Sunteți pe pagina 1din 2

Para encerrar:

a Par
ENCERRAR!
Ore com as crianas de mos dadas! - Entregue o carto com versculo do dia para as crianas levarem para casa. - Fale o versculo do dia com a classe (Lucas 8.25a), cantem novamente a msica Com Cristo no Barco ou Posso Confiar e orem de mos dadas. - Combine com o/a superintendente da Escola Dominical a participao das crianas no encerramento. Anime a comunidade a cantar o cntico proposto: Com Cristo no barco. Com certeza, muitas pessoas adultas gostaro da ideia de voltar ao tempo de criana. - Convidar as crianas para o prximo encontro e desafi-las a trazer um amigo ou amiga para visitar a classe.

Unidade 1:

Aprender com Jesus, que alegria!


Estudo 2

Texto Bblico: Lucas 8.22-25

MINISTRIO DE JESUS!

Professor/Professora. 4-6 anos

Onde est a f de vocs?


Texto Bblico: Lucas 8.22-25
Versculo do dia: Onde est a f de vocs? Lucas 8.25a Objetivos: - Falar sobre a importncia da f em Jesus. - Mostrar que na vida passamos por dificuldades e medo, mas Jesus est conosco. Por isso, mesmo nos momentos difceis, devemos confiar (ter f). - Destacar a importncia de estudar a Palavra de Deus para fortalecer a nossa f. Sobre o tema: - Explicar o que uma tempestade. - Explicar o que um naufrgio. - Enfatizar que a f aprender acreditar nas coisas que no vemos (fisicamente), mas cremos que vo acontecer.

Subsdio Bblico
- Galileia: Regio norte da Palestina, que formava, junto com a Pereia, o territrio administrado por Herodes (4 a.C. a 37 d.C.). A populao era formada, sobretudo, por judeus. Mas pela sua mistura com pagos e dialeto prprio (Mt 26.73), os galileus eram considerados ignorantes e violadores da Lei pelos judeus (Jo 7.41, Mc 14.70). Cidades como Nazar, Can, Cafarnaum, Betsaida e Tiberades, alm do lago da Galileia, so o cenrio mais familiar da vida pblica de Jesus. - Sinticos: Palavra oriunda do grego e equivalente a viso simultnea de alguma coisa. Quando os trs primeiros evangelhos so comparados Mateus, Marcos e Lucas bem fcil ver que as narrativas so semelhantes em contedo e expresso. Como resultado, Mateus, Marcos e Lucas so conhecidos como os Evangelhos Sinticos. Referncias Bibliogrficas: 1. Bblia de Estudos Almeida.So Paulo, SBB. 2. REILY, Phillys. Em busca do Reino: caminhando pela Bblia buscando o Reino de Deus: volume do professor. So Bernardo do Campo: Editeo, 2008. 3. FERNANDES, Fernando. O prazer de ensinar e aprender. So Paulo: Coordenao Nacional Educao Crist (CONEC) Igreja Metodista, 2002. 4. HARRINGTON, Wilfrid J. Chave para a Bblia. So Paulo: Paulus, 2008. 5. CHAMPLIN, R.N. Novo Testamento Interpretado: Versculo por Versculo, Edio: 1, 2002

e vida sua s! por criana Ore elas p

Para incio do Encontro!


Preparar com antecedncia: Leia com ateno o texto bblico. Verifique palavras desconhecidas e pesquise o significado; leia a histria do dia com bastante antecedncia e separe o material de que ir precisar: - Bacia com gua; - Barquinhos (de papel, plstico ou outro material); - Imagens de mar e lagos; - Versculo do dia em um cartozinho com barquinho.

Iniciando o encontro:
Receba as crianas com alegria. Verifique se h algum visitante e ore com as crianas antes de iniciar a aula. Cantar a msica Com Cristo no barco. Com Cristo no barco tudo vai muito bem, vai muito bem, vai muito bem. Com Cristo no barco tudo vai muito bem e passa o temporal, passa o temporal. 2. Relate s crianas que, na poca de Jesus, eram comuns os pescadores que trabalhavam no mar, lagos e rios. Jesus tinha muitos amigos que trabalhavam na pesca e navegavam bastante. 3. Ressalte que o medo no pecado e faz parte da nossa vida, mas a confiana em Jesus aprendida dia a dia. Andando com Ele, aprendemos a ter f.

MINISTRIO DE JESUS!

03

- As crianas fixam rapidamente e apreciam muito essa forma de participar ativamente da histria. Voc ver que todos iro pedir para ser Jesus. - Deixe que participem vontade, quantas vezes forem necessrias at que sintam-se realizadas com a proposta.

Cantar ajuda a aprender a histria!


Msica: Posso Confiar (inspirado em Mateus 14.22-33)
CD TODAS AS CRIANAS - Lucas Magalhes e Walter Mesquita.

Vamos brincar!
Passeando de Barco: Chame todas as crianas para darem as mos ou segurarem no lenol e faam a viagem imaginria de barco. Material: Um lenol grande ou apenas dar as mos. Procedimento: Todas seguram no lenol (ou do as mos) e simulem uma viagem de barco, o/a professor/a conduz a viagem com movimentos leves - mar calmo, ou movimentos fortes - mar agitado.

Jesus entrou no barco E foi pra Galileia. A chuva balanava o barco, qual gelia. O barco balanava, todo mundo se assustou. Jesus falou com o vento E ele logo se acalmou, assim...

noite, no meu quarto, a luz vai se apagar. Se eu ficar sozinho, eu posso me assustar. Mas Jesus est comigo e pra sempre vai ficar. Jesus meu amigo,
Ento eu posso descansar, assim...

Vamos Histria!
- Utilizar Bblia (se possvel de tamanho grande) e a histria das crianas. - Mostrar as imagens de mar, rios e barcos. Pergunte quem j viajou de barco (barca ou balsa). - Contar a histria duas vezes:

As im ag excele ens so u m nte r ecurso !

Atividades Manuais!
Barco de papel Material necessrio: Folha da criana, lixa de madeira, giz de cera de diferentes cores, papel para dobradura. Procedimento: Entregue primeiramente as lixas. Converse, explore com as crianas sobre a diferena da textura entre a lixa e a folha da criana (aproveite todos os momentos para aquisio de conhecimento para as crianas). Logo em seguida, oriente-as a colocar a lixa por baixo da folha, na parte onde est desenhado o mar. Passe o giz de cera deitado para dar um efeito diferente no papel. Em seguida, com a ajuda de um adulto (pois talvez seja difcil para as crianas), elas faro a dobradura e colaro sobre o mar.

- Na primeira, faa a dobradura do barco na frente das crianas e coloque o barquinho na bacia com gua. - Na segunda vez, forme um barco com as cadeiras das crianas. Atue como narradora/o e, ao mesmo tempo, auxilie as crianas na dramatizao, chamando pelo Mestre, agitando-se para simular o movimento do barco.

02

UNIDADE 1:

S-ar putea să vă placă și