Sunteți pe pagina 1din 28

CONTRIBUIES DA NEUROPSICOLOGIA PARA AMPLIAR O OLHAR DO (A) PSICOPEDAGOGO (A)

CARVALHO Rosita Edler edler@centroin.com.br

Este artigo inicia-se com algumas premissas que representam, em si mesmas, um primeiro convite reflexo para a ampliao de nosso olhar, enquanto profissionais interessados na melhoria da qualidade de vida dos Sujeitos que nos procuram - os nossos clientes ou alunos: Aspectos polticos, scio-culturais e econmicos que caracterizam o contexto em que vivemos exercem influncia sobre nossas aes profissionais, mesmo no sendo condicionantes delas; Profissionais que lidam com pessoas, como o caso dos psicopedagogos, devem acompanhar os avanos cientficos e tecnolgicos, alm daqueles especficos de sua rea de atuao, mas a ela relacionados; Psicopedagogos enfrentam inmeros desafios, incluindo-se mudanas no seu prprio campo de atuao, sem fugir de seus princpios. nspirando-me nessas premissas, tenho como objetivo apresentar alguns subsdios extrados da neuropsicologia e que representam provocaes para o nosso trabalho como psicopedagogos. Precisamos enfrent-las, sem culpas e sem medos. Temos muito que aprender sobre o crebro humano, pouco explorado nos cursos de especializao para nos tornarmos psicopedagogos (as)1. Essa constatao no banaliza o conhecimento construdo, ao contrrio: a partir do que sabemos que podemos avaliar o que nos falta e o que nos assombra sob a forma de dvidas e de questionamentos. Para esclarec-los precisamos extrapolar o prprio campo de atuao psicopedaggica, sem fugir de seus princpios. No tenho a menor pretenso de ser exaustiva nos domnios da neuropsicologia, at porque estou em processo de formao, vida por informaes que me permitam construir
1

Em todo o texto, sempre que houver referncia a um profissional ou aluno, ficam subentendidos os gneros.

2 conhecimentos e novas prticas, de modo a melhor exercer minhas funes como psicopedagoga. Vrias so as direes para as quais o psicopedagogo dirige seu olhar, dependendo dos mbitos de interveno que elegeu: clnico, institucional escolar, empresarial ou na ao social2. Em cada um desses campos de atuao, as premissas acima arroladas so aplicveis e devem merecer um primeiro olhar, pois so compatveis com a viso sistmica de nossa realidade (extremamente complexa pelo dinamismo e rapidez com que fatos e fenmenos se interligam enquanto acontecem). Na segunda das premissas, particularmente, esto os alicerces deste artigo, pois os estudos e pesquisas na neuropsicologia traduzem significativos avanos cientficos e tecnolgicos dos quais o saber e o fazer psicopedaggicos no podem ficar distanciados. Embora as contribuies da neuropsicologia sejam teis em qualquer dos mbitos de interveno do psicopedagogo, neste trabalho estabeleci como recortes suas prticas na clnica ou na escola. Nesta, a nfase recai sobre as aes pedaggicas, particularmente para alunos que apresentam problemas e, na clnica, para os processos cognitivos de Sujeitos com dificuldades na aprendizagem. Em ambas as situaes, ao lado dos processos cognitivos, valorizam-se os aspectos afetivos e relacionais, alm dos corpos e organismos. Com propriedade Sara Pan (1989) ao relacionar os quatro fatores3 que devem ser levados em considerao para a compreenso de problemas de aprendizagem, inicia sua anlise com os orgnicos. E, ao eleg-los, apresenta-os com um pargrafo que, por si s, justifica buscar as contribuies das neurocincias:

A origem de toda aprendizagem est nos esquemas de ao desdobrados mediante o corpo. Para a leitura e integrao da experincia fundamental a integridade anatmica e de funcionamento dos rgos diretamente comprometidos com a manipulao do entorno, bem como dos dispositivos que garantem sua coordenao no sistema nervoso central. (p.29). (O grifo meu).

A respeito da interveno psicopedaggica, uma leitura interessante IGEA, B.R. e col. Presente e futuro do trabalho psicopedaggico. Trad. Antonio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2005.
3

Os quatro fatores elencados por Sara Pan so: orgnicos, especficos (como a lateralidade indefinida, a dislexia), psicgenos (como a inibio da funo de aprender ou a transformao dessa funo) e os ambientais (rede de relaes familiares, possibilidades reais que o meio fornece, natureza dos estmulos, etc.). Tais fatores constam do livro: Diagnstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem . Trad. de Ana Maria N.Machado. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1985.

3 Ao longo do texto no qual trata dos fatores orgnicos, a autora faz-nos pensar na importncia do corpo para a recepo e integrao dos estmulos, alertando-nos para a prioridade que deve ser conferida sade dos analisadores4 que entram em contato direto com o entorno. E exemplifica com possveis perdas ou disfunes sensoriais, tardiamente identificadas e que podem gerar comportamentos de desinteresse, alheamento ou de dependncia no aprendiz que, por ser hipoacsico ou mope no quer ouvir ou ver. (op.cit: p.29). Transtornos endocrinolgicos tambm so mencionados no texto de Pan, no s por sua interferncia no desenvolvimento global dos Sujeitos como porque, muitos casos de desateno, memria alterada, sonolncia, etc. podem ser explicados por disfunes glandulares. No raro, tanto na escola como na clnica, os sintomas so previamente concebidos como manifestaes de problemas nas dimenses cognitiva, afetiva/ emocional ou na relacional, descuidando-se dos aspectos orgnicos. Com propriedade, portanto, Pan referese s investigaes sobre o corpo e o organismo, incluindo aspectos neurolgicos, pois quando h desordens ou leses corticais elas provocam alteraes na aprendizagem. Da a importncia do Sistema Nervoso Central, (SNC) e que destaquei em negrito na citao. ele o grande coordenador de todos os dispositivos corporais, bem como de seu funcionamento nas relaes com o meio ambiente. De modo elegante e sutil Sara Pan leva-nos a valorizar o SNC, pois ao referir-se s relaes entre ele e os problemas cognitivos - mais ou menos graves-, afirma que as perturbaes no referido Sistema, mesmo no sendo causas suficientes, devem ser consideradas como causas necessrias para que se configure um problema de aprendizagem! Esta afirmativa, embora sem conter referncias explcitas importncia das neurocincias, permite-nos consider-las nas entrelinhas. Penso que se a autora estivesse escrevendo seu livro nos dias de hoje, provavelmente, nos brindaria com as contribuies da cincia neural (dentre elas a neuropsicologia), porque nos oferece explicaes sobre como milhes de clulas atuam no crebro para produzir comportamentos, influenciadas pelo meio ambiente e pelos comportamentos de outras pessoas. Tais constataes levam-nos a dar destaque ao corpo e

Observe-se que a denominao /analisadores/ empregada por Pan, sem comprometimento da mensagem, pode ser substituda por /receptores orgnicos/, para facilitar a compreenso.

4 ao organismo, no emaranhado de alternativas para as quais devemos direcionar nosso olhar psicopedaggico. Embora o eixo vertebrador deste artigo seja a neuropsicologia, seguem-se breves aluses neurocincia, pois a neuropsicologia uma de suas reas5. Podemos sintetizar um conceito dizendo que neurocincia um termo que rene estudos do sistema nervoso normal e patolgico, especialmente a anatomia e a fisiologia do crebro, interrelacionando todas as disciplinas que explicam o comportamento, o processo de aprendizagem e a cognio humana, bem como os mecanismos de regulao orgnica. , essencialmente, uma prtica multidisciplinar, envolvendo estudos sobre as composies moleculares e bioqumicas do sistema nervoso e suas diferentes, manifestaes por meio de atividades intelectuais como, por exemplos: a linguagem, a resoluo de problemas, o planejamento. Dizendo de outro modo, as neurocincias procuram descrever, explicar e, se necessrio, intervir sobre mecanismos neuronais que sustentam atos cognitivos, perceptivos, motores, sociais e emocionais. Compreendo que, mesmo me apoiando em idias de pessoas renomadas como Sara Pan, trazer as neurocincias para o terreno das reflexes nos meios psi um desafio. Escrever e falar sobre neurnios, sinapses, neurotransmissores, bioqumica etc. pode ser considerado como uma hipertrofia dos aspectos orgnicos, em detrimento dos psicolgicos e sociais, a ponto de se batizar o olhar que valoriza as atividades neuronais com diversos nomes como: reducionismo, categorizao, medicalizao, biologismo ou como pensamento nico. Mas, s.m.j., desconsiderar os impactos que o sistema nervoso produz na conduta humana , tambm, uma manifestao pensamento nico. E...se os profissionais das reas psi deixarem de reconhecer a importncia da contribuio das neurocincias e das tcnicas de registro imagtico das atividades do crebro enquanto realiza tarefas especficas, estaro desperdiando uma importante possibilidade de ampliar o seu olhar, atualizando-se.

So trs reas na neurocincia: neurofisiologia, neuroanatomia e neuropsicologia. A neurofisiologia o estudo das funes do sistema nervoso; a neuroanatomia o estudo da estrutura do sistema nervoso, em nvel microscpico e macroscpico e a neuropsicologia o estudo da relao entre as funes neurais e psicolgicas.

5 Enquanto psicopedagogos precisamos entrar nas neurocincias por meio da neuropsicologia, objetivando melhor investigar (diversificando nossas hipteses) e melhor compreender as manifestaes comportamentais de pessoas que nos procuram, que nos so encaminhadas ou com as quais interagimos, na escola. A diversificao de hipteses para explicar as dificuldades enfrentadas pelos nossos aprendizes depende da ampliao dos paradigmas sobre os quais assentamos nossas prticas. Conhecer e valorizar a contribuio da neuropsicologia ser tanto til na fase de diagnstico como na de interveno psicopedaggica sendo que, na escola, deve ser ter carter preventivo, pois escola no clnica. A neuropsicologia um campo do conhecimento humano que vem se estruturando como o estudo das relaes entre crebro, mente e comportamento humano. Em outras palavras, a neuropsicologia trata das relaes entre cognio e comportamento, investigando as diferentes funes cerebrais, com nfase para os processos mentais superiores. Kandel et al. (2000)6 ao conceituar a nova cincia esclarece que, alm de fornecer informaes sobre o comportamento, tendo como escopo a atividade cerebral produzida por milhes de clulas neurais, tambm trata das influncias do ambiente incluindo-se, nelas, as relaes interpessoais. Um novo corpo de conhecimentos est se desenvolvendo graas a associao entre a psicologia e a neurocincia, gerando valiosa contribuio para aprofundar o conhecimento das funes indispensveis ao processo de aprendizagem como: percepo, ateno, memria, abstrao, raciocnio, processamento da informao, afetividade, funes motoras e funes executivas, dentre inmeras outras. Fica, veladamente encoberta, uma questo: como conciliar a neuropsicologia com a psicanlise, um dos escopos do trabalho psicopedaggico, principalmente se apoiado na epistemologia convergente? Alguns psicanalistas tm enfrentado essa problemtica e procuram as pontes para compatibilizar as relaes fisiolgicas com o psiquismo. Dentre eles cito Monah Winograd, doutora em Teoria Psicanaltica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e que trabalhou os conceitos freudianos de pulso e afeto como conceitos-

Kandel,E; Schwartz,J; Jessel T. Fundamentos da neurocincia do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

6 membrana entre o fisiolgico e o psicolgico, considerando que deveriam servir de base epistmica para pensar as relaes entre a fisiologia e o psiquismo. Em seu artigo sobre Freud e os conceitos-membrana, publicado pela Revista Percurso, n. 28, 1/2002 com o ttulo Freud, o corpo e o psiquismo7, ao citar o pensamento do pai da psicanlise, lembra o fato de que ele considerava o psquico e o corporal como ordens de realidade distintas, o que no significa que ele as compreendesse como ordens de realidade autnomas. Distino no necessariamente correspondente autonomia, independncia. Extrado do texto de Winograd (op.cit.):

Para Freud, a conexo entre processos fisiolgicos e processos psicolgicos no de causalidade mecnica: so processos paralelos, concomitantes e dependentes reciprocamente uns dos outros. Podemos dizer que cada um causa do outro e de si mesmo, noutras palavras, cada ocorrncia numa das sries produz efeitos nesta mesma srie e na outra. Deste ponto de vista, problemtico qualquer discurso que pretenda reduzir uma srie outra, seja biologizando o sujeito, seja psicologizando-o. A psicanlise est assentada neste paralelismo psicofsico de Freud que, provavelmente, o seu pressuposto mais importante.

Ao valorizar a neuropsicologia para ampliar o meu olhar como psicopedagoga e psicloga tenho enfrentado algumas barreiras decorrentes de crticas tais como: h uma exacerbao do bio em detrimento do psicossocial; a predominncia do bio mais condizente com o modelo mdico em vez do social, este mais atual e aquele ultrapassado; todas as prticas narrativas das neurocincias extrapolam a epistemologia gentica piagetiana e, ainda, a psicanlise no fica explcita nos estudos e pesquisas das neurocincias e, em decorrncia desconsideram-se suas contribuies.... Suponho que outros psicopedagogos que resolveram buscar, na neuropsicologia, respostas para as inmeras indagaes que ficaram em aberto durante sua formao, sofrem as mesmas crticas.

Disponvel em http://br.geocities.com/materia_pensante/conceitos_membrana.html, acessado aos 2 de setembro de 2009.

7 Passemos, agora, ao exame de algumas das contribuies da neuropsicologia que, no meu entendimento, precisam ser aprofundadas nos estudos de formao inicial ou continuada de psiclogos e psicopedagogos: 1- As principais unidades funcionais do crebro e suas interaes; 2- O crebro executivo. As informaes que se seguem foram extradas de meus apontamentos de aulas e, principalmente, de dois livros de cabeceira: Fundamentos de Neuropsicologia e O Crebro Executivo. Este de autoria de Elkhonon Goldberg (2002) discpulo do autor do outro livro, Aleksander Romanovich Luria (1981).

1-As principais unidades funcionais do crebro e suas interaes

Trs so as unidades cerebrais funcionais cuja participao se torna necessria para qualquer tipo de atividade mental, em especial as atividades conscientes: (i) unidade

para regular o tono e a viglia; (ii) unidade para obter, armazenar e processar informaes; (iii) unidade para programar, regular e verificar a atividade mental. Cada uma dessas unidades bsicas possui, ela prpria, uma estrutura hierarquizada e consiste em pelo menos trs zonas corticais construdas uma acima da outra: as reas primrias que recebem impulsos da periferia ou os enviam para ela; as secundrias aonde as informaes que chegam so processadas e as tercirias, responsveis - no homem pelas formas mais complexas de atividade mental e que requerem a participao de mltiplas reas corticais. Desta ltima afirmativa (referente s mltiplas reas corticais) podemos extrair outra: os processos mentais humanos so sistemas funcionais complexos que no esto localizados em estreitas e circunscritas reas do crebro, mas ocorrem por meio da participao de grupos de estruturas cerebrais operando em concerto (LURIA, 1981: 27). O conhecimento mais detalhado das trs unidades funcionais e das estruturas corticais envolvidas permite, no s identificar manifestaes patolgicas, como criar condies tais que possibilitem ao Homem dito normal desenvolver suas atividades

mentais, recebendo, selecionando, analisando informaes e corrigindo equvocos.

8 (i)- Em relao primeira unidade funcional - a que regula o tono, a viglia e os estados mentais-, desde os estudos realizados por Pavlov (em 1900), sabe-se que a atividade mental dirigida a metas requer um nvel timo de tono e viglia cortical. Esta primeira unidade compreende a medula espinhal, o tronco cerebral, o cerebelo, o sistema lmbico e o tlamo (FONSECA, 2007, P.47).8 A imagem abaixo, extrada do sistema de buscas do Google, permite-nos localizar algumas das partes que compem a primeira unidade funcional.

Descobertas mais recentes apontam que as estruturas que mantm e regulam o tono cortical situam-se no subcortex e no tronco cerebral. Na dcada de 50, dois investigadores Magoun e Moruzzi, apud Luria (op.cit.p.29), mostraram que h uma formao nervosa particular localizada no tronco cerebral a formao reticular- especialmente adaptada (morfolgica e funcionalmente) para controlar e manter o tono cortical e o estado de viglia, alm de regular esses estados em

concordncia com as solicitaes reais com que se defronta o organismo. Embora sem que se possa visualizar a formao reticular, a imagem que se segue ajuda-nos a localizar o tronco enceflico em relao ao crtex, esclarecendo-se que formado pelo: diencfalo, mesencfalo, ponte e mielencfalo ou medula oblonga, que podem ser vidualizadas na figura que se segue do tronco enceflico:

Fonseca, V. Cognio, Neuropsicologia e Aprendizagem: abordagem neuropsicolgica e psicopedaggica. Petrpolis, Rj: Vozes, 2007.

As fibras ascendentes e descendentes da formao reticular formam um nico sistema funcional verticalmente arranjado, o que ps fim s idias de que os mecanismos nervosos dos processos mentais estavam localizados inteiramente no crtex. Estudos que se seguiram e que continuam nos dias de hoje tm comprovado que a formao reticular tanto tem uma funo ativadora do crtex, como uma funo inibidora. A formao reticular ativadora sofre a influncia de, pelo menos, trs origens: a que representada por aspectos metablicos do organismo, regulados principalmente pelo hipotlamo, com o qual partes da formao reticular esto intimamente conectadas; o influxo de estmulos (informaes) do mundo exterior que, por meio dos rgos dos sentidos e dos reflexos de orientao - estreitamente ligados aos mecanismos de memria -, chegam formao reticular que est relacionada com o sistema lmbico, em especial com o hipocampo; intenes e planos, previses e programas que se formam durante a vida consciente do homem que so sociais em sua motivao e que so efetuados com a participao ntima da fala, inicialmente externa e depois interna (LURIA, idem, p.40). Seria errado considerar o aparecimento de metas como atos puramente intelectuais, pois as fibras descendentes da formao reticular, estendendo-se desde o crtex pr-frontal at os ncleos do tlamo e do tronco cerebral, tambm participam da formao de intenes e planos, tornando possveis as formas mais complexas da atividade consciente. Essas informaes, decorrentes de estudos e pesquisas, ampliam nosso olhar psicopedaggico, particularmente quando dirigido queles clientes ou alunos com

10 perturbaes no desenvolvimento e na aprendizagem e que se mostram muito lentos, algumas vezes montonos, inclusive nas respostas s nossas indagaes e com astenia geral, embora no apresentem distrbios na recepo de informaes visuais, auditivas, tteis ou cinestsicas. A avaliao de sua motricidade, praxia postural, estruturas rtmicas, fala e escrita, igualmente no evidencia sinais de perturbao. No entanto, apresentam distrbios de memria, tendncia fadiga, passagem rpida micrografia, clara reduo do tono, comeando a desempenhar suas tarefas corretamente e, derrepente, tornando-se lentos at uma total astenia, com modificaes no tom da voz e nas reaes afetivas que se manifestam como indiferena ou como ansiedade e aflio. Segundo Fonseca

(op.cit.,p.48) desordens na primeira unidade funcional podem incluir outros sintomas como insnia, desateno, hiperatividade e hipoatividade. Em situao de aprendizagem, sujeitos com manifestaes de alheamento, tenso, desmotivao, guisa de exemplo dentre tantos outros que seriam possveis, podem ficar muito e muito tempo em avaliao e atendimento em busca dos aspectos cognitivos, relacionais e afetivo-emocionais que pudessem explicar seus comportamentos. Mas, se estivemos atentos s contribuies da neuropsicologia, vamos suspeitar da existncia de sndromes silenciosas9 e buscar a ajuda de outros profissionais, objetivando melhores esclarecimentos para a sintomatologia e para nossas prprias observaes clnicas. Com propriedade Ratey e Johnson (1997) referem-se a sombras mentais: pessoas com formas brandas de distrbios srios, e mencionam a confuso quando vemos pacientes que, apesar de no se encaixarem nas teorias clssicas, tm dificuldades na vida (p.16). O grifo meu para lembrar que tais teorias podem ser de qualquer ramo dos saberes psi. E, prosseguem os autores: Ser que essas dificuldades se devem inteiramente educao e ao ambiente, ou tm alguma base na biologia do crebro? Tenho me formulado essa pergunta com constncia, sempre que me deparo com casos que apresentam alguns sintomas que no se encaixam nos quadros de referncia comumente usados na psicopedagogia, ou que no respondem adequadamente interveno no consultrio.

Ratey, John J., Johnson, C. Sndromes Silenciosas:como reconhecer as disfunes psicolgicas ocultas que alteram o curso de nossas vidas. Trad. de Heliete Vaitsman. Rio de Janeiro:Objetiva, 1997.

10

11 Na escola, se conhecida e valorizada essa primeira unidade funcional, ajudar o psicopedagogo e os professores a compreenderem que determinados comportamentos dos alunos so intrnsecos atividade reguladora de suas atividades corticais e nveis de vigilncia. Reclamar, punir, criticar ou insistir para que aprendam com mais dedicao ou com prticas de ensino mais exigentes,no vai modificar seus comportamentos, mas poder acarretar sentimentos contraditrios, inclusive de baixa auto - estima. No consultrio caber aprofundar os processos diagnsticos para a identificao de possveis alteraes neurolgicas que expliquem as dificuldades dos alunos. (ii)- A segunda unidade funcional descrita por Luria de recepo, anlise e armazenamento de informaes. Localiza-se nas regies laterais do neocrtex incluindo, tambm, as regies visual (occipital), auditiva (temporal) e sensorial geral (parietal). formada por neurnios isolados que obedecem regra de tudo-ou-nada10, recebendo impulsos individualizados e transmitindo-os a outros grupos de neurnios. A figura que se segue, igualmente disponvel no Google, permite localizar regies que integram a segunda unidade funcional, na abordagem luriana.

Propriedades funcionais evidenciam que esta segunda unidade est adaptada para receber estmulos de receptores perifricos que vo para o crebro, onde so decodificados e integrados, porque as partes que a compem possuem grande especificidade para a natureza dos estmulos que recebem, incluindo-se os gustativos e olfativos.
A regra de tudo ou nada, diz respeito propagao do impulso nervoso nos neurnios que so ativados quando um estmulo eltrico provoca, na juno sinptica, a liberao de substncias qumicas - os neurotransmissores.Os efeitos eltricos podem ser excitatrios ou inibitrios e, se a soma dos potenciais excitatrios e inibitrios vindos de todas as sinapses excede determinado valor limiar,o neurnio dispara ou no, um potencial de ao que se propaga a outros neurnios.
10

11

12 Depreende-se, portanto, que a segunda unidade funcional serve como um aparelho que recebe, analisa e armazena informaes que chegam do mundo exterior, ou, em outras palavras como mecanismos cerebrais de formas modalmente especificas dos processos gnsticos (LURIA, ibidem, p. 54). Lembra o autor que tais processos so complexos e resultantes de atividades polimodais, envolvendo o funcionamento combinado de vrias zonas corticais, porque a atividade gnstica humana nunca ocorre vinculada a uma nica modalidade isolada. Retomando as estruturas hierrquicas j referidas neste texto, na segunda unidade funcional elas se manifestam como se segue: as reas primrias (de projeo) recebem informaes e as analisam com especificidade modal mxima, isto , por meio de neurnios com funes altamente diferenciadas; nas reas secundrias (de projeo-associao, responsveis pela decodificao e sntese de informaes sejam visuais, auditivas, tteis ou cinestsicas) predominam neurnios associativos e com especificidade modal em grau menor, mas com funo gnstica modalmente especfica e, nas reas tercirias (responsveis pelo funcionamento coordenado de vrios analisadores e pela produo de esquemas simblicos) a especificidade modal muito menor, podendo ser considerada como supramodal, devido ao funcionamento simultneo de vrios analisadores, Essas zonas tercirias so especficas da espcie humana e, nelas, a grande maioria dos neurnios de carter multimodal, pois integram informaes de diferentes analisadores, organiza-os e converte percepes concretas em pensamento abstrato e, ainda, fazem seu armazenamento. Alm de fazer referncia ao princpio da especificidade modal decrescente (da rea primria terciria), Luria descreve o princpio da lateralizao funcional crescente. Exemplifica que, com o aparecimento de maior aptido numa das mos bem como com o aparecimento da fala, algum grau de lateralidade comea a ocorrer.11 No caso de pessoas destras, por exemplo, o hemisfrio esquerdo passa a ter um papel dominante e essencial na organizao cerebral da fala e de todas as formas superiores de atividades cognitivas a ela vinculadas (percepo organizada em esquemas lgicos,
Importante ressaltar que esse fenmeno no foi encontrado em animais, mas no homem tornou-se em importante princpio da organizao funcional do crebro.
11

12

13 memria verbal ativa, pensamento lgico, etc.). Para essas pessoas o hemisfrio direito subdominante e suas funes nas reas secundrias e tercirias comeam a diferir significativamente daquelas do hemisfrio dominante. O reconhecimento e valorizao dessa segunda unidade funcional nos leva a examinar, na escola, as condies em que se realizam os processos receptivos dos alunos, de modo a aprimorar, no dos processo estmulos ensino-aprendizagem, (informaes), mecanismos para de o

decodificao/codificao

contribuindo

armazenamento de informaes relevantes, com longa durao. No consultrio ocorre o mesmo, principalmente na fase da avaliao diagnstica: um Sujeito cansado, mal alimentado, ou sob efeito de medicamentos, que acarretam baixo estado de tono e de viglia ser um cliente desatento. Nessas condies, a recepo, as anlises e o processamento das questes propostas pelo avaliador (por meio de testes ou no) coloca o avaliado em situao de desvantagem. No reconhecer essas condies e prosseguir na atividade ser um erro, podendo resultar em laudos precipitados e incorretos. Outra contribuio importante diz respeito lateralidade. Embora estudos realizados na dcada de 70 apontem que apenas um quarto das pessoas so completamente destras e pouco mais de um dcimo das pessoas apresente dominncia esquerda, os cuidados com a observao da dominncia lateral do Sujeito importante, na medida em que estudos clnicos evidenciam as consequcias, para a aprendizagem, de dominncia lateral cruzada em vez de homolateral, bem como de dominncia contrariada. (iii) A terceira unidade funcional para programar, regular e verificar a atividade a responsvel pela organizao das aes conscientes. considerada como a unidade de output motor do crebro (FONSECA, op.cit.,p.53). Alm de receber e processar informaes que chegam do meio ambiente, o Homem cria intenes, planos e programas para sua vida presente e de futura, regula seu comportamento para atingir seus objetivos e, finalmente, verifica suas atividades, analisando os efeitos de suas aes em relao ao planejado e desejado. Trata-se de processos conscientes desenvolvidos pelas estruturas da terceira unidade funcional que se localizam nas regies anteriores dos hemisfrios cerebrais. A via de sada dessa unidade o crtex motor com uma estrutura topogrfica tal que suas fibras dependendo das partes de onde se originam - enervam mecanismos motores dos membros superiores, dos membros inferiores , face, lbios e lngua.

13

14 As partes mais importantes dessa terceira unidade funcional so os lobos frontais que desempenham decisivo papel na formao de intenes, na regulao e verificao das mais complexas formas de comportamento humano. Na imagem que se segue podemos visualizar as partes do lobo frontal que integram a terceira unidade funcional na abordagem de Luria.

Uma caracterstica peculiar das regies pr-frontais (que esto no lobo frontal) so suas conexes com todas as partes do crtex (inclusive com a formao reticular, localizada no tronco enceflico, como assinalado antes), numa bidirecionalidade, que permite receber impulsos aferentes e organizar os impulsos eferentes. A influncia do crtex pr-frontal sobre a fala foi objeto de estudos nas dcadas de 60 e 70, o que ampliou a compreenso do papel essencial que desenvolve sobre o comportamento humano, particularmente no que respeita s intenes e aos planos formulados com o auxlio da fala. Observe-se que esta habilidade da maior importncia para regular a atividade consciente humana, pois os processos mentais superiores se formam e ocorrem com base na atividade da fala. A importncia dessa terceira unidade funcional para a ampliao de nosso olhar psicopedaggico ser objeto do prximo item desse artigo que apresenta uma sntese dos estudos sobre as funes executivas. Observaes recentes evidenciam que as regies pr-frontais do crtex tornam-se maduras para a ao, dependendo da velocidade de desenvolvimento do tamanho das

14

15 clulas constituintes. Essa velocidade aumenta acentuadamente entre trs anos e meio a quatro anos de idade e depois, numa espcie de salto, em torno dos sete a oito anos. Podemos correlacionar tal maturao com dois perodos de desenvolvimento da inteligncia, segundo a epistemologia gentica de Piaget: o perodo pr-operacional e o das operaes concretas. O primeiro com a criana entre 2 e 6 anos caracteriza-se:

por uma certa coerncia a nvel da ao, o que d certa estabilidade


vida da criana em termos de atividades cotidianas. Porm a nvel de pensamento estar em desequilbrio ou em equilbrio instvel, dadas as inadequaes do pensamento egocntrico em termos de compreenso da realidade.[...] a criana tender muito mais a assimilar dados da realidade externa sua viso de mundo (onde pensamento lgico e fantasia se confundem) do que se acomodar a eles. (RAPPAPORT et. al, 1981, volume III, p.44)12.

Em torno dos 7 anos e at os 12, a criana est no perodo das operaes concretas, no qual notam-se significativas diferenas em seu comportamento, linguagem, nas suas relaes sociais e na qualidade de seu raciocnio.

O egocentrismo estar diminuindo rapidamente e o nosso sujeito do conhecimento deixar de perceber a realidade a partir de si prprio passando a perceber as contradies de seu pensamento, a sentir necessidade de comprovao emprica de seus julgamentos, a abandonar o pensamento fantasioso, tornando-se capaz de se relacionar com a realidade externa fsica e social de maneira mais adequada (RAPPAPORT et al., 1981, volume IV, p.49).

Rappaport, C.R, Fiori, W.R., Davis,C. Psicologia do desenvolvimento: a idade prescolar.Volume 3 e Psicologia do desenvolvimento: a idade escolar e a adolescncia.Volume 4. So Paulo:EPU, 1981-1982.

12

15

16 possvel e desejvel buscar as relaes entre esses fenmenos cognitivos e a base biolgica que os sustenta. A prpria Rappaport refere-se a elas, inclusive quando analisa as fases anal, flica, de latncia e genital, na abordagem psicanaltica freudiana. Outros autores tambm se referem relao entre corpo e crebro, como consta da citao:

Na criana as aquisies decorrentes da aprendizagem numa dada idade vo sendo adquiridas e integradas sequencialmente num processo evolutivo longo desde a imaturidade, passando pela desmaturidade, at atingir a maturidade neuropsicolgica, processo de mudana e de desenvolvimento extremamente complexo e articulado entre as trs unidades funcionais, mas obviamente contextualizado na multiplicidade e qualidade interativa dos ecossistemas sociais (micro-meso-exo-macro), que atuam ora sequencialmente, ora simultaneamente no seu processo de desenvolvimento multicomponencial, multiexperiencial, multicontextual. (BRONFENBRENNER, 197713, apud FONSECA, 2007, p.58). (O grifo meu, para destacar a importncia da participao do crebro).

E, para finalizar esse bloco sobre as unidades funcionais do crebro, mais algumas idias de Luria (ibidem) referentes interao entre elas: As trs unidades funcionais atuam de forma combinada, sendo um erro supor que atuam independentemente, embora cada uma oferea sua contribuio prpria; No caso das funes perceptivas, elas ocorrem por meio da ao combinada das trs unidades funcionais do crebro, sendo que a primeira fornece o tono necessrio; a segunda leva a cabo a anlise e a sntese das informaes que chegam e a terceira prov os movimentos necessrios para conferir atividade perceptiva o seu carter ativo; Os movimentos voluntrios e, mais especificamente, as manipulaes de objetos envolvem o funcionamento combinado de diferentes partes do crebro: os sistemas da primeira unidade suprem o tono muscular necessrio; os da segunda unidade oferecem as snteses aferentes e os da terceira unidade produzem

13

Bronfenbrenner,U. Ecologial factors in human development,in retrospect and prospect. In: Mc GURK,H Ecologial Factors in Human Developmente. Amsterdan [s.ed.].

16

17 programas para a execuo da ao motora e todos os mecanismos para seu controle e correo. e envolvimento ecolgico facilitador interagem reciprocamente para Uma observao da maior importncia, no caso da percepo de objetos, que ela tem natureza polirreceptora dependendo do funcionamento combinado de um grupo de analisadores e incorporando vrios componentes motores ativos. O papel virtual de movimentos oculares j descritos por Sechenov (1874, apud LURIA) tem sido ressaltado nos atuais estudos de ortptica, confirmando-se que a percepo de objetos se baseia, sempre, alm da recepo, na utilizao de movimentos ativos dos olhos, que buscam, selecionam e organizam os indcios perceptivos iniciais. Assim, parece indispensvel, alm dos cuidados habituais com a acuidade visual, que tenhamos outros, na ortptica, e que esto relacionados com a motricidade dos olhos, lembrando-nos que eles trabalham em paridade. E, como corolrios para todas as informaes que pude sintetizar objetivando expandir e, talvez, complicar nossa reflexo, reforo algumas premissas: Substratos neurolgicos que comportamentos possam surgir de acordo com uma hierarquia neurolgica pr-estruturada; Mas... sem experincias de aprendizagem mediatizadas (como processo intencional e social) as habilidades no emergem, pois indispensvel que indivduos mais experientes transitem nessa zona de maturao neurolgica, transformando potenciais latentes em potenciais reais (VYGOSTSKY,198614).

2- O crebro executivo

Compreender o funcionamento do crebro tem sido um enorme desafio para o Homem. Nos dias atuais, graas ao advento da imagenologia funcional que permite o mapeamento do crebro em atividade e s inmeras pesquisas sobre o funcionamento neural, alguns mistrios vm se esclarecendo.

14

Vygotsky. L. Collected Works: problems of general psychology. Nova York: Plenum, 1986.

17

18 Como rgo, o crebro est sujeito a influncias, respondendo sempre que estimulado e deteriorando-se por influncia de inmeros fatores, como por exemplo, leses causadas por diferentes causas, ou efeitos da idade. Numa interessante metfora, Goldberg (2002)15 refere-se ao mundo mental como uma orquestra com grandes msicos: os talentos, as aptides e os conhecimentos sendo que, no neocrtex sem dvida, esto os mais competentes atores da orquestra cerebral, os responsveis pelas funes executivas. Funo executiva um conceito neuropsicolgico recentemente formulado. Usando a metfora da orquestra, cada msico (toca ou executa suas habilidades por meio de seu instrumento), tendo responsabilidades em relao a ele e na articulao com os demais msicos da orquestra, para no desafinar... Cada msico como executor deve: levantar informaes (sobre seu instrumento e partitura, autores da melodia, dos arranjos orquestrais, etc); impor-se uma organizao (criar estratgias para facilitar sua execuo); formular planos (criar caminhos para atingir suas metas de tocar com proficincia); fixar objetivos (manter-se articulado com os

demais msicos); manter controle sobre circunstncias cambiantes (como os diferentes comandos do regente da orquestra, por exemplo) e, at mesmo, antecipar numerosas possibilidades e modificar objetivos e planos de acordo com as referidas circunstncias. Nos ltimos anos a neuropsicologia tem ampliado o nmero de pesquisas sobre as funes executivas e suas relaes com o crtex pr-frontal que ocupa quase um tero da massa total do crebro. Dentre os pesquisadores do tema no Brasil, cabe citar Alessandra G.S. Capovilla, Ellen Carolina S.Assef e Heitor Francisco P Cozza, autores de um texto muito esclarecedor Avaliao Neuropsicolgica das funes executivas e relaes com a desateno e hiperatividade16. O crtex pr-frontal mantm relaes mltiplas e quase sempre recprocas com inmeras outras estruturas enceflicas, como o crtex parietal, temporal e occipital, bem como com diversas estruturas subcorticais, especialmente com o tlamo e possui as nicas representaes corticais de informaes provenientes do sistema lmbico. Em decorrncia caracterizado como local de interface entre a cognio e a emoo.
15

Goldberg, Elkhonon. O crebro executivo:lobos frontais e a mente civilizada Trad. De Raul Fiker e Mrcia Epstein Fiker. Rio de Janeiro:Imago Ed. 2002. 16 Capovilla,A.; Assef,E.C e Cozza, H.F Avaliao Neuropsicolgica das funes executivas e relao com a desateno e hiperatividade. Disponvel em http://pesic.bvs-psi.org.br/scielo.php? Acessada aos 7/07/09.

18

19 O crtex pr-frontal, localizado no lobo frontal, pode ser subdividido em trs regies funcionais: crtex dorsolateral; crtex ventromedial ou crtex orbitofrontal crtex cingulado anterior. As imagens extradas do sistema de buscas oferecido pelo Google, ajudam na localizao das regies funcionais do crtex pr-frontal: a) CRTEX DORSOLATERAL

b) CRTEX ORBITOFRONTAL

c) CRTEX CONGULADO ANTERIOR

19

20

Dessas trs regies o crtex pr-frontal ventromedial o que est mais articulado com o sistema lmbico responsvel principal por nossas emoes, ficando as outras duas regies mais relacionadas com tarefas cognitivas. Tais tarefas (ou funes executivas), segundo estudos de Gazzaniga (2002, apud CAPOVILLA et al., op.cit.) constituem-se como aspectos complexos da cognio e envolvem a seleo de informaes, a integrao de informaes atuais com informaes previamente memorizadas, planejamento, monitoramento, flexibilidade cognitiva, tal como descrito na metfora dos msicos de uma orquestra. Segundo Paul J. Eslinger17, nos estudos neuropsicolgicos, as funes executivas tm sido demonstradas como sendo muito diferentes da inteligncia geral e da memria, o que se traduz como um cuidado conceitual, tanto no diagnstico quanto na interveno psicopedaggica, seja na escola ou no consultrio. As reas do crebro que possibilitam funes executivas so as ltimas a amadurecer sendo que, progressivamente vo permitindo: dominar os conhecimentos para fatos, nmeros, palavras e imagens. Tais funes so indispensveis para nossas atividades e para as adaptaes ao contexto que nos rodeia porque so responsveis, em cada um de ns, pela conscincia em relao ao nosso conhecimento e ao nosso desconhecimento. Como escreve Eslinger (op.cit.), uma parte substancial das funes executivas consiste em desenvolver modelos mentais de processos que respondem ao qu, onde, "como", "porqu" e "quando" utilizar os conhecimentos adquiridos para os

comportamentos dirigidos a metas. Uma das funes executivas que tem merecido estudos e pesquisas diz respeito memria operacional ou de trabalho, especialmente relacionada ao crtex pr-frontal

17

Eslinger, P.J O crebro e a aprendizagem. Disponvel em http://www.cerebromente.org.br/n17/mente/braindevelopment_p.htm, acessado aos 6/09/09.

20

21 lateral, uma espcie de repositrio transitrio de informaes importantes a serem acessadas por outros circuitos neurais. Estudos de Gazzaniga e colaboradores (2002), evidenciam que uma alterao na memria de trabalho pode se manifestar como perseverao, fenmeno com o qual se defrontam psicopedagogos que atuam na clnica e na escola, ouvindo queixas das professoras e familiares de que os aprendizes repetem e repetem o mesmo erro, apesar de seus esforos para corrigi-los. Com a contribuio da neuropsicologia, podemos ampliar nosso olhar para incluir, dentre as hipteses que formulamos para esclarecer esta problemtica, a possibilidade de haver uma deficincia no sistema de memria de trabalho por possvel leso ou disfuno do crtex pr-frontal. Existe um instrumento para uso de psicopedagogos com formao inicial na Psicologia que o Teste de Categorizao de Cartas de Wisconsin, publicado no Brasil em 2005 (imagem abaixo) e cujos resultados permitem avaliar a perseverao por meio da manuteno do mesmo padro, no agrupamento das cartas.

Tal ocorre por uma dificuldade de selecionar e reter as caractersticas relevantes do estmulo apresentado, de modo a guiar uma nova escolha que no a anterior. Como uma mesma escolha perdura, diz-se que h um comportamento perseverante. Apesar das memrias de longo prazo no estarem estocadas no crtex pr-frontal, mas sim em regies posteriores, principalmente temporais e parietais, o crtex pr-frontal parece ser o responsvel por resgatar estas informaes e mant-las ativas. Para que determinada informao permanea ativa durante a realizao de uma tarefa, necessria uma seleo das informaes que so relevantes e, paralelamente, inibio de outras, irrelevantes. Assim, a seleo de informaes um segundo componente que tem sido associado s funes executivas e ao crtex pr-frontal, estando mais relacionada ateno do que memria.

21

22 Para a seleo, o crtex pr-frontal pode ser considerado como um mecanismo de filtragem dinmica de informaes, atentando s que so relevantes e ignorando ou inibindo as irrelevantes (SHIMAMURA, 2000, apud CAPOVILLA et al., op.cit). Na avaliao, os psicopedagogos/psiclogos podem usar alguns testes que oferecem pistas muito interessantes sobre a inibio cognitiva, como o caso do teste de Stroop (1935) no qual so apresentadas palavras escritas correspondentes a nomes de cores. Algumas vezes o que est escrito corresponde ao nome da cor e outras vezes no como na figura abaixo:

Na condio congruente a palavra verde vem escrita na cor verde, por exemplo, e na condio divergente a palavra verde vem escrita em outra cor. A solicitao pode ser ler a palavra, inibindo-se o nome da cor em que aparece escrita. Outras vezes a seleo dizer o nome da cor, inibindo-se o impulso de ler a palavra. Pacientes com leso no lobo frontal apresentam inmeras interferncias da cor na leitura das palavras, evidenciando dificuldades nos processos de inibio. Tal funo executiva da maior relevncia na aprendizagem humana e precisamos estar atentos, pois se um Sujeito no consegue interromper uma atividade (fsica ou mental) ou desconcentrar sua ateno, dirigindo-a a outro foco, apresentar problemas na aprendizagem que at podem ser confundidos com teimosia, falta de ateno, dficit intelectual, ou como uma resposta de desafio aos comandos que recebe. Uma outra e tambm importante funo executiva o planejamento que pode ser entendido como uma antecipao de eventos e de suas conseqncias. Planejar requer toda uma hierarquia de aes (sub-objetivos) que encaminham para a meta que se deseja alcanar. Se desejo escrever um texto, por exemplo, necessito selecionar, estocar e manipular informaes relevantes sobre o tema, bem como organizar, mentalmente, o caminho a ser percorrido antes de comear a escrev-lo, na prtica. Necessito igualmente criar estratgias, organizando os passos seqenciais a serem dados, objetivando facilitar a produo do texto, assim como monitorar sua qualidade, seja

22

23 relendo, ouvindo a opinio de estudiosos do assunto, buscando mais informaes atualizadas. Quando um psicopedagogo/psiclogo defrontar-se, na escola ou no consultrio, com alunos cuja queixa desorganizao, improvisao, desateno e enorme dificuldade de antecipar consequncias do que faz e do que deixa de fazer... h um interessante recurso de natureza instrumental que oferece informaes com base na neuropsicologia. Refiro-me ao teste da Torre de Hani, que foi adaptado e simplificado por Shallice e Mc Carthy (1982) e recebeu o nome de Torre de Londres (imagem abaixo). Ele apresenta nveis graduais de dificuldade e a soluo adequada implica, principalmente, nas funes executivas de planejamento, flexibilidade e inibio.

A flexibilidade cognitiva outra das funes executivas relacionada com mudana ou alternncia de objetivos, sempre que ocorrerem imprevistos que interfiram no plano inicial. Servem como exemplo os desempenhos esperados em dois testes

neuropsicolgicos: (i) O teste de Stroop de cores e palavras, j descrito anteriormente, que permite conhecer, alm da flexibilidade cognitiva, a ateno seletiva e concentrada, bem como a inibio, principalmente na solicitao em que se apresentam os cartes com palavras escritas com diversas cores, cabendo ao avaliado dizer o nome da cor, sem ler a palavra. (ii) O Teste das trilhas Trail Making Test TMT, no qual o avaliando deve conectar nmeros desenhando uma linha entre eles em ordem ascendente e depois, deve ligar alternadamente, nmeros e letras em ordem crescente e alfabtica. Foi elaborado para avaliar a velocidade de processamento, inibio, praxia e flexibilidade cognitiva, alm de envolver planejamento motor e visual.

23

24

Estudos recentes apontam que dificuldades na flexibilidade cognitiva manifestamse mais intensamente quando so requeridas evocaes da memria de trabalho, como o caso dos testes mencionados e no tanto quando os estmulos para retomar o plano inicial esto disponveis no ambiente. Se tomarmos como exemplo os msicos da orquestra, no caso de um instrumento desafinar e o maestro interromper a execuo, ao retomar o concerto, cada msico poder recomear do ponto em que parou, por orientao do maestro, sem depender de sua memria de trabalho, at porque dispe da partitura. Estudos de neuroimagem tm sugerido que o sulco frontal inferior (regio do crtex pr-frontal lateral) de ambos os hemisfrios a regio primariamente responsvel por esta habilidade de flexibilidade (KONISHI e colaboradores, 1998, apud CAPOVILLA et al.). Mas no teste de Stroop exames com neuroimagens (LEUNG, SKUDLARSKI, GATENBY, PETERSON & GORE, 2000, apud CAPOVILLA et al., op.cit.) evidenciam uma ativao do crtex cingulado anterior, nas situaes divergentes (por exemplo quando a palavra azul est escrita em cor verde e se pede a nomeao da cor, sem ler a palavra). Diante de inmeras evidncias, o crtex cingulado anterior tem sido conceituado como um sistema de superviso de ateno que atua em condies novas, em tarefas difceis e na correo de nossas respostas erradas. A propsito de situaes novas em contraposio s situaes rotineiras, h que mencionar, de novo, Goldberg (op.cit) que se refere ao papel especial desempenhado pelos lobos frontais e pelo hemisfrio direito ao lidar com as novidades e pelo hemisfrio esquerdo na implementao de rotinas. Para os processos de aprendizagem essas descobertas18 evidenciam que as mudanas que o processo acarreta so, ao menos, duplas: com o aprendizado o lcus do
No National Institute of Mental Health, JIM GOLD e seus colegas pesquisadores estudaram- com o uso de Tomografia pela Emisso de Psitrons (TEP)- as mudanas nos padres do fluxo sanguneo no curso do desempenho de tarefas complexas: no estgio inicial (da novidade) a ativao foi muito maior na regio prfrontal direita do que na esquerda. Mas medida em que a tarefa se tornou conhecida e rotineira, o padro
18

24

25 controle cognitivo desloca-se do hemisfrio direito para o hemisfrio esquerdo e das partes frontais do crebro para as posteriores (p.70-77). Penso que essas contribuies - frutos de estudos e de pesquisas com grupos experimentais e de controle e graas aos avanos trazidos pelas tcnicas de imagenologia funcional- desestabilizam muitos dos nossos conhecimentos, particularmente aqueles referentes s funes dos hemisfrios cerebrais e as referentes ao lobo frontal. Finalizando, enfatizo a importncia de incluirmos em nossos estudos as contribuies da neuropsicologia, particularmente no que se refere s funes executivas que englobam uma multiplicidade de funes refinadas e complexas (ateno, memria linguagem, aritmtica, praxias, orientao tmporoespacial) que esto articuladas com diferentes regies dos lobos frontais e destas com outras regies cerebrais, inclusive e principalmente com as relacionadas s nossas emoes. Distrbios nas funes executivas e no crtex pr-frontal so encontrados em quadros de problemas psiquitricos e cognitivos, como o Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH), dentre outros mencionados nas nossas prticas. Considerando minha prpria formao na Psicopedagogia, a experincia clnica como psicloga e a larga experincia como educadora, entendo que o conhecimento que se pode construir com a contribuio da neuropsicologia, enquanto teoria e prtica so indispensveis ao nosso trabalho.

Nem sempre, ao usarmos nossos instrumentos de avaliao buscamos, intencionalmente, analisar as funes executivas de nossos clientes, at porque no esto, ainda, o suficientemente identificadas nos nossos instrumentos.

Creio que a reside um interessante desafio que nos permitir, ao fazer nossas observaes durante o diagnstico - seja com a utilizao de testes ou de jogos-extrair informaes alm das que esto previstas nos manuais e em nossas observaes rotineiras.

foi revertido: mais ativao na regio pr-frontal esquerda do que na direita, confirmando-se achados anteriores que relacionam o hemisfrio direito com a novidade e o esquerdo com a rotina. Outros estudos evidenciam que o efeito novidade/familiaridade est presente seja qual for a natureza do estmulo. isto valido tanto para os smbolos (os quais, no esquema ortodoxo deveriam estar ligados ao hemisfrio esquerdo, como para faces- que no esquema ortodoxo deveriam estar ligadas no hemisfrio direito) (Elkhonon, op.cit.p.75).

25

26 A ampliao de nosso olhar com as lentes da neuropsicologia serviro para esclarecer os casos que nos procuram ou que so mencionados nas escolas, bem como para as anlises qualitativas de nossos achados. Podemos e devemos levar os educadores e famlias a estimular as crianas para o desenvolvimento das funes executivas. Elas expandem-se por meio de brincadeiras e de atividades pedaggicas que envolvam ateno seletiva, memria de trabalho, planejamento, inibio motora e cognitiva, flexibilizao cognitiva, organizao, manejo do tempo, auto-regulao do afeto e persistncia para que sejam alcanados os objetivos que elegemos. Na escola desejvel promover o trabalho em grupo porque desenvolve relaes interpessoais e prticas colaborativas, teis por toda a vida. Pais, educadores,

neurocientistas e psicopedagogos devem iniciar um dilogo sobre como entender mais e utilizar melhor as unidades funcionais do crebro, bem como promover o desenvolvimento das funes executivas em cada criana. Com tal parceria, ser possvel beneficiar nossos aprendizes, com ou sem problemas na aprendizagem, levando-os a desenvolver redes neurais de grande resilincia e que podero ser acionadas para o desenvolvimento de habilidades e competncias. Sara Pan me inspirou no incio deste trabalho que encerro com uma citao de Vygotsky, mencionada por Oliveira (1999):

As funes psicolgicas tm um suporte biolgico, pois so produtos da atividade cerebral. O funcionamento psicolgico fundamenta-se nas relaes sociais entre o indivduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histrico e a relao homem-mundo uma relao mediada por sistemas simblicos (OLIVEIRA, 1999,P.23)19.

19

Oliveira, M.K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento, um processo scio-histrico. S.P. Scipione, 1999.

26

27 Porque acredito nisso quero compartilhar; porque ao apresentar minhas idias, mantenho-me no desejo de compartilh-las, com a expectativa de estimular debates, receber crticas e sugestes, para serem igualmente compartilhadas. Afinal, desejamos todos aprimorar, sempre, aquilo que fazemos!

Referncias

Bronfenbrenner,U. Ecologial factors in human development,in retrospect and prospect. In: Mc GURK,H Ecologial Factors in Human Developmente. Amsterdan [s.ed.].

Capovilla,A.; Assef,E.C e Cozza, H.F Avaliao Neuropsicolgica das funes executivas e relao com a desateno e hiperatividade. Disponvel em http://pesic.bvspsi.org.br/scielo.php?.

Eslinger, P.J O crebro e a aprendizagem. http://www.cerebromente.org.br/n17/mente/brain-development_p.htm

Disponvel

em

Fonseca, V. Cognio, Neuropsicologia e Aprendizagem: abordagem psicopedaggica. Petrpolis, Rj: Vozes, 2007.

neuropsicolgica e

Goldberg, Elkhonon. O crebro executivo:lobos frontais e a mente civilizada Trad. e Raul Fiker e Mrcia Epstein Fiker. Rio de Janeiro :Imago Ed. 2002.

IGEA, B.R. e col. Presente e futuro do trabalho psicopedaggico. Trad. Antonio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Kandel,E; Schwartz,J; Jessel T. Fundamentos da neurocincia do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

27

28 Luria, A.R. Fundamentos de Neuropsicologia. Trad. de Juarez Aranha Ricardo. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos; So Paulo:Ed.da Universidade de So Paulo, 1981.

Oliveira, M.K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento, um processo scio-histrico. S.P. Scipione, 1999.

Pan, S. Diagnstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem . Trad. de Ana Maria N.Machado. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1985

Rappaport, C.R, Fiori, W.R., Davis,C. Psicologia do desenvolvimento: a idade prescolar.Volume 3 e Psicologia do desenvolvimento: a idade escolar e a adolescncia.Volume 4. So Paulo:EPU, 1981-1982.

Ratey, John J., Johnson, C. Sndromes Silenciosas:como reconhecer as disfunes psicolgicas ocultas que alteram o curso de nossas vidas. Trad. de Heliete Vaitsman. Rio de Janeiro:Objetiva, 1997.

Vygotsky. L. Collected Works: problems of general psychology. Nova York: Plenum, 1986.

Winograd,M. Freud, o corpo e o psiquismo Revista Percurso, n. 28, 1/2002 disponvel em http://br.geocities.com/materia_pensante/conceitos_membrana.htm

SITEShttp://br.geocities.com/materia_pensante/conceitos_membrana.html

http://pesic.bvs-psi.org.br/scielo.php?. http://www.cerebromente.org.br/n17/mente/braindevelopment_p.htm

28

S-ar putea să vă placă și