Sunteți pe pagina 1din 24

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

Amigos, brasileiros, concurseiros, saudaes! Enfim, vamos ao nosso simulado. INSTRUES: Vamos combinar como vai funcionar esse simulado. Para um melhor aproveitamento de nosso encontro, tendo em vista que no se trata de um curso presencial, preciso contar com a honestidade de vocs. Olha que o simulado de tica, hein gente! Por favor, no me decepcionem! rs Mas, falando srio, so duas singelas instrues que peo que sejam seguidas para que nosso encontro seja proveitoso como um simulado mesmo. Qualquer tentativa no sentido de ludibriar nosso simulado ser mero autoengano. Vamos l, instrues: 1. Resolva todas as questes do simulado e s depois olhe o gabarito e logo em seguida resolveremos as questes. 2. Vocs devero ter umas 3 horas e meia para fazer a prova, o que d um total de 210 minutos. Porm, supondo que vocs separem uns 30 minutos para preencher o carto resposta, sobram 180 minutos, que, dividido pelas 120 questes d um total de 1 minuto e meio por questo. Assim, tentem fazer esse simulado nessa mdia de tempo, para simularmos, mesmo, um ambiente de prova. Mas para deix-los bem afiados, como meta, sugiro que vocs terminem o simulado em 20 minutos, assim vocs tero gastado menos de um minuto em cada questo. Combinado? timo. Lembrando das instrues, faa como um simulado mesmo, resolva todo ele primeiramente, depois confira o gabarito e depois as nossas explicaes. Sem mais delongas: resolvam o simulado. Concentrao agora.

SIMULADO DE TICA NO SERVIO PBLICO TCNICO TJDFT 2012 CESPE

1 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

1 - (ME/2008/CESPE) Informaes privilegiadas obtidas no servio, desde que no sejam utilizadas em benefcio prprio, devem ser fornecidas pelo servidor quando solicitadas por pessoas idneas.

2 - (ME/2008/CESPE) desnecessria a autorizao legal para a retirada de documentos que pertenam ao local de trabalho do servidor no rgo pblico.

3 (MMA 2009) A conduta de um servidor pblico que trata mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente pode constituir argumento para que essa pessoa requeira indenizao por dano moral.

Joo tem como atribuio atender ao pblico, fornecendo informaes sobre o que lhe solicitado. Em algumas ocasies, Joo irrita-se e entra em conflito com os usurios. Nessas situaes, o atendente justifica-se aos colegas, argumentando que procede dessa forma devido a determinadas atitudes da clientela atendida. Em relao situao hipottica apresentada, julgue os itens subseqentes.

4 - (ME/2008/CESPE) O comportamento irritadio de Joo est de acordo com as normas previstas para o comportamento do servidor pblico, por se tratar de usurios que criam situaes tensas.

5 - (ME/2008/CESPE) Joo poderia evitar os conflitos, caso desse razo aos usurios, mesmo em situaes em que deles discorde, de modo a estabelecer contato simptico.

6 - (ME/2008/CESPE) Quando os usurios utilizam-se de agressividade verbal, facultado ao atendente agir da mesma forma para que se imponha o respeito necessrio situao de atendimento.

7 - (FUB/2011/CESPE) Considere que um servidor pblico, profundamente insatisfeito com seu trabalho, execute, diariamente, suas tarefas com impacincia e utilize, com o objetivo de dificultar o acesso do pblico sua repartio, uma srie de artifcios para procrastinar a prestao de servios. Nessa situao, a conduta do servidor, embora reprovvel do ponto de vista moral, no constitui violao ao Cdigo de tica dos Servidores Pblicos.
2 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

8 (MMA 2009) A impessoalidade no tratamento aos cidados usurios garantida pela conduta do servidor pblico caracterizada por frieza, distanciamento e objetividade.

9 (MMA 2009) O resgate da legitimidade dos rgos pblicos perante a sociedade pode ocorrer por meio do sucesso dos programas de qualidade do atendimento no servio pblico.

10 (MMA 2009) Dar visibilidade s necessidades, s experincias e s expectativas do usurio constitui a manifestao do carter social do atendimento ao pblico.

11 (MMA 2009) Na situao de atendimento ao pblico e, principalmente, sob o ponto de vista do usurio, o atendente passa a ser considerado algum portador de uma identidade singular, desvinculado da figura da instituio.

12 (PETROBRAS/CESPE/2007) A apresentao pessoal, os cuidados com o corpo, a postura, o asseio e o vesturio referem-se exclusivamente ao comportamento de cada indivduo no contexto de sua liberdade pessoal, no guardando nenhuma relao com a tica profissional.

13 - (EBC/CESPE/2011) Fatos e atos relativos conduta do servidor no dia a dia de sua vida privada no podem ser considerados para acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional, em razo de terem ocorrido ou sido praticados fora do local de trabalho.

14 (EBC/CESPE/2011) vedado ao servidor pblico alterar o teor de documentos recebidos e que devam ser encaminhados para providncias, ainda que motivado por seu esprito de solidariedade e com a inteno de corrigir equvoco de forma ou de contedo.

15 - (EBC/CESPE/2011) O servidor que, por desconhecimento das atualizaes legais, pratica ato de acordo com normas e legislaes j alteradas no age em desacordo com o referido cdigo de tica.

3 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

16 - (EBC/CESPE/2011) Para obedecer a seus superiores, o servidor no poder abster- se de exercer sua funo, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse pblico.

17 - (ANVISA/2007/CESPE) O servidor pblico jamais pode desprezar o elemento tico de sua conduta, embora, em algumas situaes, tenha de decidir entre o que legal e ilegal.

18 - (MMA 2009) A tica no servio pblico est relacionada tica das virtudes morais/sociais, o que remete a duas virtudes polidez e humor aplicadas ao trabalho do servidor pblico.

19 - (TRT-RN2010) A aproximao entre o Estado e o cidado ocorre mediante a prestao do atendimento e se materializa na resposta proativa e eficiente do atendente.

20 (TCU/2011/CESPE) Os atos, comportamentos e atitudes dos servidores devero incluir sempre uma avaliao de natureza tica, para harmonizar prticas pessoais e valores institucionais.

21 - (STJ/CESPE/2008) Em situaes nicas, se o servidor necessitar de mo-de-obra, equipamento ou material do rgo pblico para atender necessidades de superiores ou imprevistos pessoais, estar impedido pelo cdigo de tica, mas poder pedir auxlio a colega prestador de servio temporrio e no-remunerado, pois, nessa categoria, o trabalhador no considerado servidor pblico e no est submetido s mesmas restries ticas.

Do outro lado do balco, o funcionrio tem dificuldades para explicar ao inquieto cliente que no ele quem faz, por exemplo, as leis do pas ou as normas da instituio; que ele no dispe da informao desejada; ou, ainda, que ele no sabe porque o terminal de computador est fora do ar. A situao do funcionrio , nesses casos, extremamente incmoda, pois os valores organizacionais do tipo o cliente sempre tem razo ou o funcionrio a imagem da instituio no deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relaes sociais de tenso e de conflito com o pblico transformam o atendente em uma espcie de pra-raios afetivo, destinado a captar as descargas emocionais dos clientes.
4 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA


M. C. Ferreira. Servio de atendimento ao pblico: O que ? Como analis-lo? Esboo de uma abordagem terico-metodolgica em ergonomia. Internet: <www.unb.br/ip/labergo/sitenovo> (com adaptaes).

Considerando a situao apresentada no texto acima, julgue os prximos itens.

22 (TJDFT/CESPE/2007) - A situao de atendimento ao pblico pode ser considerada como a porta de entrada para uma srie de problemas que afetam a qualidade do servio prestado pela instituio.

23 (TJDFT/CESPE/2007) - Uma adequada comunicao entre atendente e usurio, sem rudos e idias preconcebidas de ambas as partes, pode minimizar a repercusso de conflitos.

24 (TJDFT/CESPE/2007) - O servidor que no ouve as reclamaes do usurio do servio pblico apresenta comportamento de objetividade e discrio para com ele.

25 (TJDFT/CESPE/2007) - Na situao descrita no texto, as dificuldades apresentadas decorrem da organizao do trabalho pela instituio.

26 (TJDFT/CESPE/2007) - O cenrio descrito ilustra uma situao que pode contribuir para a formao de uma imagem precria do servio de atendimento ao pblico perante a opinio pblica.

Gabarito

5 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

1-E 2-E 3-C 4-E 5-E 6-E 7-E 8-E 9-C 10 - C 11 - E 12 - E 13 - E 14 - C 15 - E 16 - E 17 - C 18 - C 19 - C 20 C 21 E 22 C 23 C 24 E 25 C 26 C

Resoluo

6 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

1 - (ME/2008/CESPE) Informaes privilegiadas obtidas no servio, desde que no sejam utilizadas em benefcio prprio, devem ser fornecidas pelo servidor quando solicitadas por pessoas idneas. O que sabemos sobre o manejo de informaes no mbito da Administrao Pblica? Quais so publicveis, todas? Nenhuma? Sabemos, pela redao do inciso VII do Cdigo de tica, que: VII - Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. Perceba. H duas coisas de suma importncia aqui: 1 a publicidade dos atos administrativos requisito de eficcia dos mesmos. Um ato administrativo ao qual no se tenha dado a devida publicidade um ato administrativo no eficaz, ou que no produziu plenamente seus efeitos. 2 no so todos os atos que devem ser publicados. H, inclusive no inciso citado, trs hipteses de atos que no devem ser publicados, que so os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica. Desse modo, as informaes privilegiadas, as quais se referem o enunciado, podem muito bem serem encaixadas como de interesse superior da Administrao Pblica, exatamente por serem privilegiadas, sendo estas entendidas como aquelas que so divulgadas no interior da Administrao e que, via de regra no podem ser utilizadas de forma alguma fora do mbito da administrao. J por a voc poderia matar a questo. Mas sendo mais objetivo, podemos identificar um erro fcil nessa questo, a informao incompleta. E a cespe adora dar informao incompleta. Qual a informao incompleta? Dar como nica hiptese de no utilizao das informaes privilegiadas, se estas forem utilizadas em benefcio prprio. Veja o que diz o inciso XV (as vedaes), alnea m:

7 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

m) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros Se a utilizao de tais informaes beneficiar ao prprio agente, seus parentes, amigos, ou a qualquer terceiro, ele tambm no poder utilizar essas informaes.

2 - (ME/2008/CESPE) desnecessria a autorizao legal para a retirada de documentos que pertenam ao local de trabalho do servidor no rgo pblico. Um documento pblico parte do patrimnio pblico. Retirar um documento de uma repartio um ato extremamente, digamos, sensvel. O registro de um documento no registro competente confere ao mesmo a chamada f pblica, j tratada por ns nesse curso. Desse modo, no nem um pouco razovel imaginar que um servidor tem tamanho poder de manipulao sobre tais documentos ao ponto de poder retir-los da repartio sem autorizao. Para maior fundamentao, o inciso XV, alnea l nos diz que vedado ao servidor pblico retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico. Com uma autorizao temos a segurana (pelo menos em tese) de que a retirada se d por um fim justificvel. Esse controle sempre necessrio para a manuteno da moralidade e da tica.

3 (MMA 2009) A conduta de um servidor pblico que trata mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente pode constituir argumento para que essa pessoa requeira indenizao por dano moral. H quem ache, talvez, que um exagero da lei estipular que a conduta antitica do servidor causa dano moral no usurio. Pela definio de dano moral, como aquela conduta (comissiva ou omissiva) atravs da qual uma pessoa atinge a honra, a dignidade ou a reputao de uma pessoa, entendo que um desrespeito do servidor ao direito do usurio de ser tratado com cortesia seja, sim, causador de dano moral.

8 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

E, se o dano verificado ele dever ser indenizado. E digo mais, a prova da ocorrncia desse dano moral ser tranquilamente fundamentado no inciso IX do cdigo de tica, o qual transcrevemos para fins de fundamentao: IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. Grifos meus.

Joo tem como atribuio atender ao pblico, fornecendo informaes sobre o que lhe solicitado. Em algumas ocasies, Joo irrita-se e entra em conflito com os usurios. Nessas situaes, o atendente justifica-se aos colegas, argumentando que procede dessa forma devido a determinadas atitudes da clientela atendida. Em relao situao hipottica apresentada, julgue os itens subseqentes.

4 - (ME/2008/CESPE) O comportamento irritadio de Joo est de acordo com as normas previstas para o comportamento do servidor pblico, por se tratar de usurios que criam situaes tensas. No importa que os usurios criem situaes tensas. Afinal, o dever de cortesia do servidor, no do usurio. Claro, isso no configura uma carta branca para que o usurio trate o servidor da forma que desejar. Do mesmo modo que os usurios merecem o devido respeito, o servidor tambm. Entretanto, isso no muda o fato de ser dever do servidor pblico que este trate cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. o comportamento irritadio de Joo no configurou um tratamento cuidadoso, certo? Por isso est errada a questo. Acrescentando, a alnea g do mesmo inciso XIV completa o fundamento do gabarito dizendo que dever do servidor ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico.
9 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

Falando em termos no legais, o servidor deveria dar o exemplo de conduta, e no se juntar irritao dos usurios, revidando.

5 - (ME/2008/CESPE) Joo poderia evitar os conflitos, caso desse razo aos usurios, mesmo em situaes em que deles discorde, de modo a estabelecer contato simptico. Como falei logo acima, o dever de trato cuidadoso do servidor aos usurios no justificativa para os usurios tratarem mal o servidor e permanecerem ilesos. O servidor deve ser corts, urbano, respeitar o usurio, trat-lo com cuidado, etc., disso j sabemos. Por outro lado, se o usurio incorrer em conduta desrespeitosa e/ou ofensiva contra o servidor pblico isso configura um ilcito penal, disposto no artigo 331 do Cdigo Penal, o desacato. Joo no poderia dar a razo aos usurios simplesmente porque estes no estavam com a razo. Se a conduta da clientela foi desrespeitosa, eles no estavam com a razo. Ora, nesse momento voc pode se perguntar: poxa, se ele no pode se irritar com os clientes, mas tambm no pode, em virtude de provvel desacato, dar razo a eles, como deveria proceder Joo? Vamos responder essa pergunta na nossa prxima questo a ser comentada, nesse mesmo horrio e nesse mesmo canal rs

6 - (ME/2008/CESPE) Quando os usurios utilizam-se de agressividade verbal, facultado ao atendente agir da mesma forma para que se imponha o respeito necessrio situao de atendimento. A pergunta que ficou no ar na questo anterior foi: o que fazer? Voc j viu que o gabarito dessa questo errado, logo, no essa a conduta que um servidor deve ter se se deparar com uma situao de tenso. Usarei outra questo para mostrar qual seria a conduta ideal, que melhor se ajusta ao esprito do Decreto 1.171/94. Vocs devem se lembrar dessa questo, ela caiu no concurso do TJDF em 2008, vamos relembrar o caso: uma servidora requisitou uma cpia do ltimo contracheque e encontrou dificuldades de obt-lo pelo fato de depender da internet a obteno do mesmo. Leiamos o final do
10 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

enunciado e preste ateno na atitude do atendente: A servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico para que ela obtivesse o contracheque e da qualidade do atendimento recebido. Aps ouvir atentamente a servidora, solicitar que ela se acalmasse e adverti-la da possibilidade de desacato, o atendente se disps a imprimir o documento para ela. Perceba: ele foi atento, corts, educado, tratou a servidora com cuidado, mas no deu razo a ela, antes, advertiu a mesma de que poderia cometer desacato e atendeu seu pedido. isso que todo servidor deve fazer em situaes tensas com os usurios. Essa foi a conduta-modelo.

7 - (FUB/2011/CESPE) Considere que um servidor pblico, profundamente insatisfeito com seu trabalho, execute, diariamente, suas tarefas com impacincia e utilize, com o objetivo de dificultar o acesso do pblico sua repartio, uma srie de artifcios para procrastinar a prestao de servios. Nessa situao, a conduta do servidor, embora reprovvel do ponto de vista moral, no constitui violao ao Cdigo de tica dos Servidores Pblicos. Que a conduta reprovvel do ponto de vista moral bvio. O senso comum basta para chegar a esse entendimento. Entretanto, em se tratando de servio pblico, o cdigo de tica estabelece claramente que vedado ao servidor pblico: usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material. (XV, d, Dec. 1.171/94)

8 (MMA 2009) A impessoalidade no tratamento aos cidados usurios garantida pela conduta do servidor pblico caracterizada por frieza, distanciamento e objetividade. Esse um erro comum. Achar que a impessoalidade se manifesta no tratamento frio e distante que um servidor geralmente nos proporciona. A impessoalidade no demonstrada num tratamento frio e distante, at porque o cdigo de tica exige que o servidor seja cuidadoso no trato com os usurios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico (XIV, e Dec. 1.171/94).

11 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

impessoal o tratamento igualitrio. Nesse sentido voltemos ao inciso XIV, alnea e do cdigo de tica: ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral. Grifos meus. Isso ser impessoal. Ser amigvel, gentil com o usurio no ferir a impessoalidade. A impessoalidade ferida quando o agente beneficia uma pessoa em detrimento de outra. o favorecimento e no a proximidade que fere a impessoalidade.

9 (MMA 2009) O resgate da legitimidade dos rgos pblicos perante a sociedade pode ocorrer por meio do sucesso dos programas de qualidade do atendimento no servio pblico. Vocs me ouviram dizer o curso todo que vocs, futuros servidores, sero a porta de entrada em matria de impresso para o usurios em relao ao servio pblico. A opinio que eles tero da Polcia Federal ser a impresso que eles tero de vocs. inevitvel. E como todos sabem, a imagem do servio pblico, dos rgos pblicos perante a sociedade no a das melhores. Uma tradio de atrasos, falta da tica, falta de compromisso, respeito, enfim, e falta de uma implementao prtica da moralidade administrativa, que resultasse, consequentemente na eficincia dos servios prestados (XIV, f, Dec. 1.171/94) fez um papel de difamador dos rgos da Administrao Pblica perante a sociedade. Como mudar esse paradigma? Deixando de dar motivos sociedade para desacreditar nos servios pblicos. Mostrar que os rgos pblicos seguem a padres ticos de eficincia. O prprio cdigo de tica nos d base para a resposta positiva ao enunciado supracitado j em seu primeiro inciso. Neste, em seu final, encontramos: Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. Ou seja, tem grande ligao a atuao do servidor pblico (e o atendimento ao pblico parte integrante de boa parte da rotina dos servidores pblicos) com esse resgate da legitimidade dos rgos pblicos perante a sociedade.

12 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

10 (MMA 2009) Dar visibilidade s necessidades, s experincias e s expectativas do usurio constitui a manifestao do carter social do atendimento ao pblico. Esse o tipo de questo que chamo de questo-conceito. bem tpico da cespe. Apesar de no constar explicitamente no cdigo nada a respeito do carter social do atendimento ao pblico, podemos citar novamente a alnea g do inciso XIV do Dec. 1.171/94. Nesse tipo de questo voc deve analisar se a afirmao condiz com o esprito do cdigo de tica. Meu maior objetivo sempre passar para os alunos o esprito da lei. De nada adianta voc decorar (ou tentar decorar, o que mais comum) uma lei por completo e no entender seu esprito. Entendendo isso, a essncia daquela norma, voc conseguir interpretar uma questo sobre a mesma, o que fica mais complicado quando a pessoa simplesmente decora o texto frio da lei.

11 (MMA 2009) Na situao de atendimento ao pblico e, principalmente, sob o ponto de vista do usurio, o atendente passa a ser considerado algum portador de uma identidade singular, desvinculado da figura da instituio. Disso j falamos na questo anterior. A identidade do servidor est extremamente vinculada a imagem da Administrao Pblica e vice-versa. Vocs sero a porta de entrada em matria de impresso para o usurios em relao ao servio pblico. A opinio que eles tero da Polcia Federal ser a impresso que eles tero de vocs. inevitvel.

12 (PETROBRAS/CESPE/2007) A apresentao pessoal, os cuidados com o corpo, a postura, o asseio e o vesturio referem-se exclusivamente ao comportamento de cada indivduo no contexto de sua liberdade pessoal, no guardando nenhuma relao com a tica profissional. Como conseqncia do que foi dito anteriormente, a aparncia fsica do servidor, mais especificamente, o modo como ele se apresenta no s importante em termos de atendimento, mas em primeiro lugar, questo de tica.

13 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

A fundamentao bsica para essa questo a alnea p do inciso XIV do cdigo de tica dos servidores pblicos, onde consta como dever do servidor pblico apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo. Aqui h a conjuno de outros dispositivos do cdigo, como o prprio XIV, g, onde h o dever de ter urbanidade, de ser urbano. Ser urbano ser civilizado, portar-se com polidez, no ser grosseiro. Ou seja, a urbanidade passa tanto pela atitude ntima do servidor como pela sua postura, suas vestimentas, entre outras coisas. Mas o que justificaria tal exigncia? Novamente, nos socorreremos em outro dispositivo do cdigo, mais especificamente seu inciso I, que diz que o servidor refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal, o que permite que seja exigido desse servidor que seus atos, comportamentos e atitudes sejam direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos.

13 - (EBC/CESPE/2011) Fatos e atos relativos conduta do servidor no dia a dia de sua vida privada no podem ser considerados para acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional, em razo de terem ocorrido ou sido praticados fora do local de trabalho. Regra de ouro que no pode ser esquecida na prova. A vida particular do servidor interfere, sim, em sua conduta tica. Melhor dizendo, ao avaliarmos a conduta tica do indivduo ns iremos levar em conta sua conduta particular, sua conduta fora do servio. Um exemplo clssico a vedao imposta ao servidor pela qual ele no poder embriagar-se habitualmente fora do servio. Claro, no que o servidor no possa beber, o que proibido a embriaguez habitual por dois motivos: 1. Tal atitude ir criar uma imagem ruim para a Administrao Pblica no sentido de que aquele brio habitual ser reconhecido como servidor pblico 2. A embriaguez habitual com certeza ir interferir no rendimento funcional desse servidor. No bastasse isso o cdigo traz expressamente que a dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico,
14 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele () (I, Dec. 1.171/94). E com clareza e objetividade que espanta qualquer dvida sobre o assunto, diz o inciso VI do cdigo de tica: A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

14 (EBC/CESPE/2011) vedado ao servidor pblico alterar o teor de documentos recebidos e que devam ser encaminhados para providncias, ainda que motivado por seu esprito de solidariedade e com a inteno de corrigir equvoco de forma ou de contedo. O Cdigo de tica do Servidor Pblico no um cdigo de boas intenes. Como vocs leram numa aula passada, aquele servidor que faz a poltica do boa praa, que amigo de todo mundo, no quer arranjar confuso com ningum, etc., ou at aquele que, por ingenuidade, no nega colaborao, visto como problema dentro do mbito do servio pblico, tanto quanto aquele que pratica atos antiticos. Novamente, para uma resposta completa da questo, faremos a conjugao de dois dispositivos do cdigo de tica. Primeiramente, a vedao de alterar ou deturpar documentos, constante no inciso XV, alnea h: alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias. E, em segundo lugar, outra vedao, constante no mesmo inciso XV, s que na alnea c: ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso. Eu j respondi, se no com dvida em um ponto e configura conduta antitica resultar em qualquer tipo de antitico. me engano, duas pessoas que ficaram que acho vlido ressaltar: a omisso todas as vezes em que tal omisso facilitao do cometimento de um ato

Sim, a voc ter de analisar. Por exemplo: quando um servidor se abstm de cumprir uma ordem superior manifestamente ilegal ele est sendo omisso? Sim, est sendo. Mas essa omisso facilitou o cometimento da ao ilcita (e, portanto, antitica) intentada pelo chefe? Logo, essa omisso antitica? No.

15 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

Diferente do caso apresentado. A, sim, a omisso do agente, em virtude de seu esprito de solidariedade, facilitou o cometimento de uma conduta antitica, e por isso configura uma omisso antitica, imoral.

15 - (EBC/CESPE/2011) O servidor que, por desconhecimento das atualizaes legais, pratica ato de acordo com normas e legislaes j alteradas no age em desacordo com o referido cdigo de tica. Do que voc tem de lembrar aqui nessa questo? Daquilo que gostei de chamar de dever de atualizao do servidor pblico. O que isso? o que diz expressamente o XIV, q do Cdigo de tica, estatuindo como dever do servidor pblico manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes. O servidor, o prprio servio pblico e, na maioria das vezes, o usurio, podem pagar muito caro pela desatualizao do servidor. O servio pblico , como j disse, uma vocao. Exige muita disciplina e dedicao por parte do servidor. O servidor que quer exercer seu cargo com seriedade e integridade precisa se esforar em tudo. Nas palavras do prprio cdigo, em seu inciso IX: a cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Grifos meus.

16 - (EBC/CESPE/2011) Para obedecer a seus superiores, o servidor no poder abster- se de exercer sua funo, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse pblico. Lembre-se do primeiro e maior filtro de moralidade e de tica que vocs podem encontrar: o interesse pblico. O interesse pblico, ou como o cdigo diz, o bem comum, a finalidade de toda e qualquer atuao da Administrao Pblica. Vale dizer, se um ato praticado com finalidade diversa, ocorreu o desvio de finalidade, ou seja, o ato nulo. E, falando da obedincia, ou do dever de obedincia que o servidor deve observar, como (quase) toda regra, tem sua exceo. O servidor est vinculado a cumprir as ordens de seus superiores
16 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

hierrquicos? Est. Entretanto essa regra se excepciona quando essa ordem que emanada da autoridade hierrquica do servidor manifestamente ilegal. Nesse caso o servidor no est obrigado a cumprir tal ordem, devendo inclusive denunci-la. O fundamento legal dessa resposta se encontra no inciso XIV, alnea u: abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei. Ou seja, eis a uma hiptese de omisso permitida, mais do que permitida ela imposta pelo cdigo de tica.

17 - (ANVISA/2007/CESPE) O servidor pblico jamais pode desprezar o elemento tico de sua conduta, embora, em algumas situaes, tenha de decidir entre o que legal e ilegal. A palavra embora talvez tenha te deixado confuso. Confesso a vocs que achei esse enunciado mal elaborado. A utilizao do embora deu uma idia de oposio entre o elemento tico e a deciso pelo legal e ilegal. No sou professor de portugus, mas perguntem ao Albert, qualquer dvida, rs. Eu sei que embora no necessariamente adversativo, mas a idia que me passa. Mas, isso um simulado no ? ento, vamos simular at uma questo mal-feita, olha que beleza! rs Sim, o gabarito est correto. Apesar de confuso em sua construo, o enunciado fala de dois pontos importantssimos para o estudo de tica, que so: 1. O elemento tico da conduta do servidor, que jamais poder ser desprezado 2. A deciso corriqueira que o servidor deve tomar entre o que seja legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno. Entre todas essas decises, h uma que tem papel principal, primordial para o servidor pblico que a deciso entre o honesto e o desonesto, tomando como base a moralidade administrativa, ou o princpio da moralidade na Administrao Pblica. Fundamentao de nossa resposta: inciso II do Cdigo: O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua
17 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal.

18 - (MMA 2009) A tica no servio pblico est relacionada tica das virtudes morais/sociais, o que remete a duas virtudes polidez e humor aplicadas ao trabalho do servidor pblico. Sim. Novamente, talvez voc tenha ficado na dvida por causa da palavra humor. E acho que a polidez j est consolidada em nosso estudo como valor tico/moral Humor no est transcrito aqui com o sentido de humorismo ou comdia nem nada do tipo. Humor nimo, disposio de nimo. Por isso h termos como bom humor e mau humor. Ento, analisemos: a polidez (boa educao, civilidade, delicadeza, urbanidade) e o humor, a disposio de nimo remetem ao trabalho do servidor pblico? Alm de agir com toda honestidade, visando sempre o melhor para o bem comum, nunca buscando a satisfao de interesses particulares ou de terceiro, esse servidor ter, tambm de agir com educao e bom nimo? Sim, queridos. Em vrios dispositivos encontramos fundamento para nossa questo. Vejamos por exemplo, o inciso XIV que traz como dever do servidor pblico exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento (XIV, b, Dec.1.171/94). No basta que o servidor execute mecnica e desmotivadamente suas atribuies, se exige uma atitude proativa, de iniciativa, do servidor. Exige-se um certo bom nimo. Igualmente, vejamos o inciso IX que nos diz que a cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. () Apesar de parecer, o humor no de menor importncia para a tica no Servio Pblico, no mesmo?

19 - (TRT-RN2010) A aproximao entre o Estado e o cidado ocorre mediante a prestao do atendimento e se materializa na resposta proativa e eficiente do atendente.

18 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

Mais uma vez, essa uma questo-conceito. Como j foi entendido em comentrio a outra questo, o trato do servio pblico com os usurios do servio pblico no deve ser de distanciamento e frieza. Isso no caracteriza a impessoalidade desejada pela lei, consistindo esta em tratamento igualitrio e sem preconceitos. E, para justificar esse enunciado, novamente nos recorremos ao inciso XIV, b do cdigo de tica que estabelece como dever do servidor exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio. Veja que a prpria lei, mesmo indiretamente define o que seja um servio proativo e eficiente, qual seja aquele que evita a formao de filas e quaisquer outros tipos de situaes procastinatrias.

20 (TCU/2011/CESPE) Os atos, comportamentos e atitudes dos servidores devero incluir sempre uma avaliao de natureza tica, para harmonizar prticas pessoais e valores institucionais. Nunca demais repetir: a tica nunca ser desvinculada dos comportamentos e atitudes do servidor. Novamente estamos debaixo dos ditames do inciso II do cdigo que consagra a permeabilidade do elemento tico na conduta do agente. Vale a pena transcrev-lo novamente: II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal. A harmonizao entre as prticas pessoais e os valores institucionais so tambm parte importante da tica aplicvel aos servidores pblicos. Como j estamos nos acostumando a ver, essa idia de harmonizao, como tudo o que tratamos at agora, no decorre da
19 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

imaginao ou de um senso comum inatingvel que regula e obriga a uma coletividade. A harmonizao dentro do ambiente do servio pblico est expressamente prevista na lei. o inciso XIII do cdigo de tica nos traz a regra da harmonizao do servidor e suas conseqncias para ele, para o servio pblico e para a coletividade. Vejamos: XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao. Do mesmo modo que o servidor age em colaborao ele a recebe de todos. E mais do que isso, esse trabalho harmonioso uma oportunidade para a coletividade. A satisfao de pertencer ao servio pblico deve passar por essa certeza.

21 - (STJ/CESPE/2008) Em situaes nicas, se o servidor necessitar de mo-de-obra, equipamento ou material do rgo pblico para atender necessidades de superiores ou imprevistos pessoais, estar impedido pelo cdigo de tica, mas poder pedir auxlio a colega prestador de servio temporrio e no-remunerado, pois, nessa categoria, o trabalhador no considerado servidor pblico e no est submetido s mesmas restries ticas. No poderia estar mais equivocada, essa questo. Pelo amor de Deus! Em primeiro lugar: em nenhuma situao poder o servidor pblico se valer de materiais, equipamentos ou servios do rgo para benefcio prprio ou de terceiro. Os bens pertencem ao rgo pblico correspondente. Logo no poder o servidor se apropriar dos bens como se fossem seus, o que, se no me falha a memria, o crime de peculato. E em segundo lugar esse amigo dele que prestador de servio, tudo bem, no servidor pblico stritu sensu, mas agente pblico, e como tal se submete sim aos ditames do cdigo de tica, que no comeo se limitava aos servidores pblicos civil do poder executivo federal, depois foi-se dando uma interpretao ampliativa ara o cdigo, de modo que hoje ele se aplica a toda a Administrao Pblica.

20 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

Ou seja, qual o gabarito: Errado

Do outro lado do balco, o funcionrio tem dificuldades para explicar ao inquieto cliente que no ele quem faz, por exemplo, as leis do pas ou as normas da instituio; que ele no dispe da informao desejada; ou, ainda, que ele no sabe porque o terminal de computador est fora do ar. A situao do funcionrio , nesses casos, extremamente incmoda, pois os valores organizacionais do tipo o cliente sempre tem razo ou o funcionrio a imagem da instituio no deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relaes sociais de tenso e de conflito com o pblico transformam o atendente em uma espcie de pra-raios afetivo, destinado a captar as descargas emocionais dos clientes.
M. C. Ferreira. Servio de atendimento ao pblico: O que ? Como analis-lo? Esboo de uma abordagem terico-metodolgica em ergonomia. Internet: <www.unb.br/ip/labergo/sitenovo> (com adaptaes).

Considerando a situao apresentada no texto acima, julgue os prximos itens.

22 (TJDFT/CESPE/2007) - A situao de atendimento ao pblico pode ser considerada como a porta de entrada para uma srie de problemas que afetam a qualidade do servio prestado pela instituio. Gabarito: correto. Num primeiro momento voc pode ter marcado esse item como errado, impregnado vcio de prova. Vcio de prova o meu modo de chamar aquele fenmeno que faz voc responder a certas questes no automtico. mais comum respondermos s questes de tica tomando partido da administrao pblica, como se essa estivesse sempre certa. Cuidado. A agilidade que a prtica de vrios exerccios no pode dar lugar a uma resposta mecnica, pois a banca quer eliminar tanto os candidatos que no estuda quanto aqueles que, de tanto, praticarem, lem superficialmente os enunciados e acabam caindo nas armadilhas. Muito bem, o enunciado est correto. No est se dizendo que o atendimento ao pblico a causa dos problemas que afetam a qualidade do atendimento, mas sim que aquele a porta de entrada para estes. E verdade. O atendimento ao pblico uma das reas

21 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

mais sensveis do servio pblico. Quase todos os problemas na prestao desses servios acontecem na rea do atendimento.

23 (TJDFT/CESPE/2007) - Uma adequada comunicao entre atendente e usurio, sem rudos e idias preconcebidas de ambas as partes, pode minimizar a repercusso de conflitos. Gabarito: correto. Vocs j devem ter percebido que muitas das questes de tica so meio que intuitivas. Apesar de a tica no servio pblico se encontrar normatizada, h aspectos dessa tica, principalmente no que se refere relao entre servidor e usurio, que so lgicas e podem ser deduzidas do senso comum. Uma boa comunicao entre o atendente e o usurio com certeza minimiza os conflitos. No garante paz total, mas minimiza consideravelmente. Vocs vo vivenciar bastante isso quando estiverem no cargo de vocs: difcil lidar com o pblico. Como diz o texto, a maioria no entende que voc como atendente s um facilitador e, s vezes, no pode resolver o problema deles. Mas no se preocupem, no papel de vocs resolver o problema de todo mundo. A tica no servio pblico impe que o servidor se esforce para atender ao usurio prestando-lhe todas as informaes que forem teis, agindo com excelncia dentro do mbito de suas competncias e requerendo aos superiores as medidas que extrapolarem essas competncias. Fazendo isso seu papel est sendo cumprido. Alm disso, o servidor deve ter paz de esprito para se relacionar com o usurio, tentando faz-lo entender o que se passa. Ressalte-se que o servidor no tem o dever de ser capacho! Alm de ser paciente com as possveis irritaes dos usurios, o servidor pode e deve alertar quele da possibilidade de desacato. O servidor no obrigado a se manter passivo diante de toda e qualquer situao.

24 (TJDFT/CESPE/2007) - O servidor que no ouve as reclamaes do usurio do servio pblico apresenta comportamento de objetividade e discrio para com ele. Gabarito: errado

22 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

Claro que no. O servidor que no ouve as reclamaes do usurio est apresentando comportamento antitico, em desacordo com a moral administrativa e possivelmente causador de dano moral a este usurio. Como dito acima, esse o principal papel do servidor pblico perante os usurios dos servios pblicos no quesito atendimento: ser atento, urbano, e corts.

25 (TJDFT/CESPE/2007) - Na situao descrita no texto, as dificuldades apresentadas decorrem da organizao do trabalho pela instituio. Gabarito: correto Essa questo bem fcil, decorre da simples interpretao do texto apresentado no enunciado. A triste realidade que a maioria dos problemas relacionados com o atendimento ao pblico no mbito da administrao pblica tem como causa no o comportamento do servidor/atendente, mas sim a estrutura mal-organizada na qual esse servidor se encontra e da qual o usurio vtima. Eu sei que, pelo teor das nossas aulas voc tenha marcado, ou pelo menos foi tentado a marcar essa questo como errada, por estar imbudo num esprito protetivo para com a administrao pblica. natural que seja assim, geralmente os alunos saem desse curso com a filosofia de a administrao tem sempre razo. Muita cautela com esse pensamento. Precisamos avaliar o caso concreto. Os problemas relatados no texto tm a ver com a m organizao da administrao pblica? Sim, com certeza. O problema seria se o enunciado dissesse que os problemas foram ou so causados somente, apenas ou unicamente pela Administrao Pblica. Essa uma dica de ouro pras provas do cespe: sempre suspeite dos absolutos.

26 (TJDFT/CESPE/2007) - O cenrio descrito ilustra uma situao que pode contribuir para a formao de uma imagem precria do servio de atendimento ao pblico perante a opinio pblica. Gabarito: correto Com certeza. A imagem do servio pblico como um todo j est bastante desgastada. As constantes denncias de corrupo, e, principalmente, a corrupo que no vira manchete de jornal mas conhecida de qualquer um, pelo amigo do amigo, fator de desgaste da instituio pblica perante a opinio dos usurios.
23 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT - TICA

E que ningum pense que a situao descrita no enunciado nada tem a ver com corrupo, pois o tratamento dispensado pela lei aos atos antiticos no so de menor peso.

Por hoje s, pessoal. Chegamos ao final de nosso terceiro e ltimo encontro. Para mim foi bom enquanto durou, espero que a experincia tenha sido igualmente proveitosa para vocs. Desejo que o simulado de hoje tenha ajudado a consolidar os conhecimentos que viemos adquirindo nesse nosso curto curso. Apesar de no termos mais aulas marcadas, vocs sabem, podem contar comigo no frum para tirar quaisquer dvidas que vocs venham a ter. Acessem o frum, me enviem emails (igormoreira@pontodosconcursos.com.br), mas no deixem nenhuma dvida no ar. Estou disposio de vocs para esclarecer qualquer ponto que no tenha sido plenamente entendido por vocs. Um beijo do semi-gordo. At uma prxima oportunidade!

24 Prof.: Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și