Sunteți pe pagina 1din 5

A MANIPULAO GENTICA E OS DIREITOS DE QUARTA DIMENSO

GENETIC MANIPULATION AND THE FOURTH DIMENSION RIGHTS

Contratos e Inovaes Tecnolgicas: O Papel do Biodireito em Contratos Envolvendo Diferentes Formas de Manipulao da Vida Humana.

Raquel Viotto Martins, UEL Universidade Estadual de Londrina raquel_viotto@hotmail.com Whander Incio Marques, UEL Universidade Estadual de Londrina whander_fild@hotmail.com

RESUMO: O avano da cincia gentica, no campo da reproduo humana, vem sendo tema de apreciao e debate de profissionais de diferentes reas do conhecimento humano. Desta forma, tem-se a necessidade de uma anlise, no sentido de verificar se a legislao, principalmente a que trata da proteo do material gentico e da incidncia dos direitos da propriedade sobre o mesmo, inserese no sistema normativo de forma coesa, submetendo-se s normas constitucionais em vigor. Nesta seara, levanta-se a discusso sobre a existncia ento dos Direitos Fundamentais de Quarta Dimenso, com o fim ltimo de trazer ao cidado a certeza de uma evoluo segura, livre de maculas e interesses pessoais subjetivos ou mercantis, calcada nos alicerces da nossa lei maior e precpua. PALAVRAS-CHAVE: Direito Constitucional; Biodireito; Manipulao Gentica.

ABSTRACT: The advance of genetics science, in what concerns human reproduction, have become a theme of appreciation and discussion over professionals in a variety of areas about human knowledge. On that way, we have the need to analyze, searching our law institutes, in special what concerns the protection of genetic material, and the incidence of rights of ownership at those, searching in our normative system in a cohesive way, submitted under the constitutional law. This theme raises the discussion about the existence of the fourth dimension fundamental rights, bringing to society the certainty of a safe evolution, free of hazard about personal or commercial interests, based on our major law. KEY-WORDS: constitutional law, genetic manipulation, e biolaw.

INTRODUO Quando se fala a respeito da evoluo da manipulao gentica humana, um verdadeiro emaranhado de especulaes e feitos, antes tidos como impossveis, se abrem diante de nossos olhos. Hoje, por conta de tal evoluo, no que concerne a fertilizao in vitro, segundo matria publicada na Revista Superinteressante (2012, Pg.42-51), possvel, alm da escolha do sexo, que se consigam "melhorias" como habilidade atltica, inteligncia superior, ou mesmo o escaneamento do DNA com a inteno de prevenir doenas. Existe inclusive um nome para essas crianas geneticamente selecionadas: so os "designer babies", ou, bebs projetados. Assim, torna-se evidente que esses progressos cientficos provocam um processo de criao de normas jurdicas que expressam as inquietudes sobre a necessidade de tutelar uma nova relao de equilbrio entre direitos fundamentais, mormente, entre o direito vida, integridade fsica, liberdade, de expresso cientfica e o direito sade. No mais, faz-se extremamente necessrio o uso da proporcionalidade na avaliao deste tema. Optar por um regramento extremamente severo, pode fazer com que seja restringida a possibilidade do progresso e da possvel descoberta de cura para inmeras doenas, alm da preveno das mesmas, utilizando-se do conhecimento na rea gentica, como um todo. Pode-se tambm cair numa questo de moralismo exacerbado. Infame seria dizer que no existe nenhum tipo de ligao entre a moral e a lei, visto que o processo de formao da norma se d por indivduos escolhidos pela representatividade popular, indivduos estes permeados de convices morais, formadas pelos seus prprios ideais e opinies. No entanto, estas interferncias morais devem ser utilizadas apenas na quantidade necessria, o suficiente para que possamos resolver tal celeuma. Por outro lado, o desregramento excessivo possibilitaria que houvesse uma srie de experimentos que causariam verdadeira carnificina gentica, criando aberraes e desrespeitando o maior bem jurdico: o direito vida.

REVISO DE LITERATURA De acordo com os ensinamentos de Norberto Bobbio (1992), podemos classificar os direitos humanos e fundamentais em geraes. J Ingo Sarlet (1999, p. 49), discordando de tal classificao preconiza que [...] o uso da expresso geraes pode ensejar a falsa impresso da substituio gradativa de uma gerao por outra, razo pela qual h quem prefira o termo dimenses dos direitos fundamentais. Passando para as geraes, Paulo Bonavides (2004, p 562), cita a classificao pautada no lema revolucionrio do sculo XVIII, no qual cada um dos dogmas da Revoluo Francesa tornou-se, inclusive com uma correspondncia temporal, uma dimenso dos Direitos Fundamentais: liberdade, igualdade e fraternidade. Os direitos da primeira dimenso surgiram no sculo XVIII, caracterizados pelo lema francs laissez-faire, laissez-passer (deixar fazer, deixar passar), o qual pregava a liberdade de iniciativa das atividades econmicas, e, pelo contexto histrico, foi transplantado para a Poltica e para o Direito, surgindo o Estado Liberal ou Estado de Direito.

O Estado ento era concebido para consolidar a segurana, garantir a propriedade e praticar os atos dos trs poderes (administrar, legislar e julgar). Surgiu ento, nessa poca, o princpio da legalidade. Paulo Bonavides (2004, p 564), sobre os direitos da primeira gerao afirma: So por igual direitos que valorizam primeiro o homem singular, o homem das liberdades abstratas, o homem da sociedade mecanicista, que compe a chamada sociedade civil, da linguagem jurdica mais atual.. So direitos relacionados questo do prprio indivduo como tal (direitos vida e a liberdade), ou seja, direitos que limitam a atuao do Estado na liberdade individual. Podem ser classificados como Direitos Civis e Polticos, mas tambm chamados de Direitos de Liberdade, sendo os primeiros a constarem no documento normativo Constitucional, conforme afirma Trentin (2003, p. 37). Os direitos humanos de segunda dimenso surgiram no final do sculo XIX tendo um cunho histrico trabalhista embasado no marxismo devido busca de se estimular o Estado a agir positivamente para favorecer as liberdades que anteriormente eram apenas formais. Paulo Bonavides (2004, p 566) aponta:
So os direitos sociais, culturais e econmicos, bem como os direitos coletivos ou da coletividade, introduzidos no constitucionalismo das distintas formas de Estado Social, depois que germinaram por obra da ideologia e da reflexo antiliberal do sculo XX. Nasceram abraados ao princpio da igualdade, do qual no podem se separar, pois faze-lo, equivaleria a desmembra-los da razo de ser que os ampara e estimula.

J os direitos da terceira dimenso denominados de direitos de solidariedade, fraternidade, foram desenvolvidos no sculo XX, compondo os Direitos que pertencem a todos os indivduos, constituindo um interesse difuso e comum, transcendendo a titularidade do indivduo, para a titularidade coletiva ou difusa, ou seja, tendem a proteger os grupos humanos. So os chamados Direitos Transindividuais. Nesta perspectiva, Sarlet (1999, p. 53) nos auxilia esclarecendo que os direitos fundamentais da terceira dimenso, tambm denominados de direitos de fraternidade ou de solidariedade, trazem como nota distintiva o fato de se desprenderem, em princpio, da figura do homem-indivduo como seu titular. Por fim, mas no menos importante, segundo Paulo Bonavides (2004, P 522 e ss.) precursor da ideia de existncia de uma quarta dimenso de direitos fundamentais, em relao sua globalizao: so os direitos ligados pesquisa gentica, surgidos da necessidade de se impor um controle manipulao do gentipo dos seres, em especial o do ser humano. Com o advento da Lei 11.105/2005, em consonncia com os preceitos constitucionais, tal matria j vem regulamentada. Ademais, mister que se conceitue o patrimnio gentico, que em linhas simples, nas palavras de Lehinger (1977, p. 375) o conjunto de elementos que formam o cido desoxirribonucleico ADN que o possuidor da informao gentica que caracteriza um organismo.

RESULTADOS E DISCUSSO Os chamados Direitos Fundamentais da Quarta Dimenso s so possveis, pois a tecnologia e o desenvolvimento trouxeram ao ser humano um novo campo, extremamente aberto a novas possibilidades, e carente de codificao. Alguns doutrinadores, como por exemplo, Pedro Lenza, defendem a tese de que os direitos da quarta gerao guardam uma ideia de circularidade, j que o principal bem jurdico tutelado por eles a vida, voltando ento aos Direitos de Primeira Dimenso. Tal classificao, a meu ver parece equivocada, uma vez que o que se busca proteger no s a vida, mas sim, o direito ao Patrimnio Gentico, a identidade gentica do homem, transcendendo ainda a proteo do homem como indivduo, levando a proteo do mesmo enquanto espcie. Importante ressaltar tambm que o material gentico do homem, como muito bem pontuou em sua brilhante explanao Goffredo Telles Junior (2004, p. 119), deve ser entendido como algo conquistado atravs de milhares de anos de evoluo, pelos quais os percalos fizeram com que houvesse a adaptao, e em consequncia, a melhoria gnica. Mais do que isto, temos que enxergar o material gentico como herana a ser deixada para nossos filhos e netos. Procura-se tambm proteger o ser humano em sua dignidade, ao vedar a eugenia, conceituada como a prtica usada para fazer a seleo de seres humanos de acordo com a sua raa e material gentico. Existe a eugenia em sentido positivo, como a que se usa no escaneamento de embries antes da implantao, diagnosticando vrias doenas, evitando assim que a criana sofra com estas patologias. No entanto, a eugenia usada apenas como forma de seleo, ofende o direito a vida, a igualdade, entre tantos outros. indubitvel que a Constituio Federal o instrumento para abrigar o conjunto normativo de princpios bsicos de proteo da vida humana a partir da tica gentica. As normas constitucionais superam as fragilidades das leis e outros veculos normativos estabelecidos no prprio texto constitucional, bem como os riscos normativos que podero ocorrer se existir uma legislao prpria da rea mdico-cientfica.

CONCLUSES Diante das consideraes acima citadas, torna-se indispensvel que os operadores do direito, se mobilizem para tornar mais clere e clara a discusso no sentido de normatizar e formar entendimento para uma questo de to elevada relevncia quanto manipulao gentica. Faz-se extremamente necessria uma normatizao eficiente, e que a melhor maneira de faz-lo atravs das normas garantidoras de direito includas na nossa Constituio Federal. Relegar os Direitos de Quarta Dimenso a mera extenso dos Direitos de Primeira Dimenso acima de tudo, restringir de forma grotesca a proteo a qual devemos estar submetidos, deixando inclusive de tutelar a conquista tida durante todas as geraes passadas, que o nosso cdigo gentico.

REFERNCIAS BOBBIO, Norberto. A era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. COSTA, Camilla; GARATONI, Bruno. Como Fazer Super Bebs. Revista Superinteressante, So Paulo: Editora Abril, edio 301, Fev./2012. p. 42-51. LEHNINGER. Albert L. Fundamentos de bioqumica. So Paulo: Savrier, 1977. p. 375. SARLET, Ingo Woligang. A Eficcia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999, p. 49. TELLES JUNIOR, Goffredo. tica: do Mundo da Clula ao Mundo dos Valores. 2 ed. rev. So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2004, p. 119. TRENTIN, Lorivan Antnio Fontoura. A Importncia do Constitucionalismo na Realizao dos Direitos Fundamentais. Dissertao de Mestrado, UNISINOS, 2003.

S-ar putea să vă placă și