Sunteți pe pagina 1din 114

Sociologia do Trabalho e das Organizaes

Itens da Aula Apresentao Objetivos Contedo Aula 01 Aula 02 Aula 03 Aula 04 Aula 05 Aula 06 Aula 07 Leituras Referncias Bibliografia Comentada Indicao de Sites Glossrio

Apresentao CONTEXTUALIZAO O desempenho do papel profissional do administrador exige muitas qualidades e preparo, extrapolando as reas de domnio do mundo fsico e envolvendo conhecimentos filosficos, psicolgicos e sociolgicos. Alm das tcnicas e mtodos inerentes sua profisso, o administrador deve saber lidar com pessoas e grupos humanos pertencentes a distintas instituies. Para tanto, necessrio compreender no s questes relacionadas aos indivduos, mas tambm compreender como o meio interfere, influencia e determina as aes desses indivduos. Nesse sentido, se administrar realizar tarefas atravs de pessoas, importante para o administrador no s conhecer as tarefas que vo ser executadas, mas tambm conhecer as pessoas que vo realiz-las e as implicaes de ordem social, poltica e tcnica inerentes ao mundo do trabalho.

O fato que a cada instante, na faculdade, no trabalho, em nossas relaes, estamos sendo solicitados a refletir sobre determinado assunto, a dar nosso ponto de vista, a analisar, a criticar... Ora, opinies sobre os acontecimentos ns temos! Mas isso no basta. A partir do momento em que entramos na academia, ou seja, em uma instituio de ensino superior, as opinies cotidianas j no so suficientes. preciso, a partir de ento, sair do senso comum. As opinies devem demonstrar que somos capazes de refletir e analisar criticamente uma situao, levando em considerao os vrios aspectos envolvidos: sociais, psicolgicos, ambientais, polticos, tcnicos e outros. Sendo assim, perguntamos: Para que estudar Sociologia? De que forma os conhecimentos construdos por este campo do saber nos possibilita construirmos uma viso holstica e uma conscincia crtica sobre os fatos e eventos do mundo histrico e contemporneo? Esperamos que voc, nesta disciplina, compreenda a

importncia do ato de reflexo e problematizao dos fenmenos organizacionais, o que resultar em no aceitar imediatamente ou no naturalizar os episdios sociais sem pensar criticamente sobre eles. Desenvolver o senso crtico e a reflexo so habilidades demandadas na sociedade atual. Compreender o que existe por trs das idias prontas e das opinies formadas por valores e crenas arraigadas nas pessoas implica questionar e buscar explicaes que extrapolem as evidncias dos fatos. Mas o que estuda a Sociologia? A partir de que preocupaes e inquietaes este campo cientfico se constituiu? Isso voc vai descobrir ao longo das aulas. Os primeiros socilogos, na verdade, no foram socilogos no sentido estrito da
2

palavra,

simplesmente

porque

ainda

no

existiam

cursos

de

Sociologia. Os autores que so considerados os pais dessa cincia, so, na verdade, filsofos (Durkheim, Marx), juristas (Weber) e militantes polticos (Marx). Foram pensadores, no sentido mais amplo do termo, no somente pela formao, mas, principalmente, pela diversidade de temas com que se preocuparam. Portanto, nesta disciplina, abordaremos o que aconteceu no mundo para que a Sociologia fosse fundada e constituda enquanto cincia: quais eram as preocupaes e inquietaes dos pensadores que criaram esse campo de conhecimento? Entre os temas especiais, abordados pelos pensadores clssicos da Sociologia, temos o desenvolvimento do capitalismo. Durkheim, Weber e Marx presenciaram o momento de consolidao do sistema capitalista, com as suas transformaes estruturais e os problemas econmicos e sociais trazidos pelo advento desse novo modo de produo. Voc ir identificar como esses trs pensadores analisaram a questo do trabalho e quais os desdobramentos e implicaes de suas anlises para os estudos recentes sobre o que chamamos de mundo do trabalho. Finalmente, voc ir construir e ampliar os conceitos e os conhecimentos sobre o que so as organizaes; como os indivduos se relacionam com elas; e o que cultura organizacional na perspectiva sociolgica. Nossa principal inteno demonstrar como idias e palavras aparentemente inofensivas que utilizamos no cotidiano so, na verdade, conceitos cunhados no campo da Sociologia. Por fim, retomamos a pergunta inicial: ento qual a utilidade de se estudar Sociologia no curso de Administrao?

No vamos lhe dar a resposta pronta, mas esperamos que ao longo dos estudos, da realizao de atividades e das reflexes voc possa elaborar a sua resposta pessoal a essa questo. E tencionamos que esta resposta lhe apie nas inmeras anlises e discusses sobre as organizaes que far na sua carreira profissional. Objetivos EMENTA Introduo a problemas econmicos; modo de raciocnio de um economista; Economia como cincia. Funcionamento dos mercados: demanda, oferta, preos, equilbrio, bem-estar e eficincia dos mercados, elasticidade e suas aplicaes. Polticas econmicas do governo: controle de preos, tributao. Externalidades e bens pblicos. Custos de produo. Estruturas de mercado: concorrncia perfeita, monoplio, oligoplio e concorrncia monopolstica. Objetivos Especficos Ao final da disciplina, voc ser capaz de: Compreender o mtodo empregado pelos pesquisadores no estudo dos fatos e fenmenos econmicos ocorridos na economia de um pas num determinado perodo de tempo; Propor medidas e solues aos problemas correlatos rea; Identificar as principais escolas e tericos da histria da evoluo do pensamento econmico; Identificar os setores e elementos que compem a estrutura do sistema produtivo e que impactam na gesto das organizaes; Apontar as variveis que influenciam o nvel de produo de uma firma nos distintos mercados. Correlacionar situaes do cotidiano da gesto das empresas com o movimento de mecanismo do mercado financeiro;
4

Resolver problemas do cotidiano das empresas na rea no que tange ao emprego de conceitos advindos da micro e macroeconomia. Contedo AULA 1 - QUANDO, COMO E POR QUE SURGIU A SOCIOLOGIA? 1.1 Novas configuraes cultural, econmica e poltica da sociedade. 1.2 A Sociologia como cincia.

AULA 2 - MILE DURKHEIM: DEFININDO O OBJETO E O MTODO DA SOCIOLOGIA 2.1 A consolidao da Sociologia como cincia: contribuies de Durkheim. 2.2 Objeto de estudo da Sociologia: os fatos sociais. 2.3 Mtodo funcionalista: a sociedade vista como organismo. 2.4 As regras do mtodo sociolgico: a viso durkheimiana sobre como fazer cincia. 2.5 A questo do trabalho no pensamento de Durkheim.

AULA 3 - MAX WEBER: AO SOCIAL, BUROCRACIA, RELIGIO E A TICA DO TRABALHO 3.1 O mtodo weberiano de anlise da sociedade. 3.2 Por que as pessoas obedecem a uma ordem? 3.3 A tica protestante e o esprito do capitalismo. 3.4 Burocracia como organizao formal.

AULA 4 - KARL MARX: MATERIALISMO HISTRICO, DIALTICA E SOCIOLOGIA DO TRABALHO 4.1 Dialtica e materialismo histrico. 4.2 Concepo de histria e de homem por Karl Marx. 4.3 O trabalho como produo e reproduo da existncia humana.

AULA

SOCIOLOGIA

AS

NOVAS

FORMAS

DE
5

REORGANIZAO PRODUTIVAS 5.1 Natureza, diversidade e complexidade das organizaes. 5.2 O indivduo e a organizao. 5.3 Trabalho: libertao ou opresso? 5.4 As novas formas de organizao e gesto do trabalho e suas conseqncias. 5.5 Transformaes no mundo do trabalho decorrentes da reestruturao produtiva.

AULA 6 - A EMPRESA E OS PROCESSOS SOCIAIS: CONTROLE, CONFLITO, DESVIO E CULTURA 6.1 O controle social. 6.2 O conflito nas organizaes. 6.3 Cultura organizacional.

AULA 7 - MODELOS E TENDNCIAS DE GESTO DO TRABALHO 7.1 Revisitando as escolas da administrao e suas contribuies luz da Sociologia. 7.2 Capitalismo, trabalho e organizaes: rumos e tendncias mundiais.

Sociologia do Trabalho e das Organizaes AULA 1 - QUANDO, COMO E POR QUE SURGIU A SOCIOLOGIA? 1.1 Novas configuraes cultural, econmica e poltica da sociedade. 1.2 A Sociologia como cincia.

Aula 01 - Quando, Como e Por Que Surgiu a Sociologia? Caro estudante, iniciaremos a disciplina de Sociologia do Trabalho e das Organizaes apresentando o seguinte ponto para reflexo: Voc nasceu, cresceu e vive em sociedade, faz parte de vrios grupos como a famlia, a igreja, a escola, a universidade, o trabalho, o clube da esquina. Todo o tempo est interagindo com pessoas. Assim perguntamos:
6

1. A observao do universo social pode contribuir para que o administrador melhor compreenda as atitudes e vises que as pessoas demonstram em determinadas situaes? 2. Por qu? 3. Como desenvolver esta capacidade de observao com maior iseno emocional? Acreditamos que a resposta primeira questo deve ser afirmativa e as duas questes seguintes apresentam respostas que justificam a importncia do estudo e aprendizagem dos construtos tericos da Sociologia para o administrador. Agora, cabe a voc, futuro profissional, descobrir suas prprias motivaes e interesses neste tema. Assim, aproveite os estudos e as tarefas de aprendizagem propostos nesta disciplina para agregar mais um ponto de valor ao seu perfil de futuro administrador. Nesta primeira aula, voc conhecer o contexto histrico que possibilitou o surgimento da Sociologia como cincia. Por meio de um passeio pela histria dos sculos XVIII e XIX, sero explicados os acontecimentos que modificaram definitivamente a organizao da sociedade e as formas de pensar e de conhecer o mundo. 1.1 Novas configuraes cultural, econmica e poltica da sociedade A Sociologia uma cincia relativamente nova, tem cerca de dois sculos de existncia. Surgiu em um momento histrico particular e procurava responder a questes especficas emergidas a partir desse momento. Mas que momento esse?

Para

compreendermos

melhor

quais

so

esses

questionamentos, bem como o prprio nascimento dessa nova


7

cincia, necessrio compreendermos antes o que levou as pessoas a sentirem a necessidade de criar esse novo saber. Para tanto, faremos uma breve digresso histrica*, a fim de situarmos nosso objeto, sem, contudo, detalharmos esses acontecimentos. * Digresso histrica Afastamento ou desvio momentneo do que se fala ou escreve a fim de situar os fatos histricos; viagem, passeio pela histria.

Sendo assim, perguntamos: Quais foram os acontecimentos mais marcantes do sculo XVIII que contriburam para o surgimento da Sociologia?

Podemos citar pelo menos trs tipos de acontecimentos: Acontecimentos de ordem cultural Modificaes nas formas de pensar da poca; Acontecimentos de ordem econmica Transformaes trazidas pela Revoluo Industrial; Acontecimentos de ordem poltica Mudanas trazidas pelas Revolues Burguesas, especialmente a Revoluo Francesa. Acontecimentos de ordem cultural: a viso antropocntrica Desde o final do sculo XVII teve incio um processo que podemos denominar de racionalizao das explicaes sobre o mundo. Com isso, passou-se gradualmente de uma explicao sobrenatural dos fenmenos para uma explicao racional dos mesmos. Ou seja, a viso teocntrica do mundo foi substituda pela viso antropocntrica. Na viso teocntrica*, Deus estava no
8

centro de todas as explicaes dos acontecimentos da vida; j na viso antropocntrica** o homem que colocado no centro das explicaes: por meio da cincia, ele passa a fornecer explicaes racionais para as coisas. * Teocntrico - O teocentrismo uma doutrina ou crena que considera Deus como o centro de tudo.

**Antropocntrico - Abordagem que coloca o homem no centro das explicaes.

Acontecimentos de ordem econmica: a Revoluo Industrial As mudanas trazidas pelo advento da Revoluo Industrial contriburam bastante para o surgimento do que hoje chamamos de problemas sociais. Retomando os estudos sobre a Revoluo Industrial, j iniciados em outras disciplinas, podemos afirmar que este perodo no possui uma data especfica, pois no foi um acontecimento pontual. Para efeito de sistematizao, temos considerado como um processo que se inicia no sculo XVI e tem seu apogeu nos sculos XVIII e XIX.

Extrado de: http://www.escolavesper.com.br/nacoeseimperio/figuras/revolucaoind ustrial.gif Os problemas decorrentes dessas mudanas j existiam antes, mas o fato que alm de passarem a existir em maior escala, eles se tornaram o foco central das preocupaes de estudiosos da poca. Quais foram as principais caractersticas e as conseqncias advindas da Revoluo Industrial?

importante resgatarmos os pontos centrais desse perodo para que tenhamos a dimenso do contexto em que surgiu a Sociologia. Para esta finalidade destacamos as principais transformaes e as conseqncias resultantes desse acontecimento. Cenrio da Revoluo Industrial Transformaes Conseqncias Surgimento da mquina (a vapor). Processo migrao/urbanizao. Surgimento assalariado (proletarizao). Produo industrial. do trabalho de Surgimento de problemas sociais antes em nunca dimenses vistas, do em rpido

decorrncia Alcoolismo.

crescimento das cidades.

Surtos e epidemias de tifo e clera falta bsica provocados de nas pela infra-estrutura pequenas

cidades inglesas. Prostituio. Suicdios e infanticdios (Assassinato de crianas). Aumento da criminalidade e da violncia.
10

Fome e desemprego.

primeira vista, para o contexto em que vivemos atualmente, essas transformaes e suas conseqncias podem parecer pouco expressivas. Afinal, hoje em dia vivemos em nosso cotidiano todos esses problemas em grande escala. Porm, importante ressaltar que na poca em que surgem, esses fenmenos significam uma mudana jamais vista pelas pessoas at ento. Por isso, esses acontecimentos deixaram nas pessoas a sensao de que o mundo precisava, a partir de agora, ser compreendido e explicado, para que pudesse voltar ao estado de ordem anterior.

Acontecimentos de ordem poltica: a Revoluo Francesa A Revoluo Francesa (1789) a mais conhecida entre as chamadas revolues burguesas ocorridas na Europa a partir do sculo XVII. A principal caracterstica dessas revolues, entre outras, o fato de fazerem emergir um novo estrato social: a burguesia. Para rememorar, veja alguns episdios que marcaram a Revoluo Francesa, na sntese do quadro a seguir:

11

Esse

momento

(sculo

XVIII)

corresponde

ao

pice

do

absolutismo monrquico na Europa, marcado pelo abuso de poder dos reis amparados pelo Clero. O Clero, alis, cumpriu um papel primordial no sentido de garantir a explorao da plebe pelos monarcas, doutrinando de as massas para Pregava conter a possveis a manifestaes descontentamento. humildade,

pobreza e o desapego material, mas no se comportava dessa maneira. Assim como a nobreza, a Igreja (Catlica) era dona de uma riqueza material oriunda tambm da venda de perdes e indulgncias. O rei, dito enviado de Deus, vivia de forma luxuosa, sustentado por altos impostos pagos pela plebe. Quem fazia parte da plebe? Essa camada social era bastante heterognea: alm do chamado povo, inclua tambm pequenos comerciantes, artesos e um grupo intelectualizado da sociedade. E foi exatamente essa parte da plebe que encabeou a Revoluo Francesa, e sob o lema da Igualdade, Fraternidade e Liberdade arrebanhou a massa para realizar a revolta. O que eles queriam? Basicamente, queriam a reduo dos impostos, o direito de participar das decises polticas e que o Clero se comportasse de acordo com o que proferia no seu discurso.

Sem entrar em detalhamentos, podemos citar como principais caractersticas desse evento alguns fatos, a saber: A queda da Monarquia. Progressiva instaurao do sufrgio eleitoral (processo de escolha por votao; eleio).

12

Os direitos do homem e as noes de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que causam uma perturbao nas tradies polticas da Europa. Surgimento de uma nova camada social: a Burguesia. As principais conseqncias deste perodo dizem respeito reorganizao seguir: das relaes sociais, resultando numa nova distribuio de poder na sociedade, conforme exposto no quadro a

Aparentemente pouca coisa se alterou aps a Revoluo. Na verdade, essas mudanas foram estruturais, da sua importncia. A estrutura social rgida simbolizava o poderio da monarquia absolutista e sua aliana com o Clero. O saldo imediato da revoluo foi o confisco de terras da Igreja, o acesso da burguesia (por meio da compra de ttulos de nobreza) s decises polticas e o incio do processo de laicizao do ensino (a responsabilidade pela educao passou a ser do Estado). importante ressaltar, ainda, que essa reestruturao da sociedade, que resultou no aparecimento da burguesia como novo estrato social, ainda no correspondeu ao fim da revoluo. O
13

trmino da Revoluo foi marcado pela derrota da Monarquia com a decapitao do rei e, conseqentemente, com a instaurao do Estado republicano. Mas, afinal, o que esses trs acontecimentos (ordem cultural, poltica e econmica) tm a ver com o surgimento da Sociologia?

Podemos dizer que eles alteraram profundamente as estruturas fundamentais da sociedade, mudando os rumos da histria, desencadeando novas relaes sociais e novas formas de luta poltica. Alm disso, marcam a transio entre a Idade Mdia e a Idade Contempornea: o perodo chamado Idade Moderna, que trouxe mudanas em aspectos polticos, sociais e culturais da sociedade (cf. MARTINS, 1994). O conjunto dessas transformaes precisava ser explicado e compreendido pela razo humana, afinal, gerava nas pessoas a sensao de que o mundo estava em crise (caos social). Novas questes eram colocadas e necessitavam de respostas: quais eram as causas dessas transformaes? Como se comportar diante desses novos fatos? Como eles alteravam as relaes entre as pessoas? A partir do sculo XIX a sociedade passou a ser um problema que deveria ser estudado, investigado. Por qu?

Principalmente porque o clima de incertezas era muito diferente da ordem cultural do perodo anterior, a Idade Mdia. Antes, o tempo e a sociedade eram vistos como algo fixo e imutvel, reflexo da vontade do Deus criador. A sociedade, como tal, no era uma questo percebida pelas pessoas e no era o foco principal das anlises desse perodo.

14

1.2 A Sociologia como cincia De acordo com o pensamento da poca, as explicaes para esses novos fenmenos deveriam ser dadas de forma cientfica. Acontece, porm, que as cincias voltadas para o estudo do homem existentes at ento (Histria, Biologia, Economia...) se mostraram insuficientes para explicar tais acontecimentos. A cincia que deveria explicar a sociedade a fim de reorganiz-la ainda no existia. Era necessrio, ento, cri-la! Em 1830, Auguste Comte, em seu livro Curso de Filosofia Positiva, tinha a idia de fundar uma fsica social, que seria um saber encarregado de aplicar o mtodo cientfico para o estudo da sociedade. Para Comte, com uma cincia que nos mostrasse as leis de funcionamento da sociedade poder-se-ia enfrentar os problemas do mundo moderno, pois, na sua concepo cientfica, era preciso prever para prover. O fato curioso de Comte ter denominado a nova cincia de fsica social demonstra como os pensadores desse perodo estavam preocupados em imprimir um carter cientfico s suas anlises e explicaes. O modelo de cincia que eles conheciam e reconheciam era baseado no mtodo cientfico. Esse mtodo consistia basicamente nas seguintes etapas: observao; experimentao; comprovao; generalizao.

Com isso, os pensadores pretendiam conhecer as leis de funcionamento da sociedade, a fim de oferecer diretrizes para a sua organizao e funcionamento. Esse cientificismo era o trao

15

marcante de uma corrente que inspirou a Sociologia nessa fase inicial: o Positivismo. Positivismo - Sistema criado por Auguste Comte (1798-1857), que se prope a ordenar as cincias experimentais - considerando-as o modelo por excelncia do conhecimento humano - em detrimento das especulaes metafsicas ou teolgicas. O projeto intelectualcientfico de Comte era a extenso dos mtodos das cincias naturais ao estudo da sociedade: a criao de uma sociologia cientfica. Para Comte, o dever pode se tornar a fonte da felicidade. A crena nessa afirmao o levou a fundar a religio da humanidade (o positivismo), cujo lema era o amor por princpio e a ordem por base; o progresso por fim. do positivismo que advm a inspirao da frase encontrada na bandeira do Brasil: Ordem e Progresso.

Nessa oportunidade, a Sociologia ainda no possua um mtodo prprio e essas primeiras investigaes foram baseadas nos modelos das chamadas cincias da natureza, ou cincias naturais.

Em 1836, Comte alterou o nome da nova cincia para Sociologia (do latim socius e do grego logos) que significa estudo do social. Por isso, o filsofo considerado por muitos como o pai da Sociologia. Agora que voc j conhece o contexto histrico do surgimento da Sociologia, ento vamos expor, nas prximas trs aulas, as idias, os princpios e os mtodos centrais dos principais pensadores que contriburam para o desenvolvimento dessa cincia, bem como as diferentes explicaes que eles buscaram para os problemas da sociedade. Apesar de muitos autores defenderem Comte como o pai da Sociologia, outros julgam ter sido mile Durkheim o pai da criana, por ter ele deixado grandes e significativas contribuies nessa rea.
16

Na aula 02, explicitaremos quais foram essas contribuies e, ento, voc poder tirar suas prprias concluses sobre esse caso de paternidade na cincia sociolgica.

Leitura Para saber mais sobre a Revoluo Francesa voc pode ler outros textos, como, por exemplo:

Dossi

Revoluo a

Francesa

disponvel disponvel

em em

http://www.usp.br/revistausp/01/02-renatojanine.pdf

Entendendo m

Revoluo

Francesa

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.ht Conhea um pouco mais o nascimento da Sociologia lendo o texto O nascimento da Sociologia na universidade francesa (1880-1914). E, se voc deseja informaes mais detalhadas sobre o positivismo visite o site http://www.mundodosfilosofos.com.br/comte.htm. Aula 02 - mile Durkheim: Definindo o Objeto e o Mtodo da Sociologia AULA 2 - MILE DURKHEIM: DEFININDO O OBJETO E O MTODO DA SOCIOLOGIA 2.1 A consolidao da Sociologia como cincia: contribuies de Durkheim. 2.2 Objeto de estudo da Sociologia: os fatos sociais. 2.3 Mtodo funcionalista: a sociedade vista como organismo. 2.4 As regras do mtodo sociolgico: a viso durkheimiana sobre como fazer cincia. 2.5 A questo do trabalho no pensamento de Durkheim.

Para ilustrar as mudanas e transformaes da sociedade e do sistema produtivo ao longo da histria da humanidade, podemos

17

destacar traos distintos de duas pocas - a poca medieval e a sociedade contempornea. Como sabemos, a sociedade medieval apresentava ausncia de ascenso social e quase inexistia mobilidade social. Cada grupo possua uma ocupao. A imagem ao lado ilustra um exemplo de diviso do trabalho que era destinado aos servos a cada ms, caracterizando a ocupao como polivalente (diversos tipos de atividades). Texto adaptado e foto extrados do site: http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/images/meses.jpg

J esta segunda foto que mostra funcionrios trabalhando numa fbrica de produtos de nutrio e sade animal e de assistncia tcnica aos criadores destaca uma das caractersticas do sistema produtivo moderno: o trabalho especializado nas distintas etapas e fases do processo de produo. Texto adaptado e foto extrados do site:

http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/images/meses.jpg

18

Agora reflita: E voc como percebe as mudanas ocorridas na forma de organizao do trabalho? Como ser a forma de organizao produtiva nas prximas dcadas? Voc j imaginou o cenrio das organizaes do futuro? E como sero as relaes de trabalho? Estas so questes que interessam a todos, principalmente em vista dos altos ndices de desemprego que assolam o mundo. Nesta aula 2, voc ver como o pensador mile Durkheim vai buscar, atravs da cincia, as explicaes para as transformaes resultantes dos acontecimentos que marcaram a sua poca. Sero apresentadas, aqui, as principais idias deste que foi um autor que contribuiu muito para o desenvolvimento da Sociologia. Um pouco da biografia de mile Durkheim

mile Durkheim nasceu em 15 de agosto de 1858, em Epinal, no noroeste da Frana, prximo fronteira com a Alemanha. Era filho de judeus e optou por no seguir o caminho do rabinato, como era costume na sua famlia. Mais tarde declarou-se agnstico. Depois de formar-se, lecionou Pedagogia e Cincia Social na Faculdade de Letras de Bordeaux, de 1887 a 1902. A ctedra de Cincia Social foi a primeira da Sociologia em uma universidade francesa e foi
19

concedida justamente quele que criaria a "Escola Sociolgica Francesa". Seus alunos eram, sobretudo, professores do ensino primrio. Durkheim no repartiu o seu tempo nem o pensamento entre duas atividades distintas por mero acaso. Abordou a educao como um fato social. "Estou convicto que no h mtodo mais apropriado para pr em evidncia que a verdadeira natureza da Educao", declarou. A partir de 1902, foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de Cincia da Educao na Sorbonne e o sucedeu em 1906. E estava plenamente preparado para o posto, pois no parara de dedicar-se aos problemas do ensino. Dentro da educao moral, psicologia da criana ou histria das doutrinas pedaggicas, no h campos que ele no tenha explorado. Morreu em 15 de dezembro de 1917, supostamente pela tristeza de ter perdido o filho na guerra, no ano anterior. (Extrado do site: http://revistaescola.abril.com.br/pensadores/Arvore.html )

As conseqncias de todas as transformaes causadas pelas Revolues que voc estudou na aula anterior trouxeram problemas sociais que preocupavam Durkheim e que se tornaram objeto de estudos e indagaes para esse autor. Entre as questes analisadas, podemos citar a relao entre o indivduo e a sociedade, a moral, a diviso do trabalho e a solidariedade, entre outras. E estes so alguns temas que voc vai estudar a seguir. 2.1 A consolidao da Sociologia como cincia: contribuies de Durkheim Como voc viu na aula anterior, a Sociologia era um campo de estudo em plena florescncia no sculo XIX e as idias do pensador francs mile Durkheim (1858-1917) foram de grande contribuio para a sua consolidao como cincia. At ento a Sociologia era questionada por debater-se com vrios mtodos e apresentar poucos resultados.
20

Durkheim foi responsvel por definir o objeto e sistematizar pela primeira vez um mtodo de anlise prprio para a Sociologia. Com a colaborao de Durkheim, a Sociologia alcanou definitivamente o estatuto de cincia.

Filho de uma famlia de rabinos, Durkheim preocupava-se profundamente com a ordem da sociedade e considerava que a famlia, a religio e o Estado eram as principais instituies sociais, aquelas que seriam as responsveis por incutir nos indivduos os hbitos e valores prprios e necessrios para se viver em sociedade. O pensador francs viveu em uma Europa conturbada, que passava por revoltas e transformaes sociais, polticas e econmicas, apesar de tambm ter sido um perodo de grandes inovaes, descobertas e florescimento dos movimentos artsticos. Essas contradies explicam em parte a preocupao do autor com a ordem da sociedade. Incutir Fazer penetrar, induzir, inspirar.

Como herdeiro do pensamento positivista, Durkheim acreditava que a cincia seria capaz no s de oferecer explicaes sobre os fenmenos sociais, mas principalmente de auxiliar no sentido de criar uma organizao baseada nos valores morais da sociedade. Para o autor as razes dos problemas de sua poca estavam em uma certa fragilidade moral da sociedade e no apenas nos problemas econmicos.

A partir dessa constatao de Durkheim, podemos fazer uma analogia com a crise poltica que o Brasil enfrentou em 2005 com as inmeras denncias de corrupo no Congresso, demonstrando que a questo

21

da fragilidade moral no advm apenas dos problemas econmicos, haja vista que a economia brasileira no foi afetada pelos fatos. Para assimilarmos o pensamento de Durkheim, temos que discutir um pressuposto bsico que governa suas idias: a apreenso existente na relao entre o indivduo e a sociedade. Para o autor, existe uma supremacia do segundo sobre o primeiro, ou seja, a sociedade superior ao indivduo e ele s pode ser explicado em funo da coletividade. assim que Durkheim procede a uma anlise que parte do todo para chegar s partes. Voc perceber que a questo da influncia do grupo sobre o comportamento do indivduo um tema recorrente na teoria desse pensador. 2.2 Objeto de estudo da Sociologia: os fatos sociais Ainda hoje, dizer que a Sociologia estuda a sociedade algo, no mnimo, muito amplo. Durkheim foi um dos primeiros pensadores a descobrir isso. Por conseguinte, decidiu delimitar melhor qual seria o foco de anlise da Sociologia. Para ele, essa cincia deveria concentrar-se na anlise dos fatos sociais. Reflita e responda: o que so fatos sociais? Se voc respondeu que esse um conceito e no um simples acontecimento ou evento social, acertou! Veja alguns exemplos: a religio, as leis, o sistema educacional, o sistema econmico, os costumes de uma sociedade, a diviso do trabalho social etc. A idia de fato social fundamental para compreendermos o pensamento desse autor, que d a seguinte definio: fato social toda maneira de agir, fixa ou no, suscetvel de exercer sobre o indivduo uma coero exterior; ou ento ainda, que geral na extenso de uma sociedade dada, apresentando
22

uma

existncia

prpria individuais

independente que possa

das ter.

manifestaes

(DURKHEIM, 1990, p. 11, grifos nossos). O que isso significa? Ampliando e complementando este conceito, Durkheim postulava que os fatos sociais caracterizam-se por serem exteriores, coercitivos e objetivos. Agora, vejamos cada uma dessas caractersticas.

Exteriores,

ou

seja,

esto

fora

do

indivduo,

so

provenientes da sociedade. Com isso, Durkheim quer dizer que os fatos sociais no nascem com o indivduo, no so algo biolgico, transmitidos geneticamente, mas so uma herana essencialmente social. Vamos lhe dar alguns exemplos para que melhor compreenda: Um fenmeno aparentemente natural o horrio em que sentimos fome. Voc j se perguntou por que por volta do meio-dia seu estmago comea a dar sinais de fome? E essa fome fome de arroz e feijo e no de bolo de chocolate. Claro, todos ns sentimos fome e voc pode responder que o seu relgio biolgico que diz que essa a hora de alimentar-se. No deixa de ser verdade. Mas, digamos que a mo que ajusta esse relgio a sociedade. Voc foi condicionado, desde criana a comer certos alimentos em determinados horrios. Por isso o apetite, naquele horrio, est direcionado para a refeio que comum ingerir na sua sociedade: arroz e feijo.

Podemos, ento, concluir que a sociedade impe padres de funcionamento para o corpo biolgico que passam a responder s necessidades criadas.

Coercitivos, ou seja, so obrigatrios, impostos ao indivduo pela coletividade. Isso quer dizer que se voc no obedecer s
23

regras que a sociedade lhe impe, sofrer, de alguma forma, uma punio.

Vejamos um exemplo: Os impostos, ou as normas de trnsito. Esses so princpios que esto formalizados em leis. Mas tambm podemos citar as regras e convenes de cunho moral. At onde sabemos, no proibido andar sem sapatos na rua. Ento experimente sair descalo pelas ruas de sua cidade. Provavelmente voc no receber nenhuma multa por isso, mas sofrer constrangimentos de ordem moral. As pessoas certamente olharo e apontaro para voc e faro chacotas, por mais bem vestido que voc esteja. Se voc considera impensvel sair rua descalo, prova de que essa regra social (calar sapatos para sair) est to interiorizada que voc sentiria vergonha de transgredi-la. Esse exemplo corriqueiro demonstra que as punies impostas a quem no cumpre as regras sociais vo desde sanes formais e legais (multas) at sanes morais (chacotas).

Objetivos, isto , no dependem da vontade do indivduo, ou como diz o autor, no dependem das manifestaes individuais. Sendo assim, no adianta algum simplesmente decidir mudar por desejo prprio uma regra social. O fato de voc no gostar de tal regra ou lei e decidir simplesmente ignor-la ou desrespeit-la no vai fazer com que ela deixe de existir. Por isso, Durkheim afirma que os fatos sociais apresentam uma existncia prpria.

Tomando como base o exemplo citado anteriormente sobre andar sem sapatos: Mesmo que voc sasse todos os dias descalo, no significaria que a conveno social seria alterada, pois no passaria de uma
24

manifestao individual sua. Ainda que acontecesse de as pessoas passarem paulatinamente a imitar o seu gesto, poderia ser apenas uma moda (que um fenmeno transitrio). Somente se todas as pessoas da sua sociedade ou uma grande parte delas adotassem esse comportamento sistematicamente que poderamos dizer que essa regra social caiu em desuso.

Isso demonstra que para que costumes ou valores sociais e culturais sejam modificados, necessria a adeso de uma parcela significativa do grupo ao qual esses costumes se referem. 2.3 Mtodo Funcionalista: a sociedade vista como organismo Conforme j mencionado anteriormente, uma das correntes que influenciou o pensamento de mile Durkheim foi o positivismo. No entanto, no se pode dizer que Durkheim foi um adepto dessa corrente na sua totalidade. A maior influncia se deu pelo fato de o autor preservar a preocupao com a ordem social, caracterstica do pensamento positivista. Mas uma outra influncia marcante est presente nas idias de Durkheim: a corrente que deu origem ao chamado organicismo. Na Biologia, o autor foi buscar elementos para elaborar a relao que se estabelece entre um organismo vivo e a sociedade. Essa a base do mtodo funcionalista de Durkheim, que ser analisado a seguir. Durkheim buscava compreender porque as pessoas se mantinham em sociedade. A questo era: o que faz com que os indivduos se agrupem e formem instituies?

O ponto de partida do mtodo funcionalista de Durkheim a analogia feita pelo autor entre a sociedade e um organismo vivo. Para simplificar, digamos que isso significa que ele compara o funcionamento da sociedade ao de um corpo.
25

Apesar de o autor utilizar o termo organismo, que mais genrico, vamos imaginar que esse organismo seja um corpo humano. A partir da idia de que os rgos em nosso corpo esto interligados, possvel perceber como Durkheim elabora a noo de interdependncia. As partes de um corpo esto ligadas por veias, artrias, msculos, etc... Algo semelhante acontece com a sociedade. Por isso, o autor afirma que a sociedade um fenmeno sui generis, ou seja, algo nico, muito mais do que a simples soma dos indivduos que a compem. De acordo com Durkheim, o que interliga as pessoas e faz com que elas se agrupem e formem sociedades o que ele chamou de solidariedade social. Uma ressalva merece ser feita: quando ouvimos a palavra solidariedade, logo pensamos em ajudar ao prximo ou algo que o valha... Apesar de o conceito durkheimiano se aproximar dessa idia, no apenas isso. Como podemos ento definir solidariedade? Por solidariedade, conforme o conceito durkheimiano, entende-se os laos que unem os indivduos e os mantm vivendo em sociedade. o sentimento de interdependncia entre os indivduos.

Note que a palavra interdependncia extrapola a noo de ajudar simplesmente. Com isso, o autor quer dizer que a dependncia nesse caso mtua. Eu necessito do outro tanto quanto ele de mim. E essa necessidade no material, est alm disso. Assim como em um corpo o no funcionamento de um rgo pode prejudicar o funcionamento do todo, na sociedade ocorre o mesmo. Se um indivduo no cumpre sua funo no grupo, seja ela qual for, o bom funcionamento do todo pode estar comprometido. Segundo o autor, existem dois tipos de solidariedade: a mecnica e a orgnica.

26

A solidariedade mecnica ou por similitudes - tpica de sociedades simples ou segmentadas, onde h uma menor diviso do trabalho. Nessas sociedades, a conscincia coletiva mais forte, por isso, as leis que regulam o comportamento dos indivduos so baseadas no Direito repressivo ou punitivo. Isso quer dizer que, nesses grupos, o indivduo est mais diretamente ligado ao todo e se sente efetivamente parte integrante dele. A conscincia coletiva, que a voz da sociedade agindo dentro e sobre o indivduo, deve ser maior do que os impulsos e vontades individuais. Quando algum ousa desrespeitar alguma regra dessa sociedade, recebe uma punio que deve ser exemplar. Essa punio geralmente causa ao culpado uma dor fsica e/ou moral, e pode chegar sentena de morte.

Um exemplo disso a lei islmica que corta a mo de quem rouba algo. Um outro exemplo de sociedade considerada simples so as comunidades indgenas.

A solidariedade orgnica ou derivada da diviso do trabalho - tpica de sociedades complexas ou diferenciadas, onde h uma maior diviso do trabalho. Nessas sociedades a conscincia individual se sobrepe coletiva e, nesse caso, as leis que imperam so aquelas baseadas no Direito restitutivo.

Um exemplo de sociedade complexa a nossa, pois o grau de diviso do trabalho muito alto. A idia do Direito restitutivo a de que aps pagar pelo dano causado, o indivduo retorne sociedade para continuar a cumprir seu papel social. esse tipo de lei que rege a nossa sociedade.

27

Durkheim levou em considerao o processo de industrializao crescente e, por isso, ressaltava que existiria uma tendncia de se passar progressivamente da solidariedade mecnica para a orgnica (essa questo ser retomada quando discutirmos o tratamento dado pelo autor temtica do trabalho). 2.4 As regras do mtodo sociolgico: a viso durkheimiana sobre como fazer cincia Como voc j sabe, as primeiras anlises realizadas pela Sociologia se basearam nos mtodos das cincias fsicas ou naturais. Porm, logo se percebeu que o objeto de anlise dessa cincia era completamente diverso dos objetos de estudo das cincias da natureza e carecia de um mtodo prprio. Da decorreram algumas preocupaes: Como seria possvel fazer experimentos ao observar a sociedade? Como formular leis gerais e universais vlidas para todas as sociedades?

Foi exatamente essa percepo que fez com que Durkheim procurasse estabelecer um mtodo prprio para a Sociologia, embora este ainda fosse baseado nas cincias da natureza. Alm da singularidade do objeto de estudo, Durkheim

compreendeu que a distncia entre esse objeto analisado e o sujeito que o observava era inexistente, ou seja, o cientista era parte da pesquisa. Para que voc compreenda melhor esse problema vamos express-lo nas seguintes questes: Como posso analisar a sociedade, se sou parte dela? E, sendo parte dessa sociedade, no estou mergulhado em seus valores, crenas e pr-conceitos?
28

Diante deste impasse, qual soluo adotar para que o envolvimento do cientista com o seu objeto de anlise no prejudique a investigao?

De acordo com Durkheim, para proceder a uma anlise cientfica dos fenmenos sociais o cientista deveria assumir uma posio neutra diante do objeto observado. E para que isso fosse possvel, o autor afirmava que o pesquisador deveria despir-se de seus valores, crenas e prconceitos. A anlise dos fenmenos sociais, portanto, exigiria que se cumprissem algumas regras: a primeira delas e mais fundamental consiste em considerar os fatos sociais como coisa (DURKHEIM, 1990, p. 13) e dessa regra derivam as seguintes: 1) [...] preciso afastar sistematicamente todas as prenoes. [...] Essa libertao particularmente difcil em Sociologia porque o sentimento afetivo frequentemente intervm na questo. Com efeito, nossas crenas polticas e religiosas, nossas prticas morais nos apaixonam, o que no acontece com as coisas do mundo fsico. (DURKHEIM, 1990, pp. 27-28, grifo nosso). 2) [...] nunca tomar por objeto de pesquisa seno um grupo de fenmenos previamente definidos por certos caracteres exteriores que lhe so comuns e compreender na mesma pesquisa todos aqueles que correspondem a esta definio. (DURKHEIM, 1990, pp. 30-31) 3) [...] quando um socilogo empreende a

explorao de uma ordem qualquer de fatos sociais, deve se esforar por consider-los naquele aspecto em que se apresentam isolados de suas
29

manifestaes individuais. (DURKHEIM, 1990, p. 39). Em resumo, tratar os fatos sociais como coisa afastar-se de qualquer noo anterior que se tenha sobre o objeto em estudo. como se a partir daquele momento o cientista desconhecesse por completo o que est analisando (mesmo que ele conhea essa realidade). Assim, a anlise deve ser iniciada pela descrio dos caracteres exteriores, ou seja, descrever objetivamente o que se est vendo. Finalmente, devem-se considerar esses fatos em suas generalidades, mesmo que apresentem manifestaes individuais, ou excees. 2.5 A questo do trabalho no pensamento de Durkheim Agora vamos ao estudo do ltimo dos conceitos de Durkheim, propostos para serem trabalhados nesta aula: a questo do trabalho. Para voc compreender como o autor pensa a questo do trabalho, necessrio antes, compreender e relacionar dois conceitos de suma importncia: anomia e moral. O estado de anomia definido pelo autor como ausncia de regras ou estado de desregramento social. Isso se d quando as regras da sociedade no conseguem conter os impulsos individuais, ou seja, no esto suficientemente presentes para que as pessoas ajam de acordo com as expectativas do grupo em que vive. Quanto maior for o grupo, mais esse fenmeno tende a se acentuar. Nas palavras de Durkheim: Enfim, medida que se estende e se concentra, a sociedade envolve menos estreitamente o indivduo e, por conseguinte, menos capaz de conter as tendncias divergentes que se manifestam. Para certificar-se, basta comparar as grandes cidades com as pequenas. Nestas ltimas, quem procurar
30

emancipar-se resistncias

dos que,

usos por

dominantes so

enfrenta vivssimas.

vezes,

Qualquer tentativa de independncia objeto de escndalo pblico, e a reprovao geral a ela ligada de natureza a desencorajar os imitadores. Ao contrrio, nas grandes cidades, o indivduo muito mais emancipado do jugo coletivo; este um fato experimental que no pode ser contestado. [...] quanto mais extenso e denso for um grupo, mais a ateno coletiva dispersa numa ampla superfcie, incapaz de seguir os movimentos de cada indivduo, [...]. A vigilncia se faz menos bem, porque h demasiadas pessoas e coisas a vigiar. (DURKHEIM, 1999, pp. 300-301). Note que a palavra estado (do verbo estar), referido a anomia, demonstra que esse fenmeno deve ser momentneo e que a sociedade deve se recuperar e voltar normalidade to logo seja possvel. Vejamos um exemplo para ajud-lo a compreender o estado de anomia: Se a norma diz que matar crime, mas os indivduos matam, sinal de que essa regra no foi internalizada pelo indivduo o suficiente para que ele no matasse. como se o ego do indivduo falasse mais alto do que a voz da sociedade.

E, para que voc amplie ainda mais a sua compreenso sobre o tema, destacamos trs situaes especficas, citadas por Durkheim, em que o estado de anomia est mais propcio a acontecer: nas crises industriais e comerciais; nas lutas entre o trabalho e o capital;

31

na diviso extrema de especialidades.

Retornaremos a esse ponto mais adiante. Agora vamos explorar o conceito de moral, segundo o autor. Sobre a moral, perguntamos: o que voc pensa quando ouve essa palavra?

Se voc respondeu que pensa em regras ou algo semelhante, ento est bem prximo do pensamento de Durkheim. Para esse autor: moral, pode-se dizer, tudo o que fonte de solidariedade, tudo o que fora o homem a contar com outrem, a reger seus movimentos com base em outra coisa que no os impulsos do seu egosmo, e a moralidade tanto mais slida quanto mais numerosos e mais fortes so esses vnculos. (DURKHEIM, 1999, p. 420)

Resumindo: Conceito de moral e suas implicaes Conjunto de regras que regulamentam o comportamento dos indivduos de um grupo. Essas normas sejam elas leis escritas ou hbitos culturais variam de sociedade para sociedade e as expectativas em relao s atitudes dos indivduos so geradas com base nesses preceitos. Quando os laos que unem os indivduos so fortes, a coeso social* maior e, conseqentemente, a solidariedade tambm. * Coeso social
32

Coeso social - A coeso refere-se ligao entre elementos. A coeso social seria a unio entre indivduos de determinado grupo em funo da atrao recproca. um processo em que indivduos se ligam a outros para formar uma unidade social.

Mas, na sua opinio, o que esses conceitos de anomia moral e tm a ver com a questo do trabalho? Como j foi mencionado anteriormente, o tipo de solidariedade vigente em uma sociedade est relacionado ao maior ou menor grau de diviso do trabalho presente nesse grupo. Na obra Da diviso do trabalho social, Durkheim analisa essa relao e destaca que a diviso do trabalho possui uma importante funo: a de produzir e/ou aumentar a solidariedade entre as pessoas. Na medida em que se dividem os ofcios, aumenta a interdependncia, pois se antes um mesmo indivduo participava de todo o processo de fabricao de determinado objeto, agora ele depende de outros para fabricar e obter o mesmo produto. Para o autor: [...] se a diviso do trabalho produz a solidariedade, no apenas porque ela faz de cada indivduo um trocador, como dizem os economistas; porque ela cria entre os homens todo um sistema de direitos e deveres que os ligam uns aos outros de maneira duradoura. Do mesmo modo que as similitudes sociais do origem a um direito e uma moral que as protegem, a diviso do trabalho d origem a regras que asseguram o concurso pacfico e regular das funes divididas. [...] A diviso do trabalho no pe em presena indivduos, mas funes sociais. (DURKHEIM, 1999, pp. 429-430)

33

A diviso do trabalho, portanto, cumpriria, de acordo com Durkheim, um papel integrador na sociedade. Porm, se essa funo no for cumprida, ou ainda, se as atividades se dividirem demasiadamente, a conseqncia o que o autor denomina diviso anmica do trabalho. Conforme o autor, nas sociedades modernas, devido ao crescimento do nmero de pessoas, no s h mudanas nas relaes sociais, como tambm as funes se diversificam. Esses fatores revelam importantes tendncias, como, por exemplo, a de um maior grau de autonomia dos indivduos em relao sociedade e, conseqentemente, um declnio da conscincia coletiva que faz com que o controle da coletividade sobre o indivduo seja menor. O efeito imediato, ento, seria o aumento do individualismo e o egosmo, principais caractersticas do estado de anomia e que se tornou um problema central nas investigaes do autor. As anlises de Durkheim foram de grande valia para a poca em que ele viveu e, embora atualmente algumas de suas idias possam nos parecer obsoletas, o mtodo durkheimiano abriu caminho ao surgimento de outras explicaes mais elaboradas para os fenmenos sociais. Exemplo disso o fato de no s a Sociologia, mas outras cincias, como a Antropologia e a Psicologia, se apoiarem na metodologia e nos conceitos do autor para a compreenso do indivduo vivendo em coletividade. Leitura Visite os links sugeridos e saiba mais sobre o pensamento de Durkheim http://www.iupe.org.br/ass/sociologia/soc-durkheim-coletaneas.htm http://novaescola.abril.com.br/index.htm? ed/166_out03/html/pensadores

Sociologia do Trabalho e das Organizaes


34

Aula 03 - Max Weber: Ao Social, Burocracia, Religio e a tica do Trabalho AULA 3 - MAX WEBER: AO SOCIAL, BUROCRACIA, RELIGIO E A TICA DO TRABALHO 3.1 O mtodo weberiano de anlise da sociedade. 3.2 Por que as pessoas obedecem a uma ordem? 3.3 A tica protestante e o esprito do capitalismo. 3.4 Burocracia como organizao formal.

"Na vida empresarial temos que vestir vrias mscaras, mudar de cor, conforme a msica". Pensando em questes como a tica no trabalho, o poder de mando e as exigncias sociais em relao ao papel profissional que desempenhamos nas organizaes, reflita: Em que proporo voc concorda ou discorda da frase inicial (em destaque)?

Depois dessa reflexo, inicie o estudo desta aula, na qual vamos aprofundar os construtos tericos de Max Weber, j apresentados em outras disciplinas, e voc ir ampliar o seu conhecimento sobre as importantes idias desse que um dos autores mais atuais da teoria sociolgica clssica. As contribuies de Weber so muitas e, no raro, so utilizadas em outros campos do conhecimento alm da Sociologia. Para o estudante de administrao, imprescindvel conhecer a teoria da burocracia e a anlise weberiana sobre a dominao. Bom estudo! Um pouco da biografia de Max Weber O pensador alemo Max Weber (1864-1920) mais um dos autores que contriburam para a consolidao da Sociologia. Filho de um jurista, Weber seguiu a carreira do pai, embora tambm tenha se
35

dedicado ao estudo da Filosofia, da Histria e da Economia. Foi professor de direito e economia poltica em Universidades na Alemanha. Em 1904, realizou uma viagem aos Estados Unidos que resultou em uma de suas mais importantes obras: A tica protestante e o esprito do capitalismo. Foi somente a partir dessa viagem que ele se interessou diretamente pela Sociologia, o que no impediu, porm, que o autor deixasse um legado extremamente importante para essa cincia. (Extrado de: www.soc.cmu.ac.th )

As principais correntes que influenciaram o pensamento de Weber e que podem ser percebidas em seus escritos so principalmente a filosofia de Nietzsche (1844-1900), da qual o pensador herdou uma viso bastante realista (podemos dizer at pessimista) da realidade, e a anlise de Karl Marx (1818-1883) da sociedade capitalista, com quem Weber parece dialogar em algumas de suas obras mais importantes. Uma questo pessoal tambm parece ter marcado profundamente as preocupaes do autor: a distino entre o mundo da poltica e o mundo da cincia. Embora Weber no tenha sido poltico, ele participou

efetivamente do debate sobre as questes polticas da Alemanha de seu tempo, o que resultou em algumas reflexes e obras sobre o capitalismo, o poder poltico e a burocracia, entre outros temas. Outra caracterstica que se destaca nesse contexto o debate entre o positivismo e seus crticos, temtica sobre a qual Weber tambm deixou sua contribuio ao elaborar os fundamentos de sua Sociologia Compreensiva. O mtodo elaborado por Weber, chamado de individualismo metodolgico, mtodo comparativo ou, ainda, Sociologia Compreensiva, tem o mrito de refinar bastante a discusso epistemolgica que cercava a Sociologia nessa poca. Talvez por isso a metodologia weberiana de anlise dos fenmenos sociais ainda esteja to presente nos estudos atuais.
36

Epistemolgico Epistemologia a reflexo geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relaes que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais Pode ser do processo cognitivo; como teoria estudo do dos conhecimento. definida tambm

postulados, concluses e mtodos dos diferentes ramos do saber cientfico, ou das teorias e prticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva, ou descritas em suas trajetrias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relaes com a sociedade e a histria; teoria da cincia.

3.1 O mtodo weberiano de anlise da sociedade Para Weber, a Sociedade composta por esferas interdependentes e, ao mesmo tempo, relativamente autnomas. O esquema a seguir meramente ilustrativo:

A interseo, nesse caso, tem a ver com a noo de pluricausalidade (pluri: mais ou vrias) que est presente na obra de Weber e se ope monocausalidade (mono: um nico) econmica do pensamento de Marx. Isso significa que, enquanto a anlise marxiana est voltada para os fatores econmicos ou materiais (uma s causa), Weber afirma que um mesmo fenmeno pode ter vrias causas. A figura acima representa bem essa idia, embora seja importante

37

ressaltar que esses no so exatamente os nomes dados pelo autor s esferas, mas, para simplificar, optamos por denomin-las assim. O ponto de partida da anlise weberiana a compreenso do sentido da ao (social) dos indivduos, da o nome de seu mtodo compreensivo. Weber define a Sociologia como: Cincia que pretende compreender interpretativamente a ao social e assim explic-la causalmente em seu curso e em seus efeitos. (WEBER, 1994, p. 3).

E o que o autor entende por ao social? Esse o primeiro conceito fundamental para compreendermos o pensamento de Weber. Por ao entende-se um comportamento humano, [...] sempre que e na medida em que o agente ou os agentes o relacionem com um sentido subjetivo. Ao social, por sua vez, significa uma ao que, quanto ao seu sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso. (WEBER, 1994, p. 3) Em outras palavras, a ao social uma conduta humana (por isso social) que tem um significado, e este significado dado pela pessoa que executa a ao (por isso subjetivo). Quando essa pessoa pratica essa ao, ela se refere a outra(s) pessoa(s). Vejamos um exemplo do nosso cotidiano: Quando voc estende a mo para cumprimentar algum, voc sabe perfeitamente o que isso significa e supe que o outro tambm sabe, e que, ele por entender o significado da sua ao, vai tambm estender a mo e cumprimentar-lhe. Sua conduta est se referindo
38

ao outro.

Com base nas motivaes que levam os indivduos a agirem de determinadas maneiras, Weber distingue quatro tipos puros de ao social, que ele denomina ao racional com relao a fins, ao racional com relao a valores, ao tradicional e ao efetiva. O autor considera que racionalidade adequar os meios aos fins.

Ao racional com relao a fins: o sujeito, nesse caso, age motivado pela anlise fria e racional dos meios de que dispe para alcanar um objetivo. Esse o tipo mais racional e, como exemplo, Weber cita as condutas econmicas e cientficas.

Ao racional com relao a valores: nesse caso, o sujeito tambm analisa as possibilidades existentes, mas a escolha do meio se d em virtude da fidelidade a valores ticos, morais, religiosos, polticos etc.

Por exemplo: Seu objetivo ganhar dinheiro. Quais so os meios de que dispe para atingir esse fim? Inmeros! Voc pode trabalhar mais, pode jogar na loteria ou pode assaltar a um banco. Se levar seus valores em considerao na escolha desses meios, certamente no escolher o assalto, pois a moral de sua sociedade diz que errado fazer isso. Ento optar por um caminho que considere honesto, de acordo com o que aprendeu que certo.

Ao tradicional: esse tipo de ao tem como motivao as tradies e hbitos arraigados.

Exemplos: Podemos citar os filhos que seguem a carreira dos pais, ou pessoas pouco religiosas que batizam os filhos por causa da tradio -, ou
39

mesmo aquelas que se casam na igreja, conforme manda o figurino.

Ao afetiva: o autor considera que as condutas ditas afetivas so as que menos se utilizam da racionalidade como estmulo. So aquelas aes que tm como causa sentimentos como raiva, amor, cimes, inveja, vingana etc.

Um exemplo tpico seria a pessoa que mata algum que a traiu.

importante ressaltar que, conforme mencionado acima, esses so tipos puros, ou seja, so modelos de conduta. Eventualmente, podemos encontrar na realidade alguns casos que no se encaixam em um desses tipos, ou que caibam em mais de um tipo. Para compreender melhor isso, necessrio explicar o que Weber denomina tipo ideal. Ao analisar a funo da cincia, Weber afirma que esta falvel e s pode apreender uma parte da realidade, ela no tem condies de explicar todos os fenmenos da vida. Por sua vez, o cientista deveria, ento, procurar analisar a realidade como ela , e no como ele gostaria que ela fosse. O papel do cientista, nesse caso, seria analisar a realidade, e no dizer como ela deve ser. Diante do exposto, Weber procura compreender como os conceitos formulados pela cincia contribuem para a explicao e a interpretao da realidade social e conclui que a cincia no deve pretender que suas explicaes correspondam exatamente a essa realidade. Por isso, a cincia e o cientista trabalham com modelos da realidade:

No que se refere investigao, o conceito do tipo ideal prope-se formar o juzo de atribuio. No
40

uma hiptese, mas pretende apontar o caminho para a formao de hipteses. Embora no constitua uma exposio da realidade, pretende conferir a ela meios expressivos unvocos. [...] Obtm-se um tipo ideal mediante a acentuao unilateral de um ou vrios pontos de vista, e mediante o encadeamento de grande quantidade de fenmenos isoladamente dados, difusos e discretos, que se podem dar em maior ou menor nmero ou mesmo faltar por completo, e que se ordenam quadro segundo homogneo os de pontos pensamento. de vista unilateralmente acentuados, a fim de se formar um Torna-se impossvel encontrar empiricamente na realidade esse quadro, na sua pureza conceitual, pois trata-se de uma utopia. (WEBER, 1979, p. 106, grifos do original).

Assim sendo, o tipo ideal um recurso metodolgico elaborado pelo pesquisador, utilizado como modelo de comparao com a realidade. Por isso, mencionou-se acima que esses tipos no podem ser encontrados na realidade em sua forma pura. como se voc desenhasse o rosto de algum. Por melhor desenhista que voc seja, e por mais que o desenho se parea com a pessoa, no exatamente como ela. Citamos o exemplo de um desenho e no de uma fotografia para demonstrar como o tipo ideal elaborado a partir das idias do pesquisador por isso chamado ideal. Desse modo, podemos citar como caractersticas desse recurso: ser um modelo; ser apenas uma representao da realidade, e, por isso, no corresponder exatamente ao real;

41

ser generalizvel; ser elaborado a partir de um exagero, ou de caractersticas que so bastante visveis (acentuao unilateral).

Como voc j pde perceber, Weber aplica o recurso do tipo ideal em suas anlises sobre as aes sociais. Alm disso, utiliza-o tambm em seus estudos sobre a dominao - que, para ele, significa a probabilidade de encontrar obedincia a uma ordem de determinado contedo [...] (WEBER, 1994, p. 33) - para responder pergunta:Por que as pessoas obedecem a uma ordem? 3.2 Por que as pessoas obedecem a uma ordem? Weber formulou uma tipologia da dominao para explicar por que as pessoas obedecem a uma ordem, e concluiu que existem trs motivaes bsicas para essa obedincia que provm dos tipos de dominao:

Dominao racional-legal - nesse caso, o poder de mando se realiza com base em uma lei ou estatuto. Exemplo: tpica do funcionrio do Estado burocrtico.

Dominao carismtica - aqui, o domnio se d pela crena em qualidades supra-humanas, no dom da graa, em virtudes pessoais do lder carismtico. So exemplos de lderes carismticos na Histria: Hitler, Che Guevara, Madre Teresa de Calcut, Antnio Conselheiro.

Dominao tradicional - baseada no que Weber chama de ontem eterno, ou seja, em hbitos e costumes arraigados como, por exemplo, o ptrio poder ou a sucesso hereditria das monarquias. Exemplos: a dominao tradicional pode assumir vrias formas dentre as quais Weber destaca a gerontocracia, o patriarcalismo, o patrimonialismo e o sultanismo, que descrevemos a seguir.

42

A gerontocracia seria a forma de domnio tradicional tpica de pequenas aldeias, onde a autoridade se encontra nas mos das pessoas mais velhas, os ancios. O patriarcalismo acontece nos casos em que em uma associao domstica o poder de mando exercido por um indivduo especfico, normalmente pertencente famlia, segundo regras 151). O patrimonialismo uma forma de dominao que se baseia no direito pessoal; deriva da tradio, ou seja, a obedincia ocorre porque sempre foi assim. De acordo com Weber (1994, p. 151), ao surgir um quadro administrativo (e militar) puramente pessoal do senhor, toda a dominao tradicional tende ao patrimonialismo e, com grau extremo de poder senhorial, ao sultanismo. Finalmente, o sultanismo ocorre quando a dominao de sucesso fixas. Nesse caso, os dominados so companheiros em virtude da tradio, e no sditos (WEBER, 1994, p.

patrimonial est fundamentada no arbtrio livre do lder, o qual se utiliza do aparato administrativo para fazer valer suas ordens. Nesse caso, os companheiros tornam-se sditos (WEBER, 1994, p. 151). Segundo Weber, toda dominao manifesta-se e funciona como administrao. A administrao necessita de dominao, pois para dirigi-la preciso que certos poderes de mando se encontrem nas mos de algum. (WEBER, 1994)

Weber

estabelece

uma

distino

entre

os

conceitos

de

dominao e de poder. Embora semelhantes, o poder significa toda probabilidade de impor a prpria vontade numa relao social, mesmo contra resistncias, seja qual for o fundamento dessa probabilidade (WEBER, 1994, p. 33). A diferena bsica entre as
43

duas

noes

que,

para

Weber,

conceito

de

poder

sociologicamente amorfo[que no tem forma definida], enquanto o de dominao mais preciso, ou seja, a dominao personificada: algum manda e outro(s) obedece(m). Em relao ao poder, o autor afirma que ele est distribudo de forma desigual na sociedade. E corrobora sua afirmao, demonstrando em um de seus textos clssicos Classe, Estamento, Partido que existem diferenciados mecanismos de distribuio de poder que podem ajudar a explicar os sistemas de estratificao social existentes nas variadas sociedades. As classes se referem diviso do poder econmico entre os diferentes indivduos de um grupo. Weber utiliza a expresso situao de classe para aludir a pessoas que compartilham a mesma posio em relao propriedade de bens. Diferentemente de Marx, Weber no afirma que o poder econmico esteja necessariamente ligado ao poder poltico ou ao prestgio. Os partidos, por sua vez, so o espao privilegiado de lutas pelo poder poltico e pela influncia que dele decorre. Finalmente, os estamentos se referem ao prestgio e ao status tpico dos modos de vida de determinadas camadas sociais. Importante! A elaborao da idia de distribuio desigual do poder na sociedade, expressa pelas classes, pelos estamentos e pelos partidos, representa uma grande contribuio weberiana deixada para os estudos sobre a estratificao social, um dos temas mais importantes para a Sociologia desde o seu surgimento at os dias atuais.

3.3 A tica protestante e o esprito do capitalismo

44

O ttulo acima remete a uma das mais importantes obras de Max Weber. Nesse livro, o autor, ao observar o modo de vida tpico dos protestantes calvinistas, estabelece uma relao entre as esferas religiosa e econmica. A pergunta inicial que orienta as investigaes do autor nesse estudo : Por que o capitalismo se desenvolveu da forma como aconteceu especificamente no Ocidente?

Dessa indagao decorreram outras, como, por exemplo: Por que existia uma grande participao de lderes protestantes nas posies de proprietrios e gerentes em empresas?

Esses questionamentos foram elaborados aps uma viagem feita por Weber aos EUA, em 1904, e vejamos qual a anlise empreendida pelo autor para responder a essas questes. A doutrina religiosa duas analisada premissas: por a da Weber se baseava e a da

principalmente

em

vocao

predestinao. Os adeptos da religio em questo acreditavam que as pessoas j nasciam predestinadas a serem salvas ou no. Ao contrrio do catolicismo, nada do que fizessem durante sua vida terrena poderia lev-los salvao. Enquanto no catolicismo existia a crena no arrependimento e no perdo para a possibilidade de redeno, no calvinismo o destino do indivduo j estaria traado desde o dia de seu nascimento. Como ento a pessoa poderia saber se era um escolhido? Surge a a idia de trabalho como vocao. A idia central seria a de que se o sujeito no poderia mudar o seu destino, ele poderia receber sinais de que era um dos eleitos de Deus. Esses sinais
45

consistiriam basicamente no sucesso econmico decorrente do trabalho rduo e de uma vida simples, pois a doutrina calvinista condenava o cio, o luxo e a preguia. A vocao para o trabalho seria um indicador e, nesse sentido, os sujeitos viveriam em busca desse indicador. Para ilustrar essa afirmao, Weber cita algumas mximas de Benjamim Franklin: Lembra-te de que tempo dinheiro. [...] Lembra-te de que o crdito dinheiro. [...] Lembra-te de que o dinheiro de natureza prolfica. [...] Lembra-te deste refro: o bom pagador dono da bolsa alheia. [...] As mais insignificantes aes que afetem o crdito de um homem devem ser consideradas [...]. Guarda-te de pensar que tens tudo o que possuis e de viver de acordo com isto. (WEBER, 2001, pp. 2930). De acordo com Weber, essas mximas representam no apenas um ideal de vida, uma tica singular, mas um ethos, um modus vivendi. Modus Vivendi Expresso latina que pode ser traduzida como modo de vida.

A essa tica do trabalho seguia-se o sucesso material. O estilo de vida dos protestantes calvinistas consistia basicamente em trabalhar muito, gastar apenas o necessrio e reinvestir o lucro. Weber afirma que a motivao, todavia, no era econmica, mas religiosa. O objetivo nesse processo no seria o de enriquecer, mas o de receber o sinal divino da salvao. Se o acmulo de capital no era o fim, certamente era a conseqncia desse modo de vida. nesse ponto que entra a anlise weberiana do desenvolvimento do capitalismo.
46

Qual seria ento o diferencial do ocidente? De acordo com o autor, o esprito do capitalismo poderia ser definido como a busca racional e sistemtica pelo lucro. Porm, ele afirma que a busca pelo lucro sempre esteve presente entre outros povos e em outras naes. Exatamente a racionalidade. O modo de vida dos protestantes abriria caminho, segundo Weber, para o desenvolvimento do que ele chamou de esprito do capitalismo. A motivao inicial religiosa deu espao posteriormente motivao econmica. Talvez essa possa ser uma explicao bem interessante (embora possa no ser a nica ou a mais correta) para o fato de naes ocidentais como os EUA serem as potncias capitalistas que so hoje em dia! 3.4 Burocracia como organizao formal Quando voc ouve falar na palavra burocracia, qual a primeira idia que lhe vem mente? Provavelmente voc pensa em muitos papis, demasiadas regras e servios ineficientes. O fato que ns terminamos conhecendo por burocracia os defeitos do sistema e no a organizao em si. Conforme voc estudou na disciplina de Estudos

Organizacionais I, apesar de Max Weber ter sido conhecido como o principal terico da burocracia, ele no pensava assim. Para ele, o processo de racionalizao das relaes era uma tendncia do mundo moderno e, por isso, ele se ps a pensar como seria essa nova forma de organizao das relaes entre as pessoas na sociedade. Quais foram as principais idias do autor a respeito desse fenmeno tpico da sociedade contempornea? Para Weber a tendncia racionalizao ocorre em todas as esferas da vida social. Como voc pde constatar no tpico anterior, na religio tambm possvel perceber os traos dessa racionalidade.
47

Mas na burocracia que o Estado moderno encontra sua mais alta expresso de racionalizao. Lembre-se de que para Weber a racionalidade consiste em adequar os meios aos fins. Todas as instituies com fins ideais ou materiais organizam-se em burocracias para exercer de forma mais eficaz a dominao. Assim o autor conceitua burocracia: Burocracia mais do que uma organizao, representa uma forma de dominao que da se pretende alm eficiente. da As caractersticas so a fundamentais burocracia, racionalidade,

impessoalidade, a ascenso por mrito e a estrutura hierrquica.

Assim sendo, essa forma de organizao se baseia em normas, e as ordens dadas passam a ser estveis e previsveis. Os funcionrios dessa estrutura, por sua vez, so pessoas escolhidas com base em critrios objetivos - como concursos - e devem ser competentes e qualificados para o exerccio das funes administrativas. Esse o critrio da meritocracia.

A estrutura hierrquica refere-se a um sistema regulamentado de mando e subordinao de autoridades. [...] O tipo puro de funcionrio burocrtico nomeado por uma instncia superior. (WEBER, 1999, pp. 199; 202). Em relao posio dos funcionrios nesse tipo de

organizao, o cargo passa a ser a sua profisso, pois h um dever de fidelidade ao cargo em troca de uma existncia assegurada. Porm, essa fidelidade no se refere a uma pessoa, ao contrrio, ela impessoal e objetiva. Por isso, no Estado moderno, o funcionrio no um servidor particular de um soberano, mas serve a uma estrutura objetiva. Alm disso, o funcionrio recebe um salrio em troca de seus servios especializados e segue uma carreira dentro da
48

organizao, ou seja, ocupa antes os cargos menores para, posteriormente, superiores. A burocracia organiza a dominao racional-legal para garantir a preciso, a clareza, a unidade e a velocidade no desempenho das funes. Nesse sentido, o tipo ideal do burocrata o indivduo cuja atividade no se mistura sua vida pessoal, por isso, separa seu trabalho de suas emoes. Para Weber, a tendncia burocratizao do Estado poderia ser explicada pelas vantagens oferecidas por esse tipo de organizao, dentre as quais podemos citar, alm da racionalidade em relao aos objetivos da organizao, a rapidez nas decises tendo em vista que cada um sabe o que deve ser feito e como os trmites devem ser encaminhados; a uniformidade de rotinas e procedimentos que so preestabelecidos por escrito; esses procedimentos devem ser constantes, ou seja, ser sempre os mesmos em todas as situaes; a subordinao dos escales mais baixos aos superiores. Alm disso, a diviso das funes facilitaria a profissionalizao dos funcionrios, evitando o nepotismo, as relaes personalizadas e dificultando a corrupo (cf. CHIAVENATO, 1993). Apesar de oferecer todas essas vantagens, o prprio Weber admite que a burocracia seria um sistema que exigiria um alto grau de renncia de seus participantes, tendo em vista sua demanda por aceitao das regras e subordinao, o que faria com que essa organizao tendesse dissoluo. Ao analisar as conseqncias previstas e desejadas, o autor tambm levou em considerao os problemas imprevistos que levariam ineficincia da burocracia e s suas disfunes. As disfunes resultam do exagero de caractersticas do modelo tpicoideal burocrtico. Isso quer dizer que o modelo corresponde ao tipo atravs de seu mrito, ascender aos cargos

49

puro da burocracia, mas quando ela colocada em prtica sofre transformaes para adaptar-se realidade. Os principais problemas da burocracia podem ser resumidos no quadro a seguir: Caractersticas da Burocracia Disfunes da Burocracia

1. Carter legal das normas 2. Carter formal das comunicaes 3. Diviso do trabalho 4. Impessoalidade no relacionamento 5. Hierarquizao da autoridade 6. Rotinas e procedimentos 7. Competncia tcnica e mrito 8. Especializao da administrao 9. Profissionalizao Previsibilidade funcionamento Fonte: Chiavenato, 1993.

10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17.

Internalizao das Excesso de Resistncia a Despersonalizao do Categorizao do Superconformidade Exibio de sinais de Dificuldades com do

normas formalismo e papelrio mudanas relacionamento relacionamento

autoridade clientes. do Imprevisibilidade funcionamento

Como voc pode notar, o modelo weberiano acredita na burocracia como uma ferramenta importante ao funcionamento das organizaes. Entretanto, no Brasil, a burocracia na prtica vista como excesso de formalidade e de papis, lentido nos procedimentos, desencontro de informaes e de aes. As pessoas comuns so as que geralmente mais encontram dificuldades com a burocratizao, ao passo que aquelas que aplicam os princpios e
50

percebem a funcionalidade da burocracia so as que dela mais se beneficiam. Para concluir, importante esclarecer alguns pontos que normalmente so mal interpretados no pensamento de Weber e terminam por causar uma leitura equivocada do pensamento do autor. O principal desses pontos refere-se ao tipo ideal da Burocracia. Como voc j sabe, o tipo ideal weberiano no o que comumente ouvimos falar no cotidiano: um modelo perfeito e inatingvel. Aqui esse modelo se relaciona a um recurso metodolgico que serve apenas para facilitar a anlise dos fenmenos. Weber no pretendia que seu modelo fosse aplicado ao real, ao contrrio, ele apenas analisou o que via na realidade. Sob esse ponto de vista, podemos dizer que o autor se comportou exatamente como dizia ser o papel do cientista. Por todos esses motivos que o pensamento de Weber ainda muito estudado, e vrias de suas idias podem ser aplicadas para a anlise da sociedade atual. Leitura Para saber mais sobre o pensamento de Max Weber visite os site sugeridos a seguir: http://www.culturabrasil.pro.br/weber.htm http://www.sociologia1.hpg.ig.com.br/textos/weber.htm Leia tambm o texto Uma introduo a Max Weber e obra A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo (extrado do site www.mackenzie.br).

Sociologia do Trabalho e das Organizaes Aula 04 - Karl Marx: Materialismo Histrico, Dialtica e Sociologia do Trabalho
51

AULA 4 - KARL MARX: MATERIALISMO HISTRICO, DIALTICA E SOCIOLOGIA DO TRABALHO 4.1 Dialtica e materialismo histrico. 4.2 Concepo de histria e de homem por Karl Marx. 4.3 O trabalho como produo e reproduo da existncia humana.

Reflita sobre a mxima colocada por Karl Marx:


"O mesmo trabalho que humaniza o homem pode alien-lo"

Para o autor, a alienao a incapacidade de os homens se reconhecerem nos frutos de sua criao e conseqncia da alta diviso do trabalho tpica do sistema capitalista.

Mas de que forma o mesmo trabalho pode humanizar e alienar? No seria a alienao uma forma de desumanizao? Essas e outras questes propostas por Karl Marx sero ampliadas e aprofundadas nesta aula. Voc vai conhecer as idias desse autor que talvez seja o mais polmico dos clssicos da Sociologia. O pensamento marxiano inspira ainda hoje os ideais de diferentes segmentos sociais: partidos polticos, educadores, estudantes e intelectuais. Entretanto, as idias de Marx so muitas vezes mal interpretadas, seja pela leitura inadequada de sua densa obra, seja pela falta de leitura da mesma. Mas o fato que o autor trouxe muitas contribuies no s para a sociologia como tambm para a
52

poltica e a economia, entre outras reas. Ao estudar as anlises de Marx, voc poder tirar suas prprias concluses sobre a atualidade do pensamento desse autor. Sinta-se vontade, inclusive, para discutir estes e outros temas em fruns com os seus colegas e tutor. Um pouco da biografia de Karl Marx Karl Marx (1818-1883) talvez seja um dos mais conhecidos e polmicos autores da Sociologia clssica. Seus escritos influenciaram desde as teorias da economia at os partidos polticos da esquerda radical em diversos pases do mundo. Se pudermos dizer que Durkheim e Weber foram socilogos de profisso, o mesmo no acontece com Marx. Suas obras tiveram muito mais a inteno de compreender a estrutura do capitalismo, a fim de fornecer subsdios para a superao desse sistema, do que de se constituir em arcabouo terico-metodolgico propriamente dito. Ademais, a dificuldade de sistematizar e analisar o pensamento de Marx torna-se ainda maior tendo em vista que o autor jamais sistematizou seus escritos, alguns foram deixados inacabados, alm de se tratar de teorias bastante complexas. Isso deu margem a leituras equivocadas e mesmo dogmticas do pensamento marxiano, o que contribui para crticas que so, por vezes, injustas. O pensador alemo estudou Filosofia em Berlim e teve contato com a obra do filsofo alemo George W. Hegel (1770-1831), uma de suas principais influncias, apesar de ter refutado algumas das idias deste. Por ter sido perseguido pelo governo alemo, foi impedido de seguir carreira como professor universitrio. Transferiu-se para Paris, onde conheceu Friedrich Engels, com quem escreveu O Manifesto do Partido Comunista, A Sagrada Famlia e A Ideologia Alem. Mudou-se para Bruxelas onde participou da fundao da Liga dos Comunistas e posteriormente exilou-se em Londres, onde escreveu O Capital.

53

O pensamento e a prtica poltica de Marx se destacaram pelo carter crtico. Sempre envolvido com a militncia poltica, o foco de suas preocupaes estava voltado para a classe operria e para a construo de uma nova sociedade baseada no comunismo. Sua extensa obra versou sobre os mais diversos assuntos: poltica, economia, Histria, Filosofia, religio.

4.1 Dialtica e materialismo histrico A origem da idia de dialtica pode ser encontrada na filosofia grega clssica em Herclito, passando por Scrates, Plato e Aristteles, mas no idealismo alemo, mais precisamente no pensamento de Hegel, que Marx buscou elementos para elaborar sua anlise da sociedade capitalista. Basicamente, a dialtica hegeliana afirma a contradio e o conflito como substncia da realidade por meio de um movimento infinito de afirmao, negao e sntese. Essa idia a base para o entendimento da histria como movimento, e se contrape s anlises anteriores, baseadas na metafsica*. A diferena essencial que enquanto a metafsica afirma a essncia imutvel das coisas, a dialtica declara que a realidade um movimento constante. * Metafsica Subdiviso da filosofia, caracterizada pela

investigao das realidades que transcendem a experincia sensvel, capaz de fornecer um fundamento a todas as cincias particulares, por meio da reflexo a respeito da natureza primacial do ser; filosofia primeira. Parte da tradio filosfica de Aristteles especialmente desenvolvida pela escolstica medieval, voltada para a investigao teortica da divindade, o ser mais perfeito e elevado, causa de todos os outros seres e realidades do universo; teologia. Caracterizada tambm pela especulao a respeito do ser, suas determinaes necessrias e princpios universais, oferecendo desta maneira o fundamento terico para que as cincias particulares investiguem os
54

seres da realidade sensvel; ontologia.

Embora Marx continue trabalhando com a idia de contradio e de movimento da realidade, ele afirma ter colocado a dialtica hegeliana ao revs:

[...]

meu

mtodo

dialtico

no

difere

do

hegeliano, mas tambm a sua anttese direta. Para Hegel, o processo de pensamento, que ele, sob o nome de idia, transforma num sujeito autnomo, o demiurgo do real, real que constitui apenas a sua manifestao externa. Para mim, pelo contrrio, o ideal no nada mais que o material, transposto e traduzido na cabea do homem. [...] necessrio invert-la, para descobrir o cerne racional dentro do invlucro mstico. (MARX, 1983, pp. 20-21). Nessa passagem clebre, pode-se perceber como Marx refuta o idealismo de Hegel e origina a anlise materialista da histria. Para Hegel, as idias do homem so a base para o entendimento do real, enquanto para Marx, ao contrrio, a vida material do homem que fornece o embasamento para a compreenso das idias humanas. De forma simplificada temos: IDEALISMO (Hegel) x MATERIALISMO (Marx) as a dos idias vida seres a vida material

condicionam material humanos.

condiciona as idias dos seres humanos.

55

Destarte, o ponto de partida da anlise marxiana da realidade o que ele denominou de base material ou infra-estrutura da sociedade. Essa base formada pelo conjunto das foras produtivas, dos meios de produo e das relaes sociais de produo. A noo de foras produtivas expressa a ao humana sobre a natureza como forma de obter os bens necessrios sobrevivncia por meio do trabalho, ou seja, a mo de obra do homem. Para realizar esse domnio sobre a natureza, o homem faz uso da terra, de instrumentos de trabalho, de mquinas etc, enfim, dos meios de produo. Ao entrar em contato uns com os outros, os homens se organizam socialmente para produzir e interferir em seu meio: so as relaes sociais de produo, que implicam em diversas maneiras de diviso do trabalho e de organizao em grupos e classes.

De acordo com Marx, sobre a infra-estrutura se eleva uma superestrutura formada pelos elementos no materiais da sociedade: instituies polticas, religiosas, educacionais, sistemas jurdicos, polticos, cdigos morais etc. Em resumo, conforme o prprio Marx: O resultado geral a que cheguei e que, uma vez obtido, serviu de guia para meus estudos, pode formular-se, resumidamente assim: na produo social da prpria existncia, [economia], os homens entram em relaes determinadas, necessrias, independentes de sua vontade: estas relaes de produo correspondem a um grau determinado de desenvolvimento de suas foras produtivas materiais. O conjunto dessas relaes de produo constitui a estrutura econmica da sociedade, a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurdica e poltica e qual correspondem formas
56

sociais determinadas de conscincia. (MARX apud SELL, 2002, p. 165) Ao partir da observao da base material da sociedade, Marx coloca o foco de anlise sobre a ao humana para a produo da realidade, ou seja, o modo como o homem produz e reproduz suas condies materiais de existncia.

4.2 Concepo de Histria e de homem por Karl Marx Como voc pode perceber, as atenes do autor esto voltadas para os fatores econmicos da sociedade e seu elemento fundamental: o trabalho, que ser discutido adiante. Antes, porm, necessrio compreendermos como Marx elabora sua concepo de Histria e, conseqentemente, de homem. Conforme se afirmou na sntese biogrfica, Marx foi militante poltico e entrou em contato com movimentos operrios da Europa. Nesse decurso, convenceu-se de que a histria humana est ligada histria da luta de classes e que, ao longo do tempo, as formas de explorao do trabalho humano se refinaram. Os conflitos em torno dessa explorao s poderiam ser sanados com a ao do homem sobre a histria, a fim de construir uma nova forma de sociedade que no fosse baseada na explorao da fora de trabalho: o comunismo.

Ao sustentar que o homem sujeito da Histria, Marx se contraps s tendncias das perspectivas anteriores de acordo com as quais o homem seria um simples produto do meio.

57

Se o ser humano age em condies materiais especficas, essas condies so colocadas pela prpria histria e, esta, por sua vez, o plano em que os indivduos agem conscientemente. Essa ao de quem faz escolhas conscientes o que o Marx denominou de prxis que se realiza inicialmente pelo trabalho, atividade peculiar por meio da qual o homem se diferencia das outras espcies animais. Prxis - Etimologicamente (do grego praksis [prxis], do verbo prasso, atuar), a palavra prtica (originalmente adjetivo de prxis) significa toda a atividade humana concreta, e tem por antnimo o termo teoria, que exprime uma ausncia de atividade, isto , uma abstrao. Essa a definio do Dicionrio de Cincias Sociais (1986, p. 957) para o termo. importante ressaltar, no entanto, que, embora no tenha sido o primeiro a utilizar esse termo, Karl Marx conferiu-lhe uma conotao singular. Na acepo marxiana, a prxis se refere a uma atividade especfica do homem, que o diferencia dos outros animais por ser atividade livre, universal, criativa, por meio da qual o homem cria e transforma seu mundo humano e histrico e a si mesmo. Essa prtica livre e consciente para Marx se expressa por meio do trabalho.

Na anlise marxiana da categoria trabalho, podemos encontrar a chave para a compreenso do materialismo histrico. No entanto, necessrio ressaltar que essa anlise no se limita sua vertente econmica, pois em Marx essa atividade pensada em uma perspectiva mais filosfica, cujo foco parte das relaes estabelecidas
58

entre os homens e a natureza para a produo dos meios necessrios sua sobrevivncia.

4.3 O trabalho como produo e reproduo da existncia humana Segundo Marx, o primeiro pressuposto histrico de que os homens possam viver a fim de fazer a Histria. Ora, para conseguir sobreviver necessrio trabalhar. Para Marx, o trabalho a principal atividade humana, aquela por meio da qual ele humaniza a natureza, humaniza a si mesmo e estabelece relaes sociais. Mas, se outros animais tambm trabalham, ento qual a diferena? Na afirmativa de Marx: certo que tambm o animal produz. Constri para si um ninho, casas, como as abelhas, os castores, as formigas etc. Mas produz unicamente o que necessita imediatamente para si ou sua prole (...) produz unicamente por fora de uma necessidade fsica imediata, enquanto que o homem produz inclusive livre da necessidade fsica e s produz realmente liberado dela; o animal se produz s a si mesmo, enquanto o homem reproduz a natureza inteira; o produto do animal pertence imediatamente a seu corpo fsico, enquanto que o homem enfrenta-se livremente com seu produto. O animal produz unicamente segundo a necessidade e a medida da espcie a que pertence, enquanto o homem sabe produzir segundo a medida de qualquer espcie e sabe sempre impor ao objeto a medida que lhe inerente; por isso o homem cria tambm segundo as leis da beleza. (MARX, apud
59

QUINTANEIRO; BARBOSA; OLIVEIRA, 1995, pp. 6970). Sendo assim, como voc pode notar pela afirmao de Marx, o trabalho humano se diferencia das atividades de outros animais por ser criativo, transformador, duradouro e consciente. Ao se organizar para produzir, os homens interferem de forma consciente na natureza, transformando-a e criando coisas novas no s para satisfazer s suas necessidades bsicas e imediatas, mas tambm para produzir objetos belos, obras de arte, msica etc, para si mesmos e para as geraes futuras. Se tomarmos como exemplo outros animais na natureza como as formigas, as abelhas, as aranhas, o joo-de-barro, perceberemos como seu trabalho realizado de forma instintiva, seguindo um padro que no se modifica, pois suas atividades ao construir suas moradias, por exemplo, so feitas como extenso de seus organismos. Por outro lado, os seres humanos ao construir suas casas recriam constantemente as tcnicas de construo, os materiais utilizados, as formas etc. Essa a dimenso criativa do trabalho humano. Entretanto, Marx identifica um paradoxo: O mesmo trabalho que humaniza o homem o que pode alien-lo.

A alienao a incapacidade de os homens se reconhecerem nos frutos de sua criao e conseqncia da alta diviso do trabalho, tpica do sistema capitalista. No capitalismo, as formas de explorao da fora de trabalho humano so resultantes da diviso em duas classes antagnicas*: a burguesia e o proletariado. A primeira busca o lucro por meio da explorao dos operrios que, por sua vez, so expropriados* dos

60

meios de produo e obrigados a vender sua mo-de-obra em troca de um salrio de subsistncia*. Paradoxo - Aparente falta de nexo ou de lgica; contradio. Antagnico - Que ope duas foras ou princpios; contrrio, incompatvel, oposto. Expropriado - Ato de expropriar; desapropriao; privao de propriedade em harmonia com a lei; transferncia da propriedade de um imvel da entidade privada para uma entidade pblica, mediante uma indenizao; coisa expropriada. Exemplo no texto: Libertar da dominao de classe capitalista fazer com que o trabalho da classe trabalhadora no lhe seja expropriado. Subsistncia - Estado ou qualidade de subsistente; estabilidade; manuteno; sustento; alimentos.

Nessa dinmica capitalista, o operrio no proprietrio dos meios de produo com os quais trabalha, nem possui autonomia sobre sua prpria atividade e tampouco dono do produto de seu labor. A nica coisa que em princpio lhe pertence sua fora de trabalho, mas que vendida ao patro, ou seja, o homem aliena-se de si mesmo.

O trabalho alienado , portanto, aquele realizado com a finalidade de garantir a sobrevivncia do trabalhador. por isso que o trabalho visto como uma atividade penosa, um sacrifcio, ele no um fim e sim um meio para se garantir a sobrevivncia do proletrio. O que resta ento ao trabalhador?

61

por isso que Marx afirma que somente com a abolio dessas formas de explorao da fora de trabalho a alienao poderia ter fim. De acordo com o autor, isso s aconteceria com a derrocada do capitalismo e com a instaurao de uma sociedade baseada no comunismo. Nessa sociedade no existiria propriedade privada dos meios de produo, pois esse o principal elemento utilizado pela burguesia para explorar o proletariado. Conforme o que voc estudou nesta aula, a questo do trabalho uma das preocupaes primordiais no pensamento de Marx. Isso pode ser confirmado pelo fato de outros estudiosos do pensamento marxiano terem cunhado a expresso centralidade do trabalho em suas anlises para se referir a essa categoria como elemento chave para a compreenso do modo de produo capitalista. Outros estudos chegaram a questionar essa centralidade do trabalho como fator estruturante das relaes sociais no mundo contemporneo. Nas prximas aulas voc vai estudar algumas dessas tendncias mais recentes de anlise do trabalho na contemporaneidade. Leitura O que voc pensa sobre a primazia do trabalho em nossa sociedade? Leia o texto complementar A dupla dimenso do trabalho em Marx e a questo da centralidade do trabalho, de Cassandra Carmo de Lima Vras, que lhe ajudar a elaborar suas concluses. Se voc preferir, tambm pode ler o texto acessando o endereo http://chip.cchla.ufpb.br/paraiwa/04-cassandra.html Visite os sites sugeridos a seguir para conhecer mais sobre o pensamento de Karl Marx: http://www.culturabrasil.pro.br/marx.htm http://www.mundociencia.com.br/filosofia/marx.htm A revoluo dos bichos
62

Sociologia do Trabalho e das Organizaes Aula 05 A Sociologia e as Novas Formas de Reorganizao Produtivas
AULA 5 A SOCIOLOGIA E AS NOVAS FORMAS DE

REORGANIZAO PRODUTIVAS 5.1 Natureza, diversidade e complexidade das organizaes. 5.2 O indivduo e a organizao. 5.3 Trabalho: libertao ou opresso? 5.4 As novas formas de organizao e gesto do trabalho e suas conseqncias. 5.5 Transformaes no mundo do trabalho decorrentes da reestruturao produtiva.

Leia e reflita sobre o relato de Alves quanto reorganizao produtiva do mercado de trabalho. Outro exemplo tpico do novo complexo de reestruturao produtiva ocorreu no setor bancrio, onde a introduo de novas tecnologias microeletrnicas voltadas para o auto-atendimento (e o servio on-line) e a disseminao da prtica da terceirizao (e de novas formas de gesto do trabalho) contribuiu para "enxugar" a fora de trabalho bancria no Brasil. O "enxugamento" da categoria de trabalhadores bancrios no Brasil nos anos 1990 atingiu cerca de 40% do estoque de empregos no setor. Por exemplo, entre 1994 e 1996 cerca de 140 000 bancrios perderam o emprego. Se em 1989 a categoria bancria era constituda por cerca de 811 000 trabalhadores, em 2001 esse nmero cara para 394 000 trabalhadores - o
63

nmero mdio de bancrio por agncia, em 1994, era de 30,2; em 2000, caiu para 24,2, atingindo, em cheio, a funo de escriturrios (ARAJO, CARTONI & JUSTO, 1999). (ALVES, 2002, s/p) Os dados apresentados por Alves nos fazem questionar: Qual a tendncia mundial de modificao da relao indivduoorganizao e postos de trabalho, visto que as condies de trabalho tm se precarizado e os postos reduzidos?

importante tambm acrescentar a preocupao com a tendncia mundial de reduo de postos de trabalhos. E como a Sociologia e seus tericos se posicionam diante dessas novas formas de reorganizao produtivas? Como j mencionado repetidas vezes, o ser humano est imerso em diversos tipos de organizao. Nascemos em organizaes, estudamos e trabalhamos nelas. A prpria maneira como se ordenam as relaes sociais demonstram a necessidade de estruturar e organizar a vida social. Ento, nesta aula voc vai conhecer os diferentes enfoques que os tericos do a essa temtica, um dos principais focos da Sociologia da Administrao. Vejamos como se posicionam esses tericos. 5.1 Natureza, diversidade e complexidade das organizaes A Sociologia aplicada administrao concentra-se na anlise das organizaes e nos papis e funes desempenhadas pelos indivduos que compem a sociedade, bem como suas atuaes nas empresas e organizaes.

De acordo com Castro, uma organizao pode ser definida como: O conjunto das relaes entre os membros de um grupo e entre grupos conformado com uma estrutura. O grupo organizado compreende valores,
64

padres,

modelos

normas

que

embasam

comportamento de seus membros. No entanto, a organizao no exclui a possibilidade de disnomias e de aes disfuncionais. Tanto assim que, numa organizao, h dispositivos de controle, incluindose sanes previstas para comportamento que contrarie as expectativas (comportamento desviado). (CASTRO, 2003, p. 49) J para Lakatos: (...) as organizaes so apenas uma parte das formas de ordenao social inserida no conceito de organizao social, mais amplo, que engloba toda a vida em sociedade (famlia, parentesco, classes sociais, Estado, economia etc.). (LAKATOS, 1997, p. 24) Pois bem, como possvel notar, o termo organizao pode ser entendido sob diversas perspectivas (ressalte-se, ainda, que em diversas disciplinas estaremos revisitando essa terminologia tambm sob diferentes enfoques). Entretanto, nesta aula ser dado destaque a trs perspectivas sobre o termo organizao, ou seja, destacaremos, por ora, o que de interesse do seu conhecimento: A primeira, no sentido mais amplo - como assinala Lakatos -, para designar as diversas formas de ordenamento de um determinado grupo, levando-se em considerao sua estrutura e dinmica social. A segunda, entendida em um sentido mais especfico, no mbito dos estudos econmicos, referindo-se a uma atividade e os produtos que dela resultam. A terceira perspectiva cultura organizacional ser abordada com maior detalhamento mais adiante.
65

Isto posto, para comear, importante relembrar conforme o que voc estudou na disciplina de Gesto - que as organizaes podem ser classificadas em formais e informais. Para relembrar A organizao formal aquela que possui objetivos prprios delimitados, ordenao de funes e posies determinadas pela diviso do trabalho, com normas juridicamente constitudas. A organizao informal, por sua vez, existe em todas as comunidades, como, por exemplo, grupos religiosos, grupos de trabalhos diversos, ou outros grupos cooperativos que, embora tambm possuam objetivos prprios (geralmente derivados de metas individuais), no esto organizados e reconhecidos legalmente.

Outras formas de classificao das organizaes levam em considerao seus objetivos, o relacionamento entre seus membros, o tamanho, a finalidade.

Segundo Blau e Scott (apud LAKATOS, 1997, pp. 27-29), as organizaes formais classificam-se, de acordo com seus objetivos, em: Associaes de benefcio mtuo: nas quais os scios so os principais beneficirios. Firmas comerciais ou organizaes de negcios: em que os proprietrios so os beneficirios centrais. Organizaes de servios: cujo principal beneficirio um pblico que deve ser servido.

66

Castro (2003, p. 154) cita ainda um quarto tipo de organizao, que seria a de natureza comunitria, na qual o o pblico em geral. As organizaes informais podem vir a se tornarem formais quando sofrem transformaes e se estruturam legalmente. Da mesma maneira, no interior de uma organizao formal podem coexistir grupos organizados informalmente e que se associam em torno de interesses comuns. Essa configurao dos grupos depende, entre outras variveis, da combinao dos indivduos que a compe e da relao que os mesmos estabelecem com a organizao. Esse o tema do item que voc vai estudar a seguir. 5.2 O indivduo e a organizao Se, de acordo com o que j foi afirmado, os indivduos esto imersos nas organizaes, estas ltimas, por sua vez, so formadas por indivduos. Por esse motivo, necessrio considerar o comportamento dos indivduos no ambiente organizacional. Nesse sentido, Chanlat (1996), na obra O indivduo na Organizao: dimenses esquecidas, coordena uma srie de anlises de grande valia para a compreenso da relao entre indivduos e organizaes. O autor canadense aponta, entre outras caractersticas, que o ser humano formado por sentimentos, desejos, culturas, pensamentos e aes. Sob uma perspectiva antropolgica, Chanlat chama a ateno para o fato de esses elementos constiturem uma dimenso simblica que deve ser entendida no contexto de uma relao, muitas vezes conflitiva, entre uma sociedade que se baseia em critrios cientfico-racionais em detrimento da imaginao simblica. Alm dessas peculiaridades, segundo Chanlat (1996), deve-se considerar tambm que os indivduos so seres temporais e espaciais, ou seja, relacionam-se com o tempo e com o espao nos quais esto inseridos. Isso demonstra que os diferentes sujeitos
67

mantm relaes distintas com o tempo, algo que aparentemente objetivo, mas que, na verdade, uma construo social e mesmo individual. Em relao ao aspecto espacial, da mesma forma os indivduos estabelecem vnculos e os reelaboram constantemente de acordo com as suas subjetividades. Subjetividade - Realidade psquica, emocional e cognitiva do ser humano, passvel de manifestar-se simultaneamente nos mbitos individual e coletivo, e comprometida com a apropriao intelectual dos objetos externos.

Chanlat organizaes

observa so

ainda

que

as

pessoas vezes,

inseridas como

nas

consideradas,

muitas

objetos

comparados a ferramentas das quais as empresas dispem sem levar em considerao a natureza biopsicossocial que constitui o ser humano e forma sua subjetividade. Biopsicossocial - Abordagem que considera o ser humano em suas diversas dimenses: biolgica, psquica e social.

Diante do que foi exposto, pode-se concluir que, ao considerar os indivduos que compem a organizao como uma massa homognea, as empresas terminam por incorrer em um equvoco: o de ignorar as particularidades e especificidades das pessoas que ali esto. Somente ao se considerar essas nuanas, ser possvel transformar o ambiente organizacional em um espao mais agradvel para as pessoas, tornando-as mais produtivas e satisfeitas, fato que indubitavelmente pode ser considerado um diferencial da organizao. 5.3 Trabalho: libertao ou opresso? A palavra trabalho vem do latim tripalium, que era um instrumento utilizado para aoitar os escravos durante o perodo da escravido.
68

Tripaliare significa torturar, no latim vulgar. A etimologia do termo nos ajuda a compreender por que, apesar de ser uma atividade central em nossa vida, o trabalho tido como algo penoso, um sacrifcio. Exemplo disso o fato de na nossa sociedade (ao menos no Brasil) os feriados e dias de folga serem to valorizados e esperados por ns. Voc j viu algum triste por no ter de trabalhar naquele dia? Claro, quem no tem emprego no quer continuar desempregado, mas to logo esteja trabalhando, espera ansiosamente pelo descanso. Isso no um paradoxo? Para tentar compreender por que isso acontece, vejamos um breve histrico das percepes do trabalho em diferentes contextos na histria.

Na Antiguidade Clssica, a organizao social grega se baseava no trabalho escravo. A escravido foi uma conditio sine qua non (Conditio Sine Qua Non - expresso latina que significa condio bsica) para o desenvolvimento da cultura e da filosofia gregas e era aceita e praticada livremente.

Na Idade Mdia, a forma predominante de trabalho era o regime de servido. O trabalho livre era baseado em um pacto de fidelidade entre o vassalo e o senhor feudal que, em troca da fora de trabalho de seu servo, oferecia uma espcie de proteo. Em muitos casos, a diferena entre escravido e servido era praticamente inexistente. Com o advento do Renascimento cientfico, surge uma nova concepo de trabalho, no sentido de sua glorificao, que trouxe muitos desdobramentos desde o mbito filosficocultural at o poltico-econmico. No plano religioso, destaca-se a doutrina protestante derivada do calvinismo que culmina com a noo de trabalho como uma beno divina, conforme j
69

assinalado na aula sobre a teoria de Max Weber. Estavam lanadas as bases para o desenvolvimento do capitalismo, perodo no qual a explorao da fora de trabalho iria se sofisticar e se diversificar. O paradoxo colocado acima talvez possa ser explicado justamente por esse movimento contraditrio entre a noo do trabalho que humaniza e o trabalho que oprime, ou aliena, segundo Marx. No pretendemos oferecer aqui uma resposta definitiva sobre essa questo, mas sim propiciar que voc, com base nas diferentes abordagens analisadas, possa refletir melhor sobre essa temtica. E, para tanto, depois das abordagens clssicas sobre a questo do trabalho, hora de voc conhecer os desdobramentos dessas anlises sobre as novas configuraes e organizaes do mundo do trabalho na contemporaneidade. Vejamos de que forma o trabalho tem se organizado e como essa problemtica tem sido tratada pelos diversos campos do conhecimento, com especial ateno para as interpretaes sociolgicas. 5.4 As novas formas de organizao e gesto do trabalho Atravs do estudo do pensamento de Marx, voc pde observar que o capitalismo parece nutrir-se das contradies existentes entre as classes e da explorao da burguesia sobre o proletariado. Ao longo da histria, em momentos de crise e para otimizar (criar condies mais favorveis; tirar o melhor partido possvel de algo) a produo, surgiram novas formas de explorao do trabalho operrio, novos modelos de organizao e gesto da produo. Entre os mais conhecidos desses modelos esto o fordismo, o taylorismo e o toyotismo. Taylorismo - mtodo de racionalizao, planejamento e controle da produo, criado pelo engenheiro americano Frederick Taylor (1856-1915), que consistia basicamente em diminuir o tempo gasto na produo por meio da
70

extino de movimentos longos e de deslocamentos desnecessrios. Conhecido tambm por Organizao Cientfica do Trabalho previa a separao entre o planejamento e a execuo das tarefas a fim de fazer com que os trabalhadores movimentos fossem treinados mecanizados a e desenvolver simples,

rpidos. A crise do taylorismo se deu em virtude da no aceitao por parte dos operrios em realizar atividades mecnicas, montonas e sem criatividade nenhuma. Fordismo - a partir de 1909, Henry Ford (1863-1947) adotou em foi sua o fbrica de automveis de uma o mtodo que taylorista, mas implementou algumas mudanas. A principal, acrscimo esteira movimentava a matria prima e a fixao do trabalhador em um local demarcado. Assim surgia o que conhecemos hoje por linha de montagem, ou seja, os veculos passavam em uma esteira, de um operrio a outro, e cada um realizava uma etapa do trabalho. Em meados dos anos de 1970, o modelo fordista comeou a dar mostras de esgotamento. Os limites tcnicos e a fragmentao do trabalho limitaram os ganhos de produo e ocasionaram greves e manifestaes por parte dos trabalhadores. o ritmo de No era mais em possvel da intensificar trabalho, virtude

insatisfao e resistncia dos operrios. Alm disso, novos hbitos de consumo e modificaes no mercado parecem ter contribudo para a crise desse modelo de gesto. O fordismo no atendia mais s exigncias do mundo em transformao. Toyotismo - com o incio do processo de globalizao, a rigidez dos modelos taylorista e fordista deu lugar flexibilizao do trabalho e da produo. Nesse sentido,
71

o modelo toyotista (numa referncia fbrica Toyota), ou modelo japons, inovou ao aproveitar a criatividade dos trabalhadores que o fordismo no aproveitava. O toyotismo aboliu as cadeias de montagem e integrou os operrios envolvidos no processo produtivo. Combinava mquinas sofisticadas com a menor utilizao do esforo humano, menos espao fsico e colocava engenheiros, programadores e operrios trabalhando juntos. Ao introduzir a tcnica chamada just-in-time, o toyotismo prioriza, ao invs da produo em srie como o fordismo, a produo de pequenas quantidades de vrios modelos, para que s fosse fabricado o que fosse vendido e os estoques fossem reduzidos. Entre os estudiosos desses modelos no existe consenso sobre se o toyotismo representaria uma ruptura radical com os modelos anteriores ou apenas uma adaptao deles. De qualquer maneira, o fato que a introduo dessas inovaes no contexto produo. Just-in-time - Expresso inglesa que designa um mtodo que se aplica administrao da produo - destinado basicamente reduo de estoques (e dos recursos financeiros e espaos fsicos para mant-los) -, reduo do tempo de fabricao e eliminao das perdas, com vistas ao aumento da produtividade. No Ocidente, essa expresso utilizada para traduzir uma filosofia e as tcnicas de apoio produo criadas e aperfeioadas pela Toyota (Sistema Toyota de Produo). Esse sistema de produo requer que as peas sejam fornecidas ao processo seguinte somente na medida do necessrio, com pequeno armazenamento prvio. Requer ainda que apresentem qualidade, para evitar desperdcios. O termo tambm significa: metodologia com base nas pessoas, cuja
72

organizacional

alterou

definitivamente

as

formas de ordenao do trabalho e de gesto da

filosofia eliminar tudo aquilo que no adiciona valor ao produto. O objetivo fornecer exatamente as peas necessrias, nas quantidades necessrias, no tempo necessrio.

Esses foram modelos que alcanaram seu auge ao longo das dcadas de 50 a 70 do sculo passado, representando uma tendncia chamada de reestruturao produtiva que inclua, alm desse novo modelo de gesto da produo, elementos como a terceirizao, levando a processos denominados precarizao do trabalho (entendida basicamente como a degradao das condies de trabalho) e desestruturao das relaes de trabalho. Desestruturao das relaes de trabalho - Expresso utilizada para se referir s transformaes nas relaes de trabalho ocorridas especialmente a partir do final da dcada de 1980 e que se caracteriza, sobretudo, pela eliminao dos vnculos trabalhistas existentes entre empregado e empregador. Outras marcas desse processo so o desemprego elevado, desassalariamento (os empregos no oferecem mais um salrio fixo) das ocupaes e ampliao do trabalho precrio. . A reestruturao produtiva baseia-se no aumento da produtividade, eficincia e qualidade e pressupe a terceirizao, o trabalho em equipe, a flexibilizao de pagamentos, os programas de qualidade total etc. O processo de precarizao levou desregulamentao dos direitos trabalhistas, reduo do nmero de operrios, estimulou o trabalho parcial e, conseqentemente, o desemprego estrutural e o emprego informal. Terceirizao - Forma de organizao estrutural que permite a uma empresa transferir a outra as suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para a sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os
73

custos,

economizando

recursos

desburocratizando

administrao. Contratao de terceiros, por parte de uma empresa, para a realizao de atividades no essenciais, visando racionalizao de custos, economia de recursos e desburocratizao administrativa. . Precarizao do trabalho - Expresso utilizada para se referir s novas formas de organizao do trabalho na sociedade atual. Essas formas de organizao se caracterizam pelo aumento de pessoas trabalhando unidades de por conta prpria, de a proliferao grande de pequenas e prestao servios, rotatividade

insegurana crescente quanto ao futuro. So tambm formas precrias de trabalho: o subemprego, o trabalho temporrio, o trabalho terceirizado. . Desregulamentao do trabalho - Tendncia de diminuio da interferncia do Estado sobre a regulao das relaes trabalhistas. Na desregulamentao, o Estado se exime do papel de regular os vnculos entre patro e empregado. A livre negociao a expresso de ordem nesse processo. . Desemprego estrutural - Processo de diminuio do nmero de postos de trabalho que caminha paralelamente ao processo de implementao de tecnologias nas empresas e fbricas. O desemprego estrutural se diferencia do desemprego clssico por no estar ligado necessariamente a crises econmicas, mas por ser uma tendncia na sociedade atual. Os postos de trabalho substitudos pela mecanizao no mais voltam a existir. Entendese por desemprego estrutural aquele desemprego em que a vaga de trabalho definitivamente eliminada/substituda por um processo mecnico ou, ento, devido a uma reorganizao do
74

esquema de trabalho. Esse desemprego tpico de pases subdesenvolvidos. .

Atualmente, ainda podemos encontrar mesclas desses modelos aplicados s indstrias, sempre visando a um melhor aproveitamento do tempo para aperfeioar as tcnicas de produo e a reduo de gastos. Outros mecanismos de envolvimento do trabalhador com a empresa contribuem para que os prprios operrios sejam controladores de si mesmos: o estabelecimento de metas a serem atingidas para que o funcionrio se destaque na empresa um sintoma da ideologia que est por trs dessas novas formas de gesto da produo. Todos esses elementos contribuem para o aumento da insegurana e da relativizao das garantias trabalhistas, precarizando as relaes de trabalho e gerando uma massa de subproletrios cada vez mais vulnerveis. 5.5 Transformaes no mundo do trabalho decorrentes da reestruturao produtiva Todos os novos elementos de organizao da produo alteraram as relaes de trabalho e afetaram a classe operria, bem como suas instncias de defesa, como o caso dos sindicatos. Especialmente a partir da dcada de 1980 possvel perceber as transformaes no mundo do trabalho decorrentes da reestruturao produtiva (essas mudanas no nos permitem, no entanto, perceber a continuidade existente entre os modelos fordista/taylorista e toyotista, formas de acumulao de capital que contriburam para essas transformaes). tambm a partir dessa dcada que surgem os modelos hbridos dessa forma de gesto. As principais conseqncias desse modelo de gesto, como j assinalamos, foram as diversas formas de desregulamentao dos vnculos empregatcios, a precarizao do trabalho e sua
75

flexibilizao, alm do enfraquecimento dos sindicatos e a reduo do nmero de trabalhadores formais. Ademais, a incorporao de novas tecnologias e a flexibilizao das relaes fizeram surgir novas formas de trabalho: em tempo parcial, temporrio, a domiclio etc. Flexibilizao das relaes de trabalho - A teoria denominada flexibilizao dos direitos trabalhistas tem como principal finalidade assegurar um conjunto de regras mnimas ao trabalhador, assim como a sobrevivncia da empresa, atravs da modificao de alguns comandos legais. A discusso sobre o tema gera grande polmica em razo dos aspectos sobre os quais possvel analisar o papel do Direito do Trabalho na sociedade. Um dos aspectos lhe confere um papel intervencionista, baseado na ampla proteo parte que, via de regra, economicamente mais frgil na relao de trabalho, qual seja, o trabalhador. Sob essa viso, entende-se que a proteo deve vir atravs de normatizao legal, de modo a limitar os poderes do capital. Na flexibilizao no se elimina as normas trabalhistas, pois isso seria acabar de vez com a interveno do Estado nas relaes de trabalho. Ou seja, nesta modalidade o Estado continua a intervir nas relaes de trabalho, mas de forma reduzida, e o trabalhador continua tendo a proteo do Estado e do sindicato de sua classe.

importante ressaltar que as explicaes para a chamada crise do sindicato se concentraram basicamente em duas vertentes: uma que afirma que essa crise est relacionada ao modelo tradicional de sindicatos, surgido no ps-guerra, e outra que remete a uma crise mais profunda na estrutura da instituio sindical. Ambas concordam em relao existncia do problema. Para alm da questo sobre qual a origem da crise, necessrio considerar que os sindicatos perderam (ou ao menos modificaram) suas funes de proteo do emprego e luta por melhor remunerao da fora de trabalho.

76

Podemos assinalar pelo menos dois fatores que contriburam para esse enfraquecimento dos sindicatos. Primeiro, as novas configuraes do mundo do trabalho no contexto da precarizao e da flexibilizao. Esses elementos contriburam para o segundo fator: transformaes no s objetivas, mas tambm na dimenso da subjetividade do operariado. Novas configuraes do mundo do trabalho - Expresso utilizada trabalho. para se referir s tendncias das relaes trabalhistas na sociedade atual, bem como ao mercado de

No primeiro caso, temos questes como a empregabilidade, a renda e as negociaes salariais; no segundo, destacam-se, principalmente, a dificuldade de formao da identidade de classe, do sentimento de pertencimento categoria, de organizao e de mobilizao dos trabalhadores. Todos esses fatores contriburam para uma fragilizao das prticas e para a mudana de uma posio de confronto para um posicionamento defensivo dos sindicatos. Muito mais do que exigir, a palavra de ordem atualmente negociar. Empregabilidade - Qualidade do que ou de quem empregvel; possibilidade de ser empregado. Em Sociologia do Trabalho, referese capacidade de um trabalhador estar, ou ainda de o profissional ter o seu posto protegido dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.

O contexto que temos hoje em dia o da chamada crise do emprego, o que nos leva a refletir sobre os papis dos principais atores envolvidos nas diferentes organizaes e qual a funo dessas ltimas na sociedade. Nas prximas aulas, abordaremos a cultura organizacional e os processos sociais, com o objetivo de ajudar voc a compreender melhor os elementos e os mecanismos de renovao
77

das empresas e de que forma eles influenciam, determinam e interferem nas inter-relaes dos sujeitos na sociedade e no ambiente da empresa, ou seja, como a diversidade e complexidade organizacional interferem na dinmica social. Leitura 1. Para aprofundar o estudo desta aula, propomos que voc leia os seguintes textos:

As relaes coletivas de trabalho na empresa - disponvel em <http://www.ambafrance.org.br/abr/imagesdelafrance/Formato %20PDF/relcoletivas.pdf> - que traz uma anlise relevante sobre as formas de representao dos trabalhadores em pases da Europa e nos Estados Unidos.

Trabalho, Educao e Autogesto: desafios frente crise do emprego disponvel em da <http://www.uff.br/trabalhonecessario/Lia%20TN3.htm>

sociloga Lia Tiriba, que tambm pode lhe oferecer subsdios para uma reflexo sobre a crise do trabalho na sociedade atual. 2. Alm disso, interessante que voc faa uma visita aos endereos relacionados a seguir, cujos textos mostram as anlise e discusses que vm sendo feitas por estudiosos, estudantes, jornalistas, instituies etc sobre o mundo do trabalho na sociedade moderna.

http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/economia/m erctrab/reltrab/apresent.htm

http://www.urutagua.uem.br/007/07santos.htm http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v15n43/002.pd

Sociologia do Trabalho e das Organizaes


78

Aula 06 - A Empresa e os Processos Sociais: Controle, Conflito, Desvio e a Cultura


AULA 6 - A EMPRESA E OS PROCESSOS SOCIAIS: CONTROLE, CONFLITO, DESVIO E CULTURA 6.1 O controle social. 6.2 O conflito nas organizaes. 6.3 Cultura organizacional.

A cultura das organizaes passou a ser objeto de preocupaes dos estudiosos da administrao, especialmente a partir da percepo da relevncia de fatores culturais nas prticas de gesto e de funcionamento das empresas, bem como da influncia desses fatores nas relaes entre as pessoas no ambiente organizacional. Reflita: Na sua opinio, identificar e compreender os elementos constituintes da cultura das organizaes e saber o mecanismo de renovao de seus valores e prticas pode ser uma ferramenta importante para o administrador?

Saber manejar e/ou lidar com a mudana de valores, crenas e hbitos e costumes da organizao poder determinar o sucesso ou no de uma empresa? Por que? Na sociedade existem diferentes indivduos em contato e que vivem constantemente em interao. Esses contatos, como voc sabe, nem sempre so harmoniosos e muitas vezes geram conflitos. Alm disso, existem distintas formas de controle dos grupos sobre os indivduos e mesmo dos prprios sujeitos entre si. Esse controle feito com base na expectativa de que as pessoas se comportem de determinadas maneiras. Quando essas expectativas no se concretizam, surgem os comportamentos desviantes ou divergentes. Nesta aula trataremos dos diversos processos sociais que surgem da inter-relao entre os
79

sujeitos que vivem em sociedade e como eles se aplicam ao ambiente da empresa. 6.1 O controle social O controle social refere-se soma de processos de que lana mo a sociedade para obter dos indivduos e grupos que a constituem uma conduta enquadrada nas expectativas gerais de comportamento. (TOSCANO, 2002, p. 69)

Alguns autores afirmam que a idia de controle seria uma reinterpretao da idia durkeimiana de coero social. De todo modo, o objetivo desse controle nortear as aes dos indivduos e diminuir ao mximo os comportamentos desviantes, alm de promover por meio de diversos mecanismos leis, costumes, valores a integrao dos indivduos sociedade em que vivem. Coero social - A palavra coero est ligada ao ato de coagir ou reprimir. De acordo com o Dicionrio de Cincias Sociais (1986, p. 202) a coero ou coao pode ser encarada como um trao de comportamento em que um indivduo ou grupo forado por outro a fazer alguma coisa ou por ele reprimido.

No

contexto

organizacional

existem

variadas

formas

de

controle. As mais comuns referem-se a espcies de trocas, como os salrios que so condicionados ao cumprimento de horrios e tarefas. Para que o controle seja exercido com xito, as empresas lanam mo das mais diversas tcnicas de fiscalizao, tais como registros de ponto, monitoramento direto exercido por chefes, elaborao de relatrios etc. Em todas as circunstncias, os funcionrios esto sujeitos a sanes em caso de no cumprimento das regras vigentes. O desrespeito a esses padres de conduta pode caracterizar os comportamentos divergentes ou desviantes.

80

Os desvios de comportamento acontecem quando as atitudes dos indivduos se dirigem em sentido contrrio s expectativas do grupo. Goode (apud Charon, 2002), define o desvio social da seguinte maneira: (...) como desvio refiro-me a uma nica coisa: comportamento que algumas pessoas da sociedade julgam ofensivos e que provoca ou provocaria, se fosse descoberto a desaprovao, punio, condenao ou hostilidade dessas pessoas. Ele se baseia em um julgamento feito por algum. No simplesmente um comportamento, mas um comportamento que avaliado de determinada maneira. (GOODE apud CHARON, 2002, p. 160). Existem limites estabelecidos para a intensidade dos desvios. Quando esses limites so ultrapassados o comportamento torna-se marginal. Para esses casos existem sanes e penalidades institudas para fazer com que o controle e a ordem social sejam mantidos. 6.2 O conflito nas organizaes As divergncias acontecem quando as metas individuais dentro de um determinado grupo so diferentes e incompatveis entre si. Em grande parte dos casos de divergncia de objetivos o resultado o surgimento de conflitos de interesses, muitas vezes difceis de serem solucionados. O conflito pode ser definido como a ao de pessoas ou grupos na tentativa de frustrar os objetivos uns dos outros, impedir o alcance de seus interesses, chegando at mesmo a lesar ou eliminar o adversrio.

Os conflitos sociais ocorrem por diferentes motivos. Podem surgir da discordncia quanto a idias e valores ou ter origem devido
81

a lutas pelo acesso a bens e direitos, ou por ambos os fatores. Podem assumir formas violentas ou pacficas de acordo com a natureza e os objetivos. Existem conflitos organizados ou desorganizados

(fragmentados), conforme se orientem com base no conhecimento ou no de normas pelos participantes. Organizados so os que resultam da ao coordenada de pessoas. Conflitos fragmentados ou desorganizados so mais raros, mas geram um enfraquecimento da solidariedade entre os envolvidos. Quando os motivos e as formas so expressos e conhecidos por todos, temos um conflito aberto. Porm, se acontecem de forma velada, ou mesmo so ignorados, so do tipo conflito fechado. Podem ser ainda transitrios ou duradouros, a depender da durao da ocorrncia.

A classificao dos conflitos pode ser tambm com base nas maneiras de manifestao: abertos ou fechados. No mbito das empresas, geralmente os conflitos ocorrem por disputas pelo poder. Rondeau (1996) afirma: Dir-se- que existe um conflito em uma organizao quando uma parte (um indivduo ou grupo) perceber um outro como obstculo satisfao de suas preocupaes, o que provocar nele um sentimento de frustrao, que poder lev-lo, posteriormente, a reagir em face de outra parte. (RONDEAU, 1996, p. 206) Tendo em vista que o conflito nasce geralmente como resultado das interaes entre os indivduos e que as organizaes so formadas
82

por esses sujeitos e suas relaes, a compreenso desse fenmeno social torna-se indispensvel para o administrador, na medida em que somente assim poder contribuir para sua resoluo. H que se considerar tambm que os conflitos no possuem apenas um carter negativo. Muitas transformaes importantes so impulsionadas por conflitos gerados no interior das relaes na sociedade e na empresa. Esses conflitos no raro ocorrem pela diversidade de valores que esto presentes no interior de uma organizao, que formam o que chamamos de cultura organizacional. E este o tema do prximo item de estudo desta aula. 6.3 Cultura Organizacional Construindo um conceito At a primeira metade do sculo XX, as organizaes eram analisadas sob uma tica meramente econmica. Porm, na segunda metade do mesmo sculo, sobretudo a partir da dcada de 70, a empresa passa a ser vista como uma realidade social integrante de um sistema complexo de relaes. Essa mudana de perspectiva possibilitou o surgimento dos estudos culturais que deram origem linha de pesquisa denominada cultura organizacional.

impossvel falar em cultura sem remeter Antropologia. Assim como outros conceitos nas cincias sociais, para o termo cultura no existem uma definio nica e aceita por todos. Mas, para este estudo, vamos tomar como referncia a abordagem de Roberto DaMatta (1986), que afirma existirem duas acepes muito utilizadas para a palavra cultura: No primeiro, usa-se cultura como sinnimo de sofisticao, de sabedoria, de educao no sentido restrito do termo. Quer dizer, quando falamos que Maria no tem cultura, e que Joo culto,
83

estamos

nos

referindo

um

certo

estudo

educacional destas pessoas, querendo indicar com isso sua capacidade de compreender ou organizar certos dados e situaes. Cultura aqui equivalente a volume de leituras, a controle de informaes, a ttulos universitrios e chega at mesmo a ser confundida com inteligncia [...]. [...] quando um antroplogo social fala em "cultura", ele usa a palavra como um conceito chave para a interpretao da vida social. Porque para ns

"cultura" no simplesmente um referente que marca uma hierarquia de "civilizao", mas a maneira de viver total de um grupo, sociedade, pas ou pessoa. Cultura , em Antropologia Social e Sociologia, um mapa, um receiturio, um cdigo atravs do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas. (DAMATTA, 1986, pp.121-123, grifos nossos). Como voc pode perceber, esses so os dois usos mais comuns para a palavra cultura e, como muito bem coloca DaMatta, o senso comum e os antroplogos possuem noes muito distintas do que significa esse termo. Certamente o sentido que adotaremos aqui ser o significado antropolgico da palavra. Para simplificar, podemos dizer que a cultura refere-se a um conjunto de prticas, valores, hbitos, de determinado grupo, que formam a sua maneira de perceber o mundo. Esses elementos so transmitidos de gerao a gerao e variam de acordo com a sociedade. O que , ento, cultura organizacional? A cultura das organizaes passou a ser objeto de

preocupaes dos estudiosos da administrao especialmente a partir da percepo da relevncia de fatores culturais nas prticas de
84

gesto e de funcionamento das empresas, bem como da influncia desses fatores nas relaes entre que as pessoas no ambiente poderiam organizacional. Compreendeu-se essas variveis

determinar o sucesso ou no de uma empresa. Por conseguinte, a cultura organizacional foi tomada como um conceito essencial compreenso das estruturas organizativas. Podemos defini-la como: [...] o conjunto de pressupostos bsicos que um grupo inventou, como bem descobriu lidar o com ou os desenvolveu problemas para ao de aprender funcionam

adaptao externa e integrao interna e que suficiente serem considerados vlidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relao a esses problemas. (SCHEIN apud FLEURY, 1996, p.20). A cultura organizacional como decisiva para os rumos das organizaes Seja na sociedade em geral, seja no contexto empresarial, a forma de ensinar aos novos membros esses pressupostos comuns ao grupo acontece por meio do processo de socializao, pois ao aprender (e interiorizar) os cdigos e prticas do grupo o indivduo integrado a ele. Nesse sentido os programas de treinamento constituem uma das formas de socializar os novos membros, incutindo-lhes a cultura da empresa. Socializao - Processo por meio do qual os membros mais novos de um grupo ou sociedade aprendem e interiorizam as prticas, hbitos, valores costumes e crenas vigentes nesse grupo. Esse processo se inicia com o nascimento da pessoa e s termina com a sua morte. As formas de ensino e de aprendizagem desses elementos variam de sociedade para sociedade. Nesse sentido,
85

podemos

distinguir

socializao

primria

socializao

secundria. A primria se refere aprendizagem dos valores e hbitos mais bsicos e essenciais do grupo como, por exemplo, a linguagem, as formas de comportamento, de se vestir, os gostos etc. Essa socializao corresponderia primeira fase da vida de uma pessoa, pois geralmente na infncia que se apreendem esses costumes. Na socializao secundria, o indivduo tem contato com conhecimentos mais especficos, tais como os ensinados nas escolas e universidades e os apreendidos nos locais de trabalho como, por exemplo, as tcnicas ensinadas nos programas de treinamento de uma empresa.

Outras formas de socializao presentes no mbito das organizaes so os ritos e cerimnias planejadas para fortalecer os laos entre os indivduos. Como exemplos dessas atividades podemos citar os rituais de integrao: almoos e confraternizaes; os rituais de reconhecimento: eleio do funcionrio do ms e outros do gnero. Os primeiros, visam a promover a coeso entre os membros, e os ltimos, a engrandecer os valores que so tidos como ideais na organizao. importante assinalar que, no obstante o fato de a cultura de uma organizao ser um conjunto de caractersticas que a diferencia das outras, ela influenciada pelo contexto macro no qual a empresa est inserida. Nesse sentido, a obra organizada por Motta e Caldas (1997) oferece uma srie de artigos com anlises interessantes sobre o estilo brasileiro de administrar. Os textos demonstram como alguns traos da cultura brasileira esto presentes nas relaes entre os indivduos que compem as organizaes e nas maneiras de gesto das mesmas. Entre esses traos culturais destacam-se o personalismo, a lealdade, o formalismo e a flexibilidade.

86

O personalismo em nossa sociedade termina por ser uma forma de transitar para a soluo de problemas, na tentativa de fugir impessoalidade imposta pela burocracia das leis. Conseqentemente, a lealdade uma caracterstica muito valorizada nas relaes pessoais no Brasil. A flexibilidade possui um duplo carter: a facilidade de adaptao perante novas situaes e a criatividade para resolver problemas colocados por essas situaes. Ambas podem ser expressas pelo famoso jeitinho brasileiro, que se contrape ao formalismo corrente nas relaes organizacionais.

Alm de caractersticas da cultura do pas, as organizaes apresentam tambm traos da cultura regional em que esto inseridas. Uma mesma empresa com uma sede em So Paulo e outra na Paraba pode possuir formas de operao distintas, adaptadas aos hbitos e valores culturais prprios das pessoas da regio. Muitas vezes, a cultura de outros pases tambm pode influenciar no modus operandi de uma empresa. Voc deve se lembrar que recentemente jornais noticiaram que algumas indstrias adotaram novos procedimentos para o abate de aves (voltados para a direo de Meca, cidade sagrada dos muulmanos) para que as exportaes atendessem aos critrios da cultura islmica. O exemplo acima nos permite colocar em debate uma importante questo presente nos estudos da cultura organizacional: a mudana cultural nas organizaes. Estudiosos da administrao costumam colocar essa questo sob a forma de interrogao: possvel modificar os valores culturais que norteiam as prticas de uma empresa? Em caso afirmativo, como essas mudanas podem ser

implementadas, incorporadas e aceitas pelo grupo?

87

Segundo Freitas (1991):

Ainda

que

planejamento

da

mudana

seja

assumido como possvel, consenso entre os adeptos dessa viso que o processo no simples, no barato e no se faz sem provocar alguns traumas como conseqncia. Existe ainda uma concordncia implcita a respeito de que a cultura conectada com outros elementos que sofrero alteraes, tais como estratgia, estrutura, sistemas de recompensas, habilidades, procedimentos etc. Tambm reconhecido que no qualquer mudana de comportamento que implica mudana cultural. (FREITAS, 1991, p. 115) Considerando o carter dinmico da cultura, mesmo com as dificuldades, a tendncia responder afirmativamente questo colocada acima. O que se observa que as mudanas geralmente contribuem para o crescimento das instituies e para as pessoas envolvidas. Todavia, para o sucesso das transformaes, necessrio considerar, alm dos fatores internos, as variveis externas organizao como a poltica, a economia, o contexto internacional, o surgimento das novas tecnologias, as exigncias dos mercados. No mbito interno, Freitas observa que: Para que a mudana de comportamento produza uma transformao cultural necessrio que as justificativas do comportamento tambm sejam mudadas. Em outras palavras, se houver uma mudana de comportamento, mas as justificativas para ela se encontram em motivos externos (novo sistema formal, incentivos etc), as pessoas
88

continuaro apegadas aos padres de valores e crenas anteriores. (ibidem, p. 117) Assim, reconhecidas as dificuldades, indispensvel atenuar os sentimentos de desorientao coletiva decorrente da internalizao dos antigos valores ao extremo. Para tanto, a empresa pode e deve utilizar mecanismos que demonstrem a importncia e os benefcios das novas prticas, no s para a organizao como para o prprio indivduo, para que ele possa reafirmar o seu compromisso e lealdade e continuar a vestir a camisa da instituio, por acreditar e se identificar com ela. Esse ltimo pargrafo ressalta o quanto importante para o bom andamento da empresa e para o sucesso da produo que os administradores pratiquem aes de relaes humanas, estando atentos no s aos aspectos fsicos, mas tambm, e especialmente, aos aspectos emocionais de seus funcionrios. Na prxima aula voc ver que existem estudos e experincias comprovadoras de que h fatores inerentes gesto organizacional que esto diretamente ligados motivao, integrao e satisfao dos funcionrios, o que, por sua vez, reflete nos nveis de produo. Leitura Antes de prosseguir, no entanto, leia o texto Uma abordagem estrutural-funcional na explicao de um processo de comunicao organizacional, que analisa a importncia das aes comunicativas para a resoluo de conflitos nas empresas ( o texto foi extrado de < http://www.pucrs.br/famecos/geacor/texto1-03.html >).

Sociologia do Trabalho e das Organizaes Aula 07 Modelos e Tendncias de Gesto do Trabalho


89

AULA 7 - MODELOS E TENDNCIAS DE GESTO DO TRABALHO 7.1 Revisitando as escolas da administrao e suas contribuies luz da Sociologia. 7.2 Capitalismo, trabalho e organizaes: rumos e tendncias mundiais.

H cerca de dez anos em 1995 o socilogo espanhol Manuel Castells fazia a seguinte anlise acerca das transformaes por que passava (passa?) o capitalismo: O prprio capitalismo passa por um processo de profunda reestruturao caracterizado por maior flexibilidade de gerenciamento; descentralizao das empresas e sua organizao em redes tanto internamente quanto em suas relaes com outras empresas; considervel fortalecimento do papel do capital vis--vis o trabalho, com o declnio concomitante da influncia dos movimentos de trabalhadores; individualizao e diversificao cada vez maior das relaes de trabalho; incorporao macia das mulheres na fora em forma de trabalho condies para e com seletiva social remunerada, discriminatrias; desregular desfazer o os geralmente interveno mercados do de

estatal

estado

bem-estar

diferentes intensidades e orientaes, dependendo da natureza das foras e instituies polticas de cada sociedade; aumento da concorrncia econmica global em um contexto de progressiva diferenciao dos cenrios geogrficos e culturais para a acumulao e a gesto do capital. (CASTELLS, 2000, pp. 21-22). Para refletir:
90

Apesar do tempo decorrido, desde a afirmao do autor at os dias de hoje, temos a sensao de que esse contexto de mudanas se refere aos dias atuais. Ser que estamos em fase de transio? Quem sabe, na verdade, estejamos no auge desse processo... Por que?

Na aula 5 apresentamos a voc alguns dos modelos mais conhecidos de gesto e organizao da produo: o taylorismo, o fordismo e o toyotismo. Nesta aula, tendo em vista a diversidade de enfoques dos cientistas sociais e dos administradores, voc vai conhecer outros modelos tericos desenvolvidos no mbito das escolas de administrao e seus desdobramentos no que se refere s questes dominantes em cada uma dessas interpretaes. Importante salientar que o cenrio atual resultado da evoluo dos estudos e prticas do passado, o que nos permite concluir que as experincias de gesto organizacional no presente delineiam as tendncias para o futuro. 7.1 Revisitando as escolas da administrao e suas

contribuies luz da Sociologia A teoria da administrao cientfica, tambm conhecida como gerncia cientfica ou escola clssica, teve como expoente em sua gnese Frederick Taylor, cujas idias j foram apresentadas. Mas h um contemporneo de Taylor cuja atuao tambm merece destaque. Seu nome Henri Fayol (1841-1925), um estudioso das estruturas organizacionais (Taylor privilegiava o estudo das tarefas de produo), que criou a noo de comando hierarquizado e definiu as principais atividades da gesto. Para Fayol:

91

Administrar

prever,

organizar,

comandar,

coordenar e controlar. Prever perscrutar o futuro e traar o programa de ao. Organizar constituir o duplo organismo, material e social, da empresa. Comandar dirigir o pessoal. Coordenar ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforos. Controlar velar para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas (FAYOL, 1997, apud CASTRO, 2003, p. 125, grifos nossos). O foco de Fayol era a grande empresa e ele fazia sua anlise sob a perspectiva do dirigente, dando nfase organizao racional do trabalho. A funo administrativa, no entanto, limita-se ao pessoal. Nesse sentido, o autor salienta que para garantir a eficcia do comando, os operrios deveriam ser controlados por apenas um chefe direto. Paralelamente aos estudos focados na produo e organizao gerencial, surge a escola das relaes humanas, cujo principal representante foi George Elton Mayo (1880-1949). Mayo operou uma importante mudana no foco dos estudos sobre as organizaes ao enfatizar basicamente as pessoas e a importncia das relaes humanas no contexto das empresas. Por isso, a escola das relaes humanas representou um movimento de oposio teoria da administrao cientfica.

Mayo partiu das experincias de Hawthorne, desenvolvidas em uma companhia norte-americana que se caracterizava por se preocupar com o bem estar de seus funcionrios. Mayo coordenou os estudos que visavam a compreender como os fatores ambientais (como a iluminao, por exemplo) poderiam influenciar na eficincia dos trabalhadores. Posteriormente as pesquisas se estenderam

92

anlise da fadiga, dos acidentes no trabalho e ao efeito das condies de trabalho sobre a produtividade dos operrios. Contudo, as experincias no produziram os resultados

esperados, pois no conseguiram comprovar a relao direta entre esses fatores e o ritmo da produo. Mayo percebeu ento que variveis psicolgicas interferiam nos resultados dos estudos. Pretendia isolar essas variveis e prolongou as anlises at 1929, quando teve de suspend-las por causa da crise econmica. As principais concluses da experincia de Hawthorne

referem-se aos fatores que condicionam o comportamento dos trabalhadores e influenciam na produtividade, especialmente no tocante s relaes humanas. O autor observou que o nvel de produo est diretamente ligado integrao social dos empregados, ou seja, quanto mais integrado ao grupo de trabalho, maior sua disposio para produzir. Assim, a base do comportamento social do funcionrio est no grupo, que vai determinar o quanto vai ser produzido e controlar as aes dos indivduos. Por conseguinte, as relaes humanas so as aes e atitudes que resultam do contato entre pessoas e grupos. Por isso, os indivduos participam de grupos informais dentro das organizaes e mantm constante interao social. So esses grupos informais que definem as regras de comportamento das pessoas, bem como as sanes aplicadas em caso de infrao dessas regras. Indicam tambm quais so os objetivos, os valores e as expectativas da categoria. Interao social - Segundo o Dicionrio de Cincias Sociais (1986, p. 624) a interao social designa a influncia recproca dos atos de pessoas e grupos, o que, geralmente, se d por meio da comunicao. Essa definio inclui a interao de uma pessoa consigo mesma. Existe interao entre animais, entre coisas e entre esses e os homens, mas somente se pode falar em interao social
93

quando essa interao acontece entre pessoas.

Em sntese, a teoria das relaes humanas logrou grande repercusso por enfatizar os aspectos fsicos e principalmente emocionais dos indivduos, buscando compreender como a motivao, a integrao e a satisfao dos funcionrios poderia influenciar, e mesmo determinar, o sucesso da produo no interior das empresas. Finalmente, merece destaque o modelo terico que analisa a organizao como um sistema, que em sua origem remete Biologia e foi reelaborado e adaptado s cincias sociais, rea em que se destacaram Talcott Parsons (1902-1979) e Niklas Luhmann (19271998). De acordo com Castro, (...) sistema social uma pluraridade de indivduos motivados por uma tendncia satisfao mxima e cuja inter-relao, quanto a esta situao, definese em termos de um sistema e de padres culturalmente estruturados compartilhados.

Sistema um recurso analtico que se abstrai dos processos sociais, isto , a interao dos indivduos humanos, na qual cada um ator e objeto de orientao. (Castro, 2003, pp. 131-132). A teoria sistmica surge aps o desenvolvimento da ciberntica e teve grande influncia sobre as anlises das organizaes, sobretudo a partir da dcada de 1960. A contribuio de Parsons para a teoria geral dos sistemas est na sua formulao oriunda do funcionalismo das noes de funo e integrao, que deu origem analogia entre os sistemas biolgicos e os sociais. Nesse caso, qualquer semelhana com o pensamento de
94

mile Durkheim no mera coincidncia. Todavia, Parsons avana em relao a Durkheim justamente por introduzir a anlise sobre os sistemas.

Como o sistema social constitudo pela interao de indivduos humanos, cada membro ator (que tem objetivos, idias, atitudes etc.) e objeto de orientao, tanto para si mesmo como para outros atores. Portanto, o sistema de interao um aspecto analtico que pode ser abstrado dos processos totais de ao de seus participantes. Ao mesmo tempo, esses indivduos so tambm organismos, personalidades e participantes de sistemas culturais. (PARSONS, 1969, p. 20, grifos do original)

Talcott Parsons analisa essa questo com nfase na interao social entre os indivduos. Nesse sentido, considera que toda ao humana interao. As noes de sistemas sociais e de coletividade se confundem no incio de sua anlise. Ao reelaborar a questo posteriormente, o autor considera as organizaes formais como coletividades distintas de outros sistemas sociais. O alemo Niklas Luhmann foi aluno de Parsons, mas

autodenominava-se um neofuncionalista para distinguir-se do antigo mestre. Sua concepo de sistema era, segundo ele prprio, mais abrangente, por pretender incluir todos os sistemas sociais. Sua grande inovao, no entanto, refere-se noo de complexidade. De acordo com Armin Mathis (1998), A funo principal dos sistemas sociais a de reduzir a complexidade do mundo de tal maneira que ela possa ser entendida pelas pessoas ou
95

sistemas psquicos - na linguagem da teoria dos sistemas. Complexidade assim definida: um conjunto de elementos que devido a restries imanentes capacidade de enlace, torna impossvel combinar cada elemento ao mesmo tempo com cada elemento [...]. de Ou um em outras palavras, Assim, a complexidade o conjunto dos possveis estados e acontecimentos sistema. complexidade do mundo sempre maior do que a complexidade de um sistema, que por outro lado, precisa de um grau de complexidade que lhe permita a reduo da complexidade no seu meio. Para sistemas sociais a reduo da complexidade do mundo se traduz no problema de como enfrentar a dupla contingncia. (MATHIS,1998, pp. 4-5). Como voc pode perceber, Luhmann redefine o lugar do sujeito da relao, dando-lhe um significado social. Nesse sentido, os homens no apenas fazem parte da sociedade, mas de seu ambiente (mundo). Os sistemas, no pensamento do autor, possuem um carter eminentemente dinmico; assim sendo, sua compreenso s possvel quando se considera a complexidade das relaes entre os sujeitos e o mundo que os cerca. Nesse sentido, podemos acrescentar a esse ambiente a que se refere Luhmann o meio ambiente. Os homens se relacionam constantemente com a natureza, seja para transform-la, seja para integrar-se a ela. 7.2 Capitalismo, trabalho e organizaes: rumos e tendncias mundiais O socilogo Castells (1995), j na dcada passada demonstrava preocupaes com as profundas mudanas que o setor produtivo vem passando conforme se pode observar no trecho de texto do autor no
96

incio desta aula.

Em sua anlise acerca das transformaes por que

passava (passa?) o capitalismo, enumerou os aspectos marcantes das mudanas pelas quais passavam (passam?) o setor. So eles: 1. Processo de profunda reestruturao caracterizado por maior flexibilidade de gerenciamento. 2. Descentralizao das empresas e sua organizao em redes tanto internamente quanto em suas relaes com outras empresas. 3. Considervel fortalecimento do papel do capital vis--vis o trabalho, com o declnio concomitante da influncia dos movimentos de trabalhadores. 4. Individualizao e diversificao cada vez maior das relaes de trabalho. 5. Incorporao macia das mulheres na fora de trabalho remunerada, geralmente em condies discriminatrias. 6. Interveno estatal para desregular os mercados de forma seletiva e desfazer o estado do bem-estar social com diferentes natureza sociedade. 7. Aumento da concorrncia econmica global em um contexto de progressiva diferenciao dos cenrios geogrficos e culturais para a acumulao e a gesto do capital. (CASTELLS, 2000, pp. 21-22) De fato, esse contexto de transformaes, mencionadas por Castells, continua muito relevantes ainda no Sculo XXI, seja porque essas alteraes ainda esto em curso, seja porque outras mudanas tm sido introduzidas paulatina e sistematicamente em nossa sociedade.
97

intensidades das foras e

orientaes, instituies

dependendo de

da

polticas

cada

Diante inevitveis:

dessa

situao

alguns

questionamentos

parecem

Para onde apontam essas modificaes? Como elas interferem nas relaes entre os indivduos? Qual a sua influncia no mundo do trabalho? Como as organizaes devem se posicionar diante delas? Quais so as perspectivas para o futuro?

Certamente no pretendemos oferecer respostas definitivas para as questes supracitadas, simplesmente por que talvez elas no tenham respostas. Porm, para que possamos refletir sobre elas e situar o lugar e o papel das organizaes na sociedade da informao precisamos considerar algumas caractersticas do contexto em que vivemos. Vivemos em uma sociedade em constantes transformaes. As inovaes tecnolgicas surgem a todo instante e so incorporadas ao nosso cotidiano, mesmo contra a nossa vontade, ou sem que nos apercebamos disso. Um exemplo corriqueiro desse fato o advento dos terminais eletrnicos em bancos, ou os leitores ticos em supermercados e outros estabelecimentos. As pessoas cada vez mais so obrigadas a entrar em contato com essas novas tecnologias, e na maioria dos casos no esto preparadas para isso. No que tange ao mercado de trabalho, temos uma situao semelhante. A qualificao de grande parte dos trabalhadores parece no acompanhar o ritmo das inovaes que fazem com que o mercado de trabalho tenha exigncias cada vez mais especficas. Todos os dias constatamos esse fato no discurso dos responsveis pelo recrutamento e seleo de mo-de-obra das empresas. Esse

98

discurso afirma repetidamente que o desemprego ocorre porque no h fora de trabalho qualificada para ocupar os postos vagos. Paralelamente, no entanto, temos um fenmeno curioso: Como se explicar o fato de haver milhares de trabalhadores qualificados, com diplomas universitrios e anos de experincia, que no conseguem colocao profissional em suas reas e terminam por integrar o mercado informal? Voc no considera isso um paradoxo? O mercado informal, alis, tem sido objeto cada vez mais recorrente nas preocupaes de estudiosos do mundo do trabalho e da economia. No Brasil, esse campo est em franca expanso e constitui uma alternativa vislumbrada pela massa de desempregados para fazer frente ao desemprego estrutural que assola o Pas em tempos de crise do capitalismo. Cabe perguntar de quem a responsabilidade? Quem deve assumir a tarefa de conter essa crise?

Diante da ineficincia do Estado em formular polticas pblicas eficazes para a educao bsica e profissional e para a qualificao dos trabalhadores; diante da dificuldade de recolocao profissional, da perda de poder das entidades representativas dos trabalhadores e da capacidade decrescente de criar mecanismos de presso que garantam a segurana do e no trabalho, algumas empresas possuem o mrito de promover, por iniciativa prpria, programas de capacitao permanente para seus funcionrios. Estes, por sua vez, tm buscado um aperfeioamento constante, por terem percebido que agora preciso distinguir-se dos demais. Alm desses, inmeros outros fatores nos colocam em uma posio de viglia perante esses fenmenos. Se, de um lado, temos a
99

questo do perfil inadequado da mo-de-obra e do trabalhador diante das exigncias colocadas pelo mercado de trabalho, de outro, temos um mercado consumidor cada vez mais difcil de satisfazer e cada vez mais concorrido. Qual o papel das empresas diante dessa configurao? Primeiramente, preciso consider-la como um sujeito que conjuga trabalho e organizao. Nesse sentido, os estudos inter e multidisciplinares tm se revelado um importante aliado no s para a compreenso desses eventos, mas, principalmente, para a descoberta de estratgias que minimizem seus efeitos negativos que podem ser sintetizados em uma palavra: incerteza. Finalmente, cabe ressaltar que somente as empresas que forem capazes de acompanhar essas transformaes, e de se adaptar a elas, sobrevivero. Atualmente questes como responsabilidade social, reduo de impactos ambientais, desenvolvimento sustentvel apenas para citar algumas so palavras de ordem que tm direcionado o consumo e norteado as novas prticas empresariais. primeira vista este pode parecer um prognstico pessimista, porm acreditamos que esse um momento crucial, pois essas mudanas podem fazer com que novas prticas e valores modifiquem o comportamento das pessoas e seja dado o primeiro passo para a construo de uma sociedade mais equnime e justa. Leitura Sugerimos que, para o seu aprofundamento sobre o tema, leia o artigo de Flvio Valsani, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, que oferece uma reflexo sobre o papel da responsabilidade social da empresa frente preservao do meio ambiente. Acesse os links a seguir para ler artigos e estudos sobre temas relacionados Sociologia das organizaes como, por exemplo,
100

Organizaes conhecimento.

no

paradigma

de

transformao,

Gesto

de

qualidade total e Os desafios das organizaes na era do

http://www.encontros-bibli.ufsc.br/Edicao_7/eb7art4.html http://www.competenet.org.br/evento/ritto.pdf http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/culturaorganizacional/0113.htm http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C02-art04.pdf .

Leituras NDICE
Aula 1

O nascimento da Sociologia - Laurent Mucchielli.

Aula 3

Uma introduo a Max Weber e obra A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo - Franklin Ferreira.

Aula 4

A dupla dimenso do Trabalho em Marx e a questo da Centralidade do Trabalho - Cassandra Carmo de Lima Vras

Filme: A Revoluo dos Bichos Aula 6

Uma abordagem Estrutural-Funcional na explicao de um processo de Comunicao Organizacional - Ilsa Solka de Lemos.

Aula 7

101

Responsabilidade Social e Meio Ambiente - Flavio Valsani.

Referncias
ALVES, Giovanni. Trabalho e sindicalismo no Brasil: um balano crtico da "dcada neoliberal" (1990-2000). In: Revista de Sociologia e Poltica (on line). n. 19, nov. 2002. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010444782002000200006 > Acesso em 15/11/2005. CASTELLS, Manuell. A sociedade em rede: a era da informao: economia, sociedade e cultura. 4 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000. v. I. CASTRO, Celso Antonio Pinheiro de. Sociologia aplicada

administrao. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2003. CHANLAT, Jean-Franois (Coord). O indivduo na organizao:

dimenses esquecidas. So Paulo: Atlas, 1996. 3 v. CHARON, Joel M. Sociologia. So Paulo: Saraiva, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da

administrao. 4 ed. So Paulo: Makron, 1993. DAMATTA, Roberto. Voc tem cultura? In: ___. Ensaios de sociologia interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 121-128. DURKHEIM, Emile. As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Editora Nacional, 1990. _______. Da diviso do trabalho social. So Paulo: Martins Fontes, 1999. FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria (coords). Cultura e poder nas organizaes. 2.ed. So Paulo: Atlas,1996. FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: formao,

tipologias e impacto. So Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.


102

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia da administrao. So Paulo: Atlas, 1997. MARTINS, C. B. O que Sociologia? So Paulo: Brasiliense, 1994. MARX, Karl. O Capital: crtica da economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1983. vol. I. Coleo Os Economistas. MATHIS, Armin. O conceito de sociedade na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann. In: REBEA. Rede Brasileira de Educao em: Acesso em Ambiental. 29/11/2005. MOTTA, Fernando. C. Prestes; CALDAS, Miguel P. Cultura Disponvel

http://www.rebea.org.br/rebea/arquivos/niklas.pdf>.

organizacional e cultura brasileira. So Paulo: Atlas, 1997. PARSONS, Talcott. Sociedades: perspectivas evolutivas e

comparativas. So Paulo: Livraria Pioneira, 1969. QUINTANEIRO, T; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um Toque de Clssicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995. _______. Um toque de clssicos: Durkheim, Marx e Weber. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. RONDEAU, Alain. A gesto dos conflitos nas organizaes. In: CHANLAT, Jean-Franois (Coord). O indivduo na organizao: dimenses esquecidas. So Paulo: Atlas, 1996. vol. III, p. 205-225. SELL, C. E. Sociologia clssica: Durkheim, Weber e Marx. Itaja: Ed. UNIVALI, 2002. SILVA, Benedicto (Coord). Dicionrio de Cincias Sociais. Rio de Janeiro: FGV; MEC, 1986. TOSCANO, Moema. Controle social. In: ___. Introduo Sociologia Educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. pp. 69-80.
103

WEBER, Max. A objetividade do conhecimento nas Cincias Sociais. In: COHN, Gabriel (Org.). Max Weber: sociologia. So Paulo: tica, 1979. _______. vol. I. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia

compreensiva. Braslia, DF: Editora da Universidade de Braslia, 1994.

_______. vol. II.

Economia

Sociedade:

fundamentos

da

sociologia

compreensiva. Braslia, DF: Editora da Universidade de Braslia, 1999.

_______. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2001.

Bibliografia Comentada

QUINTANEIRO, T; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um Toque de Clssicos: Durkheim, Marx e Weber. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Excelente manual que trata das principais idias de mile Durkheim, Karl Marx e Max Weber com uma linguagem bastante acessvel. Traz citaes dos textos originais dos autores. Embora no seja tarefa simples fazer um resumo da obra desses pensadores, o grande mrito desse livro a tentativa de apresentar de maneira mais expositiva do que crtica o pensamento dos autores, para que o leitor que ainda no os conhea no tenha uma leitura enviesada dos mesmos.

CHANLAT, Jean-Franois (Coord). O indivduo na organizao: dimenses esquecidas. So Paulo: Atlas, 1996. 3 v.

104

Organizada em trs volumes, essa obra traz uma srie de artigos concernentes s questes fundamentais da Sociologia das Organizaes. A relao do indivduo com a empresa colocada em uma perspectiva multidisciplinar e contm anlises com focos antropolgicos, psicolgicos e sociolgicos.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. So Paulo: Cortez, 1995.

O socilogo brasileiro Ricardo Antunes um dos estudiosos mais importantes no Brasil sobre o mundo do trabalho. Esse livro, talvez sua obra principal, tem como ponto de partida as seguintes questes: Estar a classe-que-vive-do-trabalho desaparecendo? A retrao do operariado tradicional, fabril, da era do fordismo, acarreta inevitavelmente a perda de referncia do ser social que trabalha? Que repercusses as mudanas do mundo do trabalho estaro provocando nos sindicatos? A categoria trabalho no mais dotada do estatuto da centralidade, no universo de prxis humana existente na sociedade contempornea? Para refletir sobre essas questes, o autor discute temas como o processo de globalizao, a difuso acelerada das novas tecnologias nos processos de produo e a presena do toyotismo, que expressa a forma mais acabada da organizao do trabalho almejada pelas empresas. uma obra de referncia para os estudos em Sociologia do Trabalho no Brasil.

Indicao de Sites

http://www.pucrs.br/famecos/geacor

Site da revista Comunicao Organizacional, do grupo de estudos avanados em comunicao organizacional (GEACOR). Traz uma srie de textos sobre a comunicao na empresa.

http://www.scielo.br
105

Site especializado em artigos de diversas reas, inclusive Sociologia Geral e Especficas. Pode ser acessado em espanhol, ingls ou portugus. Traz ndices por assunto, por autores ou por ttulos dos artigos. Os textos podem ser lidos em html ou arquivos no formato pdf.

http://www.adm.ufba.br/ipublica_org.html

Site da revista Organizaes & Sociedade, publicao peridica da Escola de Administrao da Universidade Federal da Bahia. Traz os vrios nmeros da revista, com links para a leitura dos textos no formato pdf.

http://www.agoranet.org.br/az.htm

Site que contm um pequeno dicionrio de termos importantes em Sociologia e Poltica.

http://www.suigeneris.pro.br

Site que traz discusses interessantes sobre temas diversos, como cidadania, filosofia, educao, direito e justia, literatura e sociologia. No link http://www.suigeneris.pro.br/edvariedade_domenico.htm h um texto interessante de Domenico DeMasi, um importante socilogo italiano, estudioso do trabalho.

Glossrio
A Amorfo - Que no tem forma definida. Antagnico - Que ope duas foras ou princpios; contrrio, incompatvel, oposto. Antropocntrico - Abordagem que coloca o homem no centro das explicaes.
106

Arcabouo Estrutura; capacidade para produzir.

B Biopsicossocial - Abordagem que considera o ser humano em suas diversas dimenses: biolgica, psquica e social. C Coero social - A palavra coero est ligada ao ato de coagir ou reprimir. De acordo com o Dicionrio de Cincias Sociais (1986, p. 202) a coero ou coao pode ser encarada como um trao de comportamento em que um indivduo ou grupo forado por outro a fazer alguma coisa ou por ele reprimido. Coeso social - A coeso refere-se ligao entre elementos. A coeso social seria a unio entre indivduos de determinado grupo em funo da atrao recproca. um processo em que indivduos se ligam a outros para formar uma unidade social. Conditio Sine Qua Non - Expresso latina que significa condio bsica. Contingncia - Carter do que ocorre de maneira eventual, circunstancial, sem necessidade, pois poderia ter acontecido de maneira diferente ou simplesmente no ter se efetuado. D Desemprego estrutural - Processo de diminuio do nmero de postos de trabalho que caminha paralelamente ao processo de implementao de tecnologias nas empresas e fbricas. O desemprego estrutural se diferencia do desemprego clssico por no estar ligado necessariamente a crises econmicas, mas por ser uma tendncia na sociedade atual. Os postos de trabalho substitudos pela mecanizao no mais voltam a existir. Entende-se por desemprego
107

estrutural aquele desemprego em que a vaga de trabalho definitivamente eliminada/substituda por um processo mecnico ou, ento, devido a uma reorganizao do esquema de trabalho. Esse desemprego tpico de pases subdesenvolvidos.

Desestruturao das relaes de trabalho - Expresso utilizada para se referir s transformaes nas relaes de trabalho ocorridas especialmente a partir do final da dcada de 1980 e que se caracteriza, sobretudo, pela eliminao dos vnculos trabalhistas existentes entre empregado e empregador. Outras marcas desse processo so o desemprego elevado, desassalariamento (os empregos no oferecem mais um salrio fixo) das ocupaes e ampliao do trabalho precrio. Desregulamentao do trabalho - Tendncia de diminuio da interferncia do Estado sobre a regulao das relaes trabalhistas. Na desregulamentao, o Estado se exime do papel de regular os vnculos entre patro e empregado. A livre negociao a expresso de ordem nesse processo. Digresso histrica - Afastamento ou desvio momentneo do que se fala ou escreve a fim de situar os fatos histricos; viagem, passeio pela histria. E Empregabilidade - Qualidade do que ou de quem empregvel; possibilidade de ser empregado. Em Sociologia do Trabalho, referese capacidade de um trabalhador estar, ou ainda de o profissional ter o seu posto protegido dos riscos inerentes ao mercado de trabalho. Epistemolgico - Epistemologia a reflexo geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relaes que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto
108

inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento. Pode ser definida tambm como estudo dos postulados, concluses e mtodos dos diferentes ramos do saber cientfico, ou das teorias e prticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva, ou descritas em suas trajetrias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relaes com a sociedade e a histria; teoria da cincia. Expropriado - Acto de expropriar; desapropriao; privao de propriedade em harmonia com a lei; transferncia da propriedade de um imvel da entidade privada para uma entidade pblica, mediante uma indenizao; coisa expropriada. Exemplo no texto: Libertar da dominao de classe capitalista fazer com que o trabalho da classe trabalhadora no lhe seja expropriado. F Flexibilizao das relaes de trabalho - A teoria denominada flexibilizao dos direitos trabalhistas tem como principal finalidade assegurar um conjunto de regras mnimas ao trabalhador, assim como a sobrevivncia da empresa, atravs da modificao de alguns comandos legais. A discusso sobre o tema gera grande polmica em razo dos aspectos sobre os quais possvel analisar o papel do Direito do Trabalho na sociedade. Um dos aspectos lhe confere um papel intervencionista, baseado na ampla proteo parte que, via de regra, economicamente mais frgil na relao de trabalho, qual seja, o trabalhador. Sob essa viso, entende-se que a proteo deve vir atravs de normatizao legal, de modo a limitar os poderes do capital. Na flexibilizao no se elimina as normas trabalhistas, pois isso seria acabar de vez com a interveno do Estado nas relaes de trabalho. Ou seja, nesta modalidade o Estado continua a intervir nas relaes de trabalho, mas de forma reduzida, e o trabalhador continua tendo a proteo do Estado e do sindicato de sua classe.
109

I Incutir - Fazer penetrar, induzir, inspirar. Indulgncia - No catolicismo significa a remisso total ou parcial das penas temporais cabveis para os pecados cometidos, que a Igreja concede depois de os mesmos terem sido perdoados. Infanticdio - Assassinato de crianas. Interao social - Segundo o Dicionrio de Cincias Sociais (1986, p. 624) a interao social designa a influncia recproca dos atos de pessoas e grupos, o que, geralmente, se d por meio da comunicao. Essa definio inclui a interao de uma pessoa consigo mesma. Existe interao entre animais, entre coisas e entre esses e os homens, mas somente se pode falar em interao social quando essa interao acontece entre pessoas. J Just-in-time - Expresso inglesa que designa um mtodo que se aplica administrao da produo - destinado basicamente reduo de estoques (e dos recursos financeiros e espaos fsicos para mant-los) -, reduo do tempo de fabricao e eliminao das perdas, com vistas ao aumento da produtividade. No Ocidente, essa expresso utilizada para traduzir uma filosofia e as tcnicas de apoio produo criadas e aperfeioadas pela Toyota (Sistema Toyota de Produo). Esse sistema de produo requer que as peas sejam fornecidas ao processo seguinte somente na medida do necessrio, com pequeno armazenamento prvio. Requer ainda que apresentem qualidade, para evitar desperdcios. O termo tambm significa: metodologia com base nas pessoas, cuja filosofia eliminar tudo aquilo que no adiciona valor ao produto. O objetivo fornecer exatamente as peas necessrias, nas quantidades necessrias, no tempo necessrio.

110

M Metafsica - Subdiviso da filosofia, caracterizada pela investigao das realidades que transcendem a experincia sensvel, capaz de fornecer um fundamento a todas as cincias particulares, por meio da reflexo a respeito da natureza primacial do ser; filosofia primeira. Parte da tradio filosfica de Aristteles especialmente desenvolvida pela escolstica medieval, voltada para a investigao teortica da divindade, o ser mais perfeito e elevado, causa de todos os outros seres e realidades do universo; teologia. Caracterizada tambm pela especulao a respeito do ser, suas determinaes necessrias e princpios universais, oferecendo desta maneira o fundamento terico para que as cincias particulares investiguem os seres da realidade sensvel; ontologia. Modus Vivendi - Expresso latina que pode ser traduzida como modo de vida.

N Neofuncionalismo organismos vivos. Novas configuraes do mundo do trabalho - Expresso utilizada para se referir s tendncias das relaes trabalhistas na sociedade atual, bem como ao mercado de trabalho. O Otimizar - Criar condies mais favorveis; tirar o melhor partido possvel de algo. P Paradoxo - Aparente falta de nexo ou de lgica; contradio.
111

Corrente

de

pensamento

derivada

do

funcionalismo, caracterizada pela anlise da sociedade comparada a

Positivismo - Sistema criado por Auguste Comte (1798-1857), que se prope a ordenar as cincias experimentais - considerando-as o modelo por excelncia do conhecimento humano - em detrimento das especulaes metafsicas ou teolgicas. O projeto intelectualcientfico de Comte era a extenso dos mtodos das cincias naturais ao estudo da sociedade: a criao de uma sociologia cientfica. Para Comte, o dever pode se tornar a fonte da felicidade. A crena nessa afirmao o levou a fundar a religio da humanidade (o positivismo), cujo lema era o amor por princpio e a ordem por base; o progresso por fim. do positivismo que advm a inspirao da frase encontrada na bandeira do Brasil: Ordem e Progresso. Prxis - Etimologicamente (do grego praksis [prxis], do verbo prasso, atuar), a palavra prtica (originalmente adjetivo de prxis) significa toda a atividade humana concreta, e tem por antnimo o termo teoria, que exprime uma ausncia de atividade, isto , uma abstrao. Essa a definio do Dicionrio de Cincias Sociais (1986, p. 957) para o termo. importante ressaltar, no entanto, que, embora no tenha sido o primeiro a utilizar esse termo, Karl Marx conferiu-lhe uma conotao singular. Na acepo marxiana, a prxis se refere a uma atividade especfica do homem, que o diferencia dos outros animais por ser atividade livre, universal, criativa, por meio da qual o homem cria e transforma seu mundo humano e histrico e a si mesmo. Essa prtica livre e consciente para Marx se expressa por meio do trabalho. Precarizao do trabalho - Expresso utilizada para se referir s novas formas de organizao do trabalho na sociedade atual. Essas formas de organizao se caracterizam pelo aumento de pessoas trabalhando por conta prpria, a proliferao de pequenas unidades de prestao o de servios, o grande rotatividade e insegurana o trabalho crescente quanto ao futuro. So tambm formas precrias de trabalho: subemprego, trabalho temporrio, terceirizado.
112

S Socializao - Processo por meio do qual os membros mais novos de um grupo ou sociedade aprendem e interiorizam as prticas, hbitos, valores costumes e crenas vigentes nesse grupo. Esse processo se inicia com o nascimento da pessoa e s termina com a sua morte. As formas de ensino e de aprendizagem desses elementos variam de sociedade para sociedade. Nesse sentido, podemos distinguir a socializao primria e a socializao secundria. A primria se refere aprendizagem dos valores e hbitos mais bsicos e essenciais do grupo como, por exemplo, a linguagem, as formas de comportamento, de se vestir, os gostos etc. Essa socializao corresponderia primeira fase da vida de uma pessoa, pois geralmente na infncia que se apreendem esses costumes. Na socializao secundria, o indivduo tem contato com conhecimentos mais especficos, tais como os ensinados nas escolas e universidades e os apreendidos nos locais de trabalho como, por exemplo, as tcnicas ensinadas nos programas de treinamento de uma empresa.

Subjetividade - Realidade psquica, emocional e cognitiva do ser humano, passvel de manifestar-se simultaneamente nos mbitos individual e coletivo, e comprometida com a apropriao intelectual dos objetos externos. Subsistncia - Estado ou qualidade de subsistente; estabilidade; manuteno; sustento; alimentos.

Sufrgio eleitoral - Processo de escolha por votao; eleio. T Teocntrico - O teocentrismo uma doutrina ou crena que considera Deus como o centro de tudo.
113

Terceirizao - Forma de organizao estrutural que permite a uma empresa transferir a outra as suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para a sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administrao. Contratao de terceiros, por parte de uma empresa, para a realizao de atividades no essenciais, visando racionalizao de custos, economia de recursos e desburocratizao administrativa.

114

S-ar putea să vă placă și