Sunteți pe pagina 1din 38

Pr Impresso - Diagramao

Pr-Impresso Diagramao

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Pr-impresso - Diagramao

SENAI - SP 2003. Trabalho desenvolvido na Escola SENAI Theobaldo De Nigris Sob orientao da Diviso de Recursos Didticos da Diretoria de Educao do Departamento Regional do SENAI - SP 2 edio, 2003

Coordenao Geral Elaborao Reviso

Valquiria Brandt Valquiria Brandt Julio Tadeu de Figueiredo Valquiria Brandt

Editorao Eletrnica Colaborao Imagens

Valquiria Brandt Poliana Moreira Castro As imagens aqui apresentadas so exemplos reais, sendo somente utilizados para ilustrar o contedo do material didtico.

SENAI

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de So Paulo Escola SENAI Theobaldo De Nigris Rua Bresser, 2315 Mooca Cep 03162-030 So Paulo - SP

Telefone Telefax SENAI on-line E-mail Home page

(0XX11) 6097-6333 (0XX11) 6097-6305 0800-55-1000 senaigrafica@sp.senai.br http://www.sp.senai.br

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Sumrio

Criao Tipologia e tipometria Composio visual Tipos de diagramao Tipos de projetos grficos Definio de alguns termos utilizados Bibliografia

05 07 19 27 29 34 37

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Criao

Criatividade um potencial inato do ser humano. Todos ns nascemos com a capacidade de criar. Podemos definir criao como o processo pelo qual so resolvidos situaes problemas de maneira simples, com solues originais e inovadoras; e criatividade como a habilidade em resolver estas situaes problemas.

Etapas do processo de criao 1. Coleta de dados/informaes - busca de informaes atravs de canais de pesquisa e percepo. 2. Processo de incubao - as informaes so armazenadas na mente. 3. Transformao das informaes em idias novas - no pode ter medo de errar; busca-se o diferencial na situao comum; variedade de idias (respostas) sem questionar sua viabilidade. 4. Seleo das idias (respostas), analisando sua viabilidade. 5. Experimentao - as respostas selecionadas so analisadas novamente, chegando-se a uma resposta final. 6. Aplicao da resposta encontrada. Resoluo da situao problema.

Mtodos de criao Associao de idias e imagens - partindo da situao problema, busca-se idias e imagens que se associem a ela. Pesquisa - Busca de informaes e de referncias visuais. Brainstorming - reunio de pessoas que sugerem idias para um problema. Em sua primeira fase sem sofrer qualquer tipo de sensura.
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Devido a diversos fatores, o ser humano sofre bloqueios no decorrer de sua vida, prejudicando assim o seu poder criativo. Medo, auto-crtica, trauma, rotina, falta de informao, apatia, so alguns desses bloqueios. possvel porm, amenizar esses bloqueios ou mesmo supera-los. Fugir da rotina, quando possvel; usar a imaginao deixando-a fluir sem pensar a princpio em sua consequncia; fazer da leitura um hbito constante; procurar sempre um diferencial; desenvolver a percepo, podendo assim enxergar na situao comum uma resposta simples e criativa. Assim possvel aumentar o repertrio de experincias, possibilitando maior facilidade de associao de idias e imagens, desenvolvento o potencial criativo de cada um. Em projeto grfico, a criao de todo produto passa por etapas, tanto de pesquisa como de desenvolvimento de idias, para se obter um resultado satisfatrio. Muitas pessoas acham que o ato de criar pura inspirao, porm como vimos acima, a criao consiste em muito trabalho. Portanto podemos afirmar que em qualquer rea e para qualquer situao, a criao se faz com 10% de inspirao e 90% de transpirao.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Tipologia e tipometria

Histria Desde o seu aparecimento o homem sentiu a necessidade de se expressar. No incio atravs de desenhos em rochas, os quais originaram os sinais, e mais tarde se transformaram em letras e alfabetos que hoje conhecemos. Para relatar os fatos acontecidos, surgiu uma nova profisso: os escribas. No ocidente surgiram os copistas, principio monges que com muita dedicao e pacincia, copiavam livros inteiros. Com a procura crescente deste tipo de trabalho, houve a necessidade de um novo meio de produo que fosse mais rpida. A xilogravura foi ento utilizada. Eram pranchas de madeira nas quais eram gravadas letras em relevo, assim podiam imprimir pergaminhos ou mesmo folhas de papel. A evoluo deste processo foi a inveno de tipos mveis. Estes j eram utilizados na China, enquanto que os europeus ainda comeavam a pensar no novo processo. H afirmativas de que o primeiro livro impresso em tipos mveis, no ocidente, teria sido o Horarium pelo holands Loureno Janszoon, sendo ele o verdadeiro inventor da imprensa no ocidente. Seguindo os princpios de Loureno Janszoon ou Loureno Coster, como era mais conhecido, Gutemberg fez seus primeiros ensaios com tipos mveis em madeira. Comps e imprimiu a conhecida Bblia de quarenta e duas linhas. Os tipos de madeira ofereciam pouca resistncia, passaram ento a utilizar o cobre, podendo assim resistir a tiragens maiores. Com a proliferao dos tipos mveis artistas comearam a se dedicar ao desenho de novos caracteres. Muitas tipologias que hoje
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

conhecemos, receberam o nome de seus criadores: Willian Caslon, Claude Garamond, Pierre Didot, Guilherme Caslon, Giambattista Bodoni, etc. Vrios eram os meios para se criar as matrizes tipogrficas. O mais antigo e clssico era a gravura em relevo sobre puno. Cunhava-se com puno de ao, matrizes de cobre, que eram depositadas no fundo de um molde de areia. A fundio eram feita letra por letra, colocando-se o metal derretido dentro do molde. O prximo passo para o avano foi o surgimento de mquinas automticas de fundir caracteres. Tinha como princpio de funcionamento a composio de letras atravs de um teclado e a utilizao de matrizes. O monotipo compunha letras isoladas e o linotipo palavras e linhas inteiras. Depois da inveno do monotipo e do linotipo, no se acreditava que pudesse ser inventado um sistema mais rpido e mais perfeito de composio. Porm, depois de algum tempo surgiu uma nova mquina de compor que, em lugar de produzir linhas de texto em metal, compunha linhas de texto em pelcula ou papel especial, nascia assim a fotocomposio. Com este novo sistema de composio, foi mais fcil a criao e reproduo de novos caracteres. Hoje, com todo o avano tecnolgico a fotocomposio tambm no mais utilizada. A utilizao do computador na composio de textos se tornou, at agora, a ferramenta mais fantstica para produo de textos, e tambm para a criao de novos caracteres. Partindo de um desenho feito mo ou mesmo de uma fonte j concebida, atravs de softwares especficos, designers recriam o conceito de tipologia. Na tentativa de buscar o novo, essas letras nem sempre cumprem com o objetivo bsico de uma tipologia, que a leitura. Porm usadas com bom senso, de acordo com o objetivo pretendido, a criao de novas fontes sem dvida um elemento essencial e fascinante para a tipografia moderna.

Conceitos bsicos Ao se fazer a escolha da tipologia a ser utilizada, necessrio procurar interpretar com a maior fidelidade possvel o seu sentido expressivo.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Cada caracter possui uma expresso e um perfil com caractersticas prprias. Determinados caracteres possuem certa delicadeza em suas caractersticas no podendo assim serem usados para causar impacto. Outros porm possuem estrutura vigorosa no podendo ser usados para expressar suavidade e delicadeza. Assim o valor da palavra escrita pode expressar-se mediante o tipo da letra. A tipologia desempenha fundamental importncia na qualidade da publicao, seja ela em forma de livro, folheto, cartaz. Saber perceber a expresso e o estilo dos caracteres, permite fazer a escolha apropriada para cada impresso.

1- Anncio de revista;

2- Pgina de site;

3- Embalagem

Classificao quanto s famlias Romana Antiga Essa tipologia foi inspirada na escrita romana. Apresenta em sua estrutura um contraste entre as hastes com distribuio perfeita de finos e grossos, proporcionando um descanso visual, e o torna o mais legvel dos caracteres. Possui serifas triangulares e beleza em sua forma tornando-o delicado e agradvel.

A B a b
Essa tipologia foi inspirada na escrita romana. Apresenta em sua estrutura um contraste entre as hastes com distribuio perfeita de finos e grossos, proporcionando um descanso visual, e o torna o mais legvel dos caracteres. Possui serifas triangulares e beleza em sua forma tornando-o delicado e agradvel.
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Romana Moderna Possui serifas retilneas e hastes fortemente contrastadas, o que proporcionam beleza e elegncia. Apesar de serem agradveis leitura no se igualam legibilidade da Romana Antiga.

A B a b
Possui serifas retilneas e hastes fortemente contrastadas, o que proporcionam beleza e elegncia. Apesar de serem agradveis leitura no se igualam legibilidade da Romana Antiga.

Egpcia Apresenta o aspecto slido das colunas egpcias. Possue hastes uniformes e serifas que formam retngulos na mesma proporo das hastes. So caracteres bem construidos proporcionando um tipo forte e marcante. considerada a tipologia menos legvel de todas. Apresenta trs tipos de serifas: retangular, italiana e inglesa.

A B a b
Apresenta o aspecto slido das colunas egpcias. Possue hastes uniformes e serifas que formam retngulos na mesma proporo das hastes. So caracteres bem construidos proporcionando um tipo forte e marcante. considerada a tipologia menos legvel de todas. Apresenta trs tipos de serifas: retangular, italiana e inglesa.

retangular italiana inglesa

Lapidria Seu desenho foi inspirado nas inscries lapidrias fencias e gregas, feitas com basto sobre tijolos de argila. No possui serifas, e suas hastes so uniformes. muito usada em trabalhos publicitrios, porm o seu uso em textos longos no recomendado, pois a falta de contraste entre as hastes o tornam cansativos. considerado o mais simples dos caracteres grficos.

10

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

A B a b
Seu desenho foi inspirado nas inscries lapidrias fencias e gregas, feitas com basto sobre tijolos de argila. No possui serifas, e suas hastes so uniformes. muito usada em trabalhos publicitrios, porm o seu uso em textos longos no recomendado, pois a falta de contraste entre as hastes o tornam cansativos. considerado o mais simples dos caracteres grficos.

Cursiva Suas hastes e serifas possuem caractersticas e formas variadas. So mais usadas em ttulos devido sua pouca legibilidade. Dividem-se em trs grupos:

Aa
Gticos
Suas hastes e serifas possuem caractersticas e formas variadas. So mais usadas em ttulos devido sua pouca legibilidade.

Aa
Manuscritos
Suas hastes e serifas possuem caractersticas e formas variadas. So mais usadas em ttulos devido sua pouca legibilidade.

Aa
Fantasias
Suas hastes e serifas possuem caractersticas e formas variadas. So mais usadas em ttulos devido sua pouca legibilidade.

Classificao onomstica Dentro de cada famlia existem vrios desenhos de letras. Cada um deles recebe um nome diferente, independente de sua inclinao, tonalidade e largura. Normalmente so nomes de seus criadores, local onde foi criado ou mesmo um nome fantasia. Por exemplo: Lapidria: Helvetica, Futura, Avant Gard, Univers Romana Antiga: Times, Garamond, Caslon, Century Old Style Romana Moderna: Bodoni, Fenice Egpcia: Lubalin, Courier, Memphis, Rockwel, American Type Cursiva: (Gtica) Old English, Fraktur, Linus; (Manuscrita) Brush Script, Snell, Script Nuptial, Commercial Script; (Fantasia) Algerian, Stamp, Broadway Engraved.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

11

Pr Impresso - Diagramao

Classificao quanto forma Tonalidade Relao entre o preto (grafismo) e o branco (contra-grafismo), fora das hastes e peso visual do caracter. Mdio (Mediun) Negrito (bold) Clara (light)

Tipologia Tipologia Tipologia

E suas variaes (Book, Black, Heavy, etc)

Inclinao Relao entre as hastes e a linha base, ngulo das letras. Normal (redonda) Itlicas (grifo)

Tipologia Tipologia Tipologia Tipologia Tipologia

Largura O tipo expandido ou condensado lateralmente. Normal Condensado (estreito) Expandido (largo)

Uso ortogrfico

Caixa alta Caixa baixa Caixa alta e baixa Versal / Versalete

TIPOLOGIA tipologia Tipologia TIPOLOGIA

Aspectos importantes na escolha e utilizao dos tipos Pblico alvo: a quem se destina o material (faixa etria, classe social, cultura, etc.) Considerar o suporte a ser utilizado: papel, plstico, vinil, couro, madeira, tecido,etc.
12
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Qual o processo de impresso que ser reproduzido o material: offset, rotogravura, flexografia, serigrafia, etc. Tipo de impresso: material didtico, tcnico, comercial, promocional, etc. Escolha de tipos adequados ao tema.

1- Marca de Joalheria;

2- Embalagem para linha de produtos para beb;

3- Folheto para suco de fruta

Levar em considerao a perda de legibilidade em textos negativos.

Pblico alvo: a quem se destina o material (faixa suporte a ser utilizado: papel, plstco, vinil, com impresso que ser reproduzido o material: offs pel, plstco, vinil, couro, madeira, tecido, etc Q Texto negativo

suporte a ser utilizado: papel, plstco, vinil, esa impresso que ser reproduzido o material dem a quem se destina o material (faixa suporte pagd uom impresso que ser reproduzido o material. Texto positivo

A relao de cores entre texto e fundo. Considerar a perda de legibilidade quando o texto usado somente em caixa alta.
PBLICO ALVO: A QUEM SE DESTINA O MATERIAL (F AIXA ETRIA, CLASSE SOCAL, CULTURA, ETC.) CONSIDERAR O SUPOR A SER UTILIZDO: TE PAPEL, PLSTICO, VINIL, COURO, MADIRA, TECIDO, ETC.QUAL O PROCESSO DE IPRESSO QUE SER REPRODUZIDO O MTERIAL: OOOFFSET ROTOGRAVURA. , PBLICO ALVO: A QUEM SE DESTINA O MATERIAL (FAIXA ETRIA, CLASSE SOCAL, CULTURA, ETC.) CONSIDERAR O SUPOR TE A SER UZADO: PAPEL, PLSTICO, VINIL, COURO, MADRA, TECIDO, ETC.QUAL O PROCESSO DE IPRESSO QUE SER REPRODUZIDO O MATERIAL: OFFSET, ROTOGRAVURA.

Texto em caixa alta utilizando letras com serifa e letras sem serifa Evitar hifenizao continuada, vogais soltas, espaos desproporcionais entre palavras.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

13

Pr Impresso - Diagramao

necessrio evitar uma seqncia muito grande de hifens, proporcionando um aspecto visual agradvel. necessrio evitar uma seqncia muito grande de hifens, proporcionando um aspecto visual agradvel. 1- Hifenizao continuada;

necessrio evitar a seqncia muito grand e de vogais soltas, um a visual agradvel. necessrio evitar a seqn-cia muitoded e hifens, proporcionando um aspecto visual agra e. 2- vogais soltas;

necessrio evitar espeos desproporcionais entre palavras para proporcior um aspecto visual agradvel. necessrio evitar espeos desproporcionais entre palavras para proporcior um aspecto visual agradvel. 3- espao desproporcionais entre palavras

Estudo e resoluo de unio de letras onde ocorre os pares crticos, principalmente em ttulos e subttulos.

PLSTICO

L
PLSTICO

LP CT VT CA OO LT TT VW AT

Largura da linha(coluna) x corpo do caracter - evitar linhas longas com tipos pequenos e linhas curtas com tipos grandes. O comprimento ideal de uma linha de texto, deve ter de uma vez e meia a duas, as letras em caixa baixa do alfabeto da tipologia usada. Quando for necessrio utilizar uma medida de linha maior, deve-se aumentar o entrelinhamento, para evitar transposies de linhas na leitura. Corpo utilizado de acordo com a faixa etria, no existe uma norma, mas podemos ter como base a seguinte orientao:
menores e 7 anos de 7 a 8 anos de 8 a 9 anos de 9 a 10 anos de 10 a 11 anos partir de 12 anos adultos corpo 24 corpo 18 corpo 16 corpo 14 corpo 12 corpo 10 corpo 10

A parte superior da maioria dos caracteres apresenta maior legibilidade, portanto a palavra escrita poder receber sangria em sua parte inferior sem perder a identificao e legibilidade.

14

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Tipologia
sangria na parte superior Tipos de alinhamentos

Tipologia
sangria na parte inferior

esquerda texto alinhado a esquerda e irregular a direita.

O comprimento ideal de uma linha de texto, deve ter de uma vez e meia a duas, as letras em caixa baixa do alfabeto da tiplogia a ser utilizada.

direita texto alinhado a direita e irregular a esquerda.

O comprimento ideal de uma linha de texto, deve ter de uma vez e meia a duas, as letras em caixa baixa do alfabeto da tiplogia a ser utilizada.

centralizado irregular a direita e esquerda. O comprimento ideal de uma linha de texto, deve ter de uma vez e meia a duas, as letras em caixa baixa do alfabeto da tiplogia a ser utilizada. assimtrico o arranjo das linhas no obedecem a nenhum padro.

O comprimento ideal de uma linha de texto, deve ter de uma vez e meia a duas, as letras em caixa baixa do alfabeto da tiplogia a ser utilizada.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

15

Pr Impresso - Diagramao

blocado ou justificado texto alinhado tanto a esquerda quanto a direita. O comprimento ideal de uma linha de texto,deve ter de uma vez e meia a duas,as letras em caixa baixa do alfabeto da tipologia a ser utilizada.

Para se fazer a quebra de linhas, deve-se buscar sempre um equilbrio tico e esttico do texto.

Partes que compem a letra

Tipologia Tipografia Tipologia tipografia tipologia


CAIXA ALTA

corpo

caixa baixa corresponde a mais ou menos 2/3 do corpo usado hastes ascendentes hastes descendentes

entrelinha altura do espao entre uma linha e outra

ASCENDNCIA

CORPO

Tipologia
DESCENDNCIA SERIFA Escola SENAI Theobaldo De Nigris

CAIXA BAIXA

16

Pr Impresso - Diagramao

Medidas tipogrficas As medidas tipogrficas se dividem em dois grupos: Sistema Didot, que era usado em composies quente (tipos de chumbo),e Sistema Ingls usado em fotocomposio. Didot ponto = 0,376 mm ccero = 12 pontos = 4,512 mm furo = 48 pontos = 18,048 mm Ingls ponto = 0,351 mm paica = 12 pontos = 4,212 mm Para a obteno de textos atravs do processo de fotocomposio, era necessrio o conhecimento e domnio do clculo de texto. Sem este conhecimento no era possvel realizar a arte finalizao de projetos grficos para execuo dos fotolitos. Hoje, este clculo no usado da mesma maneira, visto que a composio dos textos realizada diretamente no arquivo digital o qual servir como arte final para obteno de fotolitos. Porm, o seu conhecimento ainda importante pois, facilita em alguns aspectos quando trabalhamos com grande quantidade de texto. Por exemplo, quando fazemos o projeto grfico de um livro, possvel atravs do clculo, conhecer previamente qual ser o nmero estimado de pginas necessrias. O clculo de texto realizado seguindo a seqncia abaixo: Em primeiro lugar necessrio saber qual o nmero total de toques (caracteres) da matria. Itens definidos no projeto, tais como: fonte, corpo, entrelinha, uso ortogrfico, largura e altura da coluna. calculado uma mdia de toques para a largura da coluna estipulada. O total de toques da matria ento dividida por esta mdia, obtendo-se o nmero total de linhas necessrias. Este , ento, multiplicado pelo valor da entrelinha, obtendo-se o nmero de linhas mais a sua entrelinha (o resultado ser em pontos). Normalmente utilizado o sistema de medidas em centmetros ou milmetros, portanto este valor em pontos multiplicado pelo ndice de converso (0,351mm), transformando o resultando obtido anteriormente em milmetros. Para saber o total de pginas, divide-se o resultado encontrado, pela soma da altura das colunas de uma pgina. obtido portando, um nmero aproximado de pginas, seguindo as caractersticas do projeto. Observao: O valor de 0,351mm como ndice para converso usado por ser o mais prximo entre a antiga fotocomposio e o computador.
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

17

Pr Impresso - Diagramao

Exemplos de utilizao de letras

1- Anncio de revista;

2- Anncio de revista;

3- Capa de livro;

4- Anncio de revista;

5- Anncio de revista;

6- Pgina para abertura de matria de revista;

7- Anncio de revista pgina dupla;

8- Anncio de revista

Observao: Os exemplos apresentados so de peas grficas reais, sendo somente utilizados para ilustrar o contedo do material didtico.

18

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Composio visual

Introduo Para o desenvolvimento de um projeto, o produtor visual grfico precisa saber, entre outros fatores, qual ser a sua aplicao, a tiragem, e principalmente ter um bom conhecimento dos processos grficos, suas possibilidades e limitaes, para que o projeto seja vivel em sua produo. O produtor visual grfico precisa saber enxergar e valorizar os elementos. Para conseguir isto necessrio que observe tudo o que est ao seu redor, principalmente na natureza, que onde est a perfeita harmonia e simplicidade. Cada elemento tem seu lugar certo, nada est l por acaso. assim tambm em um projeto grfico. Para que um projeto tenha sucesso, ele precisa ser original, possuir legibilidade (clareza) e ser funcional. Os elementos devem fazer parte de um todo, cada um com sua funo.

A composio Composio ou diagramao a maneira de distribuir os elementos no projeto grfico. Compor uma pgina manter uma relao harmoniosa entre o grafismo e o contra grafismo. Conseguir compor de forma harmoniosa, estabelecendo uma unidade com os elementos do projeto, poder chamar a ateno, determinando assim o interesse do observador. Para se fazer uma boa composio temos que observar alguns itens: Centro Geomtrico e Centro tico O centro geomtrico o centro mecnico da pgina. O centro real de um projeto grfico no o geomtrico, determinado pelas diagonais. Seu centro vital est situado um pouco acima do centro matemtico, sua altura varivel, dependendo da relao
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

19

Pr Impresso - Diagramao

altura e largura. o ponto de maior ateno em uma pgina.

CENTRO GEOMTRICO

CENTRO TICO OU PONTO DE A TENO

Regra dos Teros Esta regra consiste em dividir a pgina em nove partes iguais. Os elementos que tem maior importncia devem ser posicionados na interseco das linhas, verticais e horizontais, nos chamados pontos areos.

O retngulo H muitas relaes possveis em relao aos lados de um retngulo, porm alguns resultam mais agradveis e harmnicos. Foram ento criadas as regras de proporo. A proporo urea tem sido usada desde a antiguidade clssica (egpcios, gregos e romanos). Nas artes grficas usa-se a regra das propores ureas para resolver problemas de formatos e disposio dos elementos. Todos os retngulos so formados a partir da figura do quadrado, que considerado o retngulo mais simples. O formato internacional ou formato DIN (Deutche Industrie-Normen), tem sua origem no retngulo normatizado, isso devido a evitar a confuso e pouca praticidade em no se ter um padro de formatos de papis.

20

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Os retngulos harmnicos mais utilizados so:

UREO

TERNARIO

NORMATIZADO

O formato O formato o campo limitado de uma determinada forma. o espao que o desenhista grfico ter para dispor seus elementos. A sua escolha constitui um dos fatores principais em um projeto grafico. Para se definir o formato, necessrio considerar fatores como praticidade, comodidade, funcionalidade e fatores estticos. Os mais utilizados so os retangulares, porm tambm so usados outros formatos geomtricos como o quadrado, o tringulo, a elipse. E tambm os formatos irregulares, os quais assumem ou no a forma de algum objeto. Formato pequeno traduz delicadeza, sentido utilitrio, leveza e graa. Formato grande traduz esforo, grandiosidade e fora.

Elementos grficos O uso de elementos grficos como linhas (fios), formas, bendays, fotografias, ilustraes, devem ser usados de acordo com o estilo do projeto grfico. Tanto as linhas como as formas, possuem expresso, as quais o projetista poder explorar. O espao em branco tambm constitui recurso interessante em uma composio. Se usado de forma errada, representar em perda de espao, porm se usado corretamente ser um recurso de destaque e leveza ao projeto.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

21

Pr Impresso - Diagramao

Tipos de linhas curva retas horizontal quebrada inclinada vertical

O que expressam A linha curva - transmite instabilidade, graciosidade e alegria, sensao de movimento Horizontal impresso de repouso Vertical atrai o olhar para o alto Linha fina sugere delicadeza Linha grossa energia / violncia Linha comprida sentimento de vivacidade Linha curta sentimento de firmeza estrutura tranqilidade movimento ao direo

Formas geomtricas Algumas formas geomtricas nos transmitem sensaes. O quadrado, o retngulo, o tringulo, o crculo so alguns exemplos. Podemos us-los como elementos de composio de acordo com o que queremos transmitir. A forma geomtrica que mais agrada a viso humana a retangular. Usada desde os tempos antigos, observou-se que esta forma possua relaes proporcionais e que estava presente em todos os elementos da natureza (plantas, animais e na figura humana). Exemplos de figuras geomtricas e o que nos transmitem.
22
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

INDETERMINAO

MOVIMENTO ASCENDENTE

MONOT ONIA

EQUILBRIO

CONCENTRAO

TRANQUILIDADE

Formatos padres de papel Existem as sries A, B e C. A mais conhecida e usada a srie A que parte do formato A0, com dimenses de 841 x 1189 mm. Consegue-se os demais formatos pela diviso ao meio do lado maior do formato anterior. A0 - 841 x1189 mm A1 - 594 x 841 mm A2 - 420 x 594 mm A3 - 297 x 420 mm A4 - 210 x 297 mm A5 - 148 x 210 mm A6 - 105 x 148 mm A7 A8 A9 A1 0 74 x 105 mm 52 x 74 mm 37 x 52 mm 26 x 37 mm A0 A2 A7 A6 A4 A1 A5 A3

Princpios fundamentais da forma Quando realizada uma composio necessrio conhecer alguns princpios fundamentais da forma.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

23

Pr Impresso - Diagramao

Equilbrio Simtrico As primeiras pginas impressas seguiram a composio formal (clssica), influncia vinda das antigas culturas mediterrneas (egpcios, gregos e romanos), que criaram estilos baseados em formas que possuiam um eixo central com igual equilbrio. O que a caracteriza a disposio dos elementos de tal maneira, que atravs de uma linha imaginria que passa pelo centro da composio, em ambos os lados os elementos sero iguais, dando um aspecto sereno e clssico ao projeto.
LAYOUT SIMTRICO

LA YOUT ASSIMTRICO

YOUT D YOUT D YOUT D

Mesmo com surgimento da assimetria, o equilbrio simtrico continuou a ser usado. O conceito esttico que inspirou o desenho clssico continua servindo de padro. Seguindo o princpio da balana, possvel observar a equivalncia de pesos visuais quando o eixo deslocado, permitindo assim o equilbrio.

Equilbrio Assimtrico O conceito de assimetria teve sua origem no Japo. Enquanto o desenho ocidental era baseado no eixo central, as composies japonesas eram feitas partir de sistemas modulares, onde a diviso do espao era simples, ordenado e assimtrico. Esse novo conceito de composio influenciou muito o desenho ocidental. uma composio dinmica, que facilita a variedade. Possui maior movimento por ter elementos diferentes em cada lado. Se traduz como quebra de monotonia existente na simetria. Utiliza os espaos em branco como elementos, valorizando o contraste.

24

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Principais fatores para uma boa composio Contraste Se todo o conjunto tiver o mesmo valor, no ser possvel atrair o interesse do observador. A composio precisa apresentar o domnio de um ou mais elementos sobre o conjunto. A valorizao dos elementos, pode ser conseguida atravs do uso da cor, luz, tipologia, fios, formas, espaos em branco, proporo e escala. O contraste pode ser utilizado estrategicamente, no somente chamando a ateno do observador, mas tambm excitando e dramatizando a forma. Legibilidade Relao entre leitura, distncia e clareza a qual transmitida ao observador. Simplicidade reduzir ao mximo os elementos desnecessrios, aproximar os elementos relacionados, eliminando assim o nmero excessivo de pontos de ateno. Esta relacionada a clareza (composies bem organizadas, harmoniosas e equilibradas, possibilitando uma compreenso imediata do todo) e minimidade (elementos essnciais em termos informativos). Movimento ou Indicabilidade a capacidade da composio de levar o observador a percorrer todos os elementos do projeto, por um caminho pr-determinado. A diagonal, o tringulo entre outros, servem para criar o movimento. A diagonal faz os olhos seguirem de um vrtice de um ngulo ao ponto oposto. A forma triangular muito usada em composio simtrica, devido a sua estabilidade e equilbrio. Hierarquia Relao entre ttulos, imagens e texto, de maneira a valorizar os elementos que precisam ser lidos em primeiro lugar, orientando assim a observao para a leitura visual. Proximidade Criam grupos de elementos que esto diretamente relacionados. Fazendo com que o observador consiga facilmente identificar o contedo da pgina, ou projeto. Repetio Fortalece uma imagem, cria unidade entre as pginas. Pode ser usado como
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

25

Pr Impresso - Diagramao

elemento de repetio: uma fonte, um fio, uma cor, uma forma, etc. Posicionamento de imagens Deve-se observar sempre o direcionamento das imagens, evitando com que o observador seja guia-do para fora da pgina ou publicao. Harmnia o resultado da disposio organizada dos componentes, de maneira coerente e visualmente agradvel. Predominam os fatores como equilbrio, hierarquia, proximidade, possibilitando, na maioria das vezes uma leitura visual simpificada.

26

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Tipos de diagramao

A diagramao tradicional tambm conhecida como diagramao vertical. Consiste em blocos de textos dispostos no sentido vertical, de cima para baixo, ocupando uma coluna e disposta em sequncia. Esta forma de diagramao tende monotonia e a dificuldade de leitura.

Diagramao vertical

Diagramao horizontal

Diagramao modular Diagramao modular

Diagramao vertical

Diagramao horizontal Diagramao vertical

Diagramao modular

Diagramao modular Diagramao horizontal

Diagramao vertical

Diagramao horizontal

Diagramao modular

A diagramao horizontal, em relao vertical, mais atraente, possibilita maior facilidade na leitura. Porm o seu uso constante tende monotonia e ao cansao. A diagramao modular, mescla a vertical com a horizontal. Torna a composio da pgina dinmica, fazendo com que o leitor, inconscientemente aprecie a leitura, pois a monotonia quebrada. Os mdulos so definidos pelo diagramador.

Utilizao de diagramas/grid Para facilitar a distribuio dos elementos e textos no layout, so criados diagramas. O conceito de diagrama tem sido aplicado a uma variedade muito grande de projetos:
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

27

Pr Impresso - Diagramao

livros, revistas, catlogos, relatrios, jornais, cartazes etc. A criao de um diagrama funcional consiste na relao cuidadosamente planejada entre divises horizontais e verticais. Ao determinar as suas propores, o desenho pode basear seu sistema em regras j estabelecidas de diviso de espao (quadrado, duplo quadrado, diviso urea) ou mesmo instintivamente. Ao estabelecer as margens superior, inferior, e laterais, estar determinando o formato da rea de mancha grfica, na qual ser feito o diagrama.

DIAGRAMAO DIAGRAMA

Diagramao diagramao

Diagram odiagra

Diagramao diagr

Diagra mao dia grama

Diagrama com 4 colunas

Pgina final

Diagrama com 5 colunas

Pgina final

Diagrama com 9 mdulos na vertical e 12 na horizontal - Conhecido tambm como malha grfica.

Pgina final

28

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Tipos de Projetos Grficos

Os Projetos grficos podem ser de varios tipos, conforme suas caractersticas e aplicaes. possvel portanto, atravs destas, agrup-los em classes, sendo que muitos desses projetos, por estas mesmas caractersticas, no se enquadram em nenhuma das classes. Sendo assim podem ser classificados como diversos.

Classificao dos projetos grficos Os vrios tipos de projetos grficos possuem caractersticas distintas, podendo assim serem classificadas em grupos. 1. Projetos Editoriais 2. Projetos Promocionais e Publicitrios 3. Projetos de Embalagem 4. Projetos de Identidade Visual 5. Diversos Projetos Editoriais So os projetos que envolvem a aplicao de grande quantidade de texto. Exemplos: Revistas, livros, jornais, jornais internos. Tem como objetivo principal, atrair a ateno do leitor. Projetos Promocionais e publicitrios So os projetos que tem como finalidade apresentar ou promover a venda de um produto, ou apresentar ou divulgar uma empresa. Envolve grande parte dos materiais impressos. Possui objetivos de venda, promoo ou mesmo divulgao de um produto/empresa.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

29

Pr Impresso - Diagramao

Exemplos: Cartaz, anncio, mala-direta, folheto, outdoor, display, folder, banner. Projetos de Embalagem So os projetos que tem como finalidade conter, proteger e vender um produto. um meio de comunicao no qual apresenta o produto possibilitando a compra do mesmo. Exemplos: Rtulos diversos, sacos plsticos; latas de refrigerante, cartuchos, entre outros. Projetos de Identidade Visual So os projetos no qual desenvolvido a identidade visual de uma empresa, associao, atravs de um logotipo, smbolo grfico, cores, tipologia. Diversos So os projetos que no possuem as caractersticas dos outros grupos. Por exemplo: encartes de CDs, agendas, convites entre outros.

Etapas para elaborao de projetos editoriais 1. Briefing - tipo do produto: livro, revista, jornal interno - segmento do produto: informativo, tcnico, infantil, feminino,didtico,poesia,romance - pblico alvo - verba disponvel - maneira de distribuio (gratuita, venda em banca de jornal, livraria especializadas) 2. Pesquisa de mercado - regio / pblico alvo 3. Pesquisa iconogrfica - imagens que podero ser utilizadas 4. Rafes - desenvolvimento de idias - formato / distribuio dos elementos em colunas / imagens, fotografias ou liustrao / textos e ttulos 5. Escolha do melhor rafe 6. Layout utilizando softwares de layout de pgina, de ilustrao e de tratamento de imagem - definio do formato (estudo para aproveitamento de papel, fechamento de cadernos), definio da malha grfica, rea de mancha, margens e colunas. Escolha e aplicao da tipologia, cores (cmyk ou especial), escolha e aplicao de imagens em baixa resoluo 7. Impresso de provas para montagem do boneco - suporte com a mesma gramatura que ser utilizado quando impresso
30
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

8. Apreciao do cliente 9. Excecuo de imagens - fotografia e/ou ilustrao, quando necessrio 10.Coleta do texto final que entrar no impresso, digitao / insero do mesmo 11. Aplicao das imagens finais em alta resoluo 12.Prova para reviso do texto e imagens 13.Possveis correes de texto e imagem 14.Prova final 15.Preparao do arquivo final - verificao de cores / vnculos de imagens / fontes de letras utilizadas / uso de trapping / overprint Observao: A montagem do arquivo pode ser feita com pginas duplas ou simples, seguindo a seqncia numrica. Assim a montagem final conforme o boneco pode ser feita eletronicamente atravs do uso de softwares para imposio de pginas; atravs da utilizao de um software para layout de pgina ou mesmo atravs da montagem convencional.

Etapas para elaborao de projetos promocionais / publicitrios 1. Briefing - tipo do produto: folheto, folder, cartaz, anncio - pblico alvo - verba disponvel - maneira e local de distribuio / exposio 2. Pesquisa - coleta de informaes sobre o assunto a ser tratado. Ex: No projeto grfico de um cartaz, que tem como o bjetivo divulgar as festas regionais do Brasil, se faz necessrio uma pesquisa para levantar informaes sobre: quais so as festas, locais em que acontecem, datas, motivos que deram origem aos festejos, coleta de imagens que apresentem o povo e as festas 3. Rafes - desenvolvimento de idias - formato / utilizao de imagens / cores / letras 4. Escolha do melhor rafe 5. Pr-layout (quando este for necessrio) - rafe do tamanho natural com indicao das dimenses, tipo da letra e corpo a serem utilizados, cores e imagens. 6. Layout utilizando softwares de layout de pgina, de ilustrao e de tratamento de imagem - definio do formato em funo do projeto e do aproveitamento de papel / definio da rea de mancha e margens / escolha e aplicao da tipologia / escolha de cores - cmyk ou especial / escolha e aplicao de imagens em baixa resoulo. 7. Prova para montagem do layout
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

31

Pr Impresso - Diagramao

8. Apreciao do cliente 9. Excecuo de imagens - fotografia e/ou ilustrao, quando necessrio 10.Coleta do texto final que entrar no impresso, digitao / insero do mesmo 11. Aplicao das imagens finais em alta resoluo 12.Prova para reviso do texto e imagens 13.Possveis correes de texto e imagem 14.Prova final 15.Preparao do arquivo final - verificao de cores / vnculos de imagens / fontes de letras utilizadas / uso de trapping / overprint

Etapas para elaborao de projetos de embalagem 1. Briefing - tipo do produto - pblico alvo - verba disponvel - maneira de distribuio - estimativa do custo do produto 2. Check list - informaes tcnicas sobre o produto - caractersticas fsicas do produto: comportamento em relao a influncias de agentes externos; cuidados especiais necessrios; cor, dimenso, peso, estado fsico, quantidade e aparncia do produto; exigncias legais para a embalagem. 3. Pesquisa de mercado - estudo do mercado e suas caractersticas - exigncias do consumidor - comportamento do consumidor - caractersticas bsicas das embalagens de produtos similares 4. Rafes - desenvolvimento de idias para a estrutura fsica da embalagem 5. Desenvolvimento de modelos em branco, respeitando as dimenses e tipo do produto, influncias externas, entre outros, assim como o suporte que ir ser impresso. O modelo em branco tem como objetivo verificar se a embalagem (estrutura fsica) funcional. 6. Rafes - desenvolvimento de idias para a comunicao visual da embalagem 7. Escolha do melhor rafe 8. Definio e finalizao da faca em software de ilustrao 9. Layout utilizando softwares para ilustrao ou mesmo de layout de pgina (ir depender da embalagem desenvolvida). Aplicao de imagens em baixa resoluo, textos ilustrativos para prazo de validade, quantidade, composio, instrues de consumo, endereo do fabricante/fornecedor, entre outros. Reservar espao par a
32
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

aplicao do cdigo de barras 10.Prova para reviso 11. Apreciao do cliente 12.Excecuo de imagens - fotografia e/ou ilustrao, quando necessrio 13.Coleta do texto final que entrar no impresso, digitao / insero do mesmo 14.Aplicao das imagens finais em alta resoluo 15.Prova para reviso do texto e imagens 16.Possveis correes de texto e imagem 17.Prova final 18.Preparao do arquivo final - verificao de cores / vnculos de imagens / fontes de letras utilizadas / uso de trapping / overprint

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

33

Pr Impresso - Diagramao

Definio de alguns termos utilizados

Livro Publicao no peridica que consiste na reunio de folhas (papel ou de material semelhante) impressas ou manuscritas, organizadas em cadernos, soltas, ou presas por processo de encadernao e tcnicas similares. Se distingue do folheto por possuir maior nmero de pginas, segundo a Unesco, considera-se livro a publicao com mais de 48 pginas. House organ Orgo da casa. Veculo impresso ou eletrnico, peridico, de comunicao institucional, dirigido ao pblico interno (funcionrios e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do pblico externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores). A periodicidade do house organ (geralmete quinzenal, mensal ou bimestral) e suas caractersticas de produto custeado pela direo da empresa (e elaborado em funo dos seus objetivos) so fatores que conferem a esse tipo de jornalismo um prprio, possuindo entrevistas de interesse humano ou admisnistrativo. Apresentam formato pequeno e reduzido nmero de pginas. Podem ser classificadas quatro funes principais nas mensagens mais frequentes veiculadas pelos House organs: informao, integrao, educao e motivao. Broadside Impresso de propaganda utilizado como pea de lanamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pblica ou promoo de vendas. Destina-se a vendedores ou revendedores da firma, ou ao pblico - a quem necessrio explicar os motivos ou intenes de uma campanha. (jornalista, polticos etc.) Pode ser distribudo em mos, pelo cliente ou agncia (pblicos especiais), por mala-direta, como encarte (revista) ou diretamente aos consumidores em pontos de venda a varejo.

34

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

- Possui geralmente formato maior que os folhetos. Compem-se muitas vezes de uma s folha, impressa cores dos dois lados, e dobrada vrias vezes. Pode ser chamado tambm de folheto. Volante Impresso tirado em folha avulsa, dobrado ou no, contendo anncio, circular, manifesto etc, geralmente destinado a distribuio em ruas, lojas comerciais e outros locais de circulao do grande pblico ou de pblicos determinados. Folheto Publicao no-peridica, com nmero limitado de pginas (mnimo de 5, mximo de 48, excludas as capas). Folder Volante, prospecto ou folheto constitudo por uma s folha impressa, com duas, trs ou mais dobras. Fold significa dobrar. Catlogo - Lista de nomes, ttulos ou objetos, geralmente em ordem alfabtica, apresentada sob a forma de livro, folheto etc. - Documento que relaciona de forma metdica, localizando-os, pessoas, coisas ou itens de uma coleo. Lista, relao de coisas ou pessoas, geralmente segundo a ordem alfabtica e acompanhada de algum elemento descritivo ou informativo sobre cada item. O catlogo assume a forma de um livro, folheto ou fichrio e de acordo com seu contedo ser comercial, industrial, bibliogrfico etc. - lbum promocional dos produtos ou servios oferecidos por uma empresa: Mostrurio. Prospecto Pequeno impresso em folha nica, dobrado ou no, com mensagem publicitria ou com informao sobre o uso de determinado produto ou servio. Outdoor Designao genrica da propaganda feita ao ar livre. Literalmente (do ingls outdoor advertising), designa qualquer propaganda feita fora, exposta em via pblica. Podemos distinguir vrios tipos de outdoor (painel, cartaz, luminoso, parede pintada, letreiro, backlight, transporte etc), que apresentam, contudo, como caractersticas constantes, grande poder de comunicao, apelo visual e leitura instantnea, grandes dimenses, colocao em locais de boa visibilidade e onde h intenso fluxo de pessoas.
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

35

Pr Impresso - Diagramao

Check-list Relao completa e detalhada e providncias que devem ser tomadas na realizao de um evento ou na produo de qualquer pea e verificadas ou checadas, uma a uma, durante o desenvolvimento de uma propaganda ou projeto. Observao: Texto extrado do dicionrio de comunicao.

36

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Pr Impresso - Diagramao

Bibliografia

CRAIG, JAMES; Produo Grfica - So Paulo, Nobel, 1987 HURLBURT, ALLEN; Layout, O desenho da pgina impressa So Paulo, Editora Mosaico, 1980 FILHO, Joo Gomes; Gestalt do objeto: Sistema de leitura visual da forma. So PAulo. Escrituras Editora, 2000 La composicion en artes graficas Biblioteca Profesional EPS, Ediciones Don Bosco RABAA, CARLOS ALBERTO E BARBOSA, GUSTAVO GUIMARES; Dicionrio de Comunicao - Editora tica - 1987 RIBEIRO, MILTON; Planejamento Visual Grfico Braslia, Linha Grfica e Editora, 1987 TUBARO, ANTONIO E IVANA; Tipografia - Estudios e investigaciones sobre la forma de la escritura y del estilo de impresin. Instituto Europeu Di Design Universidad de Palermo / Libreria Tecnica CP67 WILLIANS, ROBIN; Design para quem no designer - Noes bsicas para planejamento visual Editora Callis Apostilas - Produo Visual Grfica - SENAI Diagramao - Princpios bsicos e gerais O moderno desenho dos tablides Princpios de produo editorial
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

37

Pr Impresso - Diagramao

38

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

S-ar putea să vă placă și