Sunteți pe pagina 1din 4

Tratamento de gua

Trabalho de Qumica
O tratamento de gua consiste na remoo de impurezas e contaminantes antes de destin-la ao consumo. Isso porque a gua sempre contm resduos das substncias presentes no meio ambiente como microrganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.

13/8/2012

Tratamento de gua
Do total da gua existente no planeta, 97,5% corresponde gua salgada e o restante (2,5%) gua doce. Destes, 68,9% esto nas calotas polares, 29,9% nos reservatrios subterrneos, e apenas 1,2% disponveis como guas superficiais. Da a importncia da preservao dos mananciais. Tratamento de gua um conjunto de procedimentos fsicos e qumicos que so aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo, ou seja, para que a gua se torne potvel. O processo de tratamento de gua a livra de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. Numa estao de tratamento de gua, o processo ocorre em etapas: - Coagulao: quando a gua na sua forma natural (bruta) entra na ETA (estao de tratamento da gua) ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumnio. Esta substncia serve para aglomerar (juntar) partculas slidas que se encontram na gua como, por exemplo, a argila.

o Floculao - em tanques de concreto com a gua em movimento, as partculas slidas se aglutinam em flocos maiores.

Decantao - em outros tanques, por ao da gravidade, os flocos com as impurezas e partculas ficam depositados no fundo dos tanques, separando-se da gua.

o Filtrao - a gua passa por filtros formados por carvo, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

Desinfeco - aplicado na gua cloro ou oznio para eliminar microorganismos causadores de doenas.

o Fluoretao - aplicado flor na gua para prevenir a formao de crie dentria em crianas.

Correo de PH - aplicada na gua uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sdio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da gua e preservar a rede de encanamentos de

A gua potvel muito importante para a vida de todos os seres vivos e com ela no h riscos de contaminao. Com o tratamento da gua possvel diminuir bastante os poluentes que so encontrados nas guas e ela precisa ser tratada at que esses poluentes no faam mal as pessoas. Sobre gua as pessoas sabem muito pouco afinal muitas dessas pessoas acham que a gua um bem natural que nunca vai acabar e com isso usam sem pensar e desperdiam muita gua e isso pode fazer com que ela falte no futuro. Com a poluio da gua o tratamento da mesma precisa ser feito com muito cuidado para que no faa mal a ningum afinal a poluio aumenta a cada dia e com isso as guas ficam muito ruins para o consumo. O tratamento da gua varia conforme a sua captao. Se ela for em guas subterrneas de poos profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas guas so naturalmente filtradas pelo solo e, como no esto expostas, no foram contaminadas, logo tambm no apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfeco com cloro

O tratamento da gua pode ser realizado para atender diversos aspectos:


o Higinicos - remoo de bactrias, protozorios, vrus e outros micro-organismos, de substncias nocivas, reduo do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgnicos; Estticos - correo da cor, sabor e odor; Econmicos - reduo de corrosividade, cor, turbidez, ferro e mangans. Os servios pblicos de abastecimento devem fornecer gua sempre saudvel e de boa qualidade. Portanto, o seu tratamento apenas dever ser adotado e realizado depois de demonstrada sua necessidade e, sempre que for aplicado, dever compreender apenas os processos imprescindveis obteno da qualidade da gua que se deseja.

o o

A necessidade de tratamento e os processos exigidos devero ento ser determinados com base em inspees sanitrias e nos resultados de anlises (fsico-qumicas e bacteriolgicas) representativas do manancial a ser utilizado como fonte de abastecimento. Para fins didticos, esclarecemos aqui as etapas utilizadas em uma Estao de Tratamento de gua (ETA), tipo convencional, que engloba todas as fases necessrias para um tratamento completo. Dependendo da qualidade da gua a ser tratada, algumas destas etapas podero no ser necessrias para a devida potabilizao da gua a ser distribuda.

S-ar putea să vă placă și