Sunteți pe pagina 1din 6

NOME: PEDRO ROGRIO VILLAR BARRETO MATRICULA: 00114236 CINCIAS SOCIAIS NOTURNO DISCIPLINA: SEMINRIO LIVRE CINCIA POLTICA

TEMA: ESTUDOS LEGISLATIVOS PROFESSOR: GUSTAVO GROHMANN

CONSIDERAES SOBRE A OBRA ENGENHARIA CONSTITUCIONAL E O COMPARATIVO COM CASO DO LEGISLATIVO BRASILEIRO O autor Giovanni Sartori tenta nessa obra tipificar e considerar vrios tipos de governo, nessa considerao dissertaremos sobre a parte que teoriza sobre o sistemas de governo, do capitulo cinco ao treze dessa obra, dando nfase no parlamentarismo e presidencialismo. Iremos usar apoio de vrias outras obras e outros autores da cincia poltica. Nessa dissertao, daremos nfase a questo do legislativo no sistema de governo adotado pelo Brasil, alm das consideraes do autor, ser realizado nesse texto um comparativo de acordo com a realidade brasileira e mais consideraes de outros autores. Iremos dar destaque forma do sistema legislativo, de acordo com o sistema de governo presente. A proposta no buscar uma soluo ou indicar o melhor sistema de governo ou no. Ao contrrio de Sartori (1996), a proposta aqui no discutir o melhor sistema de governo, ou defendermos uma forma de governo mais prefeita para nosso contexto nacional, como fez Acides Saldanha em 1993, na sua obra Parlamentarismo e demais sistemas de Governo: Guia prtico, onde defende a adoo do parlamentarismo no contexto nacional, por causa dos nos fatos histrico de nossa instabilidade poltica. Isso uma afirmao um pouco sem lgica, pois percebemos que atualmente gozamos de certa estabilidade poltica apesar dos fatos recentes de corrupo e de at de processo deposio de um presidente (Fernando Collor) e nossa recente histria de ditadura civilmilitar (1964-1989). Esse ponto ser debatido na concluso dessa considerao. A representao poltica tambm ser citada nesse texto, vemos que as questes regionais so importantes para entender a nossa dinmica, que junto com nossa engenharia constitucional, formam as particularidades de nosso sistema poltico.

Segundo Sartori (1996), o legislativo tem poderes diferenciados de acordo com o sistema de governo adotado pela nao. O sistema de governo adotado a partir da engenharia constitucional do pais. A outras questes a considerar, como questes histricas e culturais do mesmo. O debate sobre sistema de governo antiga segundo Bobbio (1982), tomaremos como exemplo de conceitos outra obra sua chamada Dicionrio Poltico. No caso o parlamentarismo descrito:
A Forma de Governo parlamentar caracterizada pelo fato de as articulaes governativas surgirem do seio do Parlamento (...) ele ser responsvel perante esse mesmo Parlamento que, em caso extremo, pode decretar a sua queda. Por sua vez, nos sistemas parlamentares, o Governo tem o poder de dissolver o Parlamento ou de pedir a sua dissoluo ao chefe do Estado, quando no obtiver o seu voto de confiana ou, em certos casos, como no tpico caso ingls, para convocar novas eleies em circunstncias melhores. (BOBBIO,1998:518)

Segundo Sartori (1996), o parlamentarismo um sistema de governo onde o poder Executivo e legislativo compe um mesmo corpo, i.e., no h separao de poderes nesse contexto de governo. Isto no significa dependncia mutua das casas, mas sim que ambas so instituies que devem estar alinhadas politicamente. Teoricamente o no alinhamento poltico ou anomalias pode ser resolvido pelo voto de no confiana, mas ao embate em sistema multipartidrio seria praticamente impossvel gerenciar tal tipo de sistema de governo. O bipartidarismo necessrio, pois o primeiro-ministro ou o presidente (ou ambos) escolhido pelo parlamento (na maioria dos casos), claro, que presidente pode dissolver a assemblia em caso de qualquer anomalia no sistema que afete o funcionamento do aparelho governamental. O presidencialismo conceituado segundo Bobbio:
A Forma de Governo presidencial caracterizada, em seu estado puro, pela acumulao, num nico cargo, dos poderes de chefe do Estado e de chefe do Governo. O presidente eleito pelo sufrgio universal do eleitorado, subdividido ou no em colgios. Nesta forma de Governo, o presidente ocupa uma posio plenamente central em relao a todas as foras e instituies polticas. (BOBBIO,1998:520)

Segundo Sartori (1996, p. 99) necessrio trs itens na questo de escolha do chefe de Estado (presidente): 1) escolhido em eleio popular, 2)no pode ser demitido

do seu mandato pelo parlamento, 3)chefia ou de alguma forma dirige os ministros que nomeia. Nesse sistema de governo a separao clara de poderes, entre o poder legislativo, que deve servir puramente como rgo fiscalizador do governo Executivo. O problema ser quando esses dois se confrontam por interesses. Nesse contexto, isso depender o poder de negociao de ambos os poderes, que podem por induo, coabitarem um ao outro, contratando uma cooperao mtua (ELSTER, 1994) que dar governabilidade ao pais. A cooperao e a coabitao de um sistema por o outro se processa de forma geralmente indutiva no sistema presidencialista, onde o executivo e chefe de Estado e Chefe de Governo. O uso da fora nesse sistema entendido como golpe de Estado. No sistema parlamentarista o presidente, Chefe de Estado, pode dissolver o parlamento caso a conduta deste afete o funcionamento do governo. Isso no significa que o sistema parlamentarista no esteja sujeito a Golpes de Estado, caso no haja mecanismo constitucionais como no caso o presidente dissolva o parlamento, o mesmo perder o cargo. O Brasil possui um sistema multipartidrio e fragmentado politicamente, a constituio de 1988 foi desenhada para sistema federalista dando autonomia local as unidades de federao (municpio e estados). Esse fato aumentou ainda mais a fragmentao poltica do Brasil. Apesar dessa federalizao permitiu uma reforma do aparelho burocrtico do estado em busca de sua eficcia (PICARELLI, 2002). A governabilidade atualmente se processa tanto nas unidades da federao quanto no governo federal realizado por processo cooperativo entre poder legislativo e executivo, onde um ou outro coabita a outra parte para alcanar seus objetivos racionais de governo como cita Fernando Limongi:
Do ponto de vista descritivo, o sistema poltico brasileiro, no h dvidas, pode ser nomeado como um presidencialismo de coalizo. Afinal, a forma de governo adotada o presidencialismo e governos recorrem formao de coalizes para obter apoio para suas iniciativas. (LIMONGI, 2006: 20)

A descrevermos o nosso sistema presidencialista como sistema de coalizo, mas vemos que na em sua originalidade e nos fatos empricos e prticos, o nosso sistema supera esse conceito. O nosso sistema possui particularidades histricas e culturais 3

prprios do Brasil, da existncia de influncia local ser um ponto preponderante para escolha parlamentar e poltica e das coalizes locais, como cita Victor Nunes Leal em Coronelismo, Enxada e Voto de 1946, estuda a capacidade de elites locais, chamados coronis, tinha de influenciar na deciso eleitoral da populao. Essa elite, representada por grandes latifundirios comearam a perder a sua influencia no primeiro governo Vargas, mas no qual tal influncia ressurgiria, segundo o autor, no retorno da democracia representativa, como cita:
A morte aparente dos coronis no Estado Novo no se deve, pois, aos prefeitos nomeados, mas abolio do regime representativo em nossa terra. Convocai o povo para as urnas, como sucedeu em 1945, e o coronelismo ressurgir das prprias cinzas, porque a seixa que o alimenta a estrutura agrria do pas. (LEAL; 1976: 134)

Atualmente o Brasil ainda possui uma estrutura agrria considervel, mas tambm um parque industrial em praticamente em mesma escala. As influencias agora se do de outra maneira, pois a representao poltica feita pelas classes dominantes ou por representantes de sua ideologia (RIDENTI: 2001). Assim o tanto poder legislativo e poder executivo estaro alinhados ideologicamente de acordo com os interesses de classes dominantes politicamente e economicamente. A constituio de 1988, com suas particularidades do seu desenho constitucional acabou permitindo que pudesse se realizar vrias emendas constitucionais posteriores. A outra particularidade, que a nfase criao de programas sociais. Esse federalismo principio deveria dar fora poltica ao poder local, mas d outro fenmeno, que em vez de descentralizao, h centralizao no poder nacional, assim:
... no aggionarmento da rea social que perdeu inegavelmente vrios traos clientelistas pretritos [...] uma periferizao dos espaos burocrticos onde a patronagem poltica era exercida... MELO, 2005: 846)

O poder local, que poderia ser fortalecido com essa federalizao, agora enfraquecido pela periferizao da mquina estatal federal, fazendo uma centralizao de poder e influencia poltica, j que esses programas sociais tem mitigado algumas 4

praticas clientelistas pretritas sendo que esses mecanismos estatais reforam o poder da mquina governamental. A coalizo governamental federal atual nesse contexto, sabendo que h na verdade uma descentralizao e centralizao do poder, o governo e partidos interessados a manter o seu poder se aglutinam em coalizo para ter influencia ao poder local aliado a nova influncia do poder nacional feita por polticas sociais. Qualquer poder legislativo pode fazer parte da coalizo, esse sistema cooperativo de representao, como citei anteriormente, a representao nas instituies so alinhadas politicamente com ideologia e aspiraes das classes dominantes. A chamada coalizo poltica brasileira sistema cooperao vantajosa tanto para poder estatal do executivo, quanto para as classes polticas locais. Somente uma coalizo pode fazer com governo executivo aprove leis e projetos com legislativo, mas somente uma representao poltica local alinhada com governo executivo poder buscar recursos para desenvolvimento das aspiraes das elites locais. Podemos comparar uma via mo dupla, somente possvel em uma instituio presidencialista como a nossa. Isso demonstra uma aparente fraqueza poltica de nossas instituies, mas na verdade sim a composio da maleabilidade ideolgica de nossos partidos e peculiar estabilidade em igual mbito provocada por nossas particularidades sociais e culturais. A democracia brasileira feita de instituies maleveis e que age de acordo com momento histrico, provocando em seus partidos aparente atomizao poltica e indisciplina (SARTORI, 1996), mas na verdade uma forma de adaptao poltica brasileira de acordo com os fatos e momento histrico para concretizar a mudana social apropriada para situao que se demonstra aos atores polticos, provocando governabilidade em nossa instituio governamental momentnea possvel em nosso sistema presidencialista de coalizo ou melhor definido de cooperao (ELSTER, 1994). Bibliografia: BOBBIO, Norberto. Teoria das formas de governo. BSB: Ed. da UnB, 1982

ELSTER, Jon. Peas e Engrenagens das Cincias Sociais: RJ: Relume Dumar, 1994.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto. So Paulo: Alfa mega, 1976. 3ed. LIMONGI, Fernando. A democracia no Brasil: presidencialismo, coalizo partidria e processo decisrio. Novos estudos - CEBRAP 2006, n.76, pp. 17-41.

MELO, Marcus Andr. O sucesso inesperado das reformas de segunda gerao: federalismo, reformas constitucionais e poltica social. In: Dados- Revista de Cincias Sociais, Vol. 48, n 4, Rio de Janeiro, 2005, pp. 846 a 849. PICARELLI, Marcelo Simes Pires. Burocracia e Estado Capitalista: notas sobre a Reforma (administrativa) de Estado. In: Cadernos de Cincia Poltica-Srie: Teses e Dissertaes, n 8, Porto Alegre, UFRGS, 2002, pp. 57 a 86. RIDENTI, Marcelo. Classes Sociais e Representao. Coleo: Questes de Nossa poca. So Paulo: Cortez, 2001. 2 ed. SALDANHA, Alcides. Parlamentarismo e demais sistemas de Governo:Guia prtico. Porto Alegre, RS: AGE, 1993. SARTORI, Giovanni. Engenharia constitucional: como mudam as constituies. BSB: Ed. da UnB, 1996

S-ar putea să vă placă și