Sunteți pe pagina 1din 16

Histria

Questes de 1 a 20
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

1
Os iluministas adotaram o princpio de que a natureza fez com que todos os homens nasam iguais. Isso quer dizer que a lei deve ser universal, ou seja, todos os homens, exatamente por terem nascidos humanos, tm os mesmos direitos. Portanto, o regime poltico s seria justo se estabelecesse a igualdade jurdica. [...] no se trata da igualdade social e econmica. Os iluministas no aceitavam as leis e tribunais especiais para os nobres, nem que principais cargos do Estado fossem reservados para as famlias nobres. (SCHMIDT, 2005, p. 250).

E que fazes mais durante o dia? Muita coisa mais: encher os cochos, dar gua aos bois e levar o esterco fora. trabalho pesado? , sim, pesado porque no sou livre. (MORTON. In: AQUINO et al., 1980, p. 390). O papel do servo, na sociedade medieval, descrito no texto, diferia do papel do homem livre, o vilo, porque este tinha direito A) B) C) D) E) a ingressar nas categorias mais baixas da cavalaria. propriedade da terra dentro do feudo, pagando a corveia ao senhor. a ascender aos altos escales da Igreja, assumindo papis de mando. posse do produto da terra para comercializ-lo fora do territrio feudal. liberdade de trabalhar na terra para seu prprio benefcio, pagando apenas algumas obrigaes.

A concepo iluminista relativa universalidade da lei, como indicada no texto, opunha-se antiga concepo do Direito Romano, segundo a qual A) B) C) D) E) os direitos individuais eram estabelecidos pela religio oficial. os patrcios e os plebeus gozavam dos mesmos direitos perante a lei. a garantia dos direitos era fundamentada no poder do pater famlia. a desigualdade social definia a posio desigual do indivduo perante a lei. a Lei das Doze Tbuas garantia iguais direitos a todos que nascessem na cidade de Roma, capital do Imprio.

QUESTO

4
A proximidade temporal entre a instaurao da Inquisio no reino e o processo efetivo de colonizao da Amrica portuguesa, a partir da dcada de 1530, contribuiu para que muitos cristos-novos que se sentiam ameaados em Portugal decidissem atravessar o Atlntico em direo ao Brasil, onde participavam da organizao poltica e social existente. (ASSIS, 2010, p. 19).

QUESTO

A conquista militar macednica sobre o Oriente Mdio levou ao fenmeno denominado de helenizao do Oriente. Em contrapartida, as culturas orientais tambm influenciaram a cultura grega, podendo, nesse sentido, ser destacada a presena A) B) C) D) E) de rigorosa censura leitura de filsofos gregos. da produo de obras de arte dentro de padres estticos egpcios. de prticas despticas e antidemocrticas nos reinos helensticos. da introduo do trabalho escravo em atividades urbanas dos estados helensticos. do desprezo s religies tradicionais do Oriente, face divulgao da mitologia grega.

A ameaa sistemtica da Inquisio, contra judeus e cristos-novos, em Portugal e na Colnia, decorria, no aspecto religioso, A) B) C) D) E) do apoio prestado pelos muulmanos aos refugiados judeus no norte da frica. da interpretao do judasmo como ameaa unidade doutrinria da Igreja Catlica. da divulgao do Velho Testamento judeu entre os habitantes catlicos do Brasil colonial. da utilizao de modelos da arquitetura das igrejas catlicas na construo de sinagogas judaicas. da expanso de colnias judaicas no litoral afro-atlntico, fazendo concorrncia ao comrcio portugus.

QUESTO

3
Um escritor saxo, Aelferic, o Gramtico, no seu Colloquium, deixa-nos entrever um pouco da vida do servo: Que dizes tu, lavrador, como fazes o teu trabalho? pergunta o professor. Eu, senhor, trabalho arduamente. De madrugada vou levar os bois para o campo e os atrelo ao arado; por mais rigoroso que seja o inverno, no me atrevo a ficar em casa, com receio do meu senhor; e depois de amarrar a relha e a sega ao arado, tenho de lavrar um acre de terra ou mais diariamente.

QUESTO

5
Calvino [...] introduziu a noo de progresso e sucesso. Para o reformador genebrs, o indivduo era responsvel perante Deus. De acordo com suas possibilidades, devia tentar utilizar os meios que Deus lhe dera para se aperfeioar, dar a seus filhos chances de sucesso (principalmente por meio da educao) e trabalhar de maneira a se tornar um exemplo para seus prximos, seus vizinhos e sua congregao. (GARRISSON, s.d, p. 60).
Hist- 1

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

A concepo calvinista quanto relao entre o homem e os bens resultantes do esforo do trabalho propiciou, de acordo com o texto, a A) superao do medo da acumulao de riquezas, vista anteriormente como pecado, e, a partir da, como sinnimo de progresso. condenao do lucro resultante da circulao do capital usurrio, incentivado pelas nascentes casas bancrias da poca. defesa do justo preo e do lucro limitado, como eram praticados nas corporaes de ofcios das cidades medievais. queda dos antagonismos econmicos entre comerciantes catlicos e protestantes, na Europa da poca. valorizao do cio e do lazer, como sinais de riqueza, prestgio e felicidade.

agregados, forma de explorao que se desenvolveu at os dias atuais. A meao aumentava infinitamente o rendimento anual de uma propriedade aucareira. (TAVARES, 2001, p. 199). De acordo com o texto, alm do trabalho do escravo, os ganhos dos senhores de terras e engenhos ampliavam-se com o produto do trabalho de A) B) C) D) E) agregados pobres, parentes deserdados da famlia do senhor. homens livres que no encontravam mercado de trabalho nas cidades. camponeses livres vindos de Portugal em busca de trabalho na colnia. homens livres possuidores apenas de terras e escravos, mas no possuidores de engenhos. trabalhadores livres sazonais que se revezavam entre as lavouras de cana e de caf.

B)

C)

D) E)

QUESTO

Na Amrica portuguesa (Brasil colonial), o termo crioulo designava o negro nascido no Brasil, submetido ou no ao regime de escravido. Na Amrica espanhola (do Mxico ao Prata), o termo criollo designava A) B) mestios de espanhis e indgenas, privilegiados na hierarquia social de seus povos de origem. qualquer habitante da Amrica espanhola que apresentasse sinais de mestiagem em sua aparncia fsica. mestios de indgenas e negros, condenados ao trabalho forado nas minas de prata do Peru e do Mxico. chefes indgenas cristianizados, que funcionavam como elos entre os conquistadores e as populaes autctones. filhos de espanhis nascidos na Amrica, sem sombra de mestiagem, com situao social privilegiada.

QUESTO

A Revoluo Americana, a Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa apresentam como fator comum de ligao A) B) C) D) E) a luta contra a opresso de pases estrangeiros. o fortalecimento do trfico de escravos como base segura de lucros. a promoo de medidas que levaram ao imperialismo colonial. a insero no mesmo contexto histrico que registrou a ascenso do capitalismo. a crtica doutrina econmica da Igreja Catlica, favorvel diviso da grande propriedade.

C) D) E)

QUESTO

10
A greve geral de 1917 foi uma convulso operria sem precedentes. Suas razes estavam no trabalho fatigante, insalubre e perigoso das fbricas, mas a principal reclamao dos grevistas era o custo de vida. Na falta do po, remediavam com o saque dos depsitos de farinhas, justificou o anarquista italiano Gigi Damiani. Enquanto isso, exportadores armazenavam gneros de primeira necessidade espera da alta dos preos no mercado internacional. (SILVA, 2005, p. 52).

QUESTO

O absolutismo que se instalou na Europa Ocidental, a partir do sculo XVI, construiu-se sobre uma base social caracterizada pela A) B) C) D) E) desigualdade dos diferentes grupos sociais perante a lei. diviso da soberania do Estado entre o rei, a Igreja e a nobreza feudal. confirmao da autonomia do senhor feudal dentro de suas propriedades. aceitao da liberdade religiosa dos cidados, mesmo em desacordo com a religio do rei. supremacia da autoridade da Igreja sobre as populaes dos reinos europeus ocidentais.

Os trabalhadores que se insurgiram na greve de 1917, em So Paulo, e que formavam o embrio do operariado brasileiro originavam-se de A) B) C) D) E) retirantes nordestinos, tangidos do serto pela violncia das secas. imigrantes europeus, sobretudo italianos, espanhis e portugueses. descendentes de ex-escravos, libertados com a lei da abolio de 1888. membros das classes mdias urbanas, empobrecidas pelo golpe do Encilhamento. trabalhadores desempregados pela decadncia da explorao da borracha na Amaznia.
Hist- 2

QUESTO

8
O futuro conde de Cairu informa que um proprietrio que possusse cinquenta escravos podia cultivar 100 tarefas de cana com a renda de 5:700$000 (cinquenta contos e setecentos mil reis), mas as despesas com os escravos e as utilidades s eram equilibradas quando ele possua meeiros. Por isso, os lavradores de cana procuravam ter o maior nmero de lavradores

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

QUESTO

11

QUESTO

13

Questes polticas relacionadas ascenso da Revoluo Industrial na Inglaterra, no incio do sculo XIX, repercutiram no Brasil, resultando A) na decadncia da minerao do ouro e no crescimento dos movimentos nativistas na Colnia. B) na organizao do comrcio triangular entre as colnias inglesas, o Brasil e a Europa. C) na assinatura dos Tratados de 1810, entre a Inglaterra e Portugal, que estabeleceram as formas de interveno inglesa no mercado brasileiro. D) na organizao da Companhia de Comrcio Inglesa das ndias Ocidentais, para atuar no controle do comrcio martimo atlntico. E) no processo de unificao da Alemanha, grande rival da Inglaterra no comrcio portugus.
QUESTO

Analisando-se as caractersticas de conservadores e liberais no Segundo Imprio brasileiro, descritas nos textos I e II, possvel afirmar que os A) B) C) D) conservadores e os liberais partilhavam de uma origem comum: as classes dominantes. liberais e os conservadores foram derrotados, em todo o Brasil, pela fora do Partido Republicano. liberais amavam a liberdade e, por isso, eram to revolucionrios quanto seus antecessores europeus. conservadores acreditavam na capacidade de desenvolvimento do povo brasileiro a partir dos seus prprios esforos. liberais e os conservadores, quando no poder, atuavam de forma diferenciada, em nada se assemelhando nos seus mtodos polticos.

E)

12

O capitalismo financeiro internacional, exercido atravs de instituies bancrias, marcou sua presena no incio da histria da repblica brasileira, mediante A) a abertura de estradas de rodagem, ligando o litoral ao interior do pas. B) a canalizao de recursos para a modernizao de reas porturias na Bahia. C) o investimento macio de capitais no setor agropecurio do Nordeste brasileiro. D) o financiamento de bens de consumo e a abertura de casas comerciais, em todo o Brasil. E) o acordo financeiro denominado Funding-Loan, firmado entre o governo brasileiro e o grupo ingls Rothschild.

QUESTO

14

Na aristocrtica, desigual e racista sociedade brasileira, at o incio da dcada de 70 do sculo XIX, o exerccio da plena cidadania era reservado aos A) B) C) D) E) donos de propriedade rural, patente militar, origem europeia. possuidores de renda mnima estabelecida por lei, nascimento livre e religio catlica. habitantes das capitais das provncias, senhores de engenho, ex-escravos libertos. homens adultos independente de origem, alfabetizados, seguidores de qualquer religio crist. homens e mulheres com direito de voto, soldados de qualquer patente, moradores das reas urbanas.

Questes 13 e 14
I. O que um conservador? aquele para quem a Histria uma carroa abandonada. Ele quer conservar a sociedade do jeito que a encontrou, evitando mudanas. Isso lgico, a sociedade o favorece: Se est boa para mim, deve estar para todo mundo pensa o conservador. [...] No se pense que os conservadores achavam o Brasil uma maravilha! Eles reconheciam os nossos problemas e julgavam saber os motivos: O brasileiro preguioso e atrasado. Uma raa ruim, resultado da mistura de negros e ndios. Um povo mestio, inferior. Ai do pas se no fssemos ns, a elite! II. O que um liberal? Como o nome diz, a pessoa que defende a liberdade. Na Histria da Europa, os liberais surgiram com a burguesia, lutando contra as imposies do tempo do feudalismo e do absolutismo. Os liberais brasileiros eram liberais-conservadores. Donos de fazendas de gado, de acar ou de caf como os conservadores os liberais daqui no podiam agir da mesma maneira que os liberais europeus, que surgiram na Histria como revolucionrios. Nem sempre a nossa aristocracia conseguiu imitar a velha Europa! (ALENCAR; RIBEIRO; CECCON, 1986, p.137).
Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

QUESTO

15
No foi o caf que degradou a natureza no Sudeste brasileiro. Foi o esprito mercantil imediatista, em busca de lucro e riqueza a qualquer custo, que importou essa planta, originria da sia, as mquinas e os homens, para fazer deles dinheiro. (MARTINEZ, 2010, p. 29).

O esprito mercantil imediatista, referido no texto, levou s crises de superproduo e queda dos preos do caf. Como medida para amenizar os prejuzos que atingiram a economia brasileira, no incio do sculo XX, foi adotada a A) B) diversificao dos produtos de exportao, beneficiando antigas regies produtoras do Nordeste. prtica de queima de cafezais e de estoques prontos para a exportao, como forma de desencorajar novos plantadores. poltica de valorizao do caf, que registrou a primeira interveno do Estado para a proteo do produto. proibio de investimentos estrangeiros na economia cafeeira, visando reserva do mercado para o comrcio nacional. poltica de dinamizao dos transportes rodovirios, como contribuio para a maior rapidez no escoamento do produto.
Hist- 3

C) D)

E)

QUESTO

16

B)

Entre as formaes de carter poltico-ideolgico que influram na origem dos partidos comunistas que se organizaram no Brasil, entre as dcadas de 20 e 60 do sculo XX, encontram-se o A) B) C) D) E) maoismo e o fascismo. leninismo e o maoismo. marxismo e o integralismo. anarcossindicalismo e o anarquismo. bolchevismo e o anarcossindicalismo.

C)

D)

E)

QUESTO

17
[...] o fenmeno industrial da primeira fase republicana teve grande importncia para a sociedade brasileira: criou condies para o desencadeamento do processo de industrializao nos perodos subsequentes e revelou que a antiga estrutura socioeconmica colonial estava sendo afetada nas suas bases. (NADAI; NEVES, 1995, p. 294).

uma construo essencialmente brasileira, fruto da convivncia intercultural de diferentes etnias africanas no Brasil. o resultado da evangelizao dos africanos escravizados pelos jesutas portugueses, no percurso entre os portos africanos e o Brasil. uma terminologia religiosa utilizada em todas as reas do territrio nacional onde se realizam rituais idnticos, em todos os terreiros. uma construo religiosa vista com benevolncia pelas autoridades brasileiras, desde o sculo XIX, por ser considerada ldica e inofensiva.

Questes 19 e 20
A maioria dos habitantes de Feira de Santana, que a chegara depois de 1872, era de origem africana. A maior parte dessa gente provinha das zonas pioneiras da escravatura do Recncavo. Nenhuma imigrao significativa de negros ocorrera para a Bahia, depois da extino do trfico de escravos, em 1850. Quase 100% de todos os imigrantes para a Bahia, durante esse perodo, constituam-se de europeus, que fixaram residncia na cidade ou no Recncavo. medida que negros e mulatos trocavam o interior pela costa, eram parcialmente substitudos por indivduos de origem europeia. Poucos elementos deste grupo haviam migrado para o interior. (POPPINO, 1968, p. 252).
QUESTO

A anlise do texto e os conhecimentos sobre a histria econmica da Repblica brasileira permitem afirmar que o processo de industrializao, no Brasil, A) B) C) D) E) foi o grande responsvel pela absoro dos ex-escravos no mercado de trabalho. determinou o abandono do perfil agrcola desenvolvido no pas, desde o incio do regime republicano. construiu-se, gradativamente, desde os projetos industriais do Visconde de Mau, no perodo do Segundo Imprio. tornou-se efetivo com a instalao da indstria de base, um dos componentes do projeto nacionalista do Estado Novo. desenvolveu-se de forma autnoma, no dependendo do investimento de capitais nem de tecnologia estrangeiros para a sua efetivao.

19

A presena de expressiva populao negra em Feira de Santana, no final do sculo XIX, explica a diversidade tnica observada, na mesma poca,
A) B) C) D) E) no pequeno comrcio urbano e na explorao de pequenas propriedades agrcolas. entre os habitantes que chegavam essa regio, vindos do litoral, em busca de melhores oportunidades. na concentrao de negros e pardos nos setores mais alfabetizados do municpio. entre a massa de imigrantes que buscavam a Bahia como local de trabalho. entre profissionais liberais, membros do alto clero e dirigentes polticos.

QUESTO

18

Apesar de sua origem remontar a grupos tnicos especficos da frica, na Bahia, o candombl se caracterizou por um movimento crescente de mistura cultural, tnica, racial e social. Isso comeou entre os prprios africanos de diferentes etnias. Documentos relativos ao fim do sculo XVIII e primeira metade do sculo XIX, ainda que escassos, sugerem a formao de identidades tnicas a partir dessa mistura. Em 1785, por exemplo, seis africanos foram presos em um calundu na vila de Cachoeira, no Recncavo, onde danas, batuques e cantos eram frequentes. Foram identificados por uma testemunha africana no inqurito policial como dois marris, dois jejes, um dagom e um tap (termo yorub que se usava, na Bahia, para designar os nupes, povo da frica ocidental. (REIS, 2005, p. 28). De acordo com o texto, o candombl, uma das expresses religiosas do Brasil, caracteriza-se por ser A) a transposio para o Brasil do candombl j praticado pelos povos africanos em toda a frica.

QUESTO

20

Componente da regio econmica do Paraguau, Feira de Santana caracteriza-se, atualmente, por apresentar A) B) C) D) maior concentrao da populao na rea rural, onde predomina o trabalho informal. fortes laos de dependncia com a economia da cidade do Salvador, em vista da proximidade geocultural. uma economia de aglomerao e se constituir um entroncamento para a circulao comercial no Estado. concentrao industrial na explorao da madeira, sendo uma grande exportadora do produto para o extremo sul do Estado. acmulo expressivo de capitais na indstria, tornando o municpio dependente da produo externa de produtos agropecurios.
Hist- 4

E)

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

Geografia
Questes de 21 a 40
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

21
Conjunto de lugares, marcados por naturezas, que passaram por diferentes processos histricos, unidos por uma complexa rede de relaes que se realizam nas mais variadas escalas. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 8).

D)

Projeto Jari, localizado nos limites dos Estados de Roraima e do Amazonas, um gigantesco empreendimento de assentamento agrcola que refora a soberania amaznica. Sivam (Sistema de Vigilncia da Amaznia) uma rede de coleta e de processamento de informaes sobre meio ambiente, meteorologia, vigilncia area e de superfcie, e terras indgenas, dentre outros, que so enviadas aos rgos governamentais atuantes na regio.

E)

A situao descrita no fragmento de texto A) B) C) D) evidencia uma unidade visvel do arranjo espacial que a viso humana alcana. ressalta uma poro do espao aproprivel para a vida, onde ocorrem as relaes de consumo e conflito. mostra a natureza, aquilo que rodeia o homem, o substrato do qual ele retira tudo que utiliza para sobreviver. destaca a paisagem natural, fonte da evoluo da prpria natureza, da ao de fenmenos naturais, como fenmenos geolgicos e climticos, dentre outros. caracteriza o espao geogrfico, que formado por um conjunto de elementos impregnados de histria, resultado de uma srie de aes e relaes naturais e humanas.

QUESTO

23

A respeito da organizao do espao terrestre clima, modelado terrestre, solos como matrizes e produo do espao socioeconmico e populacional , correto afirmar: A) O modelado terrestre resultado do trabalho realizado pelo aquecimento solar, no havendo interveno dos agentes biolgicos. Os estudos recentes de clima no tm grande utilidade na explicao de certas formas de relevo, como nas plancies cobertas pelas florestas equatoriais. O processo de composio do solo pela desagregao das rochas sempre rpido, fato que exerce um papel fundamental no aumento da produo de alimentos destinados aos povos dos pases subdesenvolvidos. O desenvolvimento crescente da indstria, seu aperfeioamento tcnico e sua expanso ocasionaram grandes transformaes na natureza, face s necessidades de recursos para a sua sustentao. A atividade extrativa mineral, no Brasil, em grande parte conhecida como garimpagem, tem grande produo, devido presena de capitais, de organizao e de conhecimento cientfico do potencial das jazidas.

E)

B)

QUESTO

22

C)

D)

E)

QUESTO

24
Os principais tipos de relevo do Brasil foram esculpidos sobre rochas de milhes e milhes de anos. (TERRA..., 2010, p. 36).

Considerando-se o mapa e os conhecimentos das estratgias geopolticas para um melhor controle da Amaznia brasileira, correto afirmar que o A) Sipam (Sistema de Proteo da Amaznia) tem por finalidade a integrao das foras armadas, visando defesa da regio. Estado brasileiro, atravs dos projetos Calha Norte e Sipam/Sivam, tem total controle das vastides da Regio Amaznica. Projeto Calha Norte teve origem no governo militar, na dcada de 70 do sculo passado, e visava, inicialmente, povoar as fronteiras do norte do pas.

Sobre os tipos de relevo, no Brasil, correto afirmar: A) B) A forma dominante do relevo o planalto, onde os processos erosivos predominam sobre os processos de sedimentao. As depresses da Amaznia Oriental, da Borborema e da borda oeste do rio Paran merecem destaque entre as depresses brasileiras. Os picos da Bandeira e Agulhas Negras, os mais elevados do pas, sobressaem-se nas formaes jovens do Sudeste. Os dobramentos modernos atingiram duramente a regio serrana do extremo norte do pas. As plancies tpicas ocupam grande parte do territrio brasileiro, principalmente na Amaznia Ocidental.
Geo- 5

B)

C) D) E)

C)

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

QUESTO

25

QUESTO

27
Talvez Iuri Gagrin, o primeiro astronauta russo a apelidar a Terra de planeta azul, no imaginasse que seu planeta fosse, em menos de quarenta anos, a vedete de inmeros olhares espaciais dos satlites, que passaram a comandar uma estratgia complexa de pesquisa, controle, diagnstico e poder sobre a vida que envolve o planeta: a biosfera. (ROSS et al, 2000, p. 71).

Em relao ao intemperismo, aos solos e sua importncia econmica, identifique as afirmativas verdadeiras. I. O intemperismo, tambm conhecido como meteorizao, constitui um conjunto de processos fsicos, qumicos e biolgicos que ocasionam a desintegrao das rochas. A lateralizao provoca o empobrecimento dos solos, devido retirada de minerais hidrossolveis. Os solos aluviais, juntamente com os solos de origem elica, so autctones. O massap originrio da decomposio de solos magmticos, apresenta uma colorao avermelhada e fundamental para a cultura do caf.

II. III. IV.

A partir das informaes do texto e dos conhecimentos sobre as inter-relaes dos fatores biticos e abiticos da paisagem, correto afirmar: A) O critrio fisionmico ecolgico, porm no ajuda a compreender a distribuio da vida em escala planetria. A eliminao da cobertura vegetal aumenta a capacidade de reteno de energia solar pela superfcie e acelera a formao de fluxos de ar ascendentes. A avaliao das interaes que se verificam entre a massa atmosfrica e os outros componentes da natureza de grande importncia para as atividades humanas. A expresso popular em se plantando tudo d condizente com a realidade brasileira, pois os solos frteis predominam e so pouco vulnerveis ao do clima, quando desmatados. Entre as vrias modificaes climticas sofridas pela Terra, com perodos alternados de aquecimento e resfriamento, aquelas ocorridas no Paleoceno deixaram mais vestgios, por serem as mais recentes.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras a A) B) C) I e II. I e III. II e III. D) II e IV. E) III e IV. B)

QUESTO

26

C)

D)

E)

QUESTO

28

Identifique as afirmativas verdadeiras. Sobre a vegetao brasileira, pode-se afirmar: I. Foi como se uma onda colossal tivesse engolfado parte dos Estados de Pernambuco e Alagoas, arrastando milhares de casas e dezenas de vidas com ela. S que diferena dos tsunamis, que no se anunciam, a catstrofe do Nordeste era perfeitamente previsvel. As cidades destrudas pelas chuvas e, em alguns casos, literalmente varridas do mapa tm um histrico de enchentes anuais. Uma vez por dcada, em mdia, as inundaes l assumem caractersticas de calamidade. (MELLO; COUTINHO, 2010, p. 67). A anlise das informaes contidas na ilustrao e no texto, associada aos conhecimentos sobre climas do Brasil e sua distribuio espacial, permite afirmar que a alternativa que indica corretamente o tipo climtico correspondente rea da catstrofe descrita a de clima A) B) C) D) E) tropical mido. subtropical. equatorial. semirido. tropical. As florestas da Regio Amaznica podem ser includas em trs grupos: as matas de terra firme, as matas de vrzeas e os igaps. As formaes florestais latifoliadas compem-se de espcies com folhas pontiagudas, adaptadas s altas temperaturas e grande umidade. O Brasil apresenta dois grandes domnios de formaes vegetais abertas e semiabertas, as caatingas e os cerrados, que ocupam uma diagonal de climas mais secos, percorrendo o pas do Nordeste ao Pantanal, passando pelo Brasil Central. Os pampas esto situados na poro centro-norte do Rio Grande do Sul, formando uma enorme regio de planaltos recobertos por manchas de campos, rea tpica para a pecuria intensiva.

II.

III.

IV.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras a A) B) C) D) E) I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.
Geo- 6

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

QUESTO

29
A gua a fonte e a origem, o reservatrio de todas as possibilidades de existncia; ela precede todas as formas e sustenta toda criao. (NEWMAN, 2010, p. 106).

Sobre as guas continentais, oceanos e mares, pode-se afirmar: A) B) C) D) E) A gua dos rios mais densa que a dos oceanos devido maior concentrao de sais minerais. As fontes superficiais oriundas de lenis pouco profundos possuem um regime muito regular, pois no dependem estreitamente do regime pluviomtrico. As cidades de Barcelona (Catalunha) e Riad (Arbia Saudita) dependem, em grande parte, para seu abastecimento de gua potvel, da dessalinizao da gua do mar. O abastecimento de gua potvel, na ndia, est garantido, pelo menos nos prximos cinquenta anos, em funo do derretimento das neves eternas do Himalaia. A temperatura das guas dos mares e oceanos sofre pouca variao, o que explica as temperaturas constantes dos mares mediterrneos e as insignificantes oscilaes de temperatura das guas do Pacfico.

QUESTO

30
A gua doce um bem extremamente precioso: corresponde a apenas 2,5 % do volume da hidrosfera. E, para felicidade geral da nao, o Brasil bastante privilegiado na distribuio desse bem de todos: nosso territrio concentra mais de 10% da gua superficial disponvel para consumo no mundo. Toda essa caudalosa riqueza est espalhada pelos milhares de rios que percorrem o pas. [...] Uma caracterstica importante o predomnio de rios de planalto, o que permite bom aproveitamento hidreltrico. (TERRITRIO..., 2009, p. 38).

A bacia hidrogrfica que mais se destaca nesse aproveitamento hidreltrico a do A) B) Paraguai. Paran. C) Amazonas. D) Paraguau. E) So Francisco.

QUESTO

31
As caractersticas de uma determinada populao mudam em funo de condies socioeconmicas, polticas e territoriais, submetidas s mltiplas determinaes culturais. A anlise da orientao, do ritmo e da natureza do crescimento dessa populao, a par dos deslocamentos, permite entender seu comportamento e fazer projees para o futuro. (TARNDJIAN, 2004, p. 113).

Considerando-se as informaes do texto e os conhecimentos sobre a dinmica populacional, correto afirmar: A) B) C) D) E) O total de habitantes de um lugar tem como principal fator de aumento os movimentos migratrios. As taxas de natalidade, nos pases desenvolvidos, registraram aumentos intensos no decorrer do sculo XX. O crescimento vegetativo e os fluxos migratrios internacionais tornam mais compreensvel a dinmica demogrfica brasileira. As ltimas dcadas registram grande aumento dos fluxos imigratrios no Brasil, devido ao apoio do governo expanso do agronegcio. O aumento da fecundidade das mulheres brasileiras, a partir dos anos cinquenta do sculo passado, est relacionado com a crescente urbanizao do pas.

QUESTO

32

Sobre estrutura da populao mundial e brasileira, pode-se afirmar: A) B) C) D) E) A velhice demogrfica uma caracterstica dos pases da frica e da Amrica Latina. A pirmide etria dos pases subdesenvolvidos costuma apresentar uma base bem mais estreita e um pice bem mais largo do que a dos pases desenvolvidos. O grau de instruo varia entre a populao de vrios pases, todavia ele no interfere no crescimento demogrfico nem na expectativa de vida da populao. A pirmide etria resulta da interao de dois elementos bsicos, que so o crescimento vegetativo e a expectativa mdia de vida. A transio demogrfica uma caracterstica dos pases centrais, devido implantao de polticas antinatalistas.
Geo- 7

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

QUESTO

33

Considerando-se as informaes constantes da tabela sobre os vrios povos que habitaram a Amrica, no perodo pr-colombiano, sua situao e composio populacional, caractersticas dos pases atuais, populao e movimentos migratrios, pode-se afirmar que esto corretas as informaes indicadas em A) B) C) D) E) I e II. I e IV. I e III. II e III. III e IV.

QUESTO

34

Com base no mapa e nos conhecimentos sobre a distribuio da populao mundial e brasileira, correto afirmar: A) Em I, verifica-se uma menor taxa de crescimento demogrfico, nos ltimos anos, e uma elevada densidade mdia, destacando-se a ocupao da regio do Sahel. Em II, a populao est concentrada na poro setentrional e meridional do continente, porm imensos vazios demogrficos sobressaem-se nas pores oriental e centro-ocidental do seu territrio. Em III, alternam-se enormes manchas de baixo povoamento, na pennsula Arbica, nas regies montanhosas e desrticas centrais e ao norte, na Sibria, e regies altamente povoadas, na poro sul-oriental do continente. Em IV, no incio do sculo XXI, verifica-se, no Brasil, uma grande ocupao espacial, sem vazios demogrficos. Em V, a populao bem distribuda, devido ausncia de reas anecmenas, sobressaindo-se as altas densidades das plancies costeiras do Pacfico.

B)

C)

D) E)

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

Geo- 8

QUESTO

35
Enquanto a atividade agrcola ocupa grandes extenses do planeta, a atividade industrial se concentra em pontos do espao. Todavia essa pequena concentrao tem o poder de articular e integrar, atravs do mercado e da diviso espacial e internacional do trabalho, todo o universo. Isso significa que a indstria a atividade capaz de produzir e desenvolver a integrao de vastas reas. (CARLOS, 2000, p. 20).

aglomerao de tamanho considervel de firmas numa rea espacialmente delimitada com claro perfil de especializao e na qual o comrcio e a especializao interfirmas substancial. (SILVA FILHO et al., 2005, p. 323). Constitui-se um exemplo de clusters, no Brasil, A) B) C) D) E) o centro industrial de Aratu, na Bahia. as empresas de informtica, em Ilhus, na Bahia. o Centro Industrial do Suba, em Feira de Santana, Bahia. o distrito industrial de Fortaleza, no Cear. a regio do ABCD, na rea metropolitana de So Paulo, So Paulo.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o espao industrial, sua organizao, sistematizao e importncia, pode-se afirmar: A) A indstria, do ponto de vista histrico, se localizou, primeiramente, no vale do Ruhr, na Alemanha, onde encontrou as condies necessrias ao seu surgimento. A Revoluo Industrial, alm de se apresentar como um fenmeno tcnico, significou, tambm, a solidificao das relaes sociais entre a burguesia e o clero. As indstrias, nas primeiras dcadas do sculo XIX, se instalaram nas beiras dos rios, devido necessidade de abastecimento de energia eltrica. A atividade industrial altamente descentralizada, do ponto de vista espacial, j que uma atividade que se autossustenta. A localizao industrial evolui ao longo do tempo, exigindo-se muita ateno a esse fenmeno, sendo importante a anlise da questo locacional em sua dinmica.

QUESTO

38

B)

C)

D)

E)

QUESTO

36
um importante complexo industrial porturio, localizado na poro oriental do Nordeste e, pela sua magnitude e importncia, considerado um Polo Econmico Regional. Esse complexo conta com um dos mais importantes portos do continente sul-americano, dotado de excelente infraestrutura e situao estratgica, estando localizado a apenas seis horas de distncia das grandes rotas martimas internacionais. Hoje, boa parte dos produtos importados pelo Norte e Nordeste distribuda a partir deste complexo. (ANDRADE, 2003, p. 115).

Com base na anlise do mapa e nos conhecimentos sobre o espao urbano brasileiro, correto afirmar: A) A urbanizao, tal como ocorre atualmente no Brasil, um fenmeno antigo, cujas caractersticas se ligam expanso do Imprio Romano. O nvel dos oceanos est subindo e grandes metrpoles nacionais ficam a cada ano mais expostas s suas guas, como ocorre em Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. As metrpoles globais do Brasil exibem sobrecarga na infraestrutura urbana, crescimento das favelas, da violncia e da criminalidade, alm de outros problemas sociais e ambientais. A conurbao s envolve grandes cidades ou reas metropolitanas e, dessa forma, no existe conurbao entre cidades menores, como Petrolina e Juazeiro (separadas pelo rio So Francisco). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) decide administrativamente a figura da regio metropolitana e, dessa maneira, o Estado de So Paulo tem uma regio metropolitana em torno da capital, e Santa Catarina s possui a Regio Metropolitana do Vale do Itaja.
Geo- 9

O setor industrial-porturio e a unidade poltica de localizao, referidos no texto, correspondem, respectivamente, A) B) C) D) E) ao Complexo Industrial e Porturio do Pecm / no Cear. Agroindstria Aucareira, porto de Jaragu / em Alagoas. ao Complexo Petroqumico de Camaari no Porto de Aratu / na Bahia. ao Complexo Industrial Porturio de Suape / em Pernambuco. ao Metalrgico/Qumico, complexo porturio integrado pelos terminais de Itaqui, Ponta da Madeira e Alumar / no Maranho.

B)

C)

D)

QUESTO

37
[...] em sentido amplo, o termo cluster apenas retrata concentraes locais de certas atividades econmicas [...]. Aglomeraes puras de empresas no relacionadas no do origem eficincia coletiva. [...] Um cluster uma E)

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

QUESTO

39
Um dos pilares da economia brasileira desde os tempos coloniais, a agricultura ostenta nmeros grandiosos, como o maior produtor de vrios itens da pauta agrcola, mas, apesar dos espetaculares resultados apresentados nos ltimos anos, a agricultura brasileira encontra-se numa perigosa encruzilhada, onde se avistam potenciais problemas sociais e econmicos decorrentes das atividades do campo. A estrutura fundiria e a mecanizao do setor impulsionam o xodo rural; a dificuldade de escoamento da produo diminui a rentabilidade; o avano da fronteira agrcola ameaa o meio ambiente e tantos outros. (AVANOS..., 2009, p. 117).

Considerando-se as informaes do texto, correto afirmar: A) B) C) D) E) Os efeitos da crise econmica mundial no afetaram as exportaes dos produtos agrcolas do pas. O campo, ao oferecer maior oportunidade de trabalho, acabou atraindo os empregados e desempregados das reas urbanas. O aumento da produtividade, no Brasil, s ocorreu na Regio Centro-Sul, devido criao de programas sociais que visaram fixar o homem no campo e estabelecer uma maior democratizao da posse da terra. O Brasil, para atender aos avanos e desafios do campo, precisa enfrentar o colapso da infraestrutura, investir em educao e modernizar a administrao do Estado. A integrao dos meios de transportes rodovirio, ferrovirio e hidrovirio ao moderno e equipado sistema porturio facilitou e valorizou as exportaes dos produtos agrcolas.

QUESTO

40
Os transportes assumiram um papel muito grande, no s pela utilizao de vrios meios, como tambm pela sua importncia econmica e pela mobilidade humana. O planejamento e a construo de instalaes que possibilitem meios de transportes eficientes so essenciais para atrair investimentos, uma vez que contribuem, e muito, para a reduo dos custos de produo. Ao mesmo tempo os governantes devem dar prioridade aos investimentos do transporte coletivo urbano (metr, trem, corredores de nibus, construo de ciclovias), para desafogar e humanizar as cidades, hoje to poludas e estressantes, pelo uso individualizado dos carros. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2009, p. 492).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a circulao no espao, a delimitao da geografia dos transportes e seu papel social, correto afirmar: A) B) C) D) E) A maior parte da populao das grandes e mdias cidades da Europa Ocidental possui veculos automotivos, todavia o eficiente sistema integrado de transporte desestimula o uso do transporte individual, melhorando a qualidade de vida da populao. O sistema ferrovirio, no continente africano, articulado com o sistema hidrovirio, facilitando, assim, a integrao intra-regional. A opo pelo transporte rodovirio de carga, nos pases da Amrica do Norte, est relacionada abundncia dos combustveis fsseis e existncia de rodovias bem equipadas. A BR 163, que liga Cuiab a Porto Velho, no Brasil, est integrada hidrovia do rio Xingu, por onde exportada grande parte da soja de Mato Grosso. A implantao do transporte hidrovirio na regio Centro-Sul do Brasil foi facilitada em razo de os rios serem naturalmente navegveis, o que viabiliza a aplicao de baixos investimentos.

* * *

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

Geo- 10

Matemtica
Questes de 41 a 60
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

41
3

Sabe-se que uma gota de sangue de 1mm contm, aproximadamente, 5 milhes de glbulos vermelhos e que uma pessoa de 70kg tem, aproximadamente, 4,5 litros de sangue. O nmero de glbulos vermelhos que essa pessoa tem em seu k sangue expresso por .10 , sendo um nmero pertencente ao intervalo [1, 10[ e k um nmero inteiro. Nessas condies, + k igual a A) B) 15,25 14,25 C) 13,25 D) 12,25 E) 11,25

QUESTO

42

O grfico mostra o nmero de gols por temporada, marcados pelo atacante brasileiro Ronaldo fenmeno, at maio de 2009. Se no for considerado o ano de 2000, em que o craque esteve em tratamento de uma sria leso no joelho e praticamente no jogou, a sua mdia de gols entre 1997 e 2008 foi de, aproximadamente, A) B) 26,18 25,84 C) 25,52 D) 25,26 E) 24,92

QUESTO

43

Sabendo-se que esse grfico representa uma funo da forma pode-se afirmar corretamente que o valor de (n m).p A) B) 0 2 C) 4 D) 6 E) 8

, para 1 x 3,

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

Mat- 11

QUESTO

44

O produto das coordenadas do ponto P, indicado na figura, igual a A) B) 20 24 C) 28 D) 32 E) 36

QUESTO

45
2

Seja a funo f definida por f(x) = (2m + 1)x 4x 2m + 4,

Para que f admita razes reais x1 e x2, com x1 < x2 < 1, o nmero real m deve ser tal que A) B) C)
QUESTO

D) E)

46

As pesquisas de um antroplogo revelaram que as populaes indgenas de duas reservas, t + 2 t+1 A e B, variam de acordo com as funes f(t) = 2 + C1 e g(t) = 2 + C2, em que t o tempo, em anos, e as expresses f(t) e g(t) representam o nmero de indivduos dessas reservas, respectivamente. Os grficos em evidncia mostram o comportamento dessas funes. Nessas condies, as duas reservas tero o mesmo nmero de indivduos daqui a A) B) 4 anos. 5 anos. C) 6 anos. D) 7 anos. E) 8 anos.

QUESTO

47
equivalente a E) logca C) logcb D) logac

Sendo 0 < a 1, b > 0 e c > 0, a expresso (1 logab). A) B) log ab log ba

QUESTO

48
C) 5 D) 5,5 E) 6

A rea da regio limitada pelas desigualdades |x| + |y| 2 e |x| + |y| 1, , em u.a, igual a A) B) 4 4,5

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

Mat- 12

QUESTO

49

Uma pessoa gastou R$900,00 na compra de uma bicicleta, de um aparelho de som e de uma cmera digital. A bicicleta custou R$60,00 a menos que a cmera digital, e o preo do aparelho de som correspondeu a 80% do preo da bicicleta. Nessas condies, o preo da cmera digital, em relao ao do aparelho de som, correspondeu a A) B) 120% 130% C) 140% D) 150% E) 160%

QUESTO

50

O logaritmo de certo nmero, em uma dada base, 3. A tera parte desse logaritmo, a base e o nmero formam, nessa ordem, uma progresso aritmtica. Assim sendo, a base do logaritmo um nmero compreendido entre A) B) 0,15 e 0,25. 0,25 e 0,35. C) 0,35 e 0,45. D) 0,45 e 0,55. E) 0,55 e 0,65.

QUESTO

51

Um tanque tem 1000 litros de lcool. Retiram-se dele 200 litros que so substitudos por gua. Mistura-se bem e, em seguida, retiram-se 200 litros dessa mistura que so substitudos por gua, e assim sucessivamente. Aps quatro retiradas, a quantidade de litros de lcool que resta na mistura igual, aproximadamente, a A) B) 408 410 C) 412 D) 414 E) 416

QUESTO

52

Um joalheiro dispe de cinco tipos de pedras preciosas para confeccionar alianas. As pedras so distribudas em volta da joia de forma que fiquem igualmente espaadas. Usando em cada aliana uma pedra de cada tipo, o nmero de maneiras distintas que ele pode construir essas joias igual a A) B) 12 24 C) 60 D) 72 E) 120

QUESTO

53

Um casal tem 40% de chance de ter um filho de cabelos pretos. Se esse casal pretende ter exatamente quatro filhos, ento a chance de ele ter, no mximo, dois filhos de cabelos pretos igual a A) B)
QUESTO

C) D)

E)

54

Na figura ao lado, ABCD um quadrado de lado a. A circunferncia de raio x tangencia os lados AB e AD e a semicircunferncia de dimetro CD. O valor de x em funo de a A) B) C) D) E)
Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

Mat- 13

QUESTO

55

Na figura em evidncia, ABC um tringulo equiltero de 12cm de lado. Alm disso, M o ponto mdio de e BE = 12cm. , em cm, igual a E) 6

Nessas condies, a medida do segmento A) B) 2 3 C) 4 D) 5

QUESTO

56

Sejam 5x 5, 3x 2 e x + 4 as medidas dos lados de um tringulo. Se x um nmero inteiro, o nmero de tringulos, obtusngulos e escalenos, distintos, que podem ser formados, satisfazendo-se as medidas referidas, igual a A) B) 1 2 C) 3 D) 4 E) 5

QUESTO

57

As reas das faces de um paraleleppedo reto-retngulo so proporcionais a 3, 5 e 15 e a rea 2 total 184cm . A medida da diagonal desse paraleleppedo, em cm, igual a A) B) C) D) E)

QUESTO

58

Considerando-se o tringulo cujos vrtices so A(9, 1), B(4, 11) e C(1, 5), tem-se que a medida do raio da circunferncia inscrita nesse tringulo igual a A) B)
QUESTO

C) D)

E)

59

Sejam os nmeros complexos z1 = sen 40 + i.cos 40 e z2 = cos 40 i.sen 40. O argumento principal do nmero z1.z2 igual a A) B) 10 20 C) 40 D) 80 E) 160

QUESTO

60
3 2

As razes do polinmio P(x) = x 14x + 63x 90 so medidas dos lados de um tringulo. Nessas condies, a rea desse tringulo, em u.a, igual a A) B)
Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

C) D)

E)

Mat- 14

Referncias Questo 1 SCHMIDT, M. Nova histria crtica. So Paulo: Nova Gerao, 2005. Questo 3 MORTON, A. L. In: AQUINO, R.S.L. de et al. Histria das sociedades: das comunidades primitivas s sociedades medievais. 12. ed. So Paulo: Ao Livro Tcnico, 1980. Questo 4 ASSIS, A. A. F. de. A Tora na Terra de Santa Cruz. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro: Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, ano 5, n. 58, jul. 2010. Questo 5 GARRISSON, J. Capitalistas por vocao. Histria Viva: grandes temas. So Paulo: Duetto, n. 20, s.d. Especial Temtica. Questo 8 TAVARES, L. H. D. Histria da Bahia, 10. ed., So Paulo: UNESP; Salvador: EDUFBA. 2001. Questo 10 SILVA, F.T. da. Ondas grevistas no mar da Repblica. Nossa Histria, Rio de Janeiro: Vera Cruz, ano 2, n. 19, maio 2005. Questes 13 e 14 ALENCAR, C; RIBEIRO, M. V; CECCON, C. Brasil vivo: uma nova histria da nossa gente. Petrpolis: Vozes, 1986, v. 1. Questo 15 MARTINEZ, P. H. Cultivo do desencanto. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro: Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, ano 5, n. 57, jun. 2010. Questo 17 NADAI, E.; NEVES, J. Histria do Brasil. 17. ed. ref. e atual. So Paulo: Saraiva, 1995. Questo 18 REIS, J.J. Bahia de todas as fricas. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, ano 1, n. 6, dez. 2005. Questo 19 POPPINO, R. E. Traduo Arquimedes Pereira Guimares. Feira de Santana. Salvador: Itapu, 1968. Questo 21 ALMEIDA, L.M.; RIGOLIN, T.B. Geografia. 2. ed. So Paulo: tica, 2005. Adaptado. Questo 24 TERRA (VELHA) vista! Geografia Vestibular + Enem, So Paulo: Abril, ed, 2. 2010. Questo 26 MELLO, F.; COUTINHO, L.. Tsunami Nordestino. Veja, So Paulo: Abril, ed. 2171, ano 43, n. 26,30 de jun. 2010. Questo 27 ROSS, J. et al. Geografia do Brasil, 3. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2000. Questo 29 NEWMAN, K. Fonte Sagrada. National Geographic Brasil, So Paulo: Abril, ano 10, n. 121, abr. 2010. Edio Especial. Questo 30 TERRITRIO caudaloso. Geografia e Vestibular. So Paulo: Abril, 2009. Questo 31 TARNDJIAN, J.O. Geografia geral e do Brasil: estudos para compreenso do espao. So Paulo: FTD, 2004. Questo 35 CARLOS, A.F.A. Espao e indstria. 8. ed. So Paulo: Contexto, 2000. Questo 36 ANDRADE, M.C. de O. (org.). Atlas escolar de Pernambuco. Joo Pessoa: Grafset, 2003. Questo 37 SILVA FILHO, J. B. da. Cincias humanas e suas tecnologias. So Paulo: IBEP, 2005. Questo 39 AVANOS E DESAFIOS no campo brasileiro. Atualidades e Vestibular + ENEM, So Paulo: Abril, ed. 9, 1. sem. 2009. Questo 40 ALMEIDA, L.M.; RIGOLIN, T.B. Geografia. 2. ed. So Paulo: tica, 2005. Adaptado. Fontes das ilustraes Questo 22 TARNDJIAN, J.O. Geografia geral e do Brasil: estudos para compreenso do espao. So Paulo: FTD, 2004. p. 242. Questo 26 MELLO, F.; COUTINHO, L.. Tsunami Nordestino. Veja, So Paulo: Abril, ed. 2171, ano 43, n. 26, 30 de jun. 2010. p. 68. Questo 34 ____________ . ____________. p. 472. Questo 38 SILVA FILHO, J. B. da. Cincias humanas e suas tecnologias. So Paulo: IBEP, 2005, p. 335. Questo 41 Disponvel em: <http://cadernodeciencias.files.wordpress.com/2010/02/hemacias.jpg>. Acesso em: 18 dez. 2010. Questo 42 Disponvel em: <http://colunistas.ig.com.br/futebolemnumeros>. Acesso em: 20 dez. 2010.

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

Hist/Geo/Mat - 15

Rascunho

Processo Seletivo 2011.1 - UEFS 2

Mat- 16

S-ar putea să vă placă și