Sunteți pe pagina 1din 5

ERAS DA COMUNICAO PUBLICITRIA

1) ERA DO PRODUTO No Brasil, predomina at o incio dos anos 70. Caractersticas: - Prodomnio da promessa - Predomnio da estratgia de informao 2) ERA DA IMAGEM No Brasil, a era da imagem comea no incio dos anos 70 com forte presena nos anos 80 e ainda persiste como modelo de abordagem at dos dias de hoje. Caractersticas: - Predomnio do conceito como evoluo da promessa -Presena de estratgia de humor, testemunhal e indiferenciada, sem o abandono da estratgia de informao. 3) ERA DO POSICIONAMENTO No Brasil, a utilizao do posicionamento, conforme proposto por Ries, passou a ser verificada a partir dos anos 80, com crescente utilizao nos dias atuais. Caractersticas: - Predomnio de um conceito fixo e duradouro. - predomnio das estratgias de comparao, ofensiva e de posicionamento/reposicionamento.

ESTRATGIAS DE CAMPANHA

1) ESTRATGIA DE INFORMAO muito comum no lanamento de produtos, especialmente se o produto for indito ou se modificaes importantes forem realizadas num produto existente. O consumidor precisar ter detalhamentos maiores que podem ser providos ou no de valores emocionais. 2) ESTRATGIA TESTEMUNHAL Possui como principal caracterstica a transferncia de valores atribudos imagem de pessoas ( ou personagens) para um determinado produto ou linha de produtos. O testemunho pode se dar por forma e/ou por autoridade.

3) ESTRATGIA DE HUMOR Possui valor extremamente emocional, sendo uma das estratgias mais utilizadas no Brasil. O risco provocado como um prazer erotizado, segundo a anlise freudiana. A mensagem, por si, j antecipa o prazer do consumidor antes mesmo da aquisio do produto. 4) ESTRATGIA DE COMPARAO Uma das mais eficazes e, ao mesmo tempo, desafiadoras estratgias. Ela procura expor as caractersticas reais do produto anunciado e as do seu concorrente. Vale ressaltar que o discurso no procura denegrir a imagem do concorrente, mas induz o consumidor a preferir o produto anunciado. 5) ESTRATGIA OFENSIVA Uma estratgia que fere as determinaes do CONAR, mas que costuma trazer um resultado de impacto muito grande junto ao consumidor. Procura explicitar as fragilidades do concorrente ao tempo em que so ressaltadas as qualidades do produto anunciado. Funciona muito bem quando combinada com a estratgia de posicionamento. 6) ESTRATGIA DE POSICIONAMENTO - A sua aplicao depende muito da situao em que se encontra o produto anunciado ( lder, vicelder, em lanamento...) A sua aplicao quase sempre envolve a estratgia de comparao e/ou ofensiva. 7) ESTRATGIA INDIFERENCIADA Foco no apelo emocional. A ausncia de algum diferencial competitivo obriga a marca a realizar uma associao puramente emocional em relao ao consumidor. 8) ESTRATGIA DEFENSIVA H ainda a chamada estratgia defensiva. Segundo a qual as marcas lderes no partem para o contra-ataque em caso de ofensivas da concorrncia. Elas tratam de reforar apelos emocionais (indiferenciada) ou exibir algum tipo de inovao.

TIPOS DE CAMPANHA 1) CAMPANHA INSTITUCIONAL COMUNITRIA - Foco no bem estar social - Visa esclarecer ou alertar a sociedade sobre assuntos que afetam positiva ou negativamente a vida presente ou futura dos indivduos. 2) CAMPANHA INSTITUCIONAL ASSOCIADA - Foco, ao mesmo tempoi, no bem estar social e na associao de determinada marca (empresa) ao que se pretende divulgar. -Visa agregar valor marca a paritr da iniciativa direcionar ao bem estar de uma ou mais comunidades. 3) CAMPANHA DE PROPAGANDA - Foco na divulgao do produto, informando seus benefcios e atributos. - recomendada no lanamento de produtos cujos conceitos de utilizao so desconhecidos. - tambm utilizada em fases de sustentao, mantendo a imagem da marca. - Visa ativar o processo de AIDA (ateno, interesse, desejo e aco). RELEMBRANDO AIDA: - Saber da existncia do produto ou servio (ATENO) - Estar interessado o suficiente para prestar ateno nas caractersticas, especificaes e benefcios do produto. (INTERESSE) - Ter um desejo de obter os benefcios que o produto oferece. (DESEJO) - Comprar o produto. (AO) 4) CAMPANHA GUARDA-CHUVA - Foco, ao mesmo tempo, no apelo institucional de um determinado atributo e na divulgao da linha produtos de determinada empresa. - As peas criadas costumam aparecer em srie 5) CAMPANHA DE PROMOO -Foco na ao de compra - Visa acelerar as vendas, manter contato direto com o pblico, bloquear as aes da concorrncia e/ou reativar um produto. - Caracteriza-se por divulgar mecnicas interativas as quais procuram levar o produto ao consumidor. - recomendada quando o produto j est h algum tempo no mercado. 6) CAMPANHA DE PROMOO DE VENDAS - Foco na simples divulgao de vantagens relacionadas com o preo. - Visa o resultado de vendas imediatas (curto prazo). - No confundir com a divulgao de mecnicas promocionais.

7) CAMPANHA COOPERADA - Foco na reduo de custos de publicidade, e benefcio na negociao de marcas unidas em um esforo de comunicao. - tpica das empresas de varejo que veiculam produtos de seus fornecedores. 8) CAMPANHA DE INCENTIVO - Foco no relacionamento empresa-cliente-funcionrio - Visa incentivar o aumento de vendas entre colaboradores de determinada empresa ou mesmo varejistas, atacadistas e distribuidores.

*ASSESSORIA DE IMPRENSA E RP: - Foco na credibilidade jornalstica de notcia. - Visa evidenciar um fato publicitrio sob o prisma da empresa.

ESTRATGIA CRIATIVA

1) Aps a anlise de PFOA, eleja um ou, no mximo, dois pontos para serem os orientadores do problema de comunicao. Podem ser duas potencialidades, duas fragilidades, uma potencialidade e uma ameaa, enfim, cada caso pede uma montagem especfica. 2) PROBLEMA DE COMUNICAO Aquilo que dever ser resolvido pela comunicao. Tem origem no fato principal e precisa ser provido de extrema clareza, sob pena de um encaminhamento equivocado na proposta de soluo.

3) OBJETIVO DE COMUNICAO A soluo para o problema. Em alguns casos, o objetivo pode ser subdividido em geral e especfico(s). 4) PBLICO ALVO Parcela de consumidores que ser alvo da campanha. Classificado por itens como: idade, sexo e renda. Embora possa ter uma descrio conceitual, pode ser subdividido em prioritrio, secundrio, etc.

5) IMAGEM DESEJADA A projeo que se faz em relao percepo da marca (produto, servio...) em relao ao pblico alvo. H uma relao estreita com posicionamento, embora este termo seja mais utilizado em casos de manuteno de uma posio j consolidada na percepo do mercado. 6) PROMESSA Benefcio e/ou malefcio para o pblico alvo, a ser evidenciado na campanha. Deve ser o mais resumido possvel. 7) RAZO DA PROMESSA Elenco de justificativas que sustentam a promessa. Devem ser justificativas predominantemente racionais. 8) CONCEITO a roupa com a qual se veste a promessa. uma argumentao forte o suficiente para fazer um pblico alvo reconhecer os valores da marca (produto, servio..) e/ou responder favoravelmente a um apelo de vendas. 9) SLOGAN um resumo do conceito. Uma frase de poucas palavras que tende a ser repetida na campanha, com o objetivo de fixao da mensagem na mente do pbli-alvo. Divide-se em corporativa (nasce com a empresa e dura at a extino ou transformao radical na mesma) e temtico (mais efmeros define uma identidade para uma campanha publicitria).

S-ar putea să vă placă și