Sunteți pe pagina 1din 2

PGINA 4

ESTUDO BBLICO PARA JOVENS

Nos tempos de Jesus


O sermo do monte o primeiro dos cinco grandes blocos do ensino de Jesus em Mateus. a afirmao clssica da tica do Reino de Deus, ou valores do Reino de Deus. So eles: Humildade: uma disposio espiritual; no significa fraqueza nem baixeza da alma, nem passar-se por intil; ser humilde significa renunciar, exemplo Fp 2.5-9. Mansido: um dos frutos do esprito (Glatas 5.23). nosso paradigma de mansido Jesus (Mateus 11.29). Essa palavra pode ser traduzida por dcil, ou seja, aquele que se amolda ao ensino, que obediente; portanto, ser manso pressupe a disposio de aprender daquele que o nosso mestre: Jesus. Fome e sede justia: a justia a qual Mateus se refere a justia de Deus e no a que tentamos fazer com as prprias mos. A nossa justia sempre ser falha porque somos pecadores. Ter fome e sede de justia significa desejar veementemente a justia divina. Misericdia: misere = misria, sofrimento + crdia = corao, do grego kardia. Sentir a misria do corao alheio, ou seja, ser altrusta. Limpo de corao: Mateus escreve para judeus que conheciam e seguiam a Lei de Moiss a risca, mas ele sabia que muitos a seguiam mecanicamente, purificando-se externamente sem permitir que Deus os limpasse internamente, por isso, Mateus fala que o Reino dos cus daqueles que tm o corao limpo. Pacificador: As pessoas que procuram a paz, mesmo em meio guerra. Outra dimenso da paz: paz com Deus. Este conceito foi ampliado em Mateus 5.44-45, tendo como fundamento para a paz, o amor. Perseguio por causa da justia: As pessoas que por seguirem a Deus e permitirem que Deus transformasse seu carter e por isso forem perseguidos. Fontes: Santos, Joo Batista Ribeiro. Dicionrio bblico, So Paulo: ed. Didtica. Brown, Raymond E. Introduo ao Novo Testamento, So Paulo: ed. Paulinas.

S DE AS PARBOLA

JESUS
ESTUDO 4

O TESOURO E A PROLA

Mateus 13.44-45

Temos

aqui duas parbolas que, pela grande semelhana, podem ser trabalhadas juntas. A primeira a histria de um homem que encontra um tesouro escondido no campo. Cheio de alegria, vende tudo o que tem para comprar o campo. A segunda, fala de um negociante que busca prolas preciosas e ao encontrar uma prola de grande valor, vai e vende tudo o que tem para compr-la. O QUE
SE COMPARA E A QU SE COMPARA NESSAS PARBOLAS?

centro da ateno um tesouro escondido no campo. Na segunda parbola, o centro da ateno um negociante em busca de prolas preciosas. Nas duas parbolas o que se tem de comum o fato de encontrar um objeto de grande valor e aproveit-lo, mesmo que isso signifique desfazer-se de tudo o mais. Estas duas parbolas tm como objeto de comparao o Reino dos cus. O Reino visto aqui como um tesouro escondido no campo ou como um negociante em busca de prolas preciosas.

POR DENTRO DAS PALAVRAS: Concernente: que concerne; relativo; tocante; atinente; pertinente; respectivo. Defraudar: usurpar com fraude; privar dolosamente; lesar; contrariar, usar de astcia para enganar; privar fraudulentamente. Individualismo: isolamento do indivduo; existncia individual; atitude contrria solidariedade; tendncia a estabelecer a primazia do indivduo sobre a tradio, fatores determinados da personalidade e interesses coletivos; doutrina que se firma na realidade do individual; ou posio que encara o Estado como para o homem e no este para o Estado.

Na primeira parbola, o

PGINA2

AS

PARBOLAS DE

JESUS

ESTUDO 4

PGINA 3

O SENTIDO DA COMPARAO Jesus, por meio de parbolas, tornou conhecidas as coisas concernentes ao Reino, mas essas coisas permanecem encobertas para a maioria das pessoas, que no percebem o seu valor. Porm, como o homem que encontra um tesouro ou o negociante que negocia com prolas, aquele que percebe o valor do Reino deixa qualquer coisa para obt-lo. O ponto central destas parbolas a mudana de valores que ocorre com os dois personagens. No momento em que o tesouro e a prola so encontrados, tornam-se o centro de suas vidas, pois eles reconhecem o seu valor. Vendem tudo o que tm para possurem um nico objeto: o tesouro ou a prola.

E POR FIM... O Reino de Deus anunciado a toda a humanidade, mas nem todos esto com os olhos abertos e os ouvidos atentos para perceber a grandeza, a importncia e o valor desse Reino, por isso, como se o Reino estivesse oculto, como um tesouro escondido num campo, ou como uma prola preciosa em meio a tantas outras prolas. A diferena se faz quando reconhecemos o valor que o Reino de Deus tem, pois a partir deste momento, somos capazes de deixar qualquer coisa por ele, assim como fizeram aqueles homens citados nas parbolas, que venderam tudo o que possuam para adquiri-lo. Nesse sentido, h uma pergunta fundamental a ser respondida na caminhada da f de cada um de ns e da nossa comunidade: qual o valor que o Reino de Deus tem e o que faramos (ou deixaramos) por ele? Atualmente, nossa sociedade est fundamentada sobre valores que no coincidem com os

valores do Reino. O Reino de Deus precioso porque acolhe as pessoas oprimidas e marginalizadas, porque exalta quem foi humilhado, porque evidencia a paz de Deus, porque cessa toda a maldade (pecado) humana, porque anuncia a salvao; enquanto que os valores da sociedade so opostos a esses: basta assistirmos uma hora de qualquer programa de TV e veremos o que os comerciais ou novelas nos ensinam que a vitria dever ser conquistada a qualquer preo, mesmo que para isso seja necessrio defraudar a algum, levar vantagem, conquistar uma posio que nos faa melhores que os outros, possuir a maior quantidade de bens materiais, enfim, vencer os oponentes. Vivemos numa sociedade competitiva e individualista. Esses valores no coincidem com os valores do Reino de Deus. O Reino de Deus est anunciado, estamos dispostos a deixar para trs tudo o que for necessrio para conquist-lo!

PARA REFLETIR: 1 Voc j passou por essa experincia de reconhecer o valor que o Reino de Deus tem? Voc precisou deixar alguma coisa para apropriar-se dele? 2 - Alm dos valores do Reino, citados no estudo, cite mais 3 valores (pelo menos) baseando-se em versculos bblicos sobre o Reino. 3 H ainda algum valor em sua vida que no coincida com os valores do Reino de Deus? 4 Sua comunidade de f anuncia os valores do Reino por meio da prtica? Cite alguns exemplos.

S-ar putea să vă placă și