Sunteți pe pagina 1din 2

Pintura sobre paredes (Problemas - causas e correes).

Nivelamento Insuficiente / Texturamento.


Ocorre geralmente devido a: 1. Diluio inadequada de tinta (fora de recomendao). 2. Aplicao com rolo de l de alto perfil. 3. Superfcie preparada de modo incorreto. 4. rea muito quente. CORREO Lixe e aplique massa acrlica exterior ou massa corrida interior para nivelar e, a seguir, repinte normalmente de acordo com as instrues de diluio da tinta. Use preferencialmente rolo de l de perfil baixo.

Descascamento.
Ocorre quando: 1. H infiltrao de umidade. 2. A superfcie preparada de modo incorreto. 3. A pintura feita sobre superfcies empoeiradas (ex.: reboco novo no selado, caiao, gesso, partes soltas). CORREO Elimine a origem da infiltrao e aguarde 30 dias para a cura total do reboco. Depois, retire totalmente as partes soltas, raspando e escovando a superfcie. A seguir, aplique uma demo de fundo preparador de paredes. Aps a secagem, faa a nova pintura.

Eflorescncia.
caracterizada pelo surgimento de manchas esbranquiadas na superfcie pintada. Aparece quando a tinta aplicada sobre reboco mido (no curado totalmente). CORREO Elimine as infiltraes e aguarde trinta dias para a secagem total do reboco. Depois, aplique uma demo de fundo preparador de paredes.Repinte aps a secagem.

Micro fissuras / Trincas pequenas.


Podem ser provocadas por: 1. Tempo insuficiente de hidratao da cal antes da aplicao do reboco. 2. Aplicao de camada muito grossa de massa fina. CORREO Prepare a parede lixando-a ou escovando-a para eliminar as partes soltas. Aplique ento uma demo de fundo preparador de paredes. Espere secar e

elimine as imperfeies da parede com massa corrida para as reas internas ou massa acrlica para as reas externas.

Reboco Fraco e Desagregado.


Ocorre pelo descascamento da pintura junto com partes de reboco e gros de areia. Acontece quando h infiltrao ou quando a tinta aplicada sobre reboco novo e no curado ou com trao de cimento. CORREO Elimine o foco de umidade. Raspe at remover as partes soltas, aplique o fundo preparador de paredes e repinte. Em casos muito crticos, convm fazer o reboco e aguardar trinta dias at a secagem completa.

Cobertura Deficiente.
Normalmente acontece quando: 1. A tinta diluda de maneira inadequada (fora de recomendao). 2. A secagem da superfcie feita de modo incorreto. CORREO Lixe e aplique a tinta de acordo com as indicaes da tabela de aplicao.

Empolamento (Bolhas).
Normalmente aparecem devido a: 1. Infiltrao de umidade pelo solo, por rejuntes deficientes, trincas, falta de rodaps ou aplicao em dias midos. 2. Uso inadequado de massa corrida PVA em exteriores. 3. Existncia de p proveniente do lixamento da massa. CORREO Elimine o foco de infiltrao, espere trinta dias para que o reboco esteja totalmente seco e retire as partculas soltas. Corrija as imperfeies com massa corrida para as reas internas ou massa acrlica para as reas externas. Em seguida, repinte normalmente com o cuidado de verificar se a superffcie est isenta de p.

Mofo
Tambm conhecido como bolor ou fungo, formado por seres vivos vegetais que se proliferam em climas quentes e midos. Escurecem e decompem a pintura. CORREO Lave a parede com uma soluo de oito partes de gua e duas partes de gua sanitria, depois enxague, ao secar, repinte normalmente.

S-ar putea să vă placă și