Sunteți pe pagina 1din 68

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Ol, meu amigo! Como vo seus estudos? Espero que eles estejam a todo vapor!. Nesta aula 7, falaremos sobre sintaxe de concordncia. Essa expresso nada mais significa do que a relao estabelecida, como regra geral, entre o verbo da orao e o sujeito dela; entre o artigo, o adjetivo, o numeral adjetivo, o pronome adjetivo e o substantivo a que se referem. O primeiro tipo de relao mais conhecido nos manuais de gramtica e nas salas de aula como concordncia verbal; o segundo, como concordncia nominal. Existem muitas regras especficas, detalhes, excees envolvendo esse assunto. Aqui, tentarei abordar um nmero suficiente de casos. Comearei pelos casos de concordncia verbal. Vamos a eles!

Casos Gerais de Concordncia Verbal O verbo e o sujeito de uma orao concordam em nmero e pessoa. "O outono mais estao da alma..." (C. D. A.) "Todas estavam ainda verdes." (C. D. A.)

No difcil

mundo

moderno as

em

que as

vivemos,

que

certamente tiveram A os

reconstituir homens de

sensaes, contato e

impresses a

primeiros
4

em

com

natureza. que nos e

imensa envolvem

variedade gerou as

corpos de

acontecimentos matria, de

noes

espao

de

tempo,

fundamentalmente entrelaadas no conhecimento das coisas. [...]


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

1.

(Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Preservam-se a coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto ao se substituir A imensa variedade de (L.3-4) por Os inmeros.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio Proceda substituio: Os inmeros corpos e acontecimentos que nos envolvem gerou... Notou a incorreo gramatical? isso mesmo! Agora, o termo que funciona como sujeito do verbo gerou tem como ncleo o substantivo plural inmeros. Antes, o ncleo do sujeito era o substantivo singular variedade. Tal transformao deve levar o verbo a flexionar-se em terceira pessoa do plural: geraram, o que no ocorreu. Resposta Item errado.

2.

(Cespe/MRE-IRB/Bolsas-prmio/2009) Considerando que o fragmento apresentado constitui parte de um texto de Jamil Chade (O Estado de S. Paulo, 18/12/2008), julgue-o quanto correo gramatical. O jornal alemo Frankfurter Allgemeine Zeitung divulgou as novas previses do Ministrio da Economia da Alemanha que indicam que o maior mercado da Europa sofrero uma queda de pelo menos 3% em 2009. O encolhimento da economia poder ser ainda maior se a recesso atingir outros pases.

Comentrio O trecho apresenta erro de concordncia verbal. No h concordncia entre o sujeito simples o maior mercado da Europa e a forma verbal sofrero, flexionada na terceira pessoa do plural. Eis a forma correta: o maior mercado da Europa sofrer. Resposta Item errado.

[...]

Dados

da

Comisso que de a 250 km2, 76% do

de

Relaes do

Exteriores resultar

Defesa em um de

Nacional bloco
13

mostram mais de

entrada milhes PIB PIB

pas de

com

habitantes, a U$ do 1

rea

12,7

milhes

superior da

trilho Sul) e

(aproximadamente

Amrica

comrcio global superior a US$ 300 bilhes. [...]


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 2

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Maria Clara Cabral. Folha de S. Paulo,18/12/2008.

3.

(Cespe/MRE-IRB/Bolsas-prmio/2009) A forma verbal mostram (l.11) est no plural porque concorda com Relaes Exteriores (l.10).

Comentrio O verdadeiro ncleo do sujeito simples Dados da Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional o termo Dados, que pode ser representado pelo pronome eles, terceira pessoa do plural. Por isso a forma verbal mostram est no plural. Resposta Item errado.

4.

(Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho seguinte adaptado do editorial do Jornal Zero Hora (RS) de 20/4/2010. Julgue-o quanto correo gramatical. A campanha eleitoral que se aproxima estar marcada definitivamente pelo uso das facilidades de comunicao que a Internet pem disposio de partidos, candidatos e eleitores. Haver a difcil e desafiadora obrigao de manter todo o processo dentro de padres civilizados, impedindo que os radicais e irresponsveis contaminem a disputa.

Comentrio Conseguiu encontrar o erro? a forma verbal pem, flexionada incorretamente na terceira pessoa do plural. O sujeito Internet (simples e no singular) obriga o verbo pr (note a manuteno do acento circunflexo para diferenci-lo da preposio por) a se flexionar na terceira pessoa do singular: a Internet pe. O examinador tentou tirar proveito da semelhana existente nas pronncias de pe e pem. Resposta Item errado.

5.

(Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) Buscamos levar mais informao s pessoas e aos profissionais de sade para mudar a cultura que existe sobre transplantes. O aumento um reflexo dessa mudana; dos

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

investimentos feitos pela SES, que tem priorizado a CTPE; e do trabalho feito nos hospitais, afirma. Se a expresso das operaes de transplante fosse includa logo aps aumento, a forma verbal deveria, necessariamente, ser flexionado no plural. Comentrio Vejamos como ficaria: O aumento das operaes de

transplante... Ento, qual o ncleo desse termo? O substantivo singular aumento, certo? Sendo assim, o verbo ser deve continuar flexionado na terceira pessoa do singular. Resposta Item errado.

[...]

6.

(Cespe/Instituto Rio Branco/Diplomata/2011) No primeiro perodo, que resume a ideia principal do texto, o emprego, na orao principal, da forma verbal tem (l. 2), no singular, exigido pelo sujeito dessa orao.

Comentrio Note a concordncia entre sujeito e verbo: O fato [...] tem [...]. O grande detalhe fica por conta da ausncia do acento circunflexo na forma verbal. Lembre-se de que somente no plural o acento deve ser empregado. Exemplo: Os fatos [...] tm [...]. Resposta Item certo.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...]

[...]

7.

(Cespe/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) Na linha 31, a forma verbal completa poderia ser flexionada no plural, para concordar com a expresso duas dcadas.

Comentrio Como regra geral, o verbo deve concordar em nmero e pessoa com o sujeito. O termo duas dcadas funciona como adjunto adverbial (expressa circunstncia de tempo). Ento a concordncia que o examinador indicou completamente errada. O sujeito da forma verbal completa o termo o processo de amadurecimento do crebro, cujo ncleo (em negrito) est no singular. Resposta Item errado.

[...]

8.

(Cespe/EBC/Cargos

de

Nvel

Mdio/2011)

Prejudica-se

correo

gramatical do perodo ao se substituir tm sido (L.2-3) por so. Comentrio Voc entendeu o que leu? Notou que a banca disse correo gramatical? Ento, nada de viajar na maionese! Analise apenas a correo gramatical.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Qual o sujeito da locuo verbal tm sido? todo o trecho Meios de comunicao de massa financiados por dinheiro pblico e livres do controle privado comercial. Qual o ncleo desse sujeito? O termo Meios, no plural. por isso que o verbo tm recebeu acento. Portanto a troca pela forma verbal so tambm no plural est correta, respeita a concordncia. Resposta Item certo.

[...] 9. (Cespe/PC-CE/Inspetor de Polcia/2012) No haveria prejuzo para o sentido do texto se a forma verbal dizem (L.2) fosse substituda por dizemos. Comentrio Questo muito interessante. Merecer todo a nossa ateno. A concordncia da forma verbal dizem (terceira pessoa do plural) leva em considerao o emprego do pronome indefinido substantivo Muitos e a ideia transmitida por ele. Note que o verbo acreditam tambm est flexionado na terceira pessoa do plural. Dessa forma, o enunciador, intencionalmente, exclui-se do grupo daqueles que compartilham a mesma opinio. O uso da forma dizemos (primeira pessoa do plural) em vez de dizem faz com que o enunciador compartilhe a tal opinio a respeito do Estado. Resposta Item errado.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 6

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Quando o sujeito composto, isto , possuir mais de um ncleo, verifica-se o seguinte: 1. Representado por pessoas gramaticais diferentes a primeira pessoa

(NS) prevalecer sobre as demais, e a segunda (VS) ter preferncia sobre a terceira (ELES). Eu, tu e os cidados (Ns) samos. Tu e os cidados (Vs) sastes. (norma culta) Tu e os cidados (Vocs) saram. (norma popular ocorre que os pronomes TU e VS, no falar do portugus do Brasil, so frequentemente substitudos por VOC e VOCS, o que leva o verbo para a terceira pessoa)

2. Anteposto ao verbo ou gramatical).

o verbo ficar sempre no plural (concordncia rgida

Pai e filho conversaram longamente. As imagens e o som no estavam adequados.

[...]
7

participao a ideia

popular de que

e o

controle da

popular poltica

do

poder e

guardam racional,
10

exerccio de

coletivo A

com

vistas sempre

conquista as

algum agem

bem. em

poltica conjunto.

exercida

que

pessoas

A poltica uma ao plural. O voto, nas eleies, modo de expresso


13

do

consentimento

dos

cidados,

para

que

poder

seja exercido em seu nome, para que as leis sejam elaboradas e executadas de modo legtimo. [...]
Daniela Romanelli da Silva. Poder, constituio e voto. In: Filosofia, Cincia & Vida. So Paulo: Escala, ano III, n. 27, p. 42-3 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

10. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Na argumentao do texto, a opo pela estrutura verbal guardam a ideia (l.8) cria o pressuposto de ser falsa a afirmao de que o exerccio da poltica coletivo e racional (l.8-9). Comentrio A estrutura verbal foi empregada na terceira pessoa do plural (guardam) porque concorda com o sujeito composto A participao popular e o controle popular do poder, que a antecede. descabido o que afirma o examinador. Pelo pequeno fragmento, j d para voc entender que verdadeiro o pressuposto de que o exerccio da poltica coletivo e racional. Resposta Item errado.

11. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. Os recursos materiais destinados ao combate da dengue so

fundamentais, mas de pouco valem sem aes complementares, de responsabilidade de governos locais e da populao. Nos ltimos anos, tanto os governos estaduais como a Unio no poupou recursos financeiros e tcnicos para apoiar s prefeituras no combate da dengue. Comentrio Do ltimo perodo, vamos destacar a orao ...tanto os governos estaduais como a Unio no poupou recursos.... Estamos diante de sujeito composto cujos ncleos (governos e Unio) esto ligados pela expresso correlativa tanto... como. A norma gramatical estabelece que o verbo v para o plural quando os ncleos do sujeito composto estiverem ligados por essa ou por outras expresses afins. Exemplos: a) No s a nao mas tambm o prncipe estariam pobres. (Alexandre Herculano b) Tanto a Igreja como o Estado eram at certo ponto inocentes. (Alexandre Herculano)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 8

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

c) Tanto ele quanto ela parecem guardar segredo. Resposta Item errado.

[...]

[...] 12. (Cespe/TC-DF/Auditor de Controle Externo/2012) A forma verbal

representaram (L.17) est no plural para concordar com o sujeito composto da orao, cujos ncleos so fim (L.15), sculo (L.15) e ressurgimento (L.16). Comentrio O sujeito realmente composto, o que faz o verbo representar flexionar-se no plural. Porm s existem dois ncleos: fim e ressurgimento. O substantivo sculo ncleo do adjunto adverbial no sculo XV. Resposta Item errado.

3. Posposto ao verbo

o verbo poder ficar no plural (concordncia rgida ou

gramatical) ou concordar com o ncleo mais prximo (concordncia atrativa). Caram uma flor e duas folhas. (ou Caiu, para concordar apenas com uma flor)

Saiu o ancio e seus amigos. (ou Saram, para concordar com todos os ncleos)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 9

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Saste tu e Pedro. (ou Sastes, para concordar com todos os ncleos; ou Saram, de acordo com a norma popular) ATENO! Quando h reciprocidade, no entanto, a concordncia deve ser feita no plural. Agrediram-se o deputado e o senador. Ofenderam-se o jogador e o rbitro.

13. (Cespe/TCU/AFCE-TI/2010)

Nas

sociedades

modernas,

somos

diariamente confrontados com uma grande massa de informaes. As novas questes e os eventos que surgem no horizonte social

frequentemente exigem, por nos afetarem de alguma maneira, que busquemos conhecemos. O uso da flexo de terceira pessoa do plural em afetarem estabelece a relao desse verbo com novas questes e os eventos. Comentrio O sujeito composto novas questes e os eventos foi explicitado na orao principal do perodo (As novas questes e os eventos... frequentemente exigem). Na orao subordinada por nos afetarem de alguma maneira, a concordncia do verbo leva em considerao esse termo. Resposta Item certo. compreend-los, aproximando-os daquilo que j

[...]

Como que

tentativas marca a o

de

acompanhar de do

essa da

velocidade sociedade e a

vertiginosa
13

processo

constituio mundo do

hipermoderna,

surge

flexibilidade

trabalho

fluidez das relaes interpessoais. [...]


Renato Nunes Bittencourt. Consumo para o vazio existencial. In: Filosofia, ano V, n. 48, p. 46-8 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

10

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

14. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) A forma verbal surge (l.13) est flexionada no singular porque estabelece relao de concordncia com o conjunto das ideias que compem a orao anterior. Comentrio Esse verbo concorda atrativamente com o ncleo (em negrito) mais prximo do sujeito composto a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relaes interpessoais. Resposta Item errado.

Casos Particulares de Concordncia Verbal 1. Verbos impessoais singular. Choveu muito. Deve nevar muito naquelas regies. Aqui faz veres terrveis. Deve fazer dez anos que eles chegaram. H anos no o vejo. Ia para dez anos que no o via. J passava de dez horas. Poder haver alunos reprovados.
Verbo haver com sentido de existir, acontecer, ocorrer. Verbos que indicam tempo decorrido Verbos que indicam fenmenos naturais

no possuem sujeito, ficando na terceira pessoa do

15. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. O nmero de brasileiros infectados pela dengue aumentou mais de 70% no primeiro trimestre do ano, em comparao com o mesmo perodo de 2009. O maior foco da doena se concentra em Gois, onde haviam 50 mil casos registrados. Minas Gerais o estado do Sudeste com maior nmero
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 11

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

de ocorrncias (49 mil) e em Mato Grosso o total de doentes chegou a 31.510 pessoas. Comentrio Observe atentamente a orao onde haviam 50 mil casos registrados. Notou a flexo do verbo haver? Como ele foi usado com a sentido de existir, impessoal, no tem sujeito e deve se manter na terceira pessoa do singular (havia). A expresso 50 mil casos registrados funciona sintaticamente como objeto direto dele. Resposta Item errado.

16. (Cespe/Sefaz-ES/Consultor do Executivo Cincias Econmica/2010) Faz tempo que estava amadurecendo a polmica sobre esses indicadores crescimento econmico e emprego. Se a palavra tempo fosse substituda pela expresso dois anos, a forma verbal faz deveria ser substituda por fazem. Comentrio Nas indicaes de tempo, fazer outro verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser mantido invariavelmente na terceira pessoa do singular. Ento, mesmo que a palavra tempo fosse substituda pela expresso dois anos, a forma verbal faz no sofreria variao. Resposta Item errado.

[...] A
25

declarao, o

marcadamente deste com

humanista fim de

sociopoltica, com da da sua vida,

no descom

imaginou

neoliberalismo do tempo,

sculo,

historicizao seu
28

sua com

despolitizao a entronizao

messianismo

consumista,

economia

de mercado como uma fatalidade natural, irreversvel, fora da qual no h possibilidades, com um laissez faire que significa

excluso.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 12

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Francisco Alencar. Para humanizar o bicho homem. In: Francisco Alencar (Org.). Direitos mais humanos. Braslia: Garamond, 2006. p. 17-31 (com adaptaes).

17. (Cespe/TRT-21

Regio/Analista

Judicirio/2011) Atenderia

norma

gramatical a substituio da forma verbal h (l. 29) por existem. Comentrio O verbo haver impessoal na acepo de existir, por isso fica invariavelmente na terceira pessoa do singular. O termo possibilidades funciona como objeto direto. A preferncia pelo uso de existir (verbo pessoal) torna esse termo sujeito e obriga que entre ele e o verbo haja concordncia nmero-pessoal: existem possibilidades. Resposta Item certo.

2. Verbos unipessoais

so os que possuem sujeito, ficando na terceira

pessoa do singular ou do plural; os principais so acontecer, bastar, caber, constar, convir, faltar, importar, interessar, ocorrer, parecer, restar, urgir, etc. Basta uma reflexo.
sujeito

Faltam apenas quatro linhas.


sujeito

3. Sujeito oracional ficar no singular.

se o sujeito for oracional, o verbo da orao principal

Falta fazer quatro linhas.


sujeito

Urge que tomemos uma atitude radical.


sujeito

4. Pronome apassivador e ndice de indeterminao do sujeito

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

13

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

D-se aula. (com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, o SE pronome apassivador e o verbo da orao d deve concordar com o sujeito aula)

Do-se aulas. (pluralizando-se o sujeito aulas , o verbo deve flexionar-se tambm no plural Do; e o se continua como pronome apassivador) Precisa-se de professores. (agora, o vocbulo SE acompanha verbo transitivo indireto Precisa e, por isso, denomina-se ndice de indeterminao do sujeito, o que fora o verbo a ficar na terceira pessoa do singular, situao que se repete com verbos intransitivos, de ligao e verbo transitivo direto + SE + preposio)

Falei mesmo

de

esquisitices. a capacidade seus a uma

Aqui

est

uma,

que e ao

prova a

ao

tempo dos

poltica

deste

povo

grande processo fins de

observao
4

legisladores. eleio que

Refiro-me aqui se fez

eleitoral.

Assisti

em

novembro. Como em toda a parte, este povo andou em busca da


7

verdade

eleitoral. de

Reformou e

muito

e que

sempre; as leis

esbarrava-se, no podem

porm,

diante

vcios

paixes,

eliminar. [...]
Machado de Assis. A semana. Obra completa, v. III. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973, p. 757.

18. (Cespe/TSE/Analista Judicirio/2007) Caso a expresso aqui se fez (L.4) seja substituda por aqui foi feita, prejudica-se a correo gramatical do perodo. Comentrio No gera prejuzo a troca sugerida pela banca examinadora. Originalmente, tem-se voz passiva sinttica; posteriormente, voz passiva
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 14

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

analtica. Mas o que deve chamar nossa ateno aqui a concordncia estabelecida entre o verbo e o seu sujeito. Nas duas estruturas, o verbo fazer mantm-se em terceira pessoa do singular para concordar com eleio, antecedente do pronome relativo que e pelo qual se faz representar na funo de sujeito. Caso o termo estivesse pluralizado (eleies), o verbo deveria ser empregado tambm no plural. Resposta Item errado.

As nveis

diferenas polares:

de

classes

vo

ser e

estabelecidas classe no

em

dois

classe

privilegiada

privilegiada.

Nessa dicotomia, um leitor crtico vai perceber que se trata de


4

um

corte

epistemolgico, por extremos

na no

medida reflete a

em

que

fica

bvio de

que

classificar

complexidade

classes

da sociedade brasileira, apesar de indicar os picos. [...]


Dina Maria Martins Ferreira. No pense, veja. So Paulo: Fapesp & Annablume, p. 62 (com adaptaes).

19. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) O uso da forma verbal se trata (l.3), no singular, atende s regras de concordncia com o termo um corte epistemolgico (l.4) e seriam mantidas a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto se fosse usado o termo no plural, cortes epistemolgicos, desde que o verbo fosse flexionado no plural: se tratam. Comentrio O verbo tratar-se , quanto regncia, transitivo indireto e possui sujeito indeterminado. Portanto o termo de um corte epistemolgico o objeto dele e nenhuma concordncia entre eles deve ser mantida. Resposta Item errado.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

15

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...] que fragiliza que e subordina privados economias nacionais. no No mais do

admissvel
19

grupos

transnacionais

que trs centenas , com negcios que vo do setor produtivo industrial ao setor financeiro, passando pela publicidade e pelas comunicaes, sejam, na verdade, governos o e verdadeiro naes, governo do

22

mundo,

hegemonizando

derrubando

restries alfandegrias, impondo seus interesses particulares. [...]


Francisco Alencar. Para humanizar o bicho homem. In: Francisco Alencar (Org.). Direitos mais humanos. Braslia: Garamond, 2006. p. 17-31 (com adaptaes).

20. (Cespe/TRT-21 Regio/Analista Judicirio/2011) A correo gramatical do texto seria mantida caso o trecho No admissvel (l. 17-18) fosse substitudo por No se admitem. Comentrio Na redao original, o verbo ser est na voz ativa e concorda na terceira pessoa do singular com o sujeito oracional que grupos privados transacionais... sejam... o verdadeiro governo do mundo. Na redao proposta, o sujeito continua o mesmo. Por ser oracional, ele faz com que o novo verbo, admitir (na voz passiva sinttica), tambm se flexione na terceira pessoa do singular: No se admite. Portanto no h razo para que o verbo admitir se flexione na terceira pessoa do plural. Resposta Item errado.

5. Coletivo

O verbo concordar com o substantivo coletivo, estando

prximo a ele; mas, se estiver distante, o verbo poder ficar no singular ou no plural, conforme se queira destacar mais a ideia dos indivduos. O povo no revelou nada.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

16

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

O grupo se dividiu; mais adiante, porm, se reuniram (ou reuniu).

6. Expresso partitiva

quando o sujeito formado por uma expresso

partitiva (parte de..., metade de..., o grosso de..., a maioria de..., a maior parte de..., grande nmero de..., etc.) seguida de substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural. A maioria das crianas no mente. (conc. rgida ou gramatical)

A maioria das crianas no mentem. (conc. atrativa)

[...] indicadores
4

A de atividade na zona do

reao euro, agora que algo j no

dos eram

robustos

ou

mesmo

convincentes,

semelhante

paralisia. Os Estados Unidos da Amrica cresceram a uma taxa superior a 3% em 12 meses, mas a maioria dos analistas aposta
7

que a economia americana perder fora no segundo semestre. [...]


Valor Econmico, Editorial, 6/7/2010 (com adaptaes).

21. (Cespe/MPU/Tcnico Administrativo/2010) Se o verbo da orao mas a maioria dos analistas aposta (L.6) estivesse flexionado no plural apostam , o perodo estaria incorreto, visto que, de acordo com a prescrio gramatical, a concordncia verbal, em estrutura dessa

natureza, deve ser feita com o termo maioria. Comentrio Quando o sujeito representado por expresses partitivas (a maioria de, um grande nmero de, por exemplo) seguido de substantivo no plural, o verbo pode flexionar-se no singular ou no plural. Resposta Item errado.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 17

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

7. Quantidade aproximada

quando houver uma quantidade aproximada

(perto de..., cerca de..., coisa de..., mais de..., menos de..., etc) seguida de substantivo, o verbo obrigatoriamente concordar com o

substantivo. Cerca de dois mil candidatos passaram no concurso. (concordncia rgida ou gramatical) ATENO! Com a expresso mais de um, devemos ter mais cuidado. O verbo s vai para o plural quando h ideia de reciprocidade ou quando a expresso surge repetida. Mais de uma mquina estava parada. Mais de um casal se agrediram. Mais de uma flor, mais de uma folha foram arrancadas. 8. Pronome relativo que se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo

concordar com o antecedente. Fui eu que cheguei por ltimo.

Foste tu que chegaste por ltimo.

[...]
22

No para mundo ao explicar que o exige nos

precisamos mundo, porque Ela A

usar ela um mesma dado

a da pode

superfcie parte do

explicao. relacionamos.

realidade
25

qual

superfcie

ter uma aparncia ou ser mais, a prpria verdade.


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

22. (Cespe/TCE-AC/Analista de Controle Externo/2009) A forma verbal exige (L.23) apresenta flexo de singular para concordar com o pronome ela (L.22), que, por sua vez, retoma, por coeso, superfcie (L.22).
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 18

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio De fato, o pronome pessoal ela faz referncia ao substantivo superfcie. Entretanto, o sujeito da forma verbal exige o pronome relativo que, representante semntico da expresso parte do mundo, que por encontrar-se no singular obriga o verbo a se mantaer tambm no singular. Resposta Item errado.

[...] Tempo,
13

espao nosso que as um

matria

so, das

pois,

ideias o

que mais

penetram primitivo, filosficas

o e at

conhecimento evoluram modernas nvel

coisas, meio

desde

por

das

especulaes que as uma

investigaes mais profundo

cientficas, de

16

integraram

em

sntese,

unificao que levou milnios para ser atingida.


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

23. (Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Na organizao das ideias no texto, o pronome que (L.14) retoma nosso conhecimento das coisas (L.13). Comentrio importante perceber que, ao se admitir como verdade a assertiva da banca examinadora, surge instantaneamente um erro de concordncia entre o sujeito e o verbo: nosso conhecimento das coisas evoluram... Note que o ncleo do sujeito faz-se representar pela terceira pessoa do singular (ELE) e que isso obriga o verbo a flexionar-se igualmente em nmero e pessoa (EVOLUI), o que no acontece. Ento, qual o verdadeiro antecedente do pronome relativo? Acertou se voc disse ideias, de acordo com a linha argumentativa do texto e em observncia s normas gramaticais. Resposta Item errado.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

19

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...]
10

que e em

h constante

so

relaes O

de poder

poder

heterogneas

transformao.

, portanto, uma prtica social constituda historicamente. [...]


Maria da Penha Nery. Vnculo e afetividade: caminhos das relaes humanas. So Paulo: gora, 2003, p. 108-9 (com adaptaes).

24. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Respeitam-se as relaes de coerncia e coeso gramatical do texto se a forma verbal h (R.9) for substituda por existe. Comentrio Voc j sabe que o verbo haver pode substituir o verbo existir, e vice-versa. O detalhe que o primeiro impessoal (no tem sujeito) e o segundo, pessoal (possui sujeito, com o qual deve concordar em numero e pessoa). Para saber se a forma existe pode mesmo substituir a forma h, voc precisa identificar que termo funcionar como sujeito daquele verbo. Sintaticamente, o pronome relativo que o sujeito. Diz a regra gramatical que, nesse caso, a concordncia deve ser feita com o antecedente do relativo: o pronome demonstrativo O (= Aquilo), terceira pessoa do singular. Resposta Item certo.

25. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. Chuvas e calor acima da mdia, alm da volta da circulao da dengue do tipo 1, so fatores que determina o aumento do nmero de casos. Mas inegvel que, diante de bons resultados dos programas realizados anteriormente, houve certa acomodao por parte dos segmentos encarregados do combate a dengue. Comentrio Antecipo a voc que meu comentrio, aqui, se restringir ao que diz respeito concordncia, em virtude do propsito desta aula.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 20

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Observe o segmento so fatores que determina o aumento. Agora atente para a orao (subordinada adjetiva restritiva) iniciada pelo pronome relativo que: que determina o aumento. Responda-me qual o sujeito da forma verbal determina. Sua resposta deve ter sido o pronome relativo que, certo? O que diz mesmo a regra de concordncia quando o sujeito for o pronome relativo que? Ela diz que, nesse caso, a concordncia deve ser feita com o antecedente do relativo: o substantivo plural fatores. Portanto o verbo determinar deve ser flexionado na terceira pessoa do plural: so fatores que determinam o aumento Resposta Item errado.

[...]
13

Os

EUA Ral

tornaram-se Castro no

o foi

saco o nico

de a

pancadas

nessa os

cpula.

responsabilizar

EUA e o que chamou de seu modelo neoliberal pela crise do


16

crdito, que est comprometendo muitas outras economias. [...]


Alexei Barrionuevo. The New York Times. In: O Estado de S. Paulo, 18/12/2008 (com adaptaes).

26. (Cespe/MRE-IRB/Bolsas-prmio/2009) A forma verbal est (l.16) vem no singular porque concorda com modelo neoliberal (l.15). Comentrio A concordncia feita com a expresso crise do crdito, semanticamente substituda pelo pronome relativo que. Resposta Item errado.
1

Vale

apena

rever

certas

crenas

que

se

tm

multiplicado a respeito das chamadas emoes negativas. [...]


Planeta, jan./2010, p. 64-5 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

21

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

27. (Cespe/Inca/Cargos de Nvel Superior/2010) A substituio de se tm (l.1) por tem altera as relaes entre os argumentos do texto, mas preserva sua coerncia e correo gramatical. Comentrio Primeiramente, vamos entender o porqu do acento na forma original. Pergunte-se o que tem sido multiplicado: certas crenas. Esse termo substitudo pelo pronome relativo que, o qual exerce a funo sinttica de sujeito do verbo ter. J disse anteriormente que, nos casos semelhantes, a concordncia deve ser feita com o antecedente do relativo. Como o antecedente est no plural, o verbo ter tambm vai para o plural. O plural desse verbo indicado pelo acento circunflexo (que foi mantido pelo novo Acordo) para diferenciar da forma singular: (ele) tem. Portanto a troca sugerida pela banca (certas crenas que se tem multiplicado) traz prejuzos ao texto. Resposta Item errado.

[...]

[...] 28. (Cespe/TJ-ES/Analista Judicirio/Letras/2011) Na linha 7, obrigatria a flexo de plural em englobam porque o sujeito da orao, o pronome relativo que, refere-se a fontes.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

22

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio Aplicao simples da regra. Quando o sujeito o pronome relativo que, a concordncia feita com o termo referente (ou substitudo). Resposta Item certo.

29. (Cespe/Cmara

dos

Deputados/Analista

Legislativo/2012)

ltimo

perodo do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: Se forem desconsiderados os fatores causadores da tragdia por fora de ocorrncia astronmica ou geogrficos sobre os quais os homens poder nenhum tem, as disposies naturais so as nicas que apresentam possibilidade de alterao substancial. Comentrio Voc e eu no precisamos do texto para notar um erro de concordncia envolvendo o verbo ter. Observe atentamente: os homens poder nenhum tem. Fazendo aquela tradicional pergunta ao verbo (Quem no tem poder?), descobrimos rapidamente que o termo os homens (= eles, terceira pessoa do plural) funciona como sujeito dele. Portanto o verbo ter deve receber acento circunflexo: os homens poder nenhum tm (agora, tambm na terceira pessoa do plural, em concordncia com o seu sujeito). Resposta Item errado. 9. Pronome relativo quem o verbo concordar com o antecedente ou

ficar na terceira pessoa do singular. Fui eu quem cheguei por ltimo. Fui eu quem chegou por ltimo.

10.

Um dos que

o verbo ficar na terceira pessoa do singular,

concordando com um, ou na terceira pessoa do plural, concordando com os (dos = de + os). Voc um dos que fala/falam menos. O Amazonas um dos rios que corta/cortam a floresta equatorial.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 23

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

ATENO! Quando houver idia de excluso necessria, o verbo ficar no singular. uma das tragdias de Racine que se apresentar hoje no teatro. Ela uma das candidatas que preencher a vaga. 11. Pronome indefinido, interrogativo ou demonstrativo + de (dentre) ns, vs ou vocs o verbo concorda com o pronome (sujeito); mas, se

este estiver no plural, o verbo poder concordar com o pronome pessoal. Algum dentre vs sair antes? Quais de ns sairo (sairemos) antes?

Falo com aqueles dentre vs que trabalham (trabalhais).

12.

Cada um

o verbo ficar no singular.

Cada um de ns estudar para o concurso. Cada um de vocs passar.

[...]
16

Alm

disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas teorias polticas e econmicas constitui uma viso dos

fenmenos sociais e individuais que pretende firmar-se em uma


19

descrio

verdadeira

da

natureza

biolgica,

psicolgica

ou

espiritual do humano.
Humberto Maturana. Biologia do fenmeno social: a ontologia da realidade. Miriam Graciano (Trad.). Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 195 (com adaptaes).

30. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Na linha 16, na concordncia com cada uma das ideologias, a flexo de plural em fundamentam
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 24

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

refora

ideia

de

pluralidade

de

ideologias;

mas

estaria

gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar cada uma, empregando-se o referido verbo no singular. Comentrio a flexo de plural em fundamentam decorre da concordncia com essas teorias polticas e individuais, sujeito da forma verbal. A expresso cada uma das ideologias concorda com o verbo constitui. Resposta Item errado.

31. (Cespe/TCU/AFCE-TI/2010) A cada um deles correspondem maneiras pessoais de agir e sentir, um habitus social que o indivduo compartilha com outros e que se integra na estrutura de sua personalidade. A flexo de plural em correspondem mostra que, pela concordncia, se estabelece a coeso com maneiras; mas seria igualmente correto e coerente estabelecer a coeso com cada um, enfatizando este termo pelo uso do verbo no singular: corresponde. Comentrio Novamente entrou em cena a expresso cada um. Como ela no integra o sujeito da orao e constitui o objeto indireto do verbo correspondem, impossvel a concordncia com ela. Se voc reescrever o perodo na ordem direta (sujeito, verbo e objeto), notar melhor as relaes entre os termos da orao: Maneiras pessoais de agir e sentir, um habitus social que o indivduo compartilha com outros e que se integra na estrutura de sua personalidade, correspondem a cada um deles. Parece que em 2010 a banca brincou com essa expresso (repare a questo anterior). Resposta Item errado.

13.

Pronome de tratamento

o verbo concordar sempre na terceira

pessoa do singular ou do plural. Vossa Excelncia muito digno.


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 25

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Vossas Senhorias so muito exigentes.

14. Frao

rigorosamente, o verbo concorda com o numerador; havendo

parte inteira, o verbo concordar com ela. Um tero dos alunos foi embora. Dois inteiros e um quarto dos alunos passaram. ATENO! possvel ainda usar o verbo no plural quando o nmero fracionrio vier seguido de substantivo no plural. Essa posio sustentada, por exemplo, pelo mestre Cegalla (Novssima gramtica da Lngua Portuguesa, 48 edio, Companhia Editora Nacional, So Paulo, 2008, pgina 470) Um quinto dos homens eram de cor escura. Recomendo que voc observe atentamente todas as opes apresentadas pelo examinador. 15. Porcentagem o verbo concorda, a rigor, com o numeral.

Um por cento dos alunos recusou-se a colaborar. Vinte e cinco por cento dos candidatos faltaram. Apenas 1,78% votou nesse candidato. ATENO! Bechara (Moderna gramtica portuguesa 37 edio revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortogrfico Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2009 pgina 566) nos ensina que Nas linguagens modernas em que entram expresses numricas de porcentagem, a tendncia fazer concordar o verbo com o termo preposicionado que especifica a referncia numrica. Trinta por cento do Brasil assistiu transmisso dos jogos da Copa. Trinta por cento dos brasileiros assistiram aos jogos da Copa.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

26

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Aqui tambm recomendo que voc observe atentamente todas as opes apresentadas pelo examinador, que pode considerar corretas as duas possibilidades de concordncia.

16.

Substantivos gradao

sinnimos

(ou quase

sinnimos) e

substantivos

em

o verbo concorda gramaticalmente com todos os ncleos

ou atrativamente com o mais prximo.

Medo e temor me assusta/assustam.

Uma

palavra,

um

movimento,

um

simples

gesto

causava/causavam-lhe medo.

O que o que ?
1

Se de quem

recebo no

um gosto

presente como

dado se

com chama

carinho o que

por

pessoa Uma

sinto?

pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da


4

gente como se chama essa mgoa e esse rancor? [...]


Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

32. (Cespe/IRB/Diplomata/2009) gramaticalmente correto flexionar no plural a forma verbal em como se chama essa mgoa e esse rancor? (L.4), tendo como resultado como se chamam [...]. Comentrio Notou que temos uma construo caracterstica de voz passiva sinttica em como se chama essa mgoa e esse rancor? Essa passagem equivale-se a seguinte estrutura de voz passiva analtica: como chamada essa mgoa e esse rancor?. Pois bem, voc sabe que toda voz passiva possui sujeito, certo? Analise o trecho com mais calma e perceba que a expresso essa mgoa e esse rancor constitui o sujeito composto da forma verbal
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 27

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

chama. Perceba ainda que os ncleos mgoa e rancor so substantivos sinnimos, o que permite ao verbo manter-se no singular em concordncia atrativa com o ncleo mais prximo, ou se flexionar para concordar com todos os ncleos: como se chamam essa mgoa e esse rancor? ou como so chamados essa mgoa e esse rancor?. Resposta Item certo.

17.

Aposto resumitivo

se o sujeito composto for resumido por um aposto

(pronome indefinido), o verbo concordar com o aposto. Alunos, professores, diretores, ningum chegava a um acordo.
sujeito composto aposto resumitivo

Pel, Garrincha, Didi, todos foram campees mundiais.


sujeito composto aposto resumitivo

18.

Infinitivos antnimos ou determinados

verbo no plural.

Discordar e apoiar so prprios da democracia. O andar e o nadar fazem bem sade. ATENO! Se os infinitivos no forem antnimos ou no estiverem determinados, o verbo ficar no singular. Andar e nadar faz bem a sade. Sujar a roupa de giz e passar a noite corrigindo prova nunca desanimou os professores.

Imagine

que

um

poder

absoluto

ou

um

texto

sagrado

declarem que quem roubar ou assaltar ser enforcado (ou ter a


4

mo

cortada).

Nesse

caso,

puxar

corda,

afiar

faca

ou

assistir execuo seria simples, pois a responsabilidade moral do veredicto no estaria conosco. [...]
Contardo Calligaris. Terra de ningum 101 crnicas.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

28

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

So Paulo: Publifolha, 2004, p. 94-6 (com adaptaes).

33. (Cespe/PF/Agente/2012) No perodo Nesse caso (...) estaria conosco (l.3-5), como o conector ou est empregado com sentido aditivo, e no, de excluso, a forma verbal do predicado seria simples poderia, conforme faculta a prescrio gramatical, ter sido flexionada na terceira pessoa do plural: seriam. Comentrio Realmente a conjuno ou possui valor semntico aditivo, pois no exclui a possibilidade de assistir execuo. Entretanto os infinitivos no so antnimos nem esto determinados: puxar a corda, afiar a faca ou assistir execuo. Portanto o verbo deve permanecer no singular. Resposta Item errado. 19. Um e outro verbo no singular ou no plural.

Um e outro jogador foi/foram expulsos. ATENO! Havendo ideia de reciprocidade com a expresso um e outro, o plural obrigatrio. Um e outro insultaram-se. 20. Um ou outro; nem um nem outro a corrente majoritria indica o

singular; todavia esses casos suscitam divergncias entre consagrados autores: Um ou outro jogador fez gols. Nem um nem outro garoto brigou na rua. a) Cunha e Cintra: As expresses um ou outro e nem um nem outro, empregadas como pronome substantivo ou como pronome adjetivo, exigem normalmente o verbo no singular: Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro. Prosseguem os mestres: No rara, porm, a construo com o verbo no plural quando as expresses se empregam como pronome substantivo: Nem um nem outro desejavam questionar. (Nova
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 29

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

gramtica do portugus contemporneo, 5 edio, Rio de Janeiro: Lexikon, 2008, pgina 527); b) Pasquale e Ulisses: Com as expresses um ou outro e nem um nem outro, a concordncia costuma ser feita no singular, embora o plural tambm seja praticado. [...] No h uniformidade no tratamento dado a essas expresses por gramticos e escritores. (Gramtica da lngua portuguesa, So Paulo: Scipione, 1998, pgina 486); c) Bechara: Com nem um nem outro de rigor o singular para o substantivo e verbo: Nem um nem outro livro merece ser lido. (Moderna gramtica portuguesa, 37 edio revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortogrfico, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, pgina 548); d) Cegalla: O sujeito sendo uma dessas expresses [um e outro e nem um nem outro], o verbo concorda, de preferncia, no plural. Exemplos: Nem uma nem outra foto prestavam [ou prestava] (Novssima gramtica da lngua portuguesa, 48a. edio revista, So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, pginas 556 e 557). ATENO! Recomendo que voc mantenha certa flexibilidade ao encarar questes desse tipo.

21. Sujeitos ligados por ou ou nem

o verbo ficar, normalmente, no

plural; mas, se houver ideia de excluso obrigatria ou sinonmia, o verbo ficar no singular. Nem Paulo, nem Ana reclamaram do salrio. Pedro ou Paulo sairo mais cedo. Jos ou Pedro casar com ela. (apesar de tudo, uma pessoa s pode casar com outra, e no com outras ao mesmo tempo risos) Dida ou Jlio Csar ser o goleiro titular. (somente um goleiro pode ser titular em um jogo; o outro o reserva)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 30

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

A Lngustica ou Glotologia a cincia que estuda a evoluo da linguagem humana. ATENO! Se houver idia de retificao, o verbo concordar com o mais prximo. O ladro ou os ladres, no sei ao certo, assaltaram o banco. Os ladres ou o ladro, no sei ao certo, assaltou o banco.

22. Sujeitos ligados por com os sujeitos.

o verbo fica no plural, dando nfase a todos

O professor com o aluno montaram o equipamento. ATENO! Na orao O professor, com o aluno, montou o equipamento, a expresso com o aluno , na verdade, adjunto adverbial de companhia; por isso o verbo fica no singular. 23. Haja vista essa expresso, no singular, est sempre certa; porm

pode variar se o seu referente estiver no plural: Haja vista o caso. Haja(m) vista os casos. Haja vista dos (aos) casos. (aqui, a preposio impede que a expresso varie) 24. Ttulos de obras e nomes prprios de lugar a concordncia feita

levando-se em conta a presena ou a ausncia de artigo. Os Lusadas pertencem a Cames. Os Estados Unidos perderam muitos trofus. Minas gerais ganhou todas as competies.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

31

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

ATENO! Quando o sujeito for ttulo de obra, o verbo poder concordar com o sujeito ou com o predicativo. Os Lusadas so/ a obra mxima de Cames.

25.

Concordncia do verbo ser

em muitas situaes, esse verbo deixa de

concordar com o sujeito para concordar com o predicativo; em outras, pode concordar com um ou com outro, de acordo com o termo que se quer enfatizar:

a)

O termo que indica pessoa tem precedncia sobre coisa/objeto. Maria era as esperanas de todos. O mundo so os homens.

b)

O pronome pessoal tem precedncia sobre o nome. Os culpados ramos ns. O Estado sou eu.

c)

O pronome pessoal ou nome tm precedncia sobre qualquer outro pronome. Quem s tu? Tudo so flores.

ATENO! No segundo caso, quando o sujeito representado pelos pronomes tudo, nada, isto, isso, aquilo, considera-se possvel tambm a

concordncia com o pronome. Tudo flores. d) O plural tem precedncia sobre o singular. A casa eram umas folhas. A sua paixo eram filmes de terror.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 32

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

e)

O verbo SER mantm-se na terceira pessoa do singular nas expresses que indicam preo, valor, medida, peso. Dois quilos pouco. Vinte mil cruzeiros demais. Trs metros mais do que preciso.

f)

Nas indicaes de distncia, horas e datas, o verbo SER concordar com estas. Da Tijuca Barra so oito quilmetros. Era uma hora e cinquenta e nove segundos. Hoje so 21 de maio.

34. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) O maior destaque foram os transplantes renais, que passaram de 150 para 162 cirurgias feitas. Uma vez que a regra geral de concordncia com o verbo ser estabelece que ele deve concordar com o sujeito, a forma verbal foram poderia ser alterada para foi, em concordncia com O maior destaque. Comentrio Voc prestou ateno na letra d? Ela representa o fundamento para a resposta certa. Resposta Item errado.

26. Concordncia com a expresso que

leia o que os ilustres gramticos

Cunha e Cintra tm a nos dizer a esse respeito: A locuo que invarivel e vem sempre colocada entre o sujeito da orao e o verbo a que ele se refere. Assim: Jos que trabalhou, mas os irmos que se aproveitaram do seu esforo. Mas todo cuidado pouco! Continue a ler as lies de Cunha e Cintra:
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 33

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[A expresso que] uma construo fixa, que no deve ser confundida com outra semelhante, mas mvel, em que o verbo ser antecede o sujeito e passa, naturalmente, a concordar com ele e a harmonizar-se com o tempo dos outros verbos. Compare-se, por exemplo, ao anterior o seguinte exemplo: Jos que trabalhou, mas foram os irmos que se aproveitaram do seu esforo. Ou este: Foi Jos que trabalhou, mas os irmos que se aproveitaram do seu esforo..

27.

O verbo PARECER pode relacionar-se de duas maneiras distintas com o infinitivo: Os dias parecem voar. a forma verbal parecem verbo auxiliar

de voar; Os dias o sujeito da orao. Os dias parece voarem. aqui houve uma inverso da ordem dos

termos: Parece voarem os dias. Neste caso, o verbo parece o verbo da orao principal, cujo sujeito a orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo voarem os dias. Se desenvolvermos essa orao, teremos: Parece que os dias voam. ATENO! Quando a construo for feita no singular, as duas anlises so possveis. O dia parece voar. no sabemos se aqui o verbo parece

auxiliar do verbo voar, ficando no singular por concordar com o sujeito O dia, ou se a ordem est invertida: Parece o dia voar, sendo a orao o dia voar sujeito do verbo Parece.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

34

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Para finalizar a parte de concordncia verbal, proponho a questo seguinte, que envolve verbo no infinitivo.
1

ideia

de

democracia e

tem

seu

nascedouro na tomada Como

nas de se por

cidades-Estados decises
4

gregas a o

consubstancia-se direta era dos

mediante

participao conceito e de os

cidados. pois

pode

depreender, as

restrito, Na

exclua, da

exemplo, com
7

mulheres

escravos.

trajetria ou de

Grcia,

sua

experincia moderno, da

democracia alguns

primria se

assembleia, como de mais

ao

mundo

fatores

apresentaram direta: nmero vez

inviabilizadores cidados,
10

participao territorial e

poltica tempo

extenso

(noo

cada

modificada diante dos avanos tecnolgicos). Diante envolvidos da impossibilidade aqueles decises que, de de reunio de todos sentem vez os os mais

alguma e

forma, cada

13

reflexos

das

tomadas

sendo

urgente a tomada de decises em tempo recorde, identificou-se a


16

necessidade

de

eleger

representantes.

Assim

nasceu

democracia representativa, com seus prs e contras. A pessoas, rigor, em uma sociedade a os composta de por milhares um se que e de

apenas no

mediante que de

representao diferentes

grupo faam nem nem

19

escolhido presentes sempre

possvel momento grupo

interesses certo do

decidir; os

porm, interesses

esse

representa

todo

22

sempre todos os interesses de uma sociedade plural chegam a ter representantes, Um governo ficando que para os se alguns prope alijados como do processo busca

decisrio.
25

democrtico ao

estabelecer as

mecanismos de um

que

sejam

garantidas

mximo decises Robert


35

possibilidades mas h

cidados

participarem

das por

polticas,
28

lado

sombrio, sob um

identificado governo

Dahl

nos

seguintes

termos:

representativo,

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

muitas para
31

vezes

os de

cidados

delegam

imensa

autoridade Segundo

arbitrria o autor, dos a

decises eleies

importncia

extraordinria.. certo

as

peridicas com olho os na

garantem

compromisso as elites do da nos

representantes manter
34

representados, opinio do

obrigam

um a de

povo. sobre nica o

Apesar pilar

lado eleio Estados

sombrio, peridica

democracia

alicerada a

representantes

vivel

contemporneos.
Tatiana de Carvalho Camilher. O papel da defensoria pblica para a incluso social rumo concretizao do estado democrtico e direito. Internet: <www.conpedi.org> (com adaptaes).

35. (Cespe/DPU/Analista

Tcnico

Administrativo/2010)

Considerando

as

estruturas do texto, assinale a opo correta no que diz respeito concordncia. A) A insero da forma verbal manterem no lugar de manter, em manter um olho na opinio do povo (l.33), acarretaria prejuzo sinttico ao texto. B) A orao existia alguns fatores inviabilizadores parafraseia de modo gramaticalmente correto o trecho alguns fatores se apresentaram como inviabilizadores (l.7-8). C) Ainda que o vocbulo necessidade (l.15) estivesse flexionado no plural, a forma verbal identificou (l.14) deveria permanecer no singular. D) A alterao de sejam garantidas (l.25) para seja garantido no interfere na correo gramatical do perodo. E) As formas verbais garantem (l.31) e obrigam (l.32) concordam com eleies peridicas (l.31). Comentrio Alternativa A: a forma verbal em negrito foi usada no infinitivo pessoal, por isso ela se flexionou para concordar em nmero e pessoa com o sujeito as elites (l. 32). Sobre a flexo do infinitivo, cabe aqui uma explicao ampliada. Em geral, podemos seguir as orientaes abaixo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 36

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

I.

Flexiona-se o infinitivo quando h sujeito claro, explcito na

mesma orao em que surge o verbo no infinitivo. No necessrio [vocs chegarem cedo].
sujeito

II. Mesmo no estando explcito o sujeito, pode-se flexionar o infinitivo para evitar ambiguidade. Est na hora [de comear o trabalho]. (Quem: eu, voc?) Est na hora [de (ns) comearmos o trabalho].

III. Quando o sujeito do infinitivo for diferente do sujeito da orao anterior, tambm ocorrer a flexo. [Vejo] [(vocs) estarem atrasados novamente].

IV. Sendo os sujeitos iguais, a flexo facultativa. [Reunir-nos-emos com eles] [para apresentar/apresentarmos os problemas da empresa]. o sujeito comum das oraes ns.

V.

Atente agora para a estrutura formada por PREPOSIO A

+ INFINITIVO, pois o Cespe aceita tanto a flexo como a no flexo. O rapaz ajudava as garotas a se superar/superarem
sujeito

VI. Com a voz passiva, a flexo obrigatria. As tarefas a serem feitas so essas.

Conclui-se, ento, que no h prejuzo sinttico para o texto. Alternativa B: O verbo existir pessoal (diferentemente do verbo haver usado no mesmo sentido). Sendo assim, ele tem sujeito, com o qual deve concordar em nmero e pessoa. Conforme a proposta da banca examinadora, esse sujeito o termo alguns fatores inviabilizadores (terceiras
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 37

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

pessoa do plural = eles). Isso leva o verbo existir a flexionar-se da seguinte maneira: existiam (terceira pessoa do singular). Portanto a opo est errada. Alternativa C: o verbo identificar est na voz passiva sinttica, auxiliado pelo pronome apassivador se. Toda voz passiva possui sujeito (mas pode no possuir agente da passiva). No texto, o substantivo necessidade o ncleo desse termo sinttico. A pluralizao dele deve levar, tambm, o verbo para o plural: identificaram-se as necessidades. Com a voz passiva analtica, mais fcil perceber a necessidade de concordncia entre sujeito e verbo: as necessidades foram identificadas. Logo o item est errado. Alternativa D: estamos s voltas com a voz passiva, mas agora a analtica (verbo auxiliar flexionado + verbo principal no particpio): sejam garantidas. O verbo auxiliar flexiona-se em nmero pessoa para concordar com o sujeito; o verbo principal flexiona-se em gnero e nmero pelo mesmo motivo. Repare bem: ...sejam garantidas... as possibilidades.... Talvez, a posposio do sujeito ao verbo tenha dificultado sua anlise. bom ficar atento! A alterao indicada pelo Cespe causa incorreo gramatical. Alternativa E: sim, nada mais natural do que a concordncia de nmero e pessoa entre sujeito e verbo. Resposta E

evidente

que

vivemos

em

um

momento

prodigioso

da tcnica, com transformaes profundas das noes de espao e


4

tempo;

mas do

poltica

do pelo

esprito contrrio,

no

acompanha dominar

esse no

alargamento homem o

mundo:

vemos e o

encolhimento

das

fronteiras

ticas

esquecimento

de algumas ideias essenciais que fundam o humanismo. [...]


Adauto Novaes. Sobre tempo e histria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e histria. So Paulo: Companhia das Letras, p. 14-5 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

38

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

36. (Cespe/IPAJM/Advogado/2010) O deslocamento de dominar no homem (l.4-5) para o final do perodo sinttico em que ocorre, depois de humanismo (l.6), preserva as relaes de significao entre os termos e a correo gramatical do texto, desde que seja usada uma vrgula depois de humanismo. Comentrio Eis o que o examinador props: ...vemos o encolhimento das fronteiras ticas e o esquecimento de algumas ideias essenciais que fundam o humanismo, dominar no homem. Estariam preservadas as relaes de significao e a correo gramatical se a vrgula no fosse inserida. Se voc est se perguntando se o verbo dominar deveria ir para o plural, esclareo-lhe que: a) facultativa a flexo do infinitivo (dominar) se o sujeito no for representado por pronome tono (o encolhimento das fronteiras ticas e o esquecimento de algumas ideias essenciais) e se o verbo da orao determinada pelo infinitivo (vemos) for causativo (mandar, deixar, fazer) ou sensitivo (ver, ouvir, sentir). Veja um exemplo: Mandei sair os alunos./Mandei sarem os alunos. b) flexiona-se obrigatoriamente o infinitivo se o sujeito for diferente de pronome tono e determinante de verbo no causativo nem sensitivo. Veja um exemplo: Esperei sarem todos. Mas a tal vrgula causou separao indevida entre o sujeito e o verbo. Por isso a proposio est errada. Resposta Item errado.

A partir de agora, trataremos da concordncia nominal. Admito que no fcil selecionar questes sobre esse assunto elaboradas

recentemente pelo Cespe. Ao que parece, essa banca examinadora privilegia os casos de concordncia verbal.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

39

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Por isso mesmo, o alcance aqui ser menor, restrito aos casos observados em provas anteriores. Meu intuito no derramar sobre voc uma avalanche de informaes desnecessrias, mas sim orient-los quanto aos provveis questionamentos sobre concordncia nominal feitos pelo Cespe. Nesse sentido, partiremos das questes para a teoria. Quando for conveniente, ampliarei a explicao para abranger outros casos de

concordncia nominal.

[...] considerou anterior


7

Em a medida dois

comunicado, como de parte barris de

o do

grupo corte em do

complementar dirios,

de

milhes uma

anunciado a cotao

setembro,

como

tentativa

estabilizar

petrleo, que, desde julho, j caiu mais de US$ 100. [...]


O Globo, 18/12/2008.

37. (Cespe/IRB/Bolsa-Prmio/2009)

forma

verbal

anunciado

(L.6)

concorda com corte anterior (L.5-6), por isso est no masculino singular. Comentrio Por ser uma das formas nominais do verbo e poder se comportar como um adjetivo, os verbos no particpio flexionam-se em gnero e nmero para concordar com o substantivo a que se referem. possvel os verbos no particpio surgirem acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando com eles uma locuo verbal. Nesses casos, os verbos auxiliares (ser, estar, haver, ter, fica) flexionam-se em pessoa, nmero, tempo e modo. Exemplos: Fica autorizado as visitas diurnas s praias desta regio. (inadequado) Ficam autorizadas as visitas diurnas s praias desta regio. (adequado) ...[sujeito: as visitas diurnas] ...[ncleo do sujeito: visitas] ...[visitas: substantivo feminina plural]
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 40

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Foram corrigidos o valor das moedas locais. (inadequado) Foi corrigido o valor das moedas locais (adequado) ...[sujeito: o valor das moedas locais] ...[ncleo do sujeito: valor] ...[valor: substantivo masculino singular

Resposta Item certo.

Esse

tipo

de

concordncia,

que

envolve

relao

entre

adjetivo-particpio e substantivo, surge frequentemente nas provas do Cespe. Eis abaixo outras questes semelhantes.

Toda de

questo os seu se que

do

conhecimento, e dizer pode ser uma a

como sua

desejo lgica, a de e

penetrar e que

fenmenos funcionamento, deve se

organizao
4

pensada filosofia crtica

partir

do

denominar dedica

superfcie:

aquela

tratar

analiticamente o mundo das superfcies. [...]


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

38. (Cespe/TCE-AC/Analista de Controle Externo/2009) A flexo de feminino em pensada (L. 3) deve-se concordncia com lgica

(L. 2). Comentrio O vocbulo pensada, que surge em forma de

adjetivo-particpio, concorda com o substantivo feminino singular questo, ncleo do sujeito Toda a questo do conhecimento. Resposta Item errado.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

41

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...]

[...] 39. (Cespe/BRB/Analista de Tecnologia da Informao/2011) Os vocbulos destinado (L.21) e destinados (L.23) concordam, respectivamente, com os numerais indicativos de porcentagem que os antecedem: 0,05% e 8,76%. Comentrio Notou que as duas formas verbais so exemplos de particpio? A primeira delas concorda com o substantivo patamar (no singular), ncleo da expresso o patamar de 0,05%. A segunda forma verbal concorda com 8,76%, ncleo da expresso 8,76% da despesa e tradutora de plural. Resposta Item errado.

40. (Cespe/PC-CE/Inspetor de Polcia/2012) Em cada um dos itens a seguir, so apresentadas propostas de reescrita do trecho No entanto, o estudo dos imprios, antigos ou recentes, permite acessar as razes do mundo contemporneo e aprofundar nossa compreenso das modalidades de organizao do poder poltico (L.10-13). Julgue-os com relao correo gramatical Porm, estudando-se os imprios, antigos ou recentes, permite-se que seja acessado as razes do mundo contemporneo, e aprofundado, pela nossa compreenso, os modos como est organizado o poder poltico.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

42

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Comentrio Voc j deve ter percebido que eu selecionei apenas o item interessante para esta aula sobre concordncia, embora o enunciado da questo mencione itens, certo? Repare atentamente a falta de concordncia que existe entre os particpios acessado e aprofundado e os substantivos razes e modos, respectivamente. Alm disso, observe tambm que o verbo ser est flexionado indevidamente na terceira pessoa do singular: seja. Farei a correo da passagem reorganizando os termos de maneira que as devidas concordncias sejam mais bem evidenciadas. Normalmente, quando o sujeito surge posposto ao verbo, as relaes sintticas ficam mais complicadas para o candidato. Porm, estudando-se os imprios, antigos ou recentes,

permite-se que as razes do mundo contemporneo sejam acessadas, e os modos como o poder poltico est organizado (sejam) aprofundados pela nossa compreenso. Resposta Item errado.

Lembre-se tambm de que, conforme a regra geral de concordncia nominal, o artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gnero e nmero.

O aluno discreto no viu aquela moa com duas alianas.


Art. Adj. Pron. Adj. Num. Adj.

41. (Cespe/TCU/AFCE-TI/2010) Faz-se necessrio frisar que o imaginrio social acompanha lentamente essa evoluo, nem sempre aceitando o rompimento dos costumes fortemente arraigados. A flexo de masculino em necessrio estabelece concordncia desse termo com imaginrio social; no desenvolvimento da argumentao,
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 43

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

essa relao sinttica enfatiza imaginrio social como o primeiro termo na comparao com evoluo. Comentrio Aqui, a situao um pouquinho diferente: o adjetivo necessrio faz parte de uma expresso formada por VERBO + ADJETIVO (Faz-se necessrio). Nesse caso, ele se mantm no masculino singular se o substantivo com o qual concorda possui sentido genrico (no precedido de artigo). A referncia dele a orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo frisar; com ela que a concordncia estabelecida. Veja outro exemplo: necessrio atentar para algumas excees regra. Resposta Item errado.

[...] Tempo,
13

espao nosso que as um

matria

so, das

pois,

ideias o

que mais

penetram primitivo, filosficas

o e at

conhecimento evoluram modernas nvel

coisas, meio

desde

por

das

especulaes que as uma

investigaes mais profundo

cientficas, de

16

integraram

em

sntese,

unificao que levou milnios para ser atingida.


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

42. (Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Por se referir a um nvel mais profundo de sntese (l. 16), a expresso uma unificao que (l. 16-17) pode ser substituda por o que, sem prejudicar a argumentao ou a correo gramatical do texto. Comentrio A primeira coisa a fazer identificar, no texto original, o referente do adjetivo atingida: uma unificao (expresso representada semanticamente pelo pronome relativo que). O ncleo unificao feminino singular levou o adjetivo atingida a concordar em mesmo gnero e nmero.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 44

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Agora, vamos reescrever a passagem como foi sugerido pela banca examinadora: ...um nvel mais profundo de sntese, o que levou milnios para ser atingida. Percebeu que o adjetivo atingida tem como referncia o pronome demonstrativo o? Semanticamente, ele representado pelo relativo que; como elemento de coeso, retoma a expresso um nvel mais profundo de sntese, cujo ncleo o substantivo masculino singular nvel. Observe que tudo contribui para que o adjetivo atingida seja empregado no masculino singular. Como isso no ocorreu, houve prejuzo. Resposta Item errado. Quando o adjetivo se refere a mais de um substantivo,

verifica-se o seguinte: 1. Substantivos do mesmo gnero o adjetivo ficar neste gnero e no

plural; poder, ainda, concordar com o ncleo mais prximo. Caderno e livro bons. (ou bom) Casa e cadeira lindas. (ou linda)

2.

Substantivos de gneros diferentes

o adjetivo ficar no masculino e no

plural; poder, ainda, concordar com o ncleo mais prximo. Caderno e casa bons. (ou boa) Gravata e terno lindos. (ou lindo)

Romance LXXXI ou Dos Ilustres Assassinos [...] Levantai-vos dessas mesas, sa de vossas molduras,
19

vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas,

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

45

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

22

que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas! [...]


Ceclia Meireles. Romanceiro da Inconfidncia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 267-8.

43. (Cespe/PF/Papiloscopista/2012) No verso 23, a forma verbal nascidas, apesar de referir-se a todas as expresses nominais que a antecedem, concorda apenas com a mais prxima, conforme faculta regra de concordncia nominal. Comentrio O examinador disse forma verbal porque considerou o particpio do verbo nascer. Por ter-se comportado como um adjetivo, concorda em gnero e nmero com o substantivo a que se refere. Como a forma verbal nascidas est posposta aos substantivos masmorras, fortalezas,

algemas (conforme o contexto, no obstante o ncleo da expresso ser o substantivo masculino peso) e sepulturas, no possvel afirmar

seguramente que ela concorda apenas com o mais prximo ou com os demais tambm. Todos os nomes esto no feminino plural. Alm disso, as expresses mesas e molduras tambm so nominais; porm no nos parecem, conforme o contexto, retomadas pelo particpio nascidas. Isso tambm enfraquece a afirmao da banca examinadora de que todas as expresses nominais foram retomadas pelo particpio. Resposta Item errado.

3.

Substantivos antepostos

adjetivo no plural ou no singular, conforme

exemplos vistos at agora.

4.

Substantivos pospostos

a concordncia mais notvel ser a atrativa.

Tratava-se de inoportuno momento e lugar.


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 46

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Tratava-se de inoportuna ocasio e lugar.

Como seguro morreu de velho, apresento agora algumas expresses que merecem cuidado especial. 1. bom, necessrio, preciso, permitido, proibido quando o

sujeito dessas expresses estiver determinado (por artigos, pronomes ou numerais adjetivos), a concordncia ser feita normalmente; se,

entretanto, no existir determinante, a expresso ficar invarivel. proibida a entrada. proibido entrada. gua bom para a sade. Esta gua boa para a sade. 2. Todo = totalmente poder flexionar-se em gnero e nmero para

concordar com o (pronome) substantivo a que se refere. Ele vinha todo de branco. Elas vinham todas de branco. CUIDADO! Eles so todo-poderosos. Elas so todo-poderosas. Como primeiro elemento de uma palavra composta, invarivel. Mas essa expresso pode ter seu segundo elemento flexionado.

3.

Ao tratarmos de cores, observaremos o seguinte: a) se a cor representada por adjetivo, varia; sapato branco camisas amarelas b) se a cor representada por substantivo, no varia; sapatos cinza camisas rosa

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

47

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

c) se a cor representada por adjetivo + adjetivo, s o ltimo elemento varia; blusas verde-claras camisas azul-escuras d) se a cor representada por adjetivo + substantivo, o composto fica invarivel. blusas verde-limo calas azul-piscina

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

48

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Lista das Questes Comentadas


1

No difcil

mundo

moderno as

em

que as

vivemos,

que

certamente tiveram A os

reconstituir homens de

sensaes, contato e

impresses a

primeiros
4

em

com

natureza. que nos e

imensa envolvem

variedade gerou as

corpos de

acontecimentos matria, de

noes

espao

de

tempo,

fundamentalmente entrelaadas no conhecimento das coisas. [...]


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

1.

(Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Preservam-se a coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto ao se substituir A imensa variedade de (L.3-4) por Os inmeros.

2.

(Cespe/MRE-IRB/Bolsas-prmio/2009) Considerando que o fragmento apresentado constitui parte de um texto de Jamil Chade (O Estado de S. Paulo, 18/12/2008), julgue-o quanto correo gramatical. O jornal alemo Frankfurter Allgemeine Zeitung divulgou as novas previses do Ministrio da Economia da Alemanha que indicam que o maior mercado da Europa sofrero uma queda de pelo menos 3% em 2009. O encolhimento da economia poder ser ainda maior se a recesso atingir outros pases.

[...]

Dados

da

Comisso que de a 250 km2, 76% do

de

Relaes do

Exteriores resultar

Defesa em um de

Nacional bloco
13

mostram mais de

entrada milhes PIB PIB

pas de

com

habitantes, a U$ do 1

rea

12,7

milhes

superior da

trilho Sul) e

(aproximadamente

Amrica

comrcio global superior a US$ 300 bilhes.


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 49

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...]
Maria Clara Cabral. Folha de S. Paulo,18/12/2008.

3.

(Cespe/MRE-IRB/Bolsas-prmio/2009) A forma verbal mostram (l.11) est no plural porque concorda com Relaes Exteriores (l.10).

4.

(Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho seguinte adaptado do editorial do Jornal Zero Hora (RS) de 20/4/2010. Julgue-o quanto correo gramatical. A campanha eleitoral que se aproxima estar marcada definitivamente pelo uso das facilidades de comunicao que a Internet pem disposio de partidos, candidatos e eleitores. Haver a difcil e desafiadora obrigao de manter todo o processo dentro de padres civilizados, impedindo que os radicais e irresponsveis contaminem a disputa.

5.

(Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) Buscamos levar mais informao s pessoas e aos profissionais de sade para mudar a cultura que existe sobre transplantes. O aumento um reflexo dessa mudana; dos investimentos feitos pela SES, que tem priorizado a CTPE; e do trabalho feito nos hospitais, afirma. Se a expresso das operaes de transplante fosse includa logo aps aumento, a forma verbal deveria, necessariamente, ser flexionado no plural.

[...]
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 50

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

6.

(Cespe/Instituto Rio Branco/Diplomata/2011) No primeiro perodo, que resume a ideia principal do texto, o emprego, na orao principal, da forma verbal tem (l. 2), no singular, exigido pelo sujeito dessa orao.

[...]

[...]

7.

(Cespe/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) Na linha 31, a forma verbal completa poderia ser flexionada no plural, para concordar com a expresso duas dcadas.

[...]

8.

(Cespe/EBC/Cargos

de

Nvel

Mdio/2011)

Prejudica-se

correo

gramatical do perodo ao se substituir tm sido (L.2-3) por so.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

51

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...] 9. (Cespe/PC-CE/Inspetor de Polcia/2012) No haveria prejuzo para o sentido do texto se a forma verbal dizem (L.2) fosse substituda por dizemos.

[...]
7

participao a ideia

popular de que

e o

controle da

popular poltica

do

poder e

guardam racional,
10

exerccio de

coletivo A

com

vistas sempre

conquista as

algum agem

bem. em

poltica conjunto.

exercida

que

pessoas

A poltica uma ao plural. O voto, nas eleies, modo de expresso


13

do

consentimento

dos

cidados,

para

que

poder

seja exercido em seu nome, para que as leis sejam elaboradas e executadas de modo legtimo. [...]
Daniela Romanelli da Silva. Poder, constituio e voto. In: Filosofia, Cincia & Vida. So Paulo: Escala, ano III, n. 27, p. 42-3 (com adaptaes).

10. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Na argumentao do texto, a opo pela estrutura verbal guardam a ideia (l.8) cria o pressuposto de ser falsa a afirmao de que o exerccio da poltica coletivo e racional (l.8-9).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

52

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

11. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. Os recursos materiais destinados ao combate da dengue so

fundamentais, mas de pouco valem sem aes complementares, de responsabilidade de governos locais e da populao. Nos ltimos anos, tanto os governos estaduais como a Unio no poupou recursos financeiros e tcnicos para apoiar s prefeituras no combate da dengue.

[...]

[...] 12. (Cespe/TC-DF/Auditor de Controle Externo/2012) A forma verbal

representaram (L.17) est no plural para concordar com o sujeito composto da orao, cujos ncleos so fim (L.15), sculo (L.15) e ressurgimento (L.16).

13. (Cespe/TCU/AFCE-TI/2010)

Nas

sociedades

modernas,

somos

diariamente confrontados com uma grande massa de informaes. As novas questes e os eventos que surgem no horizonte social

frequentemente exigem, por nos afetarem de alguma maneira, que busquemos conhecemos. O uso da flexo de terceira pessoa do plural em afetarem estabelece a relao desse verbo com novas questes e os eventos.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 53

compreend-los,

aproximando-os

daquilo

que

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...]

Como que

tentativas marca a o

de

acompanhar de do

essa da

velocidade sociedade e a

vertiginosa
13

processo

constituio mundo do

hipermoderna,

surge

flexibilidade

trabalho

fluidez das relaes interpessoais. [...]


Renato Nunes Bittencourt. Consumo para o vazio existencial. In: Filosofia, ano V, n. 48, p. 46-8 (com adaptaes).

14. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) A forma verbal surge (l.13) est flexionada no singular porque estabelece relao de concordncia com o conjunto das ideias que compem a orao anterior.

15. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. O nmero de brasileiros infectados pela dengue aumentou mais de 70% no primeiro trimestre do ano, em comparao com o mesmo perodo de 2009. O maior foco da doena se concentra em Gois, onde haviam 50 mil casos registrados. Minas Gerais o estado do Sudeste com maior nmero de ocorrncias (49 mil) e em Mato Grosso o total de doentes chegou a 31.510 pessoas.

16. (Cespe/Sefaz-ES/Consultor do Executivo Cincias Econmica/2010) Faz tempo que estava amadurecendo a polmica sobre esses indicadores crescimento econmico e emprego. Se a palavra tempo fosse substituda pela expresso dois anos, a forma verbal faz deveria ser substituda por fazem.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

54

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...] A
25

declarao, o

marcadamente deste com

humanista fim de

sociopoltica, com da da sua vida,

no descom

imaginou

neoliberalismo do tempo,

sculo,

historicizao seu
28

sua com

despolitizao a entronizao

messianismo

consumista,

economia

de mercado como uma fatalidade natural, irreversvel, fora da qual no h possibilidades, com um laissez faire que significa

excluso.
Francisco Alencar. Para humanizar o bicho homem. In: Francisco Alencar (Org.). Direitos mais humanos. Braslia: Garamond, 2006. p. 17-31 (com adaptaes).

17. (Cespe/TRT-21

Regio/Analista

Judicirio/2011) Atenderia

norma

gramatical a substituio da forma verbal h (l. 29) por existem.

Falei mesmo

de

esquisitices. a capacidade seus a uma

Aqui

est

uma,

que e ao

prova a

ao

tempo dos

poltica

deste

povo

grande processo fins de

observao
4

legisladores. eleio que

Refiro-me aqui se fez

eleitoral.

Assisti

em

novembro. Como em toda a parte, este povo andou em busca da


7

verdade

eleitoral. de

Reformou e

muito

e que

sempre; as leis

esbarrava-se, no podem

porm,

diante

vcios

paixes,

eliminar. [...]
Machado de Assis. A semana. Obra completa, v. III. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973, p. 757.

18. (Cespe/TSE/Analista Judicirio/2007) Caso a expresso aqui se fez (L.4) seja substituda por aqui foi feita, prejudica-se a correo gramatical do perodo.

As nveis

diferenas polares:

de

classes

vo

ser e

estabelecidas classe no

em

dois
55

classe

privilegiada

privilegiada.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Nessa dicotomia, um leitor crtico vai perceber que se trata de


4

um

corte

epistemolgico, por extremos

na no

medida reflete a

em

que

fica

bvio de

que

classificar

complexidade

classes

da sociedade brasileira, apesar de indicar os picos. [...]


Dina Maria Martins Ferreira. No pense, veja. So Paulo: Fapesp & Annablume, p. 62 (com adaptaes).

19. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) O uso da forma verbal se trata (l.3), no singular, atende s regras de concordncia com o termo um corte epistemolgico (l.4) e seriam mantidas a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto se fosse usado o termo no plural, cortes epistemolgicos, desde que o verbo fosse flexionado no plural: se tratam.

[...] que fragiliza que e subordina privados economias nacionais. no No mais do

admissvel
19

grupos

transnacionais

que trs centenas , com negcios que vo do setor produtivo industrial ao setor financeiro, passando pela publicidade e pelas comunicaes, sejam, na verdade, governos o e verdadeiro naes, governo do

22

mundo,

hegemonizando

derrubando

restries alfandegrias, impondo seus interesses particulares. [...]


Francisco Alencar. Para humanizar o bicho homem. In: Francisco Alencar (Org.). Direitos mais humanos. Braslia: Garamond, 2006. p. 17-31 (com adaptaes).

20. (Cespe/TRT-21 Regio/Analista Judicirio/2011) A correo gramatical do texto seria mantida caso o trecho No admissvel (l. 17-18) fosse substitudo por No se admitem.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

56

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...] indicadores
4

A de atividade na zona do

reao euro, agora que algo j no

dos eram

robustos

ou

mesmo

convincentes,

semelhante

paralisia. Os Estados Unidos da Amrica cresceram a uma taxa superior a 3% em 12 meses, mas a maioria dos analistas aposta
7

que a economia americana perder fora no segundo semestre. [...]


Valor Econmico, Editorial, 6/7/2010 (com adaptaes).

21. (Cespe/MPU/Tcnico Administrativo/2010) Se o verbo da orao mas a maioria dos analistas aposta (L.6) estivesse flexionado no plural apostam , o perodo estaria incorreto, visto que, de acordo com a prescrio gramatical, a concordncia verbal, em estrutura dessa

natureza, deve ser feita com o termo maioria.

[...]
22

No para mundo ao explicar que o exige nos

precisamos mundo, porque Ela A

usar ela um mesma dado

a da pode

superfcie parte do

explicao. relacionamos.

realidade
25

qual

superfcie

ter uma aparncia ou ser mais, a prpria verdade.


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

22. (Cespe/TCE-AC/Analista de Controle Externo/2009) A forma verbal exige (L.23) apresenta flexo de singular para concordar com o pronome ela (L.22), que, por sua vez, retoma, por coeso, superfcie (L.22).

[...] Tempo,
13

espao nosso

matria

so, das

pois,

ideias o

que mais
57

penetram

conhecimento

coisas,

desde

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

primitivo, filosficas
16

e at em

que as um

evoluram modernas nvel

por

meio

das

especulaes que as uma

investigaes mais profundo

cientficas, de

integraram

sntese,

unificao que levou milnios para ser atingida.


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

23. (Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Na organizao das ideias no texto, o pronome que (L.14) retoma nosso conhecimento das coisas (L.13).

[...]
10

que e em

h constante

so

relaes O

de poder

poder

heterogneas

transformao.

, portanto, uma prtica social constituda historicamente. [...]


Maria da Penha Nery. Vnculo e afetividade: caminhos das relaes humanas. So Paulo: gora, 2003, p. 108-9 (com adaptaes).

24. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Respeitam-se as relaes de coerncia e coeso gramatical do texto se a forma verbal h (R.9) for substituda por existe.

25. (Cespe/DPU/Agente Administrativo/2010 adaptada) O trecho a seguir adaptado do editorial dO Estado de S.Paulo de 22/4/2010. Julgue-o quanto s normas gramaticais da lngua portuguesa padro. Chuvas e calor acima da mdia, alm da volta da circulao da dengue do tipo 1, so fatores que determina o aumento do nmero de casos. Mas inegvel que, diante de bons resultados dos programas realizados anteriormente, houve certa acomodao por parte dos segmentos encarregados do combate a dengue.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 58

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...]
13

Os

EUA Ral

tornaram-se Castro no

o foi

saco o nico

de a

pancadas

nessa os

cpula.

responsabilizar

EUA e o que chamou de seu modelo neoliberal pela crise do


16

crdito, que est comprometendo muitas outras economias. [...]


Alexei Barrionuevo. The New York Times. In: O Estado de S. Paulo, 18/12/2008 (com adaptaes).

26. (Cespe/MRE-IRB/Bolsas-prmio/2009) A forma verbal est (l.16) vem no singular porque concorda com modelo neoliberal (l.15).

Vale

apena

rever

certas

crenas

que

se

tm

multiplicado a respeito das chamadas emoes negativas. [...]


Planeta, jan./2010, p. 64-5 (com adaptaes).

27. (Cespe/Inca/Cargos de Nvel Superior/2010) A substituio de se tm (l.1) por tem altera as relaes entre os argumentos do texto, mas preserva sua coerncia e correo gramatical. [...]

[...]

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

59

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

28. (Cespe/TJ-ES/Analista Judicirio/Letras/2011) Na linha 7, obrigatria a flexo de plural em englobam porque o sujeito da orao, o pronome relativo que, refere-se a fontes.

29. (Cespe/Cmara

dos

Deputados/Analista

Legislativo/2012)

ltimo

perodo do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: Se forem desconsiderados os fatores causadores da tragdia por fora de ocorrncia astronmica ou geogrficos sobre os quais os homens poder nenhum tem, as disposies naturais so as nicas que apresentam possibilidade de alterao substancial.

[...]
16

Alm

disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas teorias polticas e econmicas constitui uma viso dos

fenmenos sociais e individuais que pretende firmar-se em uma


19

descrio

verdadeira

da

natureza

biolgica,

psicolgica

ou

espiritual do humano.
Humberto Maturana. Biologia do fenmeno social: a ontologia da realidade. Miriam Graciano (Trad.). Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 195 (com adaptaes).

30. (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Na linha 16, na concordncia com cada uma das ideologias, a flexo de plural em fundamentam refora a ideia de pluralidade de ideologias; mas estaria

gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar cada uma, empregando-se o referido verbo no singular.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

60

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

31. (Cespe/TCU/AFCE-TI/2010) A cada um deles correspondem maneiras pessoais de agir e sentir, um habitus social que o indivduo compartilha com outros e que se integra na estrutura de sua personalidade. A flexo de plural em correspondem mostra que, pela concordncia, se estabelece a coeso com maneiras; mas seria igualmente correto e coerente estabelecer a coeso com cada um, enfatizando este termo pelo uso do verbo no singular: corresponde.

O que o que ?
1

Se de quem

recebo no

um gosto

presente como

dado se

com chama

carinho o que

por

pessoa Uma

sinto?

pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da


4

gente como se chama essa mgoa e esse rancor? [...]


Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

32. (Cespe/IRB/Diplomata/2009) gramaticalmente correto flexionar no plural a forma verbal em como se chama essa mgoa e esse rancor? (L.4), tendo como resultado como se chamam [...].

Imagine

que

um

poder

absoluto

ou

um

texto

sagrado

declarem que quem roubar ou assaltar ser enforcado (ou ter a


4

mo

cortada).

Nesse

caso,

puxar

corda,

afiar

faca

ou

assistir execuo seria simples, pois a responsabilidade moral do veredicto no estaria conosco. [...]
Contardo Calligaris. Terra de ningum 101 crnicas. So Paulo: Publifolha, 2004, p. 94-6 (com adaptaes).

33. (Cespe/PF/Agente/2012) No perodo Nesse caso (...) estaria conosco (l.3-5), como o conector ou est empregado com sentido aditivo, e no, de excluso, a forma verbal do predicado seria simples poderia,
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 61

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

conforme faculta a prescrio gramatical, ter sido flexionada na terceira pessoa do plural: seriam.

34. (Cespe/SAD-PE/Analista Contbil/2010) O maior destaque foram os transplantes renais, que passaram de 150 para 162 cirurgias feitas. Uma vez que a regra geral de concordncia com o verbo ser estabelece que ele deve concordar com o sujeito, a forma verbal foram poderia ser alterada para foi, em concordncia com O maior destaque.

ideia

de

democracia e

tem

seu

nascedouro na tomada Como

nas de se por

cidades-Estados decises
4

gregas a o

consubstancia-se direta era dos

mediante

participao conceito e de os

cidados. pois

pode

depreender, as

restrito, Na

exclua, da

exemplo, com
7

mulheres

escravos.

trajetria ou de

Grcia,

sua

experincia moderno, da

democracia alguns

primria se

assembleia, como de mais

ao

mundo

fatores

apresentaram direta: nmero vez

inviabilizadores cidados,
10

participao territorial e

poltica tempo

extenso

(noo

cada

modificada diante dos avanos tecnolgicos). Diante envolvidos da impossibilidade aqueles decises que, de de reunio de todos sentem vez os os mais

alguma e

forma, cada

13

reflexos

das

tomadas

sendo

urgente a tomada de decises em tempo recorde, identificou-se a


16

necessidade

de

eleger

representantes.

Assim

nasceu

democracia representativa, com seus prs e contras. A pessoas, rigor, em uma sociedade a os composta de por milhares um se de

apenas

mediante que

representao diferentes

grupo faam
62

19

escolhido

possvel

interesses

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

presentes sempre
22

no

momento grupo

de

decidir; os

porm, interesses

certo do

que e

nem nem

esse

representa

todo

sempre todos os interesses de uma sociedade plural chegam a ter representantes, Um governo ficando que para os se alguns prope alijados como do processo busca

decisrio.
25

democrtico ao

estabelecer as

mecanismos de um

que

sejam

garantidas

mximo decises Robert

possibilidades mas h

cidados

participarem

das por

polticas,
28

lado

sombrio, sob um

identificado governo

Dahl muitas para

nos

seguintes os de

termos:

representativo, arbitrria o autor, dos a

vezes

cidados

delegam

imensa

autoridade Segundo

decises eleies

importncia

extraordinria.. certo

31

as

peridicas com olho os na

garantem

compromisso as elites do da nos

representantes manter
34

representados, opinio do

obrigam

um a de

povo. sobre nica o

Apesar pilar

lado eleio Estados

sombrio, peridica

democracia

alicerada a

representantes

vivel

contemporneos.
Tatiana de Carvalho Camilher. O papel da defensoria pblica para a incluso social rumo concretizao do estado democrtico e direito. Internet: <www.conpedi.org> (com adaptaes).

35. (Cespe/DPU/Analista

Tcnico

Administrativo/2010)

Considerando

as

estruturas do texto, assinale a opo correta no que diz respeito concordncia. A) A insero da forma verbal manterem no lugar de manter, em manter um olho na opinio do povo (l.33), acarretaria prejuzo sinttico ao texto. B) A orao existia alguns fatores inviabilizadores parafraseia de modo gramaticalmente correto o trecho alguns fatores se apresentaram como inviabilizadores (l.7-8). C) Ainda que o vocbulo necessidade (l.15) estivesse flexionado no plural, a forma verbal identificou (l.14) deveria permanecer no singular.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 63

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

D)

A alterao de sejam garantidas (l.25) para seja garantido no interfere na correo gramatical do perodo.

E)

As formas verbais garantem (l.31) e obrigam (l.32) concordam com eleies peridicas (l.31).

evidente

que

vivemos

em

um

momento

prodigioso

da tcnica, com transformaes profundas das noes de espao e


4

tempo;

mas do

poltica

do pelo

esprito contrrio,

no

acompanha dominar

esse no

alargamento homem o

mundo:

vemos e o

encolhimento

das

fronteiras

ticas

esquecimento

de algumas ideias essenciais que fundam o humanismo. [...]


Adauto Novaes. Sobre tempo e histria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e histria. So Paulo: Companhia das Letras, p. 14-5 (com adaptaes).

36. (Cespe/IPAJM/Advogado/2010) O deslocamento de dominar no homem (l.4-5) para o final do perodo sinttico em que ocorre, depois de humanismo (l.6), preserva as relaes de significao entre os termos e a correo gramatical do texto, desde que seja usada uma vrgula depois de humanismo.

[...] considerou anterior


7

Em a medida dois

comunicado, como de parte barris de

o do

grupo corte em do

complementar dirios,

de

milhes uma

anunciado a cotao

setembro,

como

tentativa

estabilizar

petrleo, que, desde julho, j caiu mais de US$ 100. [...]


O Globo, 18/12/2008.

37. (Cespe/IRB/Bolsa-Prmio/2009)

forma

verbal

anunciado

(L.6)

concorda com corte anterior (L.5-6), por isso est no masculino singular.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 64

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Toda de

questo os seu se que

do

conhecimento, e dizer pode ser uma a

como sua

desejo lgica, a de e

penetrar e que

fenmenos funcionamento, deve se

organizao
4

pensada filosofia crtica

partir

do

denominar dedica

superfcie:

aquela

tratar

analiticamente o mundo das superfcies. [...]


Mrcia Tiburi. Uma filosofia da superfcie. In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptaes).

38. (Cespe/TCE-AC/Analista de Controle Externo/2009) A flexo de feminino em pensada (L. 3) deve-se concordncia com lgica

(L. 2).

[...]

[...] 39. (Cespe/BRB/Analista de Tecnologia da Informao/2011) Os vocbulos destinado (L.21) e destinados (L.23) concordam, respectivamente, com os numerais indicativos de porcentagem que os antecedem: 0,05% e 8,76%.

40. (Cespe/PC-CE/Inspetor de Polcia/2012) Em cada um dos itens a seguir, so apresentadas propostas de reescrita do trecho No entanto, o estudo
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 65

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

dos imprios, antigos ou recentes, permite acessar as razes do mundo contemporneo e aprofundar nossa compreenso das modalidades de organizao do poder poltico (L.10-13). Julgue-os com relao correo gramatical Porm, estudando-se os imprios, antigos ou recentes, permite-se que seja acessado as razes do mundo contemporneo, e aprofundado, pela nossa compreenso, os modos como est organizado o poder poltico.

41. (Cespe/TCU/AFCE-TI/2010) Faz-se necessrio frisar que o imaginrio social acompanha lentamente essa evoluo, nem sempre aceitando o rompimento dos costumes fortemente arraigados. A flexo de masculino em necessrio estabelece concordncia desse termo com imaginrio social; no desenvolvimento da argumentao, essa relao sinttica enfatiza imaginrio social como o primeiro termo na comparao com evoluo.

[...] Tempo,
13

espao nosso que as um

matria

so, das

pois,

ideias o

que mais

penetram primitivo, filosficas

o e at

conhecimento evoluram modernas nvel

coisas, meio

desde

por

das

especulaes que as uma

investigaes mais profundo

cientficas, de

16

integraram

em

sntese,

unificao que levou milnios para ser atingida.


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

42. (Cespe/Antaq/Especialista Economista/2009) Por se referir a um nvel mais profundo de sntese (l. 16), a expresso uma unificao que

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

66

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

(l. 16-17) pode ser substituda por o que, sem prejudicar a argumentao ou a correo gramatical do texto.

Romance LXXXI ou Dos Ilustres Assassinos [...] Levantai-vos dessas mesas, sa de vossas molduras,
19

vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas,

22

que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas! [...]


Ceclia Meireles. Romanceiro da Inconfidncia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 267-8.

43. (Cespe/PF/Papiloscopista/2012) No verso 23, a forma verbal nascidas, apesar de referir-se a todas as expresses nominais que a antecedem, concorda apenas com a mais prxima, conforme faculta regra de concordncia nominal.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

67

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TCNICO DA REA ADMINISTRATIVA DO TJDFT PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Gabarito das Questes Comentadas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Item errado Item errado Item errado Item errado Item errado Item certo Item errado Item certo Item errado 30. Item errado 31. Item errado 32. Item certo 33. Item errado 34. Item errado 35. E 36. Item errado 37. Item certo 38. Item errado 39. Item errado 40. Item errado 41. Item errado 42. Item errado 43. Item errado

10. Item errado 11. Item errado 12. Item errado 13. Item certo 14. Item errado 15. Item errado 16. Item errado 17. Item certo 18. Item errado 19. Item errado 20. Item errado 21. Item errado 22. Item errado 23. Item errado 24. Item certo 25. Item errado 26. Item errado 27. Item errado 28. Item certo 29. Item errado
Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

68

S-ar putea să vă placă și