Sunteți pe pagina 1din 2

Como interpretar os desenhos das crianas

O DESENHO PODE SER, NA INFNCIA, UM CANAL DE COMUNICAO DA CRIANA E SEU MUNDO EXTERIOR

Segundo os psiclogos da Unidade de Desenvolvimento Psicolgico e Educativo de San Salvador, por tica, s uma pessoa especializada, como alguns psiclogos, pode interpretar os desenhos, seguindo protocolos estabelecidos para esse fim. O especialista deve levar em conta a condio biogrfica e familiar da pessoa que desenhou, bem como sua histria pessoal, que servir como marco de referncia de quem est fazendo o desenho. Alm disso, necessrio levar em conta que um desenho importante, mas no define tudo. uma expresso de sentimentos e de desejos que podem ajudar a saber, por exemplo, como se sente a criana a respeito da sua famlia, sua escola, etc.

Atravs dos desenhos das crianas, pode-se observar detalhes que para uma pessoa adulta pode passar despercebido. O desenho pode ser, na infncia, um canal de comunicao entre a criana e seu mundo exterior. A primeira porta que a criana abre o seu interior.

Formas de interpretao do desenho infantil


Existem algumas pistas que podem orientar os pais sobre o que diz o desenho do seu filho. No entanto, so puramente orientaes. Segundo a especialista canadense, Nicole Bdard, o desenho diz muitas coisas. Exemplos: Posio do desenho Todo desenho na parte superior do papel, est relacionado com a cabea, o intelecto, a imaginao, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades fsicas e materiais que pode ter a criana. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual. Dimenses do desenho - Os desenhos com formas grandes mostram certa segurana, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianas que normalmente precisam

de pouco espao para se expressar. Podem tambm sugerir uma criana reflexiva, ou com falta de confiana. Traos do desenho - Os contnuos, sem interrupes, parecem denotar um esprito dcil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criana um pouco insegura e impulsiva. A presso do desenho - Uma boa presso indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existir, enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga fsica. As cores do desenho O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo; o amarelo, a curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de contato social e pblico, impacincia; o azul, a paz e a tranquilidade; o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuio; o negro representa o inconsciente; o marrom, a segurana e planejamento. necessrio acrescentar que o desenho de uma s cor, pode denotar preguia ou falta de motivao. Esses tipos de interpretao, so apenas uma pincelada dentro do grande mundo que o desenho infantil. No devemos generaliz-los. Cada criana um mundo, assim como as regras de interpretao do desenho infantil. Se alguma coisa te preocupa no seu filho, e se for necessrio, busque um especialista.

Fonte:
criancas.html

http://br.guiainfantil.com/desenho-infantil/210-como-interpretar-os-desenhos-das-

S-ar putea să vă placă și