Sunteți pe pagina 1din 3

Terceira Lista de Exerccios de Arquitetura Naval e Offshore Prof.

Andr Carvalho 1) O navio da figura abaixo visto de proa para popa e sofreu uma pequena inclinao para bombordo.

Sendo G o seu centro de gravidade, B o centro de flutuao e M o metacentro transversal, pode-se afirmar que a embarcao apresenta equilibrio a) b) c) d) e) Estvel, porque M est acima de B. Estvel, porque M est abaixo de G. Instvel porque M est abaixo de G. Instvel, porque M est acima de B. Indiferente, porque a embarcao estvel para qualquer posio de M.

2) Um navio de 8m de calado tem um momento de inercia do plano de flutuao em relao ao eixo longitudinal de 55.935 m4. A rea do plano de flutuao de 1808m e o volume da carena 11300m. o centro de gravidade do navio pode ser considerado como no plano de flutuao. Qual a altura metacntrica transversal? 3) Uma embarcao em forma de paraleleppedo retangular tem 60m de comprimento, 9m de boca e pesa 2214 t em gua salgada. Achar a cota do metacentro. 4) Uma embarcao em forma de paraleleppedo retangular tem 30m de comprimento, 6 de boca e flutua em caldo sem compasso de 1,2m. A altura metacntrica quando vazia de 2m. So construdas duas anteparas estanques transversais a 3m de cada extremidade. Demostrar que uma pequena quantidade de gua em que ela flutua penetrando no compartimento central tronar a estabilidade da embarcao indiferente. 5) Uma barcaa em forma de paraleleppedo retangular tem 40m de comprimento, 10m de boca e flutua num calado de 3m. Achar o raio metacntrico. 6) Uma barcaa em foma de caixa tem 26m de comprimento, 9,6m de boca e um deslocamente de 452t. Qual a cota do metacentro se est flutuando em gua salgada? 7) Uma barcaa em forma de paralelepipedo retangular tem as dimensoes: comprimento= 33m, boca = 9m, pontal=2,4m e calado avante e a r = 0,45m. Qual a cota do metacentro transversal? 8) Uma barcaa em forma de paraleleppedo retangular tem 40m de comprimento, 12m de boca e 3m de pontal. Seu calado em guas parelhas 1,5m. Qual a cota metacntrica.

9) Um ponto cilndrico tem 9m de comprimento e 4m de dimetro e est sendo rebocado com seu eixo na linha de flutuao. Qual seu raio metacntrico? 10) Uma barcaa em forma de paraleleppedo retangular tem as seguintes dimenses: 36m de comprimento, 10m de boca, 2,3m de pontal e calado de 1m em gua salgada. Determinar: (a) deslocamento, (b) cota do centro de carena; (c) raio metacntrico transversal; (d) cota do metacentro transversal. 11) Uma barcaa em forma de paraleleppedo retangular tem 30m x 9m x 2,4m de dimenses e flutua com um calado de 1m2 m em guas parelhas. Seu KG 0,9m. Determinar: (a) cota do centro de carena, (b) volume de carena; (c) momento de inercia do plano de flutuao em relao ao eixo longitudinal; (d) cota do metacentro transversal; (e) deslocamento em gua salgada. 12) Calcule o KG mximo permitido para uma balsa de sees transversais de formato retangular com 100m de comprimento, 20m de boca, calado de 5 metros e pontal de 8 metros. Considere um GM mnimo de 0,15m. 13) Resolva o problema anterior considerando agora um prisma com sees transversais triangulares. Considere L=100, Boca mxima = 20, calado = 5 e pontal 8 metros. Considere GM mnimo de 0,15m. 14) Um pequeno peso adicionado a um navio no plano diametral e em uma posio que de tal forma deixaria o navio sem trim. Mostrar que a altura metacntrica reduzida se o peso adicionado a uma altura da quilha maior do que T-GM, onde T o calado. 15) Mostrar que para uma caixa retangular flutuando com calado uniforme de d metros e boca de 12 m, a distncia metacntrica transversal a partir do fundo dada por

d 2 24 , ento, qual a altura metacntrica quando o calado de 4,9m? 2d


16) A embarcao mostrada usada para suportar peso. Ela tem o centro de gravidade em A. Z A 3.5m . O calado de 1 m uniforme. Qual o valor mnimo de d, se GM deve ser inferior a 2m?

17) Considere um cilindro macio de seo na forma de um triangulo equiltero como representado na figura abaixo. Qual deve ser a relao entre o peso especifico do corpo e o peso especifico da gua para que seja garantida a estabilidade.

18) Calcular: a) Volume de deslocamento b) KB c) Momento de inercia da linha de flutuao d) BM e) GMt Dados: Pontoons retangulares (2): L=80m, B=10m, H=15m Colunas circulares (4): Lcol=30m, D=10m Espao entre colunas (linha de centro): S=40m Calado: T=10m KG=15m

L=80m B=10m H=5m Lcol=30m D=10m S=40m T=10m KG=15m

S-ar putea să vă placă și