envolve medidas das variaes do campo de gravidade terrestre. Deseja-se identificar as massas locais de maior ou menor densidade que as formaes encaixantes e extrair alguma informao sobre elas a partir de irregularidades no campo da Terra. Tais irregularidades, tambm chamadas de anomalias, so interpretadas como resultado das variaes laterais na densidade dos materiais da subsuperfcie, provocadas por estruturas geolgicas ou corpos rochosos com diferentes densidades (TELFORD, 1990). Assim, a gravidade, medida na superfcie da Terra, contm informaes sobre o ponto onde a medida realizada (aplicao geodsica), sobre a distribuio de massa no interior da Terra (aplicao geofsica) e, no caso de medidas repetidas, sobre as variaes temporais do corpo da Terra (aplicao geodinmica) (TORGE, 1989).

1.2 CONCEITO DE GRAVIDADE A fora de gravidade (g), em um ponto da superfcie terrestre, pode ser definida como sendo a resultante da fora gravitacional decorrente da atrao das massas terrestres e da fora centrfuga, conseqncia da rotao do planeta (Figura 1).
z

d G db dm P' r' Q' C

m=1

z
r Q y

Figura 1 - Composio vetorial da fora de gravidade. Vetorialmente pode ser escrita como:
g =b+z

onde b representa a forca de atrao gravitacional, baseada na Lei da Gravitao Universal de Newton:

b(r ) = G
terra

r 'r r ' r
3

dm

onde r e r so os vetores da posio geocntrica do ponto atrativo P (elemento de massa dm) e o ponto atrado P (massa unitria). O valor da constante gravitacional : G = 6,673 10 11 m 3 kg 1s 2 O elemento de massa dm pode ser expresso em termos da densidade volumtrica (densidade) = (r) e o elemento de volume dv da seguinte forma: dm = dv.

A componente da forca centrfuga z pode ser escrita em funo do vetor de rotao da Terra e a distncia perpendicular ao eixo de rotao d :
z = ( r ) = 2 d

A velocidade angular pode ser conhecida com grande preciso atravs da astronomia: = 7,292115x10-5 rad/s A unidade usualmente empregada em Geodsia e Geofsica para representar a unidade de acelerao o gal.

Nome gal miligal microgal

Smbolo Gal mGal Gal

Equivalncia
10 2 m s 2 10 5 m s 2

10 8 m s 2

Tabela 1 - Equivalncia do gal com a unidade representativa da acelerao no SI.

O valor do mdulo do vetor gravidade pode ser obtido atravs de determinaes absolutas e relativas, utilizando equipamentos que permitam a medio de pequenos intervalos de tempo e distncia ou variaes na fora gravitacional. As determinaes absolutas proporcionam diretamente o valor de g para uma estao, enquanto que as relativas exigem a ocupao de ao menos duas estaes, permitindo a obteno da diferena de gravidade entre as mesmas.

1.2.1 Medida da Gravidade Atualmente, os levantamentos gravimtricos compreendem a determinao da gravidade atravs de medidas realizadas com gravmetros portteis absolutos e relativos.

1.2.2 Gravmetros absolutos

O princpio de funcionamento dos gravmetros absolutos consiste na medio das quantidades fundamentais da acelerao, distncia e tempo. observado o movimento livre de um sensor no campo da gravidade. Para isso utilizado o mtodo da queda livre, onde precises entre 10-7 e 10-9 g so alcanadas (TORGE, 1989). A observao do corpo de prova em queda livre feita utilizando interferometria para a medida das distncias e relgios atmicos ou de quartzo como contadores de tempo. A principal aplicao dos gravmetros absolutos se d quando do estabelecimento de bases nacionais e internacionais de referncia gravimtrica.

1.2.3 Gravmetros relativos analgicos

O gravmetro relativo constitudo de um sistema massa-mola, que permite avaliar a variao da fora da gravidade em um ponto. O sistema equilibrado por uma fora contrria ao peso do corpo, geralmente elstica. Sob a ao da gravidade, a mola sofre uma deformao l, proporcional ao mdulo da fora que a produz. Assim sendo, para uma segunda estao teremos g + g e l + l, este ltimo termo podendo ser medido pela diferena de leituras na escala E (Figura 1.2), realizadas nas duas estaes. Desta forma, a variao da gravidade pode ser obtida atravs da variao da deformao da mola:

g = C l = C (E 2 E1 ) ,
sendo C um fator de calibrao previamente determinado (GEMAEL, 1999).

E M

m mg

Figura 1.2 - Esquema de um sistema massa-mola.

A Figura 1.3 mostra o esquema de funcionamento do gravmetro Lacoste & Romberg. A Figura 1.4 apresenta o gravmetro n G-372 da Lacoste & Romberg.
Dial

Caixa de engrenagens

Parafuso de medida Mola de medida

Massa Nvel

Figura 1.3 - Esquema de construo do gravmetro LaCoste & Romberg (Fonte - Adaptadode Lacoste & Romberg, 1988).

Figura 1.4 - Gravmetro Lacoste & Romberg (Foto de Jair Silveira, 2006)

As leituras neste tipo de gravmetro so dadas em unidades instrumentais, que correspondem a um determinado nmero de contagens dadas pelo passo do parafuso de medida. Isso corresponde ao movimento realizado pelo parafuso de medida para, aps a mola ter-se deformado com a ao da fora da gravidade, retorn-la a sua posio original. A fora aplicada pelo equipamento deve corresponder mesma fora de gravidade que provocou a deformao da mola. Ento, esta quantidade de fora, medida atravs do nmero de contagens, transformada em valores de gravidade segundo uma tabela de calibrao fornecida pelo fabricante junto com o equipamento. Por construo, cada gravmetro possui sua prpria tabela, que relaciona as unidades instrumentais com valores de gravidade em miligals. Periodicamente, deve ser realizada uma calibrao destes gravmetros atravs de observaes realizadas em estaes absolutas, sendo gerada uma nova tabela para converso das unidades.

1.2.4 Gravmetros relativos digitais

Os gravmetros analgicos, por construo, conduzem a algumas fontes de erro, exigindo a necessidade de grande experincia do operador. Assim, um gravmetro digital permitiria a diminuio dos efeitos do operador sobre o processo de medida, como tambm a obteno de vrias amostras da gravidade em uma nica estao em um tempo muito menor. O gravmetro digital Scintrex foi desenvolvido para atender com relativa preciso atividades na rea de gravimetria. Sua faixa de atuao abrange todo o globo, 7000 mGals, possui resoluo de leitura de 0,005 mGal no modelo CG-3 e de 0,001 mGal no modelo CG-3M e sua deriva de 0,02 mGal/dia, tendo uma repetibilidade melhor que 10 Gal. O elemento sensor deste instrumento baseado em um sistema elstico de quartzo fundido (HUGILL, 1988). Outras caractersticas devem ser destacadas tendo em vista sua facilidade operacional. As leituras so feitas automaticamente aps o equipamento estar nivelado sobre um ponto. O tempo de tomada de amostras de valores da gravidade definido pelo operador, sendo a leitura final o valor mdio das amostras acompanhado de seu respectivo desvio padro. Ao final deste processo, a leitura armazenada na memria do equipamento juntamente com outras variveis, tais como nmero da estao; desvio padro da mdia; durao da leitura; correo devido a mar terrestre (LONGMAN, 1959); nmero de amostras rejeitadas e as inclinaes nos eixos X e Y. O gravmetro Scintrex no possui uma tabela de calibrao para converso de unidades, sua leitura j dada em miligals. Um procedimento necessrio neste caso a determinao de um fator de correo da deriva instrumental. Para a determinao deste fator, o equipamento posto para operar no modo esttico por um perodo superior a 12 horas amostrando valores de gravidade em intervalos de tempo regulares (e.g. 10 minutos) gerando um conjunto de dados que permitem calcular um novo fator. O clculo realizado com base na diferena entre as leituras final e inicial do ciclo de tempo no qual o

gravmetro esteve em operao, dividida pelo tempo total do ciclo (e.g. 12/24 horas). Assim, tem-se o novo fator de correo para a deriva instrumental dado em mGals/dia. Como o instrumento apresenta uma deriva diria consideravelmente alta em relao aos gravmetros analgicos, recomenda-se a realizao deste procedimento a cada dois meses. Rigorosos testes de laboratrio foram realizados pelo fabricante analisando a influncia de fatores externos ao gravmetro. Os resultados mostram que a sensibilidade do gravmetro a variaes de temperatura menor que 0,001 mGal/C, a variaes de presso de 0,03 mGal/atm e a mxima sensibilidade a variaes no campo magntico no excede 0,00013 mGal/Gauss. A Figura 1.5 mostra um esquema do princpio de operao do gravmetro Scintrex.

Cmara de Vcuo

Ambiente Controlado Termostaticamente

Sensor de Temperatura Mola Circuito de Controle Massa de Prova Capacitor Varivel Conversor A/D Aquisio de Dados Mdulo de Controle Microprocessador Memria

Voltagem de Realimentao

Sensores de Nvel

Mdulo Sensor de Gravidade

Figura 1.5 - Princpio de operao do SCINTREX, 1993).

gravmetro digital Scintrex (Fonte: Adaptado de

Figura 1.6 - Gravmetro Scintrex CG-3 (Fonte: Scintrex Operator Manual)

1.2.5 Correes aplicadas s medidas gravimtricas

1.2.5.1 Fator de calibrao

O fator de calibrao de um gravmetro necessrio para ajustar as medidas realizadas com o equipamento de acordo com a variao da gravidade em funo da regio do levantamento. Para determinar se a resposta do gravmetro coerente com esta variao, recomenda-se a realizao de uma campanha envolvendo a ocupao de, no mnimo, duas estaes gravimtricas absolutas da rede nacional. Assim, pode-se comparar a diferena de gravidade obtida com o gravmetro com a diferena de gravidade entre as duas estaes absolutas. O resultado a gerao de um fator que ser utilizado para corrigir as

medidas realizadas na regio do levantamento. Este procedimento deve ser realizado devido ao comportamento do gravmetro sofrer variaes temporais em seus elementos sensores gerando imprecises nas medidas obtidas.

1.2.5.1.1 Deriva instrumental

Em operaes estticas e em campo, gravmetros a mola apresentam uma variao temporal, chamada deriva instrumental. A deriva causada pelo relaxamento da mola e por efeitos externos no compensados. Esta deriva pode ser decomposta em duas partes - deriva esttica (deformao da mola, grandes flutuaes em temperatura e presso), que pode ser quantificada por observaes contnuas numa nica estao e a deriva por transporte, tambm chamada deriva dinmica (choques, pequenas variaes em temperatura entre outros fatores), comuns em operaes de campo. A ltima quase linear durante curtos perodos (algumas horas), entretanto, no-linearidades freqentemente ocorrem durante um dia de levantamento. A deriva observada durante estados de repouso (longa pausa, noite), parcialmente compensa o efeito da deriva dinmica. (TORGE, 1989). Determinao da deriva esttica: variao das indicaes instrumentais ocasionadas quando o gravmetro se encontra em repouso por mais de uma hora. A deriva esttica determinada pela diferena entre as leituras mdias obtidas no incio e final da imobilidade do instrumento. Correo devido a deriva esttica de todas as leituras efetuadas aps o incio da imobilidade do gravmetro; Determinao da deriva dinmica: variao das indicaes instrumentais ocasionadas quando o gravmetro se encontra em movimento. A deriva dinmica determinada pela diferena das leituras mdias obtidas no incio e final do levantamento do circuito gravimtrico dividida pelo tempo durante o qual o gravmetro ficou em movimento (tempo do levantamento subtrado de eventual tempo de parada). Esta distribuda (somada algebricamente as leituras

corrigidas da atrao luni-solar e deriva esttica) proporcionalmente ao tempo de movimento do gravmetro, de tal forma que a leitura na partida seja igual a leitura na chegada estao; Correo devido a deriva dinmica de todas as leituras do circuito.

1.2.5.1.2 Mars terrestres

A progresso peridica da acelerao de mar segue a diferena entre a gravitao do corpo celeste (Sol, Lua) gerando a mar e a acelerao centrfuga devido ao movimento ao redor do baricentro, que age igualmente em todos os pontos da Terra. A gravidade na Terra afetada pela componente radial da acelerao de mar, que positiva na direo externa causando um decrscimo da gravidade terrestre. Existem vrios programas que produzem valores para esta correo atravs de curvas tericas baseadas em observaes de mars terrestres durante certo perodo de tempo ou utilizando modelos matemticos como pode ser encontrado em LONGMAN (1959).

1.3 ANOMALIAS GRAVIMTRICAS 1.3.1 Introduo A gravidade usualmente determinada sobre a superfcie fsica da Terra e depende primariamente da localizao do ponto na superfcie, de uma pequena poro da topografia da regio e da distribuio de densidade da Terra. Para que se obtenha a parte dos valores de gravidade observados relacionando-os com as variaes de densidade que nos interessam, conveniente dividir os valores observados em uma parte que varia regularmente, i.e., o valor padro da gravidade refletindo a figura da terra ideal, e em anomalias que refletem a estrutura interna das camadas superiores da Terra.

1.3.2

Anomalia da Gravidade A anomalia obtida deduzindo o valor padro para a Terra ideal do valor de

gravidade observado (SAZHINA, 1971). O valor padro da gravidade para a Terra dado pela Frmula Internacional da Gravidade calculada sobre o elipside de referncia de 1967 (GEMAEL, 1999):
67 = 978031,846 1 + 0,005278895 sen2 0,000023462 sen 4

Para obter o valor da anomalia da gravidade necessrio reduzir o valor observado para a superfcie do elipside, ou inversamente, corrigir o valor padro conhecido sobre o elipside para o ponto de observao. Assim, necessrio conhecer o valor da altitude ortomtrica (relativa ao geide, superfcie equipotencial da gravidade, ou o nvel mdio dos mares). Deve-se tambm considerar a distribuio de massas entre a superfcie fsica e o geide, nvel ao qual nos interessa conhecer as anomalias. A anomalia gravimtrica pode, ento, ser entendida como a diferena: g = g0 - onde g0 corresponde gravidade real observada, reduzida superfcie do geide e corresponde gravidade normal, ou terica, obtida em funo da latitude da estao, sobre a superfcie do modelo da Terra normal. Porm, algumas redues so necessrias para se obter com preciso o valor de g0, as quais so apresentadas a seguir

1.3.2.1

Redues gravimtricas

a) Correo Free-air ou Ar-livre:

Para reduzir ao nvel mdio do mar a gravidade observada na superfcie fsica da Terra, introduz-se a chamada correo Free-Air resultante recebe o mesmo nome da correo: gf = g + Cf - A correo Free-Air para uma determinada estao dada pela relao entre o gradiente vertical da gravidade e a altitude ortomtrica h (referida ao geide) da estao. O valor comumente utilizado nos trabalhos de geofsica o seguinte (GEMAEL, 1999): Cf = 0,3086*h b) Correo de Bouguer: (Cf). A anomalia

A correo de Bouguer tem por objetivo eliminar os efeitos das massas topogrficas entre as superfcies fsica e do geide sobre o valor de g observado. Pode ser escrita como: Cb = - A B + C O primeiro termo (A) corresponde componente vertical da atrao exercida por um plat horizontal de espessura igual altitude da estao sobre um ponto de massa unitria situado na superfcie. Assumindo o valor mdio de 2,67 g/cm3 para as rochas componentes da crosta terrestre, tem-se para este termo o valor de: A = 0,1119*h O segundo termo (B) tem a funo de converter o plat de Bouguer em uma calota com a mesma espessura e com raio esfrico igual a 166,7 km. O clculo deste termo feito em funo da altitude e da latitude da estao de observao. O terceiro termo corresponde correo de terreno, a qual considera as irregularidades topogrficas em relao calota de Bouguer. Para o clculo de C, necessria a existncia de informaes altimtricas da regio vizinha estao. Os dados devem, tanto quanto possvel, cobrir o mesmo raio que delimita a calota de Bouguer, ou seja, 166,7 km.

1.3.2.2

Anomalias Bouguer

As anomalias Bouguer so, ento, geradas a partir das componentes descritas acima. Na segunda equao abaixo o segundo termo corresponde correo Free-Air, os trs termos seguintes representam as correes de Bouguer, sendo g e os valores da gravidade observada sobre a Terra real e da gravidade calculada sobre a Terra normal, respectivamente. Tem-se, assim, a configurao final da frmula empregada na gerao das anomalias Bouguer (GEMAEL, 1999): gb = g + 0,3086*h 0,1119*h B + C - ou: gb = g + 0,1967*h B + C -

1.4

Sobre os Resultados do Processamento Os resultados obtidos aps o processamento dos dados gravimtricos

coletados em campo devem ser apresentados de forma a proporcionar ao gelogo uma viso da distribuio das massas em subsuperfcie. Para isto, a representao feita a partir de mapas de contorno, ou perfis das anomalias gravimtricas, as quais representam as variaes do campo gravitacional observado em relao a um campo terico. Os mapas de contorno, por sua vez, so gerados atravs de interpolao numrica, que responsvel pela gerao de uma malha regular de pontos (grid) a partir das posies e valores das observaes realizadas. Tais mapas so teis na avaliao e interpretao de dados geofsicos. Porm, o contorno dos dados no deve introduzir informaes que no estejam presentes nos dados. Embora possam existir erros nas observaes, os mapas de contorno so geralmente calculados de forma que a superfcie imaginria representada pelos contornos passe exatamente pelas observaes.

O problema da interpolao numrica divide-se em duas partes: a) definir uma funo contnua de duas variveis espaciais que toma os valores das observaes nas posies desejadas e, b) definir um conjunto de valores nos pontos de uma malha regular, tal que o valor de um ponto desta malha tenda ao valor observado se a posio da observao tende ao ponto da malha (BRIGGS, 1974), Crain (1970), apresenta uma reviso de alguns mtodos de interpolao que procuram solucionar primeiramente parte (a) do problema e, a partir desta soluo, resolver o problema (b). Briggs (1974), descreve um mtodo para encontrar a soluo do problema (b) sem ter solucionado o problema (a). Este mtodo tem o atributo da suavizao, o que garante a confiana na tcnica e a conseqente qualidade dos mapas resultantes. O mtodo possui propriedades de suavizao bem definidas e a interpolao bi-dimensional baseada na soluo de equaes diferenciais. As equaes diferenciais finitas so deduzidas a partir do princpio da curvatura mnima total, destacando um mtodo iterativo de soluo (BRIGGS, 1974).

1.5

Aspectos gerais da prospeco gravimtrica

1.5.1 Introduo O mtodo gravimtrico uma das ferramentas da geofsica usadas em investigaes do meio ambiente, onde a deteco de cavidades, decorrentes de fenmenos de carstificao, irregularidades no subsolo ou aterros, essencial (DEBEGLIA, 2002). A tcnica de microgravimetria, que consiste em medir pequenas variaes no campo gravitacional terrestre, visa interpretao da presena de vazios e cavidades a partir das medidas gravimtricas. Anomalias gravimtricas geradas por vazios e cavidades so sobrepostas a variaes muito maiores devido a altura, latitude e variaes geolgicas regionais e so virtualmente no detectveis em investigaes gravimtricas convencionais. Estas anomalias no apenas revelam a localizao de cavernas e vazios, mas tambm fornecem informaes a respeito de suas formas e profundidades. Este mtodo tem sido largamente

empregado em investigaes de engenharia para detectar cavidades naturais, ou antrpicas, e tem a vantagem de no ser invasivo. Em termos numricos, diferenas na posio (equador plos) e em elevao (altas montanhas mares profundos) causam variaes mximas nos valores de gravidade na ordem de 5x10-3 g. Massas perturbadoras localizadas no interior profundo da crosta ou na crosta superior provocam variaes em grandes e pequenas regies na ordem de 5x10-4 g e 5x10-5 g, respectivamente. Efeitos peridicos de mar so da ordem de 3x10-7 g, enquanto os deslocamentos de massas terrestres de grandes comprimentos de onda causam variaes de apenas 10-8 a 10-9 g (TORGE, 1989). Aps os levantamentos de campo e o clculo das anomalias gravimtricas, o prximo passo consiste na interpretao destes resultados, visando qualificar e quantificar as estruturas ou corpos representados nos mapas de anomalias. A interpretao do campo perturbador torna-se mais complicada devido ao fato de que a observao contm o efeito integral de todas as massas da Terra. Com o auxlio de informaes topogrficas, geolgicas e geofsicas, as influncias das massas conhecidas podem ser removidas atravs de redues. Em particular, procedimentos de filtragem so utilizados para separar os grandes comprimentos de onda (campo regional) e os curtos comprimentos de onda (campo residual) das anomalias (GUPTA & RAMANI, 1980 apud TORGE, 1989).

1.6

Separao Regional-Residual em Gravimetria A superposio dos efeitos gravimtricos de vrias fontes, posicionadas a

profundidades distintas, produz o campo gravimtrico observado. As anomalias gravimtricas so resultantes da soma total dos efeitos produzidos por todos os contrastes de densidade em subsuperfcie. Desta maneira, para separar os efeitos de feies mais profundas dos efeitos de feies mais rasas, estas ltimas de interesse da prospeco mineral, aplicado um mtodo de separao regionalresidual do campo gravimtrico. A metodologia empregada mais conhecida para a separao regional-residual dos dados gravimtricos a de ajuste polinomial pelo mtodo dos mnimos quadrados. O mtodo de ajuste polinomial usa superfcies de

tendncia de graus variados e o campo residual resulta da diferena entre a superfcie selecionada e os dados.

1.7

Caracterizao

dos

Problemas

Direto

Inverso

da

Prospeco

Gravimtrica

O delineamento dos campos gravitacionais causados por corpos de forma geomtrica e densidade conhecidos denominado como Problema Direto da prospeco gravimtrica (SAZHINA, 1971). O problema tem uma soluo nica, i.e., cada corpo provoca uma anomalia que excita um campo gravitacional bem definido. Na prtica, raramente tem-se que resolver o problema direto, mas sua soluo para corpos de diferentes formas necessria para o clculo dos principais parmetros de um corpo perturbador, por tentativa e erro. Atravs do clculo do efeito provocado por corpos de diferentes dimenses e profundidades, possvel verificar se o corpo investigado concorda ou no com os modelos adotados. Para tanto, compara-se a curva observada em campo com aquelas geradas matematicamente, possibilitando, assim, o estabelecimento dos

parmetros do corpo (densidade, profundidade e dimenses). Quando uma anomalia gravimtrica obtida diretamente das medies em campo ou aps a separao entre os comprimentos de onda representativos do campo regional e do campo local (separao regional-residual, cf 4.4.2), surge o problema da determinao dos parmetros do corpo atravs dos dados de campo.

Este problema conhecido como o Problema Inverso da prospeco gravimtrica. Na prtica, resolve-se apenas este problema. No possui soluo nica, isso quer dizer que o mesmo campo gravitacional pode ser criado por massas de diferentes configuraes e profundidades. Entretanto, para corpos de forma geomtrica regular freqentemente possvel formular expresses exatas fornecendo os parmetros do corpo (SAZHINA, 1971). Resumindo, no problema direto o efeito do modelo calculado a partir dos valores dos seus parmetros, enquanto no problema inverso (ou inverso) os

valores dos parmetros do modelo-causa de um determinado efeito so procurados, usando-se medidas deste mesmo efeito. O problema inverso da gravimetria, i.e., o clculo da funo de densidade (localizao, forma e densidade das massas perturbadoras) a partir dos valores de gravidade observados leva de acordo com a equao (4.2) a uma equao integral, para a qual no existe soluo nica (BOTT, 1973 apud TORGE, 1989). Na soluo dos problemas de inverso, o problema direto da gravimetria aparece, i.e., o clculo do efeito provocado por uma determinada distribuio de massa dada em termos de sua posio, forma e densidade. Segundo a lei da gravitao (cf. 4.2) uma soluo nica possvel para este problema (TALWANI, 1973 apud TORGE, 1989). Em um sistema de coordenadas cartesianas locais, a componente vertical da gravidade (anomalia gravimtrica) calculada por:

g(r ) = G
v

r ' z z ' r r
' 3

( )(

) dv

com a diferena de densidade (contraste) da massa perturbadora em relao sua encaixante, e o elemento de volume dv = dxdydz.

1.7.1 Avaliao do Alcance do Mtodo Os resultados do processo de inverso gravimtrica esto diretamente ligados resoluo do mtodo de investigao. Assim, um estudo preliminar deve ser realizado de modo a estimar a amplitude da anomalia esperada em funo das caractersticas do corpo em subsuperfcie. Para esta estimativa, utilizou-se um modelo de cavidade esfrica, com variao de seu contraste de densidade. O efeito provocado por este corpo em um determinado ponto da superfcie funo do afastamento deste ponto em relao ao centro de massa do corpo causador, do raio da esfera, sua massa e contraste de densidade com a rocha encaixante.

Figura 1.7 - Atrao provocada por um corpo esfrico

A frmula da atrao de um ponto com coordenadas (x, 0) para uma esfera de massa M com seu centro a uma profundidade h da superfcie e separado por uma distncia r do ponto (x,0) em considerao :
F = gr = GM r2

A componente vertical desta atrao que representa a anomalia da gravidade pode ser obtida atravs da decomposio vetorial conforme ilustrado pela Figura 1.7 e escrevendo a massa M em funo do volume e densidade:
g = 4 h Ga3 3 3 r

gmax

4 a3 = G 2 3 h

1.7.2

Efeito gravimtrico provocado por um corpo esfrico

A avaliao do efeito provocado por um corpo esfrico permite determinar se o alvo visado pode ser ou no detectado pelo mtodo proposto. A amplitude da anomalia esperada deve ser maior que a acurcia do mtodo. Considerando um determinado corpo com um formato aproximadamente esfrico, deseja-se estimar

a que profundidade mxima de ocorrncia o mtodo gravimtrico capaz de identific-lo e quantific-lo, atravs da equao abaixo (TELFORD,1990):

g = ka3
onde: k uma constante igual a 0,0279 = contraste de densidade a = raio da esfera

(x

+ z2

3 2

z = profundidade ao centro do corpo x = distncia do centro do corpo ao ponto considerado. A Figura 1.8 apresenta um grfico baseado no efeito provocado por um determinado corpo esfrico para diferentes contrastes de densidade.
Efeito provocado por um corpo esfrico variando seu contraste de densidade
0 vazio com gua rocha calcria

-0.01

-0.02

-0.03

-0.04

mGal -0.05

-0.06

-0.07

-0.08

Dados do corpo Raio: 7 m Prof. ao centro: 15 m 20 40 60 metros 80 100 120 140

-0.09 0

Figura 1.8 - Efeito provocado por um corpo esfrico vazio ( =0,7) , preenchido por gua ( =1,0) ou de rocha calcria ( = 2,5 g/cm3)

Nesta figura, foi utilizado um modelo de corpo esfrico localizado a 15 metros de profundidade e com raio igual a 7 metros. Para a gerao das curvas de anomalias variou-se o contraste de densidade em funo do preenchimento da mesma. Pode-se observar, que no caso em que a cavidade preenchida por

sedimentos de rocha calcria, a amplitude da anomalia no superior a 0,01 mGal. Em termos de alcance do mtodo, uma cavidade com esta configurao pode ser identificada atravs dos mapas de anomalias, pois a resoluo de leitura do equipamento de medida representa metade desta amplitude.

2 EXERCCIOS Exerccio 1
De posse dos dados Brutos (dados de sada do gravmetro) fornecidos em uma planilha em anexo mais o valor da gravidade da base, proceda a correo das derivas instrumentais Esttica e Dinmica e calcule o valor de g, relativo base, para cada estao, em seguida faa um perfil valor de g vs coordenadas UTM E.

Exerccio 2
De posse dos dados (anomalias bouguer com as respectivas coordenadas da rea) fornecidos em uma planilha em anexo, proceda a separao regional residual com superfcies de tendncia de 1, 2 e 3 graus, com os respectivos grids ou mapas bouguer, Regional e Residual de 1, 2 e 3 graus, em seguida discuta os resultados e escolha, justificando, represente as anomalias. o mapa residual que melhor

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AGOCS, W. B. Least-squares residual anomaly determination. In: Geophysics, vol. 16, pp. 686-696, 1951. ARZI, A. A. Microgravity for engineering applications. In: Geophysical Prospecting, vol.23, pp. 408-425, 1975. BELTRO, J. F.; SILVA, J. B. C.; COSTA, J. C. Robust polynomial fitting method for regional gravity estimation. In: Geophysics, vol. 56, no. 1, pp. 80-89, 1974. BRANSTON, M. W.; STYLES, P. The use of time-lapse microgravity to investigate and monitor an area undergoing subsurface subsidence; a case study. In: Quarterly Journal of Engineering Geology & Hydrogeology; August 2003; v. 36; no. 3; p. 231-244; BRIGGS, I. C. Machine contouring using minimum curvature. In: Geophysics, vol. 39, no. 1, pp. 39-48, 1974. BUTLER, D. K. Microgravimetric and gravity gradient techniques for detection of subsurface cavities. In: Geophysics, vol. 49, pp. 1084-1096, 1984. CAMACHO, A. G.; MONTESINOS, F. G.; VIEIRA, R. A 3-D gravity inversion tool base don exploration of model possibilities. In: Computers & Geosciences, vol. 28, pp. 191204, 2002. CRAIN, I. K. Computer interpolation and contouring of two-dimensional data: A review. In: Geoexplor., vol. 8, pp. 71-86, 1970. COLLEY, G. C. The detection of caves by gravity measurements. In: Geophysical Prospecting, vol.11, p. 110, 1963. CORDELL, L.; HENDERSON, R. G. Iterative three-dimensional solution of gravity anomaly data using a digital computer. In: Geophysics, vol. 33, no. 4, pp. 596-601, 1968. CRAWFORD, N. C. Microgravity Investigations of sinkhole collapses under highways. In: First International Conference on the Application of Geophysical Methodologies to Transportation Facilities and Infrastructure. St. Louis, MO. 2000. Proceedings DOURADO, J. C.; MALAGUTTI FILHO, W.; BRAGA, A. C. O.; NAVA, N. Deteco de cavidades em arenitos utilizando gravimetria, eletorresistividade e GPR. In: Brazilian Journal of Geophysics, vol. 19, no. 1, pp. 19-32, 2001. FAJKLEWICZ, Z. Gravity vertical gradient measurements for the detection of small geologic and anthropogenic forms. In: Geophysics, vol. 41, 1976. GEMAEL, C. Introduo Geodsia Fsica. Curitiba, Ed. UFPR, 1999, 302 pp.

GUPTA, V. K.; RAMANI, N. Some aspects of regional-residual separation of gravity anomalies in a precambrian terrain. In: Geophysics, vol. 45, pp. 1412-1426, 1980. HAMMER, P. T. C.; HILDEBRAND, J. A.; PARKER, R. L. Gravity inversion using seminorm minimization: Density modeling of Jasper Seamount. In: Geophysics, vol. 56, no. 1, pp. 68-79, 1991. HUGILL, A. L. The New Scintrex CG-3 Autograv Gravity Meter. ASEG/SEG Conference, Adelaide, Australia, 1988, 15 pp. LUIZ, J. G., COSTA E SILVA, L. M. Geofsica de Prospeco. Belm: Universidade Federal do Par; Cejup, 1995, 311 pp. MIRONV, V. S. Curso de Prospeccin Gravimtrica. Editorial Reverte, Barcelona, 1977, 524 pp. SAZHINA, N., GRUSHINSKY, N. Gravity Prospecting. Mir Publishers, Moscow, 1971, 491 pp. SIMPSON, S. M. Least-squares polynomial fitting to gravitational data and density plotting by digital computers. In: Geophysics, vol. 19, pp. 255-269, 1954. SKEELS, D. C. Ambiguity in gravity interpretation. In: Geophysics, vol. 12, pp. 43-56, 1947. TALWANI, M., EWING, M. Rapid Computation of Gravitational Attraction of Threedimensional Bodies of Arbitrary Shape. In: Geophysics, vol. 25, no. 1, pp. 203-225, 1960. TALWANI, M. Computer usage in the computation of gravity anomalies. In: Methods in Computational Physics, Alder et al. (eds.), no. 13, pp. 343-389, Academic Press, London, New York, 1973. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C..M.; FAIRCHILD, T.M; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2001, 568 pp. TELFORD, W. M., GELDART, L. P., SHERIFF, R. E. Applied Geophysics. Cambridge University Press, Cambridge, 1990, 770 pp.

S-ar putea să vă placă și