Sunteți pe pagina 1din 2

Editorial

omea assim, de forma muito simples, o percurso do boletim Informao Incorrecta, projecto nascido na calha do homnimo blog. A verso cartacea, tal como a equivalente disponvel em internet, tenciona tratar de assuntos que atingem de forma considervel as nossas vidas. A crise, em primeiro lugar, mas encarada sem politiquices e/ou tecnicismos. Pelo contrrio, a inteno responder s perguntas que raramente encontram satisfao. Mas so perguntas legitimas, cujas respostas deveriam estar disponveis para todos. E no esto. Alguns exemplos? Eis os exemplos: O que o dinheiro? Como criado? Como funciona? A quem pertence o Euro? O que a Dvida Pblica? Quem so os credores? Quem a Federal Reserve? Quem o Banco Central Europeu? Coisas simples, como afirmado. Mas conhecemos as respostas? Uma ltima nota, bem necessria. Informao Incorrecta no defende nenhuma ideologia poltica tal como representada pelos partidos institucionais, pois no consegue reflectir-se no ultrapassado dualismo Destra-Esquerda. Talvez tenha chegado a altura para falar em pessoas e no em teorias que j foram condenadas pela Histria e pela actualidade. Informao Incorrecta

sonora. Mas no funciona: os clientes continuam a no ter dinheiro e com a msica de Enya ficam tambm deprimidos. Maria pensa e afinal encontra um genial plano de marketing: os clientes podem beber agora e pagar depois. Marca os consumos num bloco de notas: e estas so as dvidas dos clientes, como claro. A frmula "Bebes agora, pagas depois" vinga, Maria torna-se a dona do caf mais popular da cidade. E o negcio agora funciona. Apesar de Enya. De vez em quando, Maria aumenta um pouco os preos, mas ningum se queixa: afinal sempre um "paga depois", o aumento at parece virtual. O banco de Maria tambm fica feliz: agora uma ptima cliente e decide aumentar-lhe o emprstimo, para que possa desenvolver ainda mais o negcio. Afinal, diz o banco, verdade: o emprstimo uma exposio, mas garantida por todos os crditos que Maria tem com os clientes dela. No h riscos. Enquanto isso, o Departamento dos Sbios Investimentos e Alquimia Financeira do mesmo banco tem uma ideia genial: pega em todos os crditos do caf de Maria e usa-os como uma garantia para emitir novos ttulos no mercado internacional. Qual o problema? uma operao legtima e os crditos so uma coisa segura, os clientes tm que pagar, cedo ou tarde. Mais uma vez: no h riscos. A Agncia de Rating Imperiais & Tremoos fica entusiasta e imediatamente assina uma classificao AA+ aos crditos de Maria. E tambm ao banco, pois este trabalha com produtos de primeira qualidade, bvio. At encontrado um nome para identificar estes ttulos: New Imperial High Performance Guaranteed, NIHPG. E soa bem. Obviamente os investidores no sabem que os ttulos so garantidos pelas dvidas de desempregados que gostam de cerveja: afinal o nome parece promissor e depois h um conhecido banco atrs disso e tambm uma excelente avaliao da agncia de rating. No h riscos. Por isso os ttulos NIHPG so bem-vindos no

Bancos, cerveja e tremoos Os derivados: uma das razes da crise

aria a dona dum caf. Um caf onde a maioria dos clientes bebe imperiais, o clssico copo de cerveja com um pratinho de tremoos. Mas Maria tem um problema: muitos dos clientes esto desempregados, no tm dinheiro. Maria tenta tornar o ambiente mais atractivo, com tremoos de primeira qualidade e musica de Enya como banda

mercado, vendem-se sem problema e o preo deles aumenta. Normal: so garantidos, um investimento seguro. To seguro que at os Fundos Penses adquirem uma boa quantia deles: ttulos de primeira qualidade, com ptima avaliao, rendem bem e o valor aumenta. O investimento ideal. No h riscos. Tudo continua alegremente at que um dia o banco de Maria recebe um novo director. Este repara no ar de crise que h no mundo fora e decide reduzir a exposio da instituio. No quer arriscar, portanto reduz o emprstimo de Maria e pede que ela acerte as contas: ter de depositar dinheiro at ser atingido o limite do novo emprstimo, que obviamente mais baixo. Maria, portanto, tem agora que conseguir o dinheiro e comea a pedir aos clientes para pagar as dvidas, aquelas apontadas no papel. O que obviamente impossvel: porque os seus clientes esto desempregados. E ficaram tambm deprimidos por causa de Enya. Aqui h riscos. Ento, o que acontece? Acontece que Maria no consegue juntar o dinheiro necessrio, no pode depositar o dinheiro no banco: e este logo corta os emprstimos. Maria tornou-se uma cliente insolvente. Pior: sem emprstimo, Maria nem pode continuar a actividade: dado que os clientes no pagam na hora, a nica forma de comprar novas mercadorias era com o emprstimo do banco. Inevitavelmente, o caf fecha, os funcionrios so despedidos. Mas h mais: o preo dos ttulos ligados ao caf, os NIHPG, entram em queda e perdem 90% do valor. E o banco que tinha emitido estes ttulos? Agora tem problemas, pois os investidores que tinham adquirido os NIHPG agora querem o dinheiro de volta, o banco entra em crise de liquidez (o banco, coitadinho, no tinha aquele dinheiro todo!) e congela imediatamente a actividade: nada mais de emprstimos para as empresas. Obviamente tudo isso um trauma no mundo econmico. O fornecedor de Maria, que em virtude do seu sucesso tinha entregue cervejas e tremoos com pagamentos deferidos, encontra-se agora cheio de dvidas que nem pode cobrar. No s: mas tinha tambm adquirido alguns ttulos NIHPG e perdeu 90% do investimento com isso. Resultado: o fornecedor de cerveja antes despede e em breve fecha.

O fornecedor dos cd de Enya tambm despede e fecha: um concorrente compra o que sobrar da empresa, fecha a produo local e desloca tudo para a Austrlia. Infelizmente, os Aborgenes odeiam Enya, afirmam perturbar a harmonia de Me Terra e assustar os cangurus, por isso destroem a nova fbrica e queimam os cd numa grande fogueira catrtica. Mas esta outra histria. uma altura triste, sem dvida. Felizmente h um Estado e que faz o Estado? Resgata o banco com um mega-emprstimo, sem pedir garantias, nada: simplesmente o banco no pode falir, pois se o banco fechasse seria uma hecatombe. Isso, pelo menos, o que o Estado afirma. Mas h uma dvida: onde que o Estado encontra os fundos necessrios para o mega-emprstimo? Simples: com novas taxas e impostos pagos por todos aqueles que nunca tinham ido ao bar. Eis de quem era o risco.

O Blog

o activo h mais de dois anos, com cerca de mil visitas dirias, o blog Informao Incorrecta pode ser encontrado ao seguinte endereo:

http://informacaoincorrecta.blogspot.pt
livremente consultvel, tal como livres so os comentrios dos Leitores, no censurados. Dispes de endereo e-mail, pgina Facebook, Twitter e verso optimizada para telemveis. Apresenta publicidade com a qual financiado o presente boletim.

Agradecimentos Um agradecimento particular aso Leitores do blog que tornaram possvel este projecto.

Ficha Tcnica Informao Incorrecta publicao no peridica gratuita. Editor: Informao Incorrecta Impresso: em prprio Sede: Almada Tiragem: 100 copias.

S-ar putea să vă placă și