Sunteți pe pagina 1din 14

U N IV E R S ID A D E D O VA LE D O IT A J A

Filosofia fisco-social para a pax economica

Professor: Waldir Goede

Acadmicos: Guilherme Arantes Guilherme Zimmermann J u l i a Marnier Marie Brazo

Itaja 2012

Intro du o
O livro Keynes, Crise e Poltica Fiscal de Jos Roberto Afonso fala da interveno do Estado na economia, por meio das polticas fiscal e monetria, com a finalidade de atenuar problemas caractersticas da economia capitalista e do livre funcionamento do mercado. O principal problema seria entre a relao oferta e demanda e a inflao e o desemprego, polticas fiscais so mecanismos adotados pelos governos e Estados para controlar a situao. A economia capitalista de mercado funciona em ciclos econmicos de expanso e contrao de produo de bens, renda e emprego, portanto a interveno do Estado necessria para estabilizar os preos. At a crise de 1929, que foi uma crise de superproduo e falta de consumo do capitalismo, ainda era valida a teoria clssica pela qual a "mo invisvel" regularia o mercado, ento durante esta crise Keynes surgiu defendendo a interveno do Estado na economia para ajustar a oferta demanda, e os instrumentos para realizar a interveno do Estado na economia passaram a ser as polticas fiscal e monetria. Segundo o autor, John Maynard Keynes visto segundo ele, como o pai da interveno do Estado na economia, defensor do endividamento pblico. O livro aborda o contexto histrico fazendo uma ligao entre a antiga crise de e a atual de 2008 levando e conta os pensamentos de Keynes, como o prprio autor afirma um livro mais histrico do que tcnico.

Co ncluso
O livro faz uma ligao entre a crise de 1929 com a atual do ponto de vista de Keynes que foi terico fundamental para soluo e mediao do impacto da crise de 29 com sua poltica de interveno do Estado na economia para conter os problemas do ciclo capi talista e em relao s questes sociais .

Keynes escreveu sobre a Teoria Geral do emprego que serviu de base para suas demais teorias e as complementam, aps seu livro e suas polticas de interveno na economia pelo Estado foram contrarias a premissas mais utilizadas antigamente como dizia Adam Smith sobre uma mo invisvel que regulasse o mercado porem no evitando a crise Keynes props uma maior participao do Estado na economia atuando com polticas fiscais, utilizando tributos e investindo em setores chaves da economia para reduzir inflao corrigir problemas em relao oferta e demanda e garantir emprego e demais servios sociais como manter o consumo no mercado interno para se tirar um pas de uma crise econmica, seus estudos e teorias foram fundamentais para enfrentar a depresso econmica quanto para a atual, o Estado de bem estar social como alternativa para soluo de crises capitalistas visto que o problema acontece novamente ento Keynes relembrado mais uma vez, momento muito oportuno p ara a publicao do livro de Jos Roberto Afonso. Keynes que foi chamado por uns como favorvel ao endividamento publico para combater as crises, sempre ofertou juntamente qualquer medida de gasto uma de controle e planejamento de aes, mantendo certo equilbrio entre economia livre e interveno estatal, na verdade Keynes dedicou muita ateno ao temas das finanas pblicas e oramento acabou atuando como consultor britnico, assim como analisou a divida britnica em sua obra Teoria Geral. Com suas analises e teorias a ligao entre o antes e agora de keynes e as crises o autor nos explica bem sobre os acontecimentos e os argumentos de Keynes para legitimar a ao do Estado como elemento integrante e indispensvel para o bom funcionamento do sistema econmico capitalista.

Pax Econmica : longo prazo


O objetivo central deste artigo o de analisar os aspectos polticos de teoria econmica de John Maynard Keynes e de como estes se relacionam com seus princpios tanto polticos como ideolgicos. Mostraremos como sua viso do capitalismo individualista baseado no laissez-faire e no amor ao dinheiro se relaciona com sua interpretao terica ancorada nas instabilidades intrnsecas no nvel de emprego e renda. Ademais, tambm a partir da sua utopia de acabar com o problema econmico escassez material que o autor prope uma interveno instrumental do Estado em diversos setores para apoiar e complementar a iniciativa privada, com o objetivo de estimular a ampliao efetiva do estoque de capital para alcanar o reino da abundncia e da liberdade. Depois da poca de crise, Keynes busca sobre o novo papel do Estado ou seja, como ele atuaria para evitar que aquela grave crise voltasse a se repetir? Essa vez, o papel de Estado no ser delimitado mas passaria a ser no longo prazo para melhor encontrar um desenvolvimento econmico e social. Com efeito, usando a poltica fiscal, Keynes quer conseguir uma maior igualdade na distribuio das rendas para que a propenso a consumir seja maior. Essa nova funo de poltica se focalizaria sobre a ao preventiva, via investimento, gastos sociais e tributos. Atuando no longo prazo, ser indispensvel acionar o estabilizador para evitar uma nove grande crise ou pelo menos para atenuar seus efeitos. Como assim, a lgica trataria de prevenir a doena e no cur-la. A propsito das dificuldades do pleno-emprego, Keynes aponta algumas dificuldades da economia capitalista alcanar o nvel pleno emprego e permanecer neste nvel de forma persistente. O objetivo era busc-lo, mas sabendo que nunca ser Possvel alcan-lo, por isso, se pode dizer que se tratava de sua utopia. A primeira dificuldade apontada est no nvel de demanda efetiva, ou seja, no montante de gastos da economia em consumo e investimento. Para o autor, no existem motivos para que o volume de gastos desta economia alcance o ponto de pleno emprego. Pelo contrrio, a atividade econmica pode ser tal que seu equilbrio possa ocorrer com a existncia de desemprego involuntrio, j que o nvel de emprego e renda depende das expectativas dos empresrios quanto ao retorno futuro dos investimentos e no da quantidade de salrios que os trabalhadores esto dispostos a receber. A segunda dificuldade estaria em aspectos de longo prazo. Existiria uma lei psicolgica na comunidade segundo o qual os homens esto dispostos de modo geral e em mdia, a

aumentar o seu consumo medida que sua renda cresce, embora no em quantia igual ao aumento da sua renda. A manuteno do pleno emprego s seria possvel com a expanso dos investimentos componente da demanda agregada mais voltil e instvel da economia. O terceiro problema apresentado por Keynes estaria no carter cclico do capitalismo. Para o autor, o elemento fundamental para a explicao do ciclo econmico est na flutuao da eficincia marginal do capital. Segundo ele, o que explica o surgimento das crises seria muito mais o colapso na eficincia marginal do capital mais do que o aumento das taxas de juros. Por fim, outro elemento importante apontado por Keynes na explicao da dificuldade da economia capitalista em alcanar o pleno emprego estaria no carter rentista e especulativo do capitalismo moderno a partir dos sistemas financeiros e mercados organizados representados pela bolsa de valores. Assim, existiria, segundo Keynes, uma dificuldade da economia capitalista em alcanar e permanecer, por si s, no nvel de pleno emprego, seja pela escassez da demanda efetiva, seja pelo aumento da propenso a poupar da sociedade, seja pelo carter cclico do sistema, seja pelo carter rentista de um determinado setor da sociedade. Keynes invocou a socializao dos investimentos, que deveriam orientar os privados, mas no substitui-los. Para ele, tm trs aspectos do socialismo: a justia, o ideal Fabiano do servio pblico e seu utopismo, baseado na eliminao do motivo do lucro. Essa socializao seria conseguintemente inscrita na busqueda do pleno-emprego, cuja economia intrinsecamente clnica nunca atingiria esse ponto ideal. Ele via na socializao do investimento uma incumbncia de encontrar uma compensao poupana. Nesse ponto, Keynes contempla a soluo dos problemas econmicos e sociais do desemprego e da desigualdade. A utopia keynesiana, portanto, seria a de que, na ausncia de guerras e grandes aumentos populacionais, o problema econmico, a luta pela sobrevivncia problema fundamental da espcie humana e de todos os seres biolgicos estaria superado na faixa de aproximadamente cem anos, deixando de ser um problema permanente da raa humana. Nessa parte do livro, o autor prope uma reforma no sistema, que passaria pelo aumento da interveno pblica, seja atravs do controle da oferta de moeda e do crdito, seja atravs de polticas pblicas de distribuio de renda tais como impostos progressivos e gastos em bens pblicos essenciais. O fim a ser almejado seria a expanso da riqueza atravs do acmulo de capital, tornando-o to abundante que a vantagem de sua propriedade deixaria de existir, e a sociedade entraria num mundo em que todos seriam capazes de usufruir os valores reais da vida, o lazer e a arte de viver.

Vis social da tributao


Um dos primeiros autores que me identifiquei no comeo de minha peregrinao acadmica foi ilustrssimo senhor John Maynard Keynes. Que neste presente trabalho no terei a preocupao de tratar de sua biografia. O objetivo organizar as idias principais que captei de sua obra. Uma das grandes percepes de Keynes foi pregar que o gasto pblico a soluo do Estado em tempos de crise. Keynes conhecido pela sua poltica de curto prazo, em sua clebre frase diz: no futuro todos ns estaremos mortos. Dir, ento, que se o governo em tempos de recesso aumentar seus gastos, isso acarretar em expanso da demanda, induzindo a produo, aumentando o investimento, o emprego e consequentemente a renda. O aumento dos gastos, porm, no deve vir acompanhado de aumentos da tributao, seria um tiro pela culatra. Quando o governo trabalha com dficits pblicos, sua inteno aumentar o consumo e expandir a economia. Quando esse reduz os gastos, seu interesse conter a inflao. A crtica sobre este ponto est no fato de mesmo que a demanda aumente, o investimento requer tempo, por tanto a oferta no acompanha. A poltica de gastos pblicos seria por tanto, uma poltica inflacionaria. Outro argumento que o aumento do investimento exige emprstimos, que provocam um aumento da taxa de juros que bloqueia por sua vez a expanso. Keynes traz conceitos importantes para o mundo econmico, com a preferncia por liquidez, para transao, especulao ou precauo; e propenso marginal a consumir, um dos seus paradigmas que utilizar para defender sua tese anti-neoclssica. Um dos pontos discordados por Keynes sobre a teoria neoclssica, o preceito de autoregulao do mercado. O autor defende que nem sempre isso ocorre, e muitas vezes o Estado deve intervir. Isso atravs do controle de moedas e do crdito, aplicao de polticas tributrias de seguro social com fins econmicos e a realizao de grandes obras pblicas. Portanto, o autor repudia o laissez faire e o equilbrio nico no pleno emprego. Quando a procura deficiente gera-se o desemprego, e quando a procura excessiva gera-se a inflao A insistncia dos neoclssicos em defender que o equilbrio s ocorre no pleno emprego, leva o conceito famoso da demanda efetiva. Pleno emprego aqui definido como sendo a quantidade de emprego alm do qual, novos aumentos na procura efetiva no

aumentam o volume da produo nem o emprego.

A demanda efetiva tambm tenta desmistificar, aquela teoria que por muito tempo foi hegemnica, a Lei de Say, que prope que toda a oferta cria a sua demanda. Keynes vai propor que o equilbrio pode ocorrer ou no no pleno emprego, e ainda que no pleno emprego pode ocorrer ou no o equilbrio. Para Keynes a produo determinada pelos gastos, se aumentar a produo e a demanda no acompanhar a produo se ajusta. Por fim outro ponto a se considerar a importncia do investimento para Keynes. Pois o emprego esta diretamente relacionado com a produo do sistema (quanto maior a produo menor o nvel de desemprego), essa produo pode ser ampliada com a expanso do consumo e do investimento (demanda efetiva). No entanto, a grande varivel responsvel pela expanso da demanda, que impulsiona a produo e consequentemente a renda do sistema, o investimento.

Seguro e bem estar social (welfare state)


O pensamento economico, no seu perodo clssico, previu uma economia liberal, como modelo de satisfao universal, descorando por completo qualquer tipo de interveno soberana de regulao, que visasse garantir um funcionamento igualitrio, no s do ponto de vista economico como poltico e social. Contudo, e j depois de numa evoluo do pensamento econmico, Marx, no sculo XIX, se ter apercebido das desigualdades que o sistema atrs mencionado e que se assumia como capitalista provocava, surgiu, no final dos anos 20 do sculo homnimo, depois de se ter gerado um caos na economia mundial, a necessidade de atribuir competncias a uma entidade que zelasse pela estabilidade e pelo ordenamento socioeconmico de cada nao. (Canterbery, 2002) Assim, surge ento, o modelo de Estado-Providncia, modelo este, em grande parte influenciado pelo pensador economico John Keynes que, defendia que o Estado deveria ocupar-se da gesto do pas, tendo como misso conjugar as vertentes economica e social, no sentido de garantir um Estado de Bem-Estar (welfare state). (Mozzicafreddo, 1997: p.3) Sero seguidamente apresentadas as funes atribudas ao Estado-Providncia, fazendo posteriormente uma analogia com o modelo de Estado que vigora, na atualidade, em Portugal, com o intuito de perceber se essas funes se fazem realmente cumprir; apresenta-se ainda, uma breve reflexo sobre a pertinncia do aparecimento do chamado terceiro setor. Segundo Keynes, o Estado tem a misso de fomentar um ciclo bsico (investimento, emprego, procura), cabendo-lhe o papel de estimular, ou por outras palavras, criar condies para o investimento, o que far com que se criem postos de trabalho e consequentemente far tambm, com que aumente o poder de compra e a procura de bens, por parte dos trabalhadores; isto far com que haja novamente a possibilidade de investimentos, o que provocar uma sucessiva continuidade deste ciclo. Trocando por midos, o Estado deve

dispor de despesas oramentais com destino a investimento em obras pblicas; deve tambm reger-se por polticas de orientao macroeconomica com vista regulao do mercado (instrumentos de poltica fiscal, instrumentos de poltica monetria e crdito, etc.); deve ainda implementar polticas sociais de gastos pblicos (como sistema de segurana social, sistema de assistncia e ao sociais, etc), redistribuindo assim o rendimento nacional e compensando as disfuncionalidades do mercado; por ltimo deve, o Estado, implementar polticas que visem o aumento da predisposio para o consumo. (Mozzicafreddo, 1997: pp.7-9) Este testemunho que ao Estado legado, proporciona, segundo Keynes e pelo que teoricamente aparenta, um equilbrio que resulta numa vida global melhor. Porm, o que se afigura na teoria, nem sempre se revela na prtica. Basta que nos reportemos aos dias de hoje, no nosso pas, para que nos apercebamos que na realidade o modelo de Estado-Providncia falvel; ao folhearmos qualquer jornal noticioso, podemos facilmente constatar, que as polticas vigorantes se mostram incapazes de assegurar uma harmoniosa estabilidade economica e social: altas taxas de desemprego, com tendncia a aumentar; reduzidas penses de reforma e de invalidez; sucessivas avalanches de despedimentos, assim como, sucessivos fechos de empresas multinacionais que no vem no nosso mercado condies aliciantes para o investimento; condies de educao limitadas, que se traduzem nos mais altos ndices de insucesso a nvel europeu, nesta rea; servios pblicos de sade com funcionamento precrio; bem como, baixos nveis salariais que, por sua vez, inviabilizam a propenso para o consumo. Com o objectivo de colmatar as lacunas, originrias do no cumprimento de funes, por parte do Estado, emerge ento, o terceiro sector (como instituies de poltica social...) que, ao que parece, e pelo que se constata com os resultados por ele alcanado, consegue apenas minimizar os estragos, sendo tambm, incapaz de garantir o funcionamento desejvel do todo, constitudo pelos fatores indissociveis, social e economico.

A superioridade do investimento publico


Uma das mas importantes contribuioes teoricas de Keynes foi compreender o capitalismo como uma economia de ativos, na qual a decisao de alocaao de portfolio dos agentes a variavel-chave para a determinaao do nivel de renda e da dinamica de acumulaao de uma economia. Essa escolha se trata de uma decisao intrinsecamente incerta, depente em grande parte de projeoes convencionais. E justamente quando aumentam as incertezas e se rompem as convenoes que se eleva a preferncia pela liquidez dos agentes. Em momento de crise, os agentes passam a buscar cada vez mais formas liquidas de manter seus ativos em detrimento da formaao de capital fixo que de fato alimenta a demanda efetiva. Pela propria natureza de sua deciao, portanto, o investimento faz necessariamente a economia oscilar, ao ser decisivo para mover a demanda efetiva. Para Keynes, o estado natural de uma incerteza radical em relaao ao futuro, dai a necessidade da convenao que provoca a fuga para liquidez.

Como keynes era um reformador do sistema, ele recorre ao Estado, seja para prevenir, seja para remediar a crise. Em relaao politica fiscal, antes da crise, ele preceitua a tributaao direta. Menciona-se que,quando Keynes define os fatores objetivos que influenciam a propensao a consumir, coloca a politica fiscal como um deles, a saber: os impostos sobre a renda, particularmente quando gravam a renda nao ganha, os impostos sobre lucros de capital, sobre heranas, ect., sao tao importantes quando taxas de juros, sendo mesmo possivel que as modificaoes eventuais da politica fiscal tenham, pelo menos ans expectativas, maior influencia que a propria taxa de juros. Se a politica fiscal for usada como um instrumento deliberado para conseguir maior igualdade na distribuao das rendas, seu efeito sobre o aumento da propensao consumir sera, naturalmente, tanto maior (keynes). Depois da crise instalada, diante do colapso da demanda efetiva, Keynes reclamava o aumento do gasto publico em qualquer formato- inclusive, para a ideia que se tornou classica, de contratar desempregos para abrir e fechar buracos em vias publicas. Nas palavras de Keynes. Ele tambem cita essa frase tao impactante: O raciocinio anterior demonstra como os gastos inuteis provenientes de emprestimos podem, apesar disso, enriquecer no fim de contas a comunidade. A construao de piramides, os terremotos e at as guerras podem contribuir para aumentar a riqueza, se a educaao dos nossos estadistas nos principios da economia classica for um empecilho a uma soluao melhor(Keynes). O que poucos atendam, porem, que Keynes qualifia essa como uma alternativa tao somente se nao houver outra coisa melhor para se realizar. Ele faz uma alerta bem claro nesta passagem de sua terial geral: ... uma diminuaao da renda devida queda no volume de emprego, se for alem de certos limites, pode muito bem ser motivo para que o consumo exceda a renda, nao apenas porque os individuos ou instituioes passam a utilizar as reservas financeiras acumuladas em melhores dias, como tambem porque o Governo, deliberadamente ou nao, podera cair num deficit oramentario ou podera vir a fornecer auxilio em caso de desemprego, por exemplo, com dinheiro emprestado. Por isso, quando o emprego desce a um nivel baixo, o consumo agregado caira em volume menor que a diminuiao da renda real, tanto por fora das reaoes habituais dos individuos como por fora da politica provavel dos Governos, o que explica a possibilidade de conseguir, muitas vezes, uma nova posiao de equilibrio dentro de limites razoaveis de flutuaao. Se assim nao fosse, o declinio do emprego e da renda, uma vez iniciado, poderia ir muito longe.(keynes). Caberia, portanto, diferenciar a politica fiscal em dois objetivos distintos: ora, o papel do Estado prevenir; ora, elevar gasto para tentar atenuar os efeitos ciclicos. Em outras palavras, em meio crise, caberia lanar mao da politica fiscal mais como a soluao para reeguer a economia isto dependeria do estado do espirito dos empresarios. As atenoes para a politica fiscal sao crescentes quando diminui a funcionalidade de outras politicas no auge da crise na logica de Keynes. A politica monetaria, em particular, seria pouco eficaz na fase da incerteza radical porque, na recessao, os juros perdem sua

capacidade de operar no ciclo e suficiente para reverter a situaao , ou seja, para elevar a demanda efetiva. Esta precisa ser fortalecida por uma decisao autonoma e isto leva a se reclamar um aumento do gasto do Estado. O maior gasto poderia ser de qualquer natureza, neste raciocinio, pois a intenao de Keynes era simplesmente recuperar as decisoes de produao. Entende-se que Keynes nao pregou um aumento do gasto publico permanente, ou no longo prazo como muitos vieram a interpretar a partir de sua obra. E correto, sim, atribuir a ele o ideal de uma politica fiscal anticiclica, em que acumule superavits na fase de expensao do ciclo, para ampliar o gasto na fase da depressao. Mais do que um gasto (autonomo) que impulsione a demanda na economia nessa fase, Keynes tambem defendia que o incremento do investimento governamental fosse feito atraves de aumento da divida publica, no lugar de ser financiado por um aumento de receitas publicas classicas, como tributos. Neste particular, poucos analistas atentam para o primeiro apendice da teoria Geral, em que Keynes analisa os diferentes agregados que compoe a formaao brutal de capital, e quando menciona as construoes publicas, defende claramente que o incremento dos emprestimos mais relevante que o das obras. Ao analisar cada componente da evoluao da formaao brutal de capital nos Estados Unidos, no Apendice I da Teoria Geral, Keynes classifica o denomina o quinto item como construoes publicas e emprestimos e assim o comenta : A cifra relevante neste contexto nao tanto o dispendio bruto (ou liquido) com construoes, mas o volume de despesas cobertas por aumento liquido de emprestimos contraidos. Em outros palavras, no caso de autoridades publicas ou similares, seu investimento liquido se evidencia mais quando medido pelo aumento liquido dos emprestimos contraidos. A medida, que suas despesas sejam cobertas pela transferencia compulsoria da renda corrente do publico, elas nao apresentam qualquer equivalente na poupana privada, ao passo que a poupana publica, se pudessemos encontrar uma definiao satisfatoria para este conceito, ficaria sujeita a influencias psicologicas bastante diferentes das que ocorrem na poupana privada. Keynes ilustra sua posiao ao cotejar a evoluao das duas variaveis entre 1925 e 1933, nos Estados Unidos: como a partir de 1929, a variaao na divida (que ele chama de pendente) supera o montante das construoes publicas e Keynes classifica o excedente, como resultado das diversas medidas de auxilios publicos. Entendemos que , por principio, primeiramente, Keynes esta defendendo o endividamento publico para financiar o aumento dos investimentos governamentais como um remedio especifico para um periodo peculiar do ciclo economico: A fase recessiva. Nesse momento do ciclo, nao interessa elevar o investimento governamental a custa de maior poupana do sector privado, o que teria impacto negativo sobre a demanda da economia. Embora nao faa referencia as posioes dos ativos, uma questao por explorar se Keynes tambem nao pregava a elevaao da divida publica nessa fase, quando se exacerba a preferencia pela liquidez por parte dos investidores, para oferecer uma possibilidade aos agentes privados de trocar seus ativos por aplicaoes na divida publica. Dessa forma, o estado

justificaria ao mesmo tempo o aumento dos investimentos em construoes publicas e seu financiamento por meio de aumento da emissao de titulos publicos. Outro comentario de Keynes sobre os investimentos governamentais gerou mas polemica na epoca. No ultimo capitulo da Teoria Geral, ele mencionou a socializaao, ou seja, a estatizaao, dos investimentos. O estado devera exercer uma influencia orientadora sobre a propensao a consumir, em parte atraves de seu sistema de tributaao, em parte por meio da fixaao da taxa de juros e, em parte, talvez, recorrendo a outras medidas... Eu entendo, portanto, que uma socializaao algo ampla dos investimentos sera o unico meio de assegurar uma situaao aproximada de pleno emprego, embora isso nao implique a necessidade de excluir ajustes e formulas de toda a especie que permitam ao estado cooperar com a iniciativa privada. Mas, fora disso, nao se v nenhuma razao evidente que justifique um socialismo do Estado abrangendo a maior parte da vida economica da naao. Nao a propriedade dos meios de produao que convem ao Estado assumir(Keynes). Neste contexto da aao estatal para atenuar a crise, uma boa questao envolve se a natureza da despesa publica faz diferena para a politica fiscal apregoada por Keynes. Ele nao considerava indiferente o formato da politica fiscal para o objetivo de atenuar os ciclos. Tendo bem claros conceitos de contabilidade publica, Keynes menciona que a forma mais adequada de operacionalizaao de um controle da demanda pelo Estado seria a adoao de dois oramentos: um corrente e outro de capital. O primeiro deveria ser mantido em equilibrio ou at com superavit, enquanto caberia ao segundo contrapor os ciclos de investimento privado promovendo deficits ou superavits de modo a manter esse oramento equilibrado no longo prazo. Mais do que trabalhar com diferentes conceitos da contabilidade publica, se deduz que Keynes conferia importancia especial aos projetos de investimento com retorno economico, pois sao esses que geram os fluxos de caixa futuros que compensariam o deficit presente. Por principio, caberia argumentar que uma politica fiscal anticiclica de inspiraao Keynesiana nao deveria apoiar qualquer especie de projeto de investimento , mas aqueles que tenham maior efeito multiplicador sobre a renda e cujo interno fossem suficientes para nao pressionar o resultado fiscal no longo prazo. Podemos concluir que, para Keynes , a politica fiscal deveria assumir papeis diferentes em conjunturas diferentes, ao contrario do senso comum que associa o economista a defesa de uma expansao permanente dos gastos publicos em qualquer contexto. A politica fiscal expansiva era recomendada por Keynes quando o Estado percebesse uma severa insuficiencia de demanda efetiva, precisando assumir o comando da decisao de investir para fomentar a recuperaao do nivel de atividade da economia.

A reestruturao do oramento
Quando se fala em receita keynesiana para enfrentar a atual crise financeira mundial, a direita a rejeita sob o argumento de que o dficit e a dvida pblica devem ser contidos a

qualquer custo, e nunca aumentados mesmo que para financiar a retomada, pois disso dependeria a recuperao da confiana do mercado em refinanciar os governos, especialmente em pases, como os da rea do euro, nos quais os tesouros nacionais esto desvinculados do banco central. importante entender isso em detalhe, pois o futuro da Europa e do mundo passa pelo equacionamento do jogo de interesses que est por trs dessa questo. Quando um pas est em recesso, s existem trs alternativas para sua recuperao: o estmulo ao consumo interno para estimular indiretamente o investimento e o emprego, o estimulo demanda externa (exportaes) ou uma ao pela lado da oferta, isto , a facilitao e barateamento do crdito para favorecer diretamente o investimento. A terceira dessas alternativa geralmente no funciona, como se sabe pelo menos desde a Grande Depresso dos anos 30: os empresrios, diante de uma fraca demanda, deixam seu dinheiro nos bancos e no investem. uma atitude racionalmente correta pois ningum produz exclusivamente para as prateleiras. A expresso tradicionalmente usada para dar conta desse fenmeno o empoamento do dinheiro e do crdito no sistema financeiro. o que est acontecendo neste momento nos pases ricos. Tanto o Fed nos Estados Unidos quanto o BCE na Europa esto colocando rios de dinheiro barato disposio dos grandes bancos 1,2 trilho de dlares num caso, a 0,25% ao ano, e mais de 1,3 trilho no caso europeu, a 1% - no suposto de que venham a emprestar ao sistema produtivo. Nada acontece. Os grandes bancos usam o dinheiro para especulao e arbitragem, no para emprstimos. Alm disso, as grandes corporaes americanas tm em caixa prpria mais de US$ 2 trilhes que no investem. Por que insistem nessa poltica que o Fed denomina eufemisticamente dequantitative easing, ou facilitao quantitativa? Existe apenas uma explicao: uma forma de supostamente enfrentar a crise por meio de favorecimento aos poderosos. Do contrrio, teriam que recorrer poltica fiscal, implicando aumento dos gastos pblicos, e esse processo significaria transferncia de renda para os mais pobres mediante polticas pblicas de favorecimento ao consumo, pelo menos no curto prazo. Existe, contudo, uma esquerda ingnua que contesta a poltica keynesiana por supostamente favorecer o consumismo. Isso significa que uma poltica de estmulo fiscal teria de constituir-se diretamente em facilitao da demanda da parafernlia de bens de consumo produzidos e comercializados na economia mediante a criao de necessidades artificiais. Paralelo a isso existe a ideia do crescimento zero, postulando uma ruptura radical com os padres da economia de consumo atuais. Trata-se de um contra-senso. Se a chave do estmulo de demanda est nas mos do Estado,

bvio que ele pode orientar essa demanda para onde quiser. Na realidade, s se pode reorientar de alguma forma o processo produtivo capitalista justamente quando o Estado se encontra sob o desafio de estimular a economia. Um exemplo a busca de energia limpa sob estmulo estatal que se efetiva atualmente em todos os quadrantes do mundo, num processo global de reestruturao da oferta. nesse ponto que surge a escolha fundamental de economia poltica: para Keynes, na Grande Depresso, o objetivo imediato e inadivel era a restaurao do emprego. O nome de sua obra clssica Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Havia nisso uma subordinao explcita das questes monetrias ao objetivo do emprego mximo, ou do pleno emprego. Nos tempos atuais, pelo que atestam as polticas monetrias europeia e americana, o objetivo no preservar ou aumentar o emprego, mas preservar o ambiente favorvel alta finana. No tempo de Keynes, o setor econmico mais suscetvel criao de emprego era o de infraestrutura econmica. Sua obsesso em criar emprego era tanta, porm, que julgava defensvel at mesmo o investimento pblico em obras inteis, como enterrar notas de dinheiro e mandar os trabalhadores desenterr-las, desde que com isso se criasse renda e emprego. Claro, o empregado por sua vez um consumidor, e algum aumento de consumo surge na segunda derivada do estmulo fiscal. Entretanto, o primeiro movimento de estmulo fiscal um momento especial para reorientar os investimentos pblicos numa economia capitalista. Investimentos em educao, sade, previdncia, cincia e tecnologia, assistncia social, preveno de efeitos de mudanas climticas, so, todos eles, gastos pblicos que, num momento de recesso, podem e devem ser aumentados como fins em si e como objetivos subsidirios ao aumento da demanda efetiva e do investimento privado. Esse tipo de estmulo fiscal nada tem a ver com consumismo. Em essncia, como j dito, uma forma de reorientao de gastos pblicos para fins sociais. Embora seja bvio algum efeito sobre o aumento do consumo de bens privados, isso ocorrer numa escala menor que a do consumo de bens pblicos. E tem a vantagem de que pode ser adotada por um pas sem risco de vazamento do investimento e da demanda para o exterior. Claro, no momento inicial, aumenta o dficit e a dvida pblica. Mas no h receita efetiva para reduzir o dficit e a dvida pblica a mdio prazo que seu aumento no curto: que dvida se paga com crescimento.

Refernc ia Biblio grfica

Livro:

Keynes, Crise e Poltica Fiscal, Jos Roberto Afonso Capitulo

Sites:

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/keynes-nao-defendia-estado-forte-destacapesquisador acessado dia 24 de outubro de 2012.

http://www.joserobertoafonso.ecn.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27 99:keynes-crise-e-politica-fiscal-afonso&catid=36:assuntos-fiscais&Itemid=37 acessado dia 25 de outubro de 2012. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/premio_TN/XVPremio/politica/MHpfceXVPTN/Tema_3 _MH.pdf acessado dia 23 de outubro de 2012. http://www.economiabr.net/teoria_escolas/teoria_keynesiana.html acessado dia 25 de outubro de 2012.

S-ar putea să vă placă și