Sunteți pe pagina 1din 8

Gleica Maria- Afinal, o que o Projeto Poltico Pedaggico?

Projeto Poltico-Pedaggico da escola precisa ser entendido como uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades, a partir de respostas a perguntas tais como:

Que educao se quer? Que tipo de cidado se deseja e para que projeto de sociedade?

Dissociar a tarefa pedaggica do aspecto poltico difcil, visto que o educador poltico enquanto educador, e o poltico educador pelo prprio fato de ser poltico.Toda escola tem objetivos que deseja alcanar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspiraeschama-se PPP.A construo do projeto pedaggico fala de planejamento no contexto de um processo participativo, onde o passo inicial a elaborao do marco referencial, sendo este a luz que dever iluminar o fazer das demais etapas.

O Projeto Poltico Pedaggico poder apresentar as seguintes caractersticas:

Ser processo participativo de decises; Preocupar-se em instaurar uma forma de organizao de trabalho pedaggico que desvele os conflitos e as contradies; Explicitar princpios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estmulo participao de todos no projeto comum e coletivo; Conter opes explcitas na direo de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especfica; Explicitar o compromisso com a formao do cidado; Nascer da prpria realidade , tendo como suporte a explicitao das causas dos problemas e das situaes nas quais tais problemas aparecem; Ser exequvel e prever as condies necessrias ao desenvolvimento e avaliao; Ser uma ao articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola; Ser construdo continuamente, pois como produto, tambm processo.

Nos ltimos anos, com o avano das polticas educacionais que postulam a descentralizao, a gesto da unidade escolar passou a receber maior ateno, ampliando-se suas responsabilidades na busca da melhoria da qualidade do ensino.Partindo do princpio que cada escola possui uma realidade especfica, propomos a discusso de um processo de planejamento que incorpore as diferentes formas de olhar presentes no contexto do dia a dia da unidade escolar atravs da efetiva participao de pais, alunos, professores, funcionrios e especialistas nas decises sobre os rumos da escola.

Nos ltimos anos o debate sobre o processo de planejamento participativo da unidade escolar ganhou importncia entre os tericos que postulam a descentralizao do sistema educacional como um caminho para a democratizao da gesto da educao e a conseqente melhoria da qualidade do ensino. Entender o significado da escola e suas relaes no sistema educacional, bem como com a sociedade, tornou-se uma exigncia imprescindvel para garantir um planejamento realmente participativo.

Evellyn-Ao juntar as trs dimenses, o PPP ganha a fora de um guia, aquele que indica a direo a seguir no apenas para gestores e professores mas tambm funcionrios, alunos e famlias. Ele precisa ser completo o suficiente para no deixar dvidas sobre essa rota e flexvel o bastante para se adaptar s necessidades de aprendizagem dos alunos.Se voc prestar ateno, as prprias palavras que compem o nome do documento dizem muito sobre ele:

Projetovem do latim projicereque significa lanar para frente porque rene propostas de ao concreta a executar durante determinado perodo de tempo. um plano, intento, desgnio. Empreendimento. Plano geral de edificao.Analisando com mais mincia a etimologia do termo Projeto Poltico Pedaggico, ser mais fcil familiarizar-se com o que ele diz em suas entrelinhas: Polticovem do grego politik, arte de governar a cidade por considerar a escola como um espao de formao de cidados conscientes, responsveis e crticos, princpios diretores da ao; conjunto dos princpios e dos objetivos que servem de guia a tomadas de deciso e que fornecem a base da planificao de atividades em determinado domnio; modo de se haver em qualquer assunto particular para se obter o que se deseja; estratgia; tcticaque atuaro individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. Pedaggicorelativo ou conforme apedagogia; que teoria da arte, filosofia ou cincia

da educao, com vista definio dos seus fins e dos meios capazes de os realizar porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessrios ao processo de ensino e aprendizagem.

Maria Jos- A elaborao do projeto poltico pedaggico precisa contemplar os seguintes tpicos:

Misso Clientela Dados sobre a aprendizagem Relao com as famlias Recursos Diretrizes pedaggicas Plano de ao

O PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliao que voc e todos os membros da equipe gestora e pedaggica devem consultar a cada tomada de deciso. uma ao intencional. Compromisso social e poltico no sentido de compromisso com a formao do cidado, buscando definir as aes educativas e as caractersticas necessrias s escolas para que essas cumpram seus propsitos e sua intencionalidade.

Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princpios e de normas que iluminem a ao pedaggica cotidiana.O Projeto poltico pedaggico v a escola como um todo em sua perspectiva estratgica, no apenas em sua dimenso pedaggica. uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratgicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcanar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o prprio desempenho. Bruno Ismael- O PPP diferente de planejamento pedaggico. um conjunto de princpios que norteiam a elaborao e a execuo dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes educao:

Conceitos Antropolgicos Conceitos Epistemolgicos Conceitos sobre Valores Poltico

relativos existncia humana Aquisio do conhecimento Aquisio do conhecimento direcionamento hierrquico, regras

Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Poltico Pedaggico d segurana escola. Escolhem-se as melhores estratgias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo est fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindvel para se ter um rumo, visando obteno de resultados de forma mais eficiente, intensa, rpida e segura.

A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam. Uma boa sugesto nomear comisses de pais e encarreg-las de organizar campeonatos esportivos nos finais de semana na quadra da escola, cuidar dos banheiros ou da biblioteca.Pensar em Projeto Poltico Pedaggico para qualquer escola, pressupe que os educadores tenham um espao onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experincias acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definio anterior sobre qual a concepo de Projeto Poltico Pedaggico ser utilizada pelo grupo.

A escola influenciada por foras "externas" e "internas" a seus muros. Enquanto uma unidade social os "elementos que integram a vida escolar so, em parte, transpostos de fora; em parte, redefinidos na passagem, para ajustar-se s condies grupais; em parte, desenvolvidos internamente e devidos a estas condies. Longe de serem um reflexo da vida da comunidade, as escolas tm uma atividade criadora prpria, que faz de cada uma delas um grupo diferente dos demais"

Tainara- Nesse sentido a realidade de cada escola deve ser pensada e planejada segundo as suas caractersticas especficas, pois, cada "um de nossos pases mostra uma forma diferente de expanso de seu sistema pblico de escola, a qual se liga ao carter das lutas sociais, a projetos polticos identificveis, ao tipo de modernizao que cada Estado props para o sistema educacional dentro de precisas conjunturas histricas. As diferenas regionais, as organizaes sociais e sindicais, os professores e suas

reivindicaes, as diferenas tnicas e o peso relativo da Igreja marcam a origem e a vida de cada escola.

A partir da, dessa expresso local, tomam forma internamente as correlaes de foras, as formas de relao predominantes, as prioridades administrativas, as condies trabalhistas, as tradies docentes, que constituem a trama real em que se realiza a educao. uma trama em permanente construo que articula histrias locais, pessoais e coletivas, diante das quais a vontade estatal abstrata pode ser assumida ou ignorada, mascarada ou recriada, em particular abrindo espaos variveis a uma maior ou menor possibilidade hegemnica.

Ana Alice- Apesar da especificidade de sua realidade, a escola possui vnculos institucionais com um determinado sistema escolar, ou seja, sua autonomia deve ser entendida de forma relacional, dentro de um contexto de interdependncias. A autonomia umconceito que exprime sempre um certo grau de relatividade: somos mais ou menos autnomos podemos ser autnomos em relao a umas coisas e no ser em relao a outras. A autonomia , por isso, uma maneira de gerir, orientar, as diversas dependncias em que os indivduos e os grupos se encontram no seu meio biolgico ou social, de acordo com as suas prprias leis.

Analisar a realidade particular de cada escola, torna-se uma tarefa fundamental no processo de planejamento, pois "problemas" semelhantes no so necessariamente identificveis, ou seja, o mesmo "problema" deve ser pensado de forma diferente, em distintas realidades escolares

O planejamento participativo o processo de organizao do trabalho coletivo da unidade escolar. Segundo Ferreira (1979) podemos identificar trs fases desse processo: a preparao do Plano Escolar, entendido como o registro sistematizado e justificado das decises tomadas pelos agente educacionais que vivenciam o dia-a-dia da escola; o acompanhamento da execuo das operaes pensadas no Plano Escolar, de forma a fazer, caso seja necessrio, as alteraes nas operaes de forma que essas alcancem os objetivos propostos; e a reviso de todo o caminhar, avaliando as operaes que favoreceram o alcance dos objetivos e aquelas operaes que pouca influncia tiveram sobre o mesmo, iniciando-se assim um novo planejamento.

Nesse sentido, a participao deve ser entendida como um processo de aprendizagem que demanda espaos sociais especficos para a sua concretizao, tempo para que idias sejam debatidas e analisadas, bem como, e principalmente, o esforo de todos aqueles preocupados com a formao do cidado e de uma escola verdadeiramente democrtica.

Raimunda- Em meados da dcada de 90, a ideia de projeto pedaggico veio tomando corpo no discurso oficial e em quase todas as instituies de ensino, espalhadas no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 9394/94), em seu artigo 12, inciso I, prev que "os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terno a incumbncia de elaborar e executar sua proposta pedaggica", deixando explcita a ideia de que a escola no pode prescindir da reflexo sobre sua intencionalidade educativa.

Desde a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto poltico pedaggico (o PPP, ou simplesmente projeto pedaggico). Esse documento deve explicitar as caractersticas que gestores, professores, funcionrios, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formao querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - que sua elaborao no signifique nada alm de um papel guardado na gaveta.

Se bem formatado, porm, o prprio processo de construo do documento gera mudanas no modo de agir. Quando todos enxergam de forma clara qual o foco de trabalho da instituio e participam de seu processo de determinao, viram verdadeiros parceiros da gesto. O processo de elaborao e implantao do projeto pedaggico complexo e dvidas sempre aparecem no caminho.

Assim o projeto pedaggico passou a ser objeto prioritrio de estudo e de muita discusso. O projeto pedaggico no somente uma carta de intenes, nem apenas uma exigncia de ordem administrativa, pois deve expressar a reflexo e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender s diretrizes do sistema nacional de Educao, bem como s necessidades locais e especficas da clientela da escola.

Cassiana-Neste projeto est concretizao da identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade, este deve ser compreendido como instrumento e processo de organizao da escola, tendo em conta as caractersticas do institudo e do instituinte.Este no um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedaggicas da instituio educativa, mas um produto especfico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado.

Trata-se de um instrumento que permite clarificar a ao educativa da instituio educacional em sua totalidade. O projeto pedaggico tem como propsito a explicitao dos fundamentos tericos metodolgicos, dos objetivos, do tipo de organizao e das formas de implementao e de avaliao institucional.

O projeto pedaggico no modismo e nem documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direo da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois um instrumento do trabalho que indica rumo, direo e construdo com a participao de todos os profissionais da instituio. O projeto pedaggico tem duas dimenses a poltica e a pedaggica. Ele poltico no sentido de compromisso com a formao do cidado para um tipo de sociedade e pedaggico porque possibilita a efetivao da intencionalidade da escola, que a formao do cidado participativo, responsvel, compromissado, crtico e criativo.

Samuel- Essa ltima a dimenso que trata de definir as aes educativas da escola, visando a efetivao de seus propsitos e sua intencionalidade a dimenso poltica se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prtica especificamente pedaggica.Falar da construo do projeto pedaggico falar de planejamento no contexto de um processo participativo, onde o passo inicial a elaborao do marco referencial, sendo este a luz que dever iluminar o fazer das demais etapas, apresentando alguns procedimentos, entre os quaispode-se citar:

O estabelecimento de objetivos, simples, claros e definidos que o coletivo da escola quer alcanar;

A definio dos caminhos que levar aos objetivos pretendidos; A definio dos procedimentos pedaggicos cabveis para que possa, atravs das aes, viabilizar a consecuo dos objetivos traados e pretendidos; O estabelecimento de um roteiro norteando o caminho a seguir para se atingir as metas propostas.

A partir dessas concluses e procedimentos, podemos entender planejamento como antecipao de aes a serem desencadeadas ao longo do ano letivo, utilizando-se de todos os meios disponveis para se atingir os fins a que se destina o ato de educar.Na escola, enquanto educadores, planejamos para ver concretizadas nossas ideias educacionais, vinculadas formao e informao de alunos capazes de se inserir, com sucesso, no mercado de trabalho (ou seja de construir seu futuro) e de criar um mundo melhor e mais justo.

Atingir ou no os objetivos propostos j outra questo. Depende de uma srie de fatores dentre os quais a qualidade das aes. Muitas vezes no percebemos ou no despertamos para essas aes. Nossos erros e acertos ficam condicionados nossa prpria razo de existir. Da a necessria organizao de pensamentos e ideias.

S-ar putea să vă placă și