Sunteți pe pagina 1din 12

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

O SILNCIO E A LITERARIEDADE EM GAIBUS SILENCE AND LITERATURE IN GAIBUS


Kellen Millene Camargos Resende1
Resumo: Os autores do Neo-Realismo, em Portugal, sentiram necessidade de criar suas obras envolvidas com a realidade de seu pas. No entanto, o regime poltico no permitia que se abordasse as temticas sociais e polticas que a sociedade vivia. Para desenvolver este estudo, ser analisada a obra Gaibus, do portugus Alves Redol. A anlise da obra consistir em observar as causas que desencadeiam o silenciamento e a passividade das personagens ante os fatores de represso. Em Gaibus, as personagens so reprimidas e exploradas por elementos fsicos, sociais, polticos, econmicos e ideolgicos. Por esse motivo, o estudo desses fatores, que atendem aos interesses da classe dominante, ser necessrio para se compreender o nvel de explorao a que as personagens so submetidas, as quais so desumanizadas e equiparadas a animais e mquinas. Palavras-chave: Represso poltica. Neo-Realismo. Gaibus. Portugal.

Abstract: Portuguese Neo-Realist authors had felt necessity to create their works involved with their country reality. However, the politician regimen did not allow that they approached social and the politics thematic that that society lived in. To develop this study, the book Gaibus by the Portuguese writer, Alves Redol, will be analyzed. The analysis of this novel will consist of observing the causes of the silence and the passivity of the characters facing repression factors. In Gaibus, the characters are restrained and explored by physical, social, political, economic and ideological elements. For this reason, the study of these factors, that fit the dominant class interests, will be necessary to understand the exploration level that characters are submitted, which are unhumanized and equalized to the animals and machines. Key words: Political repression. Neo-Realism. Gaibus. Portugal.

Introduo

O perodo que compreende o Neo-Realismo em Portugal foi marcado pela censura imposta por dirigentes simpticos poltica fascista, que previam o progresso de seus pases dentro de uma ordem rgida, ditada por um governo forte, que centralizava todo poder
1

Mestre em Literatura pela UFG. Professora de Prtica de Ensino de lngua portuguesa da UEG Universitria de Inhumas.

Unidade

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

decisrio em suas mos. Dentro desse modelo poltico, pouco ou nada se podia dizer, qualquer discurso contrrio ou questionador j estaria sujeito a punies, pois tudo deveria seguir conforme determinao da poltica fascista. Nesse contexto, apesar do impedimento da censura, alguns escritores souberam utilizar formas, como o silncio, que denunciava, em suas obras, a angstia e a represso do momento. Em Portugal, a ditadura de Antnio de Oliveira Salazar, prolongada pelo sucessor Marcelo Caetano, dominou o pas de 1933 a 1974. Esse perodo foi marcado pelo autoritarismo, estagnao econmica, represso poltica e brutalidade da polcia encarregada da segurana do Estado. O salazarismo, inspirado no fascismo, instituiu o Estado Novo com a Constituio de 1933, tendo como aliada a igreja catlica, com a qual se associou atravs de uma Concordata, o que ajudou a instituir-se a ideologia do regime. A igreja cooperou para difundir a idia de que no existia a luta de classes no pas, pois havia uma harmonia dos diferentes interesses sociais. A literatura neo-realista atuou como uma forma de mostrar sociedade as ideologias que ento vigiam, construdas com mscaras para que no fosse descoberto o que estava por trs das intenes ideolgicas do poder dominante. A represso fascista de Salazar silenciou a sociedade portuguesa, no entanto, a literatura buscou alternativas para mostrar, atravs da arte, a realidade de ento. O silncio imposto pelo ditatorialismo fascista tornou um subterfgio em prol da arte, pois, sendo este recurso um signo, ele se apresenta no nvel do discurso como uma contra-ideologia.

A literatura silenciada

Analisar o silncio observar como esse fenmeno lingstico e literrio expressa os verdadeiros significados de acontecimentos histricos que influenciaram ou afetaram a sociedade e a arte. Assim, rever a obra pelo recurso do silncio lanar um novo olhar, podendo ser ele mais sensvel ou mais consciente, como explica Sontag (1987, p. 20): As noes de silncio, vazio e reduo delineiam novas receitas para os atos de olhar, ouvir etc. as quais ou promovem uma experincia de arte mais imediata e sensvel, ou enfrentam a obra de arte de uma maneira mais consciente e conceitual. Ao se abordar o estudo do silncio, na literatura, buscar-se- compreender o sentido que ele possui em uma obra neo-realista, escrita durante um regime ditatorial. A inteno ser

21

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

a de verificar como a arte, em seu contexto diegtico1, fornece meios para se compreender as formas e os sentidos que o silncio adquire no aspecto textual e extratextual. O romance Gaibus ser estudado para se investigar o silenciamento e a passividade de um grupo de ceifeiros, submetido explorao a ponto de desumanizar-se, sendo equiparado a mquina e a animal. Observar-se-, tambm, que a explorao sexual um fator que silencia, pois a reificao do ser explorado mantida pela necessidade financeira, assim como a explorao da mo de obra. O presente artigo se deter ao estudo de aspectos literrios, como o tempo e as personagens, que tambm permitem compreender o silenciamento. O romance Gaibus possibilita a reproduo da realidade, no por descrever os fatos reais tais quais eles so, mas por expor, em suas personagens, os traos humanos ligados a aspectos estticos que auxiliam a compreenso de elementos da vida humana. Dessa forma, evidencia-se no apenas o que as personagens fazem, mas como fazem, como desenvolvem seus trabalhos, o que elas sentem naquele momento do desenrolar da ao, no processo de explorao. Assim, percebe-se a diferena entre o Realismo de cunho naturalista, em que o ambiente era o essencial, e o Neo-Realismo de cunho humanista, em que os traos humanos so os fatores preponderantes. H uma significao quando Alves Redol (1976b, p. 16) diz escrever um romance anti-assunto ou anti-histria , pois o que importa nessa obra o que ele chama, na epgrafe de Gaibus, de documentrio humano (REDOL, 1976b, p. 7). Em Gaibus, o enfoque no humano ressaltado a partir do procedimento de no variar muito as aes, como Santilli (1984, p. 63) destaca: J se imagina, assim, que a ao, nesta obra, no apresente grande variabilidade, mas, pelo contrrio, que as cenas sejam at certo ponto repetitivas, uma vez que perseguem a monotonia de determinado tipo de trabalho braal, automatizante . Reis (1979), no artigo Da literariedade em Gaibus , na revista Colquio, discute possibilidades de se estudar fatores de literariedade que outorgam a Gaibus sua inevitvel acentuao da condio esttica (REIS, 1979). Dentre os aspectos apontados, Reis (1979, p. 36) destaca a problemtica da personagem e o tratamento do tempo. Tais elementos corroboram para expor e identificar o silenciamento e explicar o contedo ideolgico e semntico do enredo. Os elementos literrios, como explica Sontag (1987, p. 35), so recursos que contm o
1

significado parcial ou totalmente convertido em uso [...] que se encontra

Entende-se por diegese, segundo a explicao de D Onofrio (1999, p. 63), a histria, a fbula, o conjunto dos acontecimentos presentes no texto literrio.

22

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

por trs da estratgia amplamente difundida de literalidade, um dos mais importantes desenvolvimentos da esttica do silncio . A ao executada pelos trabalhadores se repete continuamente, causando um cansao que entorpece o corpo. No existe mudana nas aes, o aspecto humano das personagens que varia ao cumprir as tarefas automatizantes , por isso Redol chamou a esse romance de documentrio humano, o que interessa no so as aes, mas a condio de vida do homem, em uma situao desumanizadora de explorao da fora de trabalho. Sempre as mesmas tarefas so executadas pelos trabalhadores-mquinas , pois ainda que o corpo no esteja obedecendo, no podem parar a colheita. Assim como as aes, os pensamentos tambm no param, mas de forma alguma cogitam em exterioriz-lo. Sabem alguns que se tivessem um descanso, o trabalho poderia render mais, mas nunca fariam esta proposta para no contrariarem ao patro e, assim, aceitam as regras do trabalho em silncio:

Quase exaustos, os peitos arfavam num ritmo de mquinas velhas saturadas de movimento. A ceifa, porm, no parava, e ainda bem a ceifa levava o seu tempo marcado. Se chovesse, o patro apanharia um bolu de aleijar, diziam os rabezanos na sua linguagem taurina. Eles prprios no desejavam; se as foices no cortassem arroz, as jornas acabariam tambm. E se ao sbado o apontador no enchesse a folha, as fateiras no trariam po e conduto da vila. [...] Vencidos pelo torpor, os braos no param. Lanam as foices no eito, juntando os ps de arroz na mo esquerda, e o hbito arrasta-os em gestos quase automticos, mais um passo e outro, a caminho da maracha que fecha o extremo de cada canteiro. Caminham sempre no mesmo balouar de ombros; as pegadas do seu esforo ficam marcadas na resteva lodosa. Talvez muitos deles pensem que o arroz deitado nas gavelas repousa primeiro do que os seus corpos. Se pudessem deter-se tambm, por instantes, e descansarem depois a cabea nos montes de espigas que deixam atrs de si, a ceifa poderia animar. (REDOL, 1976a, p. 82).

A cada momento que passa na lida, mais silencioso vai ficando o grupo de trabalhadores. As msicas, entoadas no princpio da jornada, e os risos cedem, aos poucos, lugar ao silncio. O grupo vai perdendo a fora porque est sedento, no pode parar para tomar gua, as personagens vo ficando mais silenciosas medida que a secura na boca vai aumentando. Os gaibus, apesar da sede intensa, no podem pedir gua aos capatazes, o olhar silencioso clama por ela, e quando permitida, insufla vida aos trabalhadores, que continuam a colheita com nimo diferente, porque a gua como um combustvel para a mquina voltar a produzir no ritmo desejado. 23

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

Para Santilli (1984, p. 64), haveria uma incoerncia entre o carter da ao e seu desfecho se as personagens se tornassem heris, mas como permanecem vtimas, pode-se dizer que a obra reveste-se do carter ativista do Neo-Realismo . Se Gaibus for observado sob a luz de um romance tradicional, em que a ao to importante para o desenvolvimento diegtico quanto a vida interior das personagens, poderia considerar que houvesse incoerncia no romance, porm, o tratamento das personagens como vtimas do sistema repressor permite que a obra cumpra o seu intento. Em Gaibus, a passividade das personagens muito intensa. No final do romance, no h uma resoluo de conflito, o que ocorre um final circular, porm, uma circularidade espiralada, um retornar diferente da situao inicial. Os gaibus, a no ser os que estavam bbados, ao voltarem para suas casas vo ainda mais desalentados do que quando chegaram Lezria: O vinho fizera esquecer a muitos o destino certo. Os que o sentiam iam tristes, incomodados pela alegria dos camaradas. No silncio dos campos, o silvo do comboio lanava o apelo do seu desespero. (REDOL, 1976a, p. 175). O conflito final, na partida dos gaibus, parece ser ainda pior que o da chegada Lezria, o trabalho, a no ser o de Rosa, no rendeu bons lucros a ningum, a m alimentao, as doenas, as noites mal dormidas e o baixo salrio silenciaram ainda mais as personagens. No entanto, tiveram indcios para tentar mudar suas condies, no se questiona aqui mudana de classe social, mas conscientizao de que o trabalhador parte fundamental no processo de trabalho. Como afirma Torres (1989, p. 28), a prpria natureza e tambm os jovens rabezanos e gaibus, mostraram-lhes o que deveriam fazer, mas estavam muito ocupados para prestarem ateno na unio de coisas que, como eles, parecem insignificantes. A submisso dos gaibus ao patro indica a real situao das camadas marginalizadas, que durante a poltica salazarista no foram beneficiadas por aes legais que criassem condies dignas de trabalho. Assim, Redol, para mostrar o assujeitamento da massa de trabalhadores portugueses, utiliza a metfora das personagens de Gaibus, estabelecendo uma relao de semelhana entre eles, mas sem traduzi-la em palavras que indicassem explicitamente a aproximao. A repetio das aes desumanas das personagens, na colheita, passa a significar pelo seu silncio, pois este no possui, como assinala Orlandi (1992, p. 52), um sentido metafrico em sua relao ao dizer ( traduzir o silncio em palavras) mas conhecer os processos de significao que ele pe em jogo. Conhecer os seus modos de significar. Pelo que se pde notar, no projeto esttico de Gaibus no havia inteno de se criar uma peripcia e dar uma possibilidade ilusria de esperana de vida mais justa s 24

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

personagens. A imagem que o autor quer que permanea a da explorao descarnada do homem pelo homem, tomados nos seus aspectos mais crus, na lmina viva do dia-a-dia. (REDOL, 1976b, p. 16). Nesse sentido, Alves Redol cumpre seu propsito de mostrar que a alienao no se transforma pela vontade de um s, como a do ceifeiro rebelde, mas poderia tornar-se conscientizao se no um, mas o grupo, buscasse a mudana. Assim, a obra cumpre o papel definido pelo autor: Mostrar outros tantos caminhos da alienao numa sociedade degradada, em que o valor da troca arreata o homem degradao. (REDOL, 1976b, p. 16). A alienao, a que Alves Redol se refere, persiste do incio ao final do livro, pois at a nica personagem consciente no tem voz ativa, nem mesmo a amizade entre os jovens rabezanos e gaibus adquire significado. O que deveria levar concretizao de um coletivo mais amplo e dinmico, quando uns e outros compreendessem qual o inimigo comum, se a mensagem do ceifeiro rebelde tivesse voz ampla para lhes dar unidade (REDOL, 1976b, p. 16), passa-lhes despercebido. E, como se percebe nas palavras finais da obra, s conseguem enxergar o mesmo temor de sempre: Vinha a o Inverno. [...] E o Inverno vinha a. (REDOL, 1976 a, p. 175). Outro trao importante de literariedade, que se observa em Gaibus, o temporal. A caracterizao espao-temporal configura-se, no romance, de forma linear, porm, nos momentos em que a focalizao concentra-se em indivduos do grupo, o esquema linear se fragmenta com a insero de analepses2, que se efetuam nas lembranas individuais; assim, quando se trata da narrao das aes do coletivo o tempo linear, cronolgico, mas na focalizao da individualidade de determinadas personagens o tempo sofre rupturas, com as analepses. A mudana desse espao-temporal, com o resgate de imagens do passado, resulta como uma forma de fuga da dura realidade. Em Gaibus, o passado resgatado como uma maneira de esquecer o presente e lembrar que ter esperana no tolice, pois j houve tempo melhor que pode voltar a existir. Para a ceifeira dbil, recordar reviver momentos bons, diferentes do presente, pois no passado buscam a sensao de bem-estar, residindo nesse posicionamento mais uma marca da alienao, necessidade de reviver o passado j que no podem intervir no presente.

Analepse, segundo Aguiar e Silva (1974, p. 128), uma forma de inverso temporal em que o tempo da histria no coincide com o tempo da narrao, ou seja, muitas vezes, a narrao comea in medias res (pelo meio da histria) ou in fines res (pelo fim da histria) e s quando necessrio, mediante o recurso tcnicoestilstico da retrospeco ou analepse, o narrador informa ao leitor sobre os acontecimentos iniciais da narrativa.

25

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

A recordao, fator temporal que se destaca em Gaibus, diz respeito tambm forma do romance. Lukcs (2000, p. 129), ao discutir o problema do tempo, diz que somente nesse gnero o tempo implica-se na forma:

Somente no romance, cuja matria constitui a necessidade da busca e a incapacidade de encontrar a essncia, o tempo est implicado na forma: o tempo a resistncia da organicidade presa meramente vida contra o sentido presente, a vontade da vida em permanecer na prpria imanncia perfeitamente fechada. (LUKCS, 2000, p. 129).

O fator tempo, principalmente a recordao, configura-se, conforme definiu Lukcs, como resistncia realidade presente, ou melhor, contra o sentido presente. A recordao ocorre em Gaibus quando a focalizao est sobre o individual, para que, pelo menos em pensamento, possam reviver momentos bons. Esse tempo pode ser identificado, tambm, na estrutura do romance, mas somente na recordao da ceifeira dbil, pois, at graficamente, o narrador chama a ateno para essa mudana; assim, quando se vai narrar a recordao da personagem, o texto separado por um espao maior entre as linhas. A recordao ocorre poucas vezes, ligada, como j foi dito, ao individual. Esse aspecto temporal significa, para algumas personagens, como a ceifeira dbil, uma forma de apegar-se a uma esperana que as faa esquecer os sofrimentos vividos no agora da narrativa. A propsito, vale ressaltar o seguinte comentrio de Lukcs (2000, p. 133) sobre a esperana:

A esperana no um artifcio abstrato e isolado da vida, profanado e enxovalhado por sua derrota diante da vida; ela prpria parte da vida que ela, esperana, aconchega-se a ela e ornando-a, busca vencer, mas da qual ter sempre de resvalar. E na recordao essa luta perptua transforma-se num caminho interessante e incompreensvel, mas que est preso com laos indissolveis ao instante vivo e presente. E esse instante to rico da durao que flui e reflui, e de cujo estancamento ele oferece um momento de contemplao consciente, que essa riqueza comunica-se tambm ao passado e ao perdido, e chega mesmo a adornar com valor de vivncia o que ento passou despercebido. (LUKCS, 2000, p. 133).

Como foi exposto acima, na recordao que a esperana transforma-se num caminho interessante [...] preso [...] ao instante vivo e presente . Os pensamentos da ceifeira dbil, assim, voltam-se a um acontecimento do passado, pois no presente no h com o que se agradar. Nesse voltar ao passado, a esperana o artifcio, no abstrato, como diz Lukcs, porque ela possui um valor real, e serve como uma espcie de spleen, para fazer esquecer,

26

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

mesmo que momentaneamente, o presente. Talvez a maior esperana, envolvida nessa recordao, a de que a qualquer momento esse tempo, em que se vivenciou situaes agradveis e que no se dera conta poca, possa ser resgatado:

A me doente tosse. E aperta os lbios com a ponta do leno, no v o filho acordar. [...] As moas galhofam, derriando com os rapazes, em preldio de momentos febris, no fundo de algum palheiro ou por detrs de valado. E ela lembra-se da noite em que se dera quele homem que nunca mais voltou. Era um moo galhofeiro e desempenado que nem varapau. Todas as cachopas do rancho da monda o desejavam com febre de virgens. (REDOL, 1976a, p. 48-49).

Como se pde perceber, na disposio grfica do texto, as recordaes da ceifeira dbil ocorrem de forma diferenciada na estrutura da obra. somente na recordao dessa personagem que h um espao tipogrfico especial, o qual separa a narrao do passado e do presente. Se no fosse esse recurso grfico, a identificao da recordao se faria apenas pelo tempo verbal, uma vez que a recordao se constri com o pretrito imperfeito do indicativo, diferenciando-se do presente narrativo, que usa o presente do indicativo: Era um moo galhofeiro [...]. Todas as cachopas do rancho da monda o desejavam com febre de virgens. (REDOL, 1976a, p. 49). Assim, a marca temporal associa-se marca grfica para reforar essa fuga do tempo presente para o passado. Em Gaibus, o espao maior entre as linhas do texto sempre dado quando se passa a narrar um outro episdio, como se o espao designasse um subcaptulo, de tal modo que a recordao da ceifeira dbil configura-se como uma narrativa dentro da narrativa. Diferentemente do que ocorre com as recordaes de outra personagem, a Rosa:

A Rosa lembrou-se do Joo da Loja. Ouvia-lhe as palavras: Se ela quisesse... [...]. No queres, pronto! Eu sou teu amigo mesma! A loja, os bocaditos, tudo era teu! ... E sentia-lhe os braos a agarr-la e a boca, encimada pelo bigode loiro, a procurar a sua. Depois o Joo da Loja transformava-se no Francisco Descalo, a mir-la tambm da cabea aos ps, com uma expresso que era irm da do Joo da Loja. [...] Na Rua Pedro Dias as mulheres debruavam-se das janelas para chamar os que passavam; tinham as caras vermelhas, mas no era do sol nem do esforo da ceifa. Lembrou-se dos seus olhos tristes, enquanto as bocas sorriam. (REDOL, 1976a, p. 95).

27

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

Essa e outras recordaes de Rosa no se apresentam, estruturalmente, com o espao grfico, como as da ceifeira dbil. A diferena entre as duas formas de apresentar a recordao pode estar no fato de que as da ceifeira dbil ocorrem como uma fuga realidade de forma positiva, esperanosa, pois se entrega s recordaes como se entregara ao eguario. Como diz Lukcs (2000, p. 133), um momento de contemplao consciente [...] e chega mesmo a adornar com valor de vivncia o que ento passou despercebido . As recordaes surgem como um adorno na sofrida realidade da ceifeira dbil, ela recorda como que para reviver aqueles momentos que parecem ter sido os melhores de sua vida, e s se apercebe disso diante do sofrimento presente. Ela recorda cada detalhe, aproveitando cada momento como se estivesse vivendo novamente aquela situao. Por sua vez, as recordaes de Rosa no so envolvidas por nenhuma esperana, que consiste como uma forma de escapismo da realidade. Rosa no tem bons momentos para recordar. Quando seus pensamentos se voltam ao passado porque o presente assemelha-se quela situao. Sua vida parece estar toda envolvida pela explorao sexual. Sempre que recorda esses momentos, lembra-se da Rua Pedro Dias, a qual se torna uma metfora do que poder ocorrer em sua vida e, por tanto tem-la, transforma-se em obsesso. Rosa sempre se v no lugar de uma dessas mulheres, a Balbina, sua irm: Nunca mais l passara e jamais a esquecera. Havia l uma mulher irm dela. Maria!... Maria!... Vai ali uma barroa que parece mesmo a Balbina . Aquelas palavras, ditas por uma voz rouca, voltavam-lhe aos ouvidos. Essa mulher marcava o seu futuro. (REDOL, 1976a, p. 96). Rosa sabia que se no conseguisse sobreviver, nesse limiar em que estava, um passo em falso a faria cair na nica opo que restaria, a Rua Pedro Dias. De modo que, depois de ter estado durante a ceifa nos aposentos do Agostinho Serra, esse temor poderia se concretizar. Embora as recordaes das duas personagens sejam diferenciadas, assemelham-se nas suas causas, pois as duas recordaes esto ligadas a uma forma de represso. A ceifeira dbil volta-se ao seu passado, em que viveu bons momentos com o eguario de barrete verde, para se esquecer de sua doena e de que deixa o filho s, merc de perigos, porque no h quem cuide dele. Rosa recorda para confirmar a constante repetio de sedues que a atormentam e que, a princpio, resistira, mas a obsesso pela Rua Pedro Dias parecia-lhe dizer que aquela seria sua sina. No havia como recusar, naquele momento, a oferta de Agostinho Serra, havia sua me doente que precisava se alimentar durante o inverno, restando-lhe silenciar e se manter submissa sua realidade.

28

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

O tempo presente tambm um aspecto importante, em Gaibus. Este indica a repetio rdua do trabalho dos ceifeiros, alm de conotar uma atitude de ntido recorte sociocultural: a ateno votada ao momento histrico que o romance testemunha, em perfeita sintonia com o pendor empenhado das prticas artsticas neo-realistas. (REIS, 1983, p. 503). Para refletir sobre as prticas artsticas do Neo-Realismo, que o tempo tambm veicula, preciso levar em considerao que o tempo presente o aspecto temporal que mais sobressai em Gaibus. Essa reiterao chama a ateno para o momento histrico, no s em seu aspecto social, mas tambm, cultural. Tal recorrncia temporal indica todas as represses, no s as vividas pelos pequenos camponeses de Portugal, mas, inclusive, as vividas pela camada intelectual, de modo que o tempo presente torna-se tambm um recurso ideolgico. Esta uma representao que se veicula ao recurso do silncio. O tempo se vale de uma carga semntica que se enquadra aos interesses ideolgicos do Neo-Realismo, sem, no entanto, comprometer-se com a poltica repressiva da censura. Nota-se que so vrios os signos que so utilizados pelos escritores para significar suas ideologias, signos que se perfazem, na representao diegtica, com uma carga semntica que significa em silncio. Entre os vrios smbolos usados pelo Neo-Realismo, o tempo foi um aspecto de grande valor, como caracterizou Reis (1983, p. 505), ao definir que o romance acaba por patentear tambm alternativas de tratamento temporal que tendem a incutir na representao diegtica a dinmica histrica de que a obra carece . A recordao, assim como a introspeco, uma forma de deixar falar a conscincia, uma vez que essa no pode ser controlada pelo sistema repressor, como ocorre com a fala. Assim, a obra de arte utiliza o signo do silncio, fazendo valer um recurso que a censura no poderia calar porque no enxergara nenhuma denncia. Como observou Torres (1979, p. 23), Gaibus um livro cuja personagem o coletivo, mas que no reconhece o poder que a coletividade representa. Nesse aspecto, o enfoque em personagens individualizadas demonstra o isolamento e confirma que comungam apenas as mesmas dores. So, no entanto, a dor, o silncio perene e a aceitao do silenciamento, motivos que tornam Gaibus uma obra importante para os estudos literrios, no s para entender aquela poca, tornando a obra assim um documento histrico, mas para se entender como o silncio serviu para expor que a literatura uma arte que, mesmo sob represses, consegue expressar as sensaes humanas nos momentos em que os indivduos so obrigados a silenciar.

29

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

Em todas as referncias criadas por Alves Redol, em Gaibus, para expor a explorao capitalista, a que mais apontava para uma espcie de esperana era a amizade entre os jovens rabezanos e gaibus. Apesar de o romance ser finalizado com um aspecto negativo, um retorno mesma situao de misria do incio da narrativa, um acontecimento poderia ter indicado uma possibilidade de melhores condies s personagens: Redol acreditava que seria possvel o casamento entre uns e outros quando descobrissem que a mesma fome os une. disso exemplo simblico a parbola dos quatro jovens rabezanos e dos trs jovens gaibus. (TORRES, 1989, p. 240, grifos do autor). Esse casamento, no entanto, no ocorreu. Os jovens separaram-se, mas, como semente, ficou entre os jovens gaibus a lembrana das coisas novas que aprenderam e que iriam ensinar a outros jovens em sua terra. Entretanto, essa semente no germinou tambm no mundo factual, como mostrou Torres, em 1977: Redol no est felizmente vivo para ver que hoje, Outono de 1977, tal casamento, apesar da Revoluo dos Cravos, no deixou prognie. Ganharam, para j, as senhoras companhias e o mundo dos capatazes . (TORRES, 1989, p. 240). Redol no tinha inteno de que sua arte revolucionasse o mundo. O mrito est em ter conseguido mostrar o que se passa na conscincia de personagens submetidas aos rigores de um sistema repressor, num sentido que significa sem se expor abertamente, porque construdo por signos silenciosos.

REFERNCIAS AGUIAR E SILVA, Vtor Manuel de. Teoria da literatura. 3. ed. Coimbra: Almedina, 1974. CAMPINOS, Jorge. Ideologia poltica do estado salazarista. Lisboa: Portuglia, 1975. CARVALHO, Alfredo Leme C. de. Foco narrativo e fluxo da conscincia: questes de teoria literria. So Paulo: Pioneira, 1981. (Manuais de estudo). D ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto 1: prolegmenos e teoria da narrativa. 2. ed. So Paulo: tica, 1999. DO , Jorge. Elementos para uma histria social do salazarismo (1933-1958). In: MARQUES, A. H. de Oliveira. et al. Histria de Portugal contemporneo: economia e sociedade. [S.l.]: Universidade Aberta, 1993. FRIEDMAN, Norman. Point of view in fiction. In: STEVIC, Philip (Org.). The theory of the novel. New York, The Free press, 1967. 30

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas v. 1, n. 1, maro de 2009

LOURENO, Eduardo. Uma revisitao ao neo-realismo. In: VRIOS AUTORES. Encontro neo-realismo: reflexes sobre um movimento, perspectivas para um museu. Vila Franca de Xira: Cmara Municipal, 1999. LUKCS, Georg. Sociologia. Traduo de Jos Paulo Neto; Carlos N. Coutinho. So Paulo: tica, 1981. ______. A teoria do romance: um ensaio histrico-filosfico sobre as formas da grande pica. Traduo de Jos Marcos Mariani de Macedo. So Paulo: Duas Cidades, 2000. (Esprito Crtico). ORLANDI, Eni P. Terra vista!: discurso do confronto: velho e novo mundo. Campinas: Cortez, 1990. ______. As formas do silncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 1992. ______. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 1996. REDOL, Alves. Gaibus. Lisboa: Publicaes Europa Amrica, 1976a. ______. Prefcio. In: Gaibus. Lisboa: Publicaes Europa Amrica, 1976b. REIS, Carlos. Da literariedade em Gaibus. Colquio, Lisboa, n. 52, p. 32-38, Novembro de 1979. ______. O discurso ideolgico do neo-realismo portugus. Coimbra: Almedina, 1983. RODRIGUES, Graa Almeida. Breve histria da censura literria em Portugal. Lisboa: Biblioteca Breve, 1980. SANTILLI, Maria Aparecida. Entre linhas: desvendando textos portugueses. So Paulo: tica, 1984. SONTAG, Susan. A vontade radical: estilos. Traduo de Joo Roberto Martins Filho. So Paulo: companhia das Letras, 1987. Ttulo original: Styles of Radical Will. STEINER, George. Linguagem e silncio: ensaios sobre a crise da palavra. Traduo de Gilda Stuart; Felipe Rajabally. So Paulo: companhia das Letras, 1988. Ttulo original: Essays on Language, Literature, and the Inhuman. TORRES, A. Pinheiro. O neo-realismo literrio portugus. Lisboa: Moraes Editores, 1977. ______. Os romances de Alves Redol. Lisboa: Moraes Editores, 1979. ______. Ensaios escolhidos I. Lisboa: Caminho, 1989.

31

S-ar putea să vă placă și