Sunteți pe pagina 1din 2

Atividade: Utilize o espao abaixo para escrever ou dese-

Versculo do dia: Mateus 1.23 Orar para encerrar a aula!

nhar uma mensagem sobre o verdadeiro sentido do Natal!

Estudo 07

SRIE

ESPECIAL:

MINISTRIO

DE

JESUS.

Pr-adolescentes 10 a 13 anos

Unidade 2:

Jesus Nasceu, Natal!

Mateus 1.18-25 Qual o seu nome?

Emanuel, Deus conosco!


nal se diz `imanu`el, A virgem ficar trata-se de um nome grvida e ter formado pelo pronoum filho que me `im mais nu, igual a ns e por, `el que receber o nome significa Deus, literal- de Emanuel, que mente temos quer dizer Deus Conosco est Deus. Conosco. Para o tempo de JeIsaas 7.14 sus dizer que Ele era Emanuel, era reafirmar a proteo divina para a dinastia (descendentes) de Davi e para todo o povo de Deus. Alm disso tudo, no sonho de Jos o anjo disse que em Jesus se cumpriria uma antiga profecia feita por Isaas: A virgem ficar grvida e ter um filho que receber o nome de Emanuel "Deus est conosco" (Isaas 7.14). Isso ajudou a acalmar o corao de Jos e Maria, pois mesmo sem entender muito bem como era possvel Maria estar grvida por obra do Esprito Santo, eles conheciam a Palavra e as profecias de Isaas, e confiavam em Deus e em suas promessas. Portanto, eles estavam recebendo uma grande honra, um grande presente, serem os pais de Jesus, Emanuel.

Espao para Anotaes: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

O nome faz parte da nossa identidade, ele ajuda a contar quem somos. Voc j sabe quem te deu o seu nome (fizemos essa pesquisa no estudo 4). Como j vimos, s vezes, um nome dado para homenagear algum ou fazer referncia a personagem bblico. Existem livros que trazem o significado dos nomes e ajudam os pais a escolherem o nome de seu filho ou filha. Sempre haver uma inteno, um significado por trs do nome. Com Jesus no foi diferente, seu Pai, Jos, escolheu um nome cheio de significado e simbolismo, pois Ele representaria o cumprimento de uma longa expectativa: a chegada do Salvador! Jos e Maria recebem Jos e Maria a notcia de que eles recebem a not- teriam a misso de cia de que eles serem os pais do Salvador. Deus, para deiteriam a misso xar essa histria bem de serem os esclarecida disse que o pais terrenos do nome desse filho seria Jesus = Salvador (ver Salvador. estudo 4), e seria chamado Emanuel = Deus conosco. Emanuel uma palavra hebraica, e na lngua origi-

Pgina 2

Unidade 2: Jesus Nasceu, Natal!

Pgina3

Vamos contextualizar!
Emanuel hoje
Esse perodo de Natal marcado por fatos interessantes, entre elas temos: as trocas de presentes, as festas, as pessoas fazem um grande esforo para ficarem juntas demonstrando carinho e amor. Sem dvida o Natal um tempo especial. Reflita com a turma: 1. Ser que s no Natal temos que fazer coisas especiais? _________________________________ _________________________________ 2. S no Natal devemos agradar as pessoas, demonstrar carinho, solidariedade, amor mtuo? _________________________________

________________________________ ________________________________ 3. Qual o motivo de tanta festa no Natal: as comidas, os presentes, o dinheiro ou a certeza da presena constante de Jesus em nossas vidas?

Concluso
Jesus veio para acabar com as separaes entre ricos e pobres, homens e mulheres, Judeus e gentios, o Deus conosco, est acima de barreiras culturais, religiosas, e at mesmo acima do tempo. Todos os dias so oportunidades de vivermos e testemunharmos a salvao no menino Jesus por amor a ns. Podemos fazer isso especialmente no tempo de Natal, mas, que durante todo o ano possamos oferecer as pessoas o presente mais perfeito, completo e inestimvel: Jesus, o Deus que sempre conosco est!
Sempre tempo de expressar o amor de Deus!

Reflita: Como podemos nesse Natal demonstrar o amor de Deus concretamente as pessoas?

Imagem Clip-art

________________________________ ________________________________ 4. O que o Natal para as pessoas hoje? ________________________________ ________________________________ 5. O que a internet, as revistas a televiso dizem que o Natal? __________________ __________________ __________________ A presena constante do Deus Emanuel deve ser expressada durante todo o ano, a todos/ as com quem convivemos e at quelas pessoas que nem conhecemos, mas que precisam sentir o amor de Deus em suas vidas.

Msica: Festa Diferente


CD Natal, a festa diferente! - Igreja Metodista.
Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) Natal, Jesus nasceu!

Para entender melhor...


Quando dizemos que Jesus Emanuel, Deus conosco, estamos afirmando que Ele est sempre presente em nossas vidas, em todos os perodos do ano, seja qual for a circunstncia. Portanto, o nosso grande motivo de alegria saber que Natal a certeza de que Jesus nasceu e quer continuar a nascer nos coraes de todas as pessoas.

Natal a certeza de que Jesus nasceu e quer continuar a nascer nos coraes de todas as pessoas.

Natal, esta festa diferente, Festa que une toda gente, A alegria geral. O que vale o amor se espalhando, Rico, pobre se abraando, Negro, ndio, oriental! a festa em que o presente no se compra Em um shopping ou mercado, Vem do prprio corao. Natal, esta festa diferente, Festa que une toda gente, A alegria geral. Vem da alma sempre cheia de alegria, E reparte esse presente Em amor e unio. festa do natal de Jesus Cristo, Que traz a paz e alegria, Esperana no viver!

S-ar putea să vă placă și