Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAO CURSO DE ESPECIALIZAO EM COORDENAO PEDAGGICA COMPONETE CURRICULAR: Politicas Educacionais e Gesto

Publica DOCENTE: Maria Cristina da Costa Botelho e Almeida CURSISTA: Iramaia Araujo Santos

SOMANDO ESFOROS PARA MELHORAR O RENDIMENTO EM MATEMTICA PLANO DE INTERVENO NO COLGIO ESTADUAL PIO XII

Santo Antnio de Jesus Novembro/ 2012

1. Justificativa
Refletir sobre os indicadores das avaliaes internas e externas e pensar aes para melhorlos um dos desafios da escola na atualidade. Sendo uma poltica pblica implementada pela Secretaria Estadual da Educao, o PAIP (Programa de Monitoramento, Avaliao, Acompanhamento e Interveno Pedaggica) tem levado coordenadores das DIRECs (Diretorias Regionais de Educao) at as escolas para orientarem as instituies escolares no sentido de elaborarem planos de interveno que venham garantir o fortalecimento da aprendizagem. Nesse contexto, o Colgio Pio XII, localizado no municpio de Jaguaquara-BA, foi orientado a discutir coletivamente seus problemas e apropriando-nos dos resultados dessa discusso elegemos o baixo rendimento em Matemtica como um dos mais urgentes por percebermos que a constante reprovao nessa disciplina (41%) constitui-se um fator de desmotivao, gerando a evaso e que mesmo os que so aprovados o so com uma aprendizagem ineficiente (86,7% dos estudantes obtiveram mdia entre 5,0 e 6,9), o que acaba por refletir nos resultados obtidos nas avaliaes externas. A partir das discusses realizadas suscitou-se o seguinte questionamento: Como melhorar o rendimento dos estudantes da nossa escola na disciplina de Matemtica? A reflexo sobre essa questo perpassa pelo que diz PARO (1998) na escola, a garantia de um bom produto s se pode dar garantindo-se o bom processo, o que levou a uma concluso consensual da necessidade de se buscar estratgias que dinamizem e otimizem o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Assim, a implementao desse plano de interveno que envolve aes de formao do professor e estratgias pedaggicas de grande relevncia visto que poder contribuir para que escola atinja as metas do Compromisso de Todos pela Educao, especificamente a de que todo aluno dever aprender o que apropriado para sua srie e a de que todos os alunos devero concluir o ensino fundamental e o mdio. O plano ser apresentado aos gestores e professores, para que seja analisado e realizado as alteraes necessrias e espera-se adeso de todos, para que as aes pensadas seja eficazes no sentindo de melhorar o rendimento escolar, garantido aprendizagens significativas e com isso a escola cumpra com seu papel de promover educao de qualidade para todos.

2. Objetivos
Geral Melhorar o rendimento na disciplina de Matemtica dos alunos do Ensino Fundamental II e Mdio e consequentemente elevar os ndices de aprovao nessa disciplina. Especficos Promover formao de professores que contribuam para a construo de prticas pedaggicas mais eficazes; Dinamizar o ensino de Matemtica, visando otimizar a qualidade da aprendizagem.

3. Metas
Diminuir para 20% at o final de 2013 o ndice de reprovao em Matemtica. Elevar em 30% o rendimento em Matemtica at o ano de 2013.

4. Pblico Alvo
Alunos do Ensino Fundamental II e Mdio e professores de Matemtica do Colgio Pio XII

5. Estratgias Metodolgicas
Ao pensarmos a metodologia de implementao desse plano de interveno levamos em considerao o que afirma ngelo Ricardo do Souza
A gesto democrtica compreendida, ento, como um processo poltico no qual as pessoas que atual na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das aes voltadas ao desenvolvimento da prpria escola na busca da soluo daqueles problemas. (SOUZA,

Partindo dessa premissa pensamos algumas estratgias relacionadas ao levantamento de dados sobre o problemas, formao do educador de Matemticas e a atividades de sala ou extraclasses, visando de garantir a qualidade da educao oferecida e consequentemente a melhoria da aprendizagem. Tais estratgias foram detalhadas e seus respectivos responsveis e prazos para a sua execuo determinados 1. Banco de dados das dificuldades a serem superadas: Fazer um levantamento sobre as principais dificuldades em Matemtica verificadas em cada srie, a fim de nortear o planejamento das aulas e elencar os alunos que necessitam de atendimento para melhorar o

rendimento. RESPONSVEI: Articulador de rea e professores. PRAZO DE EXECUO: Dezembro/2012. 2. Grupo de Estudo. Durante os horrios de AC sero realizados estudos sobre o ensino de matemtica, a matemtica no dia-a-dia, avaliao da aprendizagem, etnomatemtica. RESPONSVEIS: Coordenadora e articulador de rea. PRAZO DE EXECUO: maro a agosto/2013 3. Oficinas Pedaggicas: Promover oficina sobre Uso das tecnologias no ensino de Matemtica e Jogos como facilitadores da aprendizagem de Matemtica a fim de preparar os professores para dinamizarem suas aulas. RESPONSBEIS: Direo e coordenadora. PRAZO DE EXECUO: abril e maio/2013. 4. Projeto de Monitoria: Sero escolhidos alunos com melhores rendimentos, que voluntariamente sero monitores em aula reforo escolar, duas vezes por semana, em turno oposto para colegas com dificuldades. Os alunos monitores sero orientados pelo professor da disciplina e recebero prmio de reconhecimento pelo servio prestado. RESPONSVEIS: Articulador de rea, professores de Matemtica e alunos-monitores. EXECUO: maro a dezembro/2013 5. Projeto de Xadrez: Aproveitando da ludicidade desse jogo e do favorecimento que o mesmo oferece ao desenvolvimento do raciocnio lgico, o projeto ser realizado em trs etapas: Na primeira etapa os professores responsveis utilizaro os horrios de AC, duas vezes por ms, para atender alunos do turno oposto e formar multiplicadores. Paralelo essa formao todos os professores de Educao Fsica trabalharo com todas as turmas as regras do xadrez, os de matemtica trabalharam com possibilidades de jogadas e os de Artes trabalharo com confeco de tabuleiros e peas com material alternativo. Na segunda etapa do projeto os professores dessas trs disciplinas, com auxlio de multiplicadores faro rodadas de xadrez em duas aulas por bimestre. Os alunos que desejarem continuaro fazendo aulas de xadrez com os multiplicadores em turno oposto. Na ltima etapa do projeto a escola realizar um campeonato de xadrez aberto a todos os alunos e com premiaes por categorias. RESPONSVEIS: Professores de Matemtica, Educao Fsica e Artes. EXECUO: maio a dezembro/2013. 6. Gincana de Matemtica: A gincana de matemtica ser realizada ao final de cada unidade letiva em forma de circuito, sendo que as equipes formadas por alunos da mesma srie, passaro por jogos que envolvam lgica, criao de estratgias, testagem de hipteses.

6. Recursos
De acordo com DOURADO (2007) a qualidade da educao envolve a relao entre os recursos materiais e humanos, bem como a partir da relao que ocorre na escola e na sala de aula, por isso nesse projeto sero utilizados os recursos humanos presentes na escola ( gestores, articuladores de rea, professores e aluno monitor e multiplicador), alm de buscar parcerias com a DIREC para conseguir os ministradores das oficinas. J os recursos materiais, como tabuleiros de xadrez, jogos didticos, softwares didticos e material impressos, sero adquiridos com os recursos do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) e do PDDE (Plano de Dinheiro Direto na Escola). Tambm se buscar parceria com o comrcio local a fim de se obter patrocnios para as premiaes do campeonato e gincana.

7. Avaliao
A avaliao dos resultados desse projeto ser realizada em reunies pedaggicas a fim de analisar a execuo das aes e os resultados obtidos. Para avaliar a melhoria do desempenho dos alunos, sero utilizados a notas registradas no SGE (Sistema de Gerenciamento Escolar) ao fim de cada unidade letiva. A avaliao alm de verificar se os objetivos esto sendo alcanados, servir para indicar os reajustes necessrios ao plano.

8. Referncias Bibliogrficas
DOURADO, Luiz Fernandes. Polticas e Gesto da Educao Bsica no Brasil: limites e perspectivas. Disponvel em http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufba/file.php39/Mi ditecadaPEGP/Midiateca_PEGP_2/Texto_1_Polticas_e_Gesta_ou_da_Educaouo_Basicano_B rasil. pdf. Acessado em 17/10/2012 PARO, Vitor Henrique. A gesto da educao ante as exigncias de qualidade e produtividade da escola pblica. IN: SILVA, Luiz Heron da; org. A escola cidad no contexto da globalizao. Petrpolis, Vozes, 1998. SOUZA, ngelo Ricardo. Explorando e Construindo um Conceito de Gesto Escolar Democrtica. Disponvel em http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufba/file.php/39/ Midiateca_da_PEGP/2/Texto_2xplorandoeConstruindo_umConceitodeGest_uo_Escolar_Dem ocr_itica.pdf. Acessado em 20/10/2012.

S-ar putea să vă placă și