Sunteți pe pagina 1din 2

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE MECNICA DOS SOLOS

Questo 1 Considere que os solos de emprstimo a utilizar na construo de um aterro apresentam um peso especfico hmido de 16,4 kN/m3 e um teor em gua de 5%. O projecto prev que o aterro seja executado com uma porosidade de 0,23 e com um teor em gua de 10%. Assumindo que a densidade relativa das partculas slidas de 2,65 e que o volume de solos de emprstimo disponvel de 12 000 m3, determine o volume de aterro que ser possvel construir com o material disponvel e o volume de gua que lhes dever ser acrescentado. Questo 2 Considere a barragem de beto representada na Figura 1 e a respectiva rede de fluxo ao longo do macio de fundao permevel. Admitindo que o solo de fundao apresenta um peso especfico saturado de 20,5 kN/m3, um coeficiente de permeabilidade (k) de 3 10-4 cm/s e que o valor da carga hidrulica no ponto P de 4,0 m, responda s seguintes questes:

Figura 1 a) Determine o caudal percolado diariamente pela fundao da barragem, por metro linear de desenvolvimento. b) Calcule a tenso neutra e a tenso efectiva vertical no ponto Q. c) Verifique a segurana rotura hidrulica, comentando o resultado obtido. Questo 3 [4,6 valores] Pretende-se construir um extenso aterro numa zona aluvionar cujas caractersticas geotcnicas do terreno de fundao so as indicadas no esquema da Figura 2.
1/2

Considerando que o aterro ir ter 4,0 metros de altura e um peso especfico de 21 kN/m3, responda s seguintes questes: a) Calcule o assentamento do estrato de argila por consolidao primria ou hidrodinmica, 12 meses aps a construo do aterro. b) Determine a tenso efectiva a metade da espessura do estrato de argila, 4 meses aps a construo do aterro. c) Determine qual ser a altura piezomtrica num piezmetro instalado a metade da espessura do estrato de argila, 4 meses aps a construo do aterro. d) Calcule qual ser a deformao vertical do estrato de argila se o nvel fretico subir 3.0 metros, depois da consolidao primria estar concluda. Admita que o peso especfico submerso do estrato de areia de 9,5 kN/m3.

3.0 m

Estrato de areia com seixos = 17,4 kN/m3

Figura 2 3.0 m
Estrato de argila; sat = 18,4 kN/m , e0= 0.95; OCR=1,5; Cr=0.05, Cc=0.35; Cv=2,1104 cm2/ano
3

Macio rochoso permevel

Questo 4 Considere que um solo argiloso apresenta os seguintes parmetros de resistncia ao corte: c`= 0 kPa, `=30, cCU= 0 kPA e CU=22. Um provete deste solo submetido a um ensaio de compresso triaxial do tipo consolidado no drenado, sendo o provete consolidado para uma tenso hidrosttica de 90 kPa (mantida constante durante a execuo do ensaio) e levado rotura atravs do acrscimo da tenso axial. a) Determine o valor das tenses principais na rotura. b) Determine o valor da resistncia no drenada do provete. c) Determine o valor da tenso neutra na rotura.

2/2

S-ar putea să vă placă și