Sunteți pe pagina 1din 5

Resolva as questes do simulado sobre conhecimentos 1. D; 2.C; 3.C; 4.B; 5.

B pedaggicos Extra Tamanho do texto A A A A professora Suzana Fernandes, da Academia do Concurso, elaborou um simulado com questes sobre conhecimentos pedaggicos para quem est de olho nos concursos do Magistrio. 1. A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n. 9394/96, em seu art. 3 enfatiza os princpios norteadores do ensino no Brasil. Analise-os: I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. II. Pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas. III. Respeito liberdade e apreo tolerncia. Est(o) correto(s) apenas o(s) princpio(s): A) I, II B) II C) III D) I, II, III 2. Os temas transversais relacionados nos Parmetros Curriculares Nacionais, PCNs, referem-se, EXCETO: A) Questes que interferem na vida dos alunos e com as quais se veem confrontados no seu dia-a-dia. B) So um conjunto de temas que aparecem transversalizados nas reas definidas. C) Constituem novas reas para trabalhar com os alunos. D) Meio ambiente, sade e tica so temas transversais. 3. NO uma prtica correta do Projeto Pedaggico na escola: A) Ensinar a partir de valores da viso do homem, da sociedade em geral e do conhecimento. B) Reconhecer o referencial terico e a filosofia da escola. C) Definir metas de avaliao, na inteno de classificar a aprendizagem dos alunos. D) Propor a prtica de projetos coletivos na escola. 4. Visando formao bsica do cidado, a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educao, dispe para o Ensino Fundamental que a escola dever promover, EXCETO: A) O desenvolvimento da capacidade de aprender, a partir do domnio da leitura, da escrita e do clculo. B) A preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento superiores. C) O fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca e, que assenta a vida social.

D) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisio de conhecimentos, habilidades e formao de valores. 5. Sobre os Parmetros Curriculares Nacionais PCNs, marque o INCORRETO: A) So elaborados pelo MEC e colocados disposio das escolas, visando melhoria da educao, em todo o pas. B) uma proposta governamental que impe um modelo curricular nico. C) Sugere a adequao do currculo escolar realidade educacional e a peculiaridade da clientela que atende. D) Os temas transversais dos PCNs tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicaes entre as disciplinas escolares. 6. A avaliao do aproveitamento escolar, praticada como atribuio de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos visa, EXCETO: A) Coletar, analisar e sintetizar as manifestaes das condutas dos educandos. B) O aspecto classificatrio sob a forma de verificao. C) A reorientao imediata da aprendizagem, caso se mostre com resultados insatisfatrios. D) O encaminhamento dos educandos para passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere satisfatrio os resultados da avaliao. 7. A importncia de trabalhar os contedos de cincias naturais nos anos iniciais do ensino fundamental tm grande contribuio na formao e desenvolvimento dos alunos. Faa a correspondncia dos pressupostos metodolgicos e assinale a alternativa correta. A. Contedos conceituais. B. Contedos procedimentais. C. Contedos atitudinais. I. Envolvem fatos e princpios. II. Abrangem regras, tcnicas, habilidades e modo de agir. III. Envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes. A) AIII BI CII. B) AII BI CIII. C) AI BIII CII. D) AI BII CIII. E) AIII BII CI. 8. O Estatuto da Criana e do Adolescente Lei 8069/90, no pargrafo nico do artigo 4 diz que a garantia de prioridade compreende I. primazia de receber proteo e socorro em quaisquer circunstncias. II. precedncia de atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica.

III. preferncia na formulao e na execuo das polticas sociais pblicas. IV. destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude. A) Apenas I e II esto corretas. B) Apenas II e III esto corretas. C) Apenas I, II e III esto corretas. D) Apenas II, III e IV esto corretas. E) I, II, III e IV esto corretas 9. A educao bsica poder organizar-se A) em sries anuais, perodos semestrais e ciclos. B) em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios, ou por forma diversa de organizao, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. C) em sries anuais, perodos semestrais, ciclos ou por forma diversa de organizao, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. D) em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios. E) em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, grupos no-seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios, ou por forma diversa de organizao. 10. A Educao Infantil, primeira etapa da Educao Bsica, constitui direito da criana de A) zero a cinco anos e onze meses. B) zero a quatro anos e onze meses. C) zero a trs anos e onze meses. D) zero a seis anos e onze meses. E) zero a seis anos.esto 19 11. A Educao Infantil ser oferecida em Creches ou entidades equivalentes para crianas de at A) 1 (um) ano e 11(onze) meses de idade. B) 2 (anos) anos e 11(onze) meses de idade. C) 3 (trs) anos e 11(onze) meses de idade. D) 4 (quatro) anos e 11(onze) meses de idade. E) 4 (quatro) anos de idade. 12. Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. A frequncia ao Curso de Educao para Jovens e Adultos _____________,exigindo-se o mnimo de _________________da carga horria total de____________, no limite imposto pela legislao. A) obrigatria / 75% (setenta e cinco por cento) / cada fase B) obrigatria / 60% (sessenta por cento) / cada fase

C) facultativa / 75% (setenta e cinco por cento) / cada fase D) facultativa / 75% (setenta e cinco por cento) / todas as fases E) obrigatria / 60% (sessenta por cento) / todas as fases 13. A escola de Educao Especial para o Ensino Fundamental dever cumprir um mnimo de A) 200 dias letivos e 800 horas. B) 200 dias letivos e 600 horas. C) 200 dias letivos e 700 horas. D) 180 dias letivos e 800 horas. E) 180 dias letivos e 600 horas 14. A educao e a aprendizagem so construdas a todo o momento de maneira formal e informal. Assinale o que for correto frente ao processo de aprendizagem formal. A) A rotina de atividades desenvolvidas na escola no interfere o processo de aprendizagem. B) As atividades desenvolvidas na escola contribuem com a assimilao do contedo, mas no com a formao do indivduo. C) A mediao realizada pelo professor, importante para a aprendizagem consistente. D) O indivduo aprender de qualquer forma, independentemente de recursos e mediaes. E) Recursos materiais por si s, so capazes de produzir conhecimento 15. Os conceitos de Assimilao e Acomodao foram contribuies de qual terico? A) Jean Piaget. B) Jean Jaques Rousseau. C) Sigmund Freud. D) Karl Marx. E) Adam Smith. 16. Assinale a alternativa que associa corretamente os nmeros do primeiro bloco de palavras (s) letra(s) do segundo bloco. 1. Pedagogia Tradicional. 2. Tecnicismo. 3. Construtivismo. a. Prtica pedaggica altamente controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecnicas inseridas numa proposta educacional rgida e passvel de ser totalmente programada em detalhes. b. As idias de descobrir, inventar, redescobrir, criar, sendo que aquilo que se faz to importante quanto o motivo e a maneira que se faz. c. Prtica pedaggica altamente controlada e dirigida pelo professor; proposta educacional rgida, com atividades mecnicas. d. Prtica pedaggica que se caracteriza pela sobrecarga de informaes veiculadas ao aluno; processo de aquisio de conhecimento muitas vezes destitudo de significao.

e. O conhecimento j adquirido pelo aluno no valorizado, sendo a cartilha sequencialmente seguida, a base do processo de alfabetizao A) 1A, 1D, 2B, 3C e 3E. B) 1B, 2C, 2D, 3A e 3E. C) 1D, 1E, 2A, 2C e 3B. D) 1C, 1E, 2A, 2B e 3D. E) 1E, 2C, 2B, 3A e 3D. 17. Algumas concepes pedaggicas norteiam o trabalho realizado nas instituies de ensino. Dentre elas destacamos a concepo da Pedagogia Tradicional que muito contribuiu para o surgimento de outras concepes. Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional. A) Defende que aluno participe e construa seus conhecimentos atravs de exerccios de memorizao. B) uma proposta centrada no professor, que lhe cabe ensinar o contedo atravs de aulas expositivas e com exerccios de memorizao. C) Caracteriza-se pela construo do conhecimento atravs da interao entre professor e aluno. D) Evidencia o professor como o defensor do saber e o principal agente de transformao da aprendizagem. E) Enfoca um processo tradicional, onde o professor ensina e o aluno aprende. 18. Assinale a alternativa INCORRETA. Quem assegura a criana, direitos previstos na LDB, que tem por finalidade proteg-la e proporcionar uma formao consistente? A) O pleno desenvolvimento da criana nos aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social deve ser garantido at os seis anos de idade. B) As funes de educar e cuidar devem estar integradas, para que haja a promoo do desenvolvimento da criana. C) A avaliao deve visar o aprimoramento da ao educativa. D) As habilidades da criana, a observao e o registro do desenvolvimento da criana de responsabilidade do profissional do ensino fundamental e no da educao infantil. E) A reflexo da prtica pedaggica do profissional da educao infantil deve ocorrer para o alcance dos objetivos estabelecidos. GABARITO:
1. D; 2.C; 3.C; 4.B; 5.B; 6.B; 7.D; 8.E; 9.B; 10.A; 11.C; 12.A; 13.A; 14.C; 15.A; 16.C; 17.C; 18.D. Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/concursos/resolva-as-questoes-dosimulado-sobre-conhecimentos-pedagogicos-836574.html#ixzz1mClgDmst

S-ar putea să vă placă și