Sunteți pe pagina 1din 133

Dicionrio de Energia Eltrica Ingls Portugus

Apresentao Geral

O presente Dicionrio de Energia Eltrica representa a continuidade do empenho da Duke Energy Brasil no objetivo de fornecer informaes teis e atualizadas ao mercado. Inicialmente publicado como glossrio, anexo na edio do Guia do Cliente Livre do ano de 2001, o contedo foi revisto e ampliado, e traz, adicionalmente, uma seleo de termos essenciais de energia e mercado, extrados do Glossrio de Energia da Duke Energy Corp., produzido com foco especfico no setor de energia norte-americano, porm contendo termos de aplicao geral e de significativo interesse. Os termos mais caractersticos do ambiente norteamericano esto identificados com a abreviatura (EUA). Esta nova edio bilinge, portugus - ingls, e inovadora na forma de apresentao dos termos definidos. Cada termo sempre apresentado nos dois idiomas, seguindo-se sua descrio, em portugus ou ingls, conforme a diviso correspondente do volume. Tal recurso possibilita identificao imediata da traduo ou verso dos termos, evitando dificuldades de localizao, pois em grande nmero de termos a traduo ou verso no segue uma forma literal.

A Mercado (At the Market) Na negociao futura, a colocao de um pedido imediatamente com o melhor preo disponvel no prego de negcios. Acompanhamento da Carga (Load Following ) Capacidade de um sistema eltrico ou usina de acompanhar as mudanas instantneas na demanda de seus consumidores.(EUA) Acordo de Capacidade Adquirida (Acquired Capacity Agreement) Com liberao de capacidade, um acordo entre um gasoduto e um transportador comprador que estabelece os termos e condies para o transportador comprador usar direitos de capacidade firme de um transportador fornecedor.(EUA) Acordo de Compensao (Netting Agreement ) Uma proviso em um contrato de swap que permite a compensao de pagamentos e recebimentos de liquidao em todos contratos entre as mesmas duas contrapartes. Embora no estabelecida totalmente, esta proviso se destina a limitar o risco de inadimplncia de uma contraparte.(EUA) Acordo de Taxa Futura (Forward Rate Agreement (FRA)) Uma transao na qual duas contrapartes concordam com um nico intercmbio de fluxos de caixa baseado respectivamente em uma taxa fixa e em uma flutuante. Um Acordo de Taxa Futura pode ser visto como um swap de taxa de juro de um dia.(EUA) Acordo do Mercado (Market Agreement) Contrato multilateral de adeso homologado pela Resoluo ANEEL n 18, de 28 de janeiro de 1999. Acordo Possibilitador (Enabling Agreement ) Um acordo que d os termos gerais e condies para a compra, venda ou intercmbio de eletricidade, mas no fornece detalhes contratuais especficos nem obriga qualquer das partes a execut-lo.(EUA) Adequao (Adequacy ) Capacidade bruta do sistema de energia eltrica em suprir, a qualquer tempo, a demanda eltrica agregada e os requisitos energticos dos consumidores. Agente Comprador da Quota-Parte de Itaipu (Itaipus Share Purchase Agent) Concessionria de distribuio de energia eltrica, adquirente da quota-parte da potncia da Usina Itaipu Binacional, conforme o disposto na Lei n 5.899 de 5 de julho de 1973, ou a respectiva sucessora.

Agente de Comercializao (Trade Agent) Agente titular de autorizao, concesso ou permisso, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de compra e venda de energia eltrica no MAE, visando o atendimento ao consumidor final. Agente de Exportao (Export Agent) Agente titular de autorizao, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de exportao e compra e venda de energia eltrica no MAE. Agente de Gerao (Generation Agent) Agente titular de concesso, permisso ou autorizao, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de gerao, e compra e venda de energia eltrica no MAE. Agente de Importao (Import Agent) Agente titular de autorizao, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de importao, compra e venda de energia eltrica no MAE. Agente do Mercado (Market Agents) Pessoa fsica ou jurdica, ou empresas reunidas em consrcio, que atue na gerao, comercializao, importao ou exportao de energia eltrica, bem com os consumidores livres, conforme disposto na Lei n 9.074, de 7 de julho de 1995, que participam no MAE. Agregador (Aggregator ) Uma companhia que consolida em um grupo um certo nmero de usurios individuais e/ou fornecimentos (EUA) gua Crtica (Critical Water) Uma seqncia de vazes com as quais o sistema hidreltrico regional poderia produzir uma quantidade de energia igual quela que teria sido produzida durante o Perodo Crtico, considerando os equipamentos e as restries de gerao atuais. (EUA) Ajuste no Fator de Potncia (Power Factor Adjustment ) Um clculo ou taxa nas contas de consumidores industriais ou comerciais que reflete um ajuste na cobrana da demanda baseado no efetivo fator de potncia medido no consumidor. Se o fator de potncia ficar dentro de uma faixa especificada, no h nenhum ajuste. (EUA)

Alocao de Custo (Cost Allocation) Um procedimento no qual os custos comuns ou conjuntos so divididos entre consumidores ou classes de consumidores. (EUA)

Alta Tenso (High Voltage) Toda tenso maior ou igual 69.000 Volts (69kV). Geralmente, estas tenses so utilizadas para o transporte de energia eltrica do centro gerador para o centro consumidor. Ampre A (Ampre (Amp)) A unidade de medida da corrente eltrica produzida por um circuito de 1 volt atravs de uma resistncia de 1 ohm. A medida da velocidade do fluxo de eltrons atravs de um dado ponto em um condutor eltrico, tal como uma linha de transmisso. AMR (AMR ) Leitura Automtica de Medidor. Ano Hidrolgico (Hydrologic Year) Perodo de um ano (doze meses) do histrico de vazes. Ano Seco (Dry Year) Ano baseado em critrios estatsticos, em que o curso de gua tem afluncias inferiores mdia. Ano mido (Wet Year) Ano baseado em critrios estatsticos, em que o curso de gua tem afluncias superiores mdia. Arbitrador (Arbitrageur) Um arbitrador tira vantagem de diferenas momentneas de preos entre mercados. Os arbitradores tornam os mercados mais eficientes, alinhando os preos entre si. (EUA) Arbitragem (Arbitrage ) Negociao do mesmo valor mobilirio, moeda ou mercadoria em dois ou mais mercados para lucrar com diferenas de preos. (EUA) rea do Reservatrio (Area of Reservoir or Reservoir Surface Area) rea da superfcie do reservatrio medida em um plano horizontal na cota correspondente ao nvel mximo operativo. Assemblia Geral do MAE (General Assembly of MAE) rgo deliberativo superior do MAE.

Assncrono ( Asynchronous) Fora de sincronia geralmente aplicado a equipamento rotativo que gera energia em uma freqncia diferente da rede energtica. A sincronizao com a rede obtida por meio de inversores em estado slido.(EUA) Ativo ( Asset) (1)Um recurso econmico, tangvel ou intangvel, que se espera trazer benefcios a um negcio. (2)Recurso econmico de uma entidade, que pode ser objetivamente medido em termos monetrios. Pode ser propriedade fsica, ou um direito intangvel...(Michaelis) Ativos Financeiros (Financial Assets) (1)Documentos ou ttulos que facilitam um intercmbio de fundos e a mudana de risco. (2) Quando usado no plural (Assets), indica os elementos financeiros de uma empresa, quer esta tenha ou no fins lucrativos, os quais so medidos por um denominador comum, isto , a moeda. (Michaelis). Auditor do Sistema de Contabilizao e Liquidao (Auditor of Accounting & Settlement System) Empresa independente, reconhecida publicamente, responsvel pela auditoria do Sistema de Contabilizao e Liquidao. Autoridade Competente (Authority) Pessoa, instituio ou rgo com competncia estatutria ou atribuda pela legislao, para representar o poder pblico e agir em funo das atribuies pertinentes. Autorizao (Authorization) Delegao para fins de prestao de servios de competncia da Unio, pelo Poder Concedente, por prazo reduzido em carter excepcional. Bacia Hidrogrfica (Drainage Basin) rea de influncia de um curso dgua principal e de seus afluentes.

Bacia sob Controle (Controled Basin) Parte da bacia de drenagem cuja contribuio medida diretamente por postos pluviomtricos.

Baixa Tenso (Low Voltage) Toda tenso inferior 69.000 Volts (69kV). Geralmente, estas tenses so utilizadas para a distribuio da energia eltrica.

Barramento (Busbar ) O ponto no qual a energia est disponvel para transmisso. Um condutor ou conjunto de condutores que servem para uma ligao comum a dois ou mais circuitos, geralmente na forma de cabo isolado, barras rgidas retangulares ou redondas, ou cabos areos tranados e tensionados. O equivalente, em termos de energia eltrica, ao engate da usina de gs. (EUA)

Barril (Barrel ) Uma unidade de medida volumtrica para leo cru e produtos do petrleo equivalente a 42 3 gales americanos. Obs.: 1 galo americano = 3,785 x 10 metros cbicos.

Base ( Basis) (1) A diferena entre o preo vista de um instrumento financeiro ou mercadoria e o preo do contrato futuro ou um instrumento derivativo relacionado. Um vendedor est a descoberto da base se vender bens vista protegido pelas compras futuras. Algum que esteja coberto pela base ter comprado bens vista e os protegido pela venda futura. Um ponto de base um por cento de um por cento.(EUA) (2) No contexto da negociao futura, a diferena entre o preo futuro de uma dada mercadoria e o preo vista comparvel para aquela mercadoria.(EUA)

Bcf ( Bcf ) Abreviao de bilho de ps cbicos de gs natural. (Obs.: 1 p cbico = 28,32 litros).

Blecaute (ou Apago) (Blackout) A perda emergencial de uma fonte de eletricidade que serve uma rea, causada por falha do sistema de gerao, transmisso ou distribuio.

Butano (Butane (C4H10) ) Um hidrocarboneto que consiste em molculas compostas por quatro tomos de carbono e dez de hidrognio, usado principalmente como aditivo da gasolina de alta octanagem, para aquecimento residencial e comercial e na manufatura de produtos qumicos e borracha sinttica. Borda Livre Molhada (Wet Freeboard or Surcharge Height) Distncia vertical entre o nvel mximo operativo e o nvel mximo de cheia. Corresponde altura de sobrelevao. Borda Livre Seca (Dry Freeboard or Normal Freeboard)

Distncia vertical entre o nvel mximo de cheia e o nvel do coroamento da barragem. Butileno (Butylene (C4H8)) Um hidrocarboneto que consiste em molculas compostas por quatro tomos de carbono e oito de hidrognio, usado principalmente como aditivo da gasolina de alta octanagem, para aquecimento residencial e comercial e na manufatura de produtos qumicos e borracha sinttica.

Caldeira (Boiler) Um equipamento para gerar vapor para fins de energia, processamento ou aquecimento, ou para fornecer gua quente. O calor de uma fonte de combusto para eletricidade transmitido para um fluido contido dentro dos tubos da carcaa da caldeira. Esse fluido levado para um usurio final a uma presso, temperatura e qualidade desejadas. As caldeiras costumam ser classificadas como de vapor ou gua quente, baixa ou alta presso, capazes de queimar um ou vrios combustveis. (EUA)

Calormetro (Calorimeter ) Um dispositivo para medir a quantidade de calor liberado pela combusto de um composto ou uma mistura. Cmara de Arbitragem do MAE (MAE Arbitration Chamber) Entidade destinada a estruturar, organizar e administrar processo alternativo de soluo de conflitos, de mbito especfico, por meio de arbitragem, mediante seleo, credenciamento, treinamento e indicao de rbitros, bem como regulamentar e criar a infra-estrutura necessria para decidir sobre os respectivos processos. Campos Eletro-magnticos (Electro Magnetic Fields (EMF)) Campos invisveis de fora que circundam o movimento da eletricidade.

Cap (ou Opo de compra Cap) (Cap) Opo de compra para taxas de juros futuros. Um Cap torna-se mais caro medida que a curva de rentabilidade sobe mais rapidamente e aumenta a volatilidade da taxa de juros subjacente.(EUA)

Capacidade Comprada (Capacity, Purchased ) A quantidade de capacidade disponvel para compra em outros sistemas energticos. Geralmente medida em megawatts (MW). (EUA)

Capacidade Confivel Bruta ( Gross Dependable Capacity (GDC)) Capacidade mxima bruta alterada por limitao sazonal, em um perodo de tempo especfico.(EUA)

Capacidade Confivel Lquida (Net Dependable Capacity ) Capacidade mxima sustentada por uma unidade em um perodo especificado modificado por limitaes sazonais e reduzido pela capacidade necessria para servio ou auxiliares da usina. (EUA)

Capacidade de Acumulao de um Reservatrio (Reservoir Capacity) Volume do reservatrio correspondente ao nvel normal mximo.

Capacidade de Carga Energtica Firme (Firm Energy Load Carrying Capability (FELCC)) A quantidade de energia firme que pode ser produzida por um sistema de energia hidreltrica, baseada na mais baixa seqncia registrada de vazes do sistema e na mxima capacidade de armazenagem de reservatrio atualmente disponvel para o sistema. (Obs.:Carrying Capability com o sentido estrito de Capacidade de Carga / Dic. Termos Tcnicos - Eugnio Frstenau).(EUA)

Capacidade de Combustvel Alternativo ( Alternate Fuel Capability) A capacidade de qualquer usurio, tal como um estabelecimento industrial, de usar mais do que um combustvel, mesmo que as instalaes para tal uso no tenham sido efetivamente instaladas. (EUA)

Capacidade de Operao e Partida Rpida ( Running and Quick-Start Capability) Em geral, a capacidade de partida rpida se refere a unidades geradoras que podem disponibilizar a carga dentro de um perodo de 3 minutos.

Capacidade de Ponta (Capacity, Peaking ) A capacidade das instalaes ou equipamentos normalmente usados para fornecer gs ou eletricidade incrementais em condies de demanda extrema. A capacidade de ponta geralmente disponvel durante um nmero limitado de dias a uma taxa mxima. (EUA)

Capacidade de Reserva ( Reserve Capacity ) Capacidade alm daquela necessria para transportar a carga de ponta, disponvel para atender demandas imprevistas de energia ou para gerar energia em caso de perda de gerao. (EUA)

Capacidade de Transferncia Disponvel ( Available Transfer Capability ATC) ) Unidade de medida da capacidade de transferncia remanescente na rede fsica de transmisso para atividade comercial posterior, para alm do uso empenhado. (EUA)

Capacidade de Troca de Combustvel (Fuel-Switching Capability ) A capacidade de um usurio final mudar prontamente o tipo de combustvel consumido por um combustvel alternativo sempre que surgir vantagem de preo ou fornecimento. (EUA)

Capacidade Disponvel Bruta (Gross Available Capacity (GAC)) Capacidade mxima na qual uma unidade pode operar com uma reduo imposta. (EUA)

Capacidade Disponvel mas No Necessria (Available But Not Needed Capability) Capacidade efetiva de unidades geradoras principais operveis, mas no consideradas necessrias para transportar carga e que no podem ser ligadas carga em at 30 minutos. (EUA)

Capacidade Dual de Combustvel (Dual Fuel Capacity) A capacidade de um equipamento de queima energtica de usar mais de um tipo de combustvel alternativamente. (EUA)

Capacidade Eltrica (Capacity (Electric) ) A capacidade da sada de potncia real de um gerador ou sistema, tipicamente em megawatts, medida de forma instantnea. A quantidade de potncia eltrica fornecida ou requerida para a qual um gerador, turbina, transformador, circuito de transmisso, estao ou sistema definida pelo fabricante. A potncia mxima que pode ser produzida por uma fonte geradora em pocas e condies especificadas.

Capacidade Firme Cancelvel (Firm Recallable Capacity) Capacidade firme liberada sujeita ao direito de cancelamento pelo transportador respectivo, de acordo com critrios especificados, tais como tempo frio, fora maior, perda do mercado, perda de gs, etc. (EUA)

Capacidade Gs (Capacity (Gas)) A quantidade mxima de gs natural que pode ser produzida, transportada, armazenada, distribuda ou utilizada em um dado perodo de tempo nas condies de projeto. (EUA)

Capacidade Instalada (Installed Capacity) Potncia mxima em regime contnuo para a qual a instalao foi projetada. Normalmente vem indicada nas especificaes fornecidas pelo fabricante e na chapa afixada nas mquinas. Capacidade Intermediria ( Intermediate Capacity ) Capacidade projetada para operar menos horas do que a carga de base, mas mais do que a capacidade de ponta (geralmente 20 60%). (EUA)

Capacidade Lquida ( Net Capability) A mxima capacidade de transporte de carga de uma usina de energia, menos o uso prprio da usina, em condies especificadas durante um intervalo de tempo, independentemente das caractersticas da carga. A capacidade determinada por caractersticas de projeto, condies fsicas, adequao da fora motriz, suprimento de energia e limitaes operacionais tais como fornecimento de gua de refrigerao e circulao, cotas de gua a montante e jusante, e uso eltrico. (EUA)

Capacidade Lquida (em operaes comerciais) ( Net Capacity) Capacidade Prpria Total + Capacidade do Contratante, Disponvel de Produtores Independentes de Energia + Lquido das Compras e Vendas Totais de Capacidade Soma de Capacidade inopervel e Desligamentos Planejados= (EUA)

Capacidade Mxima Bruta ( Gross Maximum Capacity (GMC)) Capacidade mxima que uma unidade pode sustentar durante um perodo especificado, quando no restrita por razes sazonais ou outras. (EUA)

Capacidade Mxima Lquida ( Net Maximum Capacity ) Capacidade mxima bruta menos a capacidade da unidade utilizada para servio ou auxiliares da usina daquela unidade. (EUA)

Capacidade Nominal ou Capacidade Instalada ( Nameplate Capacity (or Installed Capacity)) A classificao a plena carga contnua de um gerador, fora motriz ou outro equipamento de produo de energia eltrica em condies especficas designadas pelo fabricante. A classificao nominal instalada de gerador geralmente indicada em uma plaqueta fisicamente colocada no gerador. (EUA)

10

Capacitor ( Capacitor) Um elemento de transmisso projetado para injetar potncia reativa na rede de transmisso. Tambm utilizado para elevar tenses, reduzir cargas e aumentar a sada de kW disponveis nos geradores. As unidades dos capacitores costumam ser dadas em Megavars.

Capital Acionrio ( Equity Capital ) Capital Social . A soma de capital devido a lucros retidos e emisso de aes. Carga ( Load ) Quantidade de energia eltrica entregue ou requerida em quaisquer pontos especficos de um sistema. O requisito se origina nos equipamentos consumidores de energia dos usurios. A carga de um sistema de concessionria eltrica afetada por muitos fatores e variaes em uma base diria, sazonal e anual, geralmente seguindo um padro. A carga do Sistema Eltrico costuma ser medida em megawatts (MW). (EUA) Compare com DEMANDA. (EUA) Carga de Base (Base Load) Limite mnimo de energia consumida em qualquer horrio/dia de atendimento. Carga de Base ( Base Load ) A quantidade mnima de energia eltrica ou gs natural fornecida ou requerida em um dado perodo a uma taxa constante. A carga ou demanda contnua mnima em um sistema energtico em um dado perodo, geralmente insensvel temperatura. (EUA) Carga de Ponta (Peak Load) Quantidade de energia consumida no horrio de pico do atendimento (normalmente, entre 18h e 22h). Carga de Ponta ( Peak Load) A mxima carga consumida ou produzida por uma unidade ou grupo de unidades em um dado perodo. (EUA) Carga de Ponta Coincidente ( Coincidental Peak Load ) A soma de duas ou mais cargas de ponta que ocorrem no mesmo intervalo de tempo.(EUA) Carga Instalada (Installed Load) Soma das potncias nominais dos equipamentos eltricos instalados na unidade consumidora, em condies de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).

11

Carga Intermediria do Sistema Eltrico ( Intermediate Load (Electric System) A faixa da carga de base desde um ponto entre a carga de base e a ponta. Esse ponto pode ser o ponto mdio, uma porcentagem da carga de ponta ou a carga em um perodo especificado. (EUA)

Carga Interrompvel ( Interruptible Load ) Demanda que pode ser interrompida pela ao direta do operador do sistema fornecedor, de acordo com dispositivos contratuais, em pocas de carga de ponta sazonal. Geralmente envolve consumidores comerciais e industriais. Em alguns casos, a reduo de carga pode ser afetada pela ao direta do operador do sistema (desligamento remoto), aps aviso ao consumidor de acordo com as previses contratuais. Por exemplo, cargas que possam ser interrompidas para atender requisitos de planejamento ou reserva operacional devem ser consideradas interrompveis. A Carga Interrompvel aqui definida inclui o Controle de Carga Direta e outros Gerenciamentos de Carga. (EUA) Carga Leve / Mnima (Light Load / Minimum Load) Denominao dada ao consumo de energia eltrica na madrugada. a parte da curva de carga onde so registrados os menores consumos de energia eltrica do dia. Carga Pesada (Ponta) (Heavy Load / Peak Load) Denominao dada ao consumo de energia eltrica que compreende o perodo do final da tarde (em torno das 20h, aproximadamente). a parte da curva de carga onde so registrados os maiores consumos de energia eltrica do dia. Carga Prpria de Demanda (MWh/h) (Consumer Demand Load) Maior mdia de demanda, medida num intervalo de 60 segundos e verificada num determinado perodo de referncia. Carga Prpria de Energia (MWmed) (Consumer Energy Load) Demanda mdia requerida de uma instalao ou conjunto de instalaes durante um determinado perodo de referncia (relao entre a eletricidade gerada em MWh e o tempo de funcionamento das instalaes). Carvo ( Coal ) Substncia combustvel slida negra ou preto-amarronzada, formada pela decomposio parcial de matria vegetal sem aceso ao ar. Carvo antracito ( Anthracite Coal) Uma forma de carvo freqentemente chamada de hulha, geralmente usado na produo de ao, caracterizado por baixo teor de matria voltil, enxofre, cinza e baixo ndice Hargrove (que indica ser carvo hulha, ou de matrias vegetais fossilizadas da poca carbonfera) e alto valor calorfico, geralmente igual ou superior a 13.500 Btu/libra.. Obs.: 1 Btu = 1054,8 joules.

12

Carvo Betuminoso ( Bituminous Coal ) Carvo de idade geolgica mais antiga do que o sub-betuminoso, com maior valor calorfico, menos enxofre, tipicamente mais material voltil e cinza do que o carvo sub-betuminoso. Usado para produo tanto de vapor quanto de eletricidade, bem como para produo de ao. O carvo metalrgico costuma ser betuminoso, com um ndice de inchamento livre maior do que 4,5 e com divises de mostrador por minuto (uma medida da fluidez) maior do que 1.500 e s vezes superior a 20.000. O valor calorfico do carvo betuminoso tipicamente varia de 10.000 a 13.000 Btu/libra.

Carvo Metalrgico ( Metallurgical Coal) Carvo, geralmente betuminoso, aquecido em uma atmosfera sub-estequiomtrica at que a matria voltil do carvo seja liberada e o carvo passe pelo estgio plstico para se tornar coque metalrgico, usado como insumo de carvo em uma siderrgica integrada.

Carvo Sub-betuminoso ( Subbituminous Coal) Carvo preto recente com alto contedo de unidade, entre 15 e 40 por cento em peso. Nos EUA o exemplo mais citado o carvo da Bacia do Rio Power, encontrado em Wyoming e Montana. O valor calrico varia entre 7.000 at pouco mais de 9.000 Btu/libra. Esse tipo de carvo considerado por muitos como tendo as maiores reservas mundiais em peso. Pases como a Indonsia e Malsia tm mais carvo sub-betuminoso do que betuminoso. O valor do enxofre tipicamente bem baixo, e a cinza tambm geralmente baixa. A matria voltil geralmente alta, podendo passar de 40% do peso do carvo recebido.

Caso Fortuito ou Fora Maior (Force Majeure) Fato extraordinrio ou irresistvel, totalmente imprevisvel ou irreconhecvel conforme Artigo 1.058 do Cdigo Civil Brasileiro.

Categoria Consumo (Consumption Category) Composta pela classe dos Agentes de Comercializao, dos Agentes Compradores de QuotaParte de Itaipu, dos Consumidores Livres e dos Agentes de Exportao. Categoria Produo (Production Category) Composta pela classe dos Agentes de Gerao e pela classe dos Agentes de Importao. Catraca ou Cobrana de Demanda Catracada ( Ratchet or Ratcheted Demand Charge) Demanda cobrada pela qual um consumidor paga mensalmente, independentemente do consumo efetivo. A cobrana da demanda baseada na taxa de consumo de ponta durante um perodo cclico (geralmente 12 meses). (EUA)

13

Clula de Combustvel ( Fuel Cell ) Um dispositivo que gera corrente eltrica contnua por meio de um processo eletroqumico. (EUA) Centro de Comando (Control Center) rgo cuja funo conduzir a explorao das instalaes de uma rede. Centro de Operao do Sistema (Despacho) (System Operations Center (Dispatch)) Lugar de onde so despachadas as usinas eltricas de um sistema. A partir de vrios critrios de operao (segurana, custo, otimizao, etc), so definidas quais as quantidades de energia que cada usina eltrica, pertencente ao sistema, dever gerar para atender aos consumidores deste sistema. Chuva cida (Acid Rain ) Tambm chamada precipitao cida ou deposio cida, a chuva cida uma precipitao contendo quantidades prejudiciais de cidos ntrico e sulfrico, formados basicamente por xidos de nitrognio e enxofre liberados na atmosfera por ocasio da queima de combustveis fsseis. Ela pode ser uma precipitao mida (chuva, neve ou neblina) ou seca (gases absorvidos e matria particulada, partculas de aerosol ou poeira). A chuva cida tem um pH abaixo de 5,6. A chuva normal tem um pH em torno de 5,6, o que levemente cido. O termo pH uma medida da acidez ou alcalinidade, variando de 0 at 14. Um valor 7 de pH considerado neutro. Valores abaixo de 7 indicam maioir acidez, ao passo que acima disso indicam maior alcalinidade.

Ciclo Combinado ( Combined Cycle ) Combinao de uma ou mais turbinas a gs e a vapor numa usina de gerao eltrica. Tecnologia de gerao eltrica na qual a eletricidade produzida tambm a partir de calor liberado na sada de uma ou mais turbinas a gs (combusto). Esse calor liberado conduzido para uma caldeira convencional, ou para um gerador de vapor acionado por recuperao de calor, que fornece o vapor para utilizao pela turbina a vapor, na produo de eletricidade. O termo ciclo combinado se refere, assim aos dois ciclos empregados para a gerao de energia eltrica. Tal processo aumenta a eficincia da unidade de gerao eltrica.

Ciclo de Carga ( Load Cycle) Perodo de tempo que cobre uma carga de ponta. (EUA)

Ciclo de Cobrana ( Billing Cycle ) O intervalo peridico regular usado por uma concessionria para ler os medidores de um usurio para fins de cobrana. Geralmente planeja-se ler os medidores mensal ou bimensalmente.

14

Cinza de Carvo ( Coal Ash) Impurezas consistindo em slica, ferro, alumina e outros materiais no combustveis contidos no carvo. A cinza aumenta o peso do carvo, aumenta o custo de manuseio e pode afetar suas caractersticas de queima. O teor de cinza medido como um porcentual de peso do carvo, com base tomando por base o recebido ou seco (sem umidade, geralmente parte de uma anlise de laboratrio).

Circuito ( Circuit ) Um condutor ou sistema de condutores atravs dos quais flui corrente eltrica. Classes de consumo (Consumption, classes of) Designao de grupos de consumidores para enquadramento do fornecimento de energia eltrica realizado a unidades de consumo, classificadas como: Residencial, Industrial, Comercial Servios e Outras Atividades, Rural, Poder Pblico fundaes de direito pblico, autarquias, rgos da Unio, Estado ou Municpio, Iluminao Pblica, Servio Pblico (trao eltrica, gua esgoto e saneamento), Consumo Prprio (prdios das concessionrias de servio pblico de eletricidade, canteiros de obras, usinas). Classe de Servio ( Class of Service ) Grupo de consumidores com caractersticas similares (p.ex. residenciais, comerciais, industriais, etc.), identificados para fins de estabelecer uma taxa de servio. (EUA)

Classificao de Emergncia ( Emergency Rating) A classificao, definida pelo proprietrio da instalao, que especifica o nvel de carga eltrica (geralmente expresso em megawatts ou outra unidade apropriada) que a instalao pode suportar ou resistir por curtos perodos de tempo.(EUA)

Classificao Nominal ( Nameplate Rating ) A capacidade inicial de uma pea de equipamento eltrico, como indicada na sua plaqueta. A capacidade efetiva pode variar com relao nominal devido idade (Tempo de Servio) , desgaste, condies de manuteno ou ambientais.(EUA)

Classificao Normal ( Normal Rating) Classificaes definidas pelo proprietrio da instalao e que especificam o nvel de carga eltrica (geralmente expresso em megawatts ou outras unidades apropriadas) que uma instalao pode suportar com os ciclos de demanda dirios, sem perda de durao do equipamento ou instalao envolvidos. (EUA)

Classificaes de Carvo (Coal Classifications)

15

Breves referncias a vrios tipos de carvo, geralmente fazendo meno idade do carvo, seu contedo de umidade relativa, valor calorfico e dureza. Antracito (Anthracite) Uma forma de carvo freqentemente chamada de hulha, geralmente usado na produo de ao, caracterizado por baixo teor de matria voltil, enxofre, cinza e baixo ndice Hargrove (que indica ser um carvo hulha) e alto valor calorfico, geralmente igual ou superior a 13.500 Btu/libra. (Betuminoso Bituminous) De idade geolgica mais antiga do que o carvo sub-betuminoso, com maior valor calorfico, mais matria voltil e cinza do que aquele. Usado para produo de vapor e tambm de eletricidade, bem como produo de ao. O carvo metalrgico geralmente betuminoso, com ndice de inchamento livre maior do que 4,5 e com divises de mostrador por minuto (uma medida da fluidez) maior do que 1.500 e s vezes superior a 20.000. O valor calorfico do carvo betuminoso tipicamente varia de 10.000 a 13.000 Btu/libra. Lignita (Lignite) Carves pouco graduados, de aparncia distintamente marron e com aparncia de madeira ou argila, contendo umidade relativamente alta, entre 30 a 70 por cento em peso do combustvel. O enxofre pode variar de alto a baixo, com valor calorfico variando de 3.500 a 7.000 Btu/libra. Sub-betuminoso (Subbituminous) Carvo negro recente com alto contedo de umidade, entre 15 a 40 por cento em peso. Nos EUA o exemplo mais citado o carvo da Bacia do Rio Power, encontrado em Wyoming e Montana. O valor calorfico varia de 7.000 at pouco mais de 9.000 Btu/libra. Esse tipo de carvo considerado por muitos como tendo a maior reserva mundial em termos de peso. Pases como a Indonsia e Malsia tm mais carvo sub-betuminoso do que betuminoso. O valor do enxofre tipicamente bem baixo, e a cinza tambm geralmente baixa. A matria voltil geralmente alta, podendo passar de 40% do peso do carvo recebido.

Classificaes de Instalao ( Facility Ratings) Os limites operacionais de uma instalao ou elemento de um sistema eltrico dentro de um conjunto de condies especificadas. (Vide Classificao Normal e Classificao de Emergncia para mais informao. (EUA)

Clusula de Conta Mnima Tarifa Mnima (Minimum Charge (Minimum Bill Clause)) Uma clusula em um contrato que prev que a cobrana em um perodo estipulado no ser menos do que uma quantia especificada. (EUA)

16

Clusula de Correo de Preo por Commodity ou Mercadoria (Commodity Price Adjustment Clause) Previso em um esquema tarifrio para correo de uma conta de consumidor se o preo das (commodities) mercadorias ou o ndice de preos destas variar com relao a um padro especificado. (EUA)

Clusula Perene ( Evergreen Clause) Uma clusula contratual que estende o contrato para alm do prazo inicial, talvez em uma base ms a ms ou ano a ano, at que uma das partes faa o necessrio aviso de encerramento. (EUA)

Clusula de Reajuste ( Escalator Clause) Uma clusula em um contrato de compra ou venda que permite correo do preo contratual em condies especificadas.(EUA)

Clasula de Rolagem ( Rollover Clause ) Em contratos futuros, um procedimento de negociao straddle (opo de compra e venda), envolvendo o deslocamento de um ms de um straddle para um ms futuro, ao passo que mantm o ms do spread original do outro contrato.(EUA)

Clusula Take-or-Pay (Take-or-Pay Clause) Dispositivo contratual que obriga o comprador a pagar uma certa quantidade mnima de produto, levando ou no o comprador efetivamente aquela quantidade no perodo estipulado.

Cobrana de Capacidade (Capacity Charge) Um elemento do mtodo de cobrana com duas partes, usado nas transaes energticas (o outro elemento a Cobrana de Energia). A Cobrana de Capacidade, s vezes chamada Cobrana de Demanda, baseada na quantidade de capacidade comprada ou demandada. A Cobrana de Capacidade costuma ser expressa em $/ kW-ms (kilowatt-ms). (EUA)

Cobrana de Ciclo (Cycle Billing ) Um procedimento de cobrana para um conjunto de consumidores a cada dia til, de forma que todos os consumidores sejam cobrados dentro de um perodo pr-determinado, como por exemplo um ms, dois meses, etc. (EUA)

17

Cobrana de Demanda ( Demand Charge ) A parte de Cobrana de Demanda da tarifa projetada para recuperar os custos associados com o nvel de demanda do servio particular e que ser paga mesmo que no haja servio exigido pelo consumidor; uma taxa de reserva. Incluem-se na Cobrana de Demanda os custos relativos a capital e custo de operao e manuteno de gerao, transmisso e distribuio. (EUA)

Cobrana de Energia ( Energy Charge) Aquela parte da cobrana do servio eltrico baseada na energia eltrica (kWh) consumida ou cobrada. Cobrana ou Taxa de Commodity. (EUA)

Cobrana Direta ( Direct Billing) Um meio de recuperar custos alm da cobrana aos consumidores pela demanda ou energia eltrica (kWh) consumida. As cobranas so feitas diretamente parte identificada, talvez independentemente de sua definio como consumidor. A cobrana direta traz um risco relativamente baixo de no recuperao dos custos de um gasoduto. (EUA)

Cobrana ou Taxa de Commodity ( Commodity Charge (or Rate)) Uma cobrana por unidade de servio efetivamente entregue ao comprador. Comparar com COBRANA DE DEMANDA.(EUA)

Cobrir ( Cover ) Na negociao futura, liquidar uma posio vendida.(EUA) Coeficiente de Afluncia (Afluence Coefficient ) Relao entre a vazo natural e a vazo mdia histrica, um determinado perodo e local. expresso, normalmente, em percentagem. Cogerao ( Cogeneration ) (1)Qualquer dos vrios processos que utilizam calor dissipado produzido pela gerao de eletricidade para satisfazer necessidades trmicas, ou que transformam calor dissipado em eletricidade ou energia mecnica.(como nas usinas de ciclo combinado) (2) O uso de uma nica fonte combustvel primria em mquina reversvel ou turbina a gs para gerar tanto energia trmica quanto eltrica e otimizar a eficincia de combusto. A demanda predominante de energia pode ser eltrica ou trmica. Geralmente termica, sendo a energia eltrica em excesso, se houver, transmitida para as linhas locais das companhias de energia eltrica. (EUA)

18

Cogerador de energias (Cogenerator ) Proprietrio que possui um equipamento de gerao que produz eletricidade e tambm uma outra forma de energia trmica til (tal como calor ou vapor), usada para fins industriais, comerciais, de aquecimento ou de refrigerao. (EUA)

Colarinho ou Collar ( Collar ) Uma estratgia de hedging. Compra de um cap simultneo com a venda no prego. Os colarinhos efetivamente congelam uma taxa de custos de emprstimo: o cap fixa uma taxa de emprstimo mxima possvel para toda vigncia do contrato, ao passo que o prego estabelece uma taxa mnima para custos de emprstimo. Tambm chamada de Minimax. Colarinho de Participao (Participating Collar) Diferentemente de um colarinho normal, que exige que o hedger abra mo do benefcio de preos favorveis em uma lado da faixa; um colarinho de participao permite ao hedger participar em uma parte da queda de preos abaixo do nvel mais baixo da faixa. (EUA)

Coletores de Partculas de Gs de Combusto ( Flue Gas Particulate Collectors) Equipamento usado para remover cinzas finas dos gases de combusto de uma caldeira antes da descarga na atmosfera. Coletores de partcula incluem precipitadores eletrostticos, coletores mecnicos (ciclones), filtros de tecido (sacos) e purificadores midos. (EUA)

Coluna dgua ( Head) Altura vertical dgua em um reservatrio acima da turbina. Em geral, quanto maior a coluna, maior a capacidade de gerao de eletricidade.

Combustvel de Caldeira (Boiler Fuel ) Combustvel adequado para gerar vapor ou gua quente em aplicaes de grandes indstrias ou concessionria de gerao eltrica. (EUA)

Combustvel ( Fuel ) Qualquer substncia que possa ser queimada para produzir calor; tambm os materiais fsseis em uma reao em cadeia para produzir calor.

Combustvel Fssil ( Fossil Fuel ) Combustvel como carvo, leo cru ou gs natural, formado a partir de resduos fsseis de material orgnico.

19

Combustvel Nuclear ( Nuclear Fuel ) Materiais fsseis enriquecidos em uma composio tal que, quando colocados em um reator nuclear, permitiro uma reao de fisso em cadeia auto-sustentada, produzindo calor de maneira controlada para uso do processo.

Comercial ( Commercial ) Um setor de usurios ou servio definido como estabelecimentos de negcios no manufatureiros, incluindo hotis, motis, restaurantes, atacadistas, lojas de varejo e instituies de sade, sociais e educacionais. Uma concessionria pode classificar de setor comercial todos os consumidores cuja demanda ou uso anual excede algum limite especificado. O limite pode ser fixado pela concessionria baseando-se no plano tarifrio da mesma. (EUA) Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial (CBEE) (Emergency Power Brazilian Trader (CBEE)) Empresa Pblica tem com os objetivos de: aumento da oferta de energia no curto prazo; garantia energtica quanto aos riscos hidrolgicos; assegurar a transio do novo modelo eltrico; garantir a infra-estrutura de energia eltrica para o desenvolvimento scio-econmico. Prazo de existncia da CBEE at 30/06/2006 So de competncia da CBEE: a aquisio, o arrendamento e a alienao de bens e direitos, a celebrao de contratos e a prtica de atos destinados a: I viabilizao do aumento da capacidade de gerao e da oferta de energia eltrica de qualquer fonte em curto prazo; e II - superao da crise de energia eltrica e ao reequilbrio de oferta e demanda de energia eltrica.

Comisso Federal de Energia dos Estados Unidos da Amrica ( Federal Power Commission" (FPC)) Agncia dos EUA que precedeu a Comisso Regulamentadora Federal de Energia, criada por Lei do Congresso em 10 de junho de 1920 com base na Lei Federal de Energia Hdrica. Era originalmente encarregada de regulamentar as indstrias de energia eltrica e gs natural. A FPC foi fechada em 20 de setembro de 1977, quando o Ministrio da Energia dos EUA foi criado. As funes da FPC foram divididas entre o Ministrio da Energia e a Comisso Regulamentadora Federal de Energia, dos Estados Unidos da Amrica. (EUA)

Comisso Regulamentadora Federal de Energia dos Estados Unidos da Amrica ( Federal Energy Regulatory Commission (FERC) ) Agncia regulamentadora semi-independente dentro do Ministrio da Energia dos EUA com jurisdio sobre as vendas inter-estaduais de eletricidade, tarifas no atacado de eletricidade, licenciamento hidreltrico, transmisso de gs natutal e o preo de servios relacionados, tarifas de oleoduto e certificao de gasodutos. Com relao indstria de gs natural, os princpios regulamentadores gerais da FERC esto definidos na Lei de Gs Natural (NGA), na Lei de Polticas de Gs Natural (NGPA) e na Lei de Desregulamentao de Boca de Poo de Gs Natural. (EUA)

Companhia de Distribuio / Concessionria de Gs (Distribution (Gas "Utility") Company )

20

Uma companhia que obtm a maior parte de suas receitas operacionais de gs natural a partir da operao de um sistema de distribuio de varejo e que no opera nenhum sistema de distribuio alm de conexes eventuais dentro de seu prprio sistema ou com o sistema de outra companhia. (EUA)

Companhia de Transmisso de Gs ( Transmission Company ) Companhia que obtm a maior parte de suas receitas operacionais de gs natural com a operao de um sistema de transmisso do mesmo e/ou com vendas do duto principal para consumidores industriais. (EUA)

Companhia Distribuidora Local ( Local Distribution Company (LDC) ) Uma empresa que obtm a maior parte de seus rendimentos com operaes de um sistema de varejo para a entrega de eletricidade ou gs at o consumo final. (EUA)

Comporta (Gate) Dispositivo mecnico mvel para controlar vazes em vertedouros, tomada dgua e dispositivos de descarga. Comporta de Pranches (Flashboards) Sees de madeira, concreto e/ou ao, encaixadas na crista de um vertedouro, de tal modo que possam ser removidas. Pode ser usada para aumentar a capacidade de acumulao durante a poca de estiagem e ser removida, basculada ou automaticamente rompida quando o nvel dgua exceder a uma cota predeterminada. Essas comportas so geralmente destinadas para uso temporrio, onde comportas permanentes no so justificveis. Composio do Potencial Hidreltrico Brasileiro (Composition of Brazilian Hydroelectric Potential) O valor do potencial hidreltrico brasileiro composto pela soma de trs parcelas: o que est em operao, o que est em construo e o que est em inventariado sendo que a parcela do inventariado inclui inventrio, projetos de viabilidade e projetos bsicos. Compra para Entrega Futura ( Forward Buying) Fornecimento de (commodities) mercadorias (como energia) para necessidade futuras garantindo-se que estejam disponveis quando necessrio e que no haver interrupo de servio. (EUA)

21

Compras Spot (Spot Purchases) Venda de uma (commodity) mercadoria em um nico carregamento de curto prazo, inclusive de eletricidade ou gs, comprada para entrega dentro de um ano, geralmente em uma base interrompvel ou do mximo esforo. Compras spot so geralmente feitas para cumprir uma certa parte dos requisitos de energia, atender necessidades imprevistas de energia ou tirar vantagem de preos baixos. (EUA)

Compresso ( Compression ) A ao sobre um material que diminui seu volume medida que aumenta a presso a que est submetido. O gs natural geralmente comprimido para ser transportado.

Comprimento do Reservatrio (Lenght of Reservoir) Distncia mxima medida da barragem at a cabeceira do reservatrio, seguindo a linha do centro do curso do rio principal, considerando-se o reservatrio no nvel normal operativo Compromisso ou Contrato No Exercido ( Commitment or Open Interest) O nmero de contratos em um dado ponto no tempo para o qual no h venda compensatria, comprador ou entrega contratual efetiva. (EUA) Concesso (Concession) Delegao para fins de prestao de servio de competncia da Unio, objeto de licitao estabelecida pelo Poder Concedente, formalizada via contrato de concesso. Concessionria ou permissionria (Licensee / Concessionaire) Agente titular de concesso ou permisso federal para prestar o servio pblico de energia eltrica. Concessionria Combinada ( Combination Utility ) Uma concessionria fornecedora de gs natural e algum outro servio sob concesso (eletricidade, gua, transporte, etc.). (EUA)

Concessionria Electric Utility ( Electric Utility) Uma empresa, pessoa, agncia, autoridade ou outra entidade ou intrumento legal que possui e/ou opera equipamentos dentro dos Estados Unidos, seus territrios ou Porto Rico, para a gerao, transmisso, distribuio ou venda de energia eltrica basicamente para uso do pblico e preenche os requisitos enumerados no Cdigo de Regulamentaes Federais dos EUA, Captulo 18, Parte 141. No so consideradas concessionrias eltricas as instalaes que se qualificam como cogeradores ou pequenos produtores de eletricidade conforme a Lei de Polticas Regulatrias de Instalaes Pblicas dos EUA (PURPA). (EUA)

22

Concessionria Normal de Gs ( Straight Gas utility) Companhia concessionria que obtem a maior parte de seus rendimentos de venda na operaes com gs natural. (EUA)

Condensado ( Condensate ) O lquido que resulta quando um vapor est sujeito a resfriamento e/ou reduo de presso.

Condutividade ( Conductivity ) Medida da capacidade de um material conduzir/transmitir uma carga eltrica.

Conduto Forado (Penstock or Pressure Tunnel) Conduto usado para transporte de gua do reservatrio para as turbinas de uma usina hidreltrica. Condutor ( Conductor) Substncia ou corpo, geralmente na forma de um fio, cabo ou barramento, que permite a passagem contnua de uma corrente eltrica atravs dele.

Conexo, Interligao ( Connection) A juno fsica (p.ex. linhas de transmisso, transformadores, equipamentos de chaveamento, etc.) entre dois sistemas eltricos, permitindo a transferncia de energia eltrica.

Confiabilidade ( Reliability ) Grau em que o desempenho dos elementos de um sistema resulta na entrega de energia aos consumidores dentro de padres aceitos e na quantidade desejada. O grau de confiabilidade pode ser medido pela freqncia, durao e magnitude dos efeitos adversos no servio ao consumidor. (EUA)

Conflito (Conflict) Caracterizao de discordncia entre agentes a respeito da aplicao das Regras e/ou dos Procedimentos de Mercado ou de qualquer norma aplicvel ao MAE Conjunto de Unidades Consumidoras (Consumption Units, group of) Qualquer agrupamento de unidades consumidoras, global ou parcial, de uma mesma rea de concesso de distribuio, definido pela concessionria ou permissionria e aprovado pela ANEEL.

23

Conservao ( Conservation) Estratgia de gerenciamento do Lado da Demanda (DMS) para reduzir os requisitos da capacidade de gerao pela implementao de programas que estimulem os consumidores a reduzir sua carga durante muitas horas do ano. Exemplos incluem descontos por parte da concessionria e atividades compartilhadas de economia para a instalao de equipamentos, iluminao e mquinas eltricas mais eficientes, bem como material isolante trmico. Condio decorrente do aumento de eficincia do uso, produo ou distribuio de energia.

Consumidor (Customer) Um indivduo, empresa ou organizao que compra servio em uma localidade com uma classificao tarifria, um contrato ou uma programao. Sendo o servio fornecido em mais de uma localidade ou com mais de um plano tarifrio, cada localidade e plano tarifrio podem ser computados como um consumidor em separado. Vide CLASSE DE SERVIO. (EUA) Consumidor (Consumer) Pessoa fsica ou jurdica, ou comunho de fato ou de direito, legalmente representada, que solicitar a concessionria o fornecimento de energia eltrica e assumir a responsabilidade pelo pagamento das faturas e pelas demais obrigaes fixadas em normas e regulamentos da ANEEL, assim vinculando-se aos contratos de fornecimento, de uso e de conexo ou de adeso, conforme cada caso. Consumidor Cativo (Captive Consumer) Consumidor que adquire energia de concessionria ou permissionria a cuja rede esteja conectado e segundo tarifas regulamentadas. Consumidor Final ( Ultimate Customer) Um consumidor que compra energia para consumo e no para revenda.(EUA) Consumidor Final (End Consumer) Pessoa fsica ou jurdica, ou comunho de fato ou de direito, legalmente representada, que assume a responsabilidade pelo pagamento das contas e pelas demais obrigaes legais, regulamentares e contratuais derivadas da utilizao, como usurio final, da energia eltrica. Consumidor Firme ( Firm Customer ) Um consumidor para quem a demanda contratual est reservada e para quem o fornecedor est obrigado a fornecer o servio. (EUA)

24

Consumidor Industrial ( Industrial Customer) O consumidor industrial geralmente definido como um estabelecimento de manufatura, construo, minerao, agricultura, pesca e silvicultura. (EUA)

Consumidor Livre (Free Consumer) Consumidor que pode optar pela compra de energia eltrica junto a qualquer fornecedor, conforme legislao e regulamentos especficos.( lei 9.074 de julho de 1995) Consumo de energia eltrica (Consumption) Quantidade de potncia eltrica (kW) consumida num intervalo de tempo, sendo a unidade mais utilizada o (kWh) ou em pacotes de 1000 unidades (MWh). Consumo Especfico de Calor (Specific Heat Consumption) Quociente entre o equivalente calorfico do combustvel consumido e a quantidade de energia eltrica produzida no intervalo de tempo considerado. Consumo Prprio (Own Consumption) Consumo de energia eltrica nas instalaes eltricas auxiliares ou anexas, necessrias ao bom funcionamento da rede. Consumo Prprio de Eletricidade da Usina ( Plant-Use Electricity ) Energia eltrica usada na operao de uma usina. Esse total energtico subtrado da produo bruta de energia da usina; para fins de relatrio, a produo de energia prpria registrada como um nmero lquido. A energia necessria para usinas de armazenamento bombeado , por definio, subtrada e a produo de energia dessas usinas ento registrada como um nmero lquido. (EUA)
Conta de Consumo de Combustvel (CCC) (Fuel Consumption Bill) A CCC uma espcie de fundo usado para cobrir os custos do uso de combustveis fsseis (leo diesel, por exemplo) para gerao termeltrica nos sistemas Interligado e Isolado. A Conta rateada entre todos os consumidores de energia eltrica do Pas. Para isso, as distribuidoras de energia so obrigadas a recolher, mensalmente, sua cota, que, por fora da legislao atual, tem que ser homologada pela Aneel. O valor da cota proporcional ao mercado atendido por cada empresa. O desembolso que as distribuidoras fazem para bancar a Conta repassado aos consumidores por meio das tarifas. Isso acontece por ocasio do reajuste tarifrio anual das empresas. A CCC gerida pela Eletrobrs, empresa que determina a necessidade do uso de combustveis fsseis para gerao termeltrica com base num planejamento energtico anual feito pelo Operador Nacional do Sistema Eltrico (ONS).

25

Conta de Energia Eltrica (Electricity Bill) Documento apresentado mensalmente a cada perodo de faturamento, unidade consumidora, contendo os seguintes dados de forma genrica para exemplificar tanto unidades atendidas em baixa tenso, como, as em alta tenso: data de vencimento, data de leitura, cdigo do cliente, consumo de energia ativa e reativa do ms, demanda mxima de potncia registrada, fator de potncia, histrico de consumo dos ltimos 12 meses, espao reservado para mensagens e informaes, perodo de consumo, nmero do medidor, valor do tributo a ser recolhido, valor total a pagar, etc. Conta Mnima de Commodity - Mercadoria (Minimum Commodity Bill ) Uma cobrana que exige que o comprador pague o valor total de uma porcentagem estipulada de quantidades contratuais, quer aquela quantidade de servio tenha sido ou no usada. (EUA)

Contas Casadas ( Matched Book) Uma situao em que um especialista de mercado conseguiu compensar exatamente as transaes de swap de forma que no haja risco efetivo de mercado. (EUA) Contabilizao do MAE (MAE Accounting) Processo de apropriao e registro das transaes com energia eltrica entre os agentes que participam do MAE, determinando, em intervalos temporais definidos, a situao de cada agente (comprador e/ou vendedor ) na condio de credor ou devedor no referido no Mercado. Contedo Calrico ( Heat Content) Ou Valor Calrico, a soma de calor latente e calor sensvel contidos em uma substncia, acima do calor contido a uma temperatura e presso especificadas, expresso em Btu ou calorias por unidade de volume ou peso. Contingncia (Contingency ) Um possvel evento para o qual so feitos preparativos. Tipicamente, a perda de capacidade geradora ou de um elemento de transmisso. Contraparte em Swap ( Counterparty ) Um participante em uma transao de swap.(EUA)

Contrato a termo (Contrato Futuro) ( Futures Contract ) Um contrato de negociao com promessa de comprar ou vender mercadorias ou valores padronizados em uma data futura ao preo fixado. Futuros so negociaes de papel e envolvem lucro e perda nas promessas de entrega, no a posse da mercadoria efetiva. A principal diferena entre um contrato de futuro e um de entrega futura que este negociado vista, ou de mercado a mercado, diariamente. Adicionalmente, o mercado futuro exige que todos seus participantes tanto vendedores como compradores exibam um seguro de desempenho da margem de venda.

26

Contrato Bilateral (Bilateral Contract) Documento comercial resultante de acordo entre agentes do Mercado, tendo por objeto estabelecer preos e volumes para as transaes de compra e venda de energia eltrica em intervalos temporais determinados
Contrato com Obrigao de Aquisio (Take or Pay Contrat) Contrato que prev a obrigao de adquirir uma quantidade mnima de petrleo ou de gs natural (ou de qualquer outra forma de energia) por um preo fixado ou de efetuar um pagamento mesmo que certas quantidades no tenham sido adquiridas.

Contrato de Adeso (Membership Agreement) Instrumento contratual com clusulas vinculadas s normas e regulamentos aprovados pela ANEEL, no podendo o contedo das mesmas ser modificado pela concessionria ou consumidor, a ser aceito ou rejeitado de forma integral. Contrato de Diferenas (Contract for Differences) Um contrato entre um fornecedor de energia e o comprador que referencia o preo que prevalece no nvel geral. (EUA) Contrato de Fornecimento (Supply Contract) Instrumento contratual em que a concessionria e o consumidor responsvel por unidade consumidora do Grupo "A" ajustam as caractersticas tcnicas e as condies comerciais do fornecimento de energia eltrica. Contrato de Opes Normais ( Standard Options Contract ) Um contrato que adere a um conjunto estabelecido de normas com respeito a tamanho do contrato, preos de exerccio, datas de trmino e outras condies. (EUA) Contrato de uso e de conexo (Contract for Use & Connection) Instrumento contratual em que o consumidor livre ajusta com a concessionria as caractersticas tcnicas e as condies de utilizao do sistema eltrico local, conforme regulamentao especfica. Contrato para Entrega Futura ( Forward Contract ) Um compromisso de compra (longo prazo) ou venda (curto prazo) de um bem subjacente, em uma data especificada e a um preo especificado (conhecido como preo de exerccio ou de entrega futura) na origem do contrato. (EUA)

27

Contratos Iniciais (Power Purchase Agreement PPA) Contratos de suprimento de energia celebrados entre empresas Geradoras e concessionrias Distribuidoras supridas. Os Contratos Iniciais de Compra e Venda de Energia Eltrica so validos at 2005, perodo de transio para o livre comrcio de energia eltrica e substituiram os Contratos de Suprimento de Energia Eltrica conforme disposies da Lei No 9.648, de 27 de maio de 1998; do Decreto No 2.655, de 02 de junho de 1998, e das Resolues ANEEL No 244, de 30 de julho de 1998, e ANEEL No 141, de 09 de junho de 1999 Contrato, Interesse ou Compromisso No Exercido ( Open Contract, Interest or Commitment) Contrato futuro durante um dado perodo que no foi atendido devido a uma venda ou compra compensatria, ou uma entrega efetiva. (EUA)

Controle Conjunto ( Joint Control ) Controle de gerao automtico de unidades que so conjuntamente operadas por duas ou mais entidades. (EUA) Controle de Voltagem ( Voltage Control) Controle dos ajustes de tenso de transmisso na sada reativa de um gerador e nos taps de transformador, e feito por capacitores e indutores comutativos nos sistemas de transmisso e distribuio.

Conveno Arbitral (Arbitration Convention) Clusula compromissria em que as partes se comprometem a submeter Cmara de Arbitragem estabelecida pelo MAE, visando a soluo definitiva de conflitos. Converso de Biomassa ( Biomass Conversion) O processo pelo qual materiais orgnicos, tais como detritos de madeira ou lixo, so queimados para forncer energia diretamente ou gerar eletricidade, ou por meio do qual esses materiais so convertidos em gs sinttico natural. Converso Fotovoltaica ( Photovoltaic Conversion ) O processo de converso da luz solar diretamente em energia eltrica, atravs do uso de clulas fotovoltaicas.

Converso para Gs Natural ( Conversion to Natural Gas) Alterao do servio de energia do consumidor de algum tipo de combustvel para o gs natural. O termo inclui o ajuste dos equipamentos do consumidor para um desempenho satisfatrio com gs natural. (EUA) Conversor (Converter)

28

Equipamento eltrico destinado a mudar certas propriedades de algumas grandezas eltricas como, por exemplo, a freqncia. Coque ( Coke) Uma substncia carbonfera dura e seca, produzida pelo aquecimento de carvo a uma temperatura muito alta sem ar. O coque usado no processo de fabricao de ferro e ao.

Coque de Petrleo (Petroleum Coke) Um produto final, geralmente chamado de produto de refugo do processo de refinao do petrleo, que o produto da refinaria depois que todos os destilados e leos superiores foram separados do leo cru, deixando um resduo que tem a aparncia de carvo e pode ser encontrado em vrios tipos de coque de petrleo, dependendo do tamanho do produto final, incluindo coque esponjoso, granulado e fluido. O coque do petrleo pode ser calcinado para usos especiais, incluindo a produo de nodos, ou pode ser queimado como combustvel em vrios processos, desde usinas energticas at fornos de cimento, que so atualmente os maiores usurios de coque de petrleo. O produto geralmente possui alto teor de enxofre (embora haja excees), e baixo teor de matria voltil, cinzas e umidade. O valor calorfico geralmente de 14.200 Btu/libra. Corrente (Eltrica) ( Current (Electric)) Um fluxo de eltrons em um condutor eltrico. Taxa de transporte da eletricidade, medida em ampres. Corrente Alternada (Alternating Current (AC)) Tipo de corrente eltrica onde as cargas eltricas mudam o sentido de deslocamento em determinados intervalos de tempo. Uma corrente peridica, cujo valor mdio no perodo nulo. A menos que expressamente especificado em contrrio, o termo se refere a uma corrente que inverte sua direo a intervalos de tempo regularmente espaados e com valores alternadamente positivos e negativos. Quase todas concessionrias eltricas geram eletricidade em c.a. porque ela pode ser facilmente transformada em tenses superiores ou inferiores. Corrente Contnua (Direct Current (DC)) Tipo de corrente eltrica onde as cargas eltricas deslocam-se sempre no mesmo sentido. Uma corrente eltrica que flui em uma nica direo com magnitude que no varia ou com apenas pouca variao. Corrente de Loop ( Loop Flow) A tendncia da eletricidade fluir pelo caminho de menor resistncia, que pode no ser necessariamente o mesmo desejado no contrato entre duas empresas de transmisso. Se a energia vendida ao longo de um trajeto contratual utilizar um encaminhamento fsico diferente, o fluxo de energia pode interferir com o controle dos sistemas que desconheciam a transferncia de energia contratual. (EUA) Corretor ( Broker)

29

(1)Um terceiro que tem lucro pelo estabelecimento de uma transao entre um Vendedor e Comprador, sem jamais ser o proprietrio. (2)Um dos diferentes agentes intermedirios (middlemen) que podem representar o Comprador ou o Vendedor. Sua funo principal coloc-los em contato. O corretor no estabelece preos nem condies de venda; recebe comisses.(Michaelis)

Corretor de Prego (Floor Broker) No contexto da negociao futura, um membro da bolsa que negocia no prego de uma bolsa de (commodities) mercadorias.

Corte de Carga ( Load Shedding ) Remoo de demanda pr-selecionada de consumidor de um sistema energtico, devido ocorrncia de uma condio anormal, em um esforo para manter a integridade do sistema e minimizar quedas para todos consumidores. (EUA)

Critrio de Primeira Contingncia ( First Contingency Criteria ) Um critrio de operao do sistema que estipula que o mesmo consiga sobreviver perda de qualquer elemento isolado (gerador, linha, transformador, chave, etc.), sem qualquer perda crtica de funo e condio de sobrecarga ou alarme. (EUA)

Curva Cota-rea Elevation Area Curve or Reservoir Area Curve) Grfico que mostra a relao entre a cota do nvel dgua em um reservatrio(ordenada) e a rea correspondente (abcissa). Curva Cota-Volume (Elevation-Capacity Curve or Elevation Volume Curve) Grfico que mostra a relao entre a cota do nvel dgua em um reservatrio (ordenada) e o volume correspondente (abcissa). Curva da Rgua Crtica ( Critical Rule Curve) Uma representao grfica do nvel de armazenagem de um reservatrio de gua de superfcie em vrias pocas do ano, em condies crticas de vazo. A curva serve como guia para usar a gua armazenada, indicando o nvel no qual a armazenagem se tornaria insuficiente para atender cargas firmes de energia.(EUA)

Curva de Carga ( Load Curve) Uma curva de energia versus tempo, mostrando o nvel de uma carga para cada perodo coberto. (EUA) Curva de Durao de Carga ( Load Duration Curve )

30

Uma curva de cargas, desenhada em ordem decrescente de magnitude, contra intervalos de tempo de um perodo especificado. A curva indica o perodo em que a carga esteve acima de certa magnitude. As curvas de durao de carga so perfis de demanda do sistema que podem ser desenhadas para perodos especificados (p.ex. diria, mensal ou anualmente). As coordenadas podem ser quantidades absolutas ou porcentagens.(EUA)

Curva de Futuro Forward Curve Uma Curva de Futuro a seqncia de ganhos futuros correspondente s taxas de referncia flutuantes em um swap.

Custo Contbil Book Cost" A quantia pela qual uma propriedade ou bens ativos so registrados na contabilidade de uma companhia sem deduzir a depreciao, amortizao ou vrios outros itens. Custo de Capital ( Cost of Capital) A mdia ponderada do custo de vrias fontes de capital, geralmente consistindo em valores mobilirios relevantes, tais como dvida hipotecria, aes preferenciais, aes comuns, etc. e lucros retidos.

Custo de Demanda ( Demand Cost) Um custo includo no custo total do servio alocado a classes de consumidores com base nos direitos de servio, ao invs do uso efetivo. (EUA)

Custo de Restrio de Operao (Operation Restriction Cost) Custo relativo ao ressarcimento, por restries de operao, efetuado s unidades geradoras cuja operao difere do despacho definido no planejamento da operao otimizada dos recursos dos sistemas interligados. Custo do Ciclo de Vida Nivelado ( Levelized Life-Cycle Cost) Valor presente do custo de um recurso, incluindo capital, custos financeiros e operacionais, convertido em um fluxo de pagamentos anuais iguais. (EUA)

31

Custo do Servio ( Cost of Service) A quantidade total de dinheiro, incluindo o retorno sobre capital investido, custos de operao e manuteno, custos administrativos, impostos e despesa de depreciao, para produzir o servio de concessionria. O custo de servio tradicional de concessionria pode ser expresso como Custos Operacionais + Impostos + (Taxa de Retorno x[Custo da usina Depreciao]).(EUA)

Custo Embutido ( Embedded Cost ) Custo histrico de todas instalaes no sistema de fornecimento eltrico ou de gs.(EUA)

Custo Fixo ( Fixed Cost ) Custo associado ao investimento de capital tal como equipamentos, custos indiretos, impostos territoriais; qualquer custo includo no custo do servio que no tenda a flutuar com a quantidade de energia produzida. (EUA)

Custo Incremental ( Incremental Cost) (1)Variao nos custos totais quando a sada aumenta ou diminui de um incremento, ou varia uma poro da sada, para a qual os custos podem ser determinados com exatido. Geralmente calculado como variao no custo dividido pela variao no volume (por exemplo centavos por Mcf); custo marginal. (2)Termo equivalente a custo marginal (marginal cost). a alterao no custo total em conseqncia do acrscimo ou decrscimo de uma unidade de produto, ou alterao nos fatores que afetam o custo, como estilo, tamanho etc. Quase sempre reflete a escolha de uma alternativa.(Michaelis) (EUA)

Custo Incremental de Energia ( Incremental Energy Cost ) Custo incorrido pela produo ou compra da prxima unidade energtica disponvel (gs, eletricidade, leo, carvo, etc.).(EUA)

Custo Marginal ( Marginal Cost) (1)Aumento ou diminuio dos custos totais causado pelo aumento ou diminuio de uma unidade na produo.(EUA) (2) Acrscimo ou decrscimo no custo total, com uma pequena variao na produo, como uma unidade adicional. de grande importncia para a determinao da quantidade que uma empresa decide produzir. Relaciona-se a custo incremental (incremental cost).(Michaelis)

Custo Marginal de Curto Prazo ( Short Run Marginal Cost ) Todos custos variveis de produo.(EUA)

32

Custo Marginal de Operao (Operation Marginal Cost) Custo por unidade de energia produzida para atender a um acrscimo de carga no sistema. Custo no Barramento (Busbar Cost ) O custo de produo de um kWh de eletricidade entregue no sistema de transmisso, porm no considerando o custo atravs deste sistema.(EUA)

Custo Operacional Fixo ( Fixed Operating Cost) Custo que no esteja associado com o investimento de capital, que no varia com a operao, tal como manuteno de equipamento e mo-de-obra. (EUA)

Custo Varivel ( Variable Cost) Os custos totais incorridos na produo de energia, excluindo custos fixos incorridos independentemente do recurso operar ou no. Os custos variveis geralmente incluem combustvel, manuteno e mo-de-obra adicional. (USA)

Custos Administrativos e Indiretos Gerais A&G (Administrative and General Overhead (A&G) Costs ) Vide CUSTOS, ADMINISTRATIVOS E GERAIS

Custos de Congestionamento ( Congestion Costs) Custos que surgem devido ao redespacho de um sistema devido a restries de transmisso. (EUA)

Custos de Consumidor ( Customer Costs ) Os custos diretamente relacionados com o atendimento de um consumidor, independentemente do volume de venda, tais como leitura de medidor, cobrana e taxas fixas relativas ao investimento mnimo necessrio para atender um consumidor.

Custos de Operao e Manuteno (Costs, Operation and Maintenance (O&M)) Uma ampla classe de despesas que so parte do custo de servio de uma companhia concessionria (p.ex. produo, armazenagem, terminais, processamento, transmisso, distribuio, contas de consumidor, servio ao consumidor, vendas, administrao e geral).

33

Custos Indiretos, Administrativos e Gerais ( Costs, Administrative & General (A&G) Overhead) Um sub-conjunto das despesas de operao e manuteno que so parte do custo de servio de uma companhia concessionria (p. ex. salrios, material e despesas de escritrio, servios externos, perdas e danos).

Custos Marginais de Longo Prazo ( Long Run Marginal Costs) Todos custos associados com a unidade incremental de menor custo, incluindo custos variveis de produo, O&M fixos e custos de capital.

Data de Operao Comercial ( Commercial Operation Date (COD)) A data na qual o equipamento de uma concessionria declarado em servio. (EUA) DEC Durao Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora (Equivalent Length of Interruption per Consumption Unit (ELC)) Intervalo de tempo em que ocorreu descontinuidade da distribuio de energia eltrica, em mdia, no perodo de observao, em cada unidade consumidora do conjunto considerado. Defeito, Falha ( Fault ) Um curto-circuito pode ser entre dois condutores (fase com fase) ou entre um condutor e uma superfcie aterrada (fase com terra). (EUA) Delta ( Delta ) Mudana do preo terico de uma opo com relao alterao de uma unidade no preo do instrumento subjacente. Tambm chamada de taxa de hedging, porque o valor Delta representa a proporo de contratos de opo para com os contratos de instrumentos subjacentes necessrios para estabelecer um hedging de opo neutra.

Demanda (Demand) Mdia das potncias eltricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema eltrico pela parcela da carga instalada em operao na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado. Demanda ( Demand) A taxa qual a energia eltrica ou o gs natural so entregues a um sistema, ou por ele, em um dado instante ou na mdia de um dado perodo, geralmente expresso em kilowatts ou megawatts (eletricidade), Mcfs ou MMBtus (gs natural). (EUA)

34

Demanda Assegurada (Assured Demand) Demanda a ser obrigatria e continuamente colocada disposio do consumidor classificado como "sazonal" ou "rural" por parte do concessionrio, no ponto de entrega, conforme valor e perodo de vigncia fixado no contrato. Demanda Coincidente ( Coincident Demand ) A soma de duas ou mais demandas que ocorrem no mesmo intervalo de tempo. (EUA) Demanda Contratada (Contract Demand) Demanda de potncia ativa a ser obrigatria e continuamente disponibilizada pela concessionria, no ponto de entrega, conforme valor e perodo de vigncia fixados no contrato de fornecimento e que dever ser integralmente paga, seja ou no utilizada durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

Demanda Contratada Fora de Ponta (Off-Peak Contract Demand) Valor da demanda contratada para o horrio fora de ponta. Demanda Contratada Ponta (On-Peak Contract Demand) Valor da demanda contratada para o horrio de ponta. Demanda Contratual ( Contract Demand) Quantidade de servio que um vendedor concorda em fornecer em uma base peridica (diariamente, mensalmente, anualmente). A demanda contratual uma quantidade mxima. (EUA)

Demanda de Cobrana ( Billing Demand) A conta de demanda que um usurio efetivamente paga pela reserva de capacidade ou equipamentos usados, independentemente do consumo. A Demanda de Cobrana pode estar baseada em um mximo ou mnimo contratuais, ou em uma demanda prvia de ponta ou mximo e, portanto, no precisa coincidir necessariamente com a demanda efetivamente medida no perodo de cobrana. Tambm chamada de Catraca ou Cobrana de Demanda Catracada. (EUA) Demanda de Ponta ( Peak Demand ) A carga mxima durante um perodo especificado. (EUA) Demanda de ultrapassagem (Excess Demand)

35

Parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada, expressa em quilowatts (kW). Demanda Faturvel (Billable Demand) Valor da demanda de potncia ativa, identificado de acordo com os critrios estabelecidos e considerada para fins de faturamento, com aplicao da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW). Demanda Firme ( Firm Demand) A capacidade que se exige contratualmente que um fornecedor tenha (exceto durante emergncias extremas). (EUA) Demanda Instantnea MW (Instant Demand) ( Instantaneous Demand) Demanda requerida num determinado instante. Demanda Integrada (Integrated Demand ) Mdia das demandas instantneas em um intervalo de tempo.(EUA) Demanda Interna Lquida ( Net Internal Demand) Sadas lquidas medidas de todos geradores em um sistema + Fluxos de linha medidos para dentro do sistema Fluxos de linha medidos para fora do sistema Gerenciamento de carga de controle direto Demanda interrompvel (EUA) Demanda Interrompvel Consumidor ( Interruptible Demand (Customer)) A magnitude da demanda do consumidor que, de acordo com dispositivos contratuais, pode ser interrompida pelo controle direto do operador do sistema, por desligamento remoto, ou pela ao do consumidor a pedido diretamente do operador do sistema. (EUA)

Demanda Mxima ( Maximum Demand) A maior de todas demandas de carga ocorridas dentro de um perodo especificado. (EUA) Demanda Mxima Fora de Ponta (Maximum Off-Peak Demand) Maior valor de demanda verificado durante o horrio fora de ponta. Demanda Mxima Ponta (Average Demand) Maior valor de demanda verificado durante o horrio de ponta. Demanda Mdia (Average Demand)

36

Relao entre a quantidade de energia eltrica utilizada durante um perodo de tempo definido e esse mesmo perodo. Demanda Mdia ( Average Demand ) A medida das cargas energticas totais colocadas pelos usurios de um sistema, dividida pelo perodo em que foram incorridas as demandas. (EUA) Demanda Medida (Metered Demand) Maior demanda de potncia ativa, verificada por medio, integralizada no intervalo de 15 (quinze) minutos durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW). Demanda No Coincidente ou Carga de Ponta No Coincidente ( Non-coincident Demand (NCD) or Non-coincident Peak Load) Demanda de energia mxima de um consumidor durante algum perodo especificado. Consumidores que usam grandes quantidades de energia podem pagar uma taxa de demanda mensal baseada em sua demanda eltrica mxima em cada ms. Essa demanda mxima na indstria eltrica pode tambm ser chamada de Demanda No Coincidente Mensal de um consumidor. (EUA)

Densidade de Consumidores ( Customer Density) Nmero de consumidores em uma dada unidade de rea ou em um dado comprimento da linha de distribuio.

Depreciao ( Depreciation ) (1)A perda de valor dos ativos, tais como prdios e linhas de transmisso, devido ao envelhecimento e desgaste. Dentre os fatores considerados determinantes para a depreciao esto o desgaste, a deteriorao, ao do tempo, inadequao, obsolescncia, mudanas tecnolgicas, mudanas da demanda, requisitos de rgos pblicos e valor residual. A depreciao cobrada dos clientes da concessionria como uma despesa anual. (2) Reduo no valor de itens do ativo fixo (fixed assets), por desgaste, efeito dos elementos, e obsolescncia gradual. A depreciao contbil tem por fim distribuir de maneira sistemtica o custo ou outro valor bsico, menos o de salvados, se houver, do bem do ativo fixo durante sua vida til estimada.(Michaelis)

Derivativo Composto ( Compound derivative) Dois exemplos de derivativos compostos so: Swap Dobrado " (Double-up "Swap ) o swap de uma quantidade X a um preo com a opo de dobrar a quantidade. Poderia tambm ser um swap da quantidade X e a venda de uma opo de compra de outra quantidade de X unidades. Opes de Nocaute (Knock-out Options) quando se vendem as opes, que passam a nada valer se o preor porventura ultrapassar uma barreira. Recompra automtica de opes aps seu valor decair at um ponto mnimo.

37

Desagregao ( Disaggregation) A separao da estrutura tradicional da concessionria eltrica de um servio totalmente misturado para um servio la carte. (Vide Desmembramento).(EUA)

Descida ( Drawdown ) A distncia que a superfcie dgua de uma represa abaixa a partir de uma dada cota como resultado de verter gua. A descida pode ser expressa em termos de Ps-Acres de gua 2 armazenada. Obs.: um acre = 4047 m e um p = 0,3048 m.(EUA)

Desequilbrio Eltrico (Imbalance, Electric) Ocorre quando a programao de gerao e intercmbio no corresponde demanda.(EUA)

Desligamento ( Outage) Perodos, tanto planejados quanto inesperados, em que as instalaes do sistema energtico (unidade geradora, linha de transmisso ou outras instalaes) param de fornecer a gerao, transmisso ou distribuio de energia. (EUA)

Desligamento de Manuteno ( Maintenance Outage) A remoo de servio de uma unidade para trabalhar em componentes especficos, a qual pode ser adiada para alm do encerramento do final de semana prximo, mas que exige uma reduo de capacidade antes do prximo desligamento planejado. (EUA)

Desligamento de Reserva ( Reserve Shutdown) Estado no qual a unidade estava disponvel para servio, mas no eletricamente ligada com o sistema de transmisso, por motivos econmicos. (EUA)

Desligamento em Cascata ( Cascading Outage ) Perda sucessiva (incontrolada) do sistema, resultante de um incidente local. Ocasiona um colapso geral do sistema.

Desligamento em Rodzio ( Rotating Outage) Durante uma emergncia o operador do sistema faz rodzio sequencial de partes de seu sistema que estaro sem energia, de forma que a carga total do sistema permanea abaixo de seu nvel de carga mxima e nenhum consumidor fique sem energia durante toda a emergncia.

38

Desligamento Planejado ( Planned Outage) A retirada de servio de uma unidade para trabalhar em componentes especficos, planejada com bastante antecedncia e com uma durao pr-determinada (p.ex. manuteno anual, inspees, testes). (EUA)

Desligamento Programado ( Scheduled Outage ) O desligamento de uma unidade geradora, linha de transmisso ou outra instalao para inspeo ou manuteno, de acordo com uma programao prvia. (EUA)

Deslocamento de Carga ( Load-Shifting ) Programas de DSM (vide DSM) destinados a deslocar a carga de horrios de ponta para fora da ponta. (EUA)

Desmembramento ( Divestiture) Separao empresarial da gerao, transmisso e distribuio da concessionria tradicional, verticalmente integrada, como forma de eliminar sua concentrao de poder de mercado. (EUA)

Desobrigao Contratual ( Market-Out) Previso em um acordo de venda de energia que permite a uma ou ambas partes envolvidas exigir renegociao do preo de venda e/ou encerrar o contrato, caso o preo de venda contratual no mais refletir razoavelmente o mercado corrente.(EUA)

Despacho ( Dispatch ) Seqncia na qual os recursos de gerao so usados para gerar energia para equilibrar cargas flutuantes (Brasil) A monitorao e regulao de um sistema eltrico, ou de gs natural, para conseguir operao coordenada. (EUA)

Despacho de Mrito ( Merit Dispatch) Vide Despacho Econmico. O processo de despachar unidades geradoras em ordem de custos marginais de produo crescentes. (EUA)

Despacho Econmico (Economic Dispatch ) O processo de determinao do nvel de gerao desejado para cada unidade geradora em um sistema, para atender a demanda do consumidor com o custo de produo mais baixo possvel, dadas as restries operacionais no sistema. (EUA)

39

Despesas de Combustvel ( Fuel Expenses ) Esses custos incluem o combustvel usado na produo de vapor ou alguma outra fora motriz para gerao de eletricidade. Outras despesas associadas incluindo transporte e desembarque do combustvel e todo o manuseio do combustvel at o ponto em que entra no primeiro depsito, alimentador, caamba, tanque ou suporte na estrutura da casa de caldeiras. (EUA)

Desvio de Corrente ou Desvio de Energia ( Current Diversion (or Energy Diversion)) Roubo de energia eltrica no qual a corrente desviada para no passar pelo medidor. Mais genericamente, qualquer tipo de fraude para obter servio no medido.

DIC Durao de Interrupo Individual por Unidade Consumidora (Individual Length of Interruption per Consumption Unit (ILC)) Intervalo de tempo que em ocorreu descontinuidade da distribuio de energia eltrica, no perodo de observao, em cada unidade consumidora. Dixido de Carbono ( Carbon Dioxide (CO2) ) Uma substncia gasosa em condies normais, composta por um tomo de carbono e dois de oxignio, produzida quando so queimados combustveis fsseis, e considerada um grande contribuinte da efeito estufa. A combusto de gs natural emite apenas cerca de 50% menos de dixido de carbono do que a combusto de carvo.

Disponibilidade ( Availability) Unidade de medida do tempo efetivo que uma unidade geradora ou linha de transmisso capaz de estar em servio, se exigido.

Disponibilidade de Combustvel Alternativo ( Alternative Fuel Capacity)) A disponibilidade local de equipamento para queimar mais de um combustvel. (EUA)

Distribuio de Corrente Alternada ( Alternating Current Distribution) O suprimento de energia eltrica a partir de uma ou mais estaes principais de recepo, at o ponto de utilizao final. A energia geralmente fornecida em uma tenso que pode ser diretamente utilizada por grandes mquinas rotativas, sendo usados transformadores abaixadores para reduzir a tenso para a maior parte da utilizao comercial e residencial.

Distribuio de Gs ( Distribution (Gas)) Tubulao, ligaes de servio e equipamentos que transportam ou controlam o fornecimento de gs natural do ponto de fornecimento local at os medidores, inclusive. Vide tambm SISTEMA DE GASODUTO.

40

Distribuio Eltrica ( Distribution (Electrical)) O sistema de linhas, transformadores e chaves que interligam a rede de transmisso e a carga do consumidor. O transporte de eletricidade at os pontos de uso final como casas e escritrios. A parte de um sistema eltrico dedicada entrega de energia eltrica para um usurio final a tenses relativamente baixas.

Dividir as Economias ( Split-the-Savings ) Mtodo de estabelecer preos em que o comprador e o vendedor concordam em dividir a diferena entre os custos do vendedor para produzir energia e o preo do comprador disponvel para comprar energia. (EUA) DMIC Durao Mxima de Interrupo Contnua por Unidade Consumidora (Maximum Length of Continuous Interruption per Consumption Unit(MLCI)) Tempo mximo de interrupo contnua, da distribuio de energia eltrica, para uma unidade consumidora qualquer. DSM ( DSM - Demand-side management) Gerenciamento do lado da demanda.(vide Recursos do Lado da Demanda)

EEI ( EEI) O Instituto Eltrico Edison uma organizao comercial americana com sede em Washington, D.C. Seus membros fornecem mais de 78% da eletricidade do pas e atendem mais de 75% dos seus consumidores eltricos. (EUA)

Efeito estufa ( Greenhouse Effect) O aumento da temperatura mdia da superfcie do globo terrestre, que se acredita ser causado por gases na atmosfera (incluindo dixido de carbono, metano, xido nitroso, oznio e clorofluorcarbono). O efeito estufa permite que a radiao solar penetre, mas absorve a radiao infravermelha que retorna para o espao.

Eficincia ( Efficiency (E)) Com relao ao calor, uma porcentagem que indica a entrada disponvel em Btu que convertida em fins teis. Geralmente aplicada a equipamento de combusto.(EUA)

Sada em Btu ---------------------Entrada em Btu

41

EIA ( EIA ) Administrao de Informao Energtica. Uma agncia do governo federal dos EUA que, entre outras coisas, o principal servio federal de estatsticas com informao sobre energia. (EUA) Eixo do Curso D'gua (Axis of Stream or Thalweg) Lugar geomtrico dos pontos mdios tomados na superfcie dgua, segundo as sees transversais levantadas na calha principal. Elasticidade da Demanda ( Elasticity of Demand ) O grau em que a demanda do consumidor por um produto responde a mudanas de preo, disponibilidade ou outros fatores. (EUA) Elemento ( Element ) Qualquer dispositivo eltrico que tenha terminais que possam ser ligados a outros dispositivos eltricos (geralmente limitados a gerador, transformador, circuito, disjuntor ou barramento). (EUA)

Elemento Limitante ( Limiting Element) Dispositivo em um sistema que tem a menor classificao energtica, assim fixando a quantidade mxima de energia que pode ser transferida. (EUA)

Eletricidade (Electricity) A eletricidade uma energia derivada que pode ser produzida a partir da maioria das formas energticas. O mais importante processo da sua produo consiste em recorrer a um gerador ou alternador que converte a energia mecnica fornecida por um processo trmico ou por uma turbina hidrulica. Na maioria das suas aplicaes, a eletricidade uma energia de rede que deve ser produzida no momento do seu consumo. Embocadura ( Headstation) Ponto de recepo do tubo principal em um duto de gs. (EUA) Emergncia de Capacidade ( Capacity Emergency ) Uma condio que existe quando a carga de um sistema ou conjunto excede sua capacidade operacional e a margem de reserva cclica, mais as compras firmes de outros sistemas e a importao disponvel de sistemas adjacentes. (EUA)

Emergncia de Energia ( Emergency Energy ) Uma emergncia de energia existe quando um sistema ou sistemas no tm um suprimento adequado de combustvel (inclusive gua para unidades hidreltricas) para dar as seus consumidores os requisitos de energia esperados durante um dado perodo. (EUA)

42

Encargo de Armazenagem ( Carrying Charge ) Custos de armazenagem de uma mercadoria fsica, incluindo custos de estocagem, seguro, juros e/ou custo de oportunidade, isto , custo que decorre das escolhas que tm de ser feitas.(EUA) Encargos de Servios do Sistema (ESS) (System Service Charges ESS) Valores monetrios destinados recuperao do custo, no coberto pelo preo do MAE, incorrido na manuteno do atendimento dos sistemas interligados dentro de condies operativas padronizadas. Enchimento (Filling, Accumulation) Acumulao de gua em um reservatrio durante um perodo considerado. Encolhimento de Gs ( Shrinkage) A reduo no volume de gs natural mido devida remoo de lquidos, sulfeto de hidrognio, dixido de carbono, vapor dgua e outras impurezas do gs natural. (EUA) Energia ( Energy ) A capacidade de realizar trabalho (energia potencial) ou a converso dessa capacidade em movimento (energia cintica). A energia tem vrias formas, algumas das quais so facilmente conversveis em outra forma til de trabalho. A maior parte da energia conversvel do mundo provm de combustveis fsseis que so queimados produzindo calor, que ento usado como meio de transferncia para meios mecnicos ou outros, a fim de realizar tarefas.

Energia Armazenada ( Storage Energy or Energy in Storage)) Energia equivalente de gua armazenada em um reservatrio acima da cota mnima normal. Energia Assegurada (Assured Power) A energia assegurada de cada usina hidreltrica constitui o seu limite de contratao. Considera-se energia assegurada de cada usina hidreltrica a frao a ela alocada da energia assegurada global do sistema. Esta alocao da energia assegurada e suas revises so propostas em conjunto pelo ONS e o planejamento setorial, sendo homologadas pela ANEEL. Decreto no 2.655, de 2 de julho de 1998 Energia de Back-up (Back-up Power) Energia fornecida em termos contratuais para um usurio quando a fonte normal est indisponvel. (EUA)

43

Energia de Emergncia ( Energy Emergency ) Eletricidade adquirida por um integrante do sistema, quando um evento neste sistema resulta em capacidade operacional insuficiente para cobrir seus prprios requisitos de demanda a curto prazo. (EUA)

Energia de Excesso ( Surplus Energy) Capacidade de gerao de energia que est alm das necessidades imediatas da produo de energia. Essa energia pode ser vendida em uma base interrompvel ou como energia firme. (EUA)

Energia Econmica ( Economy Energy) Energia vendida em uma base no firme e sujeita ao cancelamento por vontade do vendedor. (EUA)

Energia Eltrica (Electric Energy) Calor disponvel em eletricidade; um kilowatt-hora igual a 3.412, 97 Btu. Energia Eltrica Ativa Active Power) Energia eltrica que pode ser convertida em outra forma de energia, expressa em quilowattshora (kWh). Energia Eltrica Reativa (Reactive Power) Energia eltrica que circula continuamente entre os diversos campos eltricos e magnticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-amprereativo-hora (kvarh). Energia Firme ( Firm Energy) Vendas de energia que, embora no sujeitas interrupo por motivos econmicos, podem ser interrompidas em condies de fora maior. (EUA) Energia Hidrulica (Hydropower) A utilizao da energia cintica e potencial das guas pela humanidade remonta a tempos imemoriais, j que desde sempre se instalaram variados dispositivos nas margens e nos leitos dos rios. Foi, porm, no sculo XIX que o aproveitamento dessa forma de energia se tornou mais atraente do ponto de vista econmico pois, com a inveno dos grupos geradores de energia eltrica e a possibilidade do transporte de eletricidade a grandes distncias, se conseguiu obter um elevado rendimento econmico desse aproveitamento.

44

Energia na Ponta ( On-Peak Energy ) Eletricidade fornecida durante um perodo de altas demandas do sistema, como especificado pelo fornecedor. (EUA)

Energia No Firme ( Non-firm Energy) Energia que no se garante ser continuamente disponvel. Energia no firme disponvel em quantidades variveis dependendo da estao e condies meteorolgicas. (EUA)

Energia Renovvel (vide Recurso Renovvel) Energia Suja ( Dirty Power) Distrbios transitrios na transmisso que so indetectveis por equipamentos que no sejam computadores e outros equipamentos eletrnicos sensveis (EUA)
Energia Velha (Old Power) Toda energia produzida pelas hidreltricas estatais cujos investimentos j foram amortizados, no todo ou em parte. Os custos da gerao desta energia baixo quando comparado aos da gerao de novos empreendimentos.

Enfraquecimento ( Brownout ) A reduo parcial da voltagem eltrica devido demanda do consumidor ser maior do que a prevista, ou a uma falha do sistema de gerao, transmisso ou distribuio. Um enfraquecimento faz a luz diminuir e desacelera dispositivos motorizados.(EUA)

Engolimento (Turbine Full-Gate Discharge) Vazo mxima permissvel a uma turbina hidrulica, para uma determinada queda. Enriquecimento ( Enriching) Aumento do contedo calrico do gs natural pela mistura com um gs de maior contedo de Btu (geralmente propano). (EUA)

Entrega ( Delivery") No contexto do mercado futuro, receber a mercadoria fsica e dela cuidar para satisfazer um contrato futuro. (EUA)

45

Entregas de Energia ( Energy Deliveries) Energia gerada por um sistema de concessionria eltrica e entregue a outro sistema atravs de uma ou mais linhas de transmisso. (EUA)

Enxofre ( Sulfur) Um dos elementos presentes em quantidades variveis no carvo e leo combustvel (leo residual), que contribui para a degradao ambiental, quando estes so queimados. Em termos de contedo de enxofre por peso, o carvo geralmente classificado como baixo (menos do que, ou igual a 1 por cento), mdio ( maior do que 1 e menor que, ou igual a 3 por cento) e alto ( maior do que 3 por cento). O contedo de enxofre medido como porcentagem em peso, com base no carvo recebido ou seco (isento de umidade, geralmente parte de uma anlise de laboratrio). Equipe do Sistema ( System Personnel) Pessoas com a capacidade de afetar as operaes do sistema e que devem obedecer a autoridade investida pelo Operador do Sistema. Podem incluir operadores de usina energtica, pessoal de manuteno, programadores de energia, comerciantes de energia, etc. (EUA)

Especialista de Mercado ( Market Makers) Um participante do mercado que fornece liquidez ao mesmo continuamente, cotando preos pelos quais vender ou comprar um instrumento particular. Vrios bancos comerciais e de investimento que comercializam swaps e detm portflios significativos de contratos de swap. (EUA)

Especuladores ( Speculators ) Aqueles que usam opes para assumir um risco e os ganhos/as perdas associados com esse risco.

Especular ( Speculate) (1)Assumir uma posio com a inteno de retorno crescente. O indivduo ou empresa que especula no usa nem fornece a (commodity) mercadoria subjacente, mas est disposto a assumir parte do risco de preo associado com a mercadoria, para que tenha um retorno. Os especuladores do liquidez ao mercado. 2. Efetuar transaes como numa espcie de jogo, visando a lucrar com facilidade pela mudana rpida da situao do mercado.(Michaelis)

Estabilidade ( Stability) Estabilidade de um sistema energtico sua capacidade de restaurar as foras iguais ou maiores do que as foras perturbadoras, para manter um estado de equilbrio. (EUA)

46

Estao Chaveadora ( Switching Station ) Equipamento usado para interligar dois ou mais circuitos atravs de chaves. As chaves so seletivamente arranjadas permitindo que um circuito seja desligado, ou que mude a ligao eltrica entre os circuitos.(EUA)

Estao Compressora ( Compressor Station) Equipamento que fornece energia para transportar gs natural dentro de um gasoduto pelo aumento da presso do gs no lado da descarga da estao, comparada com o lado da entrada. (EUA) Estgios de Desenvolvimento do Potencial Hidrulico -Construo (Stages of Hydroelectric Development - Construction) Aproveitamento que teve suas obras iniciadas, sem nenhuma unidade geradora em operao.

Estgios de Desenvolvimento do Potencial Hidrulico - Individualizado (Stages of Hydroelectric Development - Individualized|) Resultado de estimativa realizada em escritrio para um determinado local, a partir de dados existentes ou levantamentos expedidos, sem qualquer levantamento detalhado. Estgios de Desenvolvimento do Potencial Hidrulico - Inventrio (Stages of Hydroelectric Development - Inventory) Resultado de estudo da bacia hidrogrfica, realizado para determinao do seu potencial hidreltrico atravs da escolha da melhor alternativa de diviso de queda, caracterizada pelo conjunto de aproveitamentos compatveis entre si e com projetos desenvolvidos de forma a obter uma avaliao da energia disponvel, dos impactos ambientais e dos custos de implantao dos empreendimentos. Estgios de Desenvolvimento do Potencial Hidrulico -Operao (Stages of Hydroelectric Development - Operation) Aproveitamento que dispe de pelo menos uma unidade geradora em operao. Estgios de Desenvolvimento do Potencial Hidrulico - Projeto Bsico (Stages of Hydroelectric Development - Basic Design) Aproveitamento detalhado, com oramento definido, em profundidade que permita a elaborao dos documentos de licitao das obras civis e do fornecimento dos equipamentos eletromecnicos. Estgios de Desenvolvimento do Potencial Hidrulico - Remanescente (Stages of Hydroelectric Development - Remainder) Resultado de estimativa, realizada a partir de dados existentes, sem qualquer levantamento complementar, considerando um trecho do curso d'gua, geralmente na cabeceira do rio, sem determinar o local de implantao do aproveitamento.

47

Estgios de Desenvolvimento do Potencial Hidrulico - Viabilidade (Stages of Hydroelectric Development - Feasibility) Resultado da concepo global do aproveitamento, considerando sua otimizao tcnicoeconmica, compreendendo o dimensionamento das estruturas principais e das obras de infra estrutura local, a definio da respectiva rea de influncia, do uso mltiplo da gua e dos efeitos sobre o meio ambiente. Estrutura tarifria (Tariff Structure) Conjunto de tarifas aplicveis s componentes de consumo de energia eltrica e/ou demanda de potncia ativas de acordo com a modalidade de fornecimento.

Estrutura tarifria convencional (Conventional Tariff Structure) Estrutura caracterizada pela aplicao de tarifas de consumo de energia eltrica e/ou demanda de potncia independentemente das horas de utilizao do dia e dos perodos do ano. Estrutura tarifria horo-sazonal (Time of Use-Seasonal Tariff Structure) Estrutura caracterizada pela aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica e de demanda de potncia de acordo com as horas de utilizao do dia e dos perodos do ano, conforme especificao a seguir: a) Tarifa Azul: modalidade estruturada para aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica de acordo com as horas de utilizao do dia e os perodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potncia de acordo com as horas de utilizao do dia. b) Tarifa Verde: modalidade estruturada para aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica de acordo com as horas de utilizao do dia e os perodos do ano, bem como de uma nica tarifa de demanda de potncia. c) Horrio de ponta (P): perodo definido pela concessionria e composto por 3 (trs) horas dirias consecutivas, exceo feita aos sbados, domingos,tera-feira de carnaval, sexta-feira da Paixo, Corpus Christi, dia de finados e os demais feriados definidos por lei federal, considerando as caractersticas do seu sistema eltrico. d) Horrio fora de ponta (F): perodo composto pelo conjunto das horas dirias consecutivas e complementares quelas definidas no horrio de ponta. e) Perodo mido (U): perodo de 5 (cinco) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte. f) Perodo seco (S): perodo de 7 (sete) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de maio a novembro. Estudo de Custo de Servio ( Cost of Service Study ) Um estudo destinado a determinar o custo de fornecimento de servio a vrias classes de consumidores, usado como base para estabelecer vrias tarifas de servio eltrico e de gs. Fatores que devem ser considerados no projeto tarifrio so o valor do servio, o custo de servios competitivos, volume e fator de carga do sistema, equalizao e estabilizao da renda, fatores promocionais e sua relao com o crescimento social e econmico da rea de servio, fatores polticos como tamanho das contas mnimas e fatores regulatrios. (EUA)

48

Etano ( Ethane C2H6) Molcula de hidrocarboneto contendo dois tomos de carbono e seis de hidrognio, usado como matria prima petroqumica de produtos qumicos e plsticos, e como solvente em processos avanados de recuperao de leo.

Etileno ( Ethylene C2H4 ) Molcula de hidrocarboneto contendo dois tomos de carbono e quatro de hidrognio, usado como matria prima petroqumica de produtos qumicos e plsticos, e como solvente em processos avanados de recuperao de leo.

Excedente Financeiro (Financial Excess) Diferena positiva entre o total de pagamentos e o total de recebimentos no MAE que surge devido diferena de preos entre os submercados. Exerccio da Opo (Exercising the Option) A ao tomada pelo proprietrio de uma opo de compra, se ele quiser exercer o direito de comprar o instrumento subjacente ou liquid-lo vista, ou pelo dono de uma opo de venda se quiser vender o contrato do instrumento subjacente ou liquid-lo vista.

Faixa Capacitiva (Capacitive Period) Perodo dirio de 6 horas consecutivas, compreendido, a critrio da Concessionria, entre 23 h e 30 min e 06 h e 30 min.

Faixa Indutiva (Inductive Period) Perodo dirio complementar ao definido para a faixa capacitiva. Fator de Capacidade (Capacity Factor) Relao entre a carga prpria de energia e a capacidade instalada de uma instalao ou conjunto de instalaes. Fator de Capacidade ( Capacity Factor ) Proporo entre a gerao mdia e o valor da capacidade de uma unidade geradora eltrica durante um perodo especfico (expresso em porcentagem). (EUA)

49

Fator de Carga (Load Factor) Quociente entre a potncia mdia e a potncia mxima. Por exemplo, se considerarmos um gerador com uma energia gerada de 3285 MWh em um ms e uma potncia mxima de 5MW e o fato de termos 730 horas em um ms, a potncia mdia mensal desse gerador de 3.285MWh/730h, ou seja, 4,5MW. Logo, o fator de carga mensal desse gerador dado pela razo 4,5/5MW.Portanto, este gerador apresenta um fator de carga mensal de 0,9. Fator de Carga ( Load Factor) A proporo de carga mdia para a carga de ponta durante um perodo especfico, expressa em porcentagem. O fator de carga indica com que grau a energia tem sido consumida comparada com a demanda mxima ou a utilizao de unidades com relao capacidade total do sistema. O fator de carga de um sistema eltrico mostra a variabilidade das demandas de todos os consumidores. (EUA) Fator de Carga Anual de um Sistema (Annual Load Factor of a System) Relao entre a carga prpria anual de energia de um sistema energtico e a carga prpria de demanda do sistema ao longo do ano. Exprime-se em percentagem e pode utilizar-se na previso de variaes do consumo. A fim de se considerar as variaes climticas, quando se compara um ano com outro, o fator de carga real pode ser corrigido para ter em conta condies climticas mdias. Fator de Coincidncia ( Coincidence Factor ) A proporo entre a demanda mxima de um grupo, classe ou sistema como um todo, e a soma das demandas mximas individuais dos vrios componentes do grupo, classe ou sistema. Inverso do Fator de Diversidade. (EUA) Fator de Demanda (Demand Factor) Razo entre a demanda mxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora. Fator de Diversidade ( Diversity Factor) Proporo entre a soma de demandas mximas coincidentes de duas ou mais cargas e suas demandas no coincidentes no mesmo perodo. (EUA) Fator de Potncia (Power Factor) Razo entre a energia eltrica ativa e a raiz quadrada da soma dos quadrados das energias eltricas ativa e reativa, consumidas num mesmo perodo especificado.

50

Fator de Potncia ( Power Factor ) A frao da potncia efetivamente usada pelo equipamento eltrico de um consumidor, comparada com a potncia total aparente fornecida, geralmente expresso em porcentagem. Os fatores de potncia se aplicam apenas a circuitos de corrente alternada; circuitos de corrente contnua tm sempre um fator de potncia de 100 por cento. Um fator de potncia indica o quanto o equipamento eltrico de um consumidor faz com que a corrente eltrica entregue no local de consumo esteja fora de fase com relao voltagem. (EUA) Fator de Potncia Mnimo Dirio (Minimum Daily Power Factor) Menor valor do fator de potncia verificado no perodo de 0:00 s 24:00, diariamente. Fator de Usina ( Plant Factor) Proporo entre a gerao mdia e a capacidade de uma usina durante um perodo especificado, expresso em porcentagem. s vezes chamado Fator de Capacidade. (EUA)

Fator de Utilizao ( Utilization Factor) Proporo entre a demanda mxima de um sistema ou parte dele, para com sua capacidade declarada.(EUA)

Fatura de energia eltrica (Electricity Invoice) Nota fiscal que apresenta a quantia total que deve ser paga pela prestao do servio pblico de energia eltrica, referente a um perodo especificado, discriminando as parcelas correspondentes. FEC Freqncia Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora (Equivalent Frequency of Interruption per Consumption Unit (EFC)) Nmero de interrupes ocorridas , em mdia, no perodo de observao, em cada unidade consumidora do conjunto considerado. FIC Freqncia de Interrupo Individual por Unidade Consumidora (Frequency of Individual Interruption per Consumption Unit(FIC)) Nmero de interrupes ocorridas, no perodo de observao, em cada unidade consumidora. Fluxo ou Vazo ( Flow ) O volume de gua que passa por um dado ponto por unidade de tempo.

Fluxo em Caminho Paralelo ( Parallel Path Flow) O fluxo de energia eltrica nas instalaes de transmisso de um sistema eltrico, devido a transferncias programadas de energia eltrica entre dois outros sistemas eltricos. (EUA)

51

Folga (Gap) Distncia vertical entre o coroamento da barragem e a cota mxima que atinge a gua na represa. Fonte Energtica ( Energy Source) Matrias primas convertidas em eletricidade por meios qumicos, mecnicos ou outros. As fontes energticas incluem o carvo, petrleo e seus derivados, gs, gua, urnio, vento, luz solar, geotermia e outras.

Fora da Ponta ( Off Peak ) Perodo durante um dia, semana, ms ou ano em que a carga entregue por um sistema de gs natural ou eltrico no est no volume mximo, ou perto dele, entregue por este sistema em um perodo similar (noite vs. dia; Domingo vs. Tera-feira).(EUA)

Fora Maior ( Force Majeure) (1)Um conceito da lei comum emprestado da lei civil francesa. Fora maior significa fora superior ou irresistvel que desculpa uma falha. Tem sido definida no Supremo Tribunal dos Estados Unidos como uma causa que est alm do controle e sem falha ou negligncia da parte desculpada. Eventos de fora maior podem tambm ter sido razoavelmente previstos; p. ex., nos casos de meteorologia, uma tempestade em Houston em janeiro pode ser um evento de fora maior, mas uma tempestade em Montana no o ser(EUA) (2)Algo que aconteceu ou deixou de acontecer por motivo alm das possibilidades de controle.(Michaelis).

Fora Motriz ( Prime Mover) Motor, turbina, roda dgua ou mquina similar que move um gerador eltrico; ou, para fins de relatrio, um dispositivo que converte energia diretamente em eletricidade (p. ex. clulas solares fotovoltaicas e de combustvel).

Formao de Carga ( Load Building) Refere-se a programas destinados a aumentar o uso dos equipamentos eltricos existentes ou de mais equipamentos eltricos. (EUA)

Freqncia ( Frequency) A taxa de oscilaes em Hertz (ciclos por segundo) do servio eltrico em corrente alternada. Nominalmente 60 Hz (no inferior a 59,5 ou superior a 60,5) nos Estados Unidos e Brasil, e 50 Hz na Europa.

52

Garantias Financeiras (Financial Guaranties) Meios, executveis extrajudicialmente, com que se assegura o cumprimento de uma obrigao de pagamento Gs ( Gas ) O estado da matria que no tem forma nem volume independentes. O gs se expande para preencher todo o recipiente no qual est contido. O gs uma das trs formas da matria: slidos, lquidos e gases. Associado (Associated) Gs natural livre em contato imediato, mas no em soluo com o leo cru no reservatrio. Tambm chamado gs de depsito. Azedo (Sour) Gs natural que em seu estado natural contm tais quantidades de enxofre que no permitem seu uso sem purificao, devido ao efeito corrosivo dos compostos de enxofre na tubulao e nos equipamentos. Boca de Tubulo (Casinghead) Gs natural no processado produzido em um reservatrio contendo leo; gs natural produzido pelo leo de poos de petrleo. s vezes chamado gs de poo de leo, gs mido ou gs de soluo. Combustvel ou para Uso Combustvel (Fuel or Fuel Use) Gs natural usado por um gasoduto como combustvel para seus compressores operarem o sistema (geralmente retido pelo gasoduto para atender esse requisito operacional). Comercializvel (Marketable (Merchantable) Gs natural cru do qual foram removidas impurezas, de forma que atenda os requisitos de qualidade da instalao de transmisso do gasoduto que o receber para transport-lo ao mercado. Tambm chamado de GS COM QUALIDADE DE GASODUTO. Convencional (Conventional) Gs produzido com a tecnologia atual a um custo no superior ao do atual valor de mercado. Cru (Raw) Gs natural no processado ou parcialmente processado, Vide tambm GS, MIDO. de Almofada (Cushion) Gs natural necessrio em um reservatrio de armazenamento de gs para manter uma presso suficiente para permitir a recuperao do gs armazenado. Tambm chamado GS DE BASE. de Areias Impermeveis (Tight Sands) Gs natural contido em rocha com baixa permeabilidade, exigindo tcnicas de produo avanadas e dispendiosas.

53

De Carvo (Coal) Gs manufaturado produzido pela destilao ou carbonizao de carvo em uma retorta fechada de gs de carvo, ou forno de coqueria ou outro recipiente. de Contrapeso (Must-Take) Gs natural destinado a um comprador sob clusulas tais como proteo de drenagem ou de reservatrio, ou outras, que necessariamente obrigam-no a levar esse gs natural de um fornecedor. de Leito de Carvo (Coal Bed) Gs encontrado ou liberado em depsitos de carvo. de leo (Oil) Um gs que resulta da decomposio trmica de leos do petrleo, composto principalmente por hidrocarbonetos volteis e hidrognio. de Qualidade de Gasoduto (Pipeline Quality) Vide GS, COMERCIALIZVEL e GS, RESIDUAL. Dissolvido (Dissolved) Gs natural em soluo no leo cru em reservatrio. Doce (Sweet) Gs natural que em seu estado natural contm pequenas quantidades de compostos de enxofre de forma que pode ser transportado ou usado sem purificao e sem efeito deletrio para a tubulao e os equipamentos. Interrompido (Shut-In) Gs natural que poderia ser produzido, mas cuja produo est interrompida devido a ordens oficiais de conservao (racionamento), economia desfavorvel, falta de compradores a preos existentes, desistncia de levar o gs por compradores compromissados ou outras razes que resultam na no produo do gs produzido. Liquefeito Natural LNG ou GLN (Liquefied Natural (LNG)) Gs natural super-resfriado sob presso a -259 F. Ele permanece lquido a -116 F e 673 psia. O GLN ocupa 1/600 do espao ocupado no estado de vapor sob condies normais e metano quase puro. Liquefeito, ou Lquido, de Petrleo LPG ou GLP (Liquefied (or Liquid) Petroleum (LPG)Hidrocarbonetos que so gases a temperaturas e presses normais mas prontamente se transformam em lquidos sob presso moderada e temperaturas normais; p. ex. propano e butano. No Associado (Non-Associated) Gs natural livre sem contato com leo cru no reservatrio, nem dissolvido nele. No Contabilizado (Unaccounted-For) A diferena entre a quantidade de gs natural entregue a um gasoduto para transporte e a entregue pelo gasoduto, levando em conta combustvel, encolhimento na usina e desequilbrios. As diferenas incluem vazamento ou outras perdas efetivas, discrepncias devido a inexatido de medidores, variaes de temperatura e/ou presso e outras variantes, especialmente atraso na tarifao. Os gasodutos geralmente impem a cada transportador uma taxa de parte do gs natural para cobrir as perdas.

54

No Convencional (Unconventional) Gs natural que tem de ser produzido por meios diferentes das tecnologias usuais. Nativo (Native) Gs natural existente em um resevatrio de produo quando o mesmo convertido em reservatrio de armazenagem de gs natural. Natural (Natural) Mistura de ocorrncia natural de gases hidrocarbonetos e nohidrocarbonetos (principalmente metano, CH4) encontrados em formaes geolgicas porosas abaixo da superfcie terrestre, geralmente associados com petrleo. Natural Comprimido (Compressed Natural) Gs usado em veculos e outras aplicaes no relativas a um gasoduto. Natural Sinttico (Synthetic Natural) Metano obtido a partir de fontes diversas dos reservatrios naturais de gs natural, como pelo aquecimento de carvo, refinao de hidrocarbonetos mais pesados, processamento de lixo ou outros materiais orgnicos. Gases diferentes do gs natural ou de hidrocarbonetos lquidos ou slidos convertidos em combustvel gasoso de contedo calrico, compatibilidade e qualidade equivalentes ao gs natural em desempenho. Natural Veicular VNG ou GNV (Vehicular Natural (VNG)) Gs natural usado como combustvel para veculos de passageiro e carga. Residual (Residue) Aquela parte do fluxo de gs natural que permanece aps a extrao de etano e hidrocarbonetos mais pesados lquidos ou liqueficveis e impurezas, menos o combustvel, perdas, gs natural desviado e o reservado por um vendedor devido a um acordo de compra de gs. Seco (Dry) Gs natural cujo contedo de gua foi reduzido por um processo de desidratao. Tambm o gs natural que contm pouco ou nenhum hidrocarboneto comercialmente recupervel como produto lquido. Soluo (Solution) Vide GS, BOCA DE TUBULO. mido (Wet) Gs natural no processado ou parcialmente processado, produzido a partir de camadas contendo hidrocarbonetos condensveis e lquidos em soluo. Usado pela Companhia (Company-used) Gs natural consumido por uma conpanhia de distribuio ou transmisso de gs, ou pelo departamento de gs de uma concessionria combinada, p. ex. combustvel para estaes compressoras, etc.

55

Gs Combustvel de Caldeira ( Boiler Fuel Gas ) Gs natural usado como combustvel para gerao de vapor ou gua quente. Gs Firme ( Firm Gas ) Gs vendido em uma base contnua por um prazo contratual definido (p. ex. um ano).

Gs Natural ( Natural Gas) Mistura de ocorrncia natural de hidrocarbonetos gasosos e no-gasosos encontrados em formaes geolgicas porosas abaixo da superfcie terrestre, geralmente associada com petrleo. O constituinte principal o metano, CH4.

Gs Natural Condensado ( Condensate, Natural Gas ) Hidrocarbonetos, existentes na forma de vapor em reservatrios de gs natural, que se condensam como lquidos medida que sua temperatura e presso decrescem quando se produz gs natural. Os condensados de gs natural constam principalmente de pentanos (C5H12) e alguns hidrocarbonetos mais pesados. Uma vez condensado, o gs natural lquido geralmente misturado com leo cru para ser refinado. Compare com GS NATURAL LQUIDO.

Gs Natural Lquido (Liquids, Natural Gas) As misturas de hidrocarbonetos lquidos que so gasosas s temperaturas e presses de reservatrio, mas podem ser recuperadas por condensao ou absoro. A gasolina natural e os gases liquefeitos de petrleo caem dentro desta categoria.

Gaseificao ( Gasification ) Qualquer dos vrios processos pelo qual o carvo transformado em gs natural.

Gaseificao de Carvo ( Coal Gasification ) Um processo controlado para reagir carvo, vapor e oxignio sob presso e a temperatura elevada para produzir gs de carvo. O gs criado tem um baixo valor calorfico, mas pode ser empregado beneficiamento cataltico para produzir gs com nvel de gasoduto com alta Btu.

Gasoduto ( Pipeline ) Instalao ou empreendimento dedicado ao transporte de gs natural.

Gasoduto Financiado por Empreendimento ( Project-Financed Pipeline) Um gasoduto financiado estimando-se que os rendimentos esperados cubram a dvida. (EUA)

56

Gasolina Natural ( Natural Gasoline) Misturas de hidrocarboneto lquido contendo quantidades substanciais de pentano e hicrocarbonetos mais pesados, extrados de gs natural.

Gastos de Construo ( Construction Expenditures) Custo de construo para ampliaes, reformas e substituies dos equipamentos de usinas, incluindo custos indiretos e folgas para financiamentos usados durante a construo. Exclui o custo de compra de uma unidade ou sistema operacional de uma usina de concessionria adquirida, transferncias contbeis e ajustes na usina da concessionria, e o custo para tirar de servio equipamentos da usina. Gastos de construo so capitalizados na base tarifria da concessionria. (EUA)

Gerao ( Generation) O processo de produo de energia eltrica pela transformao de outras formas de energia como vapor, calor ou queda dgua. Tambm a quantidade de energia eltrica produzida, expressa em kilowatt-horas (kWh) ou megawatt-horas (MWh).

Gerao Bruta ( Gross Generation) A quantidade total de energia eltrica produzida pela unidades geradoras de uma ou mais usinas geradoras, medida nos terminais do gerador. (EUA)

Gerao de Potncia Reativa ( Reactive Power Generation) A produo de corrente eltrica que est adiantada ou atrasada em relao fase da tenso eltrica. A potncia reativa fornece a energia que carrega as cargas eletromagnticas e as necessidades reativas do sistema de transmisso.(EUA)

Gerao Despachvel ( Dispatchable Generation) Gerao disponvel (contratual ou fisicamente) para responder a mudanas na demanda do sistema ou a restries de segurana na transmisso.(EUA)

Gerao Distribuda ( Distributed Generation ) Energia eltrica produzida fora de uma unidade geradora centralizada, tal como uso de tecnologia de clula de combustvel ou de equipamento gerador local de pequena escala. (EUA) Gerao Efetiva Bruta ( Gross Actual Generation) Quantidade efetiva de megawatt-horas (MWh) eltricos gerados pela unidade durante o perodo considerado. (EUA)

57

Gerao Efetiva Lquida ( Net Actual Generation (MWh)) Nmero efetivo de megawatt-horas gerados pela unidade durante o perodo considerado, menos qualquer gerao (MWh) utilizada para servio ou auxiliares da usina daquela unidade. (EUA)

Gerao Geotrmica ( Geothermal) Energia gerada a partir de energia trmica derivada de rocha, ou gua quente ou vapor abaixo da superfcie terrestre. ( Vide: Usina Geotrmica)

Gerao Lquida ( Net Generation) Gerao bruta menos a energia eltrica consumida para uso prprio em uma usina geradora.

Gerao Solar ( Solar Generation) Uso de radiao do sol para substituir o aquecimento por energia eltrica ou gs natural.

Gerao Trmica ( Thermal Generation) Produo de eletricidade por usinas que convertem energia calrica em eltrica. O calor nas usinas trmicas pode ser produzido por vrias fontes, tais como carvo, leo, gs ou combustvel nuclear.

Gerador ( Generator) (1)Mquina que converte energia mecnica em eltrica. Geralmente classificado em termos de potncia real (megawatts) e potncia reativa (megavars) de sada, ou sada de potncia real (megawatts) e fator de potncia. Geradores exigem uma fonte de entrada de energia mecnica (geralmente uma turbina) e equipamentos auxiliares para interface com a rede de transmisso. (2)pessoa ou empresa que opera um gerador.

Gerador de Servio da Usina ( Station Service Generator) Um gerador, geralmente encontrado nas usinas hidreltricas e usado para fornecer energia eltrica para equipamentos de servio da prpria usina. (EUA) Gerenciamento da Carga ( Load Management) O gerenciamento dos padres de carga para melhor utilizar as instalaes do sistema. Geralmente o gerenciamento da carga tenta deslocar a carga dos perodos de ponta para outros perodos do dia ou do ano. (EUA)

58

Gerenciamento de Riscos ( Risk Management) (1)Reduo da perspectiva de perdas que interferiro com a execuo da estratgia de uma empresa. Permite aos administradores focalizar diretamente o valor do acionista como objetivo na tomada de decises. Um programa de gerenciamento de riscos geralmente envolve cinco passos: Identificar a fonte do risco Quantificar o risco Esclarecer o impacto do risco na estratgia de negcios global da companhia Avaliar a capacidade de gerenciar internamente o risco Selecionar os produtos de gerenciamento de risco apropriados

(2) (administrao de risco) Funo de reduzir, distribuir ou evitar a perda do valor pecunirio dos produtos e servios durante a comercializao.(Michaelis)

Gerenciamento do Lado da Demanda ( Demand-Side Management (DSM) ) Designao de todas atividades ou programas empreendidos por um sistema eltrico ou seus consumidores para influenciar a quantidade e hora do uso de eletricidade. Includos no DSM esto o planejamento, implementao e monitorao de atividades da concessionria destinadas a influenciar o uso de eletricidade pelo consumidor de forma que produza mudanas desejadas no perfil de carga da concessionria, tais como controle da carga direta, carga interrompvel e economia, dentre outras coisas.

Gigajoule ( Gigajoule) Uma unidade de energia igual a 947.817 BTU.

Gigawatt (Gigawatt (GW)) Um bilho de watts.

Gigawatt-hora ( Gigawatt-hour (GWh)) Um bilho de watt-horas.

59

Grupo "A" (Group "A") Grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tenso igual ou superior a 2,3 kV, ou, ainda, atendidas em tenso inferior a 2,3 kV a partir de sistema subterrneo de distribuio e faturadas neste Grupo nos termos definidos no art. 82, caracterizado pela estruturao tarifria binmia e subdividido nos seguintes subgrupos: a) Subgrupo A1 - tenso de fornecimento igual ou superior a 230 kV; b) Subgrupo A2 - tenso de fornecimento de 88 kV a 138 kV; c) Subgrupo A3 - tenso de fornecimento de 69 kV; d) Subgrupo A3a - tenso de fornecimento de 30 kV a 44 kV; e) Subgrupo A4 - tenso de fornecimento de 2,3 kV a 25 kV; f) Subgrupo AS - tenso de fornecimento inferior a 2,3 kV, atendidas a partir de sistema subterrneo de distribuio e faturadas neste Grupo em carter opcional. Grupo "B" (Group "B") Grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tenso inferior a 2,3 kV, ou, ainda, atendidas em tenso superior a 2,3 kV e faturadas neste Grupo nos termos definidos nos arts. 79 a 81, caracterizado pela estruturao tarifria monmia e subdividido nos seguintes subgrupos: a) Subgrupo B1 - residencial; b) Subgrupo B1 - residencial baixa renda; c) Subgrupo B2 - rural; d) Subgrupo B2 - cooperativa de eletrificao rural; e) Subgrupo B2 - servio pblico de irrigao; f) Subgrupo B3 - demais classes; g) Subgrupo B4 - iluminao pblica.

Hedging cobertura; salvaguarda ( Hedging) (1)Compensar uma posio com a inteno de minimizar o risco. Processo de proteo do valor de um investimento contra o risco de perda em caso de flutuao no preo. O hedging realizado protegendo-se uma transao com outra. Uma posio de longo prazo em um instrumento subjacente pode estar protegida por uma posio de curto prazo compensatria em um instrumento subjacente relacionado. (2)Termo usual nas operaes de bolsas que designa ao compensatria para cobrir possveis prejuzos em uma transao. Quando um exportador transfere sua mercadoria em troca das divisas do importador, ele na verdade as est comprando. Supondo-se que o contrato seja a termo (futures), para pagamento em 120 dias, o exportador vende imediatamente as divisas ao preo do dia, dessa forma evitando um prejuzo se acontecer que na ocasio de seu recebimento o cmbio no lhe seja favorvel. Em suma, os prejuzos possveis de uma transao so cobertos pelos possveis lucros em outras.(Michaelis)

Hlio (Helium (He) ) Elemento gasoso leve, incolor, incombustvel, encontrado especialmente em conjunto com o gs natural e usado principalmente em aplicaes criognicas, tecnologia medicinal, uso militar e soldas. Hlio Contido (Helium, Contained)

60

Parcela de hlio no hlio cru.

Hlio Cru (Helium, Crude) Mistura de hlio elementar e outros constituintes do gs natural, principalmente nitrognio, extrado do gs natural por instalaes de extrao de hlio. O hlio cru costuma conter de 60 80% de hlio.

Hlio Refinado ( Helium, Refined )

Hlio com alto grau de pureza aps o processamento de hlio cru. Hidraulicidade (Inflow Ratio) Relao entre as afluncias no perodo observado e as afluncias correspondentes a um mesmo perodo no ano mdio. Hidrocarboneto ( Hydrocarbon ) Composto orgnico contendo tomos de carbono e hidrognio. Os combustveis fsseis mais pesados, como o carvo, tm uma alta proporo de carbono para hidrognio, ao passo que o gs natural (metano) o hidrocarboneto mais leve, com apenas um tomo de carbono e quatro de hidrognio (CH4). Lquidos do gs natural so mais pesados do que o metano mas mais leves do que leo cru. O leo cru um complexo formado por muitos hidrocarbonetos.

Horario de Ponta (On-Peak Times) Perodo definido pela Concessionria e composta por 3(trs) horas dirias consecutivas, excesso feita aos sbados, domingos, tera-feira de carnaval, sexta-feira da Paixo, "Corpus Christi", dia de finados e os demais feriados definidos por lei federal, considerando as caractersticas do seu sistema eltrico.

Horario Fora de Ponta (Off-Peak Times) Perodo composto pelo conjunto das horas dirias consecutivas e complementares quelas definidas no horrio de ponta. Horas de Bombeamento ( Pumping Hours ) Nmero total de horas que uma unidade de turbina/gerador foi operada como um conjunto de bomba/motor (apenas para unidades hdricas e de armazenamento bombeado). (EUA)

Horas de Carga Leve ( Light Load Hours )

61

Genericamente falando, o termo indica as horas do dia em um sistema que poderiam ser consideradas fora da ponta. As horas efetivas variaro com cada sistema energtico. (EUA) Horas de Carga Pesada ( Heavy Load Hours ) Geralmente falando, isto se refere s horas do dia no sistema que seriam consideradas demanda de ponta. O horrio efetivo varia com o sistema energtico particular. (EUA)

Horas de Servio ( Period Hours ) Nmero de horas em que uma unidade esteve em estado ativo, ou em servio. Uma unidade geralmente entra no estado ativo em sua data de operao. Relativo ao Tempo de Servio da unidade.(EUA) ICMS (ICMS) Tributo de competncia dos Governos Estaduais e do Distrito Federal, previsto no pargrafo 3o do artigo 155 da Nova Constituio Federal. O ICMS cobrado de forma diferenciada na conta de energia eltrica no territrio brasileiro. Cada Estado da Federao definiu um valor de alquotas que so aplicados s diferentes classes de consumidores. A energia eltrica est sujeita a incidncia do ICMS por ser considerada uma mercadoria. O ICMS incide sobre o fornecimento de energia eltrica e devido por alquotas aplicveis sobre o importe da conta. Na classe residencial, a aplicao da alquota de acordo com o consumo mensal. O ICMS calculado sobre o importe da conta de energia, segundo a seguinte frmula: ICMS = (I x A) / ( 100 - A) onde I= importe da conta em R$ e A= alquota do ICMS No Estado de So Paulo, o ICMS sobre energia eltrica foi institudo pela Lei Estadual no. 6374, de 01/03/89, com alquotas de: 18% para as classes industrial, comercial, poder pblico, iluminao pblica, consumo prprio. Iseno para a classe residencial com consumo de at 50 kWh, 12% para consumo no intervalo de 51< consumo <= 200 kWh, 25% para consumo> 200kWh.. 18% para unidades rurais ligadas sem Inscrio Estadual , 12% para unidades rurais ligadas com Inscrio Estadual , 18% para Servio Pblico subclasses gua, esgoto, saneamento e Servio Pblico Municipal , 12% para Servio Pblico subclasses trao eltrica urbana e ferroviria. O "Total da Conta" de energia eltrica - o resultado do Importe + ICMS apurados. O "Importe" - a parcela da conta de energia eltrica resultado da aplicao das tarifas respectivas (de demanda e

62

consumo), sobre a demanda faturvel e o consumo total medido, ou seja, (kW x R$) + (kWh x R$).

Iluminao Pblica Street Lighting) Servio que tem por objetivo prover de luz, ou claridade artificial, os logradouros pblicos no perodo noturno ou nos escurecimentos diurnos ocasionais, inclusive aqueles que necessitam de iluminao permanente no perodo diurno. Impedncia ( Impedance) A resistncia de um circuito eltrico passagem de corrente alternada (CA). A proporo de fora eletromotiva para a corrente efetiva.

Imposto Ad Valorem (Ad Valorem Tax ) Imposto determinado a partir de um percentual de valor. (O IPTU, p. ex., no Brasil freqentemente um imposto ad valorem),

Incerteza na Previso ( Forecast Uncertainty) Provveis desvios com relao previso esperada. (vide Previso)(EUA)

Inchao ( Bulge) Um aumento repentino nos preos futuros. (EUA) Indicador de Continuidade (Continuity Indicator) Representao quantificvel do desempenho de um sistema eltrico, utilizada para a mensurao da continuidade apurada e anlise comparativa com os padres estabelecidos.

Indicador de Continuidade Global (Global Continuity Indicator) Representao quantificvel do desempenho de um sistema eltrico agregada por empresa, estado, regio ou pas. ndice / Index ( Index ) Medida do valor relativo atribudo a uma (commodity) mercadoria especfica, grupo de mercadorias ou aes. Uma opo de ndice um contrato de opo baseado em um ndice, ao invs de uma ao ou mercadoria individual. Medida das tendncias de mercado.

63

ndice de Modulao de Demanda (Demand Modulation Index) IMOD (decimal) = 1 - (Dp / Dfp) sendo 0 IMOD 1 onde: IMOD (decimal) = ndice de modulao (decimal) Dp = demanda de potncia no horrio de ponta (kW) Dfp = demanda de potncia no horrio fora de ponta (kW) ndice de Utilizao de Energia ou Modulao de consumo (Energy Use Index / Consumption Modulation Index) O ndice de modulao de consumo a relao do consumo na ponta sobre o consumo total: (CP / CT * 100) O ndice de modulao de consumo pode variar em condies ideais aproximadamente entre 0 e 11 %. O Preo Mdio de Energia Eltrica (R$/MWh) se reduz na medida em que se decresce o ndice de modulao de consumo at 0%. ndice Herfindahl-Hirschman ( Herfindahl-Hirschman Index (HHI) ) Uma frmula para definir a concentrao do mercado somando-se os quadrados das quotas individuais de mercado de todos os participantes.

Indisponvel ( Unavailable) Estado no qual uma unidade no capaz de operar devido falha de um componente, restrio externa, teste, trabalho sendo realizado, ou outra condio adversa. Instalao ( Facility) Um local existente ou planejado no qual se situam ou estaro situados motores, geradores eltricos e/ou equipamento para converso de energia mecnica, qumica e/ou nuclear em eletricidade. Uma instalao pode conter mais de um gerador do mesmo tipo ou no dos motores. Para um cogerador, a instalao inclui o processo industrial ou comercial.

Instalao Eltrica (Electric Facilities) Conjunto de obras de engenharia civil, edifcios, mquinas, aparelhos, linhas e acessrios que servem para a produo, converso, transformao, transporte, distribuio e utilizao de energia eltrica.

64

Instalao de Reserva ( Standby Facility) Servio de apoio disponvel, na medida do necessrio, para suplementar um consumidor. Um sistema de concessionria ou outra concessionria, substituindo energia normalmente programada que se torna indisponvel. (EUA) Intercmbio de Diversidade ( Diversity Exchange) Um intercmbio de capacidade ou energia, ou ambos, entre sistemas cujas cargas de ponta ocorrem em perodos diferentes. (EUA)

Intercmbio Efetivo (Actual Interchange ) Energia eltrica contabilizada que flui de um sistema para outro. (EUA)

Interligao de Gasoduto ( Pipeline Interconnection ) Um ponto em que as instalaes de dois ou mais gasodutos se interligam.

Interrupo; Obrigatria ou Voluntria ( Curtailment; Mandatory or Voluntary ) Reduo da capacidade programada ou da energia entregue devida a restries de transmisso. (EUA)

Intervalo de Demanda ( Demand Interval ) Perodo de tempo no qual se mede a demanda eltrica a cobrar (geralmente intervalos de 15, 30 ou 60 minutos). (EUA)

Instrumentos/Produtos Derivativos ( Derivative Instruments/Products) Contratos futuros, de opes e outros derivados de instrumentos subjacentes tais como valores mobilirios, mercadorias ou instrumentos financeiros.

Investimento Retido ( Stranded Investment ) Um investimento com um cronograma de recuperao de custos inicialmente aprovado por ao regulamentadora que, entretanto, uma nova ao ou foras do mercado tornaram irrecupervel na prtica. Custos que se permite que as concessionrias eltricas recuperem por meio de suas tarifas, mas cuja recuperao possa ser impedida pelo advento de competio na indstria. (EUA)

65

Joule (Joules) Unidade muito pequena de energia, igual a 1 watt por segundo. Smbolo J.

Kilowatt (kW) ( Kilowatt (kW)) Unidade de energia eltrica igual a mil watts.

Kilowatt-hora (kWh) ( Kilowatt-hour (kWh)) Unidade de energia eltrica igual a um kilowatt de potncia usada durante uma hora. Um kilowatt-hora igual a 1.000 watt-horas. Um domiclio mdio usar entre 800 1.300 kWh por ms, dependendo da rea geogrfica. Equivale a 3.412 Btu. Um kWh equivale tambm a 3.600.000 J (Joules)

Kilowatt-ano (kW-Y) ( Kilowatt-year (kW-Y) ) Unidade de energia eltrica consumida em 8.760 horas.

Lmbda ( Lambda (l) ) Medida da velocidade qual o combustvel consumido, com relao sada eltrica, expressa em Btu por kWh.

Lmbda do Sistema ( System Lambda) O custo marginal e varivel da produo de eletricidade a um nvel dado de produo do sistema.

Lei Federal de Energia, dos Estados Unidos da Amrica ( Federal Power Act) Lei de importncia histrica. Promulgada em 1920 e revista em 1935, a Lei tem trs partes. A primeira parte incorporou a Lei Federal de Energia Hdrica dos EUA, administrada pela antiga Comisso Federal de Energia Hdrica dos EUA, cujas atividades estavam limitadas quase exclusivamente ao licenciamento de projetos hidreltricos no federais. As partes II e III foram acrescentadas depois de aprovada a Lei de Polticas Regulamentadoras de Instalaes Pblicas dos EUA. Essas partes estenderam a jurisdio da Lei incluindo a regulamentao da transmisso interestadual de energia eltrica e as tarifas para vendas em atacado no comrcio interestadual. A Comisso Regulamentadora Federal de Energia dos EUA est agora encarregada da administrao dessa lei. ( vide Comisso Federal de Energia FPC)(EUA)

Limite ( Limit)

66

(1)Em uma sesso de negociao futura, o avano ou retrocesso mximos do preo futuro. (2)Instruo dada por um cliente a um corretor de valores sobre os preos mximos e mnimos que dever pagar ou cobrar por determinados valores.(Michaelis) Limite de Segurana Operacional ( Operating Security Limit ) O valor de um parmetro operacional do sistema (p.ex. transferncia total de potncia por uma interface) que satisfaa os critrios operacionais mais limitantes pr e ps-contingenciais, determinados pela capacidade de carga dos equipamentos e condies aceitveis de estabilidade e voltagem. (EUA)

Limites de Tenso Normais ( Normal Voltage Limits) A faixa de tenses operacionais nos sitemas interligados, acima ou abaixo da tenso nominal e geralmente expressas em kilovolts, que sejam aceitveis em uma base contnua

Limites de Voltagem de Emergncia ( Emergency Voltage Limits ) A faixa de voltagem operacional nos sistemas interconectados, acima ou abaixo da tenso nominal e expressa em kilovolts no nvel da transmisso ou distribuio, e em volts no nvel da utilizao, e que seja aceitvel pelo tempo necessrio para os ajustes de sistema a serem feitos, em seguida a uma paralizao da instalao ou distrbio no sistema. (EUA)

Linha (Lines) Conjunto de condutores, isoladores e acessrios, usado para o transporte ou distribuio de eletricidade. .Linha de distribuio (Distribution Lines) Equipamentos eltricos utilizados para a distribuio da energia eltrica aos seus consumidores finais, operando com baixas tenses. Linha de Distribuio de Gs ( Distribution Line) Gasoduto em rede que transporta gs natural de uma linha de transmisso para uma linha de servio de usurio final, ou para outras linhas de distribuio. Geralmente, grandes tubulaes so colocadas em vias principais, com linhas laterais menores se estendendo ao longo de vias secundrias e interligadas em suas extremidades para formar uma rede; s vezes as linhas laterais no tm sada. Linha de Transmisso (Transmission Lines) Equipamentos eltricos utilizados para o transporte de energia eltrica entre o centro gerador e o centro consumidor, operando com altas tenses. Linhas Tronco ( Trunk Lines)

67

Vide SISTEMA DE GASODUTO. Liquidao (Settlement) Processo de pagamento e recebimento de obrigaes e direitos fiducirios apurados no MAE, referentes compra e venda de energia eltrica no Mercado de Curto Prazo Liquidao ( Liquidation) No mbito de mercado a termo, fechamento de posies futuras. (EUA) Liquidao Total de Swap ( Net Settlement) Uma condio de acordo de swap que simplifica o processo de liquidao fazendo com que a contraparte que possua a maior quantidade pague o conjunto das obrigaes brutas maiores e menores. Liquidez ( Liquidity ) (1)Um alto nvel de atividade comercial. (2)Capacidade de um indivduo ou empresa de apresentar moeda corrente em qualquer momento. tambm a facilidade de transformar um ttulo de valor (security) ou um investimento em moeda corrente.(Michalelis)

Livre no Embarque ou Posto a Bordo ( Free on Board (FOB)) (1)Um acordo pelo qual o vendedor fornece um produto a um preo unitrio acordado. Esse acordo ocorrer em um porto de embarque especificado durante um dado perodo, tendo o comprador a responsabilidade de providenciar transporte e seguro. (2) A abreviatura (FOB) de livre a bordo ou posto a bordo (free on board), que quase sempre figura nos contratos de compra e venda de mercadorias, de acordo com as condies combinadas. Quer dizer que o preo da mercadoria no inclui o frete nem o seguro ou outras despesas, que correm por conta do comprador.(Michaelis)

Long ou posio comprada ( Long (or long position)) (1)A posio de uma parte que comprou e detm contratos futuros ou de opes, ou tem uma mercadoria que ainda no foi liquidada por compra ou entrega. (2)Uma posio de um comprador de contrato futuro que exige que o comprador aceite uma entrega a menos que o contrato seja liquidado por uma venda compensatria. (3)Termo usual em operaes de bolsa, usado no mercado a termo (futures), quando a compra a um preo na expectativa de vender posteriormente a preo mais elevado. Seria o comportamento de um altista ou otimista. o oposto de especulao baixista (Michaelis)

Lote ( Lot ) Unidade padronizada do mercado de futuros ( ou a termo ) que especifica uma quantidade definida da mercadoria de qualidade uniforme.

68

Lucro ( Profit ) A renda restante aps pagamento de todas despesas do negcio. MAE (Mercado Atacadista de Energia Eltrica ) (Wholesale Electric Energy Market) Entidade de direito privado, atuando segundo regras e procedimentos de mercado fixados pela ANEEL, destinada a viabilizar as transaes de compra e venda de energia eltrica entre os agentes, por meio de contratos bilaterais em um mercado de curto prazo, restrito aos sistemas interligados Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

Maioria Simples (Simple Majority) Metade mais um dos votos presentes Margem ( Margin) (1)Dinheiro que compradores e vendedores e oes futuras e negociadas em bolsa devem entregar compensao para garantir o desempenho dos contratos. Para opes de balco, as margens so negociadas entre as contrapartes. Em ambos casos, a quantidade de margem necessria varia com as flutuaes de preo do contrato subjacente. Posies em aberto so reajustadas em mercado diariamente e, em pocas de extrema volatilidade, reajustadas em mercado tambm no correr do dia. (2)Rendimento mnimo, abaixo do qual uma atividade no suficientemente lucrativa para ser continuada. (2). O lucro mnimo que permite que uma transao seja economicamente vivel. (3). ltima unidade de um fator econmico usado em produo ou consumo. Resumidamente, o lucro bruto (gross profit)(Michaelis)

Margem de Capacidade ( Capacity Margin ) A quantidade de capacidade acima da demanda de ponta planejada do sistema, disponvel para manuteno programada, quedas emergenciais, requisitos operacionais do sistema e demanda imprevista de eletricidade. (EUA)

Margem de Reserva Operacional ( Reserve Margin (Operating)) A capacidade disponvel no utilizada que pode ser aplicada ao sistema dentro de 10 minutos no carregamento de ponta de uma concessionria, expressa como porcentagem da capacidade total. (EUA)

Marketer (Mercadizador, Mercador, Mercante) ( Marketer) Entidade engajada em juntar vendedores e compradores, geralmente em uma base de mercado vista, ajudando nas negociaes e conseguindo transporte e prazos de entrega.

Matriz Energtica

69

(Energy Matrix) Tambm denominado balano energtico, um conjunto de fatores considerados para planejamento energtico a curto, mdio e longo prazos. A matriz energtica envolve a diversificao e prioridade de fontes e insumos ou combustveis na gerao de energia, bem como as necessidades de suprimento energia. A matriz energtica global, por exemplo, quase que inteiramente dependente de recursos como oleodutos, refinarias e poos de petrleo. O Brasil dispe da maior bacia hidrogrfica do mundo. Houve assim uma natural e histrica opo por uma matriz energtica que privilegiou esses recursos de gerao. Mcf ( Mcf. ) Um mil ps cbicos de gs natural. Medio ( Metering) Uso de dispositivos que meam e registrem a quantidade e/ou sentido da energia em relao ao tempo. Medio Mestre ( Master Metering ) Medio separada necessria em unidades individuais em uma nova edificao se o ocupante tem controle do uso de energia na unidade e se os benefcios excedem os custos. (EUA) Medidas de Frequncia (Measuring Frequency) Hertz = Hz .Medidas de Potncia Measuring Power) Watt = W Kilowatt = kW (1.000 X 1 W) Megawatt = MW (1.000.000 X 1 W) Gigawatt = GW (1.000.000.000 X 1 W) .Medidas de Potncia por Unidade de Tempo (Measuring Consumption / Production) kWh = consumo ou produo de 1 kW durante 1 hora MWh = consumo ou produo de 1 MW durante 1 hora GWh = consumo ou produo de 1 GW durante 1 hora kWms = consumo ou produo de 1 kW durante 1 ms MWms = consumo ou produo de 1 MW durante 1 ms GWms = consumo ou produo de 1 GW durante 1 ms kWano = consumo ou produo de 1 kW durante 1 ano MWano = consumo ou produo de 1 MW durante 1 ano GWano = consumo ou produo de 1 GW durante 1 ano .Medidas de Tenso (Measuring Voltage)

70

Volt = V Kilovolt = kV (1.000 X 1V) Medidor (Meter) Instrumento registrador de energia eltrica e potncia ativa ou reativa Medidor de Gs ( Meter, Gas) Instrumento para medir, indicar ou registrar o volume de gs natural que passou por ele.

Medidor Venturi ( Meter, Venturi) Medidor de fluxo de fluido no qual este determinado pela medio da queda de presso por ele causada em um estrangulamento ou tubo de Venturi. A queda de presso atravs do tubo proporcional velocidade do fluido em movimento. Megawatt (Megawatt MW) ) Unidade de potncia eltrica igual a um milho de watts ou mil kilowatts.

Megawatt-hora ( Megawatt-hour (MWh)) Um milho de watt-horas de energia eltrica. Um unidade de energia eltrica igual a um megawatt de potncia usada durante uma hora. Megawatts Anuais Mdios Average (aMW) (Annual Megawatt or Average Annual Megawatt) Unidade de produo energtica por um ano, igual energia produzida pela operao contnua de um megawatt de capacidade durante o perodo de tempo (igual a 8.760 megawatt-horas).

Mercado a termo ( Futures ) (1)Contratos padronizados para compra ou venda de uma (commodity) mercadoria negociada para entrega no futuro. (2)Mercado organizado, como em bolsas, onde os que negociam podem comprar e vender valores ou mercadorias para entrega futura a um preo contratado.(Michaelis)

71

Mercado Central ou Principal ( Core Market") Refere-se a volumes geralmente fornecidos pela companhia de distribuio local a clientes residenciais e comerciais, instituies pblicas tais como hospitais e escolas e companhias no-industriais com consumo relativamente baixo e geralmente sem capacidade de combustvel alternativo. (EUA)

Mercado Contango ( Contango Market) (1)Um termo usado em negociaes futuras significando que os preos esto progressivamente maiores em meses de entrega sucessivos do que no proximo ms de entrega. (2)Adiamento de acerto. Adiamento do acerto de contas numa bolsa de valores, at o perodo seguinte, envolvendo o pagamento de juros. (Michaelis - carry-over).

Mercado de Balco ( Over-the-Counter Market ) (1)Nome genrico de qualquer transao que no se faa em uma bolsa. No h bolsa central para um mercado de balco que opere atravs de intermedirios ou negociantes. O negociante est a postos para comprar ou vender um dado instrumento a pedido. Ele fornece o servio de permitir que um comprador ou vendedor de um bem faa a transao quando desejar, ao invs de esperar a localizao de um interessado no negcio. Uma opo de balco uma opo de compra ou venda cujo preo de exerccio, trmino e prmio so negociados entre duas partes. (2)Tipo de transao que no feito em mercado organizado, como uma bolsa, ou que independe de regulamentos especiais. Mais simplesmente, pode-se transacionar "sobre um balco", sem outras formalidades.(Michaelis)

Mercado de Curto Prazo (Short Term Market) Segmento do MAE onde transacionada a energia eltrica no contratada bilateralmente, as eventuais sobras de contratos bilaterais de compra de energia eltrica firmados pelos agentes da Categoria Consumo e as insuficincias em relao aos contratos bilaterais de venda de energia eltrica de responsabilidade dos agentes da Categoria Produo. Mercado Financeiro ( Financial Market ) Um mercado financeiro o local ou mecanismo pelo qual ativos financeiros so intercambiados e so fixados os preos desses ativos.

Mercado Primrio ( Primary Market) Mercados primrios so aqueles em que novos bens mobilirios so comprados e vendidos. Funcionam como a via para aquisio de capital ou fundos novos.

72

Mercado Spot (Mercado Vista) ( Spot Market) (1)Transaes de mercadoria nas quais o incio da transao est perto (p. ex. dentro de 10 dias) e a durao do contrato relativamente curta (p. ex. 30 dias). (2)Mercado em que as mercadorias ou valores so negociados vista e entregues imediatamente, contrastando com mercado a termo (futures market), quando os contratos so para entrega futura. Sinnimo de (cash market) e de (physical market) (Michaelis).

Mercadoria fsica (Actuals ) No contexto do mercado futuro, mercadorias efetivamente vista, em contraposio s mercadorias futuras. No contexto de tarifao, os custos reais e os dados de produo relativos a um determinado perodo.

Metano (Methane (CH4)) O mais leve dos hidrocarbonetos na srie das parafinas. incolor, inodoro e combustvel; a maior parcela do gs de pntano e do gs natural. Metas de Continuidade (Continuity Targets) Padres estabelecidos pela ANEEL, para os indicadores de continuidade, a serem respeitados mensalmente, trimestralmente e anualmente, para perodos preestabelecidos. Mina de Galeria (Drift Mine) Mina de carvo que entra por uma camada de carvo plana em uma montanha, geralmente no afloramento ou local onde a camada de carvo sai da vertente da montanha.

Mina de Superfcie (Surface Mine ) Tambm conhecida como mina a cu aberto, refere-se mina em que a camada de carvo est suficientemente perto da superfcie para extrair o carvo, removendo-se a cobertura para revelar a camada, limp-la da areia e outros materiais adulterantes, e escavar o carvo para embarque para instalaes de concessionria, industriais e metalrgicas.

Mina Profunda (Deep Mine) Uma mina de carvo na qual a camada carbonfera acessada subterraneamente, ao invs de remover todas as camadas acima da camada. Mtodos de acesso diversos incluem galeria, rampa e poo vertical. Tais minas costumam usar o mtodo de salo e escora, com o qual aproximadamente 50% do carvo retirado com a abertura dos sales, deixando as escoras de carvo para apoiar o teto. Outro mtodo subterrneo que est rapidamente ganhando popularidade o do corte longo, no qual uma cabea de corte usada para remover todo o carvo da camada, deixando que o teto desabe atrs da cabea cortante em avano.

73

Minerao Convencional (Conventional Mining) O processo de corte de blocos de carvo da camada usando serras de carvo ou explosivos para explodir partes da camada e, em seguida, remover o carvo da face da camada com p ou pequena carregadora frontal.

Minerao de Corte Longo ( Longwill Mining ) Processo de minerao subterrnea no qual um painel ou bloco de carvo completamente extrado.

Minerador de Corte Longo ( Longwill Miner) Mquina de minerao profunda que usa p de ao ou tambor rotativo, puxado mecanicamente em vai-vm atravs de uma comprida lmina de carvo. O carvo desprendido cai sobre uma correia transportadora para ser levado para fora da mina.

Min-Max ( Min-Max. ) Vide Colarinho / Collar.. Princpio segundo o qual, quando uma escolha deve ser feita entre diversas aes possveis, o decisor examina somente a pior conseqncia e escolhe a ao que cause o menor dano. Assim, minimiza o dano mximo decorrente de sua escolha. Em muitos casos, este princpio levaria a aes que um empresrio rejeitaria, porque o faria violar o bom julgamento. A deciso deve ser aquela em que o erro seja menor.(Michaelis)

MMBtu ( MMBtu. ) Um milho de Btu.

MMcf ( MMcf. ) Um milho de ps cbicos de gs natural.

Modalidades Tarifrias (Tariff Modes) Tipos de tarifas reguladas pela ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica, classificadas em tarifas horo-sazonais, caracterizadas por apresentarem preos diferenciados de demanda e consumo de energia eltrica de acordo com as horas do dia (ponta e fora de ponta) e os perodos do ano (seco e mido). Tarifa Azul: caracteriza-se pela aplicao de preos diferenciados de demanda e consumo de energia eltrica para os horrios de ponta e fora de ponta e para os perodos seco e mido. Tarifa Verde: caracteriza-se pela aplicao de um preo nico de demanda, independente de horrio e perodo e preos diferenciados de consumo, de acordo com as horas do dia e perodos do ano.

74

Modelagem ( Shaping ) Programao e operao de recursos de gerao para atender nveis variveis de carga. O Modelo da Carga em um sistema hidreltrico geralmente envolve o ajuste de vazes de gua de barragens de forma que a gerao e a carga estejam continuamente equilibradas.(EUA)

Modelo da Carga ( Load Shape ) Variao na magnitude da carga energtica durante um perodo dirio, semanal ou anual. (EUA) Monoplio ( Monopoly) Estado de propriedade ou controle exclusivo ou quase exclusivo de uma mercadoria, servio ou instalao, por privilgio legal, domnio da oferta, ou ao conjunta, tornando possvel a manipulao de preos.

Monopsnio ( Monopsony ) Em contraste com o monoplio, o monopsnio uma condio de mercado na qual h um grande nmero de vendedores e apenas um nico comprador. MRE (Mecanismo de Realocao de Energia) (Energy Relocation Mechanism MRE) Mecanismo financeiro de compartilhamento dos riscos hidrolgicos que afetam seus participantes, decorrentes particularmente dos efeitos da otimizao centralizada do sistema sobre os nveis de gerao de cada usina. Negociao do Dia ( Day Trade" ) No que respeita a contrtatos futuros, a compra e venda de um contrato no mesmo dia.

Negociante de Derivativos ( Derivatives Dealer) Um negociante de derivativos um intermedirio clssico. O negociante fornece produtos de gerenciamento de risco no balco para usurios finais.

Negociante de Prego ou Autnomo ( Floor Trader or Local ) Um membro da bolsa que negocia por conta prpria.

Nvel de Compensao de Mercado ( Market-Clearing Level) O preo mximo pelo qual toda uma (commodity) mercadoria disponvel (gs natural ou eletricidade) pode ser vendida em um mercado especificado.

75

Nvel Mximo de Explorao (Maximum Controllable Level) Nvel mais alto permitido normalmente numa represa. Corresponde ao nvel de pleno armazenamento da represa. O nvel mximo da represa corresponde ao maior nvel admissvel em caso de cheias. Nvel Mximo Maximorum (Extreme Maximum Water Level) Nvel mais elevado da superfcie de gua para o qual a estrutura foi projetada. geralmente fixado como o nvel correspondente a superelevao mxima, quando da ocorrncia da cheia de projeto. Nvel Mximo Operativo (Maximum Operating Reservoir Level) Nvel dgua mximo de um reservatrio, considerado para fins de gerao normal. Nvel Mnimo de Explorao/Operao (Minimum Controllable Level) Nvel mnimo admitido para a explorao de uma represa, medido num local determinado. Abaixo do nvel mnimo de explorao possvel esvaziar a represa at ao nvel da descarga de fundo. .Nvel Mnimo Minimorum (Extreme Minimum Water Level) Nvel dgua de um reservatrio definido em projeto e atingvel pelo deplecionamento do mesmo atravs do escoamento por gravidade (turbinas e/ou vlvulas de fundo). Oferta ( Bid / Offer) ( Bid)Uma oferta para pagar um preo de venda no balco ou em uma bolsa de mercadorias. o preo mdio daquelas pessoas recentemente desejosas de comprar. Oferta o preo de compra e venda o preo de venda ou proposto( Offer) Uma proposta para vender um contrato futuro a um preo especificado.

Ohm ( Ohm) Unidade de medida de resistncia eltrica. A resistncia de um circuito no qual uma diferena de potencial de 1 volt produz uma corrente de 1 ampre.

leo Branco ( White Oil) Gs natural liquefeito, produzido por unidades de refrigerao no local de um poo.

76

leo Combustvel Destilado ( Distillate Fuel Oil ) Uma classificao geral de uma das fraes do petrleo produzida em operaes convencionais de destilao. usado principalmente para aquecimento ambiental, combustvel de motores diesel de estrada ou fora de estrada (inclusive motor de locomotiva e maquinrio agrcola) e gerao de energia eltrica. Esto includos os leos Combustveis N 1, N 2 e N 4: e os leos Diesel N 1, N 2 e N 4.

leo Combustvel Residual ( Residual Fuel Oil ) O destilado cru da refinao, aps a remoo de destilados valiosos como a gasolina; inclui os leos combustveis n 5 e n 6. O leo combustvel residual usado para produo de energia eltrica, aquecimento ambiental, carvoeiras de vasos e vrias aplicaes industriais. Importaes de leo combustvel residual incluem leo cru importado queimado como combustvel.

leo Pesado ( Heavy Oil) Geralmente falando, isto se refere s horas do dia no sistema que seriam consideradas demanda de ponta. O horrio efetivo varia com o sistema energtico particular.

Ondulador (Undulator) Instalao destinada a converter corrente contnua em corrente alternada. Opo ( Option) (1)O direito mas no a obrigao de comprar ou vender algo a um preo especificado durante um determinado perodo. O vendedor de um contrato de opo recebe um prmio do seu comprador e tem a obrigao da entrega se o contrato for executado pelo comprador. As opes tambm so chamadas de caps, pisos ou tetos. (Vide Opo de Compra e Opo de Venda) (2) Acordo entre um vendedor ou comprador, permitindo que o detentor do ttulo compre ou venda, se assim o desejar, a um dado preo, dentro de um prazo estipulado. Na bolsa de valores uma opo pode ser comprada de um vendedor, que inclui o direito de comprar um certo nmero de aes a um dado preo, dentro de um perodo de tempo. Caso o preo cair em relao ao custo da opo, o vendedor perder e o comprador ganhar, e vice-versa. A opo para comprar chama-se (Call) e para vender (Put)(Michaelis)

Opo a descoberto ( Naked in Option ) O proprietrio da opo no tem uma posio em papis negociveis, ou mercadorias subjacentes. Ou que no ofereceu qualquer garantia.

77

Opo de Compra ( Call Option) (1)O direito, mas no a obrigao de comprar os ativos subjacentes a um preo acordado (preo de exerccio), durante o prazo de opo. D ao detentor ou comprador da opo o direito de no futuro comprar o instrumento subjacente a um preo de exerccio acordado, quando os preos podero ser maiores do que o preo de exerccio. A venda de uma opo de compra obriga o vendedor a vender no futuro o instrumento subjacente, quando os preos podero ser superiores ao preo de exerccio. Uma opo de compra o contrrio de opo de venda. (2)Opo de compra; Direito de resgate antecipado. (3). Termo usual em bolsa de valores que d a quem tenha a opo o direito de adquirir uma certa quantidade de papeis negociveis a preo previamente combinado, durante um perodo no inferior a trs semanas. (4). Direito de resgatar antecipadamente uma dvida, talvez para economizar juros, respeitadas certas condies prvias. (Michaelis) Opo de Reconsiderao ( Lookback Option ) Uma opo que d ao comprador o direito de retroativamente comprar (ou vender) a mercadoria subjacente ou o bem a seu preo mnimo (mximo) dentro do perodo de reconsiderao.

Opo de Spread (Spread Option) Uma opo sobre o diferencial de preo entre dois instrumentos ou mercadorias relacionados.

Opo de Swap ( Option on Swap) Um especialista de mercado lana uma opo para que uma contraparte faa um swap em uma data futura em condies pr-especificadas. A contraparte pagar um prmio por tal opo.

Opo de Venda ( Put Option ) O direito mas no a obrigao de vender os ativos subjacentes a um preo acordado (preo de exerccio) na data de vencimento, ou antes dela. A pessoa que compra uma opo de venda espera que os preos caiam. Se o preo no cair, o comprador perde o preo da venda, mas no tem que exerc-la ou us-la.

Opo Dentro do Preo ( In-the-Money Option) A relao entre o preo de exerccio de uma opo e o preo corrente de mercado do instrumento subjacente. Uma opo de compra est dentro do preo se seu preo de exerccio estiver abaixo do valor corrente de mercado do instrumento subjacente. Uma opo de venda est dentro do preo se seu preo de exerccio estiver acima do preo corrente de mercado do instrumento subjacente. Opo Fora do Preo ( Out-of-the-Money Option) A relao entre o preo de exerccio de uma opo e o preo corrente de mercado do instrumento subjacente. Uma opo de compra est fora do preo se seu preo de exerccio

78

estiver acima do preo do instrumento subjacente. Uma opo de venda est fora do preo se seu preo de exerccio estiver abaixo do preo de mercado do instrumento subjacente. Opo no Preo (At-the-Money Option ) Descreve a relao entre os preos de exerccio de uma opo e de mercado corrente, para o instrumento subjacente. Uma opo de compra ou de venda dita estar no preo quando seu preo de exerccio iguala o preo de mercado corrente do instrumento subjacente.

Operao Comercial ( Commercial Operation) Uma condio operacional que comea quando o controle de carga de um gerador entregue ao despacho do sistema. (EUA)

Operao Coordenada ( Coordinated Operation) A operao de dois ou mais sistemas eltricos interligados ou de um grupo de usina hidreltricas para conseguir maior confiabilidade e economia. (EUA) Operao Coordenada de Usinas Hidreltricas (Integrated Operation of Hydro-Electric Plants) Operao de um grupo de usinas hidreltricas e reservatrios de acumulao, de modo a se obter a condio tima de gerao com adequada considerao para as demais finalidades do aproveitamento e usos de gua. Operador do Sistema ( System Operator) Pessoa, ou entidade, autorizada a operar ou supervisionar a operao do sistema eltrico conjunto. Operador Nacional do Sistema Eltrico (ONS) (Electric System National Operator ONS) Agente institudo pela Lei n 9.648, de 27 de maio de 1998, responsvel pela coordenao e controle da operao dos sistemas interligados Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste. Ordem No Executada ( Open Order) (1)Uma ordem que vale at ser cancelada. (2) Em bolsa de valores, ordem dada por um cliente a um corretor para que compre ou venda um determinado valor (security) a um preo especificado.(Michaelis) Padro de Continuidade (Continuity Standard) Valor limite de um indicador de continuidade aprovado pela ANEEL e utilizado para a anlise comparativa com os indicadores de continuidade apurados.

79

Partida no Escuro ( Black Start) Uma partida rpida de uma fonte geradora no rotativa desativada, fora de operao. Equivalente partida de um carro aps um perodo fora de uso. (EUA)

Partidas Efetivas da Unidade (Actual Unit Starts ) Nmero de vezes que a unidade foi sincronizada (EUA)

Passagem Direta ( Bypass ) Eliminao de alguma etapa ou intermediao. Ao de um cliente de varejo para obter energia ou gs natural diretamente de um fornecedor de atacado ou transportador, eliminando assim quaisquer taxas de concessionria aplicveis distribuio. Esse termo tambm por vezes aplicado quando um usurio final encerra as operaes, instala capacidade de combustvel alternativo ou muda suas operaes para a rea de servio de outro fornecedor de gs natural, interrompendo assim as compras de seu fornecedor tradicional. (EUA)

PCBs (PCBs. ) Produtos qumicos sintticos (di-fenilas policloradas), fabricadas de 1929 a 1977, encontradas em equipamentos eltricos, tais como reguladores de voltagem e chaves, e usados para refrigerar capacitores e transformadores eltricos. A fabricao de PCBs foi proibida em 1979. P cbico ( Cubic Foot ) A unidade mais comum para medir volume de gs. A quantidade de gs necessria para preencher um volume de um p cbico em dadas condies de temperatura, presso e vapor dgua. Obs.: 1 p cbico = 0,02832 metros cbicos.

P Cbico por Segundo ( Cubic Foot per Second (CFS)) Uma medida do fluxo de gua representado por um p cbico em movimento por um determinado ponto em um segundo. Pedido de fornecimento (Supply Request) Ato voluntrio do interessado que solicita ser atendido pela concessionria no que tange prestao de servio pblico de fornecimento de energia eltrica, vinculando-se s condies regulamentares dos contratos respectivos.

Penalidades (Penalties) Sistema ou conjunto de sanes definidas pela ANEEL, aplicvel em caso de inobservncia ou descumprimento das Regras de Mercado ou dos Procedimentos de Mercado.

80

Perda da Probabilidade de Carga ( Loss of Load Probability (LOLP)) Medida da expectativa de que a demanda do sistema exceda a capacidade durante um dado perodo, geralmente expresso como nmero esperado de dias por ano (p.ex. um dia em dez anos).(EUA) Perda de Carga (Load Loss) Reduo da energia til provocada pelo escoamento da gua num circuito hidrulico. Perda de Distribuio de Gs ( Distribution Loss ) Gs natural perdido por vazamento ou condensao na entrega de gs natural aos consumidores atravs de tubulaes de distribuio. (EUA)

Perda de Extrao de Gs ( Extraction Loss ) A reduo no volume de gs natural mido devida remoo de lquidos do gs natural, sulfeto de hidrognio, dixido de carbono, vapor dgua e outras impurezas do fluxo de gs natural. Tambm chamada de ENCOLHIMENTO. (EUA)

Perda de Transmisso ( Transmission Loss) Energia perdida na transmisso entre um ponto e outro. medida pela diferena entre as energias totais que passam entre o primeiro e o segundo pontos. (EUA)

Perdas do Sistema Eltrico ( Electric System Losses ) Quantidade de eletricidade perdida no sistema. H perdas de transmisso, transformao e distribuio entre as fontes de suprimento e os pontos de entrega. A perda de energia eltrica resulta basicamente do aquecimento nos elementos de transmisso e distribuio.

Perdas Eltricas (Electric Losses) Sempre que uma corrente eltrica percorre um condutor, ocorrem perdas. Estas perdas so ocasionadas pela resistncia do condutor, sob a forma de calor. Este efeito conhecido como Efeito Joule. Perodo de Apurao (Verification Period) Intervalo de tempo em que as condies de oferta e demanda de energia levam definio de um esquema de produo especfico e determinao do respectivo Preo do Mercado de Curto Prazo;

81

Perodo Crtico ( Critical Period ) A parte de um registro histrico de vazo que produziria o mnimo de energia. O perodo crtico usado para determinar a mxima capacidade de carga firme do sistema atual em condies de pior caso.(EUA) Perodo Hidrolgico Crtico ou Perodo Critico (Critical (Hydrological) Period) Perodo no qual, em virtude de condies hidrolgicas desfavorveis, o armazenamento projetado do sistema inteiramente utilizado para o fim de produzir energia ou, perodo de uma srie histrica ou simulada que necessita um maior volume armazenado para produzir uma vazo especificada. geralmente definido a partir do incio da utilizao do armazenamento at o seu preenchimento.

Perodo seco (S) (Dry Season (D) (1)Perodo de 7 (sete) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de maio a novembro. (2)Perodo do ano hidrolgico caracterizado, historicamente, pela menor incidncia de precipitaes. Perodo mido (U) (Wet Season (W)) (1)Perodo de 5 (cinco) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte. (2)Perodo do ano hidrolgico caracterizado pela maior incidncia de precipitaes, sendo definidas para cada regio geogrfica, em funo de observaes histricas. Permeabilidade (Permeability) Medida da facilidade com que um fluido passa pela rocha em resposta a diferenas de presso (medidas em darcys). A permeabilidade implica que haja algum grau de porosidade na rocha..-

Permisso (Permit) Delegao, para fins de prestao de servio pblico a ttulo precrio, estabelecida pelo Poder Concedente pessoa fsica ou jurdica, formalizada via contrato de permisso. Perturbao ( Disturbance) Curto-circuito, fio quebrado, ligao intermitente ou algum outro evento em um sistema energtico.

82

Ps Acres (Acre-Feet) A quantidade de gua necessria para cobrir um acre at a profundidade de um p. Essa medida usada para descrever a quantidade de armazenagem em um reservatrio hdrico. Um domiclio mdio de quatro pessoas consumir aproximadamente um p-acre por ano. (EUA) Obs.: um acre = 4047 m e um p = 0,3048 m. Petrleo ( Petroleum) Mistura complexa de vrios hidrocarbonetos existente no estado lquido e encontrada em reservas subterrneas, geralmente associada com gs. O petrleo inclui leo combustvel n 2, n 4, n 5, n 6; cru destilado; querosene; e combustvel de aviao. Pico de Demanda ( MW) (Demand Peak) Mxima demanda instantnea requerida num intervalo de tempo (dia, ms, ano, etc.). Pico, Sobretenso ( Surge ) Transiente abrupto de corrente, tenso ou potncia em um circuito eltrico ou atravs de um sistema eltrico. (EUA)
2

Plano de Tarifao Eltrica ( Electric Rate Schedule) Uma descrio da tarifao eltrica e dos termos e condies que governam sua aplicao, inclusive termos contratuais pertinentes e condies que tenham sido aceitas por um organismo regulador com superviso oficial adequada. (EUA)

Poder Concedente (Granting Power) A Unio ou entidade por ela designada Poder de Interrupo (Curtailability) O direito de um concessionrio interromper a transmisso quando a confiabilidade do sistema estiver ameaada ou existirem condies emergenciais. (EUA)

Point ou Tick ( Point or Tick ) A menor unidade monetria de variao em um preo futuro.

83

Polegada de gua ( Inch of Water) Unidade de presso que representa a presso necessria para suportar uma coluna dgua com uma polegada de altura. Geralmente referida como polegadas W.C. (coluna dgua); 27,68 polegadas de gua so iguais a uma libra por polegada quadrada. (EUA)

Polegada de Mercrio ( Inch of Mercury ) Unidade de presso que representa a presso necessria para suportar uma coluna de mercrio com uma polegada de altura; 2,036 polegadas de mercrio so uma libra por polegada quadrada ao nvel do mar. Obs.: 1 polegada = 2,54 cm de altura; 1 libra = 0, 4536 kg.

Ponta ou Pico (Horrio) (Hourly Peak ) A demanda mxima de energia de um sistema de transmisso ou distribuio em algum perodo ou em uma base horria do dia (por exemplo: de hora em hora).(EUA)

Ponta Queimadora ( Burner Tip ) O final do transporte de gs natural, desde a sada do poo e at o ponto de consumo. (EUA)

Ponto de entrega (Point of Delivery) Ponto de conexo do sistema eltrico da concessionria com as instalaes eltricas da unidade consumidora, caracterizando-se como o limite de responsabilidade do fornecimento. Ponto de Entrega de Gs (Delivery Point ) O ponto em um sistema de gasoduto no qual se entrega o gs natural por ele transportado. (EUA) Ponto de Medio (Measurement Point) Local definido para instalao de instrumentos para medir grandezas eltricas. Ponto de Separao ( Point of Unbundling) O ponto mais longnquo montante em um sistema de gasoduto (geralmente na rea de produo ou contguo mesma), quando o transporte separado da venda e do ponto de direito ao gs.

Ponto de Vapor ( Bubble Point ) A temperatura e presso nas quais um lquido comea a se transformar em vapor.

84

Portador Contratual ( Contract Carrier) Uma empresa que voluntariamente fornece seus servios para outros em uma base contratual privada. (EUA)

Posio (Position) Na negociao futura, a condio de compra ou venda de papeis negociveis.

Posio Coberta de Opo de Venda ( Covered Position in the Put ) O proprietrio de uma opo tambm possui a ao, papel negocivel, ou (commodity) mercadoria e comprou uma opo de venda da mesma.

Posio Comprada (vide Long )

Posio Lquida ( Net Position) Na negociao futura, a diferena entre os contratos de longo prazo abertos e os de curto prazo, relativos a uma mercadoria.

Potncia (Power) Quantidade de energia eltrica solicitada na unidade de tempo, expressa em quilowatts (kW). Um termo geralmente usado denotando, conforme o contexto, tanto a capacidade (potncia) quanto a energia. A velocidade qual transferida a energia. (EUA) Potncia Aparente ou total (Volt x Ampre) (Apparent or Total Power (Volt x Ampere) Resultado da soma da potncia ativa (W), (parcela efetivamente transformada em potncia mecnica, trmica e luminosa), mais a potncia reativa (Var), (parcela transformada em campo magntico necessrio ao funcionamento de equipamentos como motores, transformadores e reatores). Potncia Bruta (Gross Output) Potncia eltrica nos terminais do gerador.

Potncia de Mnimo Tcnico (Minimum Technical Power) A mais baixa potncia com que uma central pode funcionar em condies tcnicas corretas.

85

Potncia Disponibilizada (Available Output) Potncia que o sistema eltrico da concessionria deve dispor para atender s instalaes eltricas da unidade consumidora, segundo os critrios estabelecidos na Resoluo ANEEL 456/2000 e configurada nos seguintes parmetros: unidade consumidora do Grupo "A": a demanda contratada,expressa em quilowatts (kW); b) unidade consumidora do Grupo "B": a potncia em kVA, resultante da multiplicao da capacidade nominal ou regulada, de conduo de corrente eltrica do equipamento de proteo geral da unidade consumidora pela tenso nominal, observado no caso de fornecimento trifsico, o fator especfico referente ao nmero de fases.

Potncia Eltrica (Electric Power) Intensidade dos efeitos de luz e calor. Um exemplo a lmpada, que a potncia eltrica transformada em potncia luminosa e trmica. Capacidade nominal de um equipamento para produzir trabalho. Produto da tenso (V) pela corrente eltrica (I), ou seja, Pot.= V . I. A unidade de potncia eltrica o Watt (W). Potncia Eltrica Disponvel (Available Power) Potncia eltrica mxima que, em cada momento e em um determinado perodo, poderia ser obtida na central ou no grupo, na situao real em que se encontra nesse momento, sem considerar as possibilidades de colocao da energia eltrica que seria produzida.

Potncia Eltrica Mxima Possvel (Maximum Possible Output) Maior potncia eltrica que pode ser obtida em uma central ou em um grupo, durante um tempo determinado de funcionamento, supondo em estado de bom funcionamento a totalidade das suas instalaes e em condies timas de alimentao (combustvel ou gua). Potncia Firme ( Firm Power ) Energia eltrica ou capacidade de produo eltrica destinada disponibilizao em qualquer poca, durante o perodo coberto por um compromisso garantido de entrega, mesmo em condies adversas, mas sujeita a interrupes de fora maior. A potncia firme compreende energia firme ou capacidade firme, ou ambas. (EUA)

Potncia Instalada em consumidor (Consumer Installed Capacity) Soma das potncias nominais de equipamentos eltricos de mesma espcie instalados na unidade consumidora e em condies de entrar em funcionamento.

Potncia Nominal (Capacidade Instalada) (Installed Output) Soma das potncias nominais de todas as unidades geradoras instaladas.

86

Potncia Nominal (Capacidade Instalada) (Nominal Output / Installed Capacity/ Nameplate Capacity) Potncia mxima em regime contnuo para a qual a instalao foi projetada. Normalmente vem indicada nas especificaes fornecidas pelo fabricante e na chapa afixada nas mquinas ou unidades geradoras das usinas).(EUA)

Potncia Real ( Real Power ) A parcela da energia eltrica capaz de realizar trabalho real ou transferncia de energia. A potncia real utilizada para suprir a carga do consumidor na rede de transmisso e expressa em megawatts. (EUA)

Potncia Reativa ( Reactive Power ) A potncia reativa utilizada para controlar a voltagem na rede de transmisso, particularmente a parcela da energia eltrica incapaz de realizar trabalho real, ou de transferir energia (Vide Potncia Real). A potncia reativa aquela parcela da eletricidade que estabelece e mantm os campos eltrico e magntico dos equipamentos de corrente alternada. Ela tem de ser fornecida maioria dos tipos de equipamento magntico, tais como motores e transformadores. Ela deve tambm suprir as perdas reativas nas instalaes de transmisso. A potncia reativa fornecida por geradores, condensadores sincronos ou equipamento eletrosttico, como capacitores, e influencia diretamente a voltagem do sistema. medida em megavars. (EUA)

Potncia til Useful Power) Potncia eltrica na sada da central. Potencial Terico Hidrulico Bruto (Theoretical Gross Hydraulic Potential) Quantidade mxima de energia eltrica que pode ser obtida em uma regio determinada ou em uma bacia hidrogrfica durante um ano mdio, tendo em conta os desnveis correspondentes referidos a um dado ponto dessa regio ou bacia. Prazo Contratual ( Contract Term) O prazo de eficcia de um contrato. Precipitador Eletrosttico ( Electrostatic Precipitator) Um dispositivo que extrai partculas de gases combustveis antes de sua sada pela chamin de uma usina eltrica. Preo ( Price) Quantidade de dinheiro ou remunerao em espcie pela qual um servio comprado, vendido ou oferecido venda.

87

Preo de Custo Marginal ( Marginal Cost Pricing) (1)Um sistema de preos destinado a ignorar todos custos, exceto aqueles associados com o prximo incremento de produo. s vezes chamado de preo de custo incremental. (EUA) (2)Sistema em que os preos so tornados iguais ao custo marginal. J que este precisa ser estabelecido de modo que toda a produo seja vendida, e j que o custo marginal varia com o produto, o preo de custo marginal implica estabelecer preos em um ponto onde a curva da demanda cruze a de custo marginal.(Michaelis)

Preo de Exerccio (Exercise Price) O preo pelo qual uma opo pode ser exercida. Uma diminuio no preo de exerccio tem o mesmo efeito que um aumento no preo corrente do bem subjacente.

Preo de Mercado ( Market Price) (1)Preo corrente de um instrumento subjacente no mercado (2)Preo ao qual um valor ou mercadoria est sendo vendido no mercado aberto. o mesmo que valor de mercado . (Michaelis) Preo do Mercado de Curto Prazo (Short Term Market Price) Preo vigente para cada perodo de apurao e por submercado, utilizado para valorar a energia eltrica transacionada no Mercado de Curto Prazo do MAE.

Preo Fixo ( Fixed Price) Um contrato no qual um preo designado e exato especificado para mercadorias. Um contrato de preo fixo geralmente tem variaes no preo fixo tais como reajustes ou redimensionamentos devido a aumento de custos ou incentivos para atender diversas metas.

Preo Futuro ( Forward Price) (1)Um compromisso de compra (longo prazo) ou venda (curto prazo) de um bem subjacente, em uma data especificada e a um preo especificado (conhecido como preo de exerccio ou de entrega futura) na origem do contrato. (2) preo a termo; preo futuro. Preo ao qual algum est disposto a comprar ou vender, valores ou mercadorias, para entrega em uma data especificada no futuro.(Michaelis)

Preo Marginal de Energia ( Marginal Price of Power ) Preo de energia de uma unidade que j esteja operando. Inclui apenas combustvel e O&M variveis, mais margem. (Lmbda do sistema + Margem, vide esses termos) . (EUA)

88

Preo Mdio de Energia - Clculo (Average Price of Electric Power Supply - Calculations) Objetivo: O Preo Mdio de Eletricidade um parmetro, como o prprio nome j diz, que define o custo da energia eltrica para uma unidade consumidora, resultado das tarifas aplicadas e o regime de operao. Principais variveis necessrias ao clculo: Demanda, Consumo, Fator de Carga e ndice de Modulao e tarifas de energia eltrica por classe de tenso e modalidades tarifrias. Metodologia de clculo do preo mdio. Comparao de Tarifas das diferentes modalidades tais como:azul, verde e binmia convencional, por subgrupo de tenso de fornecimento. Para ambas as modalidades tarifrias, so apresentadas para os perodos seco e mido, e a mdia anual, na qual so ponderados os preos mdios: Pm anual = (7*Pm(seco) + 5*Pm(mido))/12. Alguns parmetros so adotados para suporte de clculo: CP/CT: Relao entre o consumo na ponta e o consumo total, esse parmetro foi escolhido por ser comum s modalidades azuis e verde. Fator de Carga na Ponta e Fora da Ponta: medem a otimizao entre o consumo de energia e sua demanda correspondente, para cada segmento horrio. Para a modalidade verde, feita uma mdia ponderada dos fatores de cargas para a obteno do fator de carga geral. FC = (66 x Fcp + 664 x Fcfp) / 730 Resultado do Clculo do "Preo Mdio da Tarifa Azul" Nessa modalidade existe a segmentao horria na demanda (ponta e fora de ponta) e segmentao horo-sazonal no consumo (ponta e fora de ponta; seco e mido). O resultado numrico do clculo mostrado em R$/MWh. Resultado do Clculo do "Preo Mdio da Tarifa Verde Horo-Sazonal" Nessa modalidade no h diferenciao entre demanda na ponta e fora de ponta, existindo a tarifao para a demanda total, a qual a mxima registrada no perodo de 15 minutos de integrao, durante todo o perodo de fornecimento. Quanto ao consumo, h a segmentao horo-sazonal, existindo as tarifas na ponta e fora de ponta, alm de tarifas nos perodos seco e mido. Por isso, s so considerados dois parmetros para clculo, o CP/CT e o Fator de Carga total. Unidades: PM= R$/MWh; TD= R$/kW; TC= R$/MWh; CP\CT= %; FC= %; IMOD= % Preo Strike ( Strike Price) O preo fixo pelo qual uma posio ser estabelecida ou comprada vista se o comprador exercer a Opo. (Vide Opo para mais detalhes.)

89

Preos Globais ( Rolled-in Pricing) Mtodo de formao de preo que estabelece tarifas com base em uma mdia ponderada de todos custos, ao invs de alocar custos especficos a determinados consumidores. (EUA)

Presso Absoluta ( Pressure, Absolute (PSIA)) Presso acima daquela de um vcuo perfeito; a soma de presso de manmetro com a presso atmosfrica.

Presso Atmosfrica ( Atmospheric Pressure) Presso do peso de ar e vapor dgua sobre a superfcie terrestre. A presso atmosfrica mdia ao nvel do mar tem sido definida para fins cientficos como 14, 696 libras por polegada quadrada. A Associao Americana de Gs, a FERC e todas outras agncias federais americanas adotaram 14, 73 libras por polegada quadrada como base da presso normal.

Preto de Carvo (Carbon Black ) Carvo amorfo quase puro consistindo em partculas extremamente finas, geralmente produzidas por hidrocarbonetos gasosos ou lquidos pela combusto controlada com suprimento restrito de ar ou por decomposio trmica.

Prevenco de Prejuzo ( Stop-Loss ) (1)Ordem de encerrar uma posio com prejuzo quando o preo atinge um ponto especificado.(EUA) (2) Ordem que um cliente d a um corretor para vender valores ou mercadorias, conforme o caso, quando os preos de bolsa atingirem um mnimo predeterminado.(Michaelis)

Previso Forecast Previso de demanda eltrica. O processo de estimar ou calcular a carga eltrica ou os requisitos de produo de recursos em algum ponto do futuro.

Previso de Demanda ( Demand Forecast) Uma estimativa do nvel de energia ou capacidade, provavelmente necessrio em algum ponto do futuro.

Procedimento de Entrega Alternativo ( Alternative Delivery Procedure (ADP)) Uma clusula contratual futura na qual compradores e vendedores faam e empreendam a entrega sob termos e condies diferentes do imposto pelo contrato de mercado futuro. Procedimentos do Mercado

90

(Market Procedures) Conjunto de aes necessrias operacionalizao das Regras de Mercado do MAE. Procedimentos Operacionais Contingncia ( Operating Procedures (contingency) ) Um conjunto de prticas ou procedimentos passo a passo que podem ser automaticamente ou manualmente implementados, pelo operador do sistema dentro de um perodo de tempo especificado, para manter a integridade operacional dos sistemas eltricos interligados, quando ocorrem contingncias especficas previstas. Essas aes ou ajustes do sistema podem ser implementadas antecipando ou aps uma contingncia do sistema (desligamento de instalao) ou perturbao do mesmo e incluem, entre outros, a abertura ou fechamento de chaves (ou disjuntores) para alterar a configurao do sistema, o re-despacho da gerao e a implementao do Gerenciamento de Carga em Controle Direto, ou programas de Demanda Interrompvel. (EUA) Procedimentos Operacionais Ps-Contingenciais ( Post-Contingency Operating Procedures) Procedimentos operacionais invocados pelo operador do sistema para mitigar ou aliviar problemas de sistema aps a ocorrncia de uma contingncia. (EUA) Processo de Arbitragem (Arbitration Process) Procedimentos administrativos, alternativo s aes judiciais, com vistas soluo negociada de conflitos. Processo de Contabilizao e Liquidao (Accounting and Settlement Process) Conjunto de operaes envolvendo a medio, a contabilizao, a conciliao, a liqidao financeira das transaes de energia eltrica realizadas no MAE, a valorao daquelas transacionadas no Mercado de curto Prazo, bem como o gerenciamento das transferncias financeiras entre os agentes participantes do MAE e o universo de programas e mtodos utilizados. Produtividade ou Produtibilidade (Plant Production Factor or "Plant Factor" (but not to be confused with Plant Capacity Factor)) Potncia produzida, em uma usina hidreltrica, por unidade de vazo turbinada. varivel em funo da queda bruta da usina e expressa em MW/m3/s. Produtividade Especfica (Specific Production Factor) Produtividade do aproveitamento por unidade de queda. um dado de projeto e expresso em

KW/m3/s/m.
Produtividade Mdia (Mean Production Factor) Produtividade correspondente queda bruta mdia.

91

Produto de Alcatro de Carvo / Pixe de Carvo (Coal Tar Product ) Lquido negro, viscoso, mais espesso do que a gua, produzido durante o processo de carbonizao em fornos de coqueria.

Produtor Independente de Energia ( Independent Power Producer) Uma entidade geradora de energia no concessionria, que geralmente vende a energia gerada para concessionrias eltricas a preos de atacado ( definio especificada na Lei de Polticas Regulamentadoras de Instalao Pblica dos EUA, de 1978). (EUA)

Programa de Ciclo de Ar Condicionado ( Air Conditioning Cycling Program ) Programa de gerenciamento do lado da demanda no qual a concessionria controla remotamente o equipamento de refrigerao do usurio e periodicamente interrompe a energia do equipamento durante perodos de altas demandas energticas do sistema. (EUA)

Programao ( Scheduling) Operao de um sistema energtico para equilibrar gerao e cargas; gerenciamento da contabilidade, cobrana e informao sobre tais operaes. (EUA)

Propano ( Propane C3H8) Hidrocarboneto composto por trs tomos de carbono e oito de hidrognio, usado principalmente para aquecimento e resfriamento residencial e comercial, como combustvel de transporte e insumo petroqumico.

Propileno ( Propylene C3H6) Hidrocarboneto composto de molculas com trs tomos de carbono e seis de hidrognio, usado principalmente para aquecimento e resfriamento residencial e comercial, como combustvel de transporte e insumo petroqumico.

Proporo de Alavancagem ( Leverage Ratio) Proporo do passivo para com ativo total; i., uma medida da capacidade financeira de cumprimento dos requisitos de servio da dvida. (Leverage = Alavancagem: Relao entre o capital de contrapartida e o tomado por emprstimo, sendo muitas vezes um artifcio especulativo. Uma sociedade annima, por exemplo, pode tomar capital de emprstimo (loan capital) a juros fixos e utiliz-lo para ganhar mais do que tem a pagar em juros: a diferena benefcio para os acionistas. A alavancagem pode ser expressa em termos percentuais. Se uma empresa tem seu capital total de 10, com 2 de capital de emprstimo, diz-se que sua alavancagem de 20%(Michaelis))

92

Qualidade de Servio de uma Rede Eltrica (Quality of Service) Grau de conformidade com clusulas contratuais entre distribuidor e consumidor, para uma entrega de energia eltrica num perodo de tempo determinado, ou, mais geralmente, grau de perturbao de uma alimentao de eletricidade. Os elementos a considerar para determinar a qualidade de servio referem-se ao tempo de no fornecimento programado ou ocasional; ao respeito de condies de alimentao admissveis relativas queda de tenso mxima aceitvel, ao vazio de tenso e ao nvel das harmnicas de uma rede de corrente alternada. As clusulas contratuais de um fornecimento de eletricidade e, consequentemente, a qualidade de servio requerida, podem variar conforme a natureza dos aparelhos eltricos alimentados. Quantidade Take-or Pay ( Take-or-Pay Quantity) Clausula que estabelece a quantidade mnima de produto que o comprador obrigado a pagar , independentemente de levar efetivamente aquela quantidade de produto. Geralmente expressa em termos de quantidade absoluta, ou porcentagem da quantidade contratual total, durante um determinado perodo, geralmente um ano. Queda Bruta ou Altura de Queda Bruta (Gross Head) Diferena entre as cotas do nvel dgua montante e nvel dgua jusante de uma usina hidreltrica. Queda Bruta Mdia ou Altura de Queda Bruta Mdia (Average Gross Head ) Diferena entre a cota do nvel dgua montante, referido metade do volume til e a cota normal (de projeto) do nvel dgua jusante, no caso de reservatrios com regularizao anual ou plurianual. Para os reservatrios sem regularizao anual ou plurianual, corresponde a diferena entre a cota do nvel dgua montante, normal operativo, e a cota normal (de projeto) do nvel dgua jusante. Queda forada ( Forced Outage ) Uma falha no planejada de componente (imediata, atrasada, adiada, falha na partida) ou outra condio que exija que a unidade seja tirada de servio imediatamente, ou antes do prximo fim de semana. (EUA)

Queda Forada Total ( Full-Forced Outage) A capacidade total das unidades geradoras principais que est indisponvel para carga por razes emergenciais. (EUA) Queda Lquida ou Altura de Queda Lquida (Net Head) Queda bruta abatidas as perdas de carga hidrulica. Diferena de queda entre a entrada da turbina e a sada do tubo de suco.

93

Queda Nominal da Usina ou Altura de Queda Crtica (Plant Rated Head) Queda tal que com o engolimento mximo da turbina atingida a capacidade nominal do gerador.

Queda Nominal da Turbina (Turbine Rated Head) Queda para a qual a turbina, a velocidade de rotao nominal, deve desenvolver sua potncia nominal. Queda de Projeto ou Altura de Projeto (Design Head) Queda bruta de um aproveitamento hidreltrico, considerado como referncia bsica de projeto. Racionamento (Rationing) Reduo compulsria do fornecimento de energia eltrica aos consumidores finais, decretada pelo Poder Concedente.

Ramal de ligao (Service Drop) Conjunto de condutores e acessrios instalados entre o ponto de derivao da rede da concessionria e o ponto de entrega. Reajustado em Mercado ( Marked-to-Market) O reajuste no valor de um instrumento derivativo ou de uma posio de produto com relao ao valor corrente de mercado de seu instrumento subjacente.

Reajuste de Energia Comprada ( Purchased Power Adjustment ) Uma clusula em um plano tarifrio que prev reajustes na conta quando comprada energia de um outro sistema eltrico e que varia por uma quantia unitria bsica especificada. (EUA)

Reajuste Indefinido de Preo ( Indefinite Price Escalator) Previso contratual que permite futuros ajustes de preo que no podem ser determinados quando o contrato for executado; p. ex. clusula de taxa de rea, clusula de naes mais favorecidas. (EUA)

Reator Nuclear ( Nuclear Reactor)

94

Um dispositivo no qual uma reao de fisso em cadeia pode ser iniciada, mantida e controlada. Reatores nucleares so usados na indstria de energia para produzir vapor para eletricidade Rebaixamento Gerador ( Derating (Generator)) Reduo da capacidade confivel efetiva de uma unidade geradora at um ponto abaixo da classe nominal do fabricante.(EUA)

Receita Mdia por kilowatt-hora ( Average Revenue per Kilowatt-hour ) Calculada pela diviso da receita mensal total de algum perodo pelas correspondentes vendas totais de kWh. Receitas Advindas da Aplicao de Penalidades (Penalty-Generated Revenues) Valores monetrios obtidos em decorrncia da aplicao de penalidades aos Agentes do MAE Reclassificao ( Rerating) Mudana na capacidade de um gerador devida a mudanas em condies tais como idade, equipamentos auxiliares, refrigerao, etc. (EUA)

Recurso Renovvel / Energia Renovvel ( Renewable Resource) Uma fonte energtica constante ou ciclicamente renovada pela natureza, i. , solar, elica, hidreltrica, geotrmica, biomassa ou fontes energticas similares.

Recursos Carbonferos ( Coal Resources ) A soma de todos depsitos de carvo, os identificados e os no descobertos.

Recursos do Lado da Demanda ( Demand-Side Resources) Recursos do lado da demanda so aqueles que permitem o gerenciamento do lado da demanda (DSM). Recursos do lado do medidor visto pelo consumidor, que podem tomar a forma de economia ou controle de carga, planejados para adiar ou reduzir requisitos de capacidade adicional de gerao na rede eltrica. Exemplos de economia incluem: Troca de lmpadas incandescentes por iluminao altamente eficiente. Maiores nveis de isolao nas casas e prdios. Incentivo troca de ar condicionado antigo e ineficiente por unidades de alta eficincia.

95

Exemplos de controle de carga incluem: Rodzio remoto de ar condicionado ou aquecedores de gua pela concessionria controladora. Contratos para uso pelos consumidores de unidades locais de gerao em horrios de ponta. Contratos com consumidores industriais para interupo de carga sob demanda.

Geralmente necessrio que a concessionria pague a implementao de programas de gerenciamento do lado da demanda, seja pela reduo nas contas, seja por subsdio direto, para assegurar a implementao.(Vide: DSM)

Rede ( Grid) A topologia do sistema de transmisso eltrica ou de uma rede de transmisso sincronizada. Rede Bsica (Base Network) Sistema eltrico interligado constitudo pelas linhas de transmisso, barramentos, transformadores de potncia e equipamentos com tenso igual ou superior a 230kVou instalaes em tenso inferior, quando especificamente definidas pela ANEEL

Rede de Distribuio (Distribution Network) Rede destinada distribuio de energia eltrica no interior de uma regio delimitada. Conjunto de instalaes de distribuio de energia eltrica, com tenso inferior a 230kV ou instalaes em tenso igual ou superior, quando especificamente definidas pela ANEEL. Redes de Transmisso (Transmission Network) Conjunto de linhas de transmisso utilizadas para o transporte de energia. Rede de Transmisso ( Transmission Grid ) Um sistema interligado de linhas de transmisso eltrica e equipamentos associados para a transferncia de energia eltrica em bloco entre pontos de oferta e demanda. (EUA) Rede Eltrica (Electricity Network) Conjunto de linhas e outros equipamentos ou instalaes eltricas, ligados entre si, permitindo o movimento de energia eltrica. Um sistema interligado de linhas de transmisso eltrica, transformadores, chaves e outros equipamentos ligados de forma a prover a transmisso confivel de energia eltrica de geradores mltiplos para centros de carga mltiplos. Uma rede implica em redundncia, graas ao uso de mltiplos caminhos paralelos de fluxo.

96

Reduo de Manuteno ( Maintenance Derating ) A remoo de um componente para reparos programados que podem ser adiados para alm do encerramento do prximo final de semana, mas que exigem uma reduo de capacidade antes do prximo desligamento planejado. (EUA)

Reduo de Voltagem ( Voltage Reduction) Qualquer reduo intencional de voltagem do sistema de 3 por cento ou mais, para se manter a continuidade do servio do sistema global de fornecimento de energia eltrica. (EUA)

Reduo Efetiva de Ponta (Actual Peak Reduction) A reduo efetiva na carga de ponta anual do sistema (medida em kilowatts), conseguida por meio da participao do consumidor em um programa de DSM da concessionria (vide DSM Demand Side Management Gerenciamento do Lado da Demanda). Reflete as mudanas na demanda de eletricidade resultantes de um programa DSM de concessionria em vigor enquanto concessionria passa por sua carga de ponta anual do sistema, em contraposio capacidade de reduo de ponta da carga instalada (i., reduo potencial de ponta)

Reduo Forada ( Forced Derating) Um defeito no planejado de componente (imediato, atrasado, adiado) ou outra condio que requeira reduo da carga na unidade imediatamente, ou antes do prximo fim de semana. (EUA)

Reduo Planejada ( Planned Derating) Reduo prevista na capacidade, para remoo programada de um componente para conserto, com uma durao pr-determinada. (EUA)

Reduo Trmica de Usina Processadora de Gs PTR ( Plant Thermal Reduction (PTR) ) O equivalente em Btu dos produtos lquidos extrados do gs natural por uma usina processadora de gs, mais o gs natural usado como combustvel da usina para extrair tais lquidos, chama da usina e outras perdas. Quando expresso em volume (Mcf), a reduo trmica da usina chamada de Reduo no Volume da Usina (PVR). (EUA)

Reformao ( Reforming ) Um processo qumico que usa o calor em presena de um catalisador para decompor uma substncia nos componentes desejados; p. ex. o gs natural e leos leves podem ser reformados em gs combustvel de Btu menor. Tambm usado para descrever o processo de refinao da gasolina para queima com menor emisso. (EUA)

97

Regras do Mercado (Market Rules) Conjunto de normas comerciais definidas pela ANEEL e de cumprimento obrigatrio pelos agentes no mbito do MAE. Regulao Primria (Primary Regulation) Modificao da potncia da turbina pelo seu regulador, em funo da velocidade de rotao(freqncia). Regulamentao / Regulao ( Regulation) A funo governamental de controlar ou dirigir entidades econmicas atravs do processo de regras e adjudicaes. Religao (Reconnection) Procedimento efetuado pela concessionria com o objetivo de restabelecer o fornecimento unidade consumidora, por solicitao do mesmo consumidor responsvel pelo fato que motivou a suspenso. Rendimento ( Revenue) (1)Quantidade total de dinheiro recebida por uma empresa pela venda de seus produtos e/ou servios, ganhos das vendas ou troca de bens, juros e dividendos ganhos pelos investimentos, e outros acrscimos no patrimnio do proprietrio, exceto aqueles resultantes de ajustes de capital. (2) Receita de uma empresa, preo a que vende multiplicado pelo nmero de unidades vendidas. Outros nomes so: renda bruta (gross income) e recebimentos brutos (gross receipts). (Michaelis)

Rendimentos Anuais ( Annual Effects ) Rendimentos totais, de processos, no uso de energia (medido em kilowatt-horas) e a carga de pico (medida em kilowatts) efetivados por todos participantes nos programadas de DSM que estiveram em funcionamento ativo durante um perodo de um ano. (EUA)

Rendimentos de Energia ( Energy Effects ) Mudanas no uso agregado de eletricidade (medido em MWh) para consumidores que participem de um programa DSM da concessionria. Os Rendimentos de Energia deveriam demonstrar mudanas pelo medidor do consumidor (i., excluindo rendimentos de transmisso e distribuio) e refletir apenas as atividades empreendidas especificamente em resposta aos programas administrados pela concessionria.

98

Repartidor de Cargas (Despacho) (Load Partitioner (Dispatch)) rgo cuja funo comandar a entrada em servio e a sada dos grupos e das centrais, repartindo as cargas. Em geral comanda igualmente a interligao das redes diretamente interessadas. Repotencializao de Usina a Vapor ( Repowering) A substituio parcial ou completa do sistema existente de fornecimento de vapor por um novo (e em geral tecnologicamente diferente). A maioria dos outros sistemas e componentes, inclusive o gerador com turbina a vapor, so recondicionados e reutilizados. A repotencializao geralmente aumenta a produo da usina e reduz sua taxa calrica, melhorando assim a eficincia geral.(EUA) Represa/Reservatrio (Reservoir) Grande depsito formado artificialmente fechando um vale mediante diques ou barragens e no qual se armazenam as guas de um rio com o objetivo de as utilizar na regularizao de caudais, na irrigao, no abastecimento de gua, na produo de energia eltrica, etc.

Requisito de Rendimento ( Revenue Requirement ) Total de receitas (rendimentos) que uma concessionria deve ganhar para cobrir a soma de suas despesas estimadas de operao e manuteno, servio da dvida, impostos e a taxa de retorno permitida. O requisito de rendimento costuma ser definido como: Requisito de rendimento = despesas + depreciao + impostos + (taxa de retorno x base tarifria) ou RR = E + D + T + (r x RB) E = Despesas operacionais (incluindo impostos, menos o de renda) D = Despesa de depreciao T = Imposto de renda r = Taxa de retorno (porcentagem autorizada para a concessionria) RB = Base tarifria (investimento lquido em instalaes para servir os consumidores)

(EUA)

Requisitos Energticos Completos ( Requirements, Full) Venda de um fornecedor para um comprador na qual o vendedor se compromete a atender todos requisitos do comprador, ou o comprador se compromete a comprar todos seus requisitos do vendedor, ou ambos. (EUA)

99

Requisitos Energticos Parciais ( Requirements, Partial ) Venda de um fornecedor para um comprador na qual o vendedor se compromete a atender uma parte dos requisitos energticos do comprador. (EUA)

Reserva de Contingncia ( Contingency Reserve) Uma quantidade adicional de reserva operacional suficiente para reduzir o erro de controle de rea do sistema eltrico a zero em 10 minutos aps a perda da capacidade geradora, o que seria conseqncia da contingncia singular mais severa. (EUA)

Reserva Girante ( Spinning Reserve) Capacidade no usada disponvel de unidades ligadas e sincronizadas com a rede para atender demanda adicional. A reserva girante tem de estar sob controle de regulador automtico para responder instantaneamente aos requisitos do sistema.(EUA)

Reserva Operacional ( Operating Reserve ) A capacidade de reserva de gerao necessria para permitir a recuperao do sistema eltrico a partir de falhas de gerao e providenciar o seguimento da carga e a regulao de freqncia. Consiste em reservas rotativas e no rotativas.(EUA)

Reservas Contratadas de Gs ( Contracted Reserves) Reservas de gs natural dedicadas a cumprir acordos de compra de gs natural.(EUA)

Reservas de Combustvel ( Stocks ) Fornecimento de combustvel guardado para uso futuro. Isso inclui reservas de carvo e leo combustvel no local da usina, em vages de carvo, tanques ou barcaas, no local da usina ou em locais de armazenagem separados.(EUA)

Reservas de Gs (Gas-Reserves or Reserves ) Gs natural em formao natural subterrnea, em poos, campos ou lagos.

Reservas de Queda Forada ( Forced Outage Reserves) Uma quantidade de capacidade de gerao de ponta planejada para disponibilizao no atendimento de cargas de ponta durante quedas foradas. (EUA)

100

Reservas Eltricas (Electric Reserves ) A energia eltrica necessria para fornecer servio a consumidores em caso de perda de gerao ou transmisso, vazes adversas, atrasos para completar novos recursos ou outros fatores que possam restringir a capacidade de gerao ou aumentar cargas. As reservas normalmente provm de recursos adicionais adquiridos para este fim, ou de direitos contratuais de interromper, diminuir ou at retirar partes da energia eltrica fornecida aos consumidores.(EUA)

Reservas Recuperveis de Gs ( Recoverable Gas Reserves) A quantidade de gs natural determinada como economicamente recupervel e disponvel para entrega a partir de um ou mais poos, a um preo dado e durante um perodo especificado. (EUA)

Reservatrio ( Reservoir) Artificial: uma estrutura que armazena gua para uso posterior na produo de eletricidade. Natural: um estrato rochoso que forma um depsito no qual podem se acumular leo e gs natural. (EUA)

Reservatrio de Armazenagem ( Storage Reservoir ) Resumidamente, um reservatrio para guardar gua. A gua armazenada liberada quando necessrio para fins tais como gerao energtica, passagem de peixes e irrigao. (EUA)

Reservatrio de Re-regulao ( Re-Regulating Reservoir ) Um reservatrio localizado a jusante de uma usina hidreltrica de ponta que armazena as descargas bastante variveis da usina a montante, para liber-las a jusante, de uma forma relativamente uniforme.

Residencial ( Residential) O setor residencial definido como de estabelecimentos domsticos particulares que consomem energia basicamente para aquecimento de ambiente e gua, ar condicionado, iluminao, refrigerao, cozinha e secagem de roupa. A classificao da conta de um consumidor individual em que o uso seja tanto residencial quanto comercial baseada no uso principal.

Restabelecimento da Continuidade da Distribuio de Energia Eltrica (Reestablishment of Continuity in Distribution Network) Retorno do neutro e da tenso disponvel em todas as fases, com permanncia mnima de tempo igual a 1 minuto, no ponto de entrega de energia eltrica da unidade consumidora.

101

Restrio ( Constraint) Limite superior ou inferior de sada de um gerador, de classificao da linha ou outra condio limitante do sistema eltrico. (EUA) Retificador (Rectifier) Equipamento eltrico utilizado para transformar uma corrente alternada em corrente contnua. Retorno sobre o Patrimnio ( Return on Equity) Compensao pelo investimento de; i. , ganhos capital. Concessionrias pblicas so regulamentadas estatutariamente com direito cobrana de tarifas que lhes permita ganhar um retorno justo pelo seu patrimnio investido. (Equity= capital de contrapartida; direito de propriedade; patrimnio lquido(Michaelis))

Risco de Mercado ( Market Risk) A exposio resultante de se ter um swap desprotegido quando mudam as condies de mercado.(vide Swap)

Rodada ( Roundturn) Quando se completam a compra e venda de um contrato futuro.

Rodagem ( Wheeling ) Uso das instalaes de transmisso de um sistema para levar energia a um outro sistema. A rodagem pode se aplicar ao servio de atacado ou varejo. (Vide Servio de Rodagem).(EUA)

Rota Contratual ( Contract Path) Uma rota do Ponto de Recepo at o Ponto de Entrega, para a qual os direitos de capacidade e preos contratuais foram estabelecidos. (EUA)

Sala de Comando (Control Room) Local onde esto instalados os controles que comandam os equipamentos eltricos responsveis pelo funcionamento da subestao, como proteo, chaveamento, etc.

102

Saturao, Eletrodomsticos ou Consumidores ( Saturation, Appliance or Customer) O nmero de eletrodomsticos ou consumidores dividido pela unidades bsicas ou o potencial total do mercado. O termo no deveria ser usado isoladamente, mas sim relacionado com consumidores, famlias, domiclios, populao ou outros termos qualificadores que indicam o mercado relevante. (EUA) Seo de Medio (Measuring Section) Seo transversal de um curso dgua onde se realizam as medies de vazo. Segurana ( Security) A capacidade do sistema energtico eltrico como um todo para resistir a distrbios repentinos e permanecer em operao.(EUA)

Segurana Operacional ( Operating Security) A capacidade de um sistema energtico de suportar ou limitar os efeitos adversos de qualquer contingncia admissvel do sistema, inclusive sobrecargas para alm das classificaes de emergncia, voltagem excessiva ou inadequada, perda de estabilidade ou desvios anormais de freqncia. (EUA)

Servio da Dvida ( Debt Service) (1)O custo efetivo ou imputado de dse emprestar dinheiro, i., juros. (2) Pagamento de juros e das parcelas vencidas de um emprstimo, investimento etc. Abrange o desembolso (outlay) necessrio fornecido ou acumulado para satisfazer a tais pagamentos durante o exerccio contbil e, ainda, ttulo de contabilidade pblica para o oramento ou demonstrao operacional de tais itens.(Michaelis)

Servio de Desequilbrio de Energia ( Energy Imbalance Service) Corrige desequilbrios horrios entre a energia transmitida programada e a efetivamente recebida pelo consumidor. (EUA)

Servio de Mximo Esforo ( Best Efforts Service ) Servio oferecido a clientes com prazos de taxas ou contratos que antecipem e permitam alguma interrupo com breve aviso, geralmente em pocas de carga de ponta, devido s queixas de consumidores de (Vide)Servio Firme .(EUA)

Servio de Perda de Potncia Real ( Real Power Loss Service) Compensa as perdas medidas em kWh ocorridas em um sistema devidas transao de intercmbio de um cliente da transmisso. (EUA)

103

Servio de Rodagem (Wheeling Service) Transporte de eletricidade de um sistema para outro por meio de instalaes de transmisso dos sistemas intervenientes. Contratos de servio de rodagem podem ser estabelecidos entre dois ou mais sistemas.(EUA)

Servio de Usina ( Station Service) Fornecimento eltrico para o equipamento auxiliar usado para operar uma usina geradora ou subestao. (EUA) Servio Essencial (Essential Service) Todo servio ou atividade caracterizado como de fundamental importncia para a sociedade, desenvolvido nas unidades consumidoras a seguir exemplificadas: a) servio pblico de tratamento de gua e esgoto; b) processamento de gs liqefeito de petrleo e combustveis; c) estabelecimento hospitalar pblico ou privado; d) transporte coletivo; e) servio pblico de tratamento de lixo; f) servio pblico de telecomunicaes; g) centro de controle de trfego areo; e h) segurana pblica. Servio Firme ( Firm Service) Servio oferecido a consumidores segundo programaes ou contratos que no prevm interrupes, independentemente da classe do servio, exceto por fora maior.(EUA)

Servios Auxiliares ( Ancillary Services) Servios de operaes interconectadas para efetuar transferncia de eletricidade entre entidades compradoras e vendedoras. (EUA)

Servios Separados ( Unbundled Services ) A venda e fixao de preos de servios energticos separadamente, ao invs de oferecer os servios amarrados em pacotes, com um preo nico para tudo. Com a separao, taxas separadas so cobradas para cada servio, baseadas apenas nos custos de fornecimento daquele servio (i., transporte, armazenamento, gerao, produo, etc.) (EUA)

Setores ( Sectors) O mercado de varejo de energia geralmente dividido em vrios setores para o planejamento energtico. Estes podem incluir: residencial, comercial, industrial, agrcola, rgos pblicos e iluminao pblica. (Vide Classe de Servio)(EUA)

104

Shaft Horsepower ( Shaft Horsepower. ) Energia criada por fora rotativa ou motriz por meio de um acoplamento.(EUA)

Short ou posio vendida (Short (or short position)) Uma posio vendida a posio de negcio de uma pessoa que vendeu bens mveis ou mercadorias que no possui, com a esperana de compr-los em uma data posterior a um preo mais baixo. Uma venda a descoberto um contrato para a venda de algo, como uma mercadoria ou contrato futuro, que o vendedor no possui. um mtodo de lucrar com a queda de preo esperada de uma mercadoria, mas arriscado porque se a mercadoria sobe, o dono da posio vendida ter que comprar a mercadoria subjacente a qualquer preo, para cobrir a venda a descoberto. (2).Termo usual em operaes de bolsa, com conotao baixista, usado no mercado a termo (futures) quando um investidor no possui o que est vendendo, mas tem de entregar em data futura, dependendo de que os preos baixem para que possa lucrar. considerado como um baixista ou pessimista, isto , espera que o mercado baixe, para poder lucrar. Contrape-se a (long) (Michaelis)

Sincronizar ( Synchronize ) Processo de ligar dois equipamentos de corrente alternada previamente separados, aps casar freqncia, voltagem, fases, etc.

Sincrono ( Synchronous) Parte de um equipamento rotativo cuja sada eltrica est na mesma freqncia e fase que a rede energtica. Sistema de Contabilizao e Liquidao: SCL (Accounting & Settlement System) Vide Processo de Contabilizao e Liquidao (Accounting and Settlement Process) Sistema de Gasoduto ( Pipeline System ) Um conjunto de instalaes de gasoduto usadas para transportar gs natural da fonte de abastecimento at a ponta queimadora, incluindo a coleta, linhas de transmisso ou distribuio, instalaes de tratamento ou processamento, estaes de compresso e instalaes associadas. .Sistema de Proteo Especial ( Special Protection System) Sistema de proteo destinado a desempenhar funes alm da isolao de falhas eltricas. Tambm chamado de esquema de ao corretivo.(EUA)

105

Sistema de Transmisso Eltrico ( Transmission System (Electric)) Um grupo interligado de linhas de transmisso eltrica e equipamentos associados para transportar ou transferir energia eltrica em bloco entre pontos de oferta e demanda nos quais transformada para ser entregue pelas linhas do sistema de distribuio at os consumidores, ou entregue para outros sistemas eltricos. (EUA)

Sistema Eltrico ( Electric System or System(Electric) (1) Instalaes fisicamente ligadas de gerao, transmisso e distribuio, operadas como uma unidade integrada sob um gerenciamento central, ou superviso operacional. (2)A gerao, transmisso, distribuio e outros equipamentos operados como uma concessionria eltrica, ou parte desta.

Sistema Eltrico Agregado (Bulk Electric System) O agregado de usinas de gerao eltrica, linhas de transmisso e equipamentos relacionados. O termo pode-se referir s unidades dentro de uma concessionria eltrica, ou dentro de um grupo de concessionrias s quais esto interligadas as linhas de transmisso. (EUA)

Sistema Interligado ( Interconnected System) Um sistema com dois ou mais sistemas energticos normalmente operando em sincronismo e com linhas de energia de interligao.

Sistemas de Operao Automtica ( Automatic Operating Systems ) Sistemas especiais de proteo (ou esquemas de ao corretiva) ou outros sistemas operacionais instalados nos sistemas eltricos que no requeiram interveno para sua operao por parte dos operadores do sistema.(EUA)

Soleira Submersa Submerged Weir Estrutura submersa transversal ao leito do rio com os objetivos de controlar os nveis dgua montante ou assegurar uma vazo at que o rio atinja o nvel da crista da estrutura. Spot-start Swap (Spot--start Swap) Genericamente falando, um spot-start swap comea dois dias teis depois que o swap foi acordado com a contraparte e o especialista de mercado. (Spot= mercado vista. Mercado em que as mercadorias ou valores so negociados vista e entregues imediatamente, contrastando com mercado a termo (futures market), quando os contratos so para entrega futura. Sinnimo de (cash market) e de (physical market) (Michaelis.))

106

Spread ou Diferena ( Spread) (1)A diferena entre dois preos, quantidades ou nmeros, tais como os preos de compra/venda em uma transao de mercadorias. Nos mercados futuro e de opes um spread a compra e venda simultneas de dois contratos diferentes, na expectativa de uma variao favorvel em seus preos relativos. (2)Diversidade de investimento; Margem de lucro. Diversidade de investimentos em uma carteira de valores (portfolio), o que pode equilibrar grandes lucros com grandes prejuzos. (3) Em termos de bolsa, margem de lucro pela diferena entre o preo de oferta e o de demanda. (4) Desdobramento ou expanso por algum efeito multiplicador. (5). Margem de lucro entre o que se paga e o que se vende.(Michaelis)

Spread Vertical ( Vertical Spread) Spread que envolve opes com diferentes preos de exerccio, mas datas de vencimento idnticas.

Spread ou Diferena Compra-Venda ( Bid-Offer Spread) A taxa fixa qual um agente assumir o lado do pagamento ou do recebimento de uma transao de swap. Subestao ( Substation ) Equipamentos que comutam, mudam ou regulam a voltagem eltrica. Uma usina de energia eltrica que funciona como ponto de controle e transferncia em um sistema de transmisso eltrica. As subestaes direcionam e controlam o fluxo energtico, transformam nveis de voltagem e funcionam como pontos de entrega para consumidores industriais. (USA) Parte das instalaes eltricas da unidade consumidora atendida em tenso primria de distribuio que agrupa os equipamentos, condutores e acessrios destinados proteo, medio, manobra e transformao de grandezas eltricas. Subestao de Transformao (Transformer Substation) Conjunto de equipamentos que tem como tarefa transformar os nveis de tenso para os valores apropriados para determinado uso. Por exemplo, para o transporte da energia eltrica dos centros geradores aos centros consumidores, os nveis de tenses apropriados so os que se enquadram nos valores de alta tenso, ento so necessrias subestaes de transformao elevadoras. .Subestao transformadora compartilhada Shared Transformer Substation) Subestao particular utilizada para fornecimento de energia eltrica simultaneamente a duas ou mais unidades consumidoras.

107

Subjacente ou Instrumento Subjacente ( Underlying or Underlying Instrument ) O bem, mercadoria ou instrumento financeiro que a opo d direito de comprar (no caso de uma opo de compra) ou vender (no caso de uma opo de venda).

Sub-medio ( Submetering) A prtica de re-medir energia comprada alm do medidor de concessionria do consumidor, geralmente feita quando o gs natural ou a eletricidade se distribui por moradores de prdios atravs de medidores particulares ou alugados. (EUA) Submercados (Sub-markets) Subdivises do sistema interligado, correspondentes s reas de mercado, para as quais o MAE estabelecer preos diferenciados e cujas fronteiras so definidas em funo da presena e durao de restries relevantes de transmisso Subsdio ( Subsidization) A imposio de custos a um consumidor ou classe de consumidores que so atribuveis a servios fornecidos a outros consumidores ou classes de consumidores, que pagam portanto menos do que os custos efetivos apropriados pelos servios que recebem.

Subsdios Cruzados (Cross-Subsidization ) A prtica de cobrar taxas maiores do que o custo efetivo do servio para uma classe de consumidores, para cobrar taxas menores de uma outra classe de consumidores.

Substituio Eltrica (Displacement (Electric) )

A substituio da gerao de energia mais cara por outra menos dispendiosa. Geralmente isto significa reduzir ou interromper a produo em uma usina trmica de alto custo para usar gerao trmica e/ou hidreltrica quando disponvel. (EUA)

Substituio Gs (Displacement (Gas)) a) No transporte de gasoduto, a substituio de uma fonte de gs natural em um ponto por outra fonte de gs natural noutro ponto. Por meio da substituio o gs natural pode ser transportado para trs ou para troca. (b) No mercado de gs natural, a substituio de gs natural de um fornecedor de consumidores por gs natural de outro fornecedor concorrente. (EUA)

108

Supercondutividade ( Superconductivity ) O fluxo de corrente eltrica sem resistncia em certos metais e ligas a temperaturas perto do zero absoluto. Moto perptuo em uma escala atmica; a conduo de eletricidade sem a menor perda energtica condutividade perfeita.

Supercondutor ( Superconductor) Material que se torna um condutor perfeito de eletricidade quando resfriado a baixas temperaturas. Pesquisas comeadas em 1986 aumentaram o limiar de temperatura a nveis que, em um futuro prximo, podem fornecer fios capazes de conduzir altas correntes eltricas sem perda de transmisso. Quase todas substncias oferecem alguma resistncia s correntes eltricas, causando perda de parte da energia eltrica gerada. Somente um fio supercondutor poderia evitar tais perdas porque uma corrente iniciada em um supercondutor pode fluir para sempre.

Suporte de Voltagem ( ou Suporte ativo de voltagem ) (Voltage Support) Dispositivo/equipamento (gerador) remoto de pequeno porte, localizado em um sistema de transmisso, para prover voltagem ao consumidor dentro dos limites de tolerncia. Se a voltagem fornecida estiver fora dos nveis de tolerncia, os aparelhos ou instrumentos eltricos no funcionaro eficientemente.(EUA)

Swap (Troca) ( Swap ) (1)Um portflio de contratos futuros. Um swap quase idntico a uma seqncia de contratos futuros (compromissos de compra ou venda de um bem subjacente a um preo e poca prespecificados), e seu fechamento futuro se d em diferentes pocas de maturao. Uma das vantagens do swap que um especialista de mercado pode adapt-lo para atender as necessidades de uma contraparte particular, ao passo que a padronizao a chave do sucesso de instrumentos negociados em bolsa. (2) permuta. Intercambiar, trocar ou fazer escambo, isto permutar uma coisa por outra. Um par de transaes combinadas quase simultaneamente, por cujo intermdio se concorda em: comprar uma determinada quantia de divisas para entrega imediata e vender a mesma quantia em uma data fixa no futuro; ou fazer uma venda na hora e uma compra futura. (Michaelis)

Swap Buyout (Buyout ) Um Swap fechado e negociado a preo corrente.

109

Swap de Base (Basis Swap ) Um swap de base envolve a troca de uma taxa flutuante por outra. Um swap de taxa de juros no qual os pagamentos estejam em uma base de flutuao diferente, por exemplo de trs meses contra seis meses. Tambm conhecida como swap de flutuao/flutuao. Um swap de base permite a um usurio bloquear em um diferencial entre dois graus, dois tipos de produto, ou duas localizaes de uma mercadoria. Essa ferramenta usada para o ajuste fino do gerenciamento de risco do preo da energia. (Um swap no diferencial entre um produto do petrleo e leo cru costuma ser chamada de swap no craqueamento).

Swap de Incio Retardado ( Delayed Start Swap ) Um swap que comea mais de dois dias aps o acordo verbal feito, mas ainda dentro do ano seguinte.

Swap de Mercado Monetrio ( Money Market Swap) Swaps com maturidade relativamente de curto prazo, geralmente menos do que trs anos.

Swap de Participao ( Participating Swap ) Swap estruturado para proteger o risco de taxa flutuante ao mesmo tempo que permite ao hedger reter alguns benefcios de uma mudana favorvel das taxas.

Swap de Prazo (Term Swap ) Swaps geralmente envolvem prazos de vencimento maiores do que normalmente se encontra em contratos futuros ou de opes, negociados em bolsas organizadas. Um swap de prazo geralmente envolve prazos de vencimento maiores do que trs anos.

Swap Futuro ( Forward Swap ) Swaps que comeam a mais do que um ano no futuro. Os prazos so fixados antes da data de incio. Tambm conhecido como Swap de incio adiado.

Swap Resgatvel ( Callable Swap) Swap no qual o recebedor de uma taxa fixa tem o direito de encerrar o swap aps um certo tempo se as taxas subirem. Tambm conhecido como swap cancelvel.

110

Swaption ( Swaption ) Uma opo que embute a capacidade de uma contraparte terminar o swap de acordo com algumas condies pre-estabelecidas, geralmente sem penalidade. Uma opo para entrar em um contrato de swap. A swaption do recebedor o direito de ter uma tarifa fixa e a swaption do pagador o direito de ter uma tarifa fixa. Tarifa (Tariff) Valor homologado pelo Poder Concedente para a prestao de servio pblico de energia eltrica. Um documento registrado por uma entidade regulamentada junto a uma agncia federal ou estadual. Ele relaciona as taxas que a entidade regulamentada cobrar para fornecer o servio a seus consumidores, bem como os prazos e condies que obedecer ao fornecer o servio. (EUA)

Tarifa Azul (Blue Tariff) Modalidade estruturada para aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica de acordo com as horas de utilizao do dia e os perodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potncia de acordo com as horas de utilizao do dia. Tarifa Baseada em Custo ( Cost-Based Rate) Uma tarifa baseada em um custo projetado de servio e nvel de produo, diferentemente de uma tarifa baseada no mercado determinado diretamente pela oferta e procura. (EUA)

Tarifa Binmia (Two-Part Tariff) Conjunto de tarifas de fornecimento constitudo por preos aplicveis ao consumo de energia eltrica ativa e demanda faturvel. Tarifa de Custo de Servio ( Cost of Service Tariff) Uma tarifa especificando que a entidade fornecedora do servio ser reembolsada por seu custo de servio, incluindo na base tarifria uma taxa de retorno especificada (distinta da tarifa usual, incluindo cobranas suficientes para cobrir os custos de servio da entidade e o retorno sobre participao acionria apenas se a entidade atender sua produo projetada). (EUA) Tarifa de Ultrapassagem (Surcharge) Tarifa aplicvel sobre a diferena positiva entre a demanda medida e a contratada, quando exceder os limites estabelecidos.

111

Tarifa Interrompvel ( Curtailable Rate) Uma opo oferecida pelas concessionrias a consumidores que podem aceitar nveis definidos de reduo de servio em troca de tarifas reduzidas de energia. (EUA)

Tarifa Mnima Clusula de Conta Mnima (Minimum Charge (Minimum Bill Clause)) Uma clusula num contrato que prev que a cobrana num perodo estipulado no ser menos do que uma quantia especificada. (EUA)

Tarifa Mista ( Melded Rate ) Uma tarifa que reflete os custos combinados de diferentes fontes energticas. Geralmente, os custos de projetos hidreltricos existentes e de novas usinas trmicas se dizem mistos quando combinados, ou com a mdia trazida para uma nica tarifa.(EUA) Tarifa Monmia (Single-Part Tariff) Tarifa de fornecimento de energia eltrica constituda por preos aplicveis unicamente ao consumo de energia eltrica ativa. Tarifa Verde (Green Tariff) Modalidade estruturada para aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica de acordo com as horas de utilizao do dia e os perodos do ano, bem como de uma nica tarifa de demanda de potncia. Tarifao de Energia Eltrica (Electricity Tariffs) Sistema organizado de tabelas de preos correspondentes s diversas classes de servio oferecidas s unidades consumidoras, aprovadas e reguladas pela ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica. Tarifas de Venda Baseadas no Mercado ( Market-Based Sales Rates ) Tarifas de vendas resultantes de negociaes comerciais, ao invs dos custos efetivos do gasoduto ou do suprimento de seu afiliado. (EUA)

Taxa calrica Incremental ( Incremental Heat Rate) Eficincia de uma usina na produo do incremento seguinte de sada adicional. Expresso em Btu/kWh. (EUA)

112

Taxa de Calor ou Aquecimento ( Heat or Heating Rate) Medida da eficincia na converso de combustvel em eletricidade. A taxa de calor expressa pelo nmero de Btu de combustvel (p.ex. gs natural) por kilowatt-hora (Btu/kWh). A taxa de calor das usinas de fora depende do projeto particular da usina, suas condies operacionais e seu nvel de produo de eletricidade. Quanto menor a taxa de calor, mais eficiente a usina. (EUA)

Taxa de Consumidor ( Customer Charge) Uma quantia fixa a ser paga periodicamente pelo consumidor independentemente da demanda ou consumo de energia. (EUA)

Taxa de Reserva ( Reservation Fee ) Uma taxa unitria fixa pagvel no incio pelo recebedor de um servio baseada na titularidade total. Semelhante a uma taxa de opo ou demanda. Costumeiramente usada por gasodutos de transmisso para servio de transporte firme. (EUA)

Taxa de Reserva (Gs) ( Standby Charge ) Taxa unitria fixa pagvel no comeo pelo recebedor de um servio, baseada no direito imposto a cada unidade de gs natural no comprada, mas transportada pelo gasoduto (similar Cobrana de Demanda). A cobrana se destina a recuperar os custos fixos que seriam recuperveis na cobrana da venda da mercadoria. (EUA)

Taxa de Retorno ( Rate of Return) O lucro que se permite que uma concessionria ganhe. A taxa de retorno permitida a porcentagem determinada pela agncia de jurisdio estadual ou federal, baseada em padres que incluem o custo do capital em outros setores de risco comparvel. A taxa de retorno atingida o resultado efetivo da concessionria, obtido durante um certo perodo. No negcio de concessionrias, a taxa de retorno geralmente se refere ao retorno com uma tarifa bsica. (Vide Requisito de Rendimento.)(EUA)

Taxa de Uso ( Usage Charge ) Um componente da estrutura tarifria de uma concessionria cobrado com base em unidade de energia. (EUA)

Taxa Futura / Juro ( Forward Rate (interest)) Acordo para um emprstimo comear em algum ponto do futuro com uma promessa hoje de receber uma taxa ou taxas de juro especficas, ou taxas de juros vlidas hoje para emprstimos futuros. O termo estrutura de taxas de juro a relao entre as taxas correntes de juro de longo e curto prazos, mas subjacente a isto h uma relao entre a taxa corrente de longo prazo e as taxas em emprstimos correntes e futuros a curto prazo.

113

Tecnologias de Carvo Limpo ( Clean Coal Technologies)

Processos concebidos para queimar carvo com emisses pequenas, incluindo carvo com alto contedo de enxofre ou cinzas, o que poderia torn-lo sem atrativo como combustvel. Telecomando Centralizado (Centralized Telecontrol) Mtodo de ligar e desligar grupos de consumidores da rede de distribuio. Telemedio ( Telemetering ) Processo pelo qual quantidades eltricas mensurveis das subestaes e usinas geradoras so transmitidas por telecomunicaes at uma localidade remota.(EUA)

Temperatura Mdia ( Average Temperature) A mdia calculada de vinte e quatro horas seguidas das temperaturas atmosfricas de bulbo seco, em graus Farenheit (Celsius), registradas diariamente

Temperatura Mdia ( Mean Temperature") Como usado pela Agncia Meteorolgica dos EUA para determinar as temperaturas dos dias, a mdia entre as temperaturas atmosfricas mxima e mnima de bulbo seco, em graus Farenheit, registradas para cada dia. (EUA)

Tempo de Disponibilidade (Availability) Soma do tempo de funcionamento com o tempo de disponibilidade passiva. Tempo de Disponibilidade Passiva (Passive Availability) Intervalo de tempo durante o qual uma instalao, ou parte dela, poderia fornecer energia utilizvel aps o tempo normal de arranque.

Tempo de Explorao (Mechanical Availability) Nmero de dias, num ano mdio, durante os quais o caudal superior ao caudal de explorao.

Tempo de Funcionamento (Operating Period) Intervalo de tempo durante o qual uma instalao, ou parte dela, fornece energia utilizvel.

114

Tempo de lndisponibilidade por Avaria (Unscheduled Downtime) Intervalo de tempo durante o qual uma instalao, ou parte dela, no se encontra em condies de funcionamento devido a avaria imprevista.

Tempo de lndisponibilidade Programada (Scheduled Downtime) Intervalo de tempo durante o qual uma instalao, ou parte dela, no se encontra em condies de funcionamento, devido a operaes de manuteno programadas. "Tempo de servio" (Age) O tempo, em nmero de anos, em que a(s) unidade(s) est (o) em servio comercial Tenso de Distribuio ( Distribution Voltage) A tenso no sistema eltrico entre subestao e utilizao final. Normalmente usada nas linhas de energia que suprem setores residenciais/comerciais.

Tenso de Explorao (efetiva) (Operating Voltage / Effective Voltage) Tenso sob a qual se encontram em servio as instalaes eltricas (produo, transporte, etc.).

Tenso de fornecimento de energia eltrica (Supply Voltage) Nvel de tenso de transformao em que a unidade consumidora atendida. So classificadas pela concessionria em Grupo A (Grupo alta tenso); A1,A2,A3a,A4,As (subterrneo) e Grupo B (Grupo baixa tenso); B1,B2,B3. A sua unidade de medida o Volt (V). Tenso de Transmisso ( Transmission Voltage) Nveis de tenso usados para sistemas de transmisso em bloco; geralmente 69 kV 750 kV CA ou CC. Tenso Nominal (Rated Voltage) Valor de tenso especificado pelo fabricante sob o qual o equipamento opera em condies ideais. Tenso Nominal ( Nominal Voltage) Padres de tenso eltrica recomendados pelos fabricantes de equipamentos e concessionrias para garantir que os equipamentos eltricos sejam projetados para a faixa de tenso que ser encontrada em uso real, de forma que seja obtida a operao satisfatria dos

115

equipamentos. As tenses de distribuio padronizadas nominais so estabelecidas por cada companhia dos EUA para o servio fornecido a consumidores residenciais e comerciais. (EUA) Tenso primria de distribuio (Primary Distribution Voltage) Tenso disponibilizada no sistema eltrico da concessionria com valores padronizados iguais ou superiores a 2,3 kV.

Tenso secundria de distribuio (Secondary Distribution Voltage) Tenso disponibilizada no sistema eltrico da concessionria com valores padronizados inferiores a 2,3 kV. Tentativas de Partida da Unidade ( Attempted Unit Starts) Nmero de tentativas para sincronizar a unidade aps ter sido desligada. Repetidos insucessos na partida devido mesma causa, sem tentar uma ao corretiva, so considerados como uma nica tentativa. (EUA)

Terawatt-horas ( Terawatt hours (TWh)) 10 kilowatt-horas. Um mil Gigawatt-horas


9

Teste de Benefcio Lquido ( Net Benefit Test)) No contexto de tarifao, uma anlise para determinar se tarifas agregadas ou incrementais de nova instalao beneficiam consumidores em um gasoduto. (EUA)

Therm (Therm) Unidade de valor calrico equivalente a 100.000 Btu (0,1 Mbtu)

Tight Pool Grupo Unido ( Tight Pool ) Um grupo de concessionrias que juntam para despacho econmico seus recursos de gerao e transmisso. Geralmente os custos e receitas so divididos posteriormente e nenhum membro individual do grupo responsvel pela gesto de fornecimentos individuais de energia. (EUA)

Torre de Resfriao ( Cooling Tower) Uma estrutura usada para ventilar o vapor produzido na gerao energtica.

116

Transao de Eletricidade No Firme ( Non-firm Electricity Transaction) Essas transaes so geralmente por curtos perodos e sujeitas a interrupo ou suspenso da entrega pelo fornecedor ou comprador seguindo acordos anteriores ou em condies especificadas. Vendas no firmes so s vezes chamadas de econmicas ou interrompveis. (EUA)

Transferncia Contbil ( Book Transfer ) Transferncia de ttulo sem movimentao fsica.

Transformador ( Transformer ) Dispositivo eltrico para mudar a voltagem da corrente alternada. Equipamentos que transferem energia eltrica de um circuito a outro mantendo a mesma freqncia. e variando a tenso de trabalho. Transmisso ( Transmission ) A rede de linhas de alta tenso, transformadores e chaves, usada para transportar energia eltrica dos geradores at o sistema de distribuio. Tambm utilizada para interligar diferentes sistemas de concessionrias e produtores independentes de energia em uma rede sincronizada conjunta. A transmissso considerada terminada quando a energia transformada para ser distribuda ao consumidor.

Transportador ( Shipper ) Aquele que contrata com um gasoduto o transporte de gs natural e que tem direito a todo gs natural enquanto est sendo transportado pelo gasoduto. (EUA)

Transportador ( Transporter ) A companhia de gasoduto que transporta gs natural para um entregador. (EUA)

Troca de Combustvel ( Fuel-Switching ) A substituio de um combustvel por outro com base no preo e disponibilidade. Grandes indstrias costumam ter a capacidade de usar leo ou gs natural para sua operao e de efetuar a troca em curto prazo. (EUA)

Troca de Futuros por Fsicos (Exchange of Futures for Physicals (EFP)) Uma clusula de contrato futuro pela qual o produto fsico entregue de um participante do mercado para outro, com uma hiptese simultnea de posies futuras iguais e opostas entre os dois participantes.

117

Turbina ( Turbine) A parte de uma unidade geradora que geralmente consiste em uma srie de aletas curvas ou ps em um eixo central, girada pela fora dgua, vapor ou gs quente, para acionar um gerador eltrico. As turbinas convertem a energia cintica de tais fluidos em energia mecnica por meio dos princpios de impulso e reao, ou uma mistura dos dois. Turbina a Vapor ( Steam Turbine) Vide Turbina, Unidade de Ciclo Combinado, Unidade Geradora, Usina.

Turbina de Combusto ( Combustion Turbine (CT)) Motor de turbina movida a combustvel, usada para acionar um gerador eltrico. Devido a seu tempo de disparo geralmente rpido, as turbinas de combusto so usadas para atender demandas de ponta de curto prazo exigidas dos sistemas de energia.

"Turno da noite" (Graveyard) (1)Horas de carga leve. Perodo do dia em que um sistema de energia eltrica deveria sofrer sua carga mais leve, geralmente no meio da noite. (2) graveyard shift = turno da noite. Turno de servio das empresas que funcionam durante 24 horas, quase sempre com incio meia-noite, jocosamente chamado de "turno do cemitrio"(Michaelis :)(EUA)

Unidade / Estao de Carga de Base (Base Load Unit/Station) Unidade geradora projetada para funcionar a plena capacidade, ou perto dela, de forma praticamente contnua. (EUA)

Unidade consumidora (Consumption Unit) Conjunto de instalaes e equipamentos eltricos caracterizado pelo recebimento de energia eltrica em um s ponto de entrega, com medio individualizada e correspondente a um nico consumidor. Unidade Conversora ( Conversion Unit ) Uma unidade que consiste em um queimador, termostato associado e controles de segurana, que pode ser usada para converter um aquecedor de um combustvel para outro. (EUA) Unidade de Ciclo Combinado ( Combined Cycle Unit)

118

Uma unidade de gerao eltrica que consiste em uma ou mais turbinas de combusto e uma ou mais caldeiras com uma parte da entrada de energia necessria na (s) caldeira(s) fornecida pela exausto de gs da(s) turbina(s) de combusto. Unidade de Desulfurizao de Gs de Combusto Purificador (Flue Gas Desulfurization Unit (Scrubber)) Equipamento usado para remover cinzas finas dos gases de combusto de uma caldeira antes da descarga na atmosfera. Coletores de partcula incluem precipitadores eletrostticos, coletores mecnicos (ciclones), filtros de tecido (sacos) e purificadores midos. (EUA)

Unidade de Operao Obrigatria ( Must Run Units ) Unidade geradora especfica designada pelo operador do sistema para estar ativa ou na rede para garantir o fluxo de eletricidade. Essa unidade de operao obrigatria est fora do despacho econmico e pode ou no ser a unidade mais eficiente do sistema. Uma unidade pode ser designada como de operao obrigatria por razes operacionais que podem incluir confiabilidade do sistema, controle de tenso ou estabilidade do sistema.(EUA)

Unidade Geradora ( Generating Unit ) Qualquer combinao de gerador(es), reator(es), caldeira(s), turbina(s) de combusto ou outras foras motrizes operadas em conjunto para produzir eletricidade.

Unidade Nuclear Opervel (Operable Nuclear Unit) Uma unidade opervelaps completar o teste de baixa potncia e ter autorizao para operar a plena carga. Isto ocorre quando recebe sua licena operacional adicional de plena carga. (EUA)

Unidade Trmica Britnica BTU ("British Thermal Unit" (BTU)) A quantidade de energia calorfica necessria para uma libra de gua aumentar a temperatura em um grau Farenheit.

Unidade Trmica Britnica Btu, Saturada ( British Thermal Unit (Btu), Saturated ) Uma medida do valor calorfico do gs natural completamente saturado com vapor dgua sob condies normais de temperatura, presso e gravidade. Esse padro de medida geralmente tem pouco ou nada a ver com o estado no qual o gs natural efetivamente entregue para as primeiras vendas.

Unidade Trmica Britnica Btu, Seca ( British Thermal Unit (Btu), Dry) Uma medida do valor calorfico do gs natural livre de umidade, ou contendo menos de 7 libras por Mcf de vapor dgua. Condio na qual o gs natural costuma ser entregue para as primeiras vendas.

119

120

Unidade Terminal Remota (Remote Terminal Unit (RTU) ) Uma unidade remotamente controlada que coleta dados acumulados e instantneos a serem tele-enviados a um determinado centro de controle, que mostra o estado atual da instalao geradora. As entradas podem ser usadas para despacho econmico. (EUA)

Usina ( Plant) Instalao na qual se localizam foras motrizes, geradores eltricos e equipamentos auxiliares para converso de energia mecnica, qumica e/ou nuclear em energia eltrica. (Vide Turbina)

Usina ( Station ) Local que dispe de uma ou mais unidades geradoras.(EUA)

Usina a Fio de gua (Run-of-River Plant ) Uma usina hidreltrica que depende principalmente da vazo de um rio para a gerao, ao contrrio de um projeto de represamento, que tem espao disponvel para armazenar gua de uma estao do ano para outra. Alguns projetos de fio dgua tm uma capacidade de armazenagem limitada (represamento) que lhes permite regular a vazo em uma base diria ou semanal. Usina com acumulao (Plant with Storage (or with Reservoir)) Usina hidreltrica que dispe de reservatrio para acumulao de gua, com volume suficiente para assegurar o funcionamento normal das usinas durante um tempo especificado.

Usina de Base (Base-Load Plant) Usina hidreltrica que normalmente operada para atender a carga de base e operada essencialmente sob carga constante.

Usina de Carga de Base (Base Load Plant ) Uma usina normalmente operada para assumir toda ou parte da carga contnua mnima de um sistema, e que consequentemente produz eletricidade a uma taxa essencialmente constante. Essas usinas so operadas para maximizar a eficincia mecnica e trmica do sistema e minimizar os custos operacionais do mesmo. Uma usina de carga de base caracterizada tipicamente por custos fixos relativamente altos e baixos custos operacionais unitrios. Tradicionalmente, as usinas a carvo e nucleares e algumas usinas eltricas a vapor de alta eficincia tm sido consideradas usinas de carga de base. (EUA)

121

Usina de Carga de Ponta ou Unidade da Ponta (Peak Load Plant or Peaker Unit) Usina geralmente contendo unidades a vapor de baixa eficincia e resposta rpida, turbinas a gs, diesels ou equipamento eltrico de armazenamento bombeado, normalmente usados durante os perodos de carga mxima. Unidades de ponta se caracterizam pelos tempos de partida rpida e, geralmente, altos custos operacionais, mas baixos custos de capital. (EUA)

Usina de Combusto Interna (Internal Combustion Plant) Usina na qual a fora motriz um motor de combusto interna. Este possui um ou masi cilindros nos quais ocorre o processo de combusto, convertendo em energia mecnica a energia liberada pela queima rpida de uma mistura ar-combustvel. Motores a diesel ou gs so os tipos principais usados em usinas eltricas. A usina geralmente operada durante emergncias ou perodos de demanda excepcionalmente alta de eletricidade.

Usina de Combustvel Fssil (Fossil-Fuel Plant) Uma usina que emprega carvo, combustvel lquido (p.ex. leo) ou gs natural como sua fonte energtica.

Usina de Gerao a Vapor (Steam Generation Plant) Uma usina geradora eltrica trmica que produz vapor para movimentar uma turbina. Usina de Ponta (Peak-Load Plant or Peaking Plant) Usina que normalmente operada para fornecer potncia durante os perodos de ponta de carga. Usina de Tratamento (Treating Plant ) Instalao que trata gs natural cru para remover impurezas indesejveis tais como dixido de carbono, sulfeto de hidrognio e vapor dgua. Usinas de tratamento podem ser de propriedade de produtores, tratadores independentes ou companhias de gasodutos de transmisso. (EUA)

Usina de Turbina a Gs ( Gas Turbine Plant ) Uma usina na qual a fora motriz uma turbina a gs. Uma turbina a gs geralmente consiste em um compressor de fluxo axial que alimenta ar comprimido para dentro de uma ou mais cmaras de combusto, onde queimado combustvel lquido ou gasoso (por exemplo: gs). Os gases quentes resultantes so expandidos atravs da turbina, causando sua rotao. O eixo da turbina ao girar aciona os compressores bem como o gerador, produzindo eletricidade. (Vide Turbina)

Usina Eletrica a Vapor Convencional (Steam Electric Plant (Conventional))

122

Usina em que a fora motriz uma turbina a vapor. O vapor usado para movimentar a turbina produzido em uma caldeira em que se queimam combustveis fsseis. Usina Eltrica Fsica (Electric Plant (Physical)) Uma instalao contendo motores, geradores eltricos e equipamento auxiliar para converter energia mecnica, qumica e/ou de fisso em energia eltrica. Tambm conhecida como Usina de Gerao Eltrica e Usina de Energia Eltrica.

Usina Energtica ( Power Plant ) Uma instalao industrial que tem como seu produto principal a produo de kilowatt-horas de energia. A energia produzida a partir de matrias primas tais como leo, carvo ou nuclear. Uma usina que converte energia mecnica em eltrica. (Vide gerao, potncia real e potncia reativa).(EUA)

Usina Geotrmica ( Geothermal Plant ) Usina na qual a fora motriz uma turbina a vapor, movida seja pelo vapor produzido por gua quente, seja por vapor natural cuja energia provm de calor encontrado em rochas ou fluidos a vrias profundidades abaixo da superfcie terrestre. A energia extrada por perfurao e/ou bombeamento.(Vide: Gerao Geotrmica)

Usina Hidrulica (ou Hidroeltrica) (Hydroelectric Power Plant) (1)Instalao na qual a energia mecnica da gua convertida em energia eltrica. (2)Conjunto de todas as obras e equipamentos destinados produo de energia eltrica utilizando-se de um potencial hidrulico.

Usina Hidroeltrica ( Hydroelectric Plant) Usina na qual os geradores da turbina so movidos pela queda dgua.

Usina Hidroeltrica a Fio de gua (Run-of-Stream Hydroelectric Power Plant - Run-of River) (1)Usina hidreltrica em um curso de gua, onde o volume de regularizao pouco significativo. Ver Usina Hidroeltrica de Represa (2)Usina hidreltrica que utiliza reservatrio com acumulao suficiente apenas para prover regularizao diria ou semanal, ou utilizada diretamente a vazo afluente do aproveitamento Usina Hidroeltrica de Armazenamento Bombeado, ou Reversvel ( Pumped-Storage Hydroelectric Plant) Usina que gera eletricidade usando gua bombeada durante perodos fora da ponta para um reservatrio elevado de armazenagem. Nos perodos de ponta, quando se necessita de capacidade geradora adicional, a gua liberada do reservatrio elevado para as turbinas do gerador em uma usina energtica a uma cota mais baixa. Uma usina hidreltrica que usa tanto

123

gua bombeada quanto fluxo de gua natural para produzir eletricidade uma Usina Hidreltrica Combinada de Armazenamento Bombeado. Usina Hidroeltrica de Represa (Storage-Dam Hydroelectric Power Plant) Usina hidreltrica em um curso de gua, onde o volume de regularizao bastante significativo. Usina Hidroeltrica Pura de Armazenamento Bombeado ( Pure Pumped-Storage Hydroelectric Plant ) Uma usina que produz energia apenas com gua previamente bombeada para um reservatrio superior. (EUA) Usina Nuclear (Nuclear Power Plant) Uma instalao na qual o calor produzido em um reator pela fisso de combustvel nuclear seja usado para movimentar uma turbina a vapor. Usina Processadora de Gs ( Processing Plant ) Uma instalao na qual se faz o gs natural cru da boca do poo atender requisitos de qualidade de gasoduto, preparando-o para venda a consumidores pela reduo ou remoo de impurezas indesejveis, extraindo-se hidrocarbonetos de no-metano comercialmente desejveis do fluxo de gs.(EUA)

Usina Processadora Straddle ou a Cavaleiro ( Straddle Plant ) Usina de processamento de gs natural construda perto de um gasoduto de transmisso a jusante dos campos em que o gs natural no gasoduto foi produzido. Tambm chamada usina em linha. Geralmente, a usina straddle no compra nem revende o gs natural, mas fornece apenas um servio de processamento para o proprietrio do gs natural, ou dos direitos de processamento do mesmo. Geralmente, os produtores de gs natural reservam direitos de processamento quando vendem gs natural, de forma que possam ter os lquidos de gs natural removidos do fluxo de gs por uma usina a cavaleiro. (EUA) Usina Reversvel (Pumped-Storage Plant) Usina em que a energia eltrica gerada com a utilizao de gua previamente bombeada para um reservatrio de acumulao.Pode ser usada para prover capacidade de reserva de gerao. Usina Trmica Clssica (Classical Thermal Power Plant) Instalao na qual a energia qumica, contida em combustveis fsseis, slidos, lquidos ou gasosos, convertida em energia eltrica. Usurio Final ( End-User)

124

Aquele que efetivamente consome a energia, diferentemente daquele que a vende ou revende

Vale de Carga ( Load Valley ) Um perodo de carga reduzida, em contraste com carga de ponta.(EUA)

Valor Calrico ( Calorific Value) Vide CONTEDO CALRICO.

Valor de Combusto ( Heating Value ) Quantidade de calor produzida pela combusto completa de uma quantidade unitria de combustvel. Valor de combusto bruto, ou superior, aquele obtido quando todos produtos de combusto so resfriados temperatura existente antes da combusto, condensando-se o vapor dgua formado durante a combusto e so feitas todas corree necessrias. O valor de combusto lquido, ou inferior, obtido pela subtrao do calor latente de vaporizao do vapor dgua formado pela combusto do hidrognio no combustvel, a partir do valor de combusto bruto ou superior.

Valor Horrio ( Hourly Value ) Dados medidos em uma base horria.(EUA)

Valor Lquido da fatura (Net Amount Billed) Valor em moeda corrente resultante da aplicao das respectivas tarifas de fornecimento, sem incidncia de imposto, sobre as componentes de consumo de energia eltrica ativa, de demanda de potncia ativa, de uso do sistema, de consumo de energia eltrica e demanda de potncia reativas excedentes.(EUA) Valor Medido ( Metered Value ) Uma quantidade eltrica medida que pode ser coletada por telemedio, SCADA (controle remoto e telemetria usados para monitorar o sistema), ou outros meios. (EUA) Valor Mnimo faturvel (Minimum Billable Amount) Valor referente ao custo de disponibilidade do sistema eltrico, aplicvel ao faturamento de unidades consumidoras do Grupo "B", de acordo com os limites fixados por tipo de ligao.
Valor Normativo VN

(Standardizing Value VN) O VN o mecanismo que define o limite de repasse para as tarifas dos consumidores dos custos das distribuidoras com compra de energia das geradoras. Na prtica, o VN protege os

125

consumidores que no podem escolher o fornecedor de energia de eventuais variaes bruscas nos preos de mercado. Valor Tempo ( Time Value ) Quantidade de dlar em que o prmio de uma opo excede seu valor intrnseco. (EUA)

Vapor ( Vapor) Estado gasoso de uma substncia. VAR (Var) Voltagem-amperagem reativa. Uma medida da potncia reativa.

Vazo ( Streamflow) A velocidade qual a gua passa por um dado ponto em um rio, geralmente expressa em ps cbicos por segundo (cfs). (EUA)

Vazo (Discharge or Flow) Volume de gua escoado atravs de uma seo, na unidade de tempo (m3/segundo). Vazo Bombeada (Pumped Flow) Volume de gua recalcado por unidade de tempo Vazo Defluente ou Vazo Liberada (Released Flow or Total Plant Discharge) Vazo total que sai de uma estrutura hidrulica Corresponde soma das vazes turbinadas e vertida em uma usina hidreltrica.

Vazo Incremental (Incremental In-Flow) Vazo proveniente da diferena das vazes naturais entre duas sees terminadas de um curso dgua.

Vazo Liberada Mnima (Minimum Released Flow or Minimum Discharge (sometimes Riparian Demand) Menor vazo que deve ser liberada de um reservatrio, por motivos tais como: atendimento a limitaes de navegao, irrigao etc.

126

Vazo Mdia a Longo Termo ou Vazo Mdia Histrica (Mean Long-Term Flow or Long-Term Average Flow) Mdia aritmtica das vazes naturais mdias, correspondentes a um mesmo perodo, verificadas durante a srie histrica de observaes. A vazo mdia a longo termo (MLT) normalmente determinada para cada ms do ano, podendo, tambm, ser calculada para outros intervalos de tempo. Vazo Mdia Mensal Mxima Maximum Mean Monthly Flow) Vazo mdia mensal correspondente ao maior valor encontrado na srie histrica de vazes naturais mdias para o ms considerado.

Vazo Mdia Mensal Mnima (Minimum Mean Monthly Flow) Vazo mdia mensal correspondente ao menor valor encontrado na srie histrica de vazes mdias para o ms considerado.

Vazes Mdias Mensais do Ano Mais Seco (Mean Monthly Flows in the Driest Year) Vazes mdias mensais para o ano da srie histrica de vazes, que apresentou a menor vazo mdia anual. Vazo Turbinada (Plant Discharge or Usable Discharge) Vazo que passa atravs das turbinas de uma usina hidreltrica, utilizada para fins de gerao de energia.

Vazo Turbinvel (Maximum Plant Discharge) Vazo passvel de ser turbinada, em uma usina hidreltrica, para fins de gerao de energia. A vazo turbinvel limitada pelo engolimento de todas as turbinas em disponibilidade.

Vazo Unitria ou Vazo Especfica (Unit Runoff) Relao entre a vazo natural e a rea de drenagem (da bacia hidrogrfica) relativa a uma seo de um curso d'gua. expressa em l/s/Km2.

Vazo Vertida (Spilled Flow or Spillor Released Discharge) Descarga atravs do vertedouro e/ou vlvulas de fundo. A vazo que passa atravs das turbinas, desde que no utilizada para gerao de energia, compe tambm a vazo vertida. Vazo Vertida Turbinvel

127

(Usable or Utilizable Spill) Vazo turbinvel de uma usina hidreltrica porm vertida por necessidades operativas diversas. Corresponde vazo vertida, quando esta for inferior diferena entre o engolimento de todas as turbinas disponveis e a vazo turbinada igual a esta diferena, quando a vazo vertida for superior. Velocidade de Resposta de Emergncia (Emergency Response Rate ) Velocidade da mudana de carga que uma unidade geradora capaz de atingir em emergncia. (EUA)

Venda ( Asked ou Asked Price) (1)O preo mdio pedido pelas pessoas que recentemente desejaram vender uma mercadoria ou ao no balco. Compra (Bid) o preo de compra e Venda (Asked) o preo pedido ou de venda. (2)preo pedido. Preo solicitado, tambm conhecido como asking price, para uma venda, mas que no necessariamente aceito pelo comprador(Michaelis)

Venda no Atacado (Wholesale Sales) Energia suprida a outra empresa de servios de energia eltrica, cooperativas, etc, e comercializadores para revenda ao consumidor final.

Venda no Varejo (Retail ) Vendas cobrindo a energia eltrica fornecida para fins de usurios residenciais, comerciais e industriais. Outras pequenas classes, como agricultura e iluminao pblica esto tambm includas nessa categoria.

Vendas ( Sales ) A quantidade de kilowatt-horas vendidos em um dado perodo, geralmente agrupada por classes de servio, tais como residencial, comercial, industrial e outras. Outras vendas incluem iluminao pblica de ruas e estradas, outras vendas para autoridades e ferrovias, e vendas interdepartamentais.

Vendedor Lanador de Opo ( Seller (Writer) of Option) Parte vendedora de uma opo, obrigada a fazer ou assumir a entrega de acordo com as condies do contrato se a parte compradora decidir exercer a opo. O vendedor recebe um prmio do comprador por assumir esse risco. O vendedor tambm conhecido como lanador da opo.

128

Verter ( Draft) Ao de soltar gua de uma represa, geralmente medida em ps da cota do reservatrio.(EUA)

Verter ( Spill) Liberao de gua de um reservatrio por um vertedouro, ao invs de coloc-la atravs das turbinas para gerar eletricidade, Um vertedouro a estrutura para transbordamento de uma represa. (EUA)

Vertimento ou Vertedura (Spilling) Ato de verter, em uma usina hidreltrica O vertimento quantificado atravs da vazo vertida. Volatilidade ( Volatility) Medida da flutuao de preo de um instrumento subjacente que ocorre durante um certo perodo

Volt ( Volt ) A unidade de medida da fora eletromotiva. equivalente fora necessria para produzir uma corrente de 1 ampre atravs da resistncia de 1 ohm. A unidade de medida do potencial eltrico. Geralmente medido em kilovolts, ou kV. Voltagens de transmisso tpicas so 115 kV, 230 kV e 500 kV.

Voltagem de Servio ( Service Voltage) O nvel de tenso em que um consumidor est ligado ao sistema de transmisso e distribuio eltrica.

Volume Ativo (Active Capacity or Active Storage) Volume do reservatrio acima do volume inativo que disponvel para utilizao como: gerao de energia, irrigao, controle de enchente ou outros objetivos. o volume do reservatrio menos a soma dos volumes inativo e residual. No includo o volume destinado superelevaco. Volume Inativo (Inactive Storage) Volume do reservatrio acima do volume residual que no utilizado na operao normal do reservatrio, mas que em condies excepcionais pode ser liberado para jusante. o volume do reservatrio menos a soma dos volumes ativo e residual.

129

Volume Mximo Operativo (Maximum Reservoir Capacity) Volume do reservatrio correspondente ao nvel mximo operativo. preferencialmente, expresso em 106 m3(hm3).

Volume Mnimo Operativo (Minimum Reservoir Capacity) Volume do reservatrio correspondente ao nvel mnimo operativo. preferencialmente, expresso em 106 m3(hm3).

Volume Morto (Dead Storage) Volume retido na represa abaixo do nvel mnimo operativo. Volume til (Usable Storage) Volume de gua disponvel numa represa entre o nvel de pleno armazenamento e o nvel mnimo de explorao normal. Watt (Watt) (1)Unidade de potncia correspondente potncia de um joule por segundo, definida pelo inventor escocs James Watt (1736-1819) Smbolo: W. (2)Medida da potncia real produzida ou usada, igual a um Joule por segundo. A velocidade de transferncia energtica equivalente a 1 ampre fluindo graas ao potencial de 1 volt, com fator de potncia unitrio. Unidade eltrica de potncia ou velocidade de realizao de trabalho. .Watt-hora (Watt-hour (Wh)) Unidade de medida da energia eltrica igual a 1 watt de energia fornecido a um circuito eltrico, ou entregue por ele continuamente durante1 hora. Zona lnundvel (Flood Control Capacity) Zona de uma represa compreendida entre o mais alto nvel admitido pela sua explorao normal e o nvel de gua mximo possvel (nvel de mxima cheia). .

130

UNIDADES DE MEDIDAS A A/m Avg bbl Bcf Btu Ccf cf cu cu ft/hr o C o F dd Dth eb G gal GW GW/h h hp Hz kV kVa kvar kvarh kW kWh kW-dia kW-ano kV/m lb Meb Mcf mG MMBTU MMcf MMDth MW MWh ohm PPM psi psia psig rem rpm scf tcf th V VA var varh V/m ampre ampres por metro mdia (average) barril bilho de ps cbicos British thermal unit cem ps cbicos p cbico cubic cubic feet per hour grau celcius grau fahrenheit grau por dia decatermo equivalente a barril gaus galo gigawatt gigawatt hora hora horsepower Hertz kilovolt kilovolt-ampere unidade reativa kilovolt-ampere kilovar-hora kilowatt kilowatt-hora kilowat-dia kilowat-ano kilovolts por metro libra (peso) mil barris mil ps cbicos milliGaus milho de British thermal units milho de ps cbicos milho de decaterms megawatt megawatt hora ohms partes por milho libras por polegada quadrada libras por polegada quadrada absoluta libras por polegada quadrada medidas unidade de radiao ionizada revoluo por minuto p cbico standard ou padro trilho de ps cbicost therm volt volt-ampere unidade reativa volt-ampere hora reativa volt-ampere volts por metro

131

W Wh

watt watt hora

132

Bibliografia
Guia do Cliente Livre Duke Energy Brasil / So Paulo / 2001 RESOLUO ANEEL N 73, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2002. RESOLUO ANEEL N. 456, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2000 Glossrio de termos hidrolgicos MRE/CBDHI- MME/DNAEE Braslia / 1976 The Energy Desk Book: Primeira edio do original em ingls 1997 ltima reviso do original em ingls, Janeiro de 1999 Verso em portugus Maro 2002

Referncias
Alves, Ieda Maria Glossrio de Termos Neolgicos da Economia (Ed. Humanitas, 1998) Chaves de Mello, Maria Dicionrio Jurdico (Ed. Elfos, 7 ed., 1998) Dicionrio Michaelis Portugus-Ingls/ Ingls - Portugus - (edio em CD-Rom 2001) Downes, John / Goodman, Jordan Dicionrio de Termos Financeiros e de Investimento (Ed. Nobel/Bovespa, 1993) Frstenau, Eugnio - Dicionrio de Termos Tcnicos - (Ed. Globo, 4 ed., 1967) L. Sell, Lewis Comprehensive Technical Dictionary (Ed McGraw-Hill, 1976) The McGraw-Hill Dictionary of Modern
a

133

S-ar putea să vă placă și